You are on page 1of 3

Liceu cuiabano 3 Ano A 4 Bimestre Disciplina: Filosofia Tema: Esttica Prof.

Caroline Garcia

ESTTICA A VIVNCIA ATRAVES DA ARTE Em sua origem, o termo esttica vem da palavra grega aisthetik, que se refere a tudo aquilo que pode ser percebido pelos sentidos. Assim como o estudo e teoria do Belo, a esttica pretende alcanar um tipo especifico de conhecimento: aquele que captado pelos sentidos. Por este motivo, ela difere e se contrape a lgica e matemtica, pois partem da razo enquanto a esttica parte dos sentidos. Por sua vez, parte da experincia sensorial, da sensao, da percepo sensvel para chegar a um resultado que no apresenta a mesma clareza e distino a lgica. Seu principal objeto de investigao o fenmeno artstico que se traduz na obra de arte. O QUE O BELO? O ser humano pode fazer juzos de fato (dizer coisas) e juzos de valor ( julgar coisas). Entre esses juzos de valor, podemos distinguir o juizo moral do juzo esttico. Atravs do juzo esttico, julgamos se algum objeto, algum acontecimento ou algum ser Belo. Mas o que seria a beleza para a filosofia? De maneira geral o belo, ou a beleza est ligada aquilo que nos agrada, que satisfaz nossos sentidos. No entanto , essas mesmas pessoas no chegariam a um consenso sobre determinado objeto, tanto que se tornou senso comum afirmar que gosto no se discute. Porem duas escolas filosficas se entregaram ao assunto do belo, distinguindo como podemos encontrar o Belo. do sujeito? Ou estaria presente no objeto? IDEALISTAS: cuja tradio comea com Plato, a beleza algo que existe em si mesma. Para o Filosofo grego, a beleza seria uma forma ideal, que subsisti em si mesma. E que percebemos pelo mundo sensvel e achamos bonito por carregarmos a idia de beleza na alma advinda do mundo inteligvel. Para Plato a arte uma pura imitao do real, porem o real em Plato o mundo inteligvel e a esse mundo s sabemos por idia. Quando vemos a natureza ela j uma cpia imperfeita do mundo real. E as obras de arte, como esttuas ou quadros seriam a cpia da cpia, sendo portanto mais imperfeitas, por isso Plato desconsidera a arte como algo legitimo. No entanto a msica seria a das mais sublimes, por conterem a simbologia matemtica. EMPIRISTAS: Como Aristteles e Hume, a beleza no est propriamente nos objetos no algo puramente objetivo mas 1 O belo como manifestao Bem 2 O belo como manifestao do verdadeiro 3 O belo como Simetria 4 o belo como perfeio sensvel 5 como perfeio expressiva.

depende do gosto de cada um, da maneira como cada pessoa v e valoriza o objeto, ou seja, o juzo do que belo subjetivo. Cinco manifestaes do Belo:

A partir do sculo XVIII, as noes de arte e belo mostram-se vinculadas, como objetos de uma nica investigao: essa conexo foi fruto do conceito de gosto, entendido como faculdade de discernir o belo tanto dentro quanto fora da arte. Todavia foi na Alemanha recentemente sec. XX que ocorreu a tentativa de tornar a doutrina do belo uma cincia geral da arte. Essa cincia deveria ter como obejto a arte e seus aspectos tcnicos., psicolgicos, morais e sociais cabendo a esttica a considerao do belo, que para ela tradicional e insuficiente para explicar todos os fenmenos artsticos. As tendncias dessa cincia do belo so trs: 1 em relao entre arte e a natureza 2 a relao entre a arte e o homem e 3 a funo da arte. AS DEFINIES DA ARTE: 1 ARTE E NATUREZA ANTIGA: RELAO ARTE E NATUREZA a) ARTE como imitao da natureza. Plato insisti na passividade da imitao artstica. Para Aristteles, o valor da arte deriva do valor do objeto imitado. B) ARTE COMO CRIAO : peculiar do romantismo e foi posto em prtica por schelling. A arte a mesma atividade criadora do absoluto porque o mundo um poema, e a arte humana uma continuao. C) construo quando no se considera a atividade esttica. Como receptividade ou criatividade puras, mas como encontro da natureza e do homem. 2 ARTE E O HOMEM:

As que consideram a arte como conhecimento: Aristteles Atividade prtica: Aristteles. A que considera como sensibilidade.: tese Platonica

3 FUNO DA ARTE. Educao e expresso como educao a arte instrumental, como expresso final. ARTE EXPRESSO CRIATIVA DE SENSIBILIDADE Desde dos primrdios os seres humanos constroem no mundo suas prprias coisas demonstrando maior ou menor habilidade para isso. Ao conjunto de coisas costumamos associar ao nome de arte.

Arte seria ento a prtica de criar formas perceptveis expressivas do sentimento humano. Prtica de criar: arte como produto do fazer humano Formas perceptveis: a arte se concretiza em formas capazes de serem percebidas por nossa mente. Podem ser estticas obra arquitetnica ou dinmicas como msica. Expresso do sentimento humano: arte sempre expresso dos sentimentos humanos. Estes sentimentos podem revelar emoo diante daquilo que amamos ou revolta face problemas que atingem uma sociedade. A ARTE COMO FENOMENO SOCIAL Toda obra de arte possui um vinculo entre ela e determinada sociedade. A arte um fenmeno social porque o artista um ser social como ser social, o artista reflete na sua obra sua maneira prpria de sentir o mundo em que vive as alegrias, as angustias. A obra de arte percebida pelo pblico: por mais intima e subjetiva que a arte possa parecer, ela sempre ser percebida de alguma maneira por pessoas. A obra de arte ser um elemento de comunicao da mensagem de seu criador. A ARTE COMO FENOMENO UNIVERSAL A obra de arte uma reunio de elementos sociais que precisam ser traduzidos em termos de criao esttica. Nessa criao que reside o valor essencial de toda grande obra de arte, um encontro do homem com a eternidade. ARTE E EDUCAO Por diversos ngulos e com diferentes enfoques, as discusses sobre a beleza e o esttico tiveram uma presena marcante no pensamento de vrios autores, desde a antiguidade at nossos dias. A ligao da esttica com a tica se relaciona com os valores de bom e gosto, a arte desperta o bom do individuo.se o belo e o mundo material se relacionassem formariam uma forma superior de moralidade, o ensino da arte, educa os sentidos e a sensibilidade ARTE E CULTURA DE MASSA Theodor Adorno e Horkheimer. Na anlise de sociedade de massa que se desdobra em vrios aspectos, em um tema muito presente a critica da razo. Justamente o desenvolvimento tecnolgico-industrial terminou por levar a uma maior dominao das pessoas. LER A DIALTICA DO ESCLARECIMENTO. E FRAGMENTOS DO ECLIPSE DA RAZO. HORKHEIMER E ADORNO 1947.

You might also like