You are on page 1of 100

Este manual do usurio inclui instrues detalhadas de utilizao da sua cmara. Leia-o com ateno.

Clique em um tpico
Perguntas frequentes Referncia rpida Sumrio Funes bsicas Funes estendidas Opes de fotograa Reproduo/Edio Apndices ndice

User Manual
PL100/PL101

Informaes de sade e segurana


Respeite sempre as precaues e dicas de utilizao a seguir para evitar situaes perigosas e garantir o melhor desempenho possvel da sua cmara. Aviso Situaes que poderiam causar ferimentos em voc ou em outras pessoas. Cuidado Situaes que poderiam causar danos sua cmara ou a outros equipamentos. Observao Observaes, dicas de utilizao e informaes adicionais.

Evite danos viso de pessoas e animais


No use o ash muito prximo (a menos de 1 m) de pessoas ou animais. A utilizao do ash muito prximo aos olhos de pessoas ou animais poder causar danos temporrios ou permanentes.

Manipule e descarte baterias e carregadores com cuidado


Use somente baterias e carregadores aprovados pela Samsung. Baterias e carregadores incompatveis podem causar ferimentos graves ou danos sua cmara. Nunca descarte as baterias no fogo. Siga todas as normas locais ao descartar as baterias usadas. Jamais coloque baterias ou cmara em dispositivos de aquecimento, como fornos de microondas, fornos ou radiadores. As baterias podero explodir se forem superaquecidas.

Avisos de segurana

No use sua cmara prximo a gases e lquidos inamveis ou explosivos


No use a cmara prximo a combustveis ou produtos qumicos inamveis. No armazene nem transporte lquidos inamveis, gases ou materiais explosivos no mesmo compartimento que a cmara ou seus acessrios.

Precaues de segurana

Mantenha a cmara longe do alcance de crianas pequenas e animais domsticos


Mantenha sua cmara e todos os seus acessrios longe do alcance de crianas pequenas e animais. As peas pequenas podero causar asxia ou ferimentos graves se forem ingeridas. As partes mveis e os acessrios tambm podem representar perigos fsicos.

Manipule e armazene sua cmara com cuidado


No molhe a cmara. Lquidos podero causar srios danos. No manipule sua cmara com as mos molhadas. Danos causados cmara por gua podem invalidar a garantia do fabricante.

Informaes de sade e segurana


No exponha a cmara luz solar direta ou a temperaturas elevadas por perodos de tempo longos. A exposio prolongada luz solar ou a temperaturas extremas pode causar danos permanentes aos componentes internos da cmara. Evite usar ou armazenar sua cmara em locais empoeirados, sujos, midos ou com pouca ventilao para evitar danos s partes mveis e aos componentes internos. Remova as baterias da cmara ao guard-la por longos perodos de tempo. As baterias instaladas podero vazar ou sofrer corroso com o tempo e causar srios danos cmara. Proteja sua cmara contra areia e poeira ao us-la em praias ou em outras reas semelhantes. Proteja sua cmara e a ecr contra impactos, manuseio inadequado e vibrao excessiva para evitar danos srios. Tenha cuidado ao conectar cabos ou adaptadores e ao instalar baterias e cartes de memria. Forar os conectores, conectar cabos incorrectamente ou instalar baterias e cartes de memria de forma inadequada poder causar danos a portas, conectores e acessrios. No insira objectos estranhos em nenhum dos compartimentos, slots ou pontos de acesso da cmara. Danos causados por uso incorreto podem no ser cobertos pela sua garantia.

Proteja as baterias, os carregadores e os cartes de memria contra danos


Evite expor as baterias ou os cartes de memria a temperaturas muito frias ou quentes (abaixo de 0 C/32 F ou acima de 40 C/104 F). Temperaturas extremas podem reduzir a capacidade de carga das baterias e provocar o funcionamento incorreto dos cartes de memria. Evite que as baterias entrem em contacto com objectos de metal, pois isso pode criar uma conexo entre seus plos positivo (+) e negativo () e causar danos temporrios ou permanentes a elas. Evite que os cartes de memria entrem em contacto com lquidos, sujidade ou substncias estranhas. Se o carto de memria estiver sujo, limpe-o com um pano macio antes de coloc-lo na cmara. Desligue a cmara antes de inserir ou remover o carto de memria. No force, deixe cair ou submeta os cartes de memria a impactos ou presso elevada. No use cartes de memria formatados por outras cmara ou por um computador. Reformate o carto de memria com a sua cmara. Nunca use carregadores, baterias ou cartes de memria defeituosos.

Informaes de sade e segurana Use somente acessrios aprovados pela Samsung


O uso de acessrios incompatveis pode danicar sua cmara, causar ferimentos ou invalidar sua garantia.

Garanta a vida til mxima da bateria e do carregador


Sobrecarregar as baterias pode reduzir suas vidas teis. Aps o trmino da recarga, desconecte o cabo da cmara. Com o tempo, as baterias no usadas descarregam e devem ser recarregadas antes de serem usadas. Desconecte os carregadores das fontes de energia quando eles no estiverem em uso. Use baterias somente da forma para a qual elas foram projetadas.

Proteja a lente da cmara


No exponha a lente luz solar direta, pois isso poderia descolorir o sensor de imagens ou causar seu mau funcionamento. Proteja sua lente contra impresses digitais e arranhes. Limpe sua lente com um pano para lentes macio, limpo e sem resduos.

Cuidado ao usar a cmara em ambientes midos


Quando a cmara movida de um ambiente frio para um local quente e mido, pode haver a formao de condensao nos circuitos eletrnicos sensveis e no carto de memria. Nesse caso, aguarde pelo menos 1 hora at que toda a umidade evapore antes de usar a cmara novamente.

Informaes importantes sobre a utilizao

Permita que somente pessoal qualicado faa a manuteno de sua cmara


No permita que pessoas no qualicadas faam a manuteno da sua cmara nem tente faz-lo voc mesmo. Danos resultantes de manuteno no qualicada no so cobertos pela garantia.

Verique se a cmara est funcionando correctamente antes de us-la


O fabricante no se responsabiliza por quaisquer perdas de cheiros ou danos resultantes do mau funcionamento ou do uso inadequado da cmara.

Organizao do Manual do Usurio


Informaes de direitos autorais
Microsoft Windows e o logotipo do Windows so marcas registradas da Microsoft Corporation. Mac uma marca registrada da Apple Corporation.

Funes bsicas
Aprenda sobre o layout, os cones e as funes bsicas de fotograa da sua cmara.

11

Funes estendidas
Aprenda como fotografar selecionando um modo e como gravar um vdeo ou uma mensagem de voz.

27

As especicaes da cmara ou o contedo deste manual podero sofrer alteraes sem aviso prvio devido atualizao das funes da cmara. Para obter informaes sobre a Licena de Cdigo Aberto, consulte o documento OpenSourceInfo.pdf no CD-ROM fornecido.

Opes de fotograa
Aprenda sobre as opes que podem ser conguradas no modo Fotograa.

39

Reproduo/Edio
Aprenda como reproduzir fotos, vdeos e mensagens de voz e editar fotos ou vdeos. Aprenda tambm a conectar sua cmera a computadores, impressoras fotogrcas e TVs.

55

Apndices
Consulte opes de congurao, mensagens de erro, especicaes e dicas de manuteno.

76

Indicaes usadas neste manual


Modo Fotograa Smart Auto Auto Programa DIS Beauty Shot Noite Cena Filme Indicao

cones usados neste manual


cone Funo

S a p d b N s v
* [ ] ( )

Informaes adicionais Avisos e precaues de segurana Botes da cmara. Por exemplo, [Obturador] (representa o boto do obturador) Nmero de pgina das informaes relacionadas A ordem das opes ou dos menus que devem ser selecionados para a execuo de uma etapa. Por exemplo: Selecione Tirar fotos Equilb. branco (signica selecione Tirar fotos e, em seguida, Equilb. branco) Anotao

cones do modo Fotograa


Estes cones indicam que uma funo est disponvel nos modos correspondentes. O modo s pode no oferecer suporte a funes de todos os tipos de cenas. Exemplo:

Abreviaes usadas neste manual


Abreviao ACB Denio

Auto Contrast Balance (Equilbrio de contraste automtico) Auto Exposure Bracket (Enquadramento de exposio automtica) Auto Focus (Foco automtico) Digital Image Stabilisation (Estabilizao digital de imagens) Digital Print Order Format (Formato de pedido de impresso digital) Exposure Value (Valor da exposio) White Balance (Equilbrio de branco)

Disponvel nos modos Programa, DIS e Filme

AEB AF DIS DPOF EV WB

Expresses usadas neste manual


Carregando o boto do obturador
Pressione [Obturador] at a metade: pressione o boto do obturador at a metade do curso. Pressione [Obturador]: pressione o boto do obturador at o nal.

Exposio (Brilho)
A quantidade de luz que entra em sua cmara determina a exposio. Voc pode alterar a exposio ao variar a velocidade do obturador, a abertura e a velocidade ISO. Quando a exposio alterada, suas fotos se tornam mais escuras ou mais claras.

Exposio normal Pressione [Obturador] at a metade Pressione [Obturador]

Sobreexposio (excesso de claridade)

Objecto, plano de fundo e composio


Objecto: o objecto principal de uma cena, como uma pessoa, um animal ou uma natureza-morta Plano de fundo: tudo aquilo que est ao redor do objecto Composio: a combinao de um objecto com o plano de fundo

Plano de fundo Composio Objecto

Perguntas frequentes
Voc pode obter respostas a perguntas frequentes. Solucione problemas facilmente congurando as opes de fotograa.
Os olhos das pessoas fotografadas esto vermelhos. Isso causado pela reexo do ash da cmara. Olhos verm. ou Ajuste olh.ver. (p.42) Ajuste a opo de ash para Se a foto j tiver sido tirada, selecione Ajuste olh.ver no menu de edio. (p.65)

H pontos de poeira Partculas de poeira em suspenso no ar podem ser capturadas nas fotos quando o ash usado. nas fotos. Desligue o ash ou evite tirar fotos em locais empoeirados. Ajuste a as opes de velocidade ISO. (p.43) As fotos cam borradas. Isso pode ocorrer quando as fotos so tiradas em ambientes com pouca iluminao ou quando a cmara segurada incorrectamente. Pressione o boto [Obturador] at a metade para garantir que o objecto seja focalizado. (p.25) Use o modo d. (p.32) medida que a cmara tenta permitir a passagem de mais luz, a velocidade do obturador reduzida. Isso pode tornar difcil manter a cmara rme e causar trepidaes. Gire o disco de mudana de modo para N. (p. 30) Ligue o ash. (p.42) Ajuste a as opes de velocidade ISO. (p.43) Use um trip para manter a cmara rme.

As fotos cam borradas quando tiradas noite.

O objecto est Quando a fonte de iluminao estiver atrs do objecto ou quando houver contraste elevado entre as reas muito escuro claras e escuras, poder haver sombras no objecto. devido iluminao Evite fotografar de frente para o sol. de fundo. Selecione Luz Fundo no modo s. (p.29) Ajuste a a opo de ash para Preenchido. (p.42) Ajuste a exposio. (p.49) Ajuste a opo de Equilbrio de contraste automtico (ACB). (p.49) Ajuste a opo de medio para Pontual se um objecto muito brilhante estiver no centro do quadro. (p.50)

Referncia rpida
Fotografando pessoas
Modo s > Retrato 29 Modo b 31 Modo Auto-retrato 35 Modo Crianas 36 Modo Casal 36 Olhos verm., Ajuste olh.ver (para evitar ou corrigir olhos vermelhos) 42 Deteco Faces 47

Fotografando texto, insetos ou ores


Modo s > 1Er. Plano, Texto 29 Macro, Macro autom. (para tirar fotos em close) 44 Equilb. branco (para alterar o tom das cores) 50

Ajustando a exposio (brilho)


Velocidade ISO (para ajustar a sensibilidade luz) 43 EV (para ajustar a exposio) 49 ACB (para compensar objectos fotografados contra planos de fundo muito claros) 49 Medio 50 AEB (para tirar trs fotos da mesma cena com exposies diferentes) 52

Fotografando noite ou no escuro


Modo s > Por Sol, Nascer sol, Fogo Articio 29 Modo N 30 Opes de ash 42 Velocidade ISO (para ajustar a sensibilidade luz) 43

Aplicando um efeito diferente


Estilos de fotos (para aplicar tons) 53 Ajuste de imagem (para ajustar a saturao, a nitidez ou o contraste) 54

Fotografando aes
Contnuo, Ultr vel 52

Exibindo cheiros por categoria no Smart Album 57 Excluindo todos os cheiros do carto de memria 59 Exibindo cheiros em uma exibio de slides 60 Exibindo arquivos em uma TV 67 Conectando sua cmara a um computador 68 Ajustando o som e o volume 78 Alterando o idioma de exibio 78 Ajustando o brilho do ecr 78 Ajustando a data e a hora 79 Formatando o carto de memria 79 Solucionando problemas 88

Reduzindo a trepidao da cmara


Modo d 32

Sumrio
Funes bsicas ............................................................. Desembalando .................................................................. Layout da cmara ............................................................. Inserindo a bateria e o carto de memria ........................ Carregando a bateria e ligando sua cmara ...................... Carregando a bateria ........................................................... Ligando a cmara ............................................................... Executando a congurao inicial ..................................... Aprendendo os cones ...................................................... Selecionando opes ....................................................... Congurando o ecr e os sons ......................................... Alterando o tipo do ecr ....................................................... Congurando o som ............................................................ Fotografando .................................................................... Ligando o ecr frontal .......................................................... Aplicando zoom .................................................................. Dicas de obteno de fotos mais claras ........................... Funes estendidas ....................................................... Modos de fotograa .......................................................... Usando o modo Smart Auto ................................................. Usando o modo Cena ......................................................... Usando a guia de enquadramento ........................................ Usando o modo Noite ......................................................... Usando o modo Tomada de beleza ...................................... Usando o modo DIS ............................................................ Usando o modo Programa ................................................... Gravando um vdeo .............................................................
11 12 13 15 16 16 16 17 18 19 21 21 21 22 23 23 25 27 28 28 29 30 30 31 32 33 33 Fotografando com o ecr frontal ....................................... Usando o modo Auto-retrato ................................................ Usando o modo Casal ......................................................... Usando o modo Crianas .................................................... Gravando um vdeo com o ecr frontal .................................. Gravando mensagens de voz ........................................... Gravando uma mensagem de voz ........................................ Adicionando uma mensagem de voz a uma foto .................... 35 35 36 36 37 38 38 38 39 40 40 40 41 42 42 42 43 44 44 44 45 46 47 47 48 48

Opes de fotograa ..................................................... Selecionando uma resoluo e a qualidade ...................... Selecionando uma resoluo ............................................... Selecionando a qualidade da imagem ................................... Usando o temporizador .................................................... Fotografando no escuro .................................................... Evitando olhos vermelhos ..................................................... Usando o ash .................................................................... Ajustando a velocidade ISO ................................................. Alterando o foco da cmara .............................................. Usando a funo macro ...................................................... Usando o foco automtico ................................................... Usando o foco automtico de acompanhamento ................... Ajustando a rea de foco ..................................................... Usando a deteco de faces ............................................ Detectando faces ................................................................ Fotografando um sorriso ...................................................... Detectando olhos fechados .................................................

