You are on page 1of 28

A LGICA DE UM DISCURSO: O EMPRESRIO SCHUMPETERIANO*

Roberto Balau Calazans*

1-Introduo
o sistema terico schumpeteriano, mesmo contra a vontade do autor, pode ser facilmente inteipretado como teoria do ciclo da capacidade empresarial, devido ao encadeamento lgico explicativo do modus operandi do desenvolvimento capitalista: inovao, novas plantas industriais, novas firmas, novo homem (empresrio) e, por fim, a necessidade de crdito ad hoc. Em outros termos, o surgimento do desenvolvimento econmico motivado pela existncia de grupos empresariais de qualificao especial (ability), distinguidos pela liderana social, os quais encaminham com ;^to uma nova combinao dos fatores de produo. A lgica desse discurso terico evidencia a importncia da hiptese do empresrio inovador para a teoria schumpeteriana. A constmo desse sistema terico e sua terminologia expressam, em boa medida, o mtodo de anlise do autor. Schumpeter entendia que a anlise econmica visava refinar e sistematizar a lgica do emprico. No abria mo de hipteses subjetivas para qualificar o comportamento econmico dos agentes e diferenci-los como classes. Este artigo discute a questo do empresrio schumpeteriano. A segunda seo estuda alguns aspectos da teoria econmica schumpeteriana. A seguir, discutimos sua teoria de classe e o conceito de empresrio. Finalmente, procuramos demonstrar os aspectos lgico-histricos que suscitam a defesa desse sistema terico. Faremos duas crticas bsicas concepo d e empresrio desse autor: primeiro, d o ponto d e vista lgico, mostraremos as implicaes tericas de assimilao desse modelo terico; segundo, Schumpeter, em sua sntese terica, oscila entre o marxismo e a escola neoclssica; todavia ao resgatar a estmtura conceituai do empresrio sobre bases neoclssicas, desfigura os elementos de inspirao marxista.

* Este artigo uma verso integral do Captulo 4 de minha dissertao de mestrado, apresentada Faculdade de Cincias Econmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em outubro de 1991, sob o ttulo O Capitalista e o E m p r e s r i o em M a r x e S c h u m p e t e r . ** Do Departamento de Economia da UNISINOS.

2 - Aspectos da teoria econmica


o sistema terico schumpeteriano est assentado sobre trs elementos essenciais: a teoria da inovao, o empresrio e a criao de crdito, sustentados para uma economia de mercado. Schumpeter deixa claro seu corte metodolgico, no incjo de Business Cycles, quando enfatiza, como ponto de partida, a situao dos negcios. Nesse mundo, h firmas e empresrios preocupados em terem percepo da evoluo dos negcios, isto , determinar entre as diversas situaes de mercado (normais ou anormais) aquelas s quais as empresas devem se adaptar. Para ele, os empresrios tm plena idia da lgica inerente ao sistema capitalista, cabendo anlise econmica formular cientificamente essa compreenso. Como no mundo dos negcios aparecem os termos prosperidade, depresso e crise, ele extrai esses termos comuns prtica capitalista, procurando trat-los com o devido rigor cientfico. Prope-se, com isso, a buscar o refinamento da linguagem cotidiana comum atividade empresarial, assumindo o ponto de vista do empresrio, colecionando fatos da atividade mdustrial e comercial, dando-lhes o devido tratamento estatstico necessrio ao entendimento cientfico de como se processa a evoluo dos negcios. Atribui, ento, a devida importncia construo de instrumentos de anlise terica, necessrios mensurao e compreenso do processo evolutivo do sistema. Naturalmente, tal modelo terico deve ter condies de assumir caractersticas mstitucionais de uma tpica economia capitalista com seus agentes respectivos: empresrios, trabalhadores e proprietrios de terra. Schumpeter chama esse modelo terico de fluxo circular e pretende que o mesmo seja uma primeira aproximao terica com a realidade dessa sociedade.

Fluxo circular
O flux,o circular descreve uma economia concorrencial em situao de equilbrio geral wahasiano, cujo marco institucional a sociedade capitalista. H uma economia monetria, com propriedade privada dos meios de produo, diviso do trabalho, sistema de crdito, empresrios esprito industrial e motivao aos negcios , trabalhadores e proprietrios de terra (SCHUMPETER, 1939, p.l44). Presume-se, a princpio, que as firmas seguem as regras de maximizaode lucro. A produo caracterizada pelo conceito de funo de produo, a qual uma funo contnua, com coeficientes fixos de produo e com algumas restries quanto substitubilidade dos fatores de produo. "Caracterizamos o processo de produo mediante o conceito d e combinaes de foras produtivas." (SCHUMPETER, 1982, p. 17). A forma de combinao dos fatores de produo obedece lgica econmica. Como observam Ekerman & Zerkowski (1984, p.208), a fiino do empresrio "administrar a repetitividade". Escreve, nesse sentido, Schumpeter (1939, p.40): "(...) no h funo empresarial nada que chamamos por este po de atividade especial, a qual associamos ao empresrio". Esse empresrio no ainda inovador. Atua dentro de princpios do modelo marginalista combinando os fatores de produo sem.

contudo, sair da rotina produtiva, isto , reage adaptativamente s mudanas dos dados econmicos. No obtm lucros empresariais e, conseqentemente, no faz grandes fortimas, nem se lhe abrem possibilidades de ascenso social. Os fluxos de produo e renda crescem taxa constante no decorrer do tempo, somente ocorrendo mudanas estticas. Para ele, em condies estticas, no h tendncia ao movimento cclico do processo econmico, ou movimento em forma de onda da economia. Schumpeter descreve a economia em estado estacionrio*, em que h crescimento contnuo dos fatores (populao e do capital), e a rotina nos negcios a regra. Nessa situao, as mudanas so imiformemente distribudas no tempo, no podendo o processo econmico gerar transformaes endgenas (abruptas, descontnuas e no uniformes notempo), as quais iro caracterizar a evoluo do sistema no decorrer do tempo histrico, ou aquilo que Schumpeter chamou de fenmeno do "desenvolvimento econmico" ou, ainda, "progresso". No se pode esquecer que esse modelo terico abstrato tem implicaes na anlise histrica da gnese do capitalismo. Sobre isso, iremos discorrer mais adiante. No fluxo circular impera a lei de Say: h plena identidade entre oferta e demanda por bens e servios, implicando, ainda, pleno emprego dos fatores de produo. Os agentes participantes do processo econmico apreendem atravs da experincia econmica, obtendo a regularidade produtiva. A produo sincronizada: "O processo produtivo inteiramente 'sincronizado', significando que no h como esperar pelos resultados da produo, uma vez que todos eles se apresentam e se reproduzem de acordo com um plano para o qual tudo perfeitamente adaptado. Tudo financiado por receitas correntes" (SCHUMPETER, 1939, p.40). Percebe-se, assim, que, nessa economia, no h formao de expectativas, dada a sincronia do mecanismo econmico. A postulao da lei de Say implica que o dinheiro se toma, conseqentemente, um mero meio de troca (numerrio). "O dinheiro no tem outro papel no fluxo circular do que facilitar a circulao de mercadorias." (SCHUMPETER, 1982, p.40). Schumpeter assume a anlise do equilbrio geral wahasiano, considerando-o a Magna Carta da teoria econmica (SCHUMPETER, 1939, p.41). No modelo wahasiano, o dinheiro um numerrio apenas introduzido no modelo, porque j se pressupe equilbrio simultneo entre os preos e as quantidades interdependentes em todo o sistema econmico. Tal modelo sugere uma dicotomia entre equilbrio real e monetrio, sendo a determinao dos preos relativos uma expresso do equiWbrio real. Vale dizer: o equilbrio do setor real dado pelos preos relativos. Schumpeter considera que no h oscilaes significativas dos preos vigentes. Em termos marxistas, supe-se tal modelo como de trocas piu-as excedente monetrio igual a zero , o fluxo circular

Para Schumpeter (1964, p.255), estado estacionrio "(...) u m processo econmico que se desenvolve com coeficientes uniformes ou, mais precisamente, u m processo econmico que simplesmente se reproduz".

seria similar ao circuito do capital M-M, no se aproximando do circuito M-D-M, pois esteja enfatiza a instabilidade inei^nte forma dinheiro na economia mercantil simples. Devemos, no entanto, ter o cuidado de no apagar um trao marcante na obra d e Schumpeter, qual seja, sua ruptura com alguns elementos tericos neoclssicos. De um lado, assume essa vertente ao se orientar por princpios da microeconomia: supe uma economia baseada no comportamento mdividual, na qual os mdivduos se diferenciam pela capacidade para os negcios isso no implica que o autor desconhea a existncia de classes sociais , que se orientam em funo dos gostos e preferncias. Os agentes econmicos so racionais e procuram maximizar suas funes de utilidade e de produo. De outro lado, seria absurdo sugerir que Schumpeter desconhecia o carter monetrio da economia capitalista. Sua teoria do capital, juro e crdito expressa uma crtica viso hegemnica da poca, reafirmando o carter monetrio dessa economia. Apesar de se orientar, em maior grau, pela abordagem neoclssica, em alguns pontos, negou questes substanciais. Ilustrando: considera que apenas o trabalho e a terra so os fatores originais d e produo, possuindo uma teoria alternativa sobre o capital e o juro. O capital no considerado um fator de produo independente.^ Como no fluxo circular no h sxirtos de investimentos induzidos pelas descobertas tcnicas, o capital no executa sua fimo especfica, no se apresentando como fator independente. Logo, constri o conceito de capital em conformidade com seus objetivos. O capital surge como conceito vinculado ao fenmeno do desenvolvimento, representando a"(...) soma de meios de pagamentos que est disponvel em dado momento para a transferncia aos empresrios" (SCHUMPETER, 1982, p.83). Ou seja, expressa um poder de compra, criado pelo crdito, que possibilita ao empresrio alterar a estratura de produo dos bens de capital, encaminhando o processo disraptivo dentro da economia estacionaria. Essa concepo de capital difere da concepo clssica de capital (como um estoque de bens fsicos) e da teoria de Bohn-Bawerk.^ Schumpeter, obviamente, sem menosprezar a relevncia do tempo na dinmica econmica, critica a teoria de capital de Bohn-Bawerk. Entende que o elemento tempo no interfere na escolha dos mtodos indiretos de produo e na preferncia intertemporal dos agentes econmicos. Para ele, deve-se fazer a diferenciao entre a introduo dos novos processos e os em operao. Como, no fluxo circular, a tecnologia dada e o processo econmico estacionrio, no se coloca a escolha intertemporal entre consumos presente e futuro; logo, o tempo e a taxa de juro (como coeficiente de medida dessa escolha) perdem o aspecto abordado pela teoria de Bohn-Bawerk.

