You are on page 1of 45

REA DE INTEGRAO

rea I - Pessoa A Construo do Conhecimento ou Fogo de Prometeu

A Docente:

ex Yxvt

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

As primeiras formas de vida apareceram na Terra h mais de 3000 milhes de anos. Com efeito, foi a partir de pequenos seres micros-cpicos que se iniciou o processo de transformao que, a partir da articulao entre seres vivos, deu origem ao Homem e aos outros animais, tal como hoje os conhecemos.

O Homem o produto de um lento processo de transformao, no sendo, no entanto, um animal como os outros, quanto mais no seja porque, desde que existe, tem transformado profundamente a Terra. Alm disso, o Homem o ser vivo dotado de razo.

O mito de Prometeu
De acordo com a mitologia grega, os primeiros homens foram moldados em argila por Prometeu, que criou, assim, a primeira civilizao de mortais. Prometeu, tit grego, filho do tit Jpeto e de sia e irmo de Atlas, Epitemeu e Menocio. Considerado o benfeitor da Humanidade, roubou para os homens o Fogo dos cus e ensinoulhes as Artes e Ofcios. a figura mtica do ser culto e inteligente, adoptada como smbolo do gnio pela Cincia.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Nos poemas de Hesodo, Prometeu roubou o fogo divino de Zeus para d-lo aos homens, que assim puderam evoluir e distinguir-se dos outros animais. Zeus, como castigo, ordenou que fosse acorrentado a um rochedo no cimo do monte Cucaso, onde todos os dias uma guia ia comer-lhe o fgado, mas, sendo Prometeu imortal, voltava a regenerar-se. Esta histria foi teatralizada pela primeira vez por squilo, no s-culo V a. C com o ttulo de Prometeus desmotes (Prometeu Agrilhoado/Acorrentado). Na perspectiva destes autores, Prometeu representa a vontade humana de conhecimento. Com efeito, trabalhar o fogo nas suas diversas utilidades permitiu aos homens a aprenderem sua muitas artes e, assim, garantirem sobrevivncia tornando-se

inteligentes e senhores da razo.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Por outro lado, Plato conta a histria da origem da humanidade de acordo com os relatos lendrios tradicionais: Prometeu rouba o fogo de Hefesto e a sabedoria da deusa Atena; na posse dessas duas qualidades, o homem estava apto a trabalhar o fogo e a garantir a sua sobrevivncia. Contudo, a qualidade necessria para os homens se relacionarem entre si estava nas mos de Zeus: a poltica. Ou seja, Plato no d grande importncia s habilidades tcnicas oferecidas por Prometeu. Pelo contrrio, sublinha que o que diferencia os seres humanos de todos os outros animais a sua capacidade de viverem em sociedade, combinada com as suas qualidades inatas e com a instruo adequada.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

A Hominizao
Actualmente, o homem moderno, como todo o animal, visto como o culminar de um longo processo evolutivo. Do ponto de vista puramente biolgico, o homem descende de um primata da famlia dos homindeos, gnero Homo, espcie sapiens. Os homindeos apresentavam como principais caractersticas: postura erecta; locomoo bpede no solo; capacidade craniana superior de outras famlias aparentadas; dentes pequenos, com caninos no especializados.

O estudo dos fsseis mostrou que, nos ltimos 100 000 anos, o organismo humano, em termos evolutivos, no apresentou grandes alteraes biolgicas. Assim, por exemplo, um homem dessa poca barbeado, penteado e vestido com roupas do mundo actual dificilmente seria distinguido dos outros. Contudo, ainda no se chegou a um acordo sobre o processo como se desenrolou o fenmeno que conduziu ao aparecimento do homem, ou seja, hominizao. No processo de hominizao surgiram tambm comportamentos distintivos, como a confeco de instrumentos e a linguagem verbal.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

O homem capaz de controlar a sua prpria evoluo e a dos outros: as espcies animais em que esto interessados so favo-recidas, as que no lhe interessam so eliminadas. Alis, a denominao de Homo sapiens - o homem que sabe uma aluso capacidade intelectual e habilidade manual do homem, que o distingue das demais espcies animais.

