You are on page 1of 4

Comunidade Josef Stlin

http://comunidadestalin.org

http://www.comunidadestalin.blogspot.com http://

A morte de um espio internacional


Editorial do jornal sovitico Pravda de 24 de agosto de 1940

Traduo - Erick Fishuk

Comunidade Josef Stlin - http: http://comunidadestalin.org

Pgina 1

A morte de um espio internacional1


Editorial do jornal sovitico Pravda de 24 de agosto de 1940

O telgrafo nos trouxe a notcia da morte de Trotsky. Segundo os jornais norteamericanos, Trotsky, que passou seus ltimos anos no Mxico, foi vtima de um atentado. Seu executor, Jacques Mornard van den Dreschd,2 um de seus colaboradores mais prximos. Desce sepultura um homem cujo nome os trabalhadores de todo o mundo pronunciam com desprezo e repulsa, e que por longos anos combateu as bandeiras da classe operria e de sua vanguarda, o Partido Bolchevique.3 As classes dominantes dos pases capitalistas perderam um servo fiel, e os servios secretos estrangeiros foram privados de um velho agente encarniado que no escolhia os meios para alcanar seus objetivos contrarrevolucionrios. Trotsky percorreu uma longa trajetria de traio e deslealdade, de duplicidade poltica e hipocrisia. No foi toa que Lnin, ainda em 1911, dera-lhe o apelido de Iduchka,4 ao qual Trotsky5 nunca deixou de fazer jus. Trotsky iniciou sua atividade poltica como um menchevique antirrevolucionrio.6 J em 1903, no Segundo Congresso do POSDR,7 ele atacou Lnin furiosamente, defendendo e amparando as opinies de Mrtov e de outros lderes mencheviques antirrevolucionrios.8 Logo depois, no incio da Guerra Russo-Japonesa, Trotsky escancarou ainda mais sua face renegada e antirrevolucionria9 ao recair num defensismo inveterado, isto , a defesa da ptria do tsar, dos latifundirios e dos capitalistas.

Stlin escreveu esse novo ttulo por cima de A morte inglria de Trotsky, que nomeava o original datilografado. Os ttulos em russo: Smiert mejdunardnogo chpiona e Besslvnaia smiert Trtskogo. 2 N.T. Esta a ocorrncia mais frequente, nas lnguas ocidentais, de um dos codinomes de Ramn Mercader, embora esteja escrito Jak Mortan Vandendraich ( ) no documento, no qual essa forma parece ocorrer pela nica vez. 3 Stlin riscou do final da frase contra Lnin e Stlin e uniu num mesmo pargrafo as duas frases, que estavam separadas. 4 N.T. Ver o manuscrito nomeado, em suas Obras completas, como O kraske styd u iduchki Trtskogo (em traduo livre, Sobre o enrubescimento do iduchka Trotsky). Iduchka, traduzido como pequeno Judas ou simplesmente Judas, era o epteto dado, em polmicas entre os sculos XIX e XX na Rssia, a pessoas consideradas mesquinhas, egostas e traioeiras, em referncia personagem Porfri Golovliov, ou Iduchka Golovliov, do romance A famlia Golovliov (1880), do escritor russo Mikhail Saltykov-Schedrin. 5 No original: ao qual ele.... 6 Antirrevolucionrio: adicionado por Stlin. 7 N.T. Partido Operrio Social-Democrata da Rssia, de onde saram os partidos bolchevique (futuro Partido Comunista) e menchevique. Sigla em russo: RSDRP. 8 Antirrevolucionrios: adicionado por Stlin. 9 Renegada e antirrevolucionria: no original, oportunista.