Sumrio
Ajustando o brilho e as cores ............................................ Ajustando a exposio manualmente (EV) ............................. Compensando a iluminao de fundo (ACB) ......................... Alterando a opo de medio ............................................. Selecionando uma fonte de iluminao (Equilbrio de branco) ........................................................... Usando modos de fotos em seqncia ............................ Aprimorando as fotos ........................................................ Aplicando estilos de fotos .................................................... Ajustando suas fotos ........................................................... 49 49 49 50 50 52 53 53 54 Transferindo cheiros para um computador (Windows) ..... Instalando o Intelli-studio ...................................................... Transferindo cheiros usando o Intelli-studio ........................... Transferindo cheiros ao conectar a cmara como um disco removvel ............................................................................ Desconectando a cmara (para Windows XP) ....................... Transferindo cheiros para um computador (para Mac) .... Imprimindo fotos com uma impressora fotogrca (PictBridge) ........................................................................ 68 68 71 72 73 74 75

Apndices ....................................................................... 76 Reproduo/Edio ....................................................... 55


Reproduzindo ................................................................... Iniciando o modo Reproduo .............................................. Exibindo fotos ..................................................................... Reproduzindo um vdeo ....................................................... Reproduzindo mensagens de voz ......................................... Editando uma foto ............................................................. Redimensionando fotos ....................................................... Girando uma foto ................................................................ Aplicando estilos de fotos .................................................... Corrigindo problemas de exposio ...................................... Criando um pedido de impresso (DPOF) ............................. Exibindo arquivos em uma TV .......................................... 56 56 59 61 62 63 63 63 64 65 66 67 Menu de opes da cmara ............................................. Acessando o menu de opes ............................................ udio ................................................................................. Display ............................................................................... Conguraes .................................................................... Mensagens de erro ........................................................... Manuteno da cmara .................................................... Limpando a cmara ............................................................. Sobre os cartes de memria .............................................. Sobre a bateria ................................................................... Antes de entrar em contacto com a Assistncia tcnica ... Especicaes da cmara ................................................ ndice ................................................................................ 77 77 78 78 79 82 83 83 84 85 88 91 96

10

Funes bsicas
Aprenda sobre o layout, os cones e as funes bsicas de fotograa da sua cmara.

Desembalando

12

Layout da cmara 13 Inserindo a bateria e o carto de memria 15 Carregando a bateria e ligando sua cmara 16
Carregando a bateria Ligando a cmara 16 16

Executando a congurao inicial 17 Aprendendo os cones 18 Selecionando opes 19 Congurando o ecr e os sons 21
Alterando o tipo do ecr Congurando o som Ligando o ecr frontal Aplicando zoom 21 21 23 23

Fotografando 22

Dicas de obteno de fotos mais claras 25

Desembalando
Verifique se os itens a seguir esto presentes na caixa do seu produto.

Cmara

Adaptador CA/Cabo USB

Bateria recarregvel

Ala

CD-ROM de software (Manual do Usurio includo)

Manual de Incio Rpido

As ilustraes podem ser diferentes dos itens reais.

Acessrios opcionais

Bolsa

Cartes de memria

Cabo A/V

Carregador de bateria

Funes bsicas

12

Layout da cmara
Antes de comear, familiarize-se com as partes da cmara e suas funes. Boto de liga/desliga Boto do obturador Boto do LCD frontal Luz de auxlio do AF/ luz de temporizador Ecr frontal Lente Microfone

Flash

Porta USB e A/V


Aceita cabos USB ou A/V

Encaixe para trip

Tampa do compartimento da bateria


Insira um carto de memria e uma bateria

Funes bsicas

13

Layout da cmara
Boto de zoom Indicador luminoso de status
Piscando: quando a cmara est salvando uma foto ou um vdeo, sendo lida por um computador ou uma impressora ou est fora de foco Aceso: quando a cmara est conectada a um computador ou o foco est ajustado Aumenta ou diminui o zoom no modo Fotograa. Aumenta o zoom em parte de uma foto ou exibe os cheiros como miniatura no modo Reproduo. Ajusta o volume no modo Reproduo.

Speaker

1
Ecr principal

2
Disco de mudana de modo
cone Modo Smart Auto Auto Programa DIS Beauty Shot Noite Cena Filme Descrio
Tire fotos e deixe que a cmara selecione o modo de cena adequado Tire uma foto de forma rpida e fcil com o mnimo de conguraes Tire fotos ao ajustar algumas opes Tire fotos com opes adequadas reduo da trepidao da cmara Tire fotos de pessoas com opes que permitem limpar imperfeies faciais fotografe com opes adequadas captura noturna Tire fotos com opes pr-denidas para uma cena especca Grave um vdeo

Boto m

Descrio
Acessa opes ou menus
No modo Fotograa M F t Na congurao

S a p d b

D Altera a opo de exibio Move para cima

Navegao

Altera a opo de macro Altera a opo de ash Altera a opo de temporizador

Move para baixo Move para a esquerda Move para a direita

N
s v

Conrma a opo ou o menu realado

Reproduo Entra no modo Reproduo Funo


Acessa opes no modo Fotograa Exclui cheiros no modo Reproduo

Funes bsicas

14

Inserindo a bateria e o carto de memria


Aprenda a inserir a bateria e um carto de memria opcional na cmera.

Removendo a bateria e o carto de memria

Pressione gentilmente o carto at que ele seja liberado. Em seguida, puxe-o para fora do slot.
Carto de memria

Insira um carto de memria com os contactos dourados voltados para cima.

Trava da bateria

Empurre a trava para cima para soltar a bateria.

Bateria

Insira a bateria com o logotipo da Samsung voltado para cima.

A memria interna pode ser usada como dispositivo de armazenamento temporrio quando o carto de memria no est presente. Insira cartes de memria para economizar fotos e vdeos adicionais.

Funes bsicas

15

Carregando a bateria e ligando sua cmara


Carregando a bateria
Certique-se de carregar a bateria antes de usar a cmara. Conecte o cabo USB ao adaptador CA e a extremidade do cabo com o indicador luminoso sua cmara.

Ligando a cmara
Pressione o boto [POWER] para ligar ou desligar sua cmara. O ecr de congurao inicial ser exibida quando sua cmara for ligada pela primeira vez. (p. 17)

Ligando a cmara no modo Reproduo


Pressione [P]. A cmara ligar e acessar o modo Reproduo imediatamente.

Indicador luminoso Vermelho: Carregando Verde: Carga mxima

Quando voc liga sua cmera ao pressionar e manter o boto [P] pressionado por cerca de 5 segundos, ela no emite sons.

Funes bsicas

16

Executando a congurao inicial


O ecr de congurao inicial exibida para permitir a congurao de opes bsicas da cmara.

1 2

Pressione [POWER].
O ecr de congurao inicial ser exibida quando sua cmara for ligada pela primeira vez.

Pressione [F] ou [t] para selecionar um fuso horrio e pressione [o].


Para denir o horrio de vero, pressione [D].

Pressione [t] para selecionar Language e pressione [t] ou [o].

Back

DST

6 3 4
Pressione [D] ou [M] para selecionar um idioma e pressione [o]. Pressione [D] ou [M] para selecionar Time Zone (Fuso horrio) e pressione [t] ou [o].

Pressione [D] ou [M] para selecionar Date & Time (Data e Hora) e pressione [t] ou [o]. Pressione [F] ou [t] para selecionar um item.
Language Date & Time Time Zone yyyy mm dd 2010 / 01 / 01 10:00 Off : English : 10/01/01 : London

Back

Set

8
Funes bsicas

Pressione [D] ou [M] para denir a data e a hora ou selecione um formato de data e pressione [o]. 17

Aprendendo os cones
Os cones exibidos sero alterados de acordo com o modo selecionado ou as opes denidas. A
cone Descrio
Quadro do foco automtico Trepidao da cmara

C. cones esquerda
cone Descrio
Abertura e velocidade do obturador Obturador de exposio prolongada Valor da exposio Equilbrio de branco

Taxa de zoom Data e hora atuais

B. cones direita
cone Descrio
Resoluo das fotos Resoluo dos vdeos Taxa de quadros

Tom da face Retoque da face Velocidade ISO Estilo de fotograa Ajuste da imagem (nitidez, contraste, saturao) Tipo de fotograa seqencial

A. Informaes
cone Descrio
Modo de fotograa selecionado Nmero de fotos disponveis

Qualidade das fotos Tempo de gravao disponvel Opo de medio Memria interna Opo de ash Carto de memria inserido Opo de temporizador : carga mxima : carga parcial (Vermelho) : recarga necessria Mensagem de voz Tipo de exibio Deteco de faces Som desativado

Funes bsicas

18

Selecionando opes
Voc pode selecionar opes ao pressionar [m] e usar os botes de navegao ([D], [M], [F], [t]).
Voc tambm pode acessar as opes de fotograa ao pressionar [f], mas algumas opes no estaro disponveis.

1 2

No modo Fotograa, pressione [m]. Use os botes de navegao para rolar para uma opo ou para um menu.
Para ir para a esquerda ou para a direita, pressione [F] ou [t]. Para ir para a cima ou para baixo, pressione [D] ou [M].

Voltando para o menu anterior


Pressione [m] novamente para voltar para o menu anterior.
Pressione [Obturador] para retornar ao modo Fotograa.

EV

Voltar

Mover

Pressione [o] para conrmar a opo ou o menu realado.

Funes bsicas

19

Selecionando opes
Por exemplo: selecione uma opo de equilbrio de branco no modo P

Pressione [D] ou [M] para ir para Equilb. branco e pressione [t] ou [o].
Dimenses da foto Qualid. EV ISO Equilb. branco Deteco Faces

Gire o disco de seleo de modo para p.

Pressione [m].
Dimenses da foto Tirar fotos udio Display Conguraes Qualid. EV ISO Equilb. branco Deteco Faces rea de foco Sair Alterar

rea de foco Sair Voltar

Pressione [F] ou [t] para ir para uma opo de equilbrio de branco.

Luz dia

Pressione [D] ou [M] para ir para Tirar fotos e pressione [t] ou [o].

Voltar

Mover

Pressione [o].

Funes bsicas

20

Congurando o ecr e os sons


Aprenda como alterar as conguraes bsicas do ecr e de sons de acordo com as suas preferncias.

Alterando o tipo do ecr


Selecione um estilo de exibio para os modo Fotograa ou Reproduo.

Congurando o som
Selecione se a sua cmara emitir um som especco durante a operao.

Pressione [D] repetidamente para alterar o tipo de exibio.

1 2

No modo Fotograa ou Reproduo, pressione [m]. Selecione udio


Opo Desact. 1/2/3

Som bip

uma opo.

Descrio

A cmara no emite som algum. A cmara emite sons.

Exibe todas as informaes sobre a tomada.

Modo

Descrio

Fotograa

Exibir todas as informaes sobre fotograas Oculta informaes sobre a captura de fotograas, exceto o nmero de fotos disponveis (ou o tempo de gravao disponvel) e o cone de bateria Exibir informaes sobre a foto atual Ocultar informaes sobre o cheiro atual Exibir informaes sobre o cheiro atual, com exceo das opes de fotograa e da data da captura

Reproduo

Funes bsicas

21

Fotografando
Aprenda aes bsicas para tirar fotos de forma rpida e fcil no modo Auto.

Gire o disco de seleo de modo para a.

Pressione [Obturador] at a metade para focalizar o objecto.


Um quadro verde signica que o objecto foi focalizado.

Alinhe o objecto no quadro.

Pressione [Obturador] para tirar uma foto.


Consulte a pgina 25 para obter dicas de como tirar fotos de qualidade.

Funes bsicas

22

Fotografando

Ligando o ecr frontal


O ecr frontal o ajudar a tirar fotos de si mesmo ou de crianas. Voc tambm pode usar o modo Casal com o ecr frontal. (p. 35)

Aplicando zoom
Voc pode tirar fotos em close ajustando o zoom. A sua cmera possui zoom tico de 3X e zoom digital de 3X. Quando ambos so usados, o zoom mximo de sua cmera ser de at 9 vezes. Gire o boto [Zoom] para a direita para aproximar o objecto. Gire o boto [Zoom] para a esquerda para afast-lo.

Pressione [LCD frontal] para ligar o ecr frontal.

Taxa de zoom Afastar


Quando voc dene opes do temporizador, o visor frontal permanece ativo. (p. 41) Quando a tela frontal ligada, os cones na tela principal podem no ser exibidos e a tela principal poder escurecer. Ao usar a cmara em reas ensolaradas ou com iluminao intensa, talvez voc no consiga ver o ecr frontal nitidamente.

Aproximar

Funes bsicas

23

Fotografando
Zoom digital
Se o indicador de zoom estiver na faixa digital, sua cmara est usando o zoom digital. Quando o zoom digital usado, a qualidade da foto pode ser reduzida. Faixa ptica Indicador de zoom

Faixa digital

O zoom digital no estar disponvel ao usar os modos S, d, b, s (em algumas cenas), N, e v e quando usado com Deteco Faces. Salvar uma foto quando o zoom digital usado pode demorar mais tempo.

Funes bsicas

24

Dicas de obteno de fotos mais claras


Segurando a cmara correctamente
Certique-se de que a lente no seja obstruda.

Reduzindo a trepidao da cmara


Selecione o modo d para reduzir digitalmente a trepidao da cmera. (p. 32)

Carregando o boto do obturador at a metade

Quando H exibido

Pressione [Obturador] at a metade e ajuste o foco. O foco e a exposio sero ajustados automaticamente. Trepidao da cmara

Os valores de abertura e velocidade do obturador so ajustados automaticamente. Quadro de foco Se ele estiver verde, pressione [Obturador] para tirar a foto. Altere o enquadramento e pressione [Obturador] at a metade novamente se ele estiver vermelho.

