You are on page 1of 14

A VERDADEIRA CIDADE DE PLATO*

Cludio William Veloso**

RESUMO A questo deste artigo simples: como considerar a primeira cidade que aparece no segundo livro da Repblica de Plato e que Scrates chama de cidade verdadeira (alethin plis)? Procura-se mostrar que ela deve ser tomada seriamente. Na apresentao da primeira cidade h sim uma referncia tradio mtica da Idade do Ouro, mas Plato refere-se a ela fazendo o contraponto. O artigo indica ainda algumas possveis conseqncias dessa interpretao. Palavras-chave: Plato, Repblica, cidade verdadeira, tradio mtica da Idade do Ouro, tripartio da alma. ABSTRACT The point of this paper is simple: how to consider the first city that appears in Book 2 of Platos Republic, which Socrates calls the true city (alethine polis)? I aim at showing that we must take it seriously. In the presentation of the first city there is a reference to the mythical tradition of the Golden Age, but Plato refers to it so as make a counterpoint to the true city. In addition I point out some possible consequences of that interpretation. Key words: Plato, Republic, true city, mythical tradition of the Golden Age, tripartion of the soul.

Texto recebido em abril e aprovado em maio de 2003. Uma primeira verso deste texto foi apresentada no VI Colquio do CPA (Centro do Pensamento Antigo) do IFCH-UNICAMP, Contradies e Discrdia na Antigidade Clssica, 29-31 de Outubro de 2001, Campinas (SP). ** Professor de Histria da Filosofia Grega da Universidade Federal de Minas Gerais.

KRITERION, Belo Horizonte, n 107, Jun/2003, p.72-85

A VERDADEIRA CIDADE DE PLATO

73

Confesso que provo sempre um certo embarao em tratar de Plato em pblico, e no s por ele no ser meu principal objeto de estudo. Como escrevi certa vez1 , j cheguei a achar impossvel pelo menos para mim dizer algo de sensato e no bvio acerca desse autor. O fato de voltar a falar dele indica que no penso mais assim, mas continuo convencido de que Plato um perverso, como ouvi Luc Brisson dizer uma vez, e o que pretendo mostrar aqui o confirma. De todo modo, sinto-me no dever de justificar o presente trabalho. Ele nasceu casualmente. Ao estudar as figuras da linguagem em Aristteles, quis reler o livro III da Repblica e, procurando contextualizar a abordagem da narrao e da imitao, que se insere na da educao voltada para a seleo dos guerreiros2 , acabei enfrentando a questo da necessidade dessa classe e, em ltima instncia, da guerra. Ela conseqncia da expanso territorial e esta, por sua vez, conseqncia do fato de os homens de cidades vizinhas se lanarem em uma aquisio ilimitada de riquezas, superando o limite do necessrio (cf. II 373c). Mas uma cidade onde isso acontece uma cidade que deseja ser luxuosa (trphosa), e no mais uma cidade verdadeira (cf. 372e). Parecia-me inevitvel concluir que a segunda cidade construda em discurso na Repblica seria uma cidade, por assim dizer, falsa. Ao mesmo tempo que fazia tais reflexes, eu participava dos encontros do grupo de leitura Angnosis (NEAM-UFMG), que ento estava traduzindo o livro I das Leis. Tive oportunidade, assim, de discutir com algumas pessoas que inclusive estudam Plato bem mais do que eu sobre a interpretao acima mencionada. E todos estavam de acordo em rejeit-la. No entanto, seus argumentos no s no me convenciam, mas reforavam minha convico contrria. Minha questo simples. Como considerar a primeira cidade que aparece no livro II da Repblica e que Scrates chama de cidade verdadeira (alethin plis)? Devemos tom-la seriamente ou no? Ao contrrio do que sustenta, por exemplo, Annas3 , para quem a cidade verdadeira teria apenas a funo de introduzir o que ela chama de princpio de especializao (p. 779) como se isso no fosse razo suficiente para tom-la seriamente, eu creio que esta seja a verdadeira cidade platnica. Os comentadores costumam justificar as prprias reservas em relao cidade verdadeira notando a ausncia nela de duas dimenses decisivas: a

1 2 3

Dicotomia e imitao no Sofista de Plato (resumo), Caderno de Atas da Anpof. Primeira Reunio da Sociedade Brasileira de Platonistas, Suplemento ao Boletim do CPA, n. 10/2000 (2001), p. 121-6; p. 121. Mas no reservada exclusivamente a estes, como observa com razo CAMBIANO, Giuseppe, Platone e le tecniche, Einuadi, Torino 1971, p. 181 n. 55. ANNAS, Julia, An Introduction to Platos Republic, Oxford 1981, p. 77-9.

