You are on page 1of 28

CURSO TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO

09

SEGURANA DO TRABALHO I

CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes

Cludia Rgia Gomes Tavares

Governo Federal Ministrio da Educao


Projeto Grco Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

EQUIPE SEDIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE


Reviso Tipogrca Adriana Rodrigues Gomes Margareth Pereira Dias Nouraide Queiroz

UFRN

Coordenadora da Produo dos Materias Vera Lucia do Amaral Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grco Ivana Lima Diagramao Elizabeth da Silva Ferreira Ivana Lima Jos Antonio Bezerra Junior Mariana Arajo de Brito Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin Leonardo dos Santos Feitoza

Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Jeremias Alves de Arajo Silva Jos Correia Torres Neto Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho

c ver Vo .. r aqui. po

a aula passada, estudamos o SESMT, que um servio na empresa, composto por profissionais na rea de segurana e sade e que, atravs de medidas tcnicas, promove a segurana e sade do trabalhador. A insero desses profissionais em muito vem a contribuir para as questes de segurana e sade, mas isso no tudo. Alm do empregador, atravs de seus representantes, o trabalhador pea fundamental nesse processo, uma vez que ele quem fica diretamente exposto a essas adversidades. Dentro desse contexto, estudaremos a Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), comisso responsvel pelas questes de segurana e sade na empresa, formada por trabalhadores. Essa comisso foi normatizada pela NR 05 e estabelece critrios para seu dimensionamento, obrigaes e responsabilidades de seus membros.

Objetivos
Compreender a CIPA. Conhecer a CIPA quanto s suas normas, seus atributos e suas responsabilidades. Saber dimensionar uma CIPA. Saber organizar o processo eleitoral de uma CIPA.

1
Segurana do trabalho I A09

Para comeo de conversa...

Figura 1 Objetivo da CIPA


Fonte: <http://www.siems.org.br/arquivos/1617575543.jpg>. Acesso em: 2 set. 2009.

A Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA ) foi criada com o objetivo de prevenir acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel a atividade laboral com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. composta por representantes do empregador e representantes do empregado em nmero par de representaes, cabendo ao empregador escolher entre seus funcionrios de confiana sua representatividade e aos trabalhadores, por processo eleitoral, escolherem seus representantes atravs de voto secreto.

Como surgiu a CIPA?


A preocupao de zelar pela preveno de acidentes e doenas no ambiente de trabalho, fez com que a Organizao Internacional do Trabalho (OIT) propusesse s empresas, com mais de 25 funcionrios, que organizassem um comit de segurana para tratar desse assunto. Assim, vrios pases membros passaram a adotar tal medida, tornando obrigatrios a organizao e funcionamento dos comits. No Brasil, atravs do Decreto-Lei n 7.036, de 10 de novembro de 1944, conhecido como Lei de Preveno de Acidentes, foi fixado o nmero de 100 ou mais empregados para que as empresas constitussem seu comit nas empresas. Em 1953, por meio da Portaria 155, foi oficializada a sigla CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes.
2
Segurana do trabalho I A09

O que a Norma Regulamentadora nmero 05 (NR 05)?


A quinta Norma Regulamentadora foi criada pela Portaria SSMT-MTb n. 8, de 23.2.1999, atualizada pela Portaria SIT-MTE n. 14, de 26.6.2007 do ministrio do trabalho e emprego, cujo objetivo estabelecer parmetros para a constituio da CIPA em uma empresa, seu dimensionamento, atribuies e responsabilidades.

Mas, o que CIPA?


A CIPA uma comisso interna, na empresa, que atravs da representao dos trabalhadores parte integrante nas questes de segurana. Pela prpria constituio, ressalta-se o valor significativo de contribuio de seus membros, uma vez que os mesmos vivenciam o mundo do trabalho e so capazes de identificar, na medida em que so treinados, as situaes de risco na empresa.

