You are on page 1of 16

A INFLUNCIA DA FAMLIA NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DE CRIANAS SOB SITUAO DE RISCO: UM OLHAR DA TERAPIA OCUPACIONAL

THE INFLUENCE OF THE FAMILY IN THE EMOTIONAL DEVELOPMENT OF CHILDREN UNDER SITUATION OF RISK: A VIEW OF THE OCCUPATIONAL THERAPY.

Jessica Passerini 1, Magali Helene Sozo 2

PASSERINI, J.; SOZO, M.H. A influncia da famlia no desenvolvimento emocional de crianas sob situao de risco: um olhar da Terapia Ocupacional. Universidade Catlica de Gois, 2008. RESUMO: Com o crescimento da vulnerabilidade e o distanciamento de bases sociais, torna-se necessrio o aprofundamento diante as famlias submetidas situao de risco. Trata-se de uma pesquisa descritiva retrospectiva do tipo bibliogrfica, tendo como objetivos identificar as publicaes que correlacionam famlia, risco social e desenvolvimento emocional da criana e apontar as principais reflexes e contribuies do Terapeuta Ocupacional nesta temtica. Sendo assim, foi possvel analisar que a famlia sob situao de risco social contribui para alterao no desenvolvimento emocional da criana. DESCRITORES: Famlia; Desenvolvimento Emocional; Situao de Risco e Terapia Ocupacional.

INTRODUO
1

Graduanda do curso E-mail: japajeh@hotmail.com


2

de

Terapia

Ocupacional

da

Universidade

Catlica

de

Gois.

Orientadora do projeto e docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Catlica de Gois (UCG). Endereo para correspondncia: Magali Helene Sozo. Rua Coronel Cosme, 385 Apto. 104. Bloco B-12, Setor Leste Vila Nova, Goinia-GO. E-mail: maga.sozo@hotmail.com

Crianas em abandono social, vivendo em situao de risco fazem parte da realidade de nossa sociedade, que deve ser analisada sob os olhos de nossa conjuntura social, levando em considerao a historicidade desta questo, movida por acontecimentos sociais, interesses polticos e econmicos. Representam a concretizao e legitimao do abandono social da infncia, poderamos dizer do descompromisso do estado para com a famlia e para o papel social que esta possui (CAMARA et. al. 2000). Fatores de risco como a situao de desfiliao, criminalidade, abuso de substncias psicoativas, fator econmico e violncia so elementos que podem promover alterao no desenvolvimento da criana. As pesquisas na rea social auxiliam detectar os fatores de risco destinados s crianas sob situao de risco, alm de promover a estruturao desta perante a famlia e sociedade. Neste sentido, os profissionais sociais e de sade, aqui se destacando o Terapeuta Ocupacional, podem auxiliar na modificao desta realidade. Sendo assim, a Terapia Ocupacional, a partir desta viso, amplia o seu campo de ao, j que atua diretamente no cotidiano dos indivduos e populaes, procurando compreender e transformar as aes humanas prprias de determinados contextos, para que essas pessoas adquiram maior autonomia e participao na melhora de sua qualidade de vida, ampliem suas vivncias e relaes e compreendam o significado de seu papel social e comunitrio (CASTRO, 2000 apud ROSA, 2006). A situao de desigualdade social, poltica e econmica encontrada no Brasil tem influncia direta na dinmica familiar e no aumento do nmero de crianas e adolescentes em situao de risco social e pessoal (GONTIJO & MEDEIROS, 2004). De acordo com Bandeira et al. (1996) apud Hutz e Koller (1997):
[...] Uma criana considerada em situao de risco quando seu desenvolvimento no ocorre de acordo com o esperado para sua faixa etria de acordo com os parmetros de sua cultura. Podendo este ser de aspecto fsico (doenas genticas ou adquiridas, prematuridade, problemas de

nutrio, entre outros), social (exposio ambiente violento, drogas) ou psicolgico (efeitos de abuso, negligncia ou explorao).

Desta forma, os objetivos propostos foram identificar as publicaes que correlacionam famlia, risco social e desenvolvimento emocional da criana e apontar as principais reflexes e contribuies do Terapeuta Ocupacional nesta temtica.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa descritiva retrospectiva do tipo bibliogrfica. O estudo foi realizado no perodo entre Agosto e Novembro de 2008. O instrumento para coleta de dados foi por meio de artigos peridicos e revistas indexadas, sendo que a publicao varivel era entre o perodo do ano 1996 a 2008.

