You are on page 1of 7

Circuitos Inversores

Um inversor ou conversor um equipamento electrnico destinado a converter uma corrente directa de uma bateria (acumulador) em corrente alternada tal como a recebemos da empresa que nos fornece electricidade para consumo. A UPS (nobreak ) o equipamento que utilizamos quando falta a energia e que substitui a energia de rede no mais do que um circuito electrnico inversor. Os inversores de injeo na rede (GTI) utilizados em energias alternativas, tm a particularidade de no utilizarem baterias como fonte de energia, mas sim a tenso produzida por painis solares e aerogeradores. Os inversores convencionais so compostos por vrias etapas.

Etapa osciladora. Esta parte do circuito encarrega-se de gerar uma oscilao igual oscilao que o fornecedor de servio de electricidade nos fornece na entrada de rede. Para alguns pases esta frequncia de 50Hz noutros 60 Hz;

Etapa amplificadora. O circuito amplificador num inversor destina-se a elevar o valor dos pulsos do oscilador de modo a que esses pulsos de oscilao sejam utilizados pela etapa elevadora de tenso.

Etapa elevadora. Encarrega-se de elevar a tenso a 120 ou 220 V, esta funo est a cargo de um transformador elevador.

Etapa de fornecimento de corrente directa. Esta etapa composta pelos acumuladores de corrente (Baterias)

Etapa de fornecimento de corrente alterna. Esta etapa recebe a corrente do sector, permite carregar as baterias se a carga for feita pelo sector publico.

Circuito Inversor 12V CC - 110-220V AC - 20-40W

Inversor 12V CC - 220V AC - 100W

Circuito inversor 500W - 12V - 220V

Algumas dvidas sobre este circuito esto a ser debatidas neste frum

Inversor 12V DC - 110V AC

Inversor 12V - 120V

Inversor 100W com transstores

Indicador de sub-tenso
by ag3ws @ 18:47. Filed under Esquema de Monitor Este circuito faz com que o LED indicador acenda, quando a tenso de entrada cair abaixo do valor prajustado pelo trim-pot P1. Podemos us-los como monitor para fontes e se trocarmos o LED vermelho por um excita dor de rel, podemos fazer um sistema de proteo para fontes. O circuito pode ser usado para fontes de 5 a 20 V ou ainda com tenses maiores, alterando-se os resistores R1, R2 e R3. Para o leitor ajustar o indicador de sub- tenso, basta apenas ligar a fonte e atuar lentamente sobre o potencimetro P1, at que o LED apague. Se a tenso cair abaixo do valor ajustado, o LED acender.

Os resistores so todo de 1/8 e o O transistor admite equivalentes, como os BC 547 e BC 549.

zener

de

400

mW.

Luz Estroboscpica
by ag3ws @ 19:01. Filed under Esquema de Efeitos Luminosos Para se obter uma boa tenso para lmpada de xennio, este circuito utiliza um triplica dor de tenso. O transformador de disparo do tipo com secundrio de 9+9 V x 300 mA e primrio de 220 V. Este transformador usado invertido, ou seja, o enrolamento de 220 V ligado a lmpada para o disparo. Podemos eventualmente distribuir este transformador por um enrolado manualmente. Neste caso, o primrio consta de 12 espiras de fio 28 e o secundrio de 600 a 1 000 espiras de fio 30 ou 32. Tudo isso ser enrolado num basto de Ferri te de 0,5 a 1 cm de dimetro e 3 cm de comprimento. Para a rede de 110 V, R, deve ser 2,7 K x 10 W, e para rede de 220 V, de 4,7 K x 10 W. As freqncia da piscadas depende do valor C, e o ajuste de ponto ideal de disparo SCRs feito em P. O layout da placa de circuito impresso deste circuito mostrado na pagina 68.