ESTAMOS TRABALHANDO H 9 DIAS SEM ACIDENTES COM PERDA DE TEMPO NOSSO RECORDE DE 9 DIAS
CI
PA
G
URAN

Fonte: <http://quatri.com.br/site/components/com_virtuemart/shop_image/product/c707a34099bf62a7c98816aedd806fd8.jpg>. Acesso em: 2 set. 2009.

Bases legais...
Art. 7, XXII, da CF-1988; Art. 10, II, a, do Ato das Disposies Constitucionais Provisrias ADCP da CF- 1988; Arts. 163 a 165 da CLT; Smula TST n. 676 e TST n. 339. ,

Segurana do trabalho I A09

SE

Figura 2 Campanha de preveno de acidentes

Quem obrigado a constituir a CIPA?


As empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados so obrigados a constituir CIPA por estabelecimento e mant-la em regular funcionamento.

Como a organizao da CIPA?


CIPA composta por representantes do empregador e dos empregados, sendo seu nmero definido pelo Quadro I Dimensionamento de CIPA, da NR 05, em funo do agrupamento de setores econmicos definidos pela CNAE (Classificao Nacional de Atividades Econmicas), nos Quadros II (Agrupamento de setores econmicos pela Classificao Nacional de Atividades Econmicas) e III (Relao da Classificao Nacional de Atividades Econmicas) e o nmero de empregados da empresa. Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes sero designados pelo prprio empregador entre os seus empregados, por sua vez, os representantes dos empregados, titulares e suplentes sero eleitos em escrutnio secreto, do qual participam, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados. O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de um ano, permitida uma reeleio. A empresa poder designar um responsvel substituindo a CIPA, quando a mesma no se enquadrar no Quadro I da NR 05, podendo ainda ser adotados mecanismos de participao dos empregados, atravs de negociao coletiva. Uma vez composta a CIPA, o empregador designar entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolhero entre os titulares o vice-presidente. Por sua vez, o secretrio e seu substituto sero indicados, de comum acordo, com os membros da CIPA, podendo ser indicado entre os componentes ou no da comisso, sendo neste caso necessria a concordncia do empregador.

4
Segurana do trabalho I A09

Exemplo 1
Vamos dimensionar a CIPA de uma empresa de Comrcio varejista de produtos farmacuticos para uso humano e veterinrio, com 85 funcionrios.
QUADRO I
Dimensionamento de CIPA N de Empregados no Estabelecimento N de Membros da CIPA Efetivos Suplentes 0 a 19 20 a 29 30 a 50 51 a 80 1 1 81 101 121 141 301 501 1001 2501 5001 a a a a a a a a a 100 120 140 300 500 1000 2500 5000 10.000 1 1 2 2 2 2 2 2 3 3 3 3 4 3 5 4 6 5 Acima de 10.000 para cada grupo de 2.500 acrescentar 1 1 *GRUPOS C 21

Figura 3 Fragmento do quadro I da NR 05


Fonte: <http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_05.pdf>. Acesso em: 2 set. 2009.

QUADRO III
Relao da Classicao Nacional de Atividades Econmicas CNAE(Verso 2.0), com correspondente agrupamento para dimensionamento da CIPA (Dado pela Portaria SIT n. 14, de 21 de junho de 2007) CNAE 47.71-7 47.71-5 47.71-3 Descrio Comrcio varejista de produtos farmacuticos para uso humano e veterinrio Comrcio varejista de cosmticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal Comrcio varejista de artigos mdicos e ortopdicos Grupo C-21 C-21 C-21

Figura 4 Fragmento do quadro III da NR 5


Fonte: <http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_05.pdf>. Acesso em: 2 set. 2009.

1 Etapa de posse do tipo de atividade que a empresa desempenha voc procura o grupo ao qual ela pertence no quadro III da NR 05 Relao da Classificao Nacional de Atividades Econmicas CNAE (verso 2.0), com correspondente agrupamento para dimensionamento da CIPA. No nosso exemplo, a empresa pertence ao grupo C 21; 2 Etapa de posse do agrupamento da empresa: C-21 e o nmero de funcionrios da mesma, voc cruza essas informaes no Quadro I da NR 05 Dimensionamento da CIPA e encontra para a empresa de Comrcio varejista de produtos farmacuticos para uso humano e veterinrio, com 85 funcionrios: 3 representantes do empregador, 3 representantes do empregado e 3 suplentes dos representantes do empregado.

