You are on page 1of 4

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PONTO 6

Litisconsrcio Consiste na pluralidade de partes no: polo ativo - litisconsrcio ativo; polo passivo litisconsrcio passivo; ou em ambos os polos litisconsrcio bilateral. A doutrina aponto como duas as razes para a aceitao do litisconsrcio: 1. economia processual; e 2. harmonizao dos julgados entendida como a razo principal do litisconsrcio pois confere segurana jurdica.

Litisconsrcio multitudinrio
Em alguns casos o litisconsrcio pode tornar a demanda insuportvel na medida em que um nmero grande partes pode tornar o processo por demais longo e complexo, de forma que possa comprometer a soluo do litgio ou dificultar a defesa. Logo, por razes prticas, o legislador disps no art. 46, nico, do CPC, sobre o litisconsrcio multitudinrio, segundo o qual o juiz poder limitar, em deciso fundamentada, o nmero de litisconsortes. importante mencionar, que de acordo com dispositivo acima citado, somente possvel pensar em limitao do litisconsrcio caso este seja facultativo. Embora a legislao no discorra sobre o procedimento para a limitao, entende a doutrina que o processo dever ser desmembrado, sem a excluso de qualquer das partes envolvidas no litgio. Alm disso, a lei no determina um nmero de litisconsortes, cabendo ao juiz, de acordo com o caso em concreto, determinar o nmero de litigantes no mesmo polo, que no comprometa o bom andamento do processo. Alm da possibilidade de determinar o desmembramento de ofcio, poder o ru, no prazo para a resposta, apresentar pedido de limitao do litisconsrcio. Neste caso, haver a interrupo do prazo para resposta, que ser devolvido s partes aps a deciso do magistrado. A deciso denominada interlocutria, razo pela qual dela caber agravo por instrumento. Finalmente, cumpre observar que os diversos processos que se formam em razo da limitao tramitaro no mesmo juzo, no sendo aceitvel que sejam redistribudos. Classificao do litisconsrcio Dentre as classificaes do litisconsrcio, destacam-se:

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PONTO 6

classificao do litisconsrcio:

a que leva em considerao a obrigatoriedade de sua constituio:

FACULTATIVO - a formao do litisconsrcio fica a critrio das partes; ou NECESSRIO - quando a lei ou espcie de relo jurdica exigem a formao do litisconsrcio. SIMPLES - a deciso, no necessariamente ser uniforma para todos os litisconsortes; ou

a que considera como poder ser o resultado final do processo em relao aos litisconsortes:

UNITRIO - a deciso ser idntica a todos os litisconsortes.

Em razo da confuso operada pelo art. 47, do CPC, que enuncia o litisconsrcio necessrio e o define com o litisconsrcio unitrio, devemos tecer algumas consideraes. So duas as situaes nas quais o litisconsrcio ser unitrio: lei impondo sua formao por exemplo, ao de usucapio, na qual, de acordo com o art. 942, do CPC, devem ser citados alm da pessoa cujo nome estiver registrado o imvel objeto, todos os confrontantes e terceiros interessados; e no caso de relao jurdica de direito material unitria nica e incindvel que possua mais de um titular por exemplo, ao declaratrio de nulidade de casamento proposta pelo Ministrio Pblico. Obviamente, os cnjuges figuraro como litisconsortes passivos necessrios.

No caso de litisconsrcio necessrio formado em razo da natureza da relao jurdica (uma e incindvel), entende a doutrina que a deciso ser sempre unitria, sendo a mesma para todos os litisconsortes. Entretanto, no caso de litisconsrcio necessrio decorrente de imposio legal, a deciso poder ser unitria ou simples. Por exemplo, ser simples na ao de usucapio na qual os litisconsortes ativos pretender o objeto da ao. O juiz, ao decidir a pretenso poder atribuir a pretenso a apenas uma das partes ativas litisconsorciais. Por outro lado, poder ser unitrio, por exemplo, numa ao de dissoluo e liquidao de sociedade comercial cujo litisconsrcio necessrio est previsto nos arts. 655 e 674, do CPC. Neste caso, no poder o magistrado dissolver a sociedade para alguns, mas considera-la ativa para outros. A deciso deve ser nica. Em regra, quando o litisconsrcio facultativo, a deciso ser simples. Entretanto a doutrina enumera uma situao em que o litisconsrcio facultativo ser unitrio: o caso em que a lei autorize, no caso de coisa titularizadas por vrias pessoas, uma delas possa em juiz defender direito prprio e dos demais titulares, por legitimao extraordinria. o que ocorre, por exemplo, nas aes possessrias ou reivindicatrias de bens em condomnio, conforme prev o art. 1.314, caput, do CC. Um dos condminos vai a juzo em defesa da propriedade condominial, ou seja, defende direito prprio (sua parcela do condomnio), mas tambm defende direito alheio em nome prprio por legitimao extraordinria (o resto do imvel). Neste caso, embora seja facultativa a formao do processo, a deciso ser unitria. Seguindo com o estudo do assunto, o art. 46, do CPC, nos seus incisos, enuncia as hipteses de litisconsrcio facultativo simples, que consiste na imensa maioria de situaes, so elas:

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PONTO 6

comunho (cotitularidade) de direitos e obrigaes relativamente lide; direitos e obrigaes derivadas do mesmo fundamento de fato ou de direito; conexo; e afinidade de questes por um ponto comuns de fato ou de direito o termo afinidade abstrato cabendo ao juiz, diante do caso, decidir pela aceitao ou no do litisconsrcio. O quadro abaixo reproduo da obra de Marcus Vincius Rios Gonalves (Direito Processual Civil Esquematizado) elucida combinaes possveis de litisconsrcio: LITISCONSRCIO NECESSRIO SIMPLES O litisconsrcio ser necessrio e simples quando a sua formao for obrigatria exclusivamente por fora de lei, como ocorre nas aes de usucapio. Se a lei determinar a sua formao, mas alm disso, o processo versar sobre relao jurdica uma e incindvel, o litisconsrcio ser necessrio, como nas aes de dissoluo da sociedade. UNITRIO O litisconsrcio ser necessrio e unitrio quando o processo versar sobre coisa ou relao jurdica uma e incindvel, que tenha vrios titulares. mas desde que se esteja no campo da legitimidade ordinrio, porque, se for extraordinria, o litisconsrcio ser facultativo e unitrio. Exemplos de litisconsrcios necessrios e unitrios so as aes de nulidade de casamento, ajuizadas pelo Ministrio Pblico, e as aes de anulao de contrato. a hiptese mais rara. Pressupe que o processo verse sobre relao jurdica uma e incindvel , com mais de um titular, mas que exista lei que autoriza a sua postulao ou defesa em juzo por apenas um dos titulares, o que s ocorre quando se est no campo da legitimidade extraordinria. Se a lei faculta que a coisa ou direito seja defendido s por um dos titulares, se eles se agruparem para o fazer, o litisconsrcio ser facultativo e unitrio.

1. 2. 3. 4.

FACULTATIVO

O litisconsrcio ser facultativo e simples nas hipteses dos incisos do art. 46: comunho, conexo e afinidade por um ponto em comum. No caso de comunho ou cotitularidade, o litisconsrcio ser facultativo e simples se a coisa ou relao jurdica doe una, mas cindvel, como ocorre na solidariedade, porque, se for incindvel, haver unitarieade.

Problemas relacionados com o litisconsrcio necessrio dois deles possuem destaque:


1. ausncia, no processo, de algum dos litisconsortes para o processo em curso, caso o juiz perceba a deficincia, mandar inclu-lo; para o processo em fase avanada (que traga prejuzo, principalmente ampla defesa e contraditrio) a ausncia de um dos litisconsortes implicar nulidade de todos os atos processuais at ento praticados; para o processo que j possua sentena com trnsito em julgado, esta ser considerada inexistente, portadora de vcio insanvel, que no convalescer com o decurso do tempo, sendo possvel ainda que transcorrido o prazo de 2 anos para ao rescisria propor ao declaratria (conhecida como querela nullitatis). 2. formao do litisconsrcio: polo passivo - aqui no h maiores problemas, pois o juiz, no papel de fiscalizar a regularidade processual determinar a emenda da inicial, que a incluso do litisconsorte faltante, sob pena de indeferimento da petio inicial; e
3

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PONTO 6

polo ativo a questo que surge a seguinte: poder o sujeito ser forado a ingressa na lida como parte autora? Duas correntes formaram-se, com solues diversas: o 1) corrente: ningum obrigado a demandar contra a prpria vontade assim se um dos litisconsortes no quiser demandar, a demanda ser inviabilizada, ainda que todos os demais estejam dispostos. Este entendimento privilegia o princpio da liberdade de demandar; o 2 corrente: deve-se prestigiar o direito de acesso justia, ainda que em detrimento da liberdade de demandar. Assim, possvel compelir o autor a participar da demanda, ainda que contrrio a sua vontade. Neste caso, as partes solicitam ao juiz que cite do litisconsorte ativo renitente, para que este passe a integrar o processo. Ele comparecendo ou no, assumiria a condio de parte, satisfazendo-se com isso a existncia do litisconsrcio necessrio. De acordo com a doutrina que defende esta corrente, o citado (litisconsorte ativo) poder ingressar na demanda no polo ativo (que seria a hiptese mais lgica), quanto no polo passivo, caso no concorde com o postulado pelos demais litisconsortes ativos. A segunda corrente a que possui mais prestgio na doutrina moderna.

Regime do litisconsrcio A discusso do regime do litisconsrcio depende se o litisconsrcio simples ou unitrio para se defina a regra. Assim, se o litisconsrcio for simples, em regra, vale a autonomia das partes litisconsorciais, de forma tal que atos praticado por uma das partes no afeta aos demais. Entretanto, de acordo com a doutrina, indispensvel verificar o que est sendo alegado: se for tema comum, o ato praticado por um dos litisconsortes acabar beneficiando os demais; se for especfico, apenas aquele que o praticou. J no caso do litisconsrcio unitrio a regra que os atos praticados por um dos litisconsortes estender-se- para todos ou no valer para ningum, nem mesmo para quem praticou o ato. Se for benfico sempre aproveitar aos demais, porque favorvel aos interesses dos litisconsortes, se prejudicial no valer par ningum. A esse regime se denomina regime da unitariedade. Litisconsortes com procuradores diferentes Finalmente, de acordo com o art. 191, do CPC, para o caso de litisconsortes com procuradores diferentes, para que se possibilite adequado oportunidade de ampla defesa e contraditrio, todos os prazos processuais para se manifestarem sero considerados em dobro.

You might also like