Com efeito, o homem, desde o seu aparecimento, desenvolveu-se de forma espectacular: construindo utenslios cada vez mais eficazes e abrigos semipermanentes, dominando o fogo, incrementando as tcnicas de obteno de alimentos (caa, colecta, agricultura, pecuria), a arte e a escrita, etc. Com efeito, foram estas conquistas culturais que transformaram o homem naquilo que ele hoje.

Por outro lado, o homem condicionado pela morfologia e fisiologia do seu prprio corpo.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU


A evoluo biolgica do homem foi acompanhada, quase inteiramente substituda, por uma evoluo cultural e social. Neste sentido, o processo de construo do conhecimento humano deve ser encarado como uma sinergia entre o biolgico e o social, querendo isto dizer que a construo do conhecimento deve ser ana-lisada tendo em ateno dois tipos de condicionalismo: - os fsico-biolgicos; - os histrico-culturais.

O corpo como lugar de construo do conhecimento

O modo como agimos e reagimos em diferentes circunstncias resulta da contribuio, articulada e integrada, de diversos factores biolgicos, nomeadamente: os rgos sensoriais; o sistema nervoso; as glndulas endcrinas.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU Os rgos sensoriais

Os cinco sentidos fundamentais do corpo humano - tacto, paladar, olfacto, audio e viso - permitem que o homem se relacione com o ambiente. Com efeito, os estmulos do meio ambiente so captados pelos nossos rgos dos sentidos, permitindo-nos tomar conhecimento do que se passa nossa volta.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Os rgos dos sentidos recebem os estmulos e transmitem-nos ao crebro, atravs de nervos sensoriais. O crebro descodifica a mensagem, produzindo a sensao, ou seja, todas as sensaes so interpretadas no crebro.

O sistema nervoso
O sistema nervoso engloba um conjunto de rgos que transmitem a todo o organismo os impulsos necessrios aos movimentos e s diversas funes e recebem do prprio organismo e do mundo externo as sensaes.

Deste modo, o sistema nervoso tem a capacidade de:

coordenar a relao que o organismo estabelece com o meio ambiente (recebendo informaes sobre o meio externo e elaborando/regulando as respostas adequadas);

armazenar informaes;

assegurar a comunicao interna do corpo.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

As informaes do meio externo que afectam o sistema nervoso so geralmente designadas por estmulos. Estas informaes so percepcionadas pelos indivduos de forma consciente enquanto as informaes ou mudanas do meio interno no tendem a ser percebidas conscientemente.

No sistema nervoso podem distinguir-se duas partes:

o sistema nervoso central, composto pelo crebro e pela espinal medula;

o sistema nervoso perifrico, que engloba uma rede nervosa que serve de ligao entre o crebro e a medula espinal e o resto do organismo.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

O Sistema Nervoso Central


O sistema nervoso central, donde partem os estmulos e ao qual chegam as sensaes, considerado a parte nobre do nosso organismo, pois nele se centraliza o comando de todo o organismo, quer no sentido fsico quer no sentido psquico.

Deste modo, qualquer leso que ocorra numa parte do sistema nervoso central quase sempre permanente, no podendo ser reparada. O sistema nervoso central inclui: a espinal medula; o crebro.

Espinal Medula

A espinal medula apresenta a forma de um longo cordo arredondado, alojado ao longo da coluna, funcionando as vrtebras como um sistema de proteco. As suas duas funes so: condutora de mensagens; coordenadora de actividades reflexas.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

A espinal medula responsvel pela transmisso de mensagens (informaes) dos receptores (rgos dos sentidos e msculos) para o crebro e, no sentido inverso, do envio de informaes do crebro para os msculos e glndulas - funo condutora.

Por outro lado, a espinal medula o centro coordenador das actividades reflexas. Os actos reflexos so as respostas involuntrias a estmulos, que se caracterizam por serem rpidas, automticas e anteriores chegada da informao ao crebro e consequente tomada de conscincia.