^ "Os meios de produo produzidos so, por um lado, apenas a encarnao dos dois bens de produo originais, por outro lado, bens de consumo 'potenciais'." (SCHUMPETER, 1982, p . l 8 ) , ^ Para Bohn-Bawerk, ocapital expressa o somatrio da produo intermediria gerada atravs de mtodos indiretos de produo. Os mtodos indiretos consomem mais tempo, pois implicam maior intensidade de capital. Esse autor introduz o fator tempo na fiino de produo, trabalhando c o m a idia de "perodos de produo" (SCHUMPETER, 1970, p.161-164).

Ao compreender o capital como fenmeno monetrio, entende ainda que, em perfeito equilbrio walrasiano, a taxa de juro zero (SCHUMPETER, 1939, p.l24), sugerindo que ela somente se toma positiva a partir do surgimento das inovaes (1939, 125). Isso significa dizer que o juro tambm encarado como fenmeno monetrio, pois representa a parte do excedente gerado quando surgem as inovaes e o lucro empresarial. Alm disso, h uma suposio inicial na qual o "desenvolvimento surge de uma situao sem desenvolvimento" (SCHUMPETER, 1982, p.47); portanto, toma-se irrelevante a existncia de poupana prvia ou de parcimnia por parte dos agentes econmicos. A poupana somente se constituir "(...) em fundos que so, eles prprios, resultado de inovao bem-sucedida, e nos quais reconhecemos mais tarde o lucro empresarial" (SCHUMPETER, 1982, p.52). Convm observar que, tanto Marx como Schumpeter, ao tentarem elaborar as leis intemas de reproduo do sistema capitalista, partem de modelos abstratos com certas similaridades. Essas abstraes descrevem uma economia em estado estacionrio o caso do fluxo circular de Schumpeter e so ponto de partida para o entendimento do movimento do capital no tempo histrico. A reproduo simples descreve um modelo agregativo de equilbrio em fio de navalha. Nessa situao, a mais-valia totalmente gasta pelo capitalista; contudo Marx trabalha com um modelo terico de economia monetria o dinheiro traz instabilidade e sustenta que as leis de acumulao se orientam por uma taxa de mais-valia positiva. A economia permanece ainda estacionaria, pois os investimentos lquidos no se efetivam, uma vez que o produto liquido no novamente acumulado. Schumpeter descreve o modelo terico do fluxo circular em equilbrio geral walrasiano. Nesse caso, mesmo Schumpeter admitindo um marco institucional capitalista para constrair esse modelo, estabelece a proposio sui generis de que possvel uma economia de propriedade privada, na qual no h lucro empresarial (excetlente) e juro. Deve-se acrescentar, ainda, que, na reproduo simples proposta por Marx, h possibilidade de uma crise mercantil, pois j est introduzido no modelo o dinheiro, assumindo, inclusive, a fimo de reserva de valor. Isso potencializa um desequilbrio interno dessa economia estacionaria. Alm disso, a lei de Say questionada radicalmente por Marx, sendo negada sua validade na prpria economia mercantil simples. Com efeito, mesmo em reproduo simples, no podemos supor uma simao imutvel de eterna calmaria das variveis econmicas. Distintamente, Schumpeter admite um equilbrio perfeito no fluxo circular. O dinheiro , para ele, um numerrio, expressando o equilbrio dos preos relativos. Portanto, no fluxo circular, ao assumir o modelo walrasiano, trabalha-se com a dicotomia entre equilbrio real (preos relativos) e equilbrio monetrio (teoria quantitativa da moeda), isto , com uma "troca direta monetarizada"'*. Em outras palavras, podemos dizer, simplesmente, que temos um

* Essa expresso encontrada em Salama (1980, p.l 11).

modelo de preos distinto na modelagem do fluxo circular e da reproduo simples. No obstante, como veremos, quando ocorre o fenmeno do desenvolvimento, Schumpeter pensa em uma economia em tennos monetrios. Portanto, a modelagem walrasiana revista assumimos aqui um tom interpretativo quando se aproxima o modelo terico da situao do capitalismo real, isto , uma economia tipicamente monetria, em que a acumulao se orienta pela valorizao d o capital taxa de mais-valia positiva. A vantagem lgica da reproduo simples em relao ao fluxo circular situa-se no fato d e que a primeua j mcorpora caractersticas bsicas d o fimcionamento d o capitalismo. Explicando: assume o carter monetrio da teoria do valor, do capital e do juro, bem como hata o dinheiro no como simples immerrio, acrescentando-se novos elementos, como a demanda especulativa por moeda, crdito, etc. Com isso, temos elementos essenciais para negar a validade da lei de Say e demonstrar o carter desequilibrado do capitalismo tal como, ao final, acabam sugerindo Marx e Schumpeter. Ora, Schumpeter enfatizou que o capitalismo no pode ser concebido em estado estacionrio e que a norma do desenvolvimento o desequilbrio. Se aceitarmos que as leis de acumulao so de valorizao do capital, postular a convergncia ao equilbrio inclinar-se ao estado estacionrio, negado pelo prprio sistema. Para evitar esse raciocnio circular do equiHbrio, o carter dinmico do desenvolvimento capitalista s pode ser assimilado quando aceitarmos que o desequilbrio a norma.

Inovao
Para explicar a essncia do desenvolvimento (ou da evoluo econmica), a teoria da movao essencial para, por sua vez, explicar o surgimento do desequilbrio do processo de crescimento uniforme no fluxo circular. Mesmo havendo mudanas de esttica comparativa no seu interior, as modificaes so contnuas e uniformes no tempo. Portanto, ocorre a raptura do estado estacionrio, quando aparecem as mudanas mtemas do processo econmico, surgidas de revolues operadas nas combmaes produtivas. Ao enfatizar o endogenismo das transformaes da vida econmica, o autor no desconhece a existncia d e fatores externos que influem nas flutuaes econmicas. Tais fatores so: variaes climticas, sistemas de taxao e polticas governamentais, e inclui as variaes da populao nesse rol. Os fatores internos so representados pelas mudanas nos gostos, pela quantidade ofertada de fatores da produo e por modificaes nos mtodos e oferta d e produtos (SCHUMPETER, 1939, p.73-74). Atribui papel secundrio aos dois primeiros fatores; logo, concentra-se no terceo aspecto, buscando estabelecer uma linha divisria entre os fatores endgenos e os extemos (SCHUMPETEr, 1968, p.l64). recorrente no raciocnio de Schumpeter a recusa ao mtodo marshaliano (esttico) e sua diferenciao com estado estacionrio. A esttica, como mtodo, resulta em um tipo d e anlise na qual os fenmenos so situados em um mesmo ponto de tempo (SCHUMPETER, 1964, p.254). Descreve o processo econmico

atravs de mudanas adaptativas, encontrando o equilbrio estvel por meio de pequenas variaes marginais. Desse modo, postula-se uma forma de crescimento equilibrado, que, uma vez perturbado, tende a se restabelecer em nova posio d e equilbrio. Implica tambm considerar que o conceito de crescimento distinto d o d e desenvolvimento.^ Ora, para o autor, sob condies estticas no h ciclos econmicos: "As condies estticas so compatveis com um contnuo crescimento (...) tal como seria a conseqncia d o simples fato de u m incremento (ou decrscimo) da populao e do capital" (SCHUMPETER, 1968, p.29). Considera, ento, que o aparato esttico msuficiente para explicar o ciclo, a tendncia e as ondas longas no capitalismo. Trata-se, em sua concepo, de tentar construir um aparato terico que busque explicar os fatores causadores desses fenmenos reais da histria industrial do capitalismo. Deve-se mencionar ainda que, ao construir sua teoria da inovao e ciclos, Schumpeter realiza uma ruptura parcial com o aparato walrasiano; considera-o tambm esttico e somente adaptvel em uma economia estacionaria (SCHUMPETER, 1968, p. 164). Ele demonstra que a situaode equilbrio proposta por Walras no se aproxima das situaes reais d o desenvolvimento industrial. O velho modelo de equilbrio geral dinamizado no tempo e transformado em um modelo histrico com a introduo de novos elementos (as inovaes, novas firmas, empresrios e o crdito). O novo modelo passa a incorporar modificaes tecnolgicas, que lhe alteram o equilbrio, e se introduz, ainda, a acumulao progressiva de capital. Schumpeter, com efeito, objetivou avanar a anlise walrasiana, introduzindo novos componentes ao modelo, capazes de determinar alteraes significativas no estado de equilbrio geral do sistema econmico. Sem desmerecer a modelagem dada pela teoria econmica pura, aproxima-a d anlise histrica, preocupando-se em dar uma nova funcionalidade aos agentes econmicos, principalmente o empresrio e o banqueiro. Nesse sentido, a autonomia do fato econmico puro, face aos demais fatos da vida social, no encarada de maneira rgida, dada sua preocupao com o componente emprico. Os termos "evoluo", "progresso" ou "desenvolvimento", usados no mesmo sentido, caracterizam uma situao oposta, no estacionaria. A evoluo tem um sentido preciso para Schumpeter: compreende as mudanas econmicas como "(...) um processo tinico na perspectiva histrica, e sua caracterstica mais evidente a mutao incessante irreversvel" (SCHUMPETER, 1964, p.71). Vale dizer: o evolucionismo schumpeteriano caracteriza um processo endgeno d e inovao e concorrncia. Quando associa a mutao industrial com o termo biolgico de evoluo, Schumpeter no

o termo crescimento, para Schumpeter, relaciona-se a variaes contnuas nas taxas de crescimento da populao, do estoque de capital ou da poupai^a. Tais variaes so captadas pelo mtodo esttico, Esse processo deve ser diferenciado de desenvolvimento (ou evoluo), cuja determinao conceituai surge para explicar as modificaes da dinmica tecnolgica do sistema, O termo desenvolvimento tambm vem explicar pct que o sistema no pode ser concebido em estado estacionrio (SCHUMPETER, 1939, p.74, p . 8 3 , 9 3 - 9 4 , 1 9 8 4 . p.47; LABINI, 1984, p,25).