Ao tirar fotos no escuro, evite ajustar a opo de ash como Sinc. lenta ou Desligado. O obturador permanece aberto por mais tempo e pode ser difcil manter a cmara rme. Use um trip ou ajuste a opo de ash para Preenchido. (p. 42) Ajuste a as opes de velocidade ISO. (p. 43)

Funes bsicas

25

Evitando que o objecto que fora de foco


Pode ser difcil focalizar um objecto quando: - H pouco contraste entre o objecto e o plano de fundo.
(Por exemplo, quando uma pessoa est vestindo uma roupa de cor semelhante do plano de fundo) A fonte de luz atrs do objecto muito intensa. O objecto brilhante. O objecto contm padres horizontais, como persianas de janelas. O objecto no est posicionado no centro do quadro.

Ao tirar fotos em ambientes com pouca iluminao Ligue o ash. (p. 42)

Quando os objectos esto se movendo rapidamente Use a funo de foco contnuo ou ultra velocidade. (p. 52) Use o bloqueio de foco Pressione [Obturador] at a metade para focalizar o objecto. Quando o objecto estiver focalizado, voc poder reposicionar o quadro para alterar a composio. Quando estiver pronto, pressione [Obturador] para tirar sua foto.

Funes bsicas

26

Funes estendidas
Aprenda como fotografar selecionando um modo e como gravar um vdeo ou uma mensagem de voz.

Modos de fotograa 28
Usando o modo Smart Auto Usando o modo Cena Usando a guia de enquadramento Usando o modo Noite Usando o modo Tomada de beleza Usando o modo DIS Usando o modo Programa Gravando um vdeo Usando o modo Auto-retrato Usando o modo Casal Usando o modo Crianas Gravando um vdeo com o ecr frontal Gravando uma mensagem de voz Adicionando uma mensagem de voz a uma foto 28 29 30 30 31 32 33 33 35 36 36 37 38 38

Fotografando com o ecr frontal 35

Gravando mensagens de voz 38

Modos de fotograa
Tire fotos ou grave vdeos selecionando o melhor modo de fotograa para as condies do ambiente.

Usando o modo Smart Auto


Neste modo, sua cmara escolhe automaticamente as conguraes adequadas com base no tipo de cena detectado. Ele til quando voc no est familiarizado com as conguraes da cmara para os diversos tipos de cena.

cone

Descrio

Exibido durante a captura de retratos noite. Exibido durante a captura de fotos de paisagens com luz de fundo. Exibido durante a captura de retratos com luz de fundo. Exibido durante a captura de retratos. Exibido durante a captura de fotos de objectos em close. Exibido durante a captura de fotos de textos em close. Exibido durante a captura de fotos do pr do sol. Exibido durante a captura de fotos do cu sem nuvens. Exibido durante a captura de fotos de reas de orestas. Exibido durante a captura de fotos de objectos coloridos em close. Exibido durante a captura de retratos de pessoas em close. Exibido quando a cmara e o objecto permanecem estveis por algum tempo. Disponvel somente ao fotografar no escuro. Exibido durante a captura de fotos de objectos em movimento.

1 2

Gire o disco de seleo de modo para S. Alinhe o objecto no quadro.


A cmara seleciona uma cena automaticamente. Um cone de modo apropriado ser mostrado no canto superior esquerdo do ecr.

cone

Descrio

Exibido durante a captura de fotos de paisagens. Exibido durante a captura de fotos de fundos claros. Exibido na captura de fotos de paisagens noite. Disponvel somente quando o ash est desligado.

Funes estendidas

28

Modos de fotograa

3 4

Pressione [Obturador] at a metade para focalizar o objecto. Pressione [Obturador] para tirar a foto.
Se a cmera no reconhecer um modo de cena adequado, R ser exibido e as conguraes padro sero usadas. Mesmo que uma face seja detectada, a cmara poder no selecionar um modo de retrato dependendo da posio ou da iluminao do objecto. A cmara pode no selecionar a cena correta devido s condies do ambiente, como trepidao da cmara, iluminao e distncia para o objecto. Mesmo quando um trip usado, o modo pode no ser detectado dependendo do movimento do objecto.

Usando o modo Cena


Tire fotos com opes pr-denidas para uma cena especca.

1 2

Gire o disco de seleo de modo para s. Selecione uma cena.

Retrato

Este modo apropriado para fotografar pessoas.

Para alterar o modo de cena, pressione [MENU] e selecione Cena uma cena. Para o modo Guia de enquadr., consulte Usando a guia de enquadramento. na pgina 30. Para o modo Noite, consulte Usando o modo Noite na pgina 30.

3 4

Alinhe o objecto que ser fotografado no quadro e pressione [Obturador] at a metade para focaliz-lo. Pressione [Obturador] para tirar a foto.

Funes estendidas

29

Modos de fotograa

Usando a guia de enquadramento


Se desejar que outra pessoa tire uma foto sua, voc poder compor a cena com o recurso de guia de enquadramento. A guia de enquadramento ajudar a outra pessoa a tirar a sua foto ao mostrar uma parte da cena composta previamente.

Usando o modo Noite


Use o modo Noite para tirar fotos com opes adequadas captura noturna. Use um trip para manter a cmara rme.

1 2 3

Gire o disco de seleo de modo para s. Selecione Guia de enquadr.. Alinhe o objecto no quadro e pressione [Obturador].
Guias transparentes sero mostradas esquerda e direita do quadro.

1 2 3

Gire o disco de mudana de modo para N. Alinhe o objecto no quadro e pressione o boto [Obturador] at a metade para focaliz-lo. Pressione o boto [Obturador] para tirar a foto.

Ajustando a exposio no modo Noite


No modo Noite, voc poder capturar breves lampejos de luz como faixas curvas ao estender a exposio. Use uma velocidade de obturador baixa para aumentar o tempo at o fechamento do obturador. Aumente o valor da abertura para impedir a sobreexposio.

Cancelar enquadramento: OK

4 5

Pea a outra pessoa para tirar a foto.


A pessoa dever alinhar o objecto no quadro usando as guias e, em seguida, pressionar [Obturador] para tirar a foto.

1 2 3

Gire o disco de mudana de modo para N. Pressione [m]. Selecione Tirar fotos V.obt.l.tempo..

Para cancelar as guias, pressione [o].

Funes estendidas

30

Modos de fotograa

Selecione o valor da abertura ou a velocidade do obturador.


Valor da abertura Velocidade do obturador Abertura

Usando o modo Tomada de beleza


Tire fotos de pessoas com opes que permitem limpar as imperfeies faciais.

1 2 3

Gire o disco de seleo de modo para b. Para fazer com que o tom da pele do objecto se torne mais claro (somente a face), pressione [m]. Selecione Tirar fotos Tom da face uma opo.
Selecione uma congurao mais alta para clarear o tom da pele.

Voltar

Mover

5 6 7

Selecione uma opo.


Se voc selecionar AUTO, o valor da abertura e a velocidade do obturador sero ajustados automaticamente.
Nvel 2

Alinhe o objecto que ser fotografado no quadro e pressione o boto [Obturador] at a metade para focaliz-lo. Pressione o boto [Obturador] para tirar a foto.
Use um trip para impedir que as fotos sejam borradas.
Voltar Mover

Funes estendidas

31

Modos de fotograa

4 5

Para ocultar as imperfeies faciais, pressione [m]. Selecione Tirar fotos opo. Retoque da face uma

Usando o modo DIS


Reduza a trepidao da cmera e evite fotos borradas com as funes de Estabilizao digital de imagens.

Selecione uma congurao mais alta para ocultar um nmero maior de imperfeies.

Nvel 3

Antes da correo

Aps a correo

Voltar

Mover

1 2 3

Gire o disco de seleo de modo para d. Alinhe o objecto que ser fotografado no quadro e pressione [Obturador] at a metade para focaliz-lo. Pressione [Obturador] para tirar a foto.
O zoom digital no funcionar neste modo. Se o objecto estiver se movendo rapidamente, a foto poder car borrada.

6 7

Alinhe o objecto que ser fotografado no quadro e pressione [Obturador] at a metade para focaliz-lo. Pressione [Obturador] para tirar a foto.
A distncia focal ser denida como Macro autom..

Funes estendidas

32

Modos de fotograa

Usando o modo Programa


Ajuste vrias opes, com exceo da velocidade e do valor da abertura do obturador no modo Programa.

Gravando um vdeo
possvel gravar vdeos com at 2 horas de durao. O vdeo gravado salvo como um arquivo MJPEG.
Alguns cartes de memria podem no oferecer suporte gravao em alta denio. Nesse caso, dena uma resoluo mais baixa. (p. 40)

1 2 3 4

Gire o disco de seleo de modo para p. Ajuste as opes. (Para obter uma lista de opes, consulte Opes de fotograa.) Alinhe o objecto que ser fotografado no quadro e pressione [Obturador] at a metade para focaliz-lo. Pressione [Obturador] para tirar a foto.

1 2 3

Gire o disco de seleo de modo para v. Pressione [m]. Selecione Filme Freq. imagem uma taxa de quadros (o nmero de quadros por segundo).
medida que o nmero de quadros aumenta, a ao se torna mais natural, mas o tamanho do cheiro tambm aumenta.

Funes estendidas

33

Modos de fotograa

4 5

Pressione [m]. Selecione Filme


Opo Descrio

Para pausar a gravao

Voz

uma opo de som.

A cmara permite pausar temporariamente a gravao de um vdeo. Com esta funo, voc pode gravar suas cenas favoritas como um nico vdeo. Pressione [o] para pausar a gravao. Pressione novamente para continuar.

Ativ.: grava vdeos com som. (Durante o uso do zoom, a gravao de som ser interrompida.) Desat.: grava vdeos sem som.

6 7 8

Ajuste as outras opes conforme o desejado. (Para obter uma lista de opes, consulte Opes de fotograa.) Pressione [Obturador] para iniciar a gravao. Pressione [Obturador] novamente para parar a gravao.
Parar Pausa

Funes estendidas

34

Fotografando com o ecr frontal


O ecr frontal o ajudar a tirar fotos de si mesmo ou de crianas. Voc tambm pode usar o modo Casal com o ecr frontal.
Se voc pressionar [LCD frontal] repetidamente, o modo de fotograa ser alterado de Auto-retrato para Casal ou Crianas. O modo Casal no pode ser usado ao gravar vdeos. Em alguns modos de fotograa, o ecr frontal no exibe um quadro para indicar a face detectada e os modos Auto-retrato e Casal no esto disponveis.

Usando o modo Auto-retrato


Tire fotos de si mesmo de forma conveniente usando o ecr frontal.
Voc pode congurar a cmara para liberar o obturador automaticamente se um sorriso for detectado quando o ecr frontal usada. (p. 80)

No modo Fotograa, pressione [LCD frontal] uma vez.


A cmara detectar a sua face automaticamente e exibir um quadro para indic-la.

2 3

Pressione o boto [Obturador] at a metade para focalizar. Pressione o boto [Obturador] para fotografar.

Funes estendidas

35

Fotografando com o ecr frontal

Usando o modo Casal


Este modo detecta dois objectos inclinados um na direo do outro e captura automaticamente imagens de casais.

Usando o modo Crianas


Neste modo, voc pode chamar a ateno das crianas para a cmara ao mostrar uma breve animao no ecr frontal.

No modo Fotograa, pressione [LCD frontal] duas vezes.

No modo Fotograa, pressione [LCD frontal] trs vezes.


Uma animao ser reproduzida.

O quadro branco indica que as faces so reconhecidas. O quadro verde indica que as faces esto em foco quando voc pressiona o boto [Obturador] at a metade.

2 3

Alinhe o objecto que ser fotografado no quadro e pressione o boto [Obturador] at a metade. Pressione o boto [Obturador] para fotografar.
Voc pode baixar animaes do site. Visite www.samsung.com ou www.samsungimaging.com para obter mais informaes. Voc pode adicionar sons s animaes para chamar a ateno de crianas. (p. 78) Voc pode ajustar a cmera para soltar automaticamente o obturador quando ela detectar um rosto sorridente no modo Crianas. (p. 81)

Inclinem-se entre si no quadro.


A cmara detectar as duas faces dos objectos mesma distncia da cmara. Dependendo da pose dos casais, a cmera pode no detectar a composio.

Funes estendidas

36

Fotografando com o ecr frontal

Gravando um vdeo com o ecr frontal


Gravando um vdeo no modo Auto-retrato

1 2 3 4

Gire o disco de mudana de modo para v. Pressione [LCD frontal] uma vez. Pressione o boto [Obturador] para iniciar a gravao. Pressione o boto [Obturador] novamente para parar a gravao.

Gravando um vdeo no modo Crianas

1 2 3 4

Gire o disco de mudana de modo para v. Pressione [LCD frontal] duas vezes. Pressione o boto [Obturador] para iniciar a gravao. Pressione o boto [Obturador] novamente para parar a gravao.

Funes estendidas

37

Gravando mensagens de voz

apdbNs

Aprenda como gravar mensagens de voz que podem ser reproduzidas a qualquer hora. Voc pode adicionar uma mensagem de voz a uma foto como um pequeno lembrete das condies em que ela foi tirada.
A melhor qualidade de som obtida quando a gravao feita a 40 cm de distncia da cmara.

Gravando uma mensagem de voz

1 2 3

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos Voz Gravar.

Adicionando uma mensagem de voz a uma foto

Pressione [Obturador] para gravar.


possvel gravar mensagens de voz com at 10 horas de durao. Pressione [o] para pausar ou continuar a gravao.

1 2 3 4

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos Voz Memo.

Alinhe o objecto no quadro e tire uma foto.


Voc comear a gravar uma mensagem de voz imediatamente aps tirar a foto.

Grave uma breve mensagem de voz (mximo de 10 segundos).


Pressione [Obturador] novamente para parar a gravao da mensagem.

Parar

Pausa

4 5

Pressione [Obturador] para parar a gravao.


Pressione [Obturador] novamente para gravar outra mensagem de voz.

Pressione [m] para alternar para o modo Fotograa.


Funes estendidas

38

Opes de fotograa
Aprenda sobre as opes que podem ser conguradas no modo Fotograa.

