You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR PRISE/PROSEL- 1 ETAPA DISCIPLINA QUIMICA EIXO TEMTICO: MATRIA, TRASFORMAES QUMICAS E AMBIENTE COMPETNCIA

- Compreender as transformaes qumicas em linguagem discursivas. - Compreender os cdigos e smbolos Prprios da Qumica. - Traduzir a linguagem discursiva em Linguagem simblica da Qumica e vice versa. - Analisar fontes de informaes Relevantes para o conhecimento da Qumica (livros, jornais, manuais, etc.). - Compreender e utilizar conceitos Qumicos dentro de uma viso macroscpica (lgico emprico). - Compreender os fatos qumicos dentro De uma viso macroscpica (lgico (Formal). - Reconhecer tendncias e relaes a partir de dados experimentais ou outros (classificao, seriao e correspondncia em Qumica). - Selecionar e utilizar idias e Procedimentos cientficos (leis, modelos, teorias) para a resoluo de problemas quantitativos e qualitativos em Qumica, identificando e acompanhando as variveis relevantes. - Compreender a organizao peridica atual e identificar as propriedades peridicas raio atmico, raio inico, Afinidade eletrnica e energia de ionizao. - Reconhecer ou propor a investigao de um problema relacionado a Qumica selecionando procedimentos experimentais pertinentes. - Desenvolver conexes hipotticas lgicas Que possibilitem previses acerca das transformaes qumicas. - Reconhecer aspectos qumicos relevantes na interao individual e coletiva do ser humano com o ambiente. - Reconhecer o papel da Qumica no sistema produtivo, industrial e rural.

HABILIDADE
- Descrever as transformaes qumicas em linguagem discursivas. - Aplicar conhecimentos sobre a evoluo dos modelos atmicos, caracterizando-os de acordo com o desenvolvimento cientfico tecnolgico de cada perodo. - Interpretar a distribuio eletrnica em nveis e subnveis de energia e relacionar com as famlias e os perodos da Tabela Peridica. - Reconhecer as transformaes qumicas por meio de diferenas entre os seus Estados iniciais e finais. - Prever os produtos de reaes de neutralizao e identificar os agentes oxidantes e redutores nas reaes de oxi-reduo. - Determinar os coeficientes estequiomtricos de uma reao pelo mtodo das tentativas. - Identificar as propriedades peridicas raio atmico, raio inico, Afinidade eletrnica e energia de ionizao. - Diferenciar compostos inicos e moleculares e representar os tipos de frmulas qumicas. - Prever a condutividade eltrica e compreender os processos de dissociao inica e ionizao. -Utilizar a representao simblica das transformaes qumicas e reconhecer suas Modificaes ao longo do tempo. - Demonstrar conhecimentos sobre os gases nobres e compreender a teoria do octeto e a natureza das ligaes inicas e covalentes. - Interpretar a polaridade das ligaes e molculas e relacionar sua influncia no comportamento das substncias. - Identificar a geometria linear, angular, trigonal plana, piramidal e tetradrica regular. - Identificar as principais funes inorgnicas (cidos, bases, sais, xidos e hidretos), classificando e aplicando as regras oficiais de nomenclatura bem como relacionar as suas aplicaes no cotidiano. - Compreender a lei de conservao da massa e o significado das grandezas qumicas: quantidade de matria, massa molar e volume molar. - Identificar as condies atmosfricas em que a chuva cida se forma e seus efeitos nocivos ao meio ambiente. - Distinguir as emisses radioativas e aplicar as leis do decaimento radioativo. - Reconhecer os processos de fisso e fuso nuclear como forma de obteno de energia. - Aplicar conhecimentos sobre os fenmenos radioativos em situaes do cotidiano.

CONTEDO
1. Estrutura atmica.
1.1- Evoluo da estrutura atmica; 1.2- Massas Atmicas e Massas Moleculares (quantidades de matria). 2. Estudo da Classificao Peridica dos Elementos. 2.1-Propriedades peridicas e aperidicas; 2.2- Configurao Eletrnica dos elementos qumicos; 2.3- Ligaes Qumicas; 2.4- Geometria Molecular. 3. As Combinaes Qumicas que modificam a Natureza das substncias 3.1- cidos, Bases, Sais, xidos e Hidretos. 4. As Substncias Qumicas e suas interaes com o meio ambiente. 4.1- Reaes Qumicas. 5. Os Fenmenos Nucleares: Riscos e Benefcios 5.1- Isotopos 5.2- Radioatividade natural