hesita em insinuar luna viso social-darwinista, em que, conseqentemente, os mais aptos (firmas) sobrevivem durante o processo. O modelo terico d o fluxo circular concebe, desse modo, uma economia em estado estacionrio, qual seja, com crescimento uniforme das variveis econmicas. A insistncia de Schumpeter em no relacionar sua teoria das inovaes com mtodos de anlise econmica (esttico ou dinmico) deve-se sua compreenso d e que o essencial da mquina capitalista a ruptura com a estacionariedade d o fluxo circular, atravs da ao do processo de inovao e imitao (POSSAS, 1987, p. 177-178). Para ele, uma situao estacionaria d o sistema capitalista pode ser captada indistintamente pelo mtodo esttico ou dinmico (SCHUMPETER, 1984, p . l 3 8 , rodap 24). Assim, no se deve confundir a mptura d o fluxo circular com o mtodo de anlise utilizado. O que caracteriza tal mptura a idia de que o processo deixa de ser estacionrio. Segundo ele, o desenvolvimento "(...) um tipo de mudana que emerge de dentro do sistema, que desloca de tal modo seu ponto de equilbrio que o novo no pode ser alcanado a partir do antigo mediante passos infmitesimais" (SCHUMPETER, 1982, p.47, nota 6). Ou ainda, de forma mais tcnica, significa combinar os fatores produtivos de maneira a construir uma nova funo de produo (SCHUMPETER, 1939, p.87). Tais mudanas, por natureza, so descontnuas, desequilibradas e desarmoniosas (SCHUMPETER, 1939, p.l02), no permitindo conceber o capitalismo como um sistema em estado estacionrio (SCHUMPETER, 1984, p. 112). Os ciclos econmicos, ao descreverem o desenvolvimento em forma de onda, representam a alternncia de situaes (prosperidade e depresso), atravs da qual o sistema busca atingir uma outra posio de equilbrio (SCHUMPETER, 1982, p. 148-9). Para Schumpeter, a movao ocorre em intervalos aleatrios, seguindo-se de um perodo de prosperidade e recesso. Na prosperidade, ocorrem novas combinaes e/ou realocao dos fatores de produo e introduo de novas tecnologias, as quais incentivam a expanso da taxa de investimento da economia e alteraes no estoque de capital. O modus operandi da inovao pressupe a existncia de dois elementos inerentes reahzao das novas combinaes. Primeiro, surgem novas firmas ao lado das antigas, que impulsionam a constmo de novas plantas industriais ou a reconstruo de antigas. A inovao estimula a concorrncia entre as empresas inovadoras e as seguidoras (imitadoras), motivadas pela existncia de lucros empresariais excedente sobre os custos nos ramos dinmicos da indstria ou no comrcio. Esse processo caracteriza a concorrncia schumpeteriana: um processo incessante de queda e subida d e firmas e indstrias, em que as novas combinaes deslocam os negcios antigos, fazendo a s c e n d e r e m (carem) novas famlias na liderana da atividade empresarial (SCHUMPETER, 1982, p.49, 1939, p.93-96). Segundo, os empresrios so grapos sociais com certa qualificao, cuja funo realizar as novas combinaes. identificado como um novo homem, que fiinda uma nova firma e, com sua liderana, encaminha os novos empreendimentos (SCHUMPETER, 1939, p.96, 1982, p.48-66). Distintamente de Marx, que v o capitalista, em alguns momento^ de sua obra, como um agente passivo no contexto do movimento do

capital, o empresrio schumpeteriano toma-se um elemento inseparvel da sua constmo terica e do modus operandi do capitalismo.^ Os ciclos e o tempo histrico desse sistema passam a ser explicados pela interferncia dessa nova varivel atividade empresarial. Em termos metodolgicos, Schumpeter busca no mtmdo dos negcios um agente funcional que ajuda a explicar as flutuaes da economia. Est presente, nessa tica, o mtodo de sistematizao do emprico como plausvel construo de modelos de anlise econmica.' Schumpeter procura ainda identificar causas intemas que explicam essas mudanas peridicas dos sistemas econmicos. A existncia d e empresrios empreendedores u m dos fatos motivadores da prosperidade. Os empresrios realizam as novas combinaes, obtendo lucros empresariais acima da mdia. H transferncia d e meios d e produo para os ramos dinmicos. O crdito canaliza a transferncia do poder de conipra independentemente de poupana prvia das empresas. O boom iniciado pelas indtistrias inovadoras, que geram benefcios ao restante da economia. A indstria de bens de capital tem sua demanda aumentada, e o mesmo ocorre com a de bens de consumo, em virtude do ingresso d e novos trabalhadores n o mercado de trabalho, levando nova demanda d e trabalhadores. Ocorre, ento, a elevao dos nveis de economia em decorrncia da expanso da atividade industrial. Os empresrios tm seus preos e lucros aumentados; logo, passam a ter melhores condies de saldar as dvidas bancrias contradas. Esse fenmeno chamado, por Schumpeter, d e deflao d e crdito. Percebe-se, dessa forma, que h a expanso da renda e da produo, caracterizando u m crescimento da taxa d e acumulao d e capital. A existncia d e lucros empresariais nos setores inovadores impulsiona o movimento da valorizao d o capital. Porm esse processo contido pelo aparecimento de imitadores, os quais intensificam a concorrncia intercapitalista dentro dos ramos dinmicos. A inovao logo passa a ser habitual, retluzindose a taxa de lucro setorial e o papel d o empresrio inovador. A economia entra em processo de acomodao com a queda da taxa d e acumulao d e capital e com a produo sofrendo um planejamento burocrtico. Schumpeter explica as causas da depresso como uma decorrncia lgica do final d o efeito expansivo das inovaes tecnolgicas.

Comoveremos, a construo terica scliumpeteriana pode ser assimilada pela anlise clssico-marxisa, quando nos libertamos do seu conceito de empresrio; ou seja, retomamos o trao marxista da anlise schumpeteriana. Tanto a atitude de Schumpeter como a de Marx obedecem claramente a um padro metodolgico. Contudo, c o m o veremos, Schumpeter, no papel de sintetizador, ecltico ao combinar os elementos tericos marxistas (idia de processo e evoluo, leis de conconiKia etc.) sua teoria subjetiva (empresrio, racionalismo, e t c ) , sendo esta tiltima autnoma e m relao s leis bsicas de movimento do sistema.

Crdito
No fluxo circular, a produo financiada pelas receitas correntes das empresas. O sistema financeiro passa a ter atuao decisiva, ao financiar o desenvolvimento, quando cria um poder de compra ad hoc^ transferido aos empresrios inovadores (SCfUMPETER, 1982, p.72). Portanto, o crdito o instrumento monetiio que permite a realizao das combinaes produtivas, tomando o desenvolvimento econmico possvel pela expanso creditcia. Na concepo tradicional, a expanso da acumulao de capital exige uma poupana prvia de recursos. A preocupao de Schumpeter demonstrai que a realocao dos fatores produtivos, principahnente bens de capital, proporcionada por esse mstrumeno. Nesse cannho, o crdito passa a ser a varivel essencial, visto que permite os investimentos independentemente de poupana prvia. Essa nova alocao de recursos efetiva-se, pois o crdito concentra fundos necessrios para sua posterior entrega ao empresrio inovador. A fonte desses recursos advm do poder de compra que os bancos podem criar (SCHUMPETER, 1982, p.53). Os bancos, pelo efeito do multiphcador bancrio, podem criar meios de pagamento. A criao de crdito inflacionria, pois, temporariamente, cria-se um poder de compra sem um lastro sustentado pela produo. Alm da fimcionalidade do empresrio, atribuda uma fiuicionalidade para a intermediao financeira e seus agentes (banqueiros): criar meios de pagamento e transferi-los para os empresrios realizarem novos empreendimentos. Convm salientar que o crdito ao consumo ou produo corrente no relevante em sua anlise, pois tem em mente uma estratura creditcia voltada para os investimentos em inovaes. Sua anlise sobre o fenmeno da criao de crdito importante, porque capta a relevncia dos sistemas financeiros na retomada do processo de evoluo da sociedade capitalista. Com o desenvolvimento do capitalismo competitivo para o capitalismo trastificado, expandiram-se os instratnentos de crdito e a importncia do sistema financeiro, o qual facilita o acesso ao crdito necessrio ao financiamento da produo corrente e os fluxos de investimentos induzidos pelas novas combinaes produtivas, e, ultimamente, a estabilizao do sistema capitalista. Schumpeter, ao se referir ao mercado monetrio, escreve: "Ele toma-se o corao, embora nunca a cabea, do organismo capitalista" (SCHUMPETER, 1939, p.l27).