5
Segurana do trabalho I A09

Praticando... Praticando...

Dimensione a CIPA dos seguintes estabelecimentos:

a) Empresa de atividades de apoio extrao de petrleo e gs natural,


com 13.000 (treze mil) empregados.

b) Empresa de construo civil com 80 (oitenta) funcionrios no canteiro de


obra de uma edificao de 20 (vinte) pavimentos, situado no centro da cidade e 100 (cem) empregados no canteiro de obra de uma construo de estrada a 50 (cinquenta) quilmetros do centro da cidade.

Das vantagens em ser membro da CIPA?


Aos membros da CIPA vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direo de Comisses Internas de Preveno de Acidentes, desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato. Assim como sero garantidas aos membros da CIPA condies que no descaracterizem suas atividades normais na empresa, sendo vedada a transferncia para outro estabelecimento sem a sua anuncia, para localidade diversa da que resultar do contrato, no se considerando transferncia a que no acarretar necessariamente a mudana de seu domiclio.

Obrigaes do empregador...
O empregador, parte integrante desse contexto, dever garantir que seus indicados tenham a representao necessria, nmero previsto no Quadro I, da NR 05, para a discusso e encaminhamento das solues de questes de segurana e sade no trabalho analisadas na CIPA. Cabe tambm ao empregador proporcionar aos membros da CIPA os meios necessrios ao desempenho de suas atribuies, garantindo tempo suficiente para a realizao das tarefas constantes do plano de trabalho e convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados, at sessenta dias antes do trmino do mandato em curso, assim como a guarda de todos os documentos relativos eleio, por um perodo mnimo de cinco anos.
6
Segurana do trabalho I A09

E o empregado? Quais as suas obrigaes...


Os empregados tm como obrigao participar da eleio de seus representantes, assim como devero colaborar com a sua gesto. Como parte integrante no processo de preveno de acidentes, os empregados devero indicar CIPA, ao SESMT e ao empregador situaes de riscos e apresentar sugestes para melhoria das condies de trabalho e observar e aplicar, no ambiente de trabalho, as recomendaes quanto preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho.

Figura 5 Responsabilidade de todos


Fonte: <http://www.ucs.br/ucs/tplCipa/cipa/apresentacao/cipa.jpg>. Acesso em: 2 set. 2009.

Praticando... Praticando...

Voc concorda com a estabilidade dada aos membros da CIPA desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato? Justifique sua resposta.

7
Segurana do trabalho I A09

O que fazer aps a constituio da CIPA?

ma vez empossados os membros da CIPA, a empresa dever protocolar, em at dez dias, na unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho, cpias das atas de eleio e de posse e o calendrio anual das reunies ordinrias, depois de protocoladas na Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego (SRTE MTE). A CIPA no poder ter seu nmero de representantes reduzido, bem como no poder ser desativada pelo empregador, antes do trmino do mandato de seus membros, ainda que haja reduo do nmero de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento.

Atribuies da CIPA...
Procurando prevenir acidentes e doenas decorrentes do trabalho, a CIPA tem as seguintes atribuies:

a) identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos,


com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo


de problemas de segurana e sade no trabalho;

c) participar da implementao e do controle da qualidade das medidas de


preveno necessrias, bem como da avaliao das prioridades de ao nos locais de trabalho;

d) realizar, periodicamente, verificaes nos ambientes e condies de


trabalho visando identificao de situaes que venham a trazer riscos para a segurana e sade dos trabalhadores;

e) realizar, a cada reunio, avaliao do cumprimento das metas fixadas


em seu plano de trabalho e discutir as situaes de risco que foram identificadas;

f) divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade


no trabalho;