Seqencial de 10 LEDs
by ag3ws @ 3:07. Filed under Esquema de Efeitos Luminosos Na verdade trata-se de um sistema seqencial rtmico, j que os 10 LEDs destes circuitos so acionados num corrimento de velocidades varivel que depende do sinal de udio aplicado na sua entrada. O circuito alimentado na verso bsica com 9 V mas tambm operar satisfatoriamente com alimentao de 12 V o que permite sua instalao no carro. O resistor 470 ohms que o autor no inclui no projeto original interessante limitar a corrente dos LEDs e assim, evitar sobrecargas as sadas do integrados. Os capacitores C1 e C2 podem ser alterados em funo da resposta desejada para o aparelho. A sensibilidade que depende da intensidade do sinal de udio aplicado na entrada, ajustada em P1 A entrada ligada na sada do alto-falantes de qualquer amplificador de udio. Os LEDs podem ser todos da mesma cor ou de cores diferentes e os capacitores tanto como cermicos como de polister. Alteraes

no sentido de fazer sadas acionar em Triacs, permitem o controle de lmpadas de alta potencia no efeito para clubes e discotecas.

Toque-dimmer de luxo
by ag3ws @ 10:07. Filed under Esquemas Gerais Este dimmer controla lmpadas incandescentes de at 100 W a partir de um nico ponto possvel. Os nveis de luz podem ser ajustados por toque desde zero at o Maximo. Contador de dcada divisor de 10 com 10 sadas. Se toramos no sensor e permanecermos nesta condio, os pulsos que passam ao pino 14 do 4017 faro que eles acione suas sadas em seqncia. Como em cada sada temos um resistor de valor diferente, a juno do resistor selecionado com C, Q, R12 e R13 forma um oscilador que gerar um sinal de freqncia diferente para cada sada selecionada do 4017. Este sinal utilizado para acionamento do triac. Como funciona: O CD4060 um contador binrio de 14 estgios, transporte seriado e possui ainda um conjunto de portas.quando algum toca numa pequena. O brilho da lmpada vai depender justamente da freqncia do oscilador e, portanto, da seleo do resistor, que feita pelo tempo que deixamos o dedo no sensor, mais prximo no final do semiciclo ocorre o disparo, e menor ser o brilho da lmpada. O resistor R controla a sensibilidade ao toque. R14 e C14 protegem o circuito de comutao contra as variaes rpidas de tenso que ocorrem na comutao. Placa sensora, transferido para o integrado o rudo de 60 Hz da rede de alimentao. Este rudo ento sucessivamente dividido por 2 at ser entregue ao pino 14 do CD 4017, que um. O LED indica o brilho Maximo da lmpada, enquanto que o LED indica a lmpada apagada. A carga mxima de 100 W dispensa o uso de dissipador, o que permite a montagem do circuito numa caixa de 2 x 4 polegadas, para instalaes eltricas. A fonte pode ser 110 V ou 220 Vc.a. como sugesto do autor, podemos usar o LED bicolor ao invs dos dois LEDs comuns indicado no diagrama.

Controle de temperatura para aqurio


by ag3ws @ 15:34. Filed under Esquema de Controle Este circuito permite manter a temperatura de um aqurio dentro de uma faixa ajustada por P1. O sensor um transmissor ou NTC de 22 K, que deve ficar em contato com gua do aqurio mas devidamente

isolado eletricamente. A ponte de diodos na fonte pode ser substituda por 4 diodos comuns 1N4002 e o elemento de aquecimento do tipo comumente usado para aqurios montado em tubo de vidro e imerso na gua. O rel MC2RC1 tem contatos para 2 ampres, suportando perfeitamente a baixa potncia dos elementos de aquecimento. O LED monitora o funcionamento do circuito. O fusvel entrada de 800 mA e o transformador tem o enrolamento tem enrolamento primrio de acordo com a rede local. O ajuste ponto de funcionamento deve ser feito com base em experincia prolongadas j que a histerese do aparelho algo elevado. O resistor de 1/8 W ou W e o ajuste tanto pode ser um potencimetro como um trimpot.

You might also like