Concorrncia
Schumpeter expressa o processo de inovao e o concorrencial (imitao) pelo termo de destraio criadora. A destraio criadora integra um processo "(...) que

"(...) na medida em que o crdito no puder ser concedido a partir dos resultados de empreendimento do passado ou, em geral, a partir de reservas de poder de compra criadas pelo desenvolvimento passado, s6 pode consistir de meios de pagamento credittcios criados ad hoc, que no podem ser respaldados pelo dinheiro, em sentido estrito, nem por produtos j existentes (grifo nosso)." (SCHUMPETER, 1982, p.74).

incessantemente revoluciona a estmtura econmica a partir de dentro, incessantemente destruindo a velha, incessantemente criando nova" (SCHUMPETER, 1984, p. 113). O prprio autor, de um lado, deixa claro que esse processo e note-se que a idia de processo o aproxima de Marx dinmico por sua prpria natureza. A par disso, toma-o como evolucionrio. Vale dizer: a inovao e a imitao caracterizam-se por ser um processo que vem de dentro do sistema em termos marxistas poderamos dizer: imanente sua lgica intema , promovendo mudanas tcnicas na estmtura produtiva. De outro lado, esse tambm um processo orgnico. Sua proposio bsica que o "vento perene da destruio" realizado pelas novas combinaes encaminhadas pelas novas firmas. As modificaes que ocorrem em toda a economia so causadas pelas aes dessas firmas e no podem ser compreendidas pelo mtodo marshalliano (parcial), isto , supor equilbrio esttico, ou, ainda, "etema calmaria" da concorrncia perfeita. Com efeito, de nada adianta estiKlar uma simao esttica de mercado, os movimentos de preo, e t c , se a histria industrial apagada "como se ela no tivesse passado ou fiituro" (SCHUMPETER, 1984, p. 113). Schumpeter busca uma altemativa ao mtodo de anlise tradicional das estramras de mercado e elabora urna nova questo essencial para compreender a concorrncia intercapitalista: "(...) normalmente se v o problema de como o capitalismo administra as estmturas existentes, enquanto o relevante saber como ele as cria e destri" (SCHUMPETER, 1984, p. 114). O autor prope, assim, uma nova abordagem terica de pesquisa da concorrncia para anlise da mesma. Em seu novo esquema, o ttxodus operandi da concorrncia no pode ser dado pela disputa via mecanismo de preos ou ajuste de quantidades, mas introduz novos elementos, retirados da histria industrial: abertura de novos mercados, novos produtos, novos mtodos de organizao do trabalho e administrao, e novas fontes de matrias-primas. Note-se a semelhana com o esquema marxista: na anlise schumpeteriana, o modus operandi da acumulao caracteriza-se pela movao e imitao; j para Marx, a imanncia do processo de reproduo do capital encontrada na busca incessante de valorizao do capital (extrao de mais-valia), que traz, subjacente a tal compreenso, a crescente busca de novos mtodos de produo e o acirramento da disputa concorrencial via concentrao industrial. A luta concorrencial, proposta por Marx, efetivada pelo capitalista individual, possui alguns pontos de similaridade com o processo de destmio criativa, se bem que Marx no restringia o impulso acumulao progressiva somente introduo de inovao. Alis, o conceito schumpeteriano de inovao deve ser revisto: por exemplo, a disputa entre capital e trabalho na apropriao da mais-valia tambm motivadora da introduo de novas tecnologias. Deve-se salientar, ainda, que ambas as anlises se distinguem em virtude de a teoria schumpeteriana juntar a tal processo um elemento subjetivo: a existncia de um gmpo de novos empresrios inovadores. Se relativizarmos esta ltima hiptese, o grau de aproximao entre Marx e Schumpeter inegvel. Os traos evolucionrio e orgnico do modus operandi schumpeteriano demonstram a aproximao entre os autores. Schumpeter aceita a interpretao econmica marxista, entretanto adapta-a ao seu objetivo, qual seja, enfatizar o endogenismo da evoluo econmica, mas acrescenta a firma e o empresrio.

Em smna, o elemento essencial do esquema schumpeteriano demonstrar que a mudana industrial no jjode ser concebida dentro de um modelo estacionrio d e equilbrio esttico. Logo, a dinmica do processo concorrencial no pode situar a firma dentro de um modelo de conconncia perfeita: "Assim, ao se avaliar o desempenho da empresa competitiva, saber se ela tende ou no a maximizar a produo em condies de equilbrio estacionrio perfeito do processo econmico uma questo quase, se bem que no totalmente, irrelevante" (SCHUMPETER, 1984, p . l 0 5 , rodap 5). O modelo de concorrncia perfeita passa a ser a exceo e no a regra da anhse das estruturas de mercado. Schumpeter admite novas estruturas, como a concorrncia monopolista e o oligoplio, como caminho provvel para a anlise da dinmica da formao de preo e da regra de conduta das empresas.

3 - Empresrio como funo


Deve-se, primeiramente, dizer que Schumpeter, tal como Marx, possui uma concepo global de capitalismo, que envolve diversas incurses tericas em oufros campos de anlise alm da economia. Do ponto de vista sociolgico,^ Schumpeter elabora sua prpria concepo de classe social. Em As Classes Sociais num Meio Etnicamente Homogneo, escrito em 1926, o autor descreve as bases de sua teoria de classe, centrando o foco de anlise nos motivos que levam formao das classes sociais. Segundo Gurvitch (1982), sua anlise sofre a influncia de autores como Pareto e Durkhein. Schumpeter (1961, p. 130) define classe social como uma totalidade: "Toda classe social um rgo social especial, vivendo, agindo e sofi^endo como tal e demandando uma compreenso como tal". Ou, ainda; "Classe algo mais do que uma aglomerao de seus membros (...) algo mais d o que isso, e esse algo no pode ser identificado nos comportamentos dos membros da classe isoladamente. A classe tem conscincia de uma identidade como um todo, como tal tem sua vida peculiar e seu 'esprito caracterstico". Schumpeter sustenta que "(...) a participao imma classe um fato primrio, que origmalmente mteiramente independente da vontade do indivduo" (SCHUMPETER, 1961, p.l35). Distingue-se de Marx por sustentar que a unidade de classe a famlia (SCHUMPETER, 1961, p. 139). Por isso, o foco de sua preocupao bsica encontrar os motivas pelos quais as famlias, como classe, ascendem ou decaem aos extratos superiores da eshoitura social (SCHUMPETER, 1961, p . l 3 9 , 1984, p.36).

Far-se- um esboo da teoria de classe de Schumpeter, deixando claro que no temos pretenso de rigor sociolgico.

A explicao desses motivos estabelece uma ponte entre o ponto de vista sociolgico e a teoria econmica. &humpeter procura rejeitar o que chama de "automatismo" de Marx'^ e a concepo clssica da poupana (parcimnia), como tambm do empresrio marshalliano, centrada na eficincia administrativa. Primeiro, ao negar o automatismo (suposto em Marx), explica por que considera que a ao subjetiva (decises de investimento, etc.) pode alterar a lgica ditada pelas leis de acumulao do sistema (SCHUMPETER, 1961, p.l45). Assn sendo, considera que o comportamento mdio das famlias no se orienta somente pela motivao econmica do lucro, mas sua ascenso s pode ser explicada quando "abre novos caminhos". Ou seja, a famlia tem sua posio ameaada ao se orientar estaticamente pela motivao do lucro, pois ocoire o risco, por exemplo, de ser afastada dos negcios pelo processo de destruio criadora. Segundo, os motivos expostos na seo anterior ajudam-nos tambm a perceber que a disposio de poupana (parcimnia) secundarizada pelo autor, pois no esclarece por si s as causas da ascenso ou queda das famhas. Por ltimo, sugere que a atividade empresarial eficiente (persistncia, concentrao no lucro, autoridade, capacidade de trabalho, disciplina, etc.) tambm no habilita nenhuma fentlia a ascender socialmente. Escreve: "Por isso que a definio marshalliana do empresrio, que trata a funo empresarial simplesmente como 'administrao', no sentido mais amplo, atrai namralmente a maior parte de ns. No a aceitamos simplesmente porque no ressalta o que consideramos ser o ponto-chave e o nico que distingue especificamente a atividade empresarial de outras" (SCHUMPETER, 1982, p.56). O ponto-chave que distingue essa atividade (comportamento e aptido especficas) empresarial das outras classes, e explica a ascenso ou queda das famlias e suas fortunas, a atividade orientada para a realizao de novas combinaes produtivas. Cabe aqui, ento, uma pergunta: qual o critrio estratficador de Schumpeter? J afirmamos que existe uma ponte entre a teoria de inovao e a de classe. As classes tm como unidade as famlias, que podem ascender a outras posies sociais, desde que tenham comportamento e aptido orientados para a realizao de novas combinaes. O critrio de diferenciao de classe no a propriedade dos meios de produo, tal como, basicamente, sugeriu Marx. O critrio estratficador das classes, para Schumpeter, definido a partir da existncia de hierarquias de fiines, advindas da diviso do trabalho, em que se distingue a existncia de classes dhigentes e dirigidas." As classes dhigentes assu-

Esse automatismo supe o comportamento do capitalista movido pela paixo acumulao e desconsidera os aspectos subjetivos referentes deciso de investimento. Segundo Gurvitch (1982, p.l26), essa distino expressa uma formulao paretiana. E ainda: "A concluso tirada dessas consideraes consiste na justificao da existncia das classes e sua hierarquia, quer dizer, da desigualdade social maneira de Pareto: Joseph Schumpeter, depois de ter admitido no decurso de sua anlise a realidade dos conjuntos, acaba por desenvolverconseqncias que chocam pelo seu individualismo aristocrtico".

mein um posto mais elevado na hierarquia social e distinguem-se pelo seu trabalho criativo no rotineiro (SCHUMPETER, 1961, p.l61, 1982, p.l9). Portanto, a classe social definida pela sua fimcionaUdade dentro do organisino social hierarquizado, desigual e com diviso do trabalho. 12 Vale dizer: as classes no se distinguem pela concentrao da propriedade do capital, mas por diferentes fiines geradas pela existncia da diviso do trabalho. A posio ocupada dentro dessa hierarquia de funes depende da forma como se distribuem as aptides individuais. Note-se que Schumpeter posmla que as aptides (ability) so distribudas desigualitiente na sociedade, assim como as outras. Schumpeter no deixa divida quanto ao mecanismo de formao de classe: "A base em que se apoia o fenmeno da classe consiste de diferenas individuais de aptido. Entendemos por isso no diferenas num sentido absoluto, mas diferenas de aptido em relao s funes que o meio toma 'socialmente necessrias' em nosso sentido num determinado momento, bem como em relao liderana, dentro d e linhas acordes com essas fimes. As diferenas, alm do mais, no se relacionam com o indivduo isoladamente, mas com o cl ou famlia" (SCHUMPETER, 1961, p.l87). Aceitando a diferenciao de aptides entre as famlias, Schumpeter esbarra em consideraes que o levam ao campo individual (aptides fsicas, mentais, psquicas, e t c ) , ao mesmo tempo em que do um tom darwinista ao processo social (SCHUMPETER, 1961, p . l 8 9 ) . O autor frisa, entretanto, que as famlias exercem funes socialmente necessrias, ligadas a posies na rbita produtiva, as quais lhe garantem o exerccio da liderana social. Portanto, na sociedade capitalista, o critrio de diviso de classe passa a ser o seguinte: h classes que se orientam para o mundo dos negcios e "outras classes em que o aspecto econmico do comportamento eclipsado por outros aspectos" (SCHUMPETER, 1982, p.9). A razo encontrada para a ascenso ou queda das famlias como classe deve-se ao processo seletivo, no qual alguns membros realizam uma atividade de mptura com a rotina dos negcios, permitindo o surgimento de algo novo fonte da fortuna. Em outras palavras, as classes, surgidas devido sua funo especfica e diferenas de aptido, ascendem a novas posies para fora dos limites de classe ou dentro da mesma classe como decorrncia da aptido rotina ou inovao; logo, recorrente esse processo seletivo subida e queda de famlias , pois o mesmo ocorre pari passu ao processo de inovao. O conceito de empresrio , pois, defmido pela ftino de realizar novas combinaes, isto , sair da rotina esttica da simples administrao cientfica (sentido marshal-