74

Cludio William Veloso

poltica e a filosofia4 . No melhor dos casos, a cidade verdadeira apresenta as condies necessrias para a existncia e sobrevivncia de uma comunidade, tendo, assim, um alcance prevalentemente econmico5 . A cidade verdadeira uma cidade onde h sim vrios ofcios, ou seja, uma diviso do trabalho, mas no propriamente classes, bem entendido, classes funcionais6 , no conhecendo ainda, pelo menos primeira vista, a tripartio em produtores, auxiliares e guardies, que se traduzir, no indivduo, nas trs partes da alma: desiderativa, impetuosa e racional (IV, 441c-444b)7 . Ora, se a justia maior da cidade corresponde justia menor do homem, devemos concluir que o homem verdadeiro, exatamente como a cidade verdadeira, no conhece a tripartio da alma? No necessariamente, mas num certo sentido talvez sim. Em todo caso, sustentar a ausncia da poltica na cidade verdadeira parece-me pelo menos embaraoso, na medida em que esta chamada de plis. E mais. De alethin plis. Com efeito, h que perguntar-se, antes de tudo, por que Scrates chama de verdadeira a cidade que Glucon e ele acabaram de relatar ou percorrer, dirkhomai. O adjetivo verdadeiro no um qualificativo qualquer em Plato. Dizer que x o x verdadeiro equivale a dizer que s ele realmente aquilo, ou seja, x, enquanto todas as outras coisas por mais semelhantes que a ele possam ser no so aquilo, no so x. No Sofista, por exemplo, verdadeiro aquilo de que o simulacro (edolon) tal: como sugere Teeteto, o simulacro seria aquilo que, embora feito semelhante ao verdadeiro, diverso (Soph. 240a 8). Na prpria Repblica aparece a curiosa distino entre o que verdadeiramente falsidade (aleths psedos), ou seja, a ignorncia na alma, e a falsidade que uma certa imitao do que acontece na alma (mmem ti to t(i) psukh(i) pathmatos), que justamente um simulacro surgido posteriormente, e no uma falsidade completamente sem mistura (Resp. II 382a-c). Por conseguinte, a cidade verdadeira seria aquilo de que a cidade luxuosa, ou seja, a cidade que se delinea sucessivamente, no outra coisa seno imitao ou simulacro. A cidade verdadeira a prpria cidade, enquanto a cidade luxuosa uma no cidade, mesmo conservando semelhanas com a
4 Cf. CAMBIANO, Giuseppe e REPICI, Luciana, Cibo e forme di sussistenza in Platone, Aristotele e Dicearco. em LONGO, O. e SCARPI, P. (a cura di), Homo edens. Regimi, miti e pratiche dellalimentazione nella civilt del Mediterraneo, Diapress Documenti, Milano 1989, p. 81-90; p. 82-3. Menos rgidas, mas no fundo no muito distantes dessas leituras, CAMPESE, Silvia e CANINO Lucia Loredana, La genesi della polis, em VEGETTI, M. (traduzione e commento a cura di), Platone. La Repubblica, vol. II (libri II e III), Bibliopolis, Napoli 1998, p. 285-332; cf. em particular p. 305-6. Cf. Cambiano [1971], p. 172; 174; 181. Cf. Cambiano [1971], p. 181. A propsito da tripartio da alma, no pretendo discutir aqui a teoria dos homunculi de Annas, na medida em que meu problema precede essa questo.

5 6 7

A VERDADEIRA CIDADE DE PLATO

75

cidade. Nesse sentido, a da cidade verdadeira no s seria poltica, mas seria a nica poltica verdadeira. Mas vejamos de perto o texto da Repblica. Aps uma primeira investigao sobre a justia de um homem, Scrates prope recorrer a algo maior, a saber, uma cidade, a fim de a enxergar melhor a justia (368d). Ele sugere assistir, no discurso, ao nascimento de uma cidade, a fim de ver tambm nascerem a justia e a injustia desta, objeto de sua busca (369a). Uma cidade, diz Scrates, nasce ou tal (ggnetai) porque se d o caso de cada um de ns ser no auto-suficiente, mas carente de muitas coisas (369b). Deu-se o nome de cidade a essa convivncia (sunoika) de muitos carentes. Da resulta que na cidade haja diversas ocupaes e que cada um, por assim dizer, se especialize em uma delas. o que Annas chama de princpio de especializao8 . Esse princpio, no entanto, no se acrescenta definio de cidade, mas se deduz dela mesma. Com efeito, se cada um se ocupasse de todos os ofcios, cada um seria auto-suficiente, o que contradiz a prpria definio de cidade. Inicialmente, a cidade parece constituda por poucos ofcios, mas logo se entende que devem ser muitos. O agricultor, por exemplo, no pode produzir os instrumentos de que necessita para cultivar a terra. E sendo quase impossvel que a cidade no precise importar coisa alguma, fazem-se necessrios mercadores tambm (tanto os varejistas quanto os viajantes), bem como marinheiros, assalariados etc. Chega-se, assim, a uma cidade acabada ou perfeita (371e 10: televa). E Scrates sugere investigar como viveriam os seus cidados.
Em primeiro lugar, investiguemos, ento, de que modo vivero (diaitsontai) os assim organizados (paraskeusmnoi). De que outro modo seno produzindo po (ston), vinho, roupas e calados? E, tendo construdo casas, trabalharo no vero no mais das vezes nus e descalos, enquanto no inverno suficientemente agasalhados e calados. Nutrir-se-o preparando, a partir da cevada, farinha de cevada, a partir do trigo, farinha de trigo, ora cozinhando-as ora amassando-as, servindo roscas de qualidade e broas (rtous) sobre canio ou folhas limpas. Deitados sobre jazigos cobertos de teixo e mirtos, banquetear-se-o, eles e os filhos, bebendo vinho, usando grinaldas e cantando hinos aos deuses, reunindo-se com prazer uns com os outros, no gerando filhos acima das prprias substncias, receando pobreza e guerra (Resp. II 372a 5-c 1).