8
Segurana do trabalho I A09

g) participar, com o SESMT, onde houver, das discusses promovidas pelo


empregador, para avaliar os impactos de alteraes no ambiente e processo de trabalho relacionado segurana e sade dos trabalhadores;

h) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisao


de mquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente segurana e sade dos trabalhadores;

i) colaborar para o desenvolvimento e implementao do PCMSO e PPRA


e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho;

j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem


como clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho, relativas segurana e sade no trabalho;

k) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador,


da anlise das causas das doenas e acidentes de trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados;

l) requisitar ao empregador e analisar as informaes sobre questes que


tenham interferido na segurana e sade dos trabalhadores;

m) requisitar empresa as cpias das CAT emitidas; n) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de
Preveno de Acidentes do Trabalho SIPAT;

o) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de


Preveno da AIDS.

Figura 6 Informaes de segurana


Fonte: <http://www.lc-livrecomunicacao.com.br/novo/arquivos/ Informativo-CIPA.jpg>. Acesso em: 2 set. 2009.

9
Segurana do trabalho I A09

Praticando... Praticando...

Dentre as muitas atribuies da CIPA, temos aquelas que ela realiza em conjunto com SESMT ou dele se auxilia. Qual sua opinio a respeito dessa parceria? Comente detalhadamente sua resposta.

Atribuies do presidente da CIPA...


a) Convocar os membros para as reunies da CIPA. b) Coordenar as reunies da CIPA, encaminhando ao empregador e ao SESMT, quando
houver, as decises da comisso.

c) Manter o empregador informado sobre os trabalhos da CIPA. d) Coordenar e supervisionar as atividades de secretaria. e) Delegar atribuies ao Vice-Presidente.

Atribuies do Vice-Presidente...
a) Executar atribuies que lhe forem delegadas. b) Substituir o Presidente nos seus impedimentos eventuais ou nos seus
afastamentos temporrios.

Atribuies do Presidente e o Vice-Presidente da CIPA, em conjunto...


a) Cuidar para que a CIPA disponha de condies necessrias para o desenvolvimento
de seus trabalhos.
10
Segurana do trabalho I A09

b) Coordenar e supervisionar as atividades da CIPA, zelando para que os objetivos


propostos sejam alcanados.

c) Delegar atribuies aos membros da CIPA. d) Promover o relacionamento da CIPA com o SESMT, quando houver. e) Divulgar as decises da CIPA a todos os trabalhadores do estabelecimento. f) Encaminhar os pedidos de reconsiderao das decises da CIPA. g) Constituir a comisso eleitoral.

Atribuies do Secretrio da CIPA...


I. Acompanhar as reunies da CIPA e redigir as atas apresentado-as para aprovao e assinatura dos membros presentes. II. Preparar as correspondncias. III. Outras que lhe forem conferidas.

Praticando... Praticando...

Ser membro de CIPA de grande importncia dentro de uma empresa. Procurando conhecer melhor o nvel de conscientizao desse profissional, converse com um representante de uma CIPA, pessoalmente ou atravs de telefone, e-mails, etc. sobre o seu papel dentro da empresa como membro da CIPA.

11
Segurana do trabalho I A09

Quanto ao funcionamento da CIPA...


As reunies ordinrias da CIPA sero mensais, de acordo com o calendrio j prestabelecido, sendo realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado designado para este fim. As reunies da CIPA tero suas atas assinadas pelos presentes com encaminhamentos de cpias para todos os membros. As atas ficaro no estabelecimento disposio dos Agentes da Inspeo do Trabalho AIT. No caso de reunies extraordinrias, as mesmas devero acontecer quando houver denncia de situao de risco grave e iminente que determine a aplicao de medidas corretivas de emergncias, no caso de acidente do trabalho grave ou fatal e quando houver solicitao expressa dos representantes do empregador ou dos empregados.

Das decises da CIPA...


As tomadas de decises da CIPA sero preferencialmente por consenso. No havendo consenso e frustradas as tentativas de negociaes diretas ou com mediao, ser instalado processo de votao, registrando-se a ocorrncia na ata da reunio. Das decises da CIPA caber pedido de reconsiderao, mediante requerimento justificado. O pedido de reconsiderao ser apresentado CIPA at a prxima reunio ordinria, quando ser analisado, devendo o Presidente e o Vice-Presidente efetivar os encaminhamentos necessrios.