"Cada classe est sempre ligada a uma funo especial (...) Toda classe, em outras palavras, tem uma funo definida, que deve atender de acordo c o m seu conceito e orientao, e cujas obrigaes na realidade cumpre c o m o uma classe de e pela conduta classista de seus membros." (SCHUMPETER, 1961,p.l63). "Ns postulamos que as capacidades esto distribudas desigualmente, assim como outras, e consideramos que este fato tem uma importante influncia nos mecanismos da transformao econmica (...)." (SCHUMPETER, 1939, p. 130).

liano) do negcio (SCHUMPETER, 1939, p . l 0 2 , 1982, p.54). A elaborao desse conceito um dos traos mais caractersticos de contribuio terica schumpeteriana, mas isso no implica, a nosso ver, considerar que o conjunto de sua teoria dependa de tal conceito. Como demonstramos acima, a descrio do empresrio e sua funcionalidade obedecem, pois, a uma lgica na qual est subjacente uma teoria de classe. A distino entre empresrio e capitalista ajuda a demonstrar que a funo empresarial independe da propriedade jurdica do capital e da posse do capital monetrio. Dessa forma, as modificaes advindas cohi o capitalismo trusificado levam a funo empresarial a ser exercida por outros indivduos que no sejam o proprietrio da empresa: gerentes, assalariados ou controladores de aes. No se pode perder de vista, de um lado, que a conceituao do empresrio como funo alm de aceitar estruturas conceituais como hierarquia, desigualdade, seleo natural, etc. implica a negao da propriedade do capital como essencial para a delimitao de uma classe social. De outro lado, permite extrapolar que a funo empresarial no se restringe economia capitalista, podendo ser encontrada em "formas primitivas", ou at mesmo em uma comunidade socialista. Ou seja, Schumpeter desenvolve um conceito a-histrico de empresrio e, em tiltima anlise, uma teoria d e classe social d e cunho idealista. Vejamos uma indicao precisa sobre esse ponto: A fiino empresarial no est confinada sociedade capitalista, j que tal liderana econmica poderia estar presente, embora em outras formas, mesmo em uma tribo primitiva ou em uma comunidade socialista (SCHUMPETER, 1939, p.223). Cabe ainda salientar que, ao assumir a diferenciao da funo do capital entre empresrio e capitalista, Schumpeter considera que os empresrios no correm risco e no conseguem formar uma classe social. Primeiro, corre risco quem detm a propriedade jurdica da firma ou cede o capital monetrio (SCHUMPETER, 1939,104,1982, p,54). Segundo, os empresrios no formam uma classe, pois "a funo empresarial no pode ser herdada" (SCHUMPETER, 1982, p..56); logo, "(...) a classe burguesa os absorve e a sua famlia e conexes, assim recmtando-se e revitalizando-se permanentemente, enquanto, ao mesmo tempo, as famlias que rompem sua relao ativa com os 'negcios' saem dela aps uma gerao ou duas" (SCHUMPETER, 1984, p.l75). Do ponto de vista da teoria econmica, o sistema schumpeteriano assume, como inerente ao modus operandi da inovao, a existncia de novos empresrios e de novas

o leitor deve perceber como, por exemplo, Gurvitch refere-se teoria de classe schumpeteriana: " fcil reparar que, apesar do relativismo e do historicismo do pensamento econmico, Schumpeter procura 'a essncia' das classes sociais num vazio, fora da sociedade real, fora das suas estnituras tpicas e das suas conjunturas particulares, fora da histria, afinal" (GURVITCH, 1982, p. 129).

firmas. Como vimos, os empresrios promovem as mudanas descontnuas que alteram o estado de equilbrio do modelo econmico em fluxo circular. Atravs da realizao de novas combinaes conseguem construir uma nova funo de produo, ou combinar os iwursos produtivos de maneira nova. Distintamente de Marx, que analisa esse agente econmico como um ser objetivado dentro do sistema capitaEsta, Schumpeter sustenta que a "(...) fiino dos empresrios reformar ou revolucionar o padro de produo explorando uma inveno ou, mais geralmente, uma possibilidade ainda no tentada de produzir nova mercadoria, de produzir uma j existente de maneira nova, de abrir uma nova firente de oferta de materiais, uma nova colocao para produtos existentes, de reorganizar uma indstria e assim por diante" (SCHUMPETER, 1984, p.l73). A matriz terica do conceito de empresrio schumpeteriano tambm se origina das anlises de Say e Walras (SCHUMPETER, 1982, p . 5 4 - 5 5 ) ' \ Wahas divide a riqueza social em duas grandes categorias: os capitais e os rendimentos. Todos os agentes econmicos so proprietrios de capital: os trabalhadores possuem seus capitais pessoais e recebem salrios como remunerao para seu fator; os proprietrios de terra recebem como rendimento aluguel; e h ainda os capitalistas propriamente ditos, que so os donos das mquinas e equipamentos, recebendo o juro como remunerao do capital. Walras divide os agentes econmicos pela propriedade do fator de produo: capital, terra e trabalho, enfatizando que cada agente oferece seus servios em troca de um dado rendimento. O empresrio walrasiano adquire tais fatores no mercado, conjuntamente com os bens intermedirios, e os combina com base na tecnologia dada. A idia de combinao dos recursos produtivos de Say. Ao construir a estrutura conceituai de empresrio a partir de Wahas e Say, Schumpeter aceita o padro metodolgico neoclssico, assentado em proposies como, por exemplo, o pressuposto da racionalidade e do comportamento individual dos agentes econmicos. Portanto, o conceito de empresrio formulado, grosso modo, a partir de elementos subjetivos, representando a sistematizao do comportamento visvel do empresrio. Ou seja, combinar os recursos, procurar maximizar as funes de produo a partir do uso de recursos escassos uma abstrao derivada da atividade concreta dos empresrios. A atitude de Say, Walras e Schumpeter, ao elaborarem essa categoria conceituai, a atitude sistmica de refinamento da linguagem dos negcios. O prprio Schumpeter reconhece isso quando diz que o objetivo da cincia econinica refinar o senso comum, isto ,"(...) mostra[r] que o homem de negcios tem uma plena idia da lgica que inerente aos fatos econmicos e que a tarefa dos cientistas econmicos formul-la de maneira mais rigorosa" (SCHUMPETER, 1939, p.5). Schumpeter passa, ao longo de sua obra, enaltecendo valores subjetivos, como esprito empresarial, capacidadedirigente, vontade de inovar, e t c , os quais so realmente elementos psicossociais existentes como comportannto de muitos empresrios. Certamente, esses

Ver tambm Napoleoni (1979), onde esse autor resume o pensamento de Walras.

valores e tipos comportamentais no se situam fora dos padres colocados na estrutura econmica. Pode-se dizer ainda que Marx subestimou tais elementos, mas tal subestimao irrelevante, quando consideramos a essncia de seu sistema terico. Afinal, no sistema terico marxista tais elementos so passivos. A atitude de Marx em relao aos agentes econmicos (classes), componentes do seu sistema terico, e igualmente a de Schumpeter, depende das hipteses bsicas sobre as quais repousa a explicao do fimcionamento do capitalismo. Schumpeter, quando constri a categoria conceituai de empresrio, faz a sntese (Durkheim, Pareto, Walras, Say, e t c ) , utilizando-se do padro terico neoclssico e criticando Marx pelo automatismo do comportamento do capitalista e pela sua falta de percepo quanto importncia do empresrio na evoluo capitalista. Alm disso, introduz-se outra figura importante no sistema terico: o banqueiro (responsvel pela transferncia de crdito que financia as inovaes). Ao longo de nossa anlise, esboamos um quadro conceituai da concepo subjetiva do empresrio schumpeteriano, mas falta ainda fazermos a crtica lgico-histrica a essa estrutura conceituai e verificarmos como se encaixa na teoria do empresrio com a parte de inspirao marxista do seu sistema. Dizemos, nesse sentido, que o trabalho de sntese terica de Schumpeter tem traos da epistemologia marxista. Sobre essa questo, nos deteremos na prxima seo.

4 - As contradies do conceito
Schumpeter parte de uma proposio subjetiva, atribuindo como inerente ao processo de inovao a existncia de novos empresrios, individualistas e dirigentes. Nesta seo faremos duas crticas estrutura conceituai do empresrio. A primeira a crtica consistncia interna do seu modelo, onde se demonstra a conseqncia lgico-histrica da aceitao das premissas desse modelo em oposio anlise clssico-marxista.'^ A segunda enfatiza que Schumpeter oscila entre o marxismo e a escola neoclssica. Sua sntese terica revela-se inadequada ao resgatar a eshiitura conceituai do empresrio sobre bases neoclssicas.

As conseqncias do modelo
Como resposta concepo marxista, Schumpeter considera que a gnese histrica do capitalismo deve ser buscada em outros fatores subestimados por Marx. De um lado, esse autor nega lgica e historicamente a necessidade de acumulao de estoque

'* Boa parte de nossa argumentao embasa-se na excelente exposio de Possas (1987).

