You are on page 1of 12

1 TESTE DE CINCIA POLTICA

1. A CINCIA POLTICA 1.1.Noes de Poder, de Poltica e de Cincia Poltica 1.2.Os campos da Cincia Poltica e a sua Interdisciplinalidade 1.3.Metodologia da Cincia Poltica 1.4.O objecto da Cincia Poltica 1.5.Politlogos: Aristteles, Maquiavel, Bodin, Locke, Montesquieu, Tocqueville e Marx 2. O ESTADO 2.1.Conceito de Estado 2.2.Caractersticas gerais dos Estado 2.3.Os elementos do Estado 2.4.Elementos do Estado 2.5. Fins do Estado 2.6.Evoluo Histrica dos Estados a) Estados Orientais b) Estado Grego c) Estado Romano d) Estado Medieval 2.7.O Estado Moderno a) Caractersticas b) Subtipos do Estado Moderno c) O Estado da 2 metade do sc. XX 3. DICOTOMIA: ESQUERDA/DIREITA ----------------------------------------------------//--------------------------------------------------

1. A CINCIA POLTICA 1.1.Noes de Poder, de Poltica e de Cincia Poltica


Poder: O poder a faculdade (capacidade) de mandar e a capacidade de se fazer obedecer., Marcello Caetano Politlogos: So os cientistas da Poltica, Carlos Henriques Poltica: A Poltica a actividade humana de tipo competitivo, que tem por objecto a conquista, a manuteno e o exerccio do poder na sociedade., Freitas do Amaral - Poltica a arte de governar., Carlos Henriques

- Poltica deriva de plis, que significa cidade-estado em Grego. Atenas no foi das maiores cidadesestado gregas, mas foi das mais importantes, pois esta o bero do Dermostatus, da Democracia! (apesar de em Atenas s 10% da populao votar e ser politicamente activa, contrastando com o sufrgio universal da democracia moderna) - Poltica conflito de ideias e opinies, implicando oposio, pois no haveria poltica se todos pensassem da mesma maneira. Cincia Poltica: Cincia Poltica a disciplina que estuda os problemas do poder na actualidade, atravs da observao dos factos e da sua explicao racional mediante conceitos., Freitas do Amaral - O termo Cincia Poltica foi utilizado pela 1 vez no final do sculo XIX, em 1880, por Herbert Adams!

1.2.Os campos da Cincia Poltica e a sua Interdisciplinalidade


- A Cincia Poltica auxiliada por mltiplas cincias, a saber: o Direito, a Filosofia, aHistria, a Geografia, a Socialogia, a Psicologia, etc. - Estas cincias so cincias auxiliares Cincia Poltica no trabalho do analista poltico. - A Cincia Poltica abrange vrios campos, tais como: as Relaes Internacionais a Ideologia (crena poltica) o Direito Internacional o Direito Pblico a Filosofia Poltica a Filosofia tica.

1.3.Metodologia da Cincia Poltica


- A Cincia Poltica uma Cincia Social (humana), cujo objecto o poder. - A sua Metodologia = moddus operandi = modo de operar (pois tem de haver um mtodo) : analisar, interpretar, recomendar/elaborar sugestes, isto , faz a anlise e interpretao de fontes/dados, atravs de: Documentos primrios fontes originais Documentos secundrios documentos modificados, que traduzem opinies. Ex: crnicas. - Esprito crtico essencial! E deve ser posto em prtica por meio de crticas construtivas.. - Comparao: Historiador olha para o passado; Analista Poltico olha para o presente e apresenta solues para o futuro.

1.4.O objecto da Cincia Poltica


- A Cincia Poltica possui dois objectos: PODER (no geral) ESTADO - Lobby (Hall), a chamada corrupo, um grupo de presso; legal nos E.U.A. Grupo de Presso: grupo de interesses que procura influenciar as decises polticas. - Somlia um pas sem um organismo meramente representativo, segundo a ONU. - Estado a estrutura de um pas (o esqueleto); neste, o poder mais amplo. E a Cincia Poltica ocupase do estudo de todas as manifestaes de poder (nvel local, etc). - O Cientista Poltico/Politlogo: Analisa dados Est ao servio da sociedade/acessoria ou conselheiros Participa Caracteriza-se pela sua imparcialidade pragmtico (prtico) - Bismarck (estadista alemo)-> real politik = ser realistas, ser prticos = PRAGMATISMO! Pragmatismo: ter princpios e abdicar deles em vrias situaes; esquecermos os nossos ideais, abdicarmos deles e ser prticos, arranjo solues; marcar posio. - O poltico deve manter a integridade na mesma, se for pragmtico. - Por vezes, um poltico deve fazer algo que para o bem geral, mesmo que isso v contra os seus ideais, pois tem o dever de usar o poder poltico para governar em nome do pas e no do seu prazer. - O mundo feito de pessoas e as pessoas no so perfeitas., Carlos Henriques - Honestidade importante => coerncia!