Ora, este mecanismo que permite uma resposta motora (no consciente) a um estmulo depende apenas da espinal medula, ou seja, o crebro no intervm neste tipo de resposta - funo coordenadora dos reflexos.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Crebro
O crebro funciona como um todo, interactivo e integrado. Contudo, encontra-se organizado em diferentes regies. As partes do crebro podem ser agrupadas, de acordo com distines anatmicas, especializao de funes, etc.

As trs componentes principais do crebro (ou encfalo) so: Tronco cerebral; Cerebelo; Crebro propriamente dito (crtex cerebral, tlamo,

hipotlamo e sistema lmbico).

O tronco cerebral intervm na manuteno da postura, no controlo da deglutio, das frequncias respiratria e cardaca e da velocidade com que o organismo consome os alimentos.

O cerebelo tem como funes manter o equilbrio e coordenar a actividade motora.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

O crebro pesa cerca de 1,3 Kg e constitudo por duas substncias diferentes: uma branca, que ocupa o centro, e outra cinzenta, que forma o crtex cerebral. Est dividido em duas metades: o hemisfrio cerebral direito, que controla a percepo das relaes espaciais, a formao de imagens e o pensamento concreto; o hemisfrio cerebral esquerdo, que responsvel pela linguagem oral e escrita, pelo pensamento lgico e pelo clculo.

O crtex cerebral divide-se em quatro lobos especializados em diferentes actividades. No entanto, nenhuma parte do crebro funciona isoladamente. Os quatro lobos que constituem um hemisfrio so:

Lobo frontal - responsvel pelas actividade motora voluntria, habilidade comunicativa e elaborao do pensamento.

Lobo parietal - controla a recepo e o processamento de inputs sensoriais.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU


Lobo occipital - coordena a viso.

Lobo temporal - controla a audio.

Nos diferentes lobos cerebrais existem dois tipos de reas funcionais:

*reas primrias/sensoriais - recebem as informaes sensoriais e que tm funes motoras. *reas secundrias/psicossensoriais, que interpretam e

coordenam as informaes recebidas pelas reas primrias.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Por baixo do crebro, na sua base, existe uma srie de clulas nervosas dispostas de forma estruturada que integram, entre outras, tlamo e o hipotlamo.

O tlamo organiza a recepo e transmisso da informao sensorial (visual, auditiva e tctil) para as respectivas reas do crtex cerebral.

O hipotlamo coordena as actividades mais automticas do organismo, ou seja, os estados de sono e de viglia, o impulso sexual, a temperatura do corpo, a fome e a sede. Tambm desempenha um papel nos padres emocionais, nomeadamente, ao nvel de emoes como o medo e a clera.

O sistema lmbico uma rede interactiva associada s emoes, sobrevivncia bsica e aos padres, etc.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU


Sistema Nervoso Perifrico

O sistema nervoso perifrico constitudo por fibras que encaminham informaes para e do sistema nervoso central. Este sistema nervoso recebe e transmite informao, estabelecendo uma rede de comunicao entre os rgos receptores o sistema nervoso central e os rgos efectores - msculos e glndulas.

Glndulas Endcrinas

O sistema endcrino tem um papel fundamental no comportamento humano, interagindo com o sistema nervoso. Por exemplo, o mau funcionamento da hipfise pode provocar alteraes no crescimento;

hiperfuncionamento

da

tiride

pode

provocar

insnias,

nervosismo, irritabilidade, enquanto o seu hipofuncionamento pode provocar aumento de peso, apatia, letargia e fadiga permanente;

as glndulas supra-renais libertam adrenalina, que actua nas situaes de ansiedade, medo ou angstia.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU Os factores biolgicos e a construo do

conhecimento
Os factores biolgicos, em especial o sistema nervoso, tm um papel decisivo no comportamento e nos processos mentais dos indivduos.

O sistema nervoso est implicado em qualquer tipo de comportamento, pois coordena a relao que o organismo estabelece com o meio ambiente e assegura a comunicao interna do corpo.