- Reconhecer os limites ticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento da Qumica e da Tecnologia. - Compreender a origem e as propriedades das substncias que formam a chuva cida

COMPETNCIA
- Compreender e utilizar conceitos qumicos dentro de uma viso macroscpica (lgico emprica). - Compreender dados quantitativos, estimativa e medidas, - Compreender relaes proporcionais presentes na qumica (raciocnio proporcional). - Reconhecer tendncias e relaes a partir de dados experimentais ou outros (classificao, seriao e correspondncia em Qumica) - Selecionar e utilizar ideias e procedimentos cientficos (leis, modelos, teorias) para a resoluo de problemas quantitativos e qualitativos em Qumica, identificando e acompanhando as variveis relevantes. - Reconhecer ou propor a investigao de um problema relacionado Qumica, selecionando procedimentos experimentais pertinentes. - Desenvolver conexes hipottico-lgicas que possibilitem previses acerca das transformaes qumicas. - Reconhecer aspectos qumicos relevantes na interao individual e coletiva do ser humano com o ambiente - Reconhecer o papel da Qumica no sistema produtivo, industrial e rural. - Reconhecer as relaes entre o desenvolvimento cientfico e tecnolgico da Qumica e aspectos scio poltico culturais. - Reconhecer os limites ticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento da Qumica e da Tecnologia.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR DISCIPLINA PRISE/PROSEL- 2 ETAPA DISCIPLINA QUIMICA EIXO TEMTICO: HABILIDADE
-Calcular quantidade de matria de espcies qumicas envolvidas em processos naturais e industriais. - Demonstrar conhecimentos sobre clculo estequiomtrico: pureza de reagentes, rendimento de reao, reagente em excesso e reagente limitante. - Conhecer os tipos de soluo e descrever por meio de linguagem qumica adequada, soluto, solvente e fases de um sistema. - Calcular e reconhecer as concentraes das solues usadas no cotidiano expressas em: concentrao comum (g/L), porcentagem (m/m, v/v), ppm e quantidade de matria por volume. - Determinar a quantidade de calor envolvido em transformaes qumicas do cotidiano (a partir do calor de formao e utilizando a lei de Hess). - Reconhecer e compreender os processos de obteno de energia a partir da queima de combustveis, bem como sua utilizao prtica, analisando os impactos ambientais ocasionados ao meio. - Conhecer o processo de formao do efeito estufa e seus impactos sobre o meio ambiente. - Realizar clculos qumicos sobre cintica qumica, representando a equao de velocidades de uma transformao em funo da quantidade de materiais. - Reconhecer e controlar variveis que podem modificar a rapidez de uma transformao qumica (concentrao, temperatura, presso, estado de agregao, catalisador). - Interpretar grficos de energia de ativao. - Identificar os fatores que influenciam na solubilidade das substncias, assim como reconhecer equilbrios qumicos e aplicar conhecimentos na determinao de constantes de equilbrios (Kc e Kp) e dos graus de equilbrio que nos influenciam processos naturais e industriais. - Interpretar os fenmenos da ionizao e de dissociao inica no equilbrio qumico. - Relacionar a fora de um eletrlito com seu grau de ionizao e as constantes de acidez e basicidade, resolvendo problemas envolvendo Ka, Kb e Kw. - Proceder clculos envolvendo pH e pOH, para reconhecimento de produtos cidos, bsicos e neutros. - Compreender a importncia da gua nos processos naturais e industriais.

CONTEUDO
1- Clculo estequiomtrico 1.1- Clculo de Formula; 1.2- Formula Mnima; 1.3- Formula molecular. 2- Solues 2.1- Tipos de Solues; 2.2- Molaridade; 2.3- Solues gasosas; 2.4- Estudos dos gases. 3- Termoqumica 3.1- Energia Interna e entalpia; 3.2- Equao Termoqumica; 3.3- Lei de Hess; 3.4- Energia Livre 4- Cintica das reaes qumicas 4.1- Velocidade de reao; 4.2- Condies que influenciam a velocidade de reao; 4.3- Energia de ativao 5- Equilbrio Qumico e equilbrio inico. 5.1- Constante de equilbrio Kp e Kc 5.2- Constantes Ka, Kb e Kw; 5.3- Deslocamento Qumico; 5.4- Catalizador.