A FAMLIA E O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DA CRIANA

A famlia corresponde a uma instituio que exerce uma influncia significativa durante todo o processo de desenvolvimento do indivduo, sendo encarada, geralmente, como um grupo que apresenta uma organizao complexa e que est inserido em um contexto social mais amplo, mantendo com este constante interao (BIASOLI-ALVES, 2004 apud PRATTA & SANTOS, 2007). No importa a configurao que a famlia assuma, continuar a existir, pois o que pode assegurar criana, aos novos sujeitos que se apresentam ao mundo, o direito ao amor, ao acolhimento no mundo humano e palavra. (AMAZONAS & BRAGA, 2006). Recentemente, passou a ser considerada como o ambiente da efetivao dos direitos referentes vida, sade, educao, ficando atribuda aos adultos a tarefa de zelar pelo seu cumprimento (DELFINO et al., 2005). Assim, o primeiro ambiente socializador de todo indivduo o mbito familiar, em que este passa a exercer papel fundamental no decorrer de sua trajetria, no amadurecimento e

desenvolvimento biopsicossocial, refletindo nos aspectos biolgicos, psicolgicos e sociais, auxiliando ou retardando o desenvolvimento da criana. No ambiente familiar, a criana aprende a administrar e resolver os conflitos, a controlar as emoes, a expressar os diferentes sentimentos que constituem as relaes, interpessoais, a lidar com as diversidades e adversidades da vida (WAGNER et al., 1999). Essas habilidades sociais e sua forma de expresso tm repercusses em outros ambientes com os quais a criana, o adolescente ou mesmo o adulto interagem, acionando aspectos salutares ou provocando problemas e alterando a sade mental e fsica dos indivduos (DEL PRETTE & DEL PRETTE, 2001 apud DESSEN & POLONIA, 2007). A estruturao da famlia est intimamente vinculada ao momento histrico que atravessa a sociedade da qual ela faz parte, uma vez que os diferentes tipos de composies familiares so determinados por um conjunto significativo de variveis ambientais, sociais, econmicas, culturais, polticas, religiosas e histricas. Nesse sentido, para se abordar a famlia hoje preciso considerar que a estrutura familiar, bem como o desempenho dos papis parentais, modificou-se consideravelmente nas ltimas dcadas (SINGLY, 2000 apud PRATTA & SANTOS, 2007). De acordo com Sarti (1995) apud Amazonas et.al. (2003) comea-se observar uma flutuao na ocupao dos lugares e papis desempenhados. Isto devido s transformaes ocorridas, como o processo de urbanizao e industrializao, o avano tecnolgico, as mudanas demogrficas, em especial a maior longevidade humana, maior participao da mulher no mercado de trabalho, o aumento de divrcios, o empobrecimento acelerado e o controle sobre a procriao por meio dos mtodos contraceptivos contriburam para o impacto direto no mbito familiar. Pode-se asseverar que as experincias vivenciadas pela criana, tanto no contexto familiar quanto nos outros ambientes nos quais ele est inserido, contribuem diretamente para a sua formao enquanto adulto, sendo que, no mbito familiar, o indivduo vai passar por uma srie de experincias genunas em termos de afeto, dor, medo, raiva e inmeras outras emoes, que possibilitaro um aprendizado essencial para a sua atuao futura

(PRATTA & SANTOS, 2007). Assim, a famlia considerada um ciclo vital, do qual, trar algumas conseqncias e interferncias no aspecto emocional, assim como na construo de sua identidade, que ser vista como um espelho para as geraes futuras, capaz de construir o alicerce no decorrer da vida. Apesar das transformaes j citadas na famlia, pode-se dizer que esta ainda idealizada, na tentativa de obter superao de crises e melhor qualidade nos relacionamentos intrafamiliares. Scabini (1992) apud Pratta e Santos (2007) destaca que:
[...] A manuteno da sade familiar no depende apenas da capacidade de superao das crises, mas tambm da boa qualidade das relaes entre os membros da famlia e da boa qualidade das trocas familiares com o meio social no qual est inserida.