Assim, os factores biolgicos no s condicionam as aces dos indivduos, como tambm so responsveis, em especial o sistema nervoso, pelos comportamentos mais complexos que distinguem os seres humanos dos animais, como, por exemplo, falar, ler, pensar, imaginar.

Por outro lado, a estrutura fsico-biolgica dos indivduos transmitida de uma gerao para a seguinte - hereditariedade - o que significa que um determinado indivduo possui um conjunto de caractersticas prprias que o tornam nico, distinto de todos os outros da sua espcie - hereditariedade individual.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Essa individualidade resulta, em parte, do patrimnio gentico que o indivduo herdou. A unidade bsica da transmisso do patrimnio gentico o gene, elemento fundamental constitudo por segmentos da molcula de ADN.

O ADN (cido desoxirribonucleico) uma molcula que reproduz o cdigo gentico e responsvel pela transmisso das caractersticas hereditrias de cada espcie, quer seja nas plantas, nos animais ou nos microrganismos.

Por seu lado, o genoma toda a informao hereditria de um organismo que est codificada no seu ADN. O genoma humano e os de outros organismos so ferramentas extremamente teis para a identificar e mapear os genes, muitos deles envolvidos em doenas, ou para a melhoria da nossa alimentao.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

O conjunto dos genes de um indivduo designa-se geralmente pelo nome de genotipo. Este conceito remete-nos para o patrimnio hereditrio do indivduo, sobretudo para as caractersticas fsico-morfolgicas de que foram dotados.

Contudo, os genes, apesar de estabelecerem um conjunto de possibilidades para o comportamento do ser humano, no determinam o seu destino.

Alis, tem sido grande a polmica em torno de saber qual dos fac-tores - hereditariedade/meio - mais importante para determinar as capacidades e

comportamentos de um indivduo. Com efeito, a hereditariedade proporciona potencialidades, mas estas para se desenvolverem, necessitam de um meio favorvel.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

meio

como

lugar

de

construo

do

conhecimento
O meio exerce influncia sobre um indivduo ao longo de toda a sua vida, mesmo desde a vida intra-uterina. Aps o nascimento, o meio onde a criana nasceu vai continuar a marcar todo o seu processo de evoluo.

Percepo socioculturais

estmulos

sensoriais

referncias

Na vida quotidiana utilizamos continuamente os nossos rgos dos sentidos. As sensaes percepcionadas pelos sentidos so apreendidas, interpretadas e ordenadas, transformando-se em percepes.

A percepo ser, ento, a conduta psicolgica atravs da qual o indivduo organiza as suas sensaes e toma conhecimento do real. Deste modo, estmulos presentes e experincias do passado so integrados e elaborados na viso de conjunto.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

A Percepo

Para explicar a percepo temos de compreender no s as propriedades do mundo fsico, como tambm os quadros de referncia dos indivduos, na medida em que entre a estimulao sensorial e a percepo se interpe uma srie de variveis relacionadas com experincias pessoais e sociais dos indivduos.

Outra caracterstica da percepo o facto de esta ser selectiva, pois o nosso crebro no poderia processar toda a informao que recebemos. Deste modo, a nossa ateno direcciona-se apenas para aquilo que nos interessa directamente ou para aquilo a que atribumos qualquer significado.

Deste modo, o processo de conhecimento no depende inteiramente das sensaes, pois estas so apenas materiais sobre os quais os indivduos operam uma construo mental.

Com efeito, os seres vivos nascem equipados com uma srie de respostas instintivas a certos estmulos.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU


Ora, as respostas instintivas so os materiais em que se baseia o conhecimento, porque:

permitem reconhecer e reagir ao meio; esto na origem da construo dos esquemas explicativos da realidade.

Por exemplo, s interpretamos o significado de um objecto quando o reconhecemos por meio de um esquema e o designamos por uma palavra. Assim, a linguagem um desses esquemas cognitivos.