Cf. Annas, p. 73.

76

Cludio William Veloso

Nesse ponto intervm Glucon, observando que Scrates os faz banquetear-se sem pson, a saber: tempero, o que acompanha o po, prato forte9 . A tal interveno de Glucon Scrates responde dizendo:
Tu falas com verdade, disse eu. Eu havia esquecido que tero pson tambm: sal, claro, azeitonas, queijo, e cozero cebolas e verduras, como as sopas [que se comem] no campo. Tambm serviremos a eles no ? docinhos de figos, gro-debico e favas, e fazendo na brasa mirtos e glandes, sorvendo (hupopnontes) com moderao; e transcorrendo a vida desse modo, como de se esperar, em paz e sade, e morrendo velhos, transmitiro tal modo geral de vida aos descendentes (372c 4-d 3).

Esse regime lembra sem dvida a diate palaa dos justos evocada pelo coro de camponeses da Paz de Aristfanes (Pax 556 s.; 1127 s.). Mas francamente no vejo como se possa comparar essa vida com a dos homens da idade do ouro, como sugere, por exemplo, Annas (p. 76 s.)10 . H certamente uma referncia a esse gnero de tradio mtica, mas Plato refere-se a ela fazendo o contraponto. Com efeito, Hesodo assim descreve a vida dessa primeira gerao humana:
Viviam como deuses, tendo corao descuidado, longe das fadigas e das tristezas. Nem se abatia alguma velhice, mas sempre, flridos nos ps e nas mos, alegravamse em festas (en thalesi), afastados de todos os males. Morriam como que domados pelo sono. Tinham todos os bens. A terra fecunda dava espontaneamente frutos, muitos e sem parcimnia. Benvolos e sossegados, tomavam conta das prprias coisas, com muitos bens, <ricos de rebanhos e caros aos deuses bem-aventurados> (Op. 112-120).

Os cidados da cidade verdadeira doravante, os cidados verdadeiros veneram sim os deuses, mas no parecem levar uma vida de deuses, nem ter com estes aquela intimidade que aparece em Homero. Ainda que longevos, os cidados verdadeiros envelhecem. Ademais, eles trabalham, isto , conhecem a fadiga. E no se banqueteiam o tempo todo, mas, supe-se, apenas nos momentos de repouso. Se verdade que so apresentados com grinaldas e a beber vinho, eles no vivem em um perptuo estado de embriaguez, como, no dizer do prprio Scrates, os poetas relatariam acerca dos prmios dispensados aos justos (cf. Resp. II 363c-d). Alis, os cidados verdadeiros tampouco se encaixam na descrio hesidica dos justos, os quais, alis, no praticam a navegao (Op. 236-7).
Cf. ROMERI, Luciana, Philosophes entre mots et mets. Plutarque, Lucien et Athne autour de la table de Platon, J. Millon, Grenoble 2002, p. 148-67. Devo a ela a ateno inicial para toda essa passagem da Repblica. 10 Seguida por FIGUEIREDO LAGE, Celina, Teoria e crtica literria na Repblica de Plato, Dissertao de Mestrado, Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte 2000, p. 59. 9