1.5.Politlogos: Aristteles, Maquiavel, Bodin, Locke, Montesquieu, Tocqueville e Marx


- Vrios politlogos contriburam para a Cincia Poltica, devido viso que tinham, como Aristteles, Maquiavel, Bodin, Locke, Montesquieu, Tocqueville e Marx. ARISTTELES (384-322 A.C.) - Aristteles foi um filsofo grego, aluno de Plato, e o maior sbio da Grcia Antiga. Como filsofo, era conhecedor de todos os campos do saber.

- considerado o Pai da Cincia Poltica, isto , o seu fundador e o seu primeiro Politlogo, tendo dito: Poltica a cincia maior. Por maior entende-se a mais importante, melhor, mais digna. Por isso, podemos afirmar que a Cincia Poltica uma cincia com quase 2400 anos! - Obra que mais se destaca: A Poltica, na qual introduziu um mtodo de estudo, de anlise e de classificao e estabeleceu uma analogia entre Estado So (saudvel/bem geral), como 1. Monarquia: Poder concentrado numa pessoa (rei) que governa para o bem/interesse geral. 2. Aristocracia: Poder concentrado num grupo restrito de pessoas para o interesse geral. 3. Repblica: Governada pela multido para o bem de todos, para o interesse geral. Estado Depravado, como 1. Tirania; Forma depravada de Monarquia (degenera desta); O monarca governa para seu prazer, esquecendo o interesse dos seus sbditos. 2. Oligarquia: Provm de oligi, palavra grega que significa mais ricos; degenera de Aristocracia; Grupo restrito governa para os mais ricos. 3. Democracia: Degenera de Repblica; Multido governa apenas a favor dos mais pobres (povo beneficia). 4. Demagogia: Degenera de Democracia; Pessoas entregues depravao do prximo.

NICOLAU MAQUIAVEL (1469-1527) - Nicolau Maquiavel foi um historiador, poeta, diplomata e msico italiano do Renascimento. - reconhecido como fundador do pensamento e da cincia poltica moderna, tendo escrito sobre o Estado e o governo como realmente so e no como deveriam ser. O seu pensamento foi mal interpretado historicamente e as opinies contraditrias sobre o seu trabalho adjectivaram-no muitas vezes com o adjectivo maquiavlico, criado a partir do seu nome, que significa esperteza, astcia. - Obra principal: O Prncipe (escrito em 1513 e publicado em 1532), escrito sobre Loureno de Mdicis, um manual de como governar; nesta obra, lana as bases da amoralidade poltica, pois o prncipe deveria ser como um leo (temeroso) e como uma raposa (astuto). - A partir desta obra, Maquiavel foi o introdutor do Princpio da amoralidade poltica, em que o governante no se deve limitar por princpios morais e ticos, sendo que tudo o que for necessrio para manter o poder ser legtimo, isto , os fins justificam os meios, defendendo a razo de Estado (o interesse e a razo de Estado so decisivos) e a criao de um sistema poltico-filsofo. Para ele, o governante devia ser leo (brutal), temido, e raposa (manhoso). - Maquiavel introduziu, no seu estudo, a comparao histrica, fazendo referncia a exemplos anteriorese contemporneos. Ex: Jlio Cesar; Loureno Mdicis. JEAN BODIN (1530-1596) - Jean Bodin foi um jurista, membro do Parlamento de Paris, professor de Direito em Toulouse e pensador francs do sc. XVI.