(acumulao primitiva de Marx) como fator determinante do surgimento do desenvolvimento capitalista. Em outras palavras, seu modelo terico permite deduzir que no necessria a existncia de capital acumulado, tal como props Marx, e tampouco poupana, para se efetivarem as mudanas descontnuas na economia estacionaria. Do ponto de vista lgico, Schumpeter (1982, p.47), quando explica o surgimento de tais mudanas, faz a suposio inicial de que no houve processo de desenvolvimento anterior. Toma-se, desse modo, iirelevante a existncia de poupanas prvias ou acumulao de estoques como decorrentes de desenvolvimentos anteriores. Para ele, como j enfatizamos, o processo de inovao (imitao) consiste em que as novas combinaes implicam alteraes na estmtura de oferta e demanda de bens de capital. Se h crescimento da oferta de capital ou da poupana, isso no explica a essncia de tal processo (SCHUMPETER, 1982, p.50). A inovao sugere a reaiocao dos recuisos produtivos em novas combinaes, sendo facilitada pela existncia de um poder de compra criado ad hoc pelos bancos. A teoria schumpeteiiana tem certa linearidade ao explicar o modus operandi da acumulao capitalista: a inovao pressupe como necessrio o aparecimento em cena de novos elementos (novos homens e empresas); sugere o crdito (capital monetrio), como instramento financiador desses novos empreendimentos. Tal conjimto de condies postas em movimento permitem modificar em cadeia as estiumras na oferta de bens capital e, posteriormente, na de bens de consumo, dispensando a posmlao terica da necessria acumulao prvia de capital. Portanto, nessa linha de raciocnio, Schumpeter toma desnecessrios os conceitos da teoria (neo)clssica e marxista: parcimnia, abstinncia, poupana como fundo de investimentos, bem como a acumulao prvia de bens. Por fim, o conceito de classe (no sentido marxista) tambm desnecessrio. O empresrio, para ascender ao mundo dos negcios, precisa de poder de compra, ou seja, acesso ao capital monetrio, no havendo qualquer vinculao com a propriedade dos meios de produo. A teoria schumpeteriana permite secundarizar aquilo que Marx chamou de acumulao primitiva: um longo processo histrico de separao dos meios de produo dos seus produtores, ou melhor, a fase primeira na qual a relao capitalista se constitui, garantindo as condies prvias para a subsuno formal do trabalho ao capital: separao do trabalhador dos seus meios de produo e das condies de controle do processo global de produo, formao do mercado de trabalho, etc. Schumpeter (1984, p.34), no Capitalismo, Socialismo, Democracia, nega, do ponto de vista histrico, essa proposio marxista de maneira sutil. Sem cair diretamente na apologia clssica, naquilo que chama de "conto de fada burgus", reconhece que o argumento marxista plausvel. Considera, no entanto, que este superestimou a explorao decorrente da acumulao originria. Sua idia bsica que a "burguesia mdustrial e comercial ascendeu atravs dos xitos nos negcios" (SCHUMPETER, 1984, p. 100). Observa ainda que a poupana foi um importante mtodo de acumulao prvia de capital, mas que, primordialmente, a funo empresarial explicativa do xito dos empreendimentos industriais. Alm disso, Schumpeter atribui ao capitalismo o desenvolvimento da racionalidade econmica em maior grau da civilizao humana. A racionalidade no est presente somente nesse sistema, mas sob o regime do capital acrescentam-se novos elementos: a moeda e o individualismo. Para ele, o capitalismo

passa a ser a "fora propulsora da racionalizao do comportamento humano" (SCHUMPETER, 1984, p.l65). A moeda um smbolo dessa racionalidade. Atravs de sua funo de imidade de conta, permite a existncia de sistemas de clculos econmicos e contbeis, capazes de guiar as decises racionais dos empresrios e demais agentes econmicos. Em sentido oposto, para Marx, a moeda ou dinheiro o smbolo da reificao das relaes humanas, carregando inrinsecamente aspectos de irracionalidade do prprio sistema. Ademais, Schumpeter acrescenta que a atitude mental do capitalista pode-se dizer, seu esprito individualista e liderana permitiu o sucesso da empresa capitalista em diversos estgios de desenvolvimento, consolidando uma classe empresaria! bem dotada intelectualmente. Aqui novo contraste: Marx no se orientava pela busca da racionalidade da ordem econmica a partir de indivduos especiais, mas procurava buscar o estudo da totalidade estruturada, suas leis e relaes. Shumpeter observa ainda que "(...) a moderna fbrica mecanizada e o volume de produo que dela jorra, no apenas a tecnologia moderna e a organizao econmica, mas todas as caractersticas e conquistas da civilizao moderna so, direta e indiretamente, produtos capitalistas" (SCHUMPETER, 1984, p.l65). Com efeito, na sua concepo, se h cincia racional, arte e estilo de vida burgueses, processo d e racionalizao dos comportamentos humanos (pessoal e cientfico), tais processos so decorrentes da atitude pragmtica e utilitarista d o processo capitalista. O leitor deve notar que o autor explica a gnese do capitalismo pela reafirmao da funo empresarial. Da mesma forma, enaltece a racionalidade econmica prtica do empresrio, influenciadora de padres racionais de comportamento cientfico, cultural e tecnolgico. Os autores Clemence & Doody (1966, p.33-35), schumpeterianos reconhecidos, demonstram a radicalidade desse modelo terico e confirmam que a economia em fluxo circular serve como contraposio tese de Marx de acumulao primitiva, demonstrando desnecessria a teoria de classe marxista. Segundo esses autores, o modelo do fluxo circular representa a viso ortodoxa da essncia da sociedade capitalista, representando a aproximao institucional da mesma. Nas suas palavras: "O modelo corresponde a um padro particular existente historicamente em uma poca definida e rea especfica, e este fato tem sido freqentemente manifestado pelo autor [Schumpeter] (CLEMENCE, DOODY, 1966, p.33). Sustentam ento que: "Um dos mritos do sistema schumpeteriano que ele capaz de explicar como surge uma sociedade sem a definio do [conceito] de classe capitalista; o processo de desenvolvimento cria as fortunas familiares, traz ao grupo hereditrio o comeo da prpria riqueza. O que mais importante que o modelo possibilita-nos perceber que a existncia da classe capitalista, no sentido marxista, uma iluso e que os membros deste grapo mudam cxintinuamene, conforme o sucesso da criao das novas fortunas e destraio das antigas" (CLEMENCE, DOODY, 1956, p.35).

A citao acima reafirma a posio de que a teoria de classe de Marx desnecessria, bem como enfatiza a possibilidade de ascenso da classe capitalista sem a prvia acumulao originria de capital. Basta haver um grupo especial de novos homens, com acesso ao crdito, realizando com xito as novas combinaes conseqentemente romjjendo a estacionariedade da economia capitalista para ocorrer o surgimento do excedente (lucro empresarial) e a ascenso de novas famlias no mundo dos negcios e crescimento de suas fortunas. A viso ortodoxa desses autores expressa uma contundente crtica lgico-histrica ao mtodo de anlise marxista. O sistema schumpeteriano, nesse aspecto, representa uma alternativa terica ortodoxa construo terica marxista, uma vez que o fluxo circular pode ser interpretado como negao da acumulao primitiva marxista e do conceito de classe social. No caso dos sistemas tericos em questo, a aceitao de uma das proposies implica a negao do outro sistema. Ou melhor, suas posturas tericas quanto gnese, empresrio e racionalidade do sistema so diametralmente opostas, sugerindo a escolha de imi caminho no que tange aceitao de uma ou outra hiptese como primordial construo da teoria econmica. As afirmaes acima, a nosso ver, [iodem ser melhor precisadas. Em outros termos, o sistema schumpeteriano admite a crtica interna no que se refere estrutura conceituai do empresrio, que o deixa bastante distante do ponto de vista terico e histrico da concepo marxista.''^ J demonstramos a recusa de Schumpeter acumulao originria proposta por Marx. Dessa forma, se assumirmos que o processo de acumulao e a inovao possuem certa articulao, no isolando as modificaes da base tcnica do processo de valorizao do capital, podemos conceber a mudana tecnolgica como no necessariamente autnoma em relao s leis de acumulao de capital. Com efeito, o conceito de empresrio deve ser adequado real funcionalidade e articulao com o processo de valorizao, no precisando ser exclusivamente relacionado existncia da inovao, al como sugere a teoria schumpeteriana. C o m o observa Possas (1987, p . l 8 0 ) , um modelo de reproduo do capital lgica e historicamente inaceitvel como viso da estrutura capitalista, quando supomos a no-existncia do lucro, do juro e da acumulao de estoques de bens nas mos dos capitalistas. O sistema schumpeteriano parte dessa hiptese apriorsica (POSSAS, 1987, p . l 8 0 ) ao conceber que no h lucro, juro e acumulao originria de capital na economia em fluxo circular. Portanto, as contradies decorrentes da aceitao das hipteses schumpeterianas esbarram nos seguintes fatos histricos: primeiro, a existncia da acumulao originria; segundo, de o lucro ser a motivao essencial do mundo dos negcios mesmo em uma economia estacionaria; terceiro, d o fato de a fimo empresarial no ser autnoma aos ditames

A argumentao esboada aqui incorpora a exposio de Possas (1987, p.178-80). Esse autor demonstra que a estrutura conceituai do empresrio schumpeteriano decorre de uma hiptese apriorstica, ou, em sua expresso, da "forma caricatural do 'empresrio schumpeteriano'".

impostos pela prpria acumulao anttese entre capital e trabalho e concorrncia 'entre os capitais. Para nlo recak nessas contradies internas presentes nesse sistema terico lucro e taxa de juro zero no fluxo circular, e o conceito de empresrio vinculado exclusivamente ao conceito de inovao e sem desmerecer a contribuio de Schumpeter teoria da dinmica econmica. Possas sugere resgatar a concepo clssico-marxista, pois esta reconhece que a acumulao progressiva de capital somente possvel atravs da crescente remunerao do capital, medida pela taxa de lucro. Em condies de reproduo ampliada, e no necessariamente de movao, o capitahsta necessita obter a remunerao que o incentive expanso de seus negcios. m suma, a estrutura conceituai do empresrio e fiincionahdade dentro do fluxo circular desmontada por sua prpria contradio mterna: na economia estacionariaem condies de reproduo a taxas uniformes no decorrer dio tempo , o crescimento dos estoques e dos fluxos tem como impulso imanente a valorizao do valor-capital, a concorrncia mtercapitalisa e a necessidade de financiamento desse capital atravs de uma taxa de juro positiva. Como sustenta Possas (1987, p.l80), isso implica dizer que a "(...) distino conceituai entre as fimes 'empresarial' e 'gerencial' ('rotineira') perde muito sua n i t i d ^ e relevncia terica". Ou seja, o lucro e o juro existem no fluxo chcular independentemente da fimo do empresrio movador. Ademais, a inovao, mesmo que impulsionada por novos empreendedores, tem sua explicao terica derivada a partir do processo de acumidao e no pela hiptese subjetiva da existncia de empresrios especiais, que levaria teoria equivocada de ciclos determinados simplesmente pela ao empresarial (CLEMENCE, DOODY, 1966, p..52 5.5). Alm disso, cabe ainda mencionar a crtica (provavelmente no a nica) quanto extrapolao da teoria schumpeteriana a outras situaes especficas, como dos pases subdesenvolvidos. Dentro dessa linha, Wallich (1969, p . l 9 8 ) sustenta o argumento de que, nas economias perifricas, "(...) o empresrio no a principal fora motora, a inovao no o processo mais caracterstico, e o enriquecimento no o objetivo predominante". Para ele, o Estado'^ cumpriu, em certo sentido, a funo empresarial, pois toma-se o "agente visvel e ativo" (WALLICH, 1969, p.200). Os capitalistas dessas regies no se tomam o empresrio schumpeteriano, em fiino de sua mentalidade e caracterstica de grande proprietrio, pela desconfiana das aventuras industriais e por seu passado feudal (WALLICH, p . l 9 9 ) . A crtica apreciada acima pode ser contraposta, com base na afirmao de Liebhafsky (1968, p.580). "O prprio Schumpeter considerou que o empresrio poderia assumir diferentes formas. De fato, nos pases subdesenvolvidos, os govemos oficiais assumiram