A VERDADEIRA CIDADE DE PLATO

77

Do mesmo modo, a cidade verdadeira nada tem a ver com a ilha dos Bem-Aventurados, mencionada por Hesodo para a quarta gerao humana, isto , a dos heris semi-deuses, os quais, depois da morte, a habitam tendo corao descuidado e aos quais trs vezes ao ano a terra fecunda, benvola, d frutos doces como mel (Op. 170-3)11 . Curiosamente, como observa Figueiredo Lage (p. 59), a ilha dos Bem-Aventurados evocada no livro VII da Repblica, a propsito dos que passam a vida a aprender: eles acham que habitam ainda vivos em tal ilha, razo pela qual no seriam capazes de administrar bem uma cidade (519c). Entretanto, sempre no livro VII, Scrates sustenta que os guardies, ao fim da vida, ho de habit-la, sendo eles considerados divindades (damones) ou bem-aventurados e divinos (540b-c). Enfim, a cidade verdadeira no o mundo mtico do cio e da abundncia12 . Tanto que os cidados verdadeiros tm a preocupao de no gerar mais filhos do que os prprios recursos consentem, a fim de evitar pobreza e guerra o que denota, alis, temperana sexual. H que observar ainda que, enquanto Hesodo, a propsito dos justos, fala de filhos gerados parecidos com os pais (Op. 235)13 , Scrates fala de modo de vida transmitido aos filhos. A cidade verdadeira difere igualmente de uma realidade poltica primitiva, como a ps-diluviana descrita no livro III das Leis (678e 9 s.). Em primeiro lugar, o conhecimento tcnico desta onde h abundncia de comida parece bem inferior ao da cidade verdadeira. Em segundo lugar, sendo pastores e caadores, os ps-diluvianos parecem alimentar-se principalmente de leite e carne (Leg. III 679a), enquanto os cidados verdadeiros so agricultores e provavelmente vegetarianos, j que o consumo de carne s aparece na cidade luxuosa (Resp. II 373c 6-7). A criao de animais est presente na cidade verdadeira apenas em funo da agricultura e de outros ofcios (370d 9-e 3)14 . Em todo caso, s na cidade luxuosa tambm que os caadores so introduzidos (Resp. II 373b 1)15 . Em suma, a cidade luxuosa seria bem mais primitiva que a cidade verdadeira! Por tudo isso, a cidade verdadeira tampouco pode ser assimilada ao que contado no Poltico sobre a vida dos homens no tempo de Cronos16 . Estes
11 Cf. Pndaro, Ol. II 67 s. 12 Cf. Homero sobre os Fecios, Od. VII 98-132; VIII 560; GERNET, Louis, Antropologie de la Grce Antique, Flammarion, Paris 1982, p. 199-200. 13 Cf. Plato, Critias 112c, a propsito da antiga Atenas. 14 Cf. Cambiano-Repici [1989], p. 83. Alis, a dieta vegetariana mencionada em Leg. VI 782c como prtica rfica da humanidade de outrora no encontra colocao na histria do recomeo da civilizao do livro III. 15 No me parece satisfatria a explicao de Cambiano [1971] (p. 173; cf. 175), segundo a qual a caa e a pesca no so mencionadas na cidade verdadeira porque poderiam ser praticadas de maneira exclusivamente individual, sem ser integradas com outras tcnicas. 16 Cf. Leg. IV 713a-714a.

78

Cludio William Veloso

no constituem cidades, sendo, antes, governados por uma divindade (Pol. 271e 4-272a). Se verdade que, como os cidados verdadeiros, so provavelmente vegetarianos, entre os dois h uma outra diferena fundamental: a agricultura17 . Os homens do tempo de Cronos no precisam desta (Pol. 272a 4), limitando-se a criar outros animais (271e 7) note-se, alis, a pouca importncia dos pastores na cidade verdadeira (Resp. II 370d 9-e 3). Ademais, esses homens criados pelo deus andam nus (Pol. 272a 5), enquanto os cidados verdadeiros tm vestidos e calados (Resp. II 372a 7). Nenhum dos dois dorme em cama (Pol. 272a 5: strotoi), mas os homens do tempo de Cronos dormem ao ar livre sobre ninhos (euns) de relva macia crescida da terra (Pol. 272a 7-b), enquanto os cidados verdadeiros dormem deitados em cima de jazigos cobertos de folhas de teixo e mirtos (Resp. II 372b 5-6: kataklinntes ep stibdon estromnon mlak te ka murrhnais). Por conseguinte, o questionamento, por parte do Estrangeiro, da felicidade dos homens do tempo de Cronos, por no saber se eles se dedicavam ou no filosofia, no cabe no caso da cidade verdadeira (Pol. 272b 8-d 5). Embora no se faa meno explcita da filosofia, nada deixa supor que nenhum cidado verdadeiro a ela se dedique. Ao contrrio. A frugalidade e a moderao com que vivem, a determinao com que respeitam a norma da especializao e a racionalidade com que organizam a prpria cidade fazem pensar, antes, que na cidade verdadeira todos sejam filsofos. E, por isso, eles podem ficar juntos com prazer (cf. Resp. II 372b: sunntes alllois), verossimilmente conversando (cf. Symp. 172a 7; 172c 1; 173a 4; Prot. 347d)18 . Poder-se-ia objetar que na cidade verdadeira h j uma distino entre possuidores de fora fsica e possuidores de inteligncia (cf. 371e 1-7)19 . Como diz Scrates, os assalariados no seriam, pelas coisas prprias inteligncia (dinoia), muito dignos de fazer parte da comunidade. Mas preciso notar trs coisas: 1) deixa-se entender que os demais tm inteligncia suficiente para serem dignos de participar da comunidade; 2) os assalariados no constituem uma classe produtora, mas vendem a prpria fora fsica aos produtores; 3) eles enchem a cidade, mas no se diz que sejam cidados da mesma. Em outras palavras, eles parecem constituir mais o corpo do que a alma da cidade. Observo ainda que o discurso sobre a cidade verdadeira no um mito, como tampouco um relato histrico (cf. Annas, p. 73). Trata-se, antes, de um

17 cf. Cambiano-Repici [1989] p. 84. 18 Cf. Romeri, p. 99-100. 19 Agradeo a Maria Dulce Reis por essa objeo.