- Obra mais importante: A Repblica(1576), onde fala em Absolutismo e soberania pela primeira vez! Teve uma contribuio deveras importante para a Cincia Poltica!! - Este autor foi o principal terico do Absolutismo Rgio e introduziu os conceitos desoberania e de Estado soberano (o Estado que, na ordem interna, no tem um poder que se lhe iguala e que, na ordem externa, no tem um poder que o superioze). - Mais uma vez, este autor utiliza o Mtodo Comparativo Histrico, isto , compara realidades histricas e antigas. JOHN LOCKE (1632-1704) - John Locke foi um filsofo ingls, idelogo do liberalismo, considerado o principal representante do empirismo britnico e um dos principais tericos do Contrato Social. - Rejeitava a doutrina das ideias inatas e afirmava que as nossas ideias tinham origem no que era captado pelos sentidos, contrariando Descartes. A filosofia da mente de Locke frequentemente citada como a origem das concepes modernas de identidade e do self, o si mesmo, atravs de uma continuidade de conscincia. Em suma, Locke acreditava que todos nascemos sem ideias inatas e que o conhecimento determinado apenas pela experincia sensorial. - Obra primria de Poltica: Dois Tratados sobre o Governo(1690), levando queda de Jaime I, onde criticou a tradio, que afirmava o poder divino dos reis, e exps a sua teoria do Estado liberal e a propriedade privada. Defendia a tese de que todos os homens nascem livres e iguais, a ideia de um governo limitado, assim como a existncia de um contrato entre governantes e governados, com base no livre consentimento o Contrato Social. - Teorizou (defendeu) a separao dos poderes em vrios, esquecendo-se do poder judicial: Poder legislativo => cabe ao povo Poder executivo => cabe ao rei Poder confederativo ou das relaes internacionais => cabe ao governo Poder discricional => cabe ao governo nos casos no previstos na lei - Locke foi o legitimador da Glorious Revolution, ao justificar a deposio do Rei Ingls, pelo Direito de Resistncia opresso. CHARLES DE MONTESQUIEU (1689-1755) - Montesquieu foi um poltico, filsofo e escritor francs. Teve uma formao iluministae revelou-se um crtico monarquia absolutista e do clero. - Obra mais relevante para a Cincia Poltica: O Esprito das Leis(1748), no qual: 1. Idealizava um Governo no corrupto. Teorizou a separao tripartida dos poderes: poder legislativo (assembleia parlamentar), poder executivo (monarca/regente) e poder judicial (juzes e magistrados). Assim, havia umadistribuio equilibrada dos poderes, sem corrupo, no sentido de garantir a liberdade poltica dos cidados. Era, portanto, preocupado com a no corrupo de um poder, salvaguardando a sua independncia. Esta separao actualmente consagrada em muitas constituies.

2. Considerava 3 tipos de governo: Repblica (governo bom), no qual o povo soberano; Monarquia (governo bom, o que prefere!), no qual um s, o rei, governa mas mediante leis estveis; Despotismo (governo mau), no qual um s, sem lei e sem regras, subordina tudo sua vontade e aos seus caprichos.

3. Classificou classificou as formas de governo, divindo em formas puras de governo e formas impuras de governo: 1. As formas puras de governo so a. Monarquia governo de um s b. Aristocracia governo de vrios c. Democracia governo do povo 2. As formas impuras de govenro so a. Tirania corrupo da Monarquia b. Oligarquia corrupo da Aristocracia c. Demagogia corrupo da Democracia

- Em suma, era defensor: ...de uma monarquia limitada, opondo-se ao absolutismo especificamente de uma Monarquia Parlamentar (modelo ingls) ....da limitao pelo Direito ....da separao tripartida dos poderes ALEXIS TOCQUEVILLE (1805-1859) - Tocqueville foi um pensador poltico, historiador e escritor francs. Tornou-se clebre devido s suas anlises da Revoluo Francesa, da democracia americana e daevoluo das democracias ocidentais no geral. - Ficou fascinado com a Independncia dos E.U.A., em 1776, e decidiu viajar para os E.U.A para analisar o sistema poltico Norte-Americano na sequncia da sua independncia. - Para tal, utilizou um mtodo original (mtodo cientfico), a entrevista, usando-o para cruzar e filtrar informaes, conseguindo um resultado mais depurado da realidade. - Obra principal: Democracia na Amrica (1835), onde exps a democracia nos E.U.A, aps o recente processo de independncia, as suas virtudes e defeitos. KARL MARX (1818-1883) - Marx foi um intelectual e revolucionrio alemo, fundador da doutrina comunista moderna, que actuou como economista, filsofo, historiador, terico poltico e jornalista. considerado o maior filsofo de todos os tempos.

