You are on page 1of 2

Aleitamento materno

Faa a sua parte pois a natureza j fez a dela

M ocluso (dentes tortos ):Entre crianas amamentadas,quanto mais longa a durao do aleitamento materno,menor a incidncia de m ocluso. Crie dental:Crianas desenvolvem menos do que amamentadas. amamentadas crianas no

termo como a termo,alimentados com leite de peito,apesentam melhor viso aos 4 meses e aos 36 meses do que aqueles alimentados artificialmente. Xeroftalmia(desordem da viso):A xeroftalmia em crianas de 3 meses mais provvel nas que interrompem a amamentao antes dos 24 meses . Desenvolvimento intelectual:Crianas amamentadas por longo perodo apresentam maiores ndices em testes de inteligncia .

Parasitas:Crianas de 1 e 2 anos amamentadas tm uma taxa de infeco por parasitas de 29%, enquanto que crianas no amamentadas tm uma de 66%. Infeco do trato urinrio:Do nascimento at os 6 meses as crianas alimentadas por mamadeira tm probabilidade 5 vezes maior de contrair infeco urinria do que as amamentadas. O leite materno um alimento completo no necessita de nenhum complemento. Alm disso traz diversos benefcios para a sade da criana e da me. Diarria:Crianas de 0-12 meses que no recebem leite materno so 14,2 vezes mais provveis de morrer de diarria do que bebs amamentados exclusivamente . Desnutrio:80% das crianas de 3 meses ou mais ainda amamentadas apresentam estado nutricional normal,mas das crianas alimentadas por mamadeira somente 43% tm essa classificao. Infeco respiratria aguda(IRA):Bebs desmamados tm risco 3,6 vezes maior de morrer por infeco respiratria aguda comparado a crianas em aleitamento materno . Otite:Crianas de 0 a 12 meses amamentadas exclusivamente tm metade do nmero de otites do que crianas no amamentadas. Viso melhor:Tanto bebs nascidos pr

Benefcios para a sade materna


Osteoporose:Os risco de fraturas de quadril em mulheres com mais de 65 anos reduzido pela metade entre as que amamentam .Amamentar a criana por 9 meses reduz o risco para 1/4. Espaamento entre gestaes: Enquanto no recomeam os perodos de menstruao e enquanto a mulher amamenta exclusivamente,a proteo quanto a uma gravidez nos primeiros 6 meses de 98% e depois dos 6 meses cai para 96%. Cncer de ovrio :Amamentar por no mnimo 2 meses reduz risco de cncer no epitlio ovariano em 25%. Cncer de mama :A amamentao por no mnimo 3 meses pode reduzir pelo metade os riscos do cncer de mama que ocorre antes da menopausa. Esclerose mltipla:As vtimas da esclerose mltipla apresentam menos probabilidade de terem amamentado do que pessoas saudveis.

Benefcios para a sade da criana


Cncer:Crianas exclusivamente amamentadas por no mnimo 6 meses apresentam metade da probabilidade de desenvolver cncer antes dos 15 anos do que crianas no amamentadas. Diabetes: Crianas que recebem frmulas infantis base de leite de vaca antes dos 2 meses maior probabilidade de desenvolver diabetes. Morte sbita:Crianas no amamentadas tm probabilidade quase 3 vezes maior de serem vtimas de morte sbita do que crianas amamentadas.

Referncia: Sociedade Brasileira de Pediatria. www.sbp.com.br

Aleitamento materno
Faa a sua parte pois a natureza j fez a dela!

You might also like