Selecionando uma resoluo e a qualidade 40


Selecionando uma resoluo 40 Selecionando a qualidade da imagem 40

Ajustando o brilho e as cores 49


Ajustando a exposio manualmente (EV) Compensando a iluminao de fundo (ACB) Alterando a opo de medio Selecionando uma fonte de iluminao (Equilbrio de branco) 49 49 50 50

Usando o temporizador 41 Fotografando no escuro 42


Evitando olhos vermelhos 42 Usando o ash 42 Ajustando a velocidade ISO 43

Usando modos de fotos em seqncia 52 Aprimorando as fotos 53


Aplicando estilos de fotos 53 Ajustando suas fotos 54

Alterando o foco da cmara 44


Usando a funo macro Usando o foco automtico Usando o foco automtico de acompanhamento Ajustando a rea de foco 44 44 45 46 47 47 48 48

Usando a deteco de faces

Detectando faces Fotografando um sorriso Detectando olhos fechados

Selecionando uma resoluo e a qualidade


Aprenda como alterar a resoluo da imagem e as conguraes de qualidade.

Selecionando uma resoluo


apdbNsvS

Ao gravar um vdeo:

medida que voc aumenta a resoluo, as fotos ou vdeos passam a ser formados por mais pixels. Com isso, eles podem ser impressos em papis ou exibidos em ecrs maiores. Quando uma resoluo mais alta usada, o tamanho do cheiro tambm aumenta. Ao tirar uma foto:

1 2

No modo v, pressione [m]. Selecione Filme opo.


Opo Descrio

Dimenses dao lme

uma

640 X 480: reproduo na TV convencional. 320 X 240: publicao em pginas da Web.

1 2

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos opo.


Opo Descrio

Dimenses da foto

uma

Selecionando a qualidade da imagem


apdbNs

4000 X 3000: imprime em papis A1. 3984 X 2656: imprime em papis A2 no aspecto panormico (3:2). 3840 X 2160: imprime em papis A2 no aspecto panormico (16:9) ou reproduz em uma HDTV. 3264 X 2448: imprime em papis A3. 2560 X 1920: imprime em papis A4. 2048 X 1536: imprime em papis A5. 1920 X 1080: imprime em papis A5 no aspecto panormico (16:9) ou reproduz em uma HDTV. 1024 X 768: anexos de email.

Todas as fotograas tiradas so compactadas e salvas no formato JPEG. Imagens de maior qualidade resultam em tamanhos maiores.

1 2

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos


Opo Descrio

Qualid.

uma opo.

Super no Fino Normal


Dependendo do modo de fotograa, as opes podem ser diferentes.

Opes de fotograa

40

Usando o temporizador
1
No modo Fotograa, pressione [t].

apdbsvS

Aprenda como denir o temporizador para retardar a captura da imagem.

Pressione [Obturador] para iniciar o temporizador.


A luz de auxlio do AF/luz de temporizador pisca. A cmara tirar automaticamente uma foto aps o tempo especicado. O ecr frontal iniciar a contagem regressiva alguns segundos antes de fotografar.

Desligado

Selecione uma opo.


Opo Descrio

Desligado: o temporizador no est ativado. 10 seg: tira uma foto aps 10 segundos. 2 seg: tira uma foto aps 2 segundos. Duplo: tira uma foto aps 10 segundos e uma outra foto 2 segundos mais tarde.
Dependendo do modo de fotograa, as opes podem ser diferentes. Pressione [t] para cancelar o temporizador. Dependendo da opo de deteco de faces selecionada, o temporizador ou algumas de suas opes no esto disponveis.

Opes de fotograa

41

Fotografando no escuro
Aprenda como tirar fotos noite ou em condies de pouca iluminao.

Evitando olhos vermelhos

apbNs

Usando o ash

apbNsS

Se voc usar o ash para tirar uma foto de uma pessoa no escuro, um brilho vermelho poder surgir ao redor de seus olhos. Para evitar que isso acontea, selecione Olhos verm. ou Ajuste olh.ver. Consulte as opes de ash em "Usando o ash".

Use o ash ao tirar fotos no escuro ou se precisar de mais luz em suas fotos.

No modo Fotograa, pressione [F].

Automtico

Selecione uma opo.


Opo Descrio

Desligado: O ash no dispara. Um aviso de trepidao da cmara ( se a iluminao for insuciente.

) ser exibido

Automtico: a cmara selecionar uma congurao de ash apropriada para a cena detectada no modo S.

Opes de fotograa

42

Fotografando no escuro

Opo Descrio

Ajuste olh.ver*: O ash dispara quando o objecto ou o plano de fundo so escuros. A cmara corrige os olhos vermelhos por meio de uma anlise por software avanada. Sinc.lenta: O ash dispara e o obturador permanece aberto por mais tempo. Selecione se desejar capturar a luz ambiente para revelar mais detalhes no plano de fundo. Use um trip para impedir que as fotos sejam borradas. Preenchido: O ash dispara sempre. A intensidade da luz ajustada automaticamente. Olhos verm.*: O ash dispara quando o objecto ou o plano de fundo so escuros. A cmara reduz a incidncia de olhos vermelhos. Automtico: o ash dispara quando o objecto ou o plano de fundo so escuros.
Dependendo do modo de fotograa, as opes podem ser diferentes. * H um pequeno intervalo entre os dois disparos do ash. No se mova at que o ash dispare pela segunda vez.

As opes de ash no esto disponveis quando a opo de fotos em seqncia denida ou Deteco Piscar de Olhos selecionada. Certique-se de que os objectos que sero fotografado estejam dentro da distncia recomendada do ash. (p. 91) Se houver reexo luminosa ou muita poeira no ar, pequenos pontos podero surgir em sua foto.

Ajustando a velocidade ISO

A velocidade ISO a medida da sensibilidade de um lme luz conforme denida pela ISO (International Organisation for Standardisation). Quanto maior a velocidade ISO selecionada, maior ser a sensibilidade luz da sua cmara. Ao usar uma velocidade ISO mais alta, voc poder obter fotos melhores sem usar o ash.

1 2

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos ISO uma opo.
Selecione para usar uma velocidade ISO apropriada baseada no brilho do objecto e nas condies de iluminao.
Quanto maior a velocidade ISO selecionada, maior ser a quantidade de rudo da imagem obtida. Quando Ultr vel est ativada, a velocidade ISO ajustada para Automtico.

Opes de fotograa

43

Alterando o foco da cmara


Aprenda como ajustar o foco da cmara de acordo com seus objectos.

Usando a funo macro

apdv

Usando o foco automtico

apdv

Use a funo macro para tirar fotos em close de objectos como ores ou insetos. Consulte as opes de macro em Usando o foco automtico.

Para tirar fotos ntidas, selecione o foco apropriado de acordo com a sua distncia do objecto.

No modo Fotograa, pressione [M].

Normal

Selecione uma opo.


Opo Descrio

Tente segurar a cmara muito rme para evitar que as fotos saiam borradas. Desligue o ash se a distncia at o objecto for inferior a 40 cm.

Normal: focaliza objectos localizados a mais de 80 cm (1 m quando o zoom usado). Macro: focalize objetos localizados entre 10 e 80 cm (50 e 80 cm quando o zoom usado). Macro autom.: focalize objetos localizados a mais de 10 cm (mais de 50 cm quando o zoom usado).
Dependendo do modo de fotograa, as opes podem ser diferentes.

Opes de fotograa

44

Alterando o foco da cmara

Usando o foco automtico de acompanhamento a p d N s


Acompanhamento de AF permite que voc acompanhe e focalize um objecto automaticamente, mesmo quando voc est em movimento.

1 2 3

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos rea de foco Acompanhamento de AF. Focalize no objeto que deseja acompanhar e pressione [OK].
Um quadro de foco ser exibido no objecto e o seguir conforme voc mover a cmara.

O acompanhamento de um objecto poder falhar quando: - O objecto for muito pequeno ou se mover excessivamente. - O objecto possuir uma iluminao de fundo ou voc estiver fotografando em um local escuro. - As cores ou os padres do objecto e do fundo forem iguais. - A cmara tremer excessivamente. Nesses casos, o quadro de foco ser exibido como um quadro de linha nica branco. Se a cmara no conseguir acompanhar o objecto, voc dever selecionar o objecto para acompanhamento novamente. Se a cmara no conseguir corrigir o foco, o quadro de foco ser alterado para um quadro de linha nica vermelho. Se voc usar esta funo, no ser possvel denir a deteco de faces e as opes de estilo de foto.

Acompanhamento de AF

O quadro branco indica que a sua cmara est acompanhando o objecto. O quadro verde indica que o seu objecto est em foco quando voc pressiona o boto [Obturador] at a metade.
Opes de fotograa

45

Alterando o foco da cmara

Ajustando a rea de foco

apdNs

Voc pode obter fotos mais claras ao selecionar uma rea de foco apropriada de acordo com a posio dos seus objectos na cena.

1 2

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos


Opo Descrio

rea de foco

uma opo.

Af central: focaliza no centro (adequado quando os objectos esto localizados no centro). Multi af: focaliza em uma ou mais de nove reas possveis. Acompanhamento de AF: focaliza e acompanha o objecto. (p. 45)
Dependendo do modo de fotograa, as opes podem ser diferentes.

Opes de fotograa

46

Usando a deteco de faces

apdbs

Quando as opes de deteco de faces so usadas, sua cmara pode detectar automaticamente rostos humanos. Sempre que voc focaliza um rosto humano, a cmara ajusta a exposio automaticamente. Tire fotos de forma rpida e fcil ao usar a Deteco Piscar de Olhos para detectar olhos fechados ou a Deteco de Sorriso para capturar um rosto sorridente.

Em alguns modos de cena, a deteco de faces no est disponvel. A deteco de faces poder no ser eciente nas seguintes situaes: - O objecto est muito longe da cmara (o quadro de foco se tornar laranja nos modos Deteco de Sorriso e Deteco Piscar de Olhos). - O ambiente est muito claro ou muito escuro. - O objecto no est olhando para a cmara. - O objecto est usando culos escuros ou uma mscara. - O objecto est com iluminao de fundo ou as condies de iluminao so instveis. - A expresso facial da pessoa sensivelmente alterada. A deteco de faces no estar disponvel ao usar uma opo de estilo de foto ou ajuste de imagem ou quando usada com Acompanhamento de AF. A deteco de faces no estar disponvel quando o zoom digital for usado. Dependendo da opo de deteco de faces selecionada, o temporizador ou algumas de suas opes no esto disponveis. Dependendo da opo de deteco de faces selecionada, algumas opes de fotos em sequncia no estaro disponveis.

Detectando faces
Sua cmara detecta automaticamente rostos humanos (at dez).

1 2

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos Deteco Faces Normal.
O rosto mais prximo ser mostrado em um quadro de foco branco e os demais em quadros de foco cinzas.
Quanto mais perto voc estiver do objecto, mas rpido a cmara detectar as faces.

Opes de fotograa

47

Usando a deteco de faces

Fotografando um sorriso
A cmara aciona automaticamente o obturador ao detectar um sorriso.

Detectando olhos fechados


Se a cmara detectar olhos fechados, ela tirar automaticamente duas fotos em seqncia.

1 2

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos de Sorriso. Deteco Faces Deteco

1 2

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos Piscar de Olhos. Deteco Faces Deteco

Se a pessoa sorrir de forma mais enftica, a cmara poder detectar o sorriso com mais facilidade.

Mantenha sua cmara rme enquanto a mensagem "A Capturar" exibida no ecr. Quando a deteco de olhos fechados falha, a mensagem "Foto com olhos fechados." exibida. Tire outra foto.

Opes de fotograa

48

Ajustando o brilho e as cores


Aprenda como ajustar o brilho e a cor para obter uma melhor qualidade de imagem.

Ajustando a exposio manualmente (EV) p d v


Dependendo da intensidade da iluminao do ambiente, possvel que as fotos quem muito claras ou escuras. Nesses casos, voc poder ajustar a exposio para obter fotos melhores.

Compensando a iluminao de fundo (ACB) p


Quando a fonte de iluminao estiver atrs do objecto ou se houver um contraste elevado entre o objecto e o plano de fundo, provvel que o objecto fotografado parea escuro na foto. Neste caso, active a opo de ACB (Balano de contraste automtico).

Mais escuro (-)

Neutro (0)

Mais claro (+) Sem ACB Com ACB

1 2 3

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos EV.

Selecione um valor para ajustar a exposio.


Aps voc ajustar a exposio, a congurao permanecer a mesma. Talvez seja necessrio alterar o valor da exposio posteriormente para evitar sobreexposio ou subexposio. Se voc no conseguir denir uma exposio apropriada, selecione AEB (Enquadramento de exposio automtica). A cmara tira fotos com exposies diferentes: normal, subexposio e sobreexposio. (p. 52)

1 2

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos


Opo Descrio

ACB

uma opo.

Desat.: o ACB est desativado. Ativ.: o ACB est ativado.


O recurso de ACB est sempre ativado no modo a. No possvel denir opes de fotos seqenciais quando este recurso est ativado.

Opes de fotograa

49

Ajustando o brilho e as cores

Alterando a opo de medio

pdv

O modo de medio refere-se forma como a cmara mede a quantidade de luz. O brilho e a iluminao de suas fotos iro variar em funo do modo de medio selecionado.

Selecionando uma fonte de iluminao (Equilbrio de branco) p d v


A cor das suas fotos depende do tipo e da qualidade da fonte de iluminao. Se desejar que a cor das suas fotos seja realista, selecione uma condio de iluminao apropriada para calibrar o equilbrio de branco, como Eb auto, Luz dia, Nublado ou Tungstnio.

1 2

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos


Opo Descrio

Medio

uma opo.

Multi: Sua cmara divide a cena em vrias reas e, em seguida, mede a intensidade de luz em cada rea. Adequada a fotos gerais. Pontual: Sua cmara mede somente a intensidade de luz no centro do quadro. Se um objecto no estiver no centro da cena, a sua foto poder ser exposta de forma inadequada. Adequada a objectos com iluminao de fundo. Centralizada: Sua cmara calcula a mdia da leitura das medies do quadro inteiro com nfase no centro. Adequada a fotos com objectos no centro do quadro. (Eb auto) (Luz dia)

(Nublado)

(Tungstnio)

Opes de fotograa

50

Ajustando o brilho e as cores

1 2

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos


cone Descrio

Denindo seu prprio equilbrio de branco

Equilb. branco

uma opo.