Abstraco/conceptualizao e construo do conhecimento


Os esquemas cognitivos, as unidades bsicas do intelecto, so padres de aco e de resposta s situaes que organizam as relaes dos indivduos com o meio. A apreenso/construo destes esquemas ocorre no decurso do processo de assimilao, durante o qual o meio apreendido e integrado pelos esquemas e estruturas do sujeito. Uma vez adquiridos esses esquemas, estes podero ser aplicados.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Por outro lado, essa vivncia vai introduzindo modificaes e adaptaes nos esquemas cognitivos que se tornam cada vez mais elaborados. Ou seja, evoluem em complexidade, dando lugar aos conceitos.

Os conceitos tambm so os padres de resposta, s que foram transpostos, mediante a linguagem, para nvel do pensamento.

Pode, ento, falar-se em abstraco, na medida em que se extrai informao dos prprios objectos, retendo algumas das suas propriedades e excluindo outras.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Afectividade e referncias socioculturais como estruturantes da personalidade

Neste processo de interaco com o meio, os indivduos vo estruturando as caractersticas psicolgicas que determinam a sua individualidade pessoal e social, ou seja, a sua personalidade.

A personalidade no um dado biolgico transmitido pela hereditariedade. Com efeito, a um processo gradual, complexo e especfico que resulta da aco contnua e conjugada entre:

elementos genotpicos (caractersticas biolgicas do indivduo); meio ambiente.

Esta interaco do indivduo com o seu meio ambiente desenvolve-se ao longo de toda a vida do indivduo. So determinantes na construo da personalidade: a infncia e a adolescncia.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

O desenvolvimento do indivduo e, consequentemente, da sua personalidade est assim dependente de factores genticos e de factores socioculturas.

O desenvolvimento humano, para ser equilibrado, tambm necessita de relaes afectivas (emocionais) estveis, principalmente durante a infncia.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

A construo do Conhecimento como um processo sociocultural

Os indivduos vivem em sociedade, tendo, por isso, de se sujeitar ao sistema de regras que regulam as relaes sociais.

Os indivduos reflectem nos seus modos de ser, de agir e de viver as condies do meio social e histrico em que esto inseridos, o que explica, por exemplo, as diferenas entre o homem do sculo XXI e o homem pr-histrico.

As diferenas de comportamentos entre os indivduos no se observam apenas em diferentes pocas histricas, tambm na sociedade actual elas se verificam, sendo explicadas pelo facto de os indivduos reflectirem nos seus comportamentos a cultura dos grupos em que esto integrados.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

A personalidade dos indivduos estrutura-se, assim, em funo do adquirido e da realidade vivida na sociedade onde esto integrados e cujos padres culturais lhe so impostos.

Com efeito, os padres culturais, exteriores e anteriores ao indivduo, actuam sobre ele, moldando-lhe o comportamento segundo formas que ele prprio no escolheu.

Os padres possuem um carcter de constrangimento, o que obriga sua aceitao, sob pena de marginalizao.

Em suma, toda a aco dos indivduos est condicionada por factores variados:

uns que se situam em ns mesmos; outros que provm do exterior.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Inato e Adquirido
H pessoas que tm mais habilidade para fazer determinado tipo de coisas do que outras. De onde vem esse talento? Nasce-se com ele ou vamos aprendendo ao longo da vida? A resposta a estas questes remete-nos para a compreenso da relao entre inato e adquirido.

Uns autores pem a nfase nas caractersticas inatas, chamando a ateno para a existncia de importantes caractersticas dos seres humanos que no podem ser ensinadas nem adquiridas pelo treino simplesmente porque no podem ser aprendidas. Outros, cultura. Finalmente, muitos outros concordam que para explicar o pelo contrrio, destacam a importncia dos

comportamentos adquiridos, condicionados pelo ambiente e pela

desenvolvimento humano dever existir um equilbrio entre a importncia da natureza (gentica) - inato - e a importncia do ambiente (regras aprendidas) - adquirido.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Natureza e cultura no esto em competio. De facto, no interessa tanto saber se o desenvolvimento humano (processo de construo do conhecimento) mais inato ou adquirido, o que interessa compreender que o desenvolvimento humano o resultado da conjugao desses dois factores.

A componente gentica um factor muito importante no desenvolvimento da capacidade intelectual dos indivduos.