- O seu pensamento influenciou inmeras reas (Filosofia, Geografia, Histria, Direito, Socialogia, Literatura, Pedagogia, Economia, Antropologia, Psicologia, Teologia, Comunicao, Administrao, Design, Arquitectura, etc), nomeadamente a Cincia Poltica. - Como filsofo, defendeu uma sociedade justa e livre, tendo sido o Pai doComunismo (teoria da sociedade sem classes), uma teoria baseada num mtodo cientfico que se traduziu na anlise histrica da evoluo do Homem, chegando s seguintes concluses: 1. Antigo Regime escravo/esclavagista; 2. Idade Mdia servo/senhor; 3. Idade Moderna proletrio/capitalista. - Aliando a Filosofia, a Histria e a Poltica, Marx faz uma anlise econmica e social da sociedade humana, que evolui atravs da luta de classes, identificando uma continuidade nos modos de produo (esclavagismo, feudalismo e capitalismo), apenas abalada pelas revolues que alteram esses modos de produo. - Marx prope a tomada do poder pela classe trabalhadora mediante uma revoluo, dando incio ditadura do proletariado, fase de transio para o Comunismo. - Obra mais importante: O Capital(1867), onde crtica o capitalismo e expe a sua teoria marxista.

2. O ESTADO 2.1.Conceito de Estado


Estado: provm do latim statum, que significa o que permanece, o conjunto/comunidade de pessoas que estabelece uma relao de poder com uma entidade, isto , regula as relaes entre esse grupo e as pessoas (populao). - O Estado permanece SEMPRE! O que muda o governo, no o Estado. - O Estado o esqueleto da Nao., Carlos Henriques - O Estado uma comunidade humana. - Novo conceito de Estado (IMPORTANTE): Estado a comunidade constituda por um povo que, a fim de realizar os seus ideais de segurana, justia e bem-estar, se assenhoreia/apodera/toma posse de um territrio e nele institui, por autoridade prpria, o poder de dirigir os destinos nacionais e de impr as normas necessrias vida colectiva., Diogo Freitas do Amaral

2.2.Caractersticas gerais dos Estado


1. - O Estado caracterizado geralmente pela sua: Complexidade de actuao e de organizao

O Estado complexo, tendo uma multiplicidade de fins, que tem de prever e abarcar e tem uma grande diferenciao de orgos e servios. Tem objectivos muito vastos e actua em vrios campos. 2. Autonomia do poder poltico No Estado, deve haver uma separao entre a comunidade civil e o poder poltico institudo. Coercibilidade Ao Estado cabe a administrao da justia entre as pessoas, por isso tem de lhe caber tambm o monoplio da fora fsica. O Estado traduzido por leis. Deve ser, portanto, coero, persuasivo. Institucionalizao Corresponde a uma ideia de permanncia do poder, fixao e enraizamento do Estado, como realidade transtemporal: - na esfera externa, o Estado mantm relaes com outros Estados internacionais; - na esfera interna, o Estado manifesta-se e permanece mesmo aquando da mudana de governo, de poderes e de leis. Territorialidade ou sedenteraliedade Corresponde necessidade de um espao fsico para que um Estado realize o seu poder.

3.

4.

5.

2.3.Elementos do Estado
- Os elementos constituintes do Estado so:

1. o Povo o conjunto de pessoas que ao Estado se encontram ligadas/ligadas por especiais vnculos jurdicos: os vnculos de nacionalidade oucidadania. Ou seja, o conjunto dos cidados de um Estado.
Populao: conjunto de pessoas que residem num pas; comunidade humana que habita um dado territrio sujeita a dadas leis. Aptrida: pessoa sem ptria; tem nacionalidade mas no reconhecida pelo pas.

2. o Poder Poltico a faculdade/capacidade de traar as estruturas e os rumos da vida em comum, e de impor o acatamento das directivas e das normas.
- O Poder Poltico impe normas pelas quais o povo se rege. - O Estado a nica instituio poltica que tem a capacidade de decidir sobre a vida e morte de um indivduo: a) Delibera sobre justia. Quando existe pena de morte, esta pode ser aplicada pelos tribunais. b) Decide sobre as propriedades dos homens (bens), atravs da cobrana de impostos c) Decide sobre a liberdade dos homens, atravs das leis (que ditam os direitos e deveres) - O Estado concede mortes numa guerra.