Wallich (1969, p20S) atribui um papel diferenciado ao Estado. N o caso do desenvolvimento derivado, sua atuao de suma importncia, pois vem atender s demandas sociais por melhores condies de vida. Ademais, contribui no processo de investimento em infra-estrutura da economia, necessria para criao das condies bsicas para a acelerao do processo de industrializao.

a funo, o que no consistente com suas teses bsicas. O elemento importante em sua teoria a funo empresarial, e no sua forma." Nessa passagem, a argumentao do autor coerente com algo que viemos afirmando: o conceito de empresrio, no contexto da teoria schumpeteriana, consiste na funcionalidade desse agente econmico no processo de desenvolvimento. Em vista disso, a funo empresarial no especifica qual o elemento ativo que efetivar o surgimento das inovaes. uma sada denho das premissas schumpeterianas. Contudo a crtica contundente ao conceito de empresrio surge quando percebemos seu carter a-histrico e enfatizamos a contradio lgica com o modelo de acumulao capitalista.

Entre Marx e a escola neoclssica


A segunda crtica ao conceito de empresrio schumpeteriano refere-se ao fato de que o trao marxista de seu sistema terico desfigura-se com a aceitao de conceitos ou premissas subjetivas (empresrio, individualismo, racionalidade, etc.) de orientao neoclssica. Mas no ser afirmao desmedida sustentarmos uma leitura de Schumpeter, aproximando-o de Marx? Limpemos a rea com relao a esse aspecto. Schumpeter aproximou-se criticamente da interpretao materialista da histria de Marx. Reconhecia seus mritos, mas tecia algumas ressalvas. O autor trava, no decorrer de sua obra, um longo dilogo com Marx. Considera o materialismo histrico como uma poderosa realizao anaHtica (SCHUMPETER, 1984, p.27). Sua crtica mais direta s implicaes dessa teoria relaciona-se teoria de classes de Marx, considerada ponto dbil da anlise marxista. Schumpeter entende o materialismo histrico como hiptese de trabalho para fins d e anlise cientfica da histria. A ruptura de Marx c o m o idealismo hegeliano saudada como positiva, pois afasta Marx da metafsica d e Hegel. O "evolucionismo" e a proposio de separao entre base econmica e superestruuras so aceitos por Schumpeter como as contribuies relevantes d e Marx. C o m o vimos, para Schumpeter, o evolucionismo compreende os fenmenos scio-econmicos, que "(...) constituem um processo nico na perspectiva histrica, e sua caracterstica mais evidente a mutao incessante e irreversvel" (SCHUMPETER, 1964, p.71). primeira proposio o evolucionismo de Marx ati^ibuda importncia primordial, aproximando suas anlises. Para ele, "(...) a teoria de Marx evolucionisa, num sentido no qual nenhuma teoria econmica o foi: tenta descobrir o mecanismo que transforma em outro determinado estado da sociedade, por simples operao e sem o auxlio de fatores extemos" (SCHUMPETER, 1964, p.23). Schumpeter faz referncias s proposies "evoiucionistas" de Marx das quais partilha em sua prpria obra.

Primeiro, assume que "(...) as formas ou condies de produo so determinantes iindamentais das estruturas sociais, que, por sua vez, geram atitudes, aes e civilizaes" (SCHUMPETER, 1984, p.28). Significa, ento, que o sistema schumpeteriano assume esse trao similar ao sistema de Marx. Mesmo assim, para o autor marxista Godelier (1976, p.28), a posio schumpeteriana pseudomaterialista e economicista, pois Schumpeter deriva toda a racionalidade econmica da prtica dos negcios (tica do concreto) e, ao mesmo tempo, considera que a gnese e o desenvolvimento do capitalismo so explicados, em ltima anlise, pelo comportamento subjetivo de elementos inovadores. A nosso ver, h um trao marxista nesse autor, que entra em contradio com os aspectos de sua teoria subjetiva de empresrio. Quanto ao economicismo, a discusso mais complexa, mas podemos indicar que Schumpeter procura se livrar de qualquer esquema de determinao rgida do econmico sobre os outros fetos sociais. No aceita as objees (do tipo Bemstein) que desmerecem o materialismo de Marx (SCHUMPETER, 1984, p.29). Admite, ainda, a interao entre o econmico e o institucional, procurando abrir a hiptese marxista para outros aspectos (ideolgico ou religioso). Afirma, nesse sentido, que "(...) a totalidade dos fatos e argumentos apresentados por Marx Weber adapta-se perfeitamente ao sistema de Marx" (SCHUMPETER, 1984, p.27). No obstante coerente em argumentar que a ao ideolgica e tica dos indivduos depende, em certo sentido, do "conjimto objetivo", que d a d o pelas relaes de produo. Segundo, Schumpeter aceita a proposio de Marx de que "As prprias formas d e produo tm uma lgica sua; ou seja, mudam de acordo com necessidades que lhes so inerentes, de modo a produzir suas sucessoras, atravs de seu mero funcionamento" (SCHUMPETER, 1984, p.28). O autor concorda com Marx que o capitalismo possui suas leis internas d e funcionamento e que estas determinam dada tendncia ao sistema. Tal como Marx, assume que o processo econmico se caracteriza pela instabilidade cclica. Em outras palavras, pode-se dizer que o sistema possui ciclos endgenos; entretanto Schumpeter considera que a anlise marxista "no possua uma teoria adequada da empresa e era incapaz de distinguir o empresrio do capitalista" (SCHUMPETER, 1984, p.52). Conforme afirmamos anteriormente, os traos evolucionrio e orgnico do sistema terico schumpeteriano esto assentados em bases semelhantes a Marx. Dessa forma, Schumpeter busca inspirao em Marx, qual seja, aceita as idias de processo e evoluo, entretanto adaptando-as aos seus objetivos: enfatizar os mecanismos internos ao modus operandi do capitalismo, que o levam acumulao progressiva e instabilidade (a inovao e os ciclos). Porm o empresrio colocado dentro desse esquema como figura essencial, surgindo a linha de ruptura com Marx.

Escreve Schumpeter (1984, p. 162): "Ora, presumivelmente a atitude racional se forou na mente humana devido, basicamente, necessidade econmica; tarefa econmica cotidiana que devemos nosso treinamento elementar em pensamento e comportamento racionais no tenho qualquer hesitao em dizer que toda lgica derivada do padro de deciso econmico ou, para usar uma de minhas frases preferidas, jue o p a d r o econmico a m a t r i z Ia lgica (grifo nosso)"

Resta ainda demonstrar o segundo aspecto da anlise schumpeteriana. Schumpeter concorda com a separao entre modo de produo e superestruturas. Isso, em sua linguagem, se traduz pelos termos "mquina capitalista" e "civilizao capitalista". Na seguinte passagem, podemos confirmar nossa afirmao: "(...) passamos agora ao complemento cultural da economia capitalista sua superestrutura scio-psicolgica, para falar na linguagem marxista" (SCHUMPETER, 1984,p.l60). Sievers(1963,p.62) sustenta a afirmao acima e observa que tanto Marx como Schumpeter conceberam as estruturas institucionais e a mquina capitalista como um conjunto mtegrado. N o entanto Schumpeter, ao contrrio de Marx, demonstra que a mquina capitalista no entra em colapso por algum trao econmico deconente de suas leis de funcionamento, como Marx evidencia em O Capital. Sua resposta a Marx enfatizar que a acumulao progressiva de capital por "(...) seu prprio xito solapa as instituies sociais que protege e 'inevitavelmente' cria condies em que ele no capaz d e viver e que apontam com fora para o socialismo como seu herdeiro virtual" (SCHUMPETER, 1984, p.87). Em outras palavras, temos um Marx s avessas, como denomina Joan Robinson. Cabe indagar, por qu? Pelo fato concreto de que a resposta de Schumpeter a Marx apaga o trao antagnico da acumulao de capital. No toa que este rejeita a teoria de classe de Marx por ser teoricamente equivocada e ideolgica (SCHUMPETER, 1964, p.75). Na segunda parte de Capitalismo, Socialismo e Democracia, reafirma sua tese fundamental, da qual daremos algumas indicaes necessrias a seguir. Ao fazer a defesa das potencialidades econmicas do capitalismo e dos seus xitos histricos inegveis, ele pensa que o sistema produz para as massas. Acredita que a evoluo capitalista pode eliminar o desemprego e a pobreza, visto que "eleva progressivamente o padro de vida das massas" (SCHUMPETER, 1984, p.95). Considera que a mquina capitalista "(...) uma mquina de produo em massa, o que, sem dvida alguma, significa tambm uma produo para as massas" (SCHUMPETER, 1984, p.93). Em face disso, sua anlise no evidencia a contradio entre a lgica imanente do capital: valorizao do valor e as necessidades sociais da populao consumidora. Para Schumpeter, essa contradio uignua (SCHUMPETER, 1984, p.03). Mesmo que Marx e Schumpeter, cada um a seu grau, tenham reconhecido o carter progressivo do capital, suas concepes enfatizaram aspectos distintos motivadores do colapso do capitahsmo. Para Marx, a explorao do trabalho e a conseqente evoluo dos salrios reais e da distribuio de renda, aliada ao processo contraditrio de acumulao concentrao industrial, queda da taxa de lucro e crescente composio do capital, etc. encaminhavam o sistema crise de longo prazo e a transio economia sociahsta. Distintamente, para Schumpeter, o lado progressivo da acumulao relacionado fimo empresarial e efetivao das inovaes. Dado que a fimo do empresrio schumpeteriano combinar novas fimes de produo aproveitando os recursos existentes, redirecionando-os nova lgica tecnolgica, basta a efetivao dessas condies para afastar a possibilidade de crise do sistema pelo lado das leis de acumulao de capital (LABINI, 1984, p.58). Esse esquema paradoxal de Schumpeter, que retira da esfera objetiva do processo de acumulao de capital a explicao da crise, no deixa de ser simples, uma vez que depeiide de duas variveis bsicas: o empresrio e o processo de inovao, Com efeito,