Da Vacncia...

membro titular perder seu mandato, sendo substitudo por suplente, quando faltar a mais de quatro reunies ordinrias sem justificativas. A vacncia definitiva de cargo, ocorrida durante o mandato, ser substituda por suplente, obedecida ordem de colocao decrescente registrada na ata de eleio, devendo o empregador comunicar unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego (SRTE MTE) as alteraes e justificar os motivos. Para o caso de afastamento definitivo do presidente, o empregador indicar o substituto, em dois dias teis, preferencialmente entre os membros da CIPA; em se tratando de afastamento definitivo do vice-presidente, os membros titulares da representao dos empregados escolhero o substituto, entre seus titulares, em dois dias teis.

12
Segurana do trabalho I A09

O treinamento...

omo vimos, a CIPA composta por representantes do empregador e representantes dos empregados, entre pessoas que supostamente no tm noes a respeito das questes de segurana do trabalho, dessa forma se faz necessrio o treinamento dos membros da CIPA sobre os assuntos relativos s suas atribuies. Assim, a empresa dever promover treinamento para os cipeiros, titulares e suplentes, antes da posse. No caso do primeiro mandato, o treinamento ser realizado no prazo mximo de trinta dias, contados a partir da data da posse.

As empresas que no se enquadrem no Quadro I da NR 05, promovero anualmente treinamento para o designado responsvel pela preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho.

Figura 7 Curso de CIPA


Fonte: <http://www.institutovilavelha.com.br/images/curso_cipa_full.jpg>. Acesso em: 2 set. 2009.

13
Segurana do trabalho I A09

Assuntos a serem abordados no treinamento:


a) Estudo do ambiente, das condies de trabalho, bem como dos riscos originados
do processo produtivo.

b) Metodologia de investigao e anlise de acidentes e doenas do trabalho. c) Noes sobre acidentes e doenas do trabalho decorrentes de exposio aos riscos
existentes na empresa.

d) Noes sobre a Sndrome de Imunodeficincia Adquirida (AIDS), e medidas


de preveno.

e) Noes sobre as legislaes trabalhista e previdenciria, relativas segurana e


sade no trabalho.

f) Princpios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos. g) Organizao da CIPA e outros assuntos necessrios ao exerccio das atribuies
da Comisso. O treinamento ter carga horria de vinte horas, distribudas em no mximo oito horas dirias e ser realizado durante o expediente normal da empresa, o mesmo poder ser ministrada pelo SESMT da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou por profissional que possua conhecimentos sobre os temas ministrados. A CIPA ser ouvida sobre o treinamento a ser realizado, inclusive quanto entidade ou profissional que o ministrar, constando sua manifestao em ata, cabendo empresa escolher a entidade ou profissional que ministrar o treinamento. Havendo alguma irregularidade em relao ao que est determinado pela NR 05, em relao ao treinamento da CIPA, a unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego (SRTE MTE) determinar a complementao ou a realizao de outro, que ser efetuado no prazo mximo de trinta dias, contados da data de cincia da empresa sobre a deciso.

Praticando... Praticando...

Voc sabe que o treinamento da CIPA obrigatrio e deve ser realizado a cada novo mandato. Tendo em vista os assuntos a serem abordados no treinamento, que outros assuntos poderiam ser acrescentados e por qu?

14
Segurana do trabalho I A09

Do processo eleitoral...
As eleies para a escolha dos representantes dos trabalhadores devero ser convocadas at 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato em curso. Cabendo a empresa estabelecer mecanismos para comunicar o incio do processo eleitoral ao sindicato da categoria profissional. Nos estabelecimentos onde houver CIPA, caber ao Presidente e ao Vice-Presidente designar, entre seus membros, com no mnimo 55 (cinquenta e cinco) dias antes do trmino do mandato em curso, a