COMPETNCIA
- Descrever as Transformaes Qumicas em linguagens Discursivas. - Traduzir a linguagem discursiva em linguagem simblica Da Qumica e vice-versa. - Utilizar a representao simblica das transformaes Qumicas e reconhecer suas modificaes ao longo do tempo. - Traduzir a linguagem discursiva em outras linguagens usadas em Qumica: grficos, tabelas e relaes matemticas. - Compreender e utilizar conceitos qumicos dentro de uma viso macroscpica (lgico emprica). - Compreender dados quantitativos, estimativa e medidas, compreender relaes proporcionais presentes na qumica (raciocnio proporcional). - Reconhecer tendncias e relaes a partir de dados experimentais ou outros (classificao, seriao e correspondncia em Qumica). - Selecionar e utilizar idias e procedimentos cientficos (leis, modelos, teorias) para a resoluo de problemas quantitativos e qualitativos em Qumica, identificando e acompanhando as variveis relevantes. - Reconhecer ou propor a investigao de um problema relacionado Qumica, selecionando procedimentos experimentais pertinentes. - Desenvolver conexes hipottico-lgicas que possibilitem previses acerca das transformaes qumicas.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR DISCIPLINA PRISE/PROSEL- 3 ETAPA DISCIPLINA QUIMICA EIXO TEMTICO: HABILIDADE
-Aplicar conhecimentos sobre o funcionamento de pilhas e baterias, reconhecendo a constituio e funcionamento das clulas eletrolticas, desenvolvendo clculos Qumicos pertinentes. - Aplicar os conhecimentos de eletrlise nos processos industriais. -Reconhecer as propriedades fundamentais do tomo de carbono como elemento formador de cadeias. - Realizar o estudo das substncias orgnicas que tenham aplicaes industriais e no cotidiano (utilizao, classificao, grupamento funcional, frmulas e nomenclatura IUPAC e usual dos compostos orgnicos com at dez tomos do grupo dos: hidrocarbonetos, alcois, aldedos, cetonas, cidos carboxlicos, steres, teres, fenis, aminas, amidas, nitro compostos, haletos e de funes mistas). - Identificar os tipos de isomeria plana. - Reconhecer os ismeros pticos e geomtricos, aplicando as regras de nomenclatura cis/trans e E / Z para os mesmos. - Demonstrar conhecimentos sobre a importncia dos ismeros pticos e geomtricos e sua relevncia na obteno de compostos orgnicos empregados na indstria e no cotidiano. - Identificar as substncias orgnicas que tenham aplicaes industriais no Cotidiano (classificao, grupo funcional, frmulas e nomenclatura IUPAC e usual dos compostos orgnicos com at dez tomos do grupo dos: hidrocarbonetos, alcois, aldedos, cetonas, cidos carboxlicos, steres, teres, fenis, aminas, amidas, nitro compostos, haletos e de funes mistas). - Relacionar as propriedades de solubilidade, ponto de fuso e ebulio, acidez e basicidade e foras intermoleculares com a complexidade da cadeia carbnica e nos processos de extrao de substncias polares e apolares. - Demonstrar conhecimentos sobre os tipos de ruptura homoltica e heteroltica envolvidas em reaes qumicas. - Aplicar conhecimentos sobre a formao e os tipos de intermedirios de reaes de compostos orgnicos. - Demonstrar conhecimentos sobre as reaes de adio, substituio, eliminao,oxidao e polimerizao dos compostos orgnicos. - Reconhecer os processos de isomerizao, alquilao e craqueamento na indstria petroqumica. - Conhecer a causa da formao do buraco na camada de oznio e seus efeitos sobre meio ambiente.

CONTEDO
1- Eletroqumica. 1.1- Isolantes e condutores; 1.2- Oxidantes e redutores; 1.3- Balanceamento de equao por redox; 1.4- Espontaneidade de reao; 1.5- Semi reaes (srie eletroqumica); 1.6- Potencial padro; 1.7- Equao de Nernst; 1.8- Eletrlise; 1.9- Corroso. 2- Funes qumicas orgnicas e nomenclatura IUPAC e comum de compostos orgnicos. 2.1- Principais funes orgnicas; 2.2- Foras intermoleculares; 2.3- Compostos de funo mista. 3- Isomeria: plana e estereoisomeria. 3.1-Isomeria plana; 3.2-Isomeria espacial; 3.3-Isomeria tica. 4- Propriedades Fsicas e Qumicas dos Compostos Orgnicos; 4.1- Polaridade, estrutura e propriedades fsicas. 5- Intermedirios de Reaes Qumicas; 5.1- Composto de Grignard; 6- Reaes de Compostos Orgnicos. 6.1-Tipos de Reao Orgnica.

You might also like