Contudo, os factores ambientais/culturais desempenham um papel importante no modo como a componente gentica se expressar.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU


Assim, quando construmos o nosso conhecimento sobre o mundo, fazemo-lo de acordo com as nossas especificidades estruturais (fsicas e psquicas), recorrendo a conceitos ou categorias que adquirimos no decurso da nossa vivncia em sociedade.

Deste modo, se nos faltar um conceito para definir algo que ocorre no mundo, temos de inventar um ou no podemos responder ao acontecimento de forma organizada.

Ora, estes conceitos e categorias de que dispomos para organizar as nossas experincias so-nos fornecidos pelo meio social e cultural em que estamos integrados. A cultura funcionar, ento, como um dispositivo integrador que nos permitir organizar o nosso conhecimento e compreender o mundo.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Formulaes Tericas sobre o Conhecimento


Uma vez superado o dualismo corpo-esprito, as formulaes tericas sobre o conhecimento, no pensamento ocidental, tm sido marcadas pela dicotomia entre inato e adquirido. De entre essas for-mulaes tericas destacaremos as seguintes:

o inatismo de Chomski; o construtivismo;

Inatismo de Chomsky
Para Chomsky, a linguagem seria adquirida como resultado de um dispositivo inato inscrito na mente. Alis, como seria possvel as crianas aprenderem uma lngua se no tivessem informao suficiente para a aprender?

Assim,

criana

nasce

pr-programada

com

princpios

universais, com um conjunto de parmetros fixados de acordo com a lngua qual est exposta. Esse dispositivo inato inscrito na mente denominado, por Chomski, Gramtica Universal princpios biologicamente determinados componentes da mente humana.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Construtivismo
O construtivismo, defendido por Piaget, parte do princpio de que o conhecimento se constri na aco. Para este autor, o desenvolvimento humano durante a infncia ocorre em quatro estdios:

inteligncia sensrio-motora (at aos 2 anos): no incio, a criana apenas produz actos reflexos que se vo aperfeioando e transformando em hbitos, para finalmente desenvolver uma inteligncia prtica (no fala, mas j resolve problemas);

representao pr-operatria (dos 2 aos 6 anos): a criana aprende a linguagem, fala sobretudo consigo prpria (o pensamento emerge), comeando a distinguir dois mundos: o social e o interior, apesar de continuar a ser egocntrica;

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

operaes concretas (dos 7 aos 11 anos): a criana comea a ser capaz de fazer operaes mentais, mas concretas;

operaes formais (a partir dos 12 anos): a criana passa a realizar operaes a um nvel absolutamente verbal ou conceptual. Com este ltimo estdio, a criana conclui o processo de adaptao realidade.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Inteligncia - Humana e Artificial

A inteligncia , geralmente, entendida como um conjunto de competncias que os seres humanos possuem, as quais se revelam fundamentais ao longo da sua existncia, pois garantem-lhes a sua sobrevivncia e adaptao ao meio.

Neste sentido, a inteligncia pode definir-se como a aptido para compreender as relaes que existem entre os elementos de uma situao e para a eles se adaptar, a fim de realizar os prprios objectivos.

A inteligncia um dos atributos do homem mais valorizados socialmente; da que as definies que os indivduos, em geral, do de inteligncia sejam mais abrangentes inteligncia do a que as dos a especialistas, associando criatividade,

personalidade, o carcter, a motivao, as emoes, etc.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Outra abordagem importante para a compreenso do conceito de inteligncia a que se baseia numa avaliao da inteligncia presumivelmente objectiva - atravs de testes. Assim, nesta forma mais restrita de estudar a inteligncia, esta medida atravs de testes psicomtricos, designados por testes de Quociente de Inteligncia (Ql).

Pode-se considerar que existem diversos tipos de inteligncia:

inteligncia abstracta ou conceptual, ou seja, a capacidade para utilizar material verbal e simblico;

a inteligncia prtica, relacionada com a manipulao de objectos;

a inteligncia social, ou seja, a capacidade de relacionamento social.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Mas no s as formas de inteligncia so diferentes, tambm os nveis de inteligncia no so idnticos em todos os homens. Na origem dessa diferenciao podero estar factores de ordem hereditria, mas principalmente factores sociais, associados s suas trajectrias pessoais ou aos meios socioculturais donde provm.