Eb auto: use conguraes automticas dependendo das condies de iluminao. Luz dia: selecione ao tirar fotos externas em dias ensolarados. Nublado: selecione ao tirar fotos externas em dias nublados ou na sombra. Fluorescente h: selecione ao tirar fotos em ambientes com lmpadas uorescentes do tipo luz do dia ou de trs vias. Fluorescente l: selecione ao tirar fotos em ambientes com luz uorescente branca. Tungstnio: selecione ao tirar fotos em ambientes internos com lmpadas incandescentes ou halgenas. Medio: Obturador (Conf. padro): use suas conguraes pr-denidas.

1 2 3

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos Obturador. Equilb. branco Medio:

Direcione a lente para uma folha de papel branco.

Pressione [Obturador].

Opes de fotograa

51

Usando modos de fotos em seqncia

Pode ser difcil tirar fotos de objectos que se movem rapidamente ou capturar as expresses faciais naturais e os gestos dos seus objectos nas fotos. Nesses casos, selecione um dos modos de fotos em seqncia.
Opo Descrio

AEB: A cmara tira trs fotos com exposies diferentes: normal, subexposio e sobreexposio. Use um trip para evitar que as fotos sejam borradas.
Dependendo do modo de fotografia, as opes podem ser diferentes.

1 2

No modo Fotografia, pressione [m]. Selecione Tirar fotos Direco uma opo.
Opo Descrio

Individual: Tira uma foto individual. Contnuo: Enquanto [Obturador] pressionado, a cmara fotografa continuamente. O nmero mximo de fotos depende da capacidade do carto de memria. Ultr vel: Enquanto voc pressiona o boto [Obturador], a cmera tira fotos de VGA (6 fotos por segundo; mximo de 30 fotos). A cmara mostra automaticamente as fotos tiradas e as salva.

Voc poder usar o flash, o temporizador e o ACB somente ao selecionar Individual. Quando voc selecionar Ultr vel, a resoluo ser definida como VGA a velocidade ISO ser ajustada para Automtico. Dependendo da opo de deteco de faces selecionada, algumas opes de fotos em sequncia no estaro disponveis.

Opes de fotografia

52

Aprimorando as fotos
Aprenda como aprimorar suas fotos ao aplicar estilos ou cores de fotos ou fazer alguns ajustes.

Aplicando estilos de fotos

apdv

Denindo seu prprio tom de RGB

Aplique estilos diferentes s suas fotos, como Leve, Vvido ou Floresta.

1 2 3

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos RGB personalizado. Selec. Estilo

Selecione uma cor (R: vermelho, G: verde, B: azul).

Leve

Vvido

Floresta

1 2

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos Selec. Estilo uma opo.
Voltar Mover

Selecione RGB personalizado para denir seu prprio tom de RGB.


Se voc usar esta funo, no ser possvel denir as opes de deteco de faces e ajuste da imagem.

Ajuste a quantidade da cor selecionada. (-: menos ou +: mais)

Opes de fotograa

53

Aprimorando as fotos

Ajustando suas fotos

Opo de saturao Descrio +

Ajuste o contraste, a nitidez e a saturao das fotos.

Diminui a saturao. Aumenta a saturao.

1 2 3

No modo Fotograa, pressione [m]. Selecione Tirar fotos


Contraste Ntidez Saturao

Ajust.img.

Selecione uma opo de ajuste.

Selecione 0 se no desejar aplicar efeito algum. (adequado impresso) Dependendo da opo de ajuste de imagem selecionada, algumas opes de estilo de foto no esto disponveis.

Selecione um valor para ajustar o item selecionado.


Opo de contraste Descrio + Opo de nitidez -

Diminui a cor e o brilho. Aumenta a cor e o brilho.


Descrio

Suaviza as bordas das suas fotos (adequada edio de fotos no computador). Torna as bordas mais ntidas para aprimorar a clareza das fotos. Essa opo tambm poder aumentar o rudo das fotos.

Opes de fotograa

54

Reproduo/Edio
Aprenda como reproduzir fotos, vdeos e mensagens de voz e editar fotos ou vdeos. Aprenda tambm a conectar sua cmera a computadores, impressoras fotogrcas e TVs.

Reproduzindo 56
Iniciando o modo Reproduo Exibindo fotos Reproduzindo um vdeo Reproduzindo mensagens de voz Redimensionando fotos Girando uma foto Aplicando estilos de fotos Corrigindo problemas de exposio Criando um pedido de impresso (DPOF) 56 59 61 62 63 63 64 65 66

Transferindo cheiros para um computador (Windows) 68


Instalando o Intelli-studio Transferindo cheiros usando o Intelli-studio Transferindo cheiros ao conectar a cmara como um disco removvel Desconectando a cmara (para Windows XP) 68 71 72 73

Editando uma foto 63

Transferindo cheiros para um computador (para Mac) 74 Imprimindo fotos com uma impressora fotogrca (PictBridge) 75

Exibindo arquivos em uma TV 67

Reproduzindo
Aprenda aes para reproduzir fotos, vdeos ou mensagens de voz e tambm a gerenciar ficheiros.

Iniciando o modo Reproduo


Exiba fotos ou reproduza vdeos e mensagens de voz armazenados em sua cmara.

Ecr no modo Reproduo

Pressione [P].
O ficheiro mais recente que voc capturou ou gravou ser exibido. Se a cmara estiver desligada, ela ser ligada automaticamente.
Informaes

Pressione [F] ou [t] para percorrer os ficheiros.


Pressione e mantenha-o pressionado para percorrer os ficheiros rapidamente.
Se desejar exibir os ficheiros armazenados na memria interna, remova seu carto de memria. A cmera no reproduzir corretamente arquivos que sejam muito grandes ou que tenham sido obtidos com cmeras de outros fabricantes.

cone

Descrio

A foto inclui uma mensagem de voz Ficheiro de vdeo Um pedido de impresso foi feito (DPOF) Ficheiro protegido Nome da pasta Nome do ficheiro

Reproduo/Edio

56

Reproduzindo
Exibindo cheiros por categoria no Smart Album
Exiba e gerencie cheiros por categorias, como data, tipo de cheiro ou semana.

4 5

Pressione [F] ou [t] para percorrer os cheiros.


Pressione e mantenha-o pressionado para percorrer os cheiros rapidamente.

1 2 3

No modo Reproduzir, gire o boto [Zoom] para a esquerda. Pressione [m]. Selecione uma categoria.
Tipo Data Cor Semana

Pressione [o] para retornar exibio normal.

Voltar

Denir

Opo Tipo Data Cor Semana

Descrio

Exiba cheiros pelo tipo de cheiro. Exiba os cheiros pela data em que eles foram salvos. Exiba cheiros pela cor dominante da imagem. Exiba os cheiros pelo dia da semana em que foram salvos.

Poder levar algum tempo para a cmara alterar a categoria e reorganizar as faces.

Reproduo/Edio

57

Reproduzindo
Exibindo cheiros como miniaturas
Examine as miniaturas dos cheiros. No modo Reproduo, gire o boto [Zoom] para a esquerda para exibir 9 ou 20 miniaturas (gire [Zoom] para a direita para retornar ao modo anterior).

Protegendo cheiros
Proteja seus cheiros contra a remoo acidental.

1 2 3

No modo Reproduo, pressione [m]. Selecione Opes de arquivo Seleccionar. Proteger


Bloq..

Para proteger todos os cheiros, selecione Tudo

Selecione o cheiro que deseja proteger e pressione [o].


Pressione [o] novamente para cancelar sua seleo.

Filtro

Para Percorrer os cheiros Excluir cheiros

Faa

Pressione [D], [M], [F] ou [t]. Pressione [f] e selecione Sim.


Seleccionar Denir

Pressione [f].

Reproduo/Edio

58

Reproduzindo
Excluindo cheiros
Exclua cheiros individuais ou todos os cheiros de uma vez. No possvel excluir cheiros protegidos. Para excluir um nico cheiro:

Copiando cheiros para o carto de memria


Voc pode copiar os cheiros armazenados na memria interna para um carto de memria.

1 2 1 2 3 4 5 1 2

No modo Reproduo, selecione um cheiro e pressione [f]. Selecione Sim para excluir o cheiro.

1 2 3

No modo Reproduo, pressione [m]. Selecione Opes de arquivo Copia.

Selecione Sim para copiar os cheiros.

Para excluir vrios cheiros:

Exibindo fotos
Amplie reas de fotos ou exiba fotos em uma apresentao de slides.

No modo Reproduo, pressione [f]. Selecione Excluir vrios. Selecione os cheiros que deseja excluir e pressione [o].
Pressione [o] novamente para cancelar sua seleo.

Ampliando uma foto


No modo Reproduo, gire o boto [Zoom] para a direita para ampliar uma foto (gire o boto [Zoom] para a esquerda para reduzi-la).

Pressione [f]. Selecione Sim.

Para excluir todos os cheiros:

No modo Reproduo, pressione [m]. Selecione Opes de arquivo Excluir Tudo Sim.

Reproduo/Edio

59

Reproduzindo
A rea ampliada e a taxa de zoom so indicadas na parte superior do ecr. A taxa mxima de zoom pode variar em funo da resoluo.

Iniciando uma exibio de slides


Voc pode aplicar efeitos e udio sua exibio de slides.

1 2 3

No modo Reproduo, pressione [m]. Selecione Multi Slide Show. Selecione uma opo de efeito de exibio de slides.
Pule para a etapa 5 para iniciar uma apresentao sem efeito algum.
Opo Descrio

Recortar

Para Mover a rea ampliada Cortar a foto ampliada

Faa

Pressione [D], [M], [F] ou [t]. Pressione [o] (a foto ser salva como um novo cheiro).

Imagem

Dena as fotos que deseja incluir na apresentao de slides. Tudo: mostre todas as fotos em uma exibio de slides. Data: exiba as fotos capturadas em uma data especca em uma apresentao de slides. Seleccionar: mostre as fotos selecionadas em uma exibio de slides. Dena o intervalo entre as fotos. Disponvel quando Desactivado. est selecionado na opo de Efeito. Selecione um udio de fundo. Selecione um efeito de transio. Selecione Desactivado para no aplicar efeito algum.

Intervalo Som Efeito

Reproduo/Edio

60

Reproduzindo

4 5

Defina o efeito da exibio de slides. Selecione Iniciar Reprod..


Para mostrar a exibio de slides continuamente, selecione Repetir. Pressione [o] para pausar ou continuar a exibio de slides.
Para parar a apresentao de slides e alternar para o modo Reproduo, pressione [o] e, em seguida, [F] ou [t].

Reproduzindo um vdeo

No modo Reproduo, selecione um vdeo e pressione [o].

Pausa

Use os botes a seguir para controlar a reproduo.


Pressione [F] [o] [t] [Zoom] para a esquerda ou direita Para

Retroceder. Pausar ou retomar a reproduo. Avanar. Ajustar o nvel de volume.

Reproduo/Edio

61

Reproduzindo
Capturando imagens durante a reproduo

Pressione [M] [Zoom] para a esquerda ou direita

Para

1 2

Pressione [o] no ponto em que deseja salvar uma imagem esttica. Pressione [M].
Uma imagem capturada ter o mesmo tamanho de cheiro que o vdeo original e ser salva como um novo cheiro.

Parar a reproduo. Ajustar o nvel de volume.

Adicionando uma mensagem de voz a uma foto

1 2
Reproduzindo mensagens de voz
Reproduzindo uma mensagem de voz

No modo Reproduo, selecione uma foto e pressione [m]. Selecione Opes de arquivo Activ.. Mens. De Voz

Pressione [Obturador] para gravar uma breve mensagem de voz (mximo de 10 segundos).
Pressione [Obturador] para parar a gravao da mensagem.

1 2

No modo Reproduo, selecione uma mensagem de voz e pressione [o]. Use os botes a seguir para controlar a reproduo.
Pressione [F] [o] [t] Para

Reproduzindo uma mensagem de voz adicionada a uma foto

Retroceder. Pausar ou retomar a reproduo. Avanar.

No modo Reproduo, selecione uma foto com mensagem de voz e pressione [o].
Pressione [o] para pausar ou continuar a reproduo.

Reproduo/Edio

62

Editando uma foto


Execute tarefas de edio de fotos, como girar, redimensionar, eliminar olhos vermelhos e ajustar o brilho, o contraste ou a saturao.
As fotos editadas sero salvas como cheiros novos.

Redimensionando fotos

Girando uma foto

1 2

No modo Reproduo, selecione uma foto e pressione [m]. Selecione Editar


Selecione (p. 78)

1 2

No modo Reproduo, selecione uma foto e pressione [m]. Selecione Editar Girar uma opo.

Redimen.

uma opo.

para salvar a foto como uma imagem inicial.


Direita 90

2048 x 1536

Voltar

Mover

Voltar

Mover

As opes disponveis variam de acordo com o tamanho da foto selecionada.

Reproduo/Edio

63

Editando uma foto

Aplicando estilos de fotos


Aplique estilos diferentes s suas fotos, como Leve, Vvido ou Floresta.

Denindo seu prprio tom de RGB

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto e pressione [m]. Selecione Editar personalizado. Selec. Estilo RGB

Selecione uma cor (R: vermelho, G: verde, B: azul).

Leve

Vvido

Floresta

1 2

No modo Reproduo, selecione uma foto e pressione [m]. Selecione Editar Selec. Estilo uma opo.
Voltar Mover

Selecione RGB personalizado para denir seu prprio tom de RGB.

4
Leve

Ajuste a quantidade da cor selecionada. (-: menos ou +: mais)

Voltar

Mover

Reproduo/Edio

64

Editando uma foto

Corrigindo problemas de exposio


Ajuste o ACB (Equilbrio de contraste automtico), o brilho, o contraste ou a saturao. Remova olhos vermelhos ou oculte imperfeies faciais. Adicione rudo foto.

Selecione um nvel.
medida que o nmero aumenta, o rosto se torna mais claro.

Ajustando o brilho/contraste/saturao Ajustando o ACB (Equilbrio de contraste automtico)

1 2

No modo Reproduo, selecione uma foto e pressione [m]. Selecione Editar Ajust.img ACB.

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto e pressione [m]. Selecione Editar


: Brilho : Contraste : Saturao

Ajust.img.

Selecione uma opo de ajuste.

Removendo olhos vermelhos

1 2

No modo Reproduo, selecione uma foto e pressione [m]. Selecione Editar Ajust.img Ajuste olh.ver.

Selecione um valor para ajustar o item selecionado. (-: menos ou +: mais)

Adicionando rudo foto Ocultando imperfeies faciais

1 2

1 2

No modo Reproduo, selecione uma foto e pressione [m]. Selecione Editar Ajust.img Retoque da face.

No modo Reproduo, selecione uma foto e pressione [m]. Selecione Editar Ajust.img Adic. rudo.