o colapso do capitalismo passa a ser explicado a partir da projeo do que acontece com a fimo empresarial e com a superestrutura capitalista. A idia da crise do capitalismo, para Schumpeter, decorre, ento, lgica e historicamente, da acomodao da funo empresarial, do planejamento burocrtico das empresas e da existncia de uma intelectualidade crtica ordem capitalista. A tendncia evoluo capitalista faz a funo empresarial perder sua importncia e at o progresso tcnico tomar-se rotina. "O progresso tecnolgico est se transformando em asstmto de equipes de especialistas treinados que criam o que lhes pedido e fazem-no fimcionarde maneira previsvel." (SCHUMPETER, 1984, p.l74). Ou seja, o empresrio aventureiro, com sua personalidade e fora de vontade, sucumbe frente s modificaes das estraUiras das empresas monopolistas, cujas burocracias administrativas dominam o cenrio dos negcios. Talvez, com certo saudosismo do capitalismo empresarial, Schumpeter estivesse temeroso com o "(...) progresso econmico [que] tende a se tomar despersonalizado e automatizado. O trabalho de equipes e comisses tende a substituir a ao individual" (SCHUMPETER, 1984, p. 174).

5 - Concluso
Quando nos referimos a que a sntese terica schumpeteriana oscila entre a linha de pensamento marxista e a neoclssica, estamos destacando que, em vrios momentos de sua obra, o autor se aproxima de Marx quando sugere que as aes individuais so moldadas pelo "conjimto objetivo" da estmtura econmica. Captando as idias de processo e evoluo, caracteriza o processo de inovao e concorrencial como "destmio criativa" e preocupa-se em analisar as superestraturas da sociedade capitalista. Schumpeter ecltico o suficiente para usar Walras e Marx no sentido de atingir seus fins. Primeiro, procura demonstrar que a anlise cientfica do capitalismo deve ser construda em outras bases distintas do mtodo esttico. Prope um modelo walrasiano dinamizado pelas mudanas tecnolgicas. Segundo, utiliza aquilo que considera cientfico em Marx para adequ-lo lgica de defesa do capitalismo. Com efeito, constri um aparato terico que servederesposta ao sistema marxista, tanto no sentido da tcnica econmica como da ao ideolgica. No obstante sua aproximao com a anlise marxista rompe-se quando Schumpeter valoriza a estmtura conceituai do empresrio wahasiano (incluam-se tambm o pressuposto racionalidade econmica e a explicao da gnese do capitalismo), dando-lhe uma autonomia em relao ao modus operandi do desenvolvimento capitalista. No sistema schumpeteriano, aparecem elementos similares aos do sistema marxista, constmintes essenciais de seu sistema terico. Repetindo, em outras palavras: h um conjunto objetivo que molda os coir^rtamentos, uma mquina capitalista progressista e uma civilizao em franco processo de racionalizao e, ainda, um processo evolutivo marcado pela instabilidade dos ciclos endgenos do movimento do capital. Mas, em tal sistema, seu endogenismo, ou, ainda, suas leis de funcionamento so modificadas pelo papel subjetivo da classe especial dos empresrios. A praxeologia dos agentes econmicos, diferenciada pelas capacidades

individuais, move as aes humanas e impulsiona as inovaes na rbita industrial. Uma vez posta em prtica toda fora individual e a capacidade inata a alguns empresrios, surgem as inovaes na rbita de uma economia estacionaria. De um lado, tem-se um agente marcado pcff motivaes subjetivas (xito, ascenso social, etc). De outro lado, uma prxis vinculada ao cotidiano das relaes mercantis. Em sntese, tem-se uma teoria objetiva e uma subjetiva operando ao mesmo tempo, mas Schumpeter prioriza o papel subjetivo em ilao determinao das leis de acumulao impostas pelo sistema capitahsta. A aceitao dessa postura ecltica implica unir duas concefes metodolgicas radicalmente distintas. Em suma, a estrutiua conceituai do emjwesrio deve ser reavaliada quando assumimos as conseqncias lgico-Iiistricas de aceitao da proposio marxista ou schumpeteriana. Isso significa dizer que a aceitao de certos pressujxistos ou categorias das teorias em questo uma atitude paradigmtica. No caso especfico do tema em pauta, evidenciamos alguns pontos de contato que o sistema terico schumpeteriano mantm em relao ao de Marx. Tal como sugeriu Haberler, Schumpeter no papel de sintetizador girou em tomo do sistema marxista, apropriando-se daquilo que vinha ao encontro de seu sistema terico. No entanto sua teoria de empresrio prejudica a aproximao entre os autores e, ao mesmo tempo, demonstra o lado conservador de Schumpeter, isto , sua atitude de ser um mordaz crtico de Marx. O problema terico no consiste em "pintar de cores rseas os agentes econmicos", mas em compreender criticamente o capitalismo tal como ele , no signifi-cando supor neutralidade cientfica.

Bibliografia
BELLOFIORE, Ricardo. (1985). Money and development in Schumpeter. Review of Radical Political Economics, v . l 7 , n.l-2, p.21-40. BLAUG, Mark. (1968). La teoria econmica en retrospeccin. Barcelona: Editorial LuisMiraclc p.312-407 CARSON, Ricard L. (1973). Two theories of capitalist development. In: rative economic systems. New York: Macmillan. p.414-447 Compa-

CLEMENCE, Richard V., DOODY, Francis S. (1966). The schumpeterian system. New York: Augustus M. Kelly. 117p. ECKERMAN, Raul, ZERKOWSKI, Ralph M. (1984), A anlise terica schumpeteriana do ciclo econmico. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro: FGV, V.38, n.3, p.205-228, juiyse. GURVITH, Georges (1982). As classes sociais. So Paulo: Global. HOLLIS, Martin, NELL, Edwaid J. (1977). O homem econmico racional. Rio de Janeiro: Zahar. LABN, Paolo Sylos. (1984), Ensaios sobre deseisvolvimeno e preos. Rio de Janeiro: Forense.

LIEBHAFSKY, H. H. {1968). Profits and progress: defenses and criticisms of price theory. In: . T h e nature of price theory. Homewood: Illinois, p.575-596. MEEK, Ronald L. (1971). Economia e ideologia. Rio de Janeiro: Zahar. NAPOLEONI, Cludio (1979). O pensamento econmico do sculo XX. Rio de Janeiro: Paz e Terra. POSSAS, Mrio Luiz. (1987). A dinmica d a economia capitalista: uma abordagem terica. So Paulo; Brasiliense. 352p. SCHWARTZ, Gilson. (1983). A propsito da realidade da ideologia na teoria econmica. Revista de Economia Poltica, So Paulo: Brasiliense, v.3, n.2, p.131-139, abr/jun. SCHUMPETER, Joseph A. (1939). Business cycles: a theoretical, historical and statistical of the capitalist process. New York/L,ondon: McGraw-Hill, v.l. SCHUMPETER, Joseph A. (1961). Imperialismo e classes sociais. Rio de Janeh-o: Zahar. SCHUMPETER, Joseph A. (1964). Histria d a anlise econmica. Rio de Janeho: Usaid. SCHUMPETER, Joseph A. (1964a). Sntese de Ia evolution de Ia cincia econmica y sus mtodos. Barcelona: Ocidente. 212p. SCHUMPETER, Joseph A. (1968). Ensayos. Barcelona: Oikos-Tau. 342p. SCHUMPETER, Joseph A. (1970). Teoria econmicas de M a r x a Keynes. Rio d e Janeiro: Zahar. 277p. SCHUMPETER, Joseph A. (1982). Teorias d o desenvolvimento econmico: uma investigao sobre lucros, capital, crdito, juro e o ciclo econmico. So Paulo: Abril Cultural. (Os Economistas) SCHUMPETER, Joseph A. (1984). Capitalismo, socialismo, democracia. Rio de Janeiro: 2^har. .534p. SALAMA, Pierre. (1980). Sobre o valor: elementos para uma crtica. Lisboa: Livros Novos Horizontes. 240p. SIEVERS, Allen. (1963). Revoluo, evoluo e o r d e m econmica. Rio de Janeiro: Zahar. TOLIPAN, Ricardo. (1983). Dinheiro e transformao em Marx. Revista de Economia Poltica, So Paulo: Brasihense, v.3, n.3, p.43-,53, jul/set. WALLICH, Henry C. (1969). Algunas notas para uma teoria do desenvolvimento derivado. In: , AGARWALA, A. N., SINGH, F. A economia d a subdesenvolvimento. So Paulo: Forense, p. 197-211 WRIGHT, Erick01in( 1981). Classe, crise e o estado. Rio de Janeiro: Zahar. 223p.

Abstract
This article aims at discussing the schiiinpeterian concept of enti epreneur. Some aspects of Schunipeter's econoniic theory, his class theory as well as his concept of entrepreneur are being briefly presented and the historical-logical aspects which further the defense of such theoretical system are being demonstrated. Two basic criticisms are being mad about Schunipeter's concept entrepreneurs: 1) the theoretical implications in assiniilating such theoretical niodel are being demon strated from a logical point of wiew; 2) Schumpeter, in his theoretical synthesis, oscillates between Marxism and the Neoclassical school. However, in redeeming the conceptual struture of the entrepreneur on a neoclassical basis, the author defaces the elements related to Mar.vism.

You might also like