O ente humano necessita, durante sua infncia, de quem o crie e eduque, ampare e defenda, guarde e cuide dos seus interesses, em suma, tenha a regncia de sua pessoa e seus bens. As pessoas naturalmente indicadas para o exerccio dessa misso so os pais. A eles confere a lei, em princpio, esse ministrio, organizando-o no instituto do poder familiar (GONALVES, 2008). O Estatuto da Criana e Adolescente (ECA) afirma que toda criana tem direito vida familiar e define a famlia de um modo bastante amplo. A famlia, mais do que uma instituio legal e jurdica, um direito subjetivo de encontrar acolhimento para as dificuldades, as dvidas, as inseguranas que a vida vai fazendo aparecer aos que crescem. (MELLO, 1999).

SITUAO DE RISCO

A palavra "risco" deriva-se do latim resecare "cortar. Pode-se, ento, dizer que essas situaes de risco cortam as crianas, ou seja, cortam seus direitos e suas potencialidades. Mantm, no entanto, intacto o crculo vicioso da misria crianas que vivem na pobreza e tm seus direitos fundamentais negados. Tendem a tornar-se adultos que

pouco podero passar a seus filhos, alm da herana da misria e da marginalizao (ABREU, 2002). No contexto brasileiro, marcado pela extrema desigualdade social, as famlias tm encontrado dificuldades para cumprir estas tarefas bsicas aos seus membros, em decorrncia das situaes de vulnerabilidade nas quais se encontram (GOMES & PEREIRA, 2006 apud GONTIJO & MEDEIROS, 2006). Para Barros et al. (2007), o estado de vulnerabilidade social produzido na conjuno da precariedade do trabalho com a fragilidade do vnculo social. Diversos fatores contribuem para a dissociao social como: extrema desigualdade, a migrao para os grandes centros urbanos, precariedade de moradia, caractersticas histricas da formao da famlia nuclear brasileira apoiada numa precarizao do trabalho, que levam, muitas vezes, a uma situao de rupturas de participao e da coeso social, da pauperizao da sociabilidade scio-familiar e dos vnculos que se tornam fugidios (BARROS et al., 2007). Por meio da expresso risco pessoal e social, possvel constatar que as crianas em situao de risco envolvem uma diversidade de situaes em que podem abranger a explorao do trabalho infantil, prostituio infantil, uso de drogas, violncia e infraes (KHATIB, 1998). De acordo com Hutz e Koller (1997):
[...] Comportamento de risco referem-se a aes ou atividades adversas para seu desenvolvimento ou funcionamento psicolgico ou social, ou ainda que favorecem o desencadeamento ou agravamento de doenas. Porm, para identificar um aumento na probabilidade necessrio conhecer a probabilidade das mencionadas conseqncias adversas na populao geral.

O crescimento de crianas em situao de pobreza ressaltado por diversos pesquisadores como uma ameaa ao bem-estar e uma limitao s oportunidades de desenvolvimento (HUTZ et al., 1996). O risco social caracterizado como um condicionamento de ordem psicossocial e no como um fator pessoal. Sendo assim, considerado como uma situao de desvantagem social, que condiciona as diversas situaes de ordem interna e externa nas

quais a criana est envolvida na rotina de sua vida diria: situaes de ordem interna provocadas por dificuldades psquicas, fsicas, relacionais; de ordem externa pela falta de recursos familiares, comunitrios e pela prpria escola na qual coexistem situaes especficas ligadas pobreza, ao abuso de drogas, discriminao racial e tnica, etc. (WAXMAN, 1992 apud CALIMAN, 2006). De acordo com Lynch e Tiedje (1991) apud Martin e Angelo (1999):
[...] Famlias pobres possuem caractersticas relativas estrutura e papis, processos de comunicao familiar e socializao dos filhos, que so peculiares de sua classe. A diviso dos papis entre os pais bem definida, cabendo mulher a responsabilidade de educar, socializar e cuidar dos filhos e ao homem, o sustento da famlia.

No entanto, esta diviso pode ser contraditria, uma vez que os tipos de arranjos familiares esto cada vez mais distintos. Isto, em decorrncia deste cenrio de transformaes, hoje possvel observar na realidade brasileira o aumento do nmero de unies consensuais, de famlias chefiadas por mulheres (ou monoparentais) e de famlias reconstitudas, ou seja, originadas a partir de novas unies de um ou dos cnjuges que se separam (TORRES, 2000 apud PRATTA & SANTOS, 2007). Essas inovaes e reformulaes do modelo anterior demonstram que a famlia passou, e continua passando, por vigorosas mudanas em sua organizao, seja em termos de composio ou em relao s formas de sociabilidade que vigoram em seu interior (ROMANELLI, 2002 apud PRATTA & SANTOS, 2007). A organizao das relaes estruturais varivel em famlias de diferentes segmentos sociais (ROMMANELLI, 1997). Para Wagner et al. (1999) os aspectos relacionados ao bem-estar psicolgico da criana sofrem invariavelmente, e de forma preponderante, influncias das diversas situaes que o indivduo vivencia em sua famlia. Considerando a sua heterogeneidade caracterstica, no Brasil, a excluso social manifesta-se de duas formas: a velha e a nova excluso social. Em regies geograficamente menos desenvolvidas, observam-se a permanncia da pobreza absoluta, a baixa escolaridade e a desigualdade de rendimentos, inseridas em grupos familiares numerosos,