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.org

Pgina 2

Trotsky10 recebeu a revoluo de 1905 com a famigerada teoria da revoluo permanente, teoria que desarma o proletariado e desmobiliza suas foras.11 Aps a derrota da revoluo de 1905, Trotsky passou a apoiar os mencheviques liquidacionistas. Vladmir Ilitch Lnin escreveu ento estas palavras sobre Trotsky: Trotsky se comportou como o mais vil carreirista e fracionista... Ele fala muito no Partido, mas se comporta pior do que qualquer outro fracionista.12 Como se sabe, Trotsky foi o organizador do bloco de agosto antirrevolucionrio,13 reunindo todos os grupos e correntes14 que combatiam Lnin. Em agosto de 1914, iniciada a guerra imperialista, Trotsky, como era de se esperar, postou-se do outro lado das barricadas, nas hostes dos15 defensores da guerra. Visando enganar a classe operria, mascarou sua traio ao proletariado com um palavreado esquerdista de combate guerra. Em tudo o que concernia s mais importantes questes sobre a guerra e o socialismo, Trotsky se opunha a Lnin e ao Partido Bolchevique. O menchevique Trotsky julgou sua maneira a enorme popularidade das divisas de Lnin junto s massas populares e o fortalecimento da influncia dos bolcheviques sobre a classe operria e as massas de soldados aps a revoluo democrtico-burguesa de fevereiro. Ele ingressou em nosso partido em julho de 1917, junto com um grupo de correligionrios, declarando estar completamente desarmado.16 Os fatos subsequentes mostraram,17 porm, que o menchevique Trotsky no havia se desarmado,18 nem por um minuto havia deixado de combater Lnin19 e entrou em nosso partido para arras-lo a partir de dentro. Alguns meses aps a Grande Revoluo de Outubro,20 j na primavera de 1918, Trotsky, junto com um grupo de comunistas ditos de esquerda e de socialistas revolucionrios de esquerda, organizou uma criminosa conspirao contra Lnin, Stlin e Sverdlov, lderes do proletariado, visando prend-los e aniquil-los fisicamente. E, como sempre, o prprio Trotsky o provocador, o organizador dos assassinos, o intrigante e aventureiro permaneceu nas sombras. Seu papel dirigente na
Stlin riscou No crendo nas foras do proletariado, do incio da frase. Stlin riscou e energias do fim da frase. 12 Stlin separou a citao de Lnin num novo pargrafo. [N.T. A traduo desse excerto foi feita independentemente, mas com consulta, da verso citada na traduo brasileira da histria do PC(b) da URSS (Recife, Centro Cultural Manoel Lisboa, 1999), logo ao incio da parte 4 do captulo IV.] 13 Antirrevolucionrio: adicionado por Stlin. 14 Stlin riscou o adjetivo antibolcheviques que vinha a seguir. 15 Stlin riscou a expresso apologistas e que vinha a seguir. 16 Redao original da ltima frase: Ele entrou no partido dos bolcheviques em julho de 1917, junto com um grupo de correligionrios, com o objetivo de arras-lo a partir de dentro. 17 No original: mostraram com toda clareza. 18 No havia se desarmado: adicionado por Stlin. 19 O resto da frase foi adicionado por Stlin. 20 No original: Grande Revoluo Socialista de Outubro.
11 10

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.org

Pgina 3

preparao desse crime que felizmente fracassou s foi revelado em sua plenitude duas dcadas depois, no processo do bloco direitista-trotskista antissovitico, em maro de 1938. Somente aps vinte anos foi definitivamente desembaraado o novelo srdido dos crimes de Trotsky e de seus cmplices. Nos anos da guerra civil, enquanto o Pas dos Sovietes rechaava a investida de numerosas hordas de guardas-brancos e invasores, Trotsky, com suas atitudes traioeiras e suas ordens sabotadoras, debilitava por todos os meios o poder de resistncia do Exrcito Vermelho, o que fez Lnin proibi-lo de frequentar os fronts leste e sul. Todos sabem que Trotsky, por causa de suas relaes hostis com os velhos quadros bolcheviques, tentou fuzilar toda uma fileira de importantes combatentes comunistas dos quais no gostava, agindo, assim, de modo favorvel ao inimigo. No mesmo processo do bloco direitista-trotskista antissovitico, foi revelada a trajetria traioeira e prfida de Trotsky: julgados nesse processo, seus colaboradores mais prximos confessaram que, junto com seu chefe, j atuavam desde 1921 como agentes dos servios secretos estrangeiros, como espies internacionais. Com Trotsky frente, serviam com zelo aos servios secretos e aos estados-maiores da Inglaterra, Frana, Alemanha e Japo. Em 1929, quando o governo sovitico expulsou de nossa ptria o traidor e contrarrevolucionrio Trotsky, os crculos capitalistas da Europa e da Amrica tomaram-no em seus braos. Isso no foi casual, mas algo esperado, visto que Trotsky j havia passado h muitssimo tempo a servir aos exploradores da classe operria.21 Trotsky caiu em sua prpria rede, chegando ao cmulo da degradao humana: seus prprios adeptos o mataram. Deram-lhe um fim aqueles a quem ensinou a matar pelas costas,22 a trair e a atentar contra a classe operria e o Pas dos Sovietes. Tendo organizado o perverso assassinato de Krov, de Kibychev e de M. Grki, Trotsky foi vtima de suas prprias intrigas, traies, injrias e crimes.23 Terminou, assim, de forma inglria a vida deste homem desprezvel, que desce sepultura com a marca de espio internacional e de assassino estampada na testa.24

Observao: A traduo segue a verso final da Pravda, com as notas da correo manuscrita feita por Stlin sobre o original datilografado conforme a cpia do site da Fundao Aleksandr Ikovlev (http://alexanderyakovlev.org/fond/issuesdoc/1015995). As notas do tradutor so introduzidas por N.T..

Aos exploradores da classe operria: no original, no campo dos opressores e exploradores. A matar pelas costas: adicionado na redao final da Pravda. 23 Esta ltima frase no est no original datilografado nem na correo manual de Stlin. 24 Stlin substituiu com esse pargrafo o final que estava no original: Com a morte de Trotsky, desaparece da arena poltica do mundo capitalista mais um velho espio e agente, inimigo mortal dos trabalhadores. A expresso e de assassino foi adicionada na redao final da Pravda.
22

21

Comunidade Josef Stlin - http://comunidadestalin.org

Pgina 4

You might also like