- Assim, o poder poltico incide sobre: a vida e morte, a propriedade e a liberdade dos homens.

3. o Territrio

o espao jurdico prprio do Estado.

- no territrio do pas que o Estado exerce a sua justia e poder. o espao explorado e habitado pela populao. EM SUMA: o Estado no existe sem PODER POLTICO, POVO e TERRITRIO. Ex: Judeus s se tornaram Estado em Israel, em 1948, porque no tinham territrio, sob gide da ONU. Os palestinianos no tm Estado pois no tm pas, isto , territrio.

2.4. Fins do Estado


- O Estado tem por fins: a segurana deve proteger a populao de ameaas, quer no plano externo (proteco de uma comunidade face a outros Estados, outros pases, e ao terrorismo), quer no plano interno (atravs da Polcia, em Portugal a PSP Polcia de Segurana Pblica). a justia lei aplicada de igual modo a todos e deve ser cumprida o bem-estar bem-estar econmico, social e cultural - Os 3 fins tm de coexistir ao mesmo tempo, no concebendo a sua realizao em separado. Ex: Se s o houver segurana, existe um Estado Totalitrio. - Segundo S. Toms de Aquino (sx. XIII), o fim do Estado assegurar aos homens o bem comum, isto , no s condies para a sobrevivncia, mas para uma vida de qualidade.

2.5.Evoluo Histrica dos Estados


a) Estados Orientais caractersticas: Estado Teocrtico (Teocracia = Deus+ Poder) - Poder reside num Deus vivo, sendo o poder concentrado numa s pessoa Grande expresso territorial (vastido) Governado luz da razo No assegurava garantias ao cidado Exemplos so: Antigo Egipto, Babilnia, Asria, Prsia, etc. b) Estado Grego - caractersticas Pequena extenso territorial - dividido em Cidades-Estado (em grego, Plis, de onde deriva a palavra Poltica), pequenos territrios com governo prprio

O poder poltico est concentrado no povo (cidados* eram 10% da populao), que participa activamente no governo da cidade Princpio da Democracia (primitiva) Poucas garantias do cidado face ao Estado

*Cidados so homens, filhos de pai e me ateniense, que cumpriam servio militar e que tinham direito a votar e a ocupar cargos polticos participar na vida poltica; eram apenas 10% da populao.
b) Estado Romano - caractersticas Enorme extenso territorial (unificado pela rede de estradas) Poder poltico uno, forte e poderoso (pela 1 vez, um territrio geograficamente grande tem um poder unificado e forte que se faz sentir em todo o lado!) Direito Romano grande desenvolvimento da cincia do Direito (tinham leis para tudo, possuindo um certo fanatismo por estas); lei fonte de Direito. dito de Caracala, no ano 212, promulgado, dizendo que todos os homens livres do Imprio passam a usufruir dos direitos de cidado (votar e participar na vida poltica) mas tambm obrigaes (como pagar impostos e integrar o exrcito). Reforo das garantias individuais face ao Estado (distino entre direito pblico e direito privado). O Estado olha para o cidado como indivduo. Estado Medieval (Idade Mdia: sc. V a XV) caractersticas Pulverizao territorial (variados reinos) Descentralizao do poder poltico (rei delega funes, poder no est concentrado nele) Nascimento do conceito de pessoa humana (juridicamente falando) - Cristianismo

c)

2.6. Estado Moderno


a) Caractersticas
Cronologicamente, coincide com os sculos XV a XX, com vrios subtipos Concentrao do poder no rei (reforo, pois o rei v os poderes concentrados em si) Reforo das garantias dos cidados face ao Estado Introduo dos conceitos de soberania, monarquia de direito divino, absolutismo rgio, constituio e separao tripartida do poder. - Sempre que exista um poder sobre os homens, estamos na presena de um Estado (poder organizado), e os Estados ou so Repblicas ou Monarquias., Maquiavel

b) Subtipos do Estado Moderno


- O Estado Moderno divide-se em 4 subtipos: 1. Estado Estamental (corporativo) Dividido em estamentos (estados) = ordens sociais: nobreza, clero e povo Sc. XV a XVI (cronologicamente) um subtipo de Estado de transio entre a Idade Mdia (Estados Medievais) e o Estado Moderno.