correspondendo forma de excluso social mais antiga. Nos grandes centros, o desemprego generalizado e de longa durao, a ausncia de perspectiva para uma parcela da populao com maior escolaridade, o isolamento juvenil e a exploso da violncia marcam o cotidiano de famlias pobres e monoparentais, vtimas das novas manifestaes da excluso (BURSZTYN, 2000; CAMPOS et al., 2004 apud GONTIJO & MEDEIROS, 2007).

TERAPIA OCUPACIONAL NO CAMPO SOCIAL

A Terapia Ocupacional um campo de conhecimento e de interveno em sade, educao e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipao e autonomia de pessoas que, por razes ligadas problemtica especfica, fsicas, sensoriais, mentais, psicolgicas e/ou sociais apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldade na insero e participao na vida social (FMUSP, 1997). A partir dos anos 70, a Terapia Ocupacional entra em uma nova dimenso, deixando de considerar o ser humano em partes, tornando-o um ser biopsicossocial, ou seja, mesclando os aspectos fsicos, mentais, psicolgicos e sociais, e no considerando esses aspectos separadamente. Nas dcadas de 80 e 90, ocorreram transformaes no mundo do trabalho que levaram degradao das relaes de trabalho e dos sistemas de proteo associados. Esse processo de transformao das regras sociais levou ao aparecimento de novos sujeitos considerados invlidos conjunturais ou sobrantes, que desenvolvem dficits de integrao (no trabalho, moradia, educao, cultura) e sofrem desqualificao, invalidao social e dissoluo de vnculos e at ameaas de excluso com tratamentos discriminatrios explcitos (CASTEL, 1999 apud BARROS et al., 2007). Diante desta realidade, a Terapia Ocupacional trabalha a fim de possibilitar a transformao, sendo uma rede social de suporte, definindo estratgias, junto com o indivduo para lidar e superar os conflitos cotidianos. A atividade para a criana sob situao

de risco , neste caso, o brincar que a auxilia a entender suas necessidades, respeitando-se nos diferentes momentos, ressignificando seu fazer e pensar, de modo que possa tambm agir e se relacionar no mundo coletivo de maneira agradvel para si e os demais (FREITAS et al., 2007). O Terapeuta Ocupacional dever se tornar um interlocutor da populao atendida para identificar as necessidades, possibilitando o estabelecimento de um dilogo que se d a partir das necessidades dos sujeitos e da busca da autonomia pessoal, tornando-se fundamental a compreenso das possibilidades culturais para tornar o indivduo inserido no seu espao e tempo (BARROS, 2002). Trata-se, portanto de oferecer um conhecimento e uma experincia com recursos que auxiliam na transformao de rotinas, permitindo um crescimento pessoal, desenvolvimento da autonomia e visando uma melhora na qualidade de vida (CASTRO, 2000 apud ROSA, 2006). Dessa forma, a populao alvo da Terapia Ocupacional social justamente aquela cujas maiores necessidades configuram-se com base em sua condio de excluda ao acesso aos bens sociais e cuja problemtica se manifesta pelo agravamento das condies de vida a que est submetida, das quais, podem ser identificadas como uma noo de pobreza ou tambm entendida como uma situao de vulnerabilidade (ESCOREL, 1999 apud GALHEIGO, 2003). O Terapeuta Ocupacional compreende a atividade humana como um processo criativo, criador, ldico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto-manuteno; e o homem, como um ser prxico interferindo no cotidiano do usurio comprometido em suas funes prxicas objetivando alcanar uma melhor qualidade de vida (COFFITO, 2008). Deste