Reproduo/Edio

65

Editando uma foto

Criando um pedido de impresso (DPOF)


Selecione as fotos que sero impressas e dena opes como o nmero de cpias ou o tamanho do papel.
O carto de memria pode ser levado a uma grca ou loja de impresso que oferea suporte ao DPOF (Formato de pedido de impresso digital) ou voc pode imprimir suas fotos diretamente em uma impressora compatvel com o DPOF em sua casa. Fotos largas podem ser impressas com as bordas esquerda e direita cortadas. Por isso, verique o tamanho das suas fotos. Voc no pode denir um DPOF para as fotos armazenadas na memria interna.

4 5

Pressione [m]. Selecione Opes de arquivo uma opo.


Opo Seleccionar Tudo Cancelar Descrio

DPOF

Dimenso

Especique o tamanho da impresso da foto selecionada. Especique o tamanho da impresso de todas as fotos. Reinicia suas conguraes.

1 2

No modo Reproduo, pressione [m]. Selecione Opes de arquivo uma opo.


Opo Seleccionar Tudo Cancelar Descrio

6
Padro

DPOF

Se voc selecionar Seleccionar, role para uma foto e gire [Zoom] para a esquerda ou direita para selecionar o tamanho da impresso. Repita esse procedimento para as fotos desejadas e pressione [f].
Se voc selecionar Tudo, pressione [D] ou [M] para selecionar o tamanho da impresso e pressione [o].

Imprime as fotos selecionadas. Imprime todas as fotos. Reinicia suas conguraes.

Imprimindo fotos como miniaturas

Se voc selecionar Seleccionar, role para uma foto e gire [Zoom] para a esquerda e direita para selecionar o nmero de cpias. Repita esse procedimento para as fotos desejadas e pressione [f].
Se voc selecionar Tudo, pressione [D] ou [M] para selecionar o nmero de cpias e pressione [o].

1 2

No modo Reproduo, pressione [m]. Selecione Opes de arquivo Sim. DPOF ndice

Se voc especicar o tamanho de impresso, voc poder imprimir fotos somente com impressoras compatveis com DPOF 1.1.

Reproduo/Edio

66

Exibindo arquivos em uma TV


Reproduza fotos ou vdeos ao conectar sua cmara a uma TV usando o cabo A/V.

1 2 3 4 5

No modo Fotograa ou Reproduo, pressione [m]. Selecione Conguraes Sada vid..

Selecione uma sada de sinal de vdeo de acordo com seu pas ou regio. Desligue sua cmara e a TV. Conecte a cmara TV usando o cabo A/V.
Vdeo udio

possvel que haja rudo digital ou que parte de uma imagem no seja exibida em algumas TVs. Dependendo das conguraes da sua TV, as imagens podero no ser centralizadas no ecr da TV. Voc pode capturar fotos ou vdeos enquanto a cmara est conectada em uma TV.

6 7 8

Ligue sua TV e selecione o modo de sada de vdeo usando o controlo remoto da TV. Ligue sua cmara e pressione [P]. Exiba fotos ou reproduza vdeos usando os botes da cmara.

Reproduo/Edio

67

Transferindo ficheiros para um computador (Windows)


Transfira arquivos para seu computador usando o programa Intelli-studio. Voc tambm pode editar ou carregar arquivos para seus sites favoritos.

Instalando o Intelli-studio
Requisitos para o Intelli-studio
Item CPU RAM Sistema operacional Capacidade do disco rgido Requisitos

Intel Pentium 4, 3,0 GHz ou superior/ AMD Athlon FX 2,2 GHz ou superior Mnimo de 512 MB de RAM (1 GB ou mais recomendado) Windows XP SP2/Vista/7 250 MB ou mais (1 GB ou mais recomendados) Unidade de CD-ROM nVIDIA Geforce 7600GT ou superior/ATI X1600 series ou superior Monitor colorido de 16 bits com 1024 x 768 pixels (monitor colorido de 32 bits com 1280 x 1024 pixels recomendado) Porta USB, Microsoft DirectX 9.0c ou superior

O Intelli-studio poder no ser executado correctamente em alguns computadores mesmo se eles atenderem aos requisitos. Se o seu computador no atender aos requisitos, talvez vdeos no sejam reproduzidos correctamente ou mais tempo seja necessrio para edit-los. Instale o DirectX 9.0c ou superior antes de usar o programa. Voc deve usar o Windows XP/Vista/7 ou Mac OS 10.4 ou posterior para conectar a cmara como um disco removvel.

O uso de PCs sem marca montados ou de PCs e sistemas operacionais sem suporte poder invalidar sua garantia.

Outros

Reproduo/Edio

68

Transferindo cheiros para um computador (Windows)


Instalando o Intelli-studio

1 2

Insira o CD de instalao em uma unidade de CD-ROM compatvel. Quando a tela de instalao for exibida, clique em Samsung Digital Camera Installer para iniciar a instalao.

3 4

Selecione os programas que sero instalados e siga as instrues na tela. Clique em Exit para concluir a instalao e reiniciar seu computador.

Reproduo/Edio

69

Transferindo ficheiros para um computador (Windows)


Usando o Intelli-studio
O Intelli-studio um programa que permite reproduzir e editar arquivos. Voc tambm pode carregar ficheiros em sites, como o Flickr ou o YouTube. Para obter detalhes, selecione Help Help no programa.
No possvel editar ficheiros diretamente na cmara. Transfira ficheiros para uma pasta no seu computador antes de edit-los. No possvel copiar ficheiros do seu computador para a cmara. O Intelli-studio oferece suporte aos seguintes formatos: - Vdeos: MP4 (Vdeo: MJPEG, udio: WAV), WMV (WMV 7/8/9), AVI (MJPEG) - Fotos: JPG, GIF, BMP, PNG, TIFF 1 2 3 4 5

15 14

6 7

13

12

10

11

Reproduo/Edio

70

Transferindo cheiros para um computador (Windows)

cone
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Descrio

Transferindo cheiros usando o Intelli-studio


O Intelli-studio ser iniciado automaticamente ao conectar a cmara ao seu computador com o cabo USB.
A bateria ser carregada enquanto a cmara estiver conectada a um computador com o cabo USB.

Abre menus Exibe os cheiros na pasta selecionada Altera para o modo de edio de fotograas Altera para o modo de edio de vdeos Altera para o modo de compartilhamento (voc pode enviar cheiros por email ou carreg-los em sites, como Flickr ou YouTube.) Amplia ou reduz as miniaturas na lista Seleciona um tipo de cheiro Exibe os cheiros da pasta selecionada no seu computador Exibe ou oculta os cheiros da cmara conectada Exibe os cheiros da pasta selecionada na cmara Exibe cheiros como miniaturas, no Smart Album ou em um mapa Percorre as pastas no dispositivo conectado Percorre as pastas do seu computador Vai para a pasta anterior ou seguinte Imprime cheiros, exibe cheiros em um mapa, armazena cheiros em My Folder ou registra faces

Conecte a cmara ao seu computador com um cabo USB.


Voc deve conectar a extremidade do cabo que contm o indicador luminoso () em sua cmara. Se o cabo for invertido, seus cheiros podero ser danicados. O fabricante no responsvel por nenhuma perda de dados.

Reproduo/Edio

71

Transferindo ficheiros para um computador (Windows)

Ligue a cmara.
O computador reconhece a cmara automaticamente.
Se houver alguma falha na conexo, uma janela pop-up ser exibida. Selecione PC.

Transferindo ficheiros ao conectar a cmara como um disco removvel


Voc pode conectar a cmara ao seu computador como um disco removvel.

3 4

Selecione uma pasta no seu computador para salvar os ficheiros novos.


Se a sua cmara no possuir novos ficheiros, uma janela pop-up para salv-los no ser exibida.

Conecte a cmara ao seu computador com um cabo USB.


Voc deve conectar a extremidade do cabo que contm o indicador luminoso () em sua cmara. Se o cabo for invertido, seus ficheiros podero ser danificados. O fabricante no responsvel por nenhuma perda de dados.

Selecione Sim.
Novos ficheiros sero transferidos para o computador.
No Windows Vista, selecione Run Installer.exe na janela de execuo automtica.

Reproduo/Edio

72

Transferindo ficheiros para um computador (Windows)

Ligue a cmara.
O computador reconhece a cmara automaticamente.
Se houver alguma falha na conexo, uma janela pop-up ser exibida. Selecione PC.

Desconectando a cmara (para Windows XP)


O modo de desconectar o cabo USB no Windows Vista/7 semelhante.

1 2

3 4

Se o indicador de status da cmara estiver piscando, aguarde at ele parar. Clique em na barra de ferramentas no canto inferior direito do ecr do seu PC.

Em seu computador, selecione O meu computador Disco removvel DCIM 100PHOTO. Selecione os ficheiros desejados e arraste-os ou salveos no seu computador.

3 4

Clique na mensagem pop-up. Remova o cabo USB.


A cmara no pode ser removida com segurana quando o Intelli-studio est em execuo. Encerre o programa antes de desconectar a cmara.

Reproduo/Edio

73

Transferindo cheiros para um computador (para Mac)


Assim que voc conectar a cmara a um computador Macintosh, ele reconhecer o dispositivo automaticamente. Voc pode transferir os cheiros diretamente da cmara para o computador sem instalar nenhum programa.
H suporte ao Mac OS 10.4 ou posterior.

Conecte sua cmara a um computador Macintosh com o cabo USB.


Voc deve conectar a extremidade do cabo que contm o indicador luminoso ( ) em sua cmara. Se o cabo for invertido, seus cheiros podero ser danicados. O fabricante no responsvel por nenhuma perda de dados.

Ligue a cmara.
O computador reconhece a cmara automaticamente e um cone de disco removvel exibido.
Se houver alguma falha na conexo, uma janela pop-up ser exibida. Selecione PC.

3 4

Clique duas vezes no cone do disco removvel. Transra as fotos ou os vdeos para o computador.

Reproduo/Edio

74

Imprimindo fotos com uma impressora fotogrca (PictBridge)


Imprima fotos com uma impressora compatvel com PictBridge ao conectar sua cmara diretamente impressora.

Com a impressora ligada, conecte sua cmara impressora com o cabo USB.

Congurando as opes de impresso


Imagem Dimeso Desenho Tipo Qualid. : Uma : Auto : Auto : Auto : Auto
Imprim.

Ligue a cmara.
A impressora reconhece a cmara automaticamente.
Se houver alguma falha na conexo, uma janela pop-up ser exibida. Selecione Impressora. Se a sua impressora possuir o recurso de armazenamento em massa, voc dever denir primeiro o modo USB para Impressora no menu conguraes. (p. 80)

Sair

Opo Descrio

Imagem: selecione se a foto atual ou todas as fotos sero impressas. Dimeso: especique o tamanho da impresso. Desenho: crie impresses de miniaturas. Tipo: selecione o tipo de papel. Qualid.: dena a qualidade da impresso. Data: dena para imprimir a data. Nome arq: dena para imprimir o nome do cheiro. Reiniciar: redena as opes de impresso.

3 4

Pressione [F] ou [t] para selecionar uma foto.


Pressione [m] para denir as opes de impresso. Consulte Congurando as opes de impresso.

Pressione [o] para imprimir.


A impresso iniciada. Pressione [F] para cancelar a impresso.

Algumas opes no so aceitas por algumas impressoras.

Reproduo/Edio

75

Apndices
Consulte opes de congurao, mensagens de erro, especicaes e dicas de manuteno.

Menu de opes da cmara 77


Acessando o menu de opes udio Display Conguraes 77 78 78 79

Mensagens de erro 82 Manuteno da cmara 83


Limpando a cmara Sobre os cartes de memria Sobre a bateria 83 84 85

Antes de entrar em contacto com a Assistncia tcnica 88 Especicaes da cmara 91 ndice 96

Menu de opes da cmara


Aprenda as vrias opes de congurao da sua cmara.

Acessando o menu de opes

Selecione uma opo e salve suas conguraes.


Volume Som in. Som obt. Som bip Som AF Som infantil
Voltar

1 2

No modo Fotograa ou Reproduo, pressione [m]. Selecione um menu.


Tirar fotos udio Display Conguraes
Sair

Desactivado Baixo Meio Alto


:1

Volume Som in. Som obt. Som bip Som AF Som infantil
Alterar

Denir

Pressione [m] para retornar ecr anterior.

Menu

Descrio

udio: dena os vrios sons da cmara e o volume. (p. 78) Display: personalize as opes do ecr, como idioma e brilho. (p. 78) Conguraes: altere as conguraes do sistema da cmara, como formato de memria, nome de cheiro padro e modo USB. (p. 79)

Apndices

77

Menu de opes da cmara

udio
* Padro

Display
* Padro

Item Volume Som in. Som obt.

Descrio

Item Language Descrio da funo

Descrio

Ajuste o volume de qualquer som. (Desactivado, Baixo, Meio*, Alto) Selecione o som que ser tocado quando a cmara for ligada. (Desactivado*, 1, 2, 3) Selecione o som que ser emitido quando o boto do obturador for pressionado. (Desactivado, 1*, 2, 3) Selecione o som que ser emitido quando os botes forem pressionados ou na alterao de modos. (Desact., 1*, 2, 3) Selecione para emitir um som quando voc pressionar o boto Obturador at a metade. (Desactivado, Activado*) Define um som a ser emitido no modo Crianas. (Desligado, 1*, 2, 3)

Selecione um idioma para o texto do ecr. Exibe uma breve descrio de uma opo ou de um menu. (Desligado, Activado*) Defina a imagem inicial que ser exibida quando a cmara for ligada. Desactivado*: no exibe imagem inicial. Logo: exibe uma imagem padro armazenada na memria interna. Imag. us.: exibe a imagem desejada. (p. 63)
Somente uma imagem inicial ser salva na memria interna. Se voc selecionar uma nova foto como imagem inicial ou restaurar as configuraes iniciais da cmara, a imagem atual ser excluda. No possvel salvar imagens panormicas ou no aspecto 3:2 como imagens iniciais.

Som bip

Inicia img

Som AF Som infantil

Ajuste o brilho do ecr. (Auto*, Baixo, Normal, Alto)


Brilho do ecr
Normal fixado no modo Reproduo mesmo quando Auto est selecionado.

Vis. rp.