Caracteriza-se pelo reforo do poder do rei que, no entanto, est limitado no seu exerccio pelas ordens sociais (estamentos) presentes e consultadas nas Cortes.

2. Estado Absoluto LEtait cest moi!, Lus XIV Monarquia de Direito Divino, onde o rei o representante de Deus na terra Concentrao mxima/absoluta dos poderes na figura do Rei, que governa com Direito Divino (Deus) As Cortes deixaram de ser convocadas e as garantias dos cidados face ao Estao foram esmagadas O poder do rei absoluto (Rex/Lex = o rei a lei), apenas limitado pela tradio e por Deus Rei est acima de qualquer sauo Ex: Lus XIV, o Rei Sol 3. Estado Polcia (extremo da Monarquia Absoluta) O poder total e exercido e submetido luz da razo. Monarca governa para o bem geral Temporalmente coincidente com o Despotismo Esclarecido ou Iluminado (sc. XVIII), assumindo um carcter extremo de Absolutismo Rgio. O poder do rei j no exercido por Direito Divino, mas, sim, influenciado peloIluminismo, luz da razo/do racional. Esmagamento dos direitos do cidado face ao Estado. 4. Estado Liberal/Constitucional Iniciado com as Revolues Americana e Francesas do final do sc. XIX Introduz novidades como as Constituies (instrumento limitador do poder), a existncia de partidos polticos, de governos representativos, verificando-se um grande reforo das garantias do Estado face ao indivduo/Declarao dos Direirtos do Homem e idado (abolio de privilgios, igualdade entre todos) Acabar por entrar em decadncia nas vsperas da 2 Guerra Mundial/no perodo Inter Bellum (entre guerras) anos 20/30 (ditaduras fascistas vs. Regimes democrticos), que vai levar ao aparecimento do....

c) Estado Social de Direito/Estado da 2 metade do sc. XX


Nascidos da 2 Guerra Mundial, so quase todos constitucionais, o que no implica que sejam democrticos, apresentando, mesmo, uma grande variedade de gneros/tipos. Caracterstica comum: reforo do papel do Estado no contexto econmico (sector empresarial do Estado, possuindo empresas estratgicas, isto , empresas que dominam sectores). Este modelo de Estado entra em crise no final dos anos 70, com o aparecimento do neoliberalismo poltico-econmico. Estado = Estado providncia, porque fornece bens aos cidados Estado Social

d) Formas de Estado
Formas de Estado: o modo de o Estado dispor o seu poder em face de outros poderes de igual natureza, e quanto ao povo e ao territrio., Jorge Miranda - O Estado, quanto sua forma, poder ser: Estado Simples ou Unitrio unidade de poderes polticos, de autoridade de governo , bem como uma s Constituio. Ex: Portugal, Espanha, Itlia e Reino Unido.

Estado Composto coexistem uma pluralidade de poderes polticos e de autoridades de governo, como os Estados Federais (Ex: E.U.A.,Alemanha, ustria, Austrlia, Blgica, Sua, Rssia, Brasil, Argentina, Venezuela, Canad, ndia, etc) e as Unies Reais.

3. DICOTOMIA: ESQUERDA/DIREITA
Ideologia: conjunto de valores colectivos orientados para a aco, tomada do poder e traduzida num programa poltico; a cincia das ideias! Usualmente, baseada numlivro. Ex: Comunismo baseado em O Capital, de Marx. Programa poltico: manifestao visvel de uma ideologia. - Ideologia no igual a pensamento!! - A nvel de ideologias, h uma distino entre Esquerda & Direita. ORIGEM A origem da diferena entre esquerda e direita remonta Constituio da Assembleia da Nacional Francesa, durante a Revoluo (finais de sc. XVIII, em 1789). DIREITA do Presidente, sentavam-se os deputados conservadores, monrquicos, defensores da tradio (catolicismo) e ciosos dos privilgios adquiridos. ESQUERDA, sentavam-se os deputados representantes do povo (e alguns clrigos e nobres) que apresentavam uma postura revoluccionria, reformista e progressista (liberdade e igualdade). CENTRO oscila entre o voto da direita e da esquerda, de acordo com as suas propostas e formas de aplicar a igualdade e a liberdade. Ex: Em Portugal, o PS e o PSD possuiem programas semelhantes por serem centristas. O PSD insere-se no centro-direita, apesar do nome. No h solues fceis. S respostas inteligentes., desconhecido

You might also like