A VERDADEIRA CIDADE DE PLATO

79

raciocnio, de uma deduo20 . Ao contrrio, um mito, um mito duplo, o que de algum modo fundamenta a diviso em classes da segunda cidade: refirome naturalmente nobre mentira sobre os trs gneros diferentes provenientes da terra (414b-415a). Alm do mais, lembra muito essa segunda cidade a antiga Atenas do Crtias. A cidade verdadeira remete, quando muito, ao mito de Prometeu e Epimeteu contado por Protgoras (!) no dilogo homnimo, a fim de mostrar que, para haver verdadeiramente cidade, a virtude poltica no pode ser privilgio de alguns (Prot. 320a -323a; cf. 326e s.). Por outro lado, na cidade verdadeira no h educadores especializados, mas so os pais que transmitem aos filhos os valores da cidade, exatamente como agradaria ao nito do Mnon (93a s.). Essas duas coincidncias no deveriam levantar suspeitas sobre a adeso de Scrates cidade verdadeira? No creio. Ao criticar Protgoras ou nito, Scrates refere-se s (supostas) cidades de seu tempo, e no a cidades verdadeiras21 . Mas uma cidade em que todos so filsofos uma cidade em que todos possuem a virtude poltica e em que todos seriam capazes de transmiti-la aos filhos. Desmentido o parentesco da cidade verdadeira com o mito, uma outra dvida ainda se poderia levantar, a concernente impossibilidade da injustia no seio da cidade verdadeira (cf. Annas, p. 78). A justia ou a bondade seria inclusive uma caracterstica das comunidades primordiais ou longnquas no tempo e no espao (cf. Leg. III 679c)22 . Mas preciso esclarecer que a cidade verdadeira, embora se apresente justa, no est isenta de injustia. Solicitado por Scrates, Adimanto, um tanto titubeante, sugere que a justia e a injustia na cidade verdadeira residam de algum modo em alguma necessidade recproca (khrea(i) tin t(i) prs alllous) de seus cidados (Resp. II 372a). Igualmente hesitante, Scrates concorda com a resposta, mas prope que se investigue ulteriormente a questo. E isso que Scrates, ao investigar como vivero os cidados assim organizados, acredita estar fazendo, quando interrompido por Glucon. S aparentemente, todavia, tal interrupo elide a abordagem da questo da justia e da injustia na cidade verdadeira, pace Centrone23 . Voltemos ao texto. Apesar de sua perfeio, o regime alimentar da primeira cidade no muito apreciado por Glucon:

20 De parecer semelhante Cambiano [1971] (p. 172), mas de maneira incongruente com outras afirmaes suas. Ver tambm Campese [1998], p. 288-9. 21 Haveria ainda a questo das inverses de posies do Protgoras. A tal propsito, cf. Romeri, p. 57-60. 22 Cf. Gernet, p. 199-200. 23 Em SARTORI, F. (trad. di), VEGETTI, M. (introd. di), CENTRONE, B. (note di), Platone. La Repubblica, Laterza, Bari-Roma 1999 (1997), p. 729, n. 44 (ad loc.).

80

Cludio William Veloso

E ele: mas, Scrates disse se tu organizasses uma cidade de porcos, de que outra coisa seno dessas os nutririas?. Mas disse eu como preciso fazer, Glucon?. Como se usa, disse acredito que os que no pretendem ficar incomodados deitaro em camas e faro refeio em cima de mesas com psa, exatamente como os que os [homens] de hoje tm, e sobremesas. Assim seja disse eu, compreendo. Pelo visto, estamos observando como nasce (ggnetai) no apenas uma cidade, mas tambm uma cidade luxuosa (trphosa). E isso provavelmente no mal, pois, observando tambm uma tal [cidade], poderamos, talvez, enxergar a justia e a injustia, isto , como se engendram nas cidades. A cidade verdadeira parece-me que a que relatamos, como uma [cidade] saudvel. Mas, se, ao contrrio, quiserem, contemplemos tambm uma cidade inchada (phleigmanousan). Nada impede, pois aquelas coisas a alguns pelo menos, ao que parece, no bastaro, como tampouco aquele regime (372d-373a).

Seja qual for a simbologia do porco a em jogo24 , preciso notar que Glucon a chamar de cidade de porcos aquela que seria, para Scrates, a cidade de homens verdadeiros. Lembro, de resto, que no Teeteto Protgoras acredita ofender Scrates, o filsofo por antonomsia, dizendo que este d uma de porco (huenes) e que persuade seus ouvintes a fazer o mesmo (Theaet. 166c 7-8). O pedido de Glucon no tem o mesmo carter das precises ou acrscimos anteriores. Aqui a conversa tomar um outro rumo. Scrates aceita o pedido de Glucon, mas est longe de partilhar os mesmos sentimentos de seu interlocutor. Annas (p. 77) engana-se ao afirmar que Scrates reconhece que as pessoas vo sempre querer mais o que representaria, segundo ela, uma teoria realista da natureza humana antes que um impossvel ideal. Ora, Scrates no diz que todos ficaro insatisfeitos, e sim que alguns ficaro. Enfim, a partir das exigncias de Glucon e somente a partir delas que surgir uma nova cidade, onde, agora, sim, aparecem educadores, cozinheiros e poetas, e onde ser necessria a presena de guardies, j que na cidade de homens verdadeiros no havia necessidade de guardadores de porcos, subwvtai (373c) Scrates a refere-se sem dvida aos criadores de porcos (os cidados opulentos comero carne de porco), mas pode ser que ele aluda tambm aos guardies daqueles porcos que sero os pseudo-homens que constituiro a cidade luxuosa. No obstante, a cidade verdadeira est sujeita injustia, como disse. Um corpo saudvel no um corpo no passvel de doena: uma coisa no estar doente, outra no poder ficar doente25 . Scrates diz que tambm na cidade luxuosa possvel observar justia e injustia, o que subentende que a observao da cidade verdadeira proporciona o mesmo. Aparentemente nada se diz da injustia na cidade verdadeira, contradizendo o plano inicial. Toda24 Em geral ao porco se associa a ignorncia (Lach. 196d; Leg. VII 819b-d; Resp. VII 535d-e). Cf. Campese e Canino [1998], p. 314-5. 25 A corrupo pertence a tudo que nasce (Resp. VIII 546a).