Defina a durao da exibio de uma imagem capturada antes que a cmera retorne para o modo Fotografia. (Desactivado, 0,5 seg*, 1 seg, 3 seg)

Apndices

78

Menu de opes da cmara


* Padro * Padro

Item

Descrio

Item Data e Hora

Descrio

Econ. de energia

Se voc no executar nenhuma operao por 30 segundos, a cmara entrar no modo de economia de energia automaticamente (pressione qualquer boto para desactivar o modo de economia de energia). (Desactivado*, Activado)
Se o modo Economia de energia estiver desativado, a tela principal ser escurecida para economizar a vida da bateria quando nenhuma operao for executada por cerca de 30 segundos.

Dena a data e a hora e selecione um formato de data. (Desactivado*, Dd/mm/aaaa, Mm/dd/aaaa, Aaaa/mm/dd) Selecione uma regio e dena o horrio de vero (DST). Especique como os nomes de cheiros sero atribudos. Reiniciar: ajuste a numerao dos cheiros para iniciar em 0001 ao inserir um novo carto de memria, formatar um carto de memria ou excluir todos os cheiros. Srie*: ajuste a numerao dos cheiros para seguir a numerao anterior ao inserir um novo carto de memria, formatar um carto de memria ou excluir todos os cheiros.

Fuso horrio

Conguraes
* Padro

Item

Descrio

Formate a memria interna e o carto de memria (todos os cheiros, inclusive os protegidos, sero excludos). (Sim, No)
Formato
Se voc usar um carto de memria previamente utilizado em cmara de fabricantes diferentes ou em um leitor de cartes, ou ainda formatado em um computador, sua cmara poder ler o carto incorrectamente. Formate o carto antes de us-lo.

Nm. do Arquivo

Reiniciar

Redena os menus e as opes de fotograa (as opes de data e hora, idioma e sada de vdeo no sero afetadas). (Sim, No)

O nome padro da primeira pasta 100PHOTO e o nome padro do primeiro cheiro SAM_0001. O nmero do cheiro incrementado um de cada vez de SAM_0001 a SAM_9999. O nmero da pasta incrementado um de cada vez de 100PHOTO a 999PHOTO. O nmero mximo de cheiros que podem ser armazenados em uma pasta 9999. A cmara dene os nomes de cheiro de acordo com o padro DCF (regra digital para sistemas de cheiros de cmara). Se voc alterar os nomes dos cheiros intencionalmente, a cmara poder no reproduzi-los.

Apndices

79

Menu de opes da cmara


* Padro * Padro

Item

Descrio

Item

Descrio

Dena se a data e a hora sero exibidas nas fotos impressas. (Desactivado*, Data, Dia e hora)
Imprimir
A data e a hora sero exibidas no canto inferior da foto em amarelo. A data e a hora podero no ser impressas em alguns modelos de impressora. Se voc selecionar Texto no modo s, a data e a hora no sero exibidas.

Sada vid.

Ajuste a sada do sinal de vdeo de acordo com sua regio. NTSC*: EUA, Canad, Japo, Coria, Taiwan, Mxico. PAL (suporte somente a BDGHI): Austrlia, ustria, Blgica, China, Dinamarca, Finlndia, Alemanha, Inglaterra, Itlia, Kuwait, Malsia, Nova Zelndia, Cingapura, Espanha, Sucia, Suia, Tailndia, Noruega. Active uma lmpada auxiliar para ajud-lo a focalizar objectos em locais escuros. (Desactivado, Activado*) Dena a funo para usar a cmara via conexo USB com um computador ou uma impressora. Auto*: congure a cmera para selecionar um modo USB automaticamente. Pc: conecte a cmara a um computador para transferir cheiros. Impressora: conecte a cmara a uma impressora para imprimir cheiros. Ajuste a cmera para soltar automaticamente o

Dena a cmara para desligar automaticamente quando no estiver sendo usada. (Desactivado, 1 min, 3 min*, 5 min, 10 min)
Desactivar Auto
Suas conguraes no sero alteradas aps a substituio da bateria. A cmara no desliga automaticamente quando: - Est conectada a um computador ou a uma impressora. - Voc est exibindo slides ou reproduzindo vdeos. - Voc est gravando uma mensagem de voz.

Lmp. af

USB

obturador quando ela detectar um rosto sorridente Deteco de Sorriso Frontal no modo Auto-retrato. (Desligado, Ligado*)

Apndices

80

Menu de opes da cmara


* Padro

Item Deteco de Sorriso de Criana

Descrio

Ajuste a cmera para soltar automaticamente o obturador quando ela detectar um rosto sorridente no modo Crianas. (Desligado, Ligado*) Congura a cmara para reproduzir a animao com som no ecr frontal ao lig-la (para exibio). (Desligado*, Ligado)

Demonstrao no ecr Frontal

No modo Demo, no possvel fotografar ou gravar vdeos. Para alternar para o modo Fotograa, pressione qualquer boto (exceto [POWER]). O modo Demo no estar disponvel se voc ligar a cmara no modo Reproduzir ou ao conect-la a outro dispositivo.

Apndices

81

Mensagens de erro
Quando as mensagens de erro a seguir forem exibidas, experimente as correes descritas abaixo.
Mensagem de erro Correes sugeridas

Erro no carto

Desligue e ligue a cmara novamente. Remova o carto de memria e insira-o outra vez. Formate seu carto de memria. (p. 79) Desbloqueie o carto de memria.

Carto bloqueado

Carto no compatvel.

O carto de memria inserido no compatvel com a sua cmara. Insira um carto de memria apropriado. Os nomes dos cheiros no atendem ao padro DCF. Transra os cheiros do carto de memria para o seu computador e formate o carto. (p. 79) Exclua o cheiro danicado ou entre em contacto com a Assistncia tcnica. Coloque uma bateria carregada ou recarregue a bateria. Exclua cheiros desnecessrios ou insira um novo carto de memria. Tire fotos ou insira um carto de memria que contenha algumas fotos.

DCF Full Error

Erro arq. Bateria desc. Memria cheia Arquivo invlido

Apndices

82

Manuteno da cmara
Limpando a cmara
Lente e ecr da cmara
Use um soprador para remover a poeira e limpe a lente gentilmente com um pano macio. Se houver alguma sujidade restante, aplique um lquido de limpeza de lentes em um papel de limpeza e passe-o com cuidado sobre a lente.

Corpo da cmara
Limpe-o gentilmente com um pano limpo e macio.

Jamais use benzina, redutores ou lcool para limpar o dispositivo. Essas solues podero danicar a cmara ou causar mau funcionamento. No aplique presso na tampa da lente nem use um soprador para limp-la.

Apndices

83

Manuteno da cmara

Sobre os cartes de memria


Cartes de memria que podem ser usados
Voc pode usar cartes de memria SD (Secure Digital) ou SDHC (Secure Digital High Capacity). Terminal Chave de proteo contra gravao Etiqueta (frente)

Capacidade do carto de memria


A capacidade da memria pode variar em funo das cenas fotografadas e das condies em que as fotos so tiradas. Estas capacidades baseiam-se em um carto SD de 1 GB:
Tamanho Super no Fino Normal 30 fps 15 fps

147 167
F o t o s

284 313 367 374 566 802 1144 1670 -

403 441 528 537 792 1065 1437 1872 -

Aprox. 7 4 Aprox. 26 20

Aprox. 13 52 Aprox. 49 16

202 211 339 510 735

Voc pode impedir a excluso de arquivos ao usar a chave de proteo dos cartes SD ou SDHC. Deslize a chave para baixo para bloquear ou para cima para desbloquear a gravao no carto. Ao tirar fotos, desbloqueie o carto.

1287
* V d e o s

* O tempo disponvel para gravao poder variar se o zoom for usado. Vrios vdeos foram gravados em seqncia para determinar o tempo total de gravao.

Apndices

84

Manuteno da cmara

Sobre a bateria
Use somente baterias aprovadas pela Samsung.

Vida til da bateria


Tempo de captura/ Nmero de fotos Condies de fotograa (com a bateria totalmente carregada)

Especicaes da bateria
Modo Tipo Capacidade da clula Tenso Tempo de carregamento (com a cmara desligada)

BP70A Bateria de ons de ltio 740 mAh 3,7 V Aprox. 150 min
Fotos

Valores medidos nas seguintes condies: no modo a, resoluo 12M e qualidade Fina. 1. Ajuste a opo de ash para Preenchido, tire uma foto e aproxime ou afaste o zoom. Aprox. 120 min / 2. Ajuste a opo de ash para Aprox. 240 Desligado, tire uma foto e aproxime ou afaste o zoom. 3. Execute as etapas 1 e 2 por 30 segundos e repita a operao durante 5 minutos. Em seguida, desligue a cmara por 1 minuto. 4. Repita as etapas de 1 a 3.
Vdeos

Aprox. 90 min

Grave vdeos na resoluo de 640 x 480 e a 30 fps.

Os valores acima so medidos de acordo com os padres da Samsung e podem ser diferentes em funo do tipo de utilizao real. Vrios vdeos foram gravados em seqncia para determinar o tempo total de gravao.

Apndices

85

Manuteno da cmara
Observaes sobre o carregamento da bateria
Se o indicador luminoso estiver apagado, certique-se de que a bateria esteja colocada correctamente. Desligue sua cmara ao carreg-la. Ligue a cmara aps carregar a bateria por mais de 10 minutos. Usar o ash ou gravar vdeos consome rapidamente a carga da bateria. Carregue a bateria at o indicador luminoso se tornar verde. Se o indicador luminoso piscar em laranja ou no acender, reconecte o cabo ou remova a bateria e insira-a novamente. Se voc carregar a bateria quando o cabo estiver superaquecido ou a temperatura estiver muito alta, o indicador luminoso poder se tornar laranja. O carregamento ser iniciado quando a bateria esfriar.

Observaes sobre o carregamento com um computador conectado


Use somente o cabo USB fornecido. A bateria pode no ser carregada quando: - Um hub USB usado. - Outros dispositivos USB esto conectados ao seu computador. - Voc conecta o cabo porta existente na frente do seu computador. - A porta USB do seu computador no oferece suporte o padro de sada de energia (5 V, 500 mA).

Apndices

86

Manuteno da cmara

Ferimentos ou morte podero ocorrer se a bateria for manuseada sem cuidado ou de forma inadequada. Para sua segurana, siga estas instrues de manuseio correto da bateria: A bateria poder ser acionada ou explodir se no for manuseada correctamente. Se voc notar deformaes, rachaduras ou outras anormalidades na bateria, interrompa o seu uso e entre em contacto com o fabricante. Use somente carregadores e adaptadores de bateria originais e recomendados pelo fabricante. Carregue a bateria somente de acordo com o mtodo descrito neste manual do usurio. No coloque a bateria prxima a aquecedores ou a exponha a ambientes excessivamente quentes, como o interior de um carro no vero. No coloque a bateria em um microondas. Evite armazenar ou usar a bateria em locais quentes e midos, como spas ou chuveiros. No deixe o dispositivo em superfcies inamveis como roupas de cama, carpetes ou cobertores eltricos por um longo perodo de tempo. Quando o dispositivo estiver ligado, no o deixe em um espao connado por um longo perodo de tempo. No permita que os terminais da bateria entrem em contacto com objectos metlicos como colares, moedas, chaves ou relgios.

Use somente baterias de ons de ltio originais e recomendadas pelo fabricante para substituio. No desmonte ou perfure a bateria com qualquer objecto aado. Evite expor a bateria alta presso ou foras esmagadoras. Evite expor a bateria a grandes impactos, como quedas de grandes altitudes. No exponha a bateria a temperaturas de 60 C (140 F) ou superiores. No permita que a bateria entre em contacto com umidade ou lquidos. Diretrizes de descarte Descarte a bateria com cuidado. No descarte a bateria no fogo. As regulamentaes de descarte podem diferir entre pases ou regies. Descarte a bateria de acordo com todas as regulamentaes locais e federais. Diretrizes de carregamento da bateria Carregue a bateria somente de acordo com o mtodo descrito neste manual de usurio. Se no for carregada corretamente, a bateria poder pegar fogo ou explodir.

Apndices

87

Antes de entrar em contacto com a Assistncia tcnica


Se voc estiver enfrentando problemas com sua cmara, experimente estes procedimentos de soluo de problemas antes de entrar em contacto com a Assistncia tcnica. Se o problema persistir aps as tentativas de solucion-lo, entre em contacto com seu revendedor local ou com a Assistncia tcnica.

Situao No possvel ligar a cmara

Correes sugeridas

Situao

Correes sugeridas

Verique se a bateria foi inserida. Verique se a bateria foi inserida correctamente. Carregue a bateria. Carregue a bateria. A cmara pode ter entrado no modo de economia de energia. (p. 79) A cmara pode desligar automaticamente para impedir que o carto de memria seja danicado devido a um impacto. Ligue a cmara novamente. A bateria pode descarregar mais rapidamente em condies de baixas temperaturas (abaixo de 0 C). Coloque a bateria no bolso para mant-la aquecida. Usar o ash ou gravar vdeos consome rapidamente a carga da bateria. Recarregue-a se for necessrio. As baterias so peas consumveis que devem ser substitudas com o tempo. Adquira uma nova bateria se sua durao estiver diminuindo rapidamente.
No possvel tirar fotos

A cmara desliga repentinamente

No h espao no carto de memria. Exclua os cheiros desnecessrios ou insira um novo carto. Formate o carto de memria. (p. 79) O carto de memria est com defeito. Adquira um novo carto de memria. Verique se a cmara est ligada. Carregue a bateria. Verique se a bateria foi inserida correctamente. Remova a bateria e insira-a novamente. A opo de ash pode estar denida como Desligado. (p. 42) No possvel usar o ash nos modos d, v ou em alguns modos s. O ash pode disparar devido eletricidade esttica. Isso no caracteriza o mau funcionamento da cmara. Ajuste a data e a hora no menu de conguraes do ecr. (p. 79) Remova a bateria e insira-a novamente.