Mas ser o homem o nico ser inteligente?

Se considerarmos todas as formas de inteligncia, de facto os ho-mens so os nicos seres inteligentes, pois a inteligncia animal no assume a forma abstracta ou conceptual. Contudo, a inteligncia animal contempla a resoluo de problemas

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Inteligncia Artificial
A inteligncia artificial (IA) em simultneo: uma cincia que procura conhecer a inteligncia, recorrendo s capacidades de processamento de smbolos da computao com o objectivo de encontrar mtodos genricos para automatizar actividades perceptivas, cognitivas e manipulativas; um ramo da engenharia que procura construir instrumentos para apoiar a inteligncia humana. o seu grande objectivo promover uma revoluo tecnolgica, ou seja, automatizar as faculdades mentais por via da sua implementao em computadores.

Para atingir esses objectivo, a IA procura perceber o modo como os seres humanos pensam, de modo a conseguir modelizar esse pensamento em processos computacionais. Ora, este aspecto que distingue a IA dos outros campos de saber: coloca a nfase na elaborao de teorias e modelos da inteligncia como programas de computador.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU


Esta rea de pesquisa muito recente, teve o seu incio aps a Segunda Guerra Mundial, em 1956, com pioneiros como Allen Newell e Herbert Simon, que fundaram o primeiro laboratrio de inteligncia artificial na Universidade de Carnegie-Mellon, e McCarty e Marvin Minsky, que fundaram o laboratrio do MIT em 1959.

Actualmente, das principais reas de estudos da IA destacam-se as seguintes: resoluo de problemas (mtodos de procura e jogos); representao de deciso); planeamento de aces (distribuio e organizao); aprendizagem genticos); comunicao (linguagem natural, escrita e falada); percepo e aco (robtica). (induo, redes neuronais e algoritmos de conhecimento e raciocnio (bases de

conhe-cimento, lgica e inferncia, restries, incerteza e mtodos

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU


Apesar de se afirmar que os sistemas IA, sem pretender imitar os humanos ou animais, podem inspirar-se neles, so os que pensam e agem de forma racional e se modelam e implementam em termos computacionais. Computador, redes, robs, e hardware informtico especializado permitem executar os algoritmos, percepes e aces necessrias.

Continuam a ter pertinncia algumas questes que se colocaram e colocam desde os primeiros anos de IA:

Ser que os computadores so realmente capazes de aprender?

Ser que as mquinas so inteligentes e capazes de raciocinar?

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

AI em Portugal
Os primeiros passos da IA em Portugal so dados em 1973 com Hlder Coelho, Lus Moniz Pereira e Fernando Pereira no LNEC (Laboratrio Nacional de Engenharia Civil).

Em Junho do ano seguinte, criada uma Diviso de Informtica no LNEC, orientada para projectos de investigao e desenvolvimento nas cincias da computao.

Em anexo proposta de criao desta nova rea de investigao no LNEC estava a proposta de criao de um grupo de aplicaes de I.A. (G.A.I.A.), o qual s seria formalmente criado em 1988.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Hoje em dia, I.A. em Portugal conta com diversos ncleos de investigao nas principais Universidades portuguesas e com programas em termos de mercado europeu, estando organizada em torno:

APPIA - Associao Portuguesa Para a Inteligncia Artificial (http://www.appia.pt/);

LIACC - Laboratrio de Inteligncia Artificial e Cincia de Computadores Inteligncia da Artificial Universidade e do Porto Computao (http://www.ncc.up.pt/liacc/index.html), que suporta o Mestrado em (http://www.liacc.up.pt/mestrados/);

CENTRIA - Centro de Inteligncia Artificial da Universidade Nova de Lisboa (http: //centria.f ct.unl.pt/).

BOM ESTUDO !!!!

You might also like