modo, utiliza a atividade como recurso, com intuito de associar a vivncia, as ocorrncias, os sentimentos com elementos desencadeadores que interferem na vida cotidiana da criana sob situao de risco. A atividade um instrumento de trabalho historicamente utilizado pela terapia ocupacional com diferentes grupos populacionais. No campo social, principalmente em

trabalho direcionado para crianas, o recurso grupal, por meio de oficinas artsticas e/ou culturais, utilizado enquanto elemento constante para efetivao do trabalho. A atividade enquanto meio de formao de vnculo e aproximao contribui para intermediao para que se possa iniciar a construo de novos projetos de vida (MALFITANO, 2005). Auxilia a criana a resgatar seu papel ocupacional, caracterizado por Pedretti (2005) apud Freitas et al. (2007) como sendo a capacidade de realizar tarefas que possibilitem o desempenho de papis de maneira satisfatria e apropriada para o estgio de desenvolvimento, cultura e ambiente do indivduo. O brincar um ato natural e saudvel, essencial para o desenvolvimento infantil, pois integra a vida bio-psico-social da criana. Por meio da brincadeira a criana testa seus limites, d espao s fantasias, as compara com a realidade, experimenta trocas de papis, explorando o mundo e a si mesmo, num processo de auto-conhecimento que desenvolve seu senso de cooperao, aprendizagem de regras e limites, traduz valores, costumes e formas de pensamento. A criana imita no s situaes prazerosas como tambm elabora atos dolorosos e traumticos, libertando-se de ansiedades e angstias, onde possvel diagnosticar e tratar problemas emocionais. No processo cognitivo, o brincar se d pela aprendizagem de conceitos motores e fisiolgicos (FERREIRA, 2001; TAKATORI et al., 2001 apud FREITAS et al., 2007). Deste modo, o trabalho com crianas sob situao de risco busca oferecer oportunidade de estes, desenvolverem seus potenciais criativo, artstico e intelectual, ampliarem suas relaes pessoais e suas vivncias culturais, isto, por meio de atividades das quais facilitam o acompanhamento e desenvolvimento neuropsicomotor e afetivo das crianas, fortalecendo-as para suas situaes da vida e ativando a resilincia (BALDANI & CASTRO, 2007). A resilincia pode ser entendida como a capacidade do sujeito de superar fatores de risco aos quais est exposto, levando ao desenvolvimento de comportamentos adaptativos, segurana, autonomia e criatividade por meio dos mecanismos de proteo e ativao de

recursos dos quais a criana poder dispor na sua rede afetiva e social (PINHEIRO, 2004 apud BALDANI & CASTRO, 2007). A Terapia Ocupacional espelha o que seus profissionais pensam e produzem e a forma como se posicionam politicamente frente s questes sociais que a eles se colocam. Seus mtodos esto condicionados a determinadas problemticas que so percebidas e incorporadas como pertinentes e, para essas reas de problemas, articulam-se possveis solues. A desigualdade e a pobreza so problemticas relevantes no bojo da questo social brasileira, adquirindo configuraes que requerem uma reviso imediata das profisses e das pertinncias do papel profissional (BARROS et al., 2005).

CONSIDERAES FINAIS

Ante a atual realidade do Brasil, mesmo sendo um pas em desenvolvimento, apresenta ambientes adversos e inacreditveis sob situao de risco, que so desprovidos de possibilidades, cultura e desenvolvimento apropriado, sendo palco de excluso e discriminao da sociedade, apenas por no obterem certas oportunidades a outros destinados. Com o crescimento da vulnerabilidade social, poltica e econmica associada ao distanciamento de classes sociais, crianas so submetidas a viver em situao de risco, dos quais esto relacionados criminalidade, violncia, situao de desfiliao, uso de drogas, consumo de lcool, fator socioeconmico, famlia desestruturada, entre outros fatores, promovem alterao no desenvolvimento emocional da criana. Considerando que a famlia um sistema ativo que est em processo de transformao e de evoluo e que se caracteriza por meio de suas interaes e vnculos formados no mbito familiar, obtm papel essencial na construo da afetividade da criana, que engloba as maneiras de pensar, sentir, reagir e de se expressar, alm dos padres de comportamentos, hbitos, costumes e atitudes. Sendo assim, necessrio que a famlia reconhea a importncia da boa relao dos membros integrantes, em que estes, por sua