A cmara congela

O ash no funciona

A bateria da cmara est descarregando muito rpido

O ash dispara inesperadamente. A data e a hora esto incorretas O ecr ou os botes no funcionam

Apndices

88

Antes de entrar em contacto com a Assistncia tcnica

Situao

Correes sugeridas

Situao A foto est muito clara

Correes sugeridas

O ecr da cmara funciona mal

Se a cmara for utilizada em temperaturas muito baixas, isso poder provocar o mau funcionamento ou descolorir o ecr da cmara. Para obter o melhor desempenho do ecr da sua cmara, use a cmara em temperaturas moderadas. O carto de memria no foi reiniciado. Formate o carto. (p. 79) Se voc alterar o nome de um cheiro, possvel que sua cmara no o reproduza (o nome do cheiro deve atender ao padro DCF). Se isso ocorrer, reproduza os cheiros no seu computador. Certique-se de que a opo de foco que voc deniu adequada a fotos em close. (p. 44) Verique se a lente est limpa. Caso contrrio, limpe-a. (p. 83) Certique-se de que o objecto esteja no alcance do ash. (p. 91) Um equilbrio de branco incorreto pode gerar cores que no correspondem realidade. Selecione a opo de equilibrio de branco adequada fonte de alimentao. (p. 50)

Desligue o ash. (p. 42) A fotograa foi sobreexposta. Ajuste o valor da exposio. (p. 49) A fotograa foi subexposta. Ligue o ash. (p. 42) Ajuste a velocidade ISO. (p. 43) Ajuste o valor da exposio. (p. 49) Certique-se de que a cmara esteja conectada adequadamente ao monitor externo com o cabo A/V. Certique-se de que seu carto de memria contenha fotos. Certique-se de que o cabo USB esteja conectado correctamente. Verique se a cmara est ligada. Verique se voc est usando um sistema operacional com suporte. A transmisso do cheiro pode ser interrompida por eletricidade esttica. Desconecte o cabo USB e conecte-o novamente.

A foto est muito escura

H um erro no carto de memria

No possvel reproduzir cheiros

A TV no exibe suas fotos

Seu computador no reconhece a cmara

A foto est borrada

Seu computador desconecta a cmara durante a transferncia de cheiros

As cores da fotograa no correspondem s cores da cena real

Apndices

89

Antes de entrar em contacto com a Assistncia tcnica

Situao Sua cmara no consegue reproduzir vdeos

Correes sugeridas

possvel reproduzir vdeos somente com o programa Intellistudio. Instale o programa no seu computador. (p. 70) Certique-se de que o cabo USB esteja conectado correctamente. Encerre o Intelli-studio e reinicie o programa. O Intelli-studio no pode ser usado em computadores Macintosh. Dependendo da especicao e dos ambientes do seu computador, o programa poder no ser iniciado automaticamente. Nesse caso, clique em Iniciar Todos os programas Samsung Intelli-studio on your computer.

O Intelli-studio no est funcionando correctamente

Apndices

90

Especicaes da cmara
Sensor de imagens Tipo Pixels efetivos Total de pixels Lente Comprimento focal Faixa de F-stop Lente Samsung f = 6,3 - 18,9 mm (equivalente a lme de 35 mm: 35 - 105 mm) F3,0 (W) - F5,6 (T) Modo de imagem esttica: 1,0X - 3,0X Modo Reproduo: 1,0X - 12,5X (dependendo do tamanho da imagem) CCD de 1/2,33" (aprox. 7,79 mm) Aprox. 12,2 megapixels Aprox. 12,4 megapixels Velocidade do obturador Auto: 1/8 - 1/1500 s Programa: 1 - 1/1500 s Noite: 8 - 1/1500 s Fogo Articio: 2 s Exposio Controle Medio LCD TFT Tela principal: 2,7" (aprox. 6,9 cm) QVGA (230 K) Tela frontal: LCD TFT de 1,5" (3,8 cm) 61 K Compensao Equivalncia ISO Flash Modo Foco automtico TTL (Multi af, Af central, AF de deteco de faces, Acompanhamento de AF) Alcance Desligado, Automtico, Olhos verm., Preenchido, Sinc.lenta, Ajuste olh.ver Amplo: 0,4 m - 3,8 m (ISO Auto) Tele: 0,5 m - 2,0 m (ISO Auto) Programa AE Multi, Pontual, Centralizada, AE de deteco de faces 2 EV (incrementos de 1/3 EV) Auto, 80, 100, 200, 400, 800, 1600
Normal Amplo (W) Tele (T) 1 m - innito 50 cm - 80 cm 50 cm - innito

Alcance

80 cm - innito 10 cm - 80 cm 10 cm - innito

Macro Macro automtico

Zoom digital Tela Tipo Caractersticas Foco Tipo

Tempo de recarga Aprox. 4 s (dependendo da condio da bateria)

Apndices

91

Especicaes da cmara

Reduo de trepidao Estabilizao digital de imagens (DIS) Efeito Selec. Estilo: Normal, Leve, Vvido, Floresta, Retr, Legal, Calma, Clssico, Negativo, RGB personalizado Ajust.img: Ntidez, Contraste, Saturao Vdeos

Modo Fotograa

Formato: MJPEG (Tempo de gravao mximo: 2 horas) Tamanho: 640 X 480 (30 fps, 15 fps), 320 X 240 (30 fps, 15 fps) Freq. imagem: 30 fps, 15 fps Voz: Desat., Ativ. (o som desativado quando o zoom usado) Edio de vdeo (interna): Pausa durante a gravao, Captura de imagens estticas

Equilbrio de branco Reproduo Eb auto, Luz dia, Nublado, Fluorescente h, Fluorescente l, Tungstnio, Conf. padro Tipo Impresso de datas Dia e hora, Data, Desactivado Fotograa Modos: Smart Auto (Branco, Cor macro, Fogos de artifcio, Retrato noturno, Retrato com luz de fundo, Retrato macro, Luz de fundo, Paisagem, Ao, Trip, Noite, Macro, Texto, Macro, Pr-do-sol, Verde natural), Auto, Programa, DIS, Beauty Shot, Noite, Cena (Guia de enquadr., Retrato, Paisagem, 1Er. Plano, Texto, Por Sol, Nascer sol, Luz Fundo, Fogo Articio, Praia e neve) Direco: Individual, Contnuo, Ultr vel, AEB Tempor.: 10 seg, 2 seg, Duplo Efeito Edio Imagem nica, Miniaturas, Exibio de slides, Filme, Smart Album * Categoria do Smart Album: Tipo, Data, Cor, Semana Redimen., Girar, Selec. Estilo, Ajust.img Selec. Estilo: Normal, Leve, Vvido, Floresta, Retr, Legal, Calma, Clssico, Negativo, RGB personalizado Ajust.img: ACB, Ajuste olh.ver, Retoque da face, Brilho, Contraste, Saturao, Adic. rudo

Fotos

Gravao de voz Gravao de voz (mximo de 10 horas) Mensagem de voz em uma foto (mximo de 10 segundos)

Apndices

92

Especicaes da cmara

Armazenamento Memria interna: aprox. 5 MB Memria externa (opcional): - Carto SD (at 4 GB garantidos) - Carto SDHC (at 8 GB garantidos)
A capacidade da memria interna pode no atender a estas especicaes.

Interface Conector de sada USB 2.0 digital Sada de udio Sada de vdeo Conector de entrada de alimentao CC Mono (alto-falante interno), Mono (microfone) NTSC, PAL (selecionvel) SCC-AV20 20 pinos, 4,2 V

Mdia

Formato de arquivo

Foto: JPEG (DCF), EXIF 2.21, DPOF 1.1, PictBridge 1.0 Vdeo: MJPEG udio: WAV SD de 1 GB
Super no 4000 X 3000 3984 X 2656 3840 X 2160 3264 X 2448 2560 X 1920 2048 X 1536 1920 X 1080 1024 X 768 147 167 202 211 339 510 735 1287 Fino 284 313 367 374 566 802 1144 1670 Normal 403 441 528 537 792 1065 1437 1872

Fonte de alimentao Bateria recarregvel Bateria de ons de ltio (BP70A, 740 mAh)

A fonte de alimentao poder variar em funo da sua regio.

Dimenses (L x A x P) 95,7 x 56 x 20,3 mm Peso 111 g (sem a bateria e o carto de memria) Temperatura de operao 0 - 40C

Tamanho da imagem

Estes valores foram medidos nas condies padro da Samsung e podem variar em funo das condies em que a fotograa foi tirada e das conguraes da cmera.

Apndices

93

Especicaes da cmara

Umidade de operao 5 - 85 % Software Intelli-studio


As especicaes esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio.

Apndices

94

Eliminao Correcta Deste Produto (Resduos de Equipamentos Elctricos e Electrnicos)

Eliminao correcta das baterias existentes neste produto


(Aplicvel na Unio Europeia e noutros pases europeus com sistemas de recolha de baterias separados) Esta marca, apresentada na bateria, manual ou embalagem, indica que as baterias existentes neste produto no devem ser eliminadas juntamente com os resduos domsticos indiferenciados no nal do seu perodo de vida til. Onde existentes, os smbolos qumicos Hg, Cd ou Pb indicam que a bateria contm mercrio, cdmio ou chumbo acima dos nveis de referncia indicados na Directiva CE 2006/66. Se as baterias no forem correctamente eliminadas, estas substncias podero ser prejudiciais para a sade humana ou para o meio ambiente. Para proteger os recursos naturais e promover a reutilizao dos materiais, separe as baterias dos outros tipos de resduos e recicle-as atravs do sistema gratuito de recolha local de baterias.

Esta marca apresentada no produto, nos acessrios ou na literatura indica que o produto e os seus acessrios electrnicos (por exemplo, o carregador, o auricular, o cabo USB) no devero ser eliminados juntamente com os resduos domsticos no nal do seu perodo de vida til. Para impedir danos ao ambiente ou sade humana causados pela eliminao incontrolada de resduos, dever separar estes equipamentos de outros tipos de resduos e recicl-los de forma responsvel, para promover uma reutilizao sustentvel dos recursos materiais. Os utilizadores domsticos devero contactar o estabelecimento onde adquiriram este produto ou as entidades ociais locais para obterem informaes sobre onde e de que forma podem entregar estes equipamentos para permitir efectuar uma reciclagem segura em termos ambientais. Os utilizadores prossionais devero contactar o seu fornecedor e consultar os termos e condies do contrato de compra. Este produto e os seus acessrios electrnicos no devero ser misturados com outros resduos comerciais para eliminao.

Marca Eco da Samsung a marca prpria da Samsung utilizada para informar efetivamente aos consumidores sobre atividades de produtos da Samsung amigveis para o meioambiente. A marca representa o esforo contnuo da Samsung no desenvolvimento de produtos com conscincia ambiental.

Apndices

95

ndice
A
Abertura 30 ACB
No modo Fotograa 49 No modo Reproduzir 65

Aplicando zoom 23 rea de foco


Acompanhamento de AF 46 AF central 46 Multi AF 46

C
Capturando uma imagem 62 Capturando uma imagem de um vdeo 62 Carto de memria
Capacidade 84 SD 84 SDHC 84

Deteco de faces
Deteco de sorriso 48 Deteco piscar de olhos 48 Normal 47

Ajustando
Brilho 65 Contraste
No modo Fotograa 54 No modo Reproduo 65

Assistncia tcnica 88

Deteco de olhos fechados 48 Disco de mudana de modo 14 Distncia focal


Macro 44 Macro automtico 44 Normal (AF) 44

B
Bateria
Carregando 86 Especicaes 85 Vida til 85

Conguraes
Acessando 77 Cmera 79 Som 78 Tela 78

Nitidez 54 Saturao
No modo Fotograa 54 No modo Reproduo 65

DPOF 66

Boto de funo 14 Boto de menu 14 Boto de reproduo 16 Boto de zoom 14 Boto pressionado at a metade 6 Botes de navegao 14 Brilho da tela 78 Brilho facial 31

Ajuste de imagens
ACB 65 Adicionar rudo 65 Brilho 65 Contraste 65 Correo de olhos vermelhos 65 Retoque de faces 65 Saturao 65

D
Data e hora 79 Desativando o som
Cmera 15 Vdeo 34

E
Editando 63 Equilbrio de branco 50 Equilbrio de contraste automtico (ACB) 49 Estabilizao digital de imagens 32

Desconectando o dispositivo 73 Descrio da funo 78


Apndices

Ampliando 59

96

ndice
Estilos de fotos 53 Excluindo arquivos 59 Exibio de slides 60 Exibindo arquivos
Como miniaturas 58 Exibio de slides 60 Na TV 67 Por categoria 57

Fotos seqenciais
Captura de movimento 52 Contnuo 52 Enquadramento de exposio automtica (AEB) 52

L
Lmpada do AF 80 Limpando
Corpo 83 Lente 83 Tela 83

Modo Casal 36 Modo Cena 29 Modo Crianas


Foto 36 Vdeo 37

G
Girando 63 Gravando
Mensagem de voz 38 Vdeo 33

Modo Demo 81 Modo DIS 32

M
Macro 44 Manuteno 83 Medio
Centralizada 50 Multi 50 Pontual 50

Exposio 49

Modo Filme 33 Modo Fotograa


Auto 22 Cena 29 DIS 32 Filme 33 Noite 30 Programa 33 Smart Auto 28 Tomada de beleza 31

F
Flash
Ajuste olh. ver 43 Automtico 43 Desligado 42 Olhos verm. 43 Preenchido 43 Sincronizao lenta 43

Guia de enquadramento 30

I
cones 18 Imagem inicial 78 Imperfeies faciais 32 Imprimindo fotos 75 Imprimir 80 Intelli-studio 70

Mensagem de voz
Gravando 38 Reproduzindo 62

Foco de acompanhamento 45 Fonte de iluminao (equilbrio de branco) 50 Foto sorridente 48

Mensagens de erro 82 Modo Auto 22 Modo Auto-retrato


Foto 35 Vdeo 37
Apndices

Modo Noite 30 Modo Programa 33 Modo Reproduo 56 Modo Tomada de beleza 31

97

ndice

O
Obturador de exposio prolongada 30 Olhos vermelhos
No modo Fotograa 42 No modo Reproduzir 65

S
Sada vid. 80 Smart Album 57 Som AF 78

V
Velocidade do obturador 30 Velocidade ISO 43 Vdeo
Gravando 33 Reproduzindo 61

T P
Pedido de impresso 66 Protegendo arquivos 58 Taxa de quadros 33 Tela frontal 13
Layout da cmera 13 Ligando 23 Modo Demo 81 Modo Fotograa 35

Vis. rp. 78 Volume 78

Z
Zoom digital 24

Q
Qualidade das fotos 40

Temporizador 41 Tipo de exibio 21

R
Redimensionando 63 Reiniciar 79 Resoluo
Foto 40 Vdeo 40

Tom de RGB
No modo Fotograa 53 No modo Reproduo 64

Transferindo arquivos
Para Mac 74 Windows 68

Trepidao da cmera 25

Apndices

98

Consulte a garantia que acompanha o seu produto ou visite nosso site em http://www.samsungimaging.com/ para obter atendimento ps-vendas ou fazer perguntas.

You might also like