A VERDADEIRA CIDADE DE PLATO

81

via, so exigncias como as de Glucon aquilo que determina a injustia na cidade verdadeira, de modo que o prprio comportamento de Glucon a ilustrar o nascimento da injustia. Trata-se justamente da corrupo da cidade verdadeira. Ora, a razo da corrupo estaria na presena de alguns cidados que, como Glucon, no se contentaro com aquelas coisas simples. Contra isso a cidade verdadeira parece no ter defesa alguma. A transmisso do modo de vida dos pais aos filhos no garante que os filhos sejam efetivamente parecidos com os pais. Da cidade verdadeira pode justamente nascer a cidade luxuosa (cf. Annas, p. 78). E o fato de a cidade luxuosa representar um possvel desenvolvimento da injustia no seio da cidade verdadeira no impede que haja, por sua vez, uma injustia da prpria cidade luxuosa, que consistir no no respeito da diviso de funes das trs classes (cf. Resp. IV 443c-444a). intil objetar ainda que a cidade verdadeira est baseada no mero interesse prprio de cada um (cf. 369c), como escreve Annas (p. 78). A constituio da cidade interesse de todos, e por isso mesmo algo racional. Com efeito, uma coisa a necessidade de certos bens materiais, outra a conscincia da necessidade dos semelhantes para a satisfao daquela. Assim, no entendo por que a justia na cidade verdadeira no derivaria de uma virtude poltica, como sustenta Canto-Sperber26 . Nesse sentido, tampouco cabe objetar que a cidade verdadeira estaria baseada no mero desejo das coisas necessrias, nisso no diferindo de uma cidade de bichos. Essa a opinio de Glucon, no de Scrates de resto, uma cidade de porcos um oxmoro. Se verdade que o desejo na cidade verdadeira ser apenas de coisas necessrias, a cidade no por isso est baseada somente no desejo. Pode-se crer que a cidade verdadeira sirva para introduzir a futura classe dos produtores a ser, porm, integrada com a impetuosa classe dos auxiliares e a racional classe dos guardies27 . Todavia, repito, algo da racionalidade o reconhecimento do carter solidrio e complementar das tcnicas que est na base da prpria existncia da cidade, assim como seu princpio de especializao. E no sei se Annas (p. 79) tem razo em notar que a especializao parece ser mantida com coero (cf. 374b 6), j que, como observa Cambiano [1971] (p. 178-9) lembrando o mito de Er do livro X, o ofcio escolhido por cada um antes do nascimento. Em todo caso, isso no significa que haja algum tipo de guarda, ou seja, alguma especializao nisso. Num certo sentido, no h efetivamente uma grande diferena entre a cidade verdadeira e a cidade luxuosa (cf. Annas, p. 78). Quero dizer que as
26 CANTO-SPERBER, Monique, thiques Grecques, Puf, Paris 2001, p. 172. 27 Cf. Cambiano [1971] p. 175.