vez, sero o alicerce de um desenvolvimento pessoal e social que possibilitar adiante repassar para seus sucessores esta incomensurvel responsabilidade da influncia familiar. O conhecimento amplo do Terapeuta Ocupacional, profissional atuante na rea da sade e social associado sua formao de reas distintas; fsica, social e psicolgica; auxiliam as crianas aqui mencionadas por meio de seus potenciais na tentativa de minimizar seus problemas, medos e anseios perante o mundo, desenvolvendo, assim, a capacidade de resoluo e superao de crises, englobando a famlia no decorrer de sua trajetria, no sentido de ampar-la e auxili-la no seu desenvolvimento. A famlia exerce grande influncia no desenvolvimento emocional da criana, alm de interferir na construo dos vnculos afetivos, auto-estima, auto-conceito, e interao social. Deste modo, as crianas sob situao de risco, as quais no tiveram oportunidade de receber da famlia alguns conceitos vitais de sobrevivncia psicoafetiva podem minimizar e/ou superar algumas necessidades, suavizar ou excluir comportamentos de rotina como insegurana, ansiedade, medo, violncia, entre outros diante a interveno Teraputica Ocupacional, por meio da atividade tem oportunidade de relacionar-se com o mundo, demonstrando suas necessidades, aflies, vontades, sentimentos e re-descobertas. Assim, o papel deste profissional engloba a relao do vnculo teraputico, para ento auxili-los quanto aos problemas existentes na vida dessas crianas, diminuindo os sentimentos de excluso social, prevenindo maus tratos, abusos, negligncias e at mesmo, encaminhando estes para reas afins, com intuito de minimizar as conseqncias das causas existenciais.

PASSERINI, J.; SOZO, M.H. The influence of the family in the emotional development of children under situation of risk: a view of the Occupational Therapy.Universidade Catlica de Gois, 2008. ABSTRACT: With the increase of vulnerability and the distancing of the social basis, the deepening is necessary before families submitted to situations of risk. This is a descriptive, bibliographical and retrospective research, which intends to indentify publications about family, social risk and emotional development of the child and, also, to indicate the main reflections and contributions of the Occupational Therapist in this theme. Being so, it was possible to conclude that the family under situation of ris contributes to the alterations of emotional development of the child. KEY WORDS: Family; Emotional development; Situation of risk and Occupational Therapy.

BIBLIOGRAFIA ABREU, S.R. Crianas e adolescentes em situao de risco no Brasil. Ver. Bras. Psiquiatr. vol.24. n.1. So Paulo, mar., 2002. AMAZONAS, M.C.L.A; BRAGA, M.G.R.. Reflexes acerca das novas formas de parentalidade e suas possveis vicissitudes culturais e subjetivas. gora (Rio J.) v.9 n.2 Rio de Janeiro jul/dez. 2006. AMAZONAS, M. C. L., DAMASCENO, P. R., TERTO, L. M. & SILVA, R. R. Arranjos familiares de crianas de camadas populares. Psicologia em Estudo, 2003. BALDANI, A.C; CASTRO, E.D. Construindo espaos de habitar: aes de terapia ocupacional com uma criana em situao de risco social. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v.18, n.1, jan/abr, 2007. BARROS, D.D; LOPES, R.E; GALHEIGO, S.M. Novos espaos, novos sujeitos: A terapia ocupacional no trabalho territorial e comunitrio. In: CAVALCANTE, A.; GALVO, C. Terapia Ocupacional: Fundamentao & Prtica. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. p.354-363. 2007 BARROS, D.D; LOPES, R.E; GALHEIGO, S.M. Terapia Ocupacional Social: Concepes e Perspectivas, 2005.