82

Cludio William Veloso

atividades das trs futuras classes, correspondentes s trs partes da alma, j estariam presentes na cidade verdadeira. A diferena que essas funes no esto especializadas. Pode ser, ento, que em uma cidade verdadeira nem tudo deva ser especializado. Na cidade verdadeira todos desejam, tm mpeto e raciocinam, sem que haja conflito no interior da alma de cada um. Por isso, esta uma cidade onde no h discrdia. preciso especializar tais atividades somente no caso de uma cidade luxuosa, onde o desejo de luxo uma vez deixado sem freios, como na Atlntida do Crtias pe em risco a vida da cidade. Mas exatamente que risco corre a cidade ao se tornar luxuosa? Eu acredito que seja o da perda de sua unidade, como fica mais claro em seguida, o que est intimamente ligado ao princpio de especializao. Annas (p. 99) manifesta uma certa surpresa ao constatar que, entre os novos ofcios introduzidos na cidade (luxuosa), estejam os imitadores (373b 5). Todavia, num certo sentido todas as novas ocupaes so imitaes, de modo que no haveria nenhuma real contribuio tcnica por parte da cidade luxuosa. Explico-me: 1. Na cidade inicial no h poetas de profisso, mas os prprios cidados entoam hinos aos deuses (372b-373c). Ora, esses cantos so realmente preces dirigidas aos deuses (Leg. III 700b 1-2), e no imitao de preces, como podemos encontrar na pica ou na tragdia (cf. Resp. III 399b). Alis, aos hinos a segunda cidade acrescentar os encmios dos valorosos (Resp. X 607a), ausentes da cidade verdadeira na medida em que a todos desejam apenas o necessrio, de modo que no h guerreiros28 . 2. Guerra e caa justamente s so introduzidas na cidade luxuosa. Ora, elas seriam tcnicas de aquisio e como tais podem ser consideradas simulacros das tcnicas produtivas: no toa que os sofistas, imitadores dos sbios, so caadores de jovens ricos (Soph. 223b). 3. Os cozinheiros tambm s aparecem na cidade luxuosa. No se deve esquecer, no entanto, que, segundo o Grgias, a culinria um simulacro da medicina (Gorg. 463d-465c). Curiosamente, os mdicos aqui so mencionados depois dos cozinheiros (Resp. III 373c). Seno introduzidos apenas agora, s na cidade luxuosa que os mdicos ganham um papel importante. E a razo est justamente na nova rica dieta (cf. 373d). Os mdicos devem remediar os efeitos nefastos do trabalho dos cozinheiros. Supe-se, de fato, que os cidados verdadeiros, dado o rigor de seu regime, no adoeam com freqncia, de modo que precisam pouco de mdicos. Mas o prprio mdico s necessrio onde j se perdeu a sade, onde
28 Talvez o relato da cidade verdadeira possa ser considerado um exemplo de digesis pura.

A VERDADEIRA CIDADE DE PLATO

83

preciso restabelec-la. No toa que a cidade verdadeira considerada por Scrates uma cidade saudvel (372e 7). Em resumo, o que h na cidade luxuosa imitao da cidade verdadeira uma verdadeira proliferao da imitao, o que pe em risco o princpio de especializao, na medida em que o imitador seria por definio um homem duplo ou at mesmo mltiplo (cf. III 397e). A imitao de vrios ofcios pode, alis, gerar no indivduo a iluso da auto-suficincia, o que a prpria negao da necessidade da vida em comum. Se a cidade luxuosa o lugar onde a imitao prolifera, ela no , contudo, o lugar onde a imitao surge pela primeira vez. Com efeito, diz Scrates no final do livro II:
Poder-se-ia, ento, decerto cham-la, esse que eu dizia, corretissimamente de verdadeiramente falsidade (aleths psedos), j que a falsidade falso [ou o que acontece] nos discursos (lgois) uma certa imitao (mmem ti) do que acontece na alma (to en t(i) psukh(i) pathmatos) e um simulacro nascido sucessivamente (hsteron gegons edolon), no uma falsidade totalmente no misturada (pnu kraston psedos) (Resp. II 382b-c).

O discurso como tal j um mmema do que acontece na alma, o que deve redimensionar a abordagem da imitao do livro III. Por conseguinte, mesmo o homem verdadeiro, cidado da cidade verdadeira, j se serve da imitao. De qualquer forma, se a segunda cidade no passa de um mmema da primeira como sustento, algum poderia perguntar-me que sentido tem dedicar a maior parte da Repblica a tal simulacro e, em particular, questo da tripartio. Bom, a cidade luxuosa descrita como uma cidade inchada. Contudo, mais adiante, uma vez estabelecido o papel dos guardies, Scrates diz:
Mas, pelo co, decerto nos passou desapercebido que purificamos de novo uma cidade que h pouco sustentvamos viver na opulncia (truphn) (399e 5-6).

Entende-se agora a funo dos guardies e seus auxiliares: purificar ou purgar a cidade inchada, isto , dar um freio a um desejo ilimitado, que implica proliferao da imitao, logo, perda da unidade poltica, impedindo, assim, que a cidade se transforme em uma espcie de Atlntida. Temos a ento a costumeira poltica-medicina de Plato29 . Mas podemos dizer que uma cidade purgada, ou seja, bem governada por guardies e auxiliares, seja equivalente cidade saudvel? No creio. Uma passagem do livro I das Leis pode ajudar a esclarecer o papel pur29 Cf. Gorg. 464b; 521e; Pol. 293a; Leg. IV 720a-e. No sei como Cambiano [1971] (p. 170) possa afirmar que na Repblica o paralelo entre poltica e medicina tende a desaparecer.

84

Cludio William Veloso

gativo dos guardies na Repblica. Ao discutir sobre como lidar com os conflitos entre os irmos de uma famlia (leia-se, cidados de uma mesma cidade), o Ateniense sugere a presena de um juiz (627c s.). Mas ele considera trs juzes diferentes, correspondentes, talvez, ao comportamento segundo cada uma das trs partes da alma da Repblica30 . O primeiro mataria os irmos maus, fazendo que os melhores mandem. O segundo, deixando vivos os piores, faria que todos obedecessem voluntariamente aos melhores. O terceiro no mataria ningum, mas, reconciliando a famlia e dando-lhe leis, seria capaz de fazer que todos fossem amigos. O Ateniense finalmente diz:
O melhor, ento, decerto [no ] nem a guerra nem a sedio, [sendo] abominvel o carecer destas, mas uma paz e, juntamente, uma amabilidade entre eles inclusive, o fato tambm de a prpria cidade vencer a si mesma no estava, ao que parece, entre as coisas melhores, e sim entre as necessrias. como se algum achasse que um corpo doente que recebeu uma purificao mdica estivesse ento otimamente, mas no dirigisse a mente ao corpo que no careceu absolutamente [de purificao mdica]; do mesmo modo, em relao felicidade de uma cidade ou de um [cidado] privado tambm, pensando desse modo, no se tornaria corretamente nem um homem de estado, olhando somente ou em primeiro lugar para as coisas relativas guerra externa, nem um legislador competente, se no legislasse em virtude da paz as coisas da guerra, antes que em vista das coisas relativas guerra as coisas da paz (Leg. I 628c 9-e).

Em outras palavras, o modelo que o legislador deve perseguir a cidade sem conflito. Do mesmo modo, os guardies servem para desinchar a cidade luxuosa, mas o modelo no deve ser a cidade purgada por sua parte melhor, e sim aquela cidade saudvel que a cidade verdadeira. cidade apenas aquela em que no h conflito. Toda cidade onde h conflito no verdadeiramente uma cidade, no constituindo realmente uma unidade. Ns identificamos a poltica (talvez j entendendo indevidamente por isso a democracia) com a administrao do conflito, mas em Plato a verdadeira poltica seria uma total ausncia de conflito, o que s acontece em uma cidade verdadeira. verdade que o ideal platnico de cidade pode ser a cidade sem conflito, mas que nem por isso a tripartio deixaria de existir31 . De fato, a tripartio da alma serve a Plato para explicar a possibilidade do conflito no interior de um homem (Resp. IV 436a s.), mas a tripartio por si s no implica conflito. Em outros termos, a tripartio seria uma condio necessria para o conflito, mas no suficiente. Nesse caso, a cidade verdadeira ou o homem verdadeiro podem ser igualmente tripartidos sem que, por isso, haja conflito entre suas partes32 . E a importncia da abordagem da cidade luxuosa consis30 Agradeo a Maria Dulce Reis por essa observao. 31 Agradeo a Maria Dulce Reis por essa observao. 32 Mas o que dizer da alma dos deuses, que tambm aparece dividida no Fedro? No acredito que a exis-

A VERDADEIRA CIDADE DE PLATO

85

tiria ento em evidenciar a tripartio, que justamente s se torna perceptvel com o conflito. De qualquer forma, entende-se melhor agora a diferena entre Plato e Protgoras. Uma cidade inchada carece de uma poltica-medicina, que justamente se apresenta como uma tcnica que no pode pertencer a todos33 . No se pode pretender que o prprio doente, enquanto doente, seja mdico de si mesmo. Entretanto, uma cidade saudvel como a cidade verdadeira no precisa ou precisa muito pouco dessa poltica-medicina (cf. Gorg. 464b). Ela pode precisar, no obstante, da poltica-ginstica a qual garante o bemestar e previne os males, ou seja, da poltica que, segundo o Grgias, a legislativa. Mas a ginstica pode e deve ser praticada por todos os indivduos saudveis34 , sendo condio para o bom desempenho de toda outra atividade fsica. Assim, a tcnica poltica legislativa condio prvia para o bom exerccio de toda tcnica de competncia especfica no interior da cidade. Entende-se, em todo caso, que uma cidade purgada apenas um simulacro mais semelhante cidade verdadeira do que uma cidade luxuosa no purgada. Mas sempre de simulacro se trata. No final do livro IX, onde se afirma o carter utpico da cidade que se acabou de contemplar, a qual justamente no existiria seno nos discursos tidos, Scrates diz:
Mas disse eu, todavia no cu provavelmente est erguido um modelo (pardeigma) para quem quer ver e, vendo, [nela] estabelecer si mesmo (592b 2-3).

Nada nos diz que o modelo de cidade que est exposto no cu seja a cidade luxuosa purgada. Esse modelo, acredito eu, corresponde, antes, cidade verdadeira de Resp. II. Na retomada da questo da imitao em Resp. X, diz-se que teramos, por exemplo, trs camas: a cama do produtor da natureza, a cama do arteso e a cama pintada do pintor. Curiosamente, na cidade verdadeira os seus cidados no dormem em camas, e sim no cho. Ora, a cama do produtor da natureza pode muito bem assemelhar-se mais a um jazigo do que propriamente a uma cama, do mesmo modo que uma cama algo bem distante de uma cama pintada.

tncia de conflitos internos s divindades olmpicas tenha um grande significado para Plato. Que a cidade dos deuses, nos relatos tradicionais, vivesse perenemente em conflito no uma novidade veja-se o utifron. O hiperurnio est para alm do mundo olmpico. Agradeo a Marcelo P. Marques por essa objeo. 33 Como observa Cambiano [1971], p. 183. 34 Cf. Pol. 464a6: iatrs te ka tn gumnastikn tis.

You might also like