BARROS, D.D; LOPES, R.E; GALHEIGO, S.M. Projeto Metuia: Terapia Ocupacional no campo social. O mundo da sade, v.26, n.3; 2002. BRUNELLO, M.I.B. Transtorno emocional. In: CAVALCANTE, A.; GALVO, C. Terapia Ocupacional: Fundamentao & Prtica. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, p.308-313. 2007 CALIMAN, G. Estudantes em situao de risco e preveno. Ensaio: aval. Pol. Pbl. Educ. v.14 n.52 Rio de Janeiro jul/set. 2006 CMARA, M. F. B.; MORAES, M. M.; MEDEIROS, M.; FERRIANI, M. G. C. - Aspectos da assistncia prestada a crianas e adolescentes em situao de rua no municpio de Goinia. Revista Eletrnica de Enfermagem (online), Goinia, v.3, n.1, jul-dez. 2000. Disponvel: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen DELFINO, V.; BIASOLI-ALVES, Z.M.M; SAGIM, M.B.; VENTURINI, F.P. A identificao da violncia domstica e da negligncia por pais de camada mdia e popular. Texto contextoenferm. Florianpolis 2005. DESSEN, M.A.; POLONIA, A.C. A famlia e a escola como contexto de desenvolvimento humano. Paidia, v.17 n.36 Ribeiro Preto jan/abr. 2007. FREITAS, M.L; SILVA, V.C.S; ZULIAN, M.A.R; FRANCISCO, N.O.F. A pertinncia do trabalho de Terapia Ocupacional no auxlio ao desenvolvimento da criana em situao de risco. Universidade do Vale do Paraba-So Jos dos Campos - SP. 2007. GALHEIGO, S.M. O social: idas e vindas de um campo de ao em terapia ocupacional. In PDUA, EMM de; MAGALHES, LV. Terapia ocupacional, teoria e prtica. Campinas: Papirus, p. 29-48. 2003. GONALVES, C.R. Direito Civil Brasileiro, volume IV: direito de famlia- 5 Ed., ver. E atual. So Paulo: Saraiva, 2008 GOMES, M.A; PEREIRA, M.L. Famlia em situao de vulnerabilidade social: uma questo de polticas pblicas. Revista C S Col, 2006. GONTIJO, D.T. Crianas e adolescentes em situao de rua: contribuio para a compreenso dos processos de vulnerabilidade e desfiliao social. (2006). GONTIJO, Daniela Tavares; MEDEIROS, Marcelo - Gravidez / maternidade e adolescentes em situao de risco social e pessoal: algumas consideraes. Revista Eletrnica de Enfermagem, v. 06, n. 03, p. 394-399, 2004. Disponvel em www.fen.ufg.br, acessado em: 23 de Novembro de 2008.

GONTIJO, D.T; MEDEIROS, M. Crianas e adolescentes em processo. Rev. Estudos, Goinia, v.34, n.1/2, p.119-133, jan./fev., 2007. HUTZ, C.S; KOLLER, S.H. Questes sobre o desenvolvimento de crianas em situao de rua. Estd. Psicol. (Natal) vol.2 Natal Jan/Jun, 1997 HUTZ, C. S., KOLLER, S. H. & BANDEIRA, D. R. Resilincia e vulnerabilidade em crianas em situao de risco. Coletneas da ANPEPP, 1(12), 79-86. 1996 KHATIB, U.E.Quando se trata de investigar crianas e adolescentes em situao de risco pessoal e social... Cad. Ter. Ocup. UFSCar, v.7, n.1. 1998 MALFITANO, A.P.S. Campos e ncleos de interveno na terapia ocupacional social. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v.16, n.1, p.1-8. Jan/abr.2005. MARTIN, V.B; ANGELO, M.(1999). A Organizao familiar para o cuidado dos filhos: percepo das mes em uma comunidade de baixa renda. Ver. Latino-Am. Enfermagem v.7 n.4 Ribeiro Preto, out.1999. MELLO, S.L. Estatuto da criana e do adolescente: possvel torn-lo uma realidade psicolgica? Psicol. USP vol.10 n.2 So Paulo, 1999. PRATTA, E.M.M.; SANTOS, M.A. Opinies dos adolescentes do ensino mdio sobre o relacionamento familiar e seus planos para o futuro. Paidia (Ribeiro Preto) vol. 17, n.36. jan/abr, 2007 PRATTA, E.M.M; SANTOS, M.A. Famlia e adolescncia: a influncia do contexto familiar no desenvolvimento psicolgico de seus membros Psicol. Estud. v.12 n.2 Maring maio/ago. 2007. ROSA, A.C. O uso de danas na insero social de crianas e adolescentes: um projeto social e a relao com a terapia ocupacional. Centro Universitrio Claretiano, 2006. ROMANELL, G. Famlias de classes populares: socializao e identidade masculina. Cadernos de Pesquisa NEP. 1997 WAGNER, A.; RIBEIRO, L.S.; ARTECHE, A.X.; BORNHOLDT, E.A. Configurao familiar e o bem-estar psicolgico dos adolescentes. Psicologia: Reflexo e Crtica v.12 n.1 Porto Alegre, 1999. Disponvel em: www.coffito.org.br Acessado em: 13/10/2008 Disponvel em: www.fmusp.com.br Acessado em: 13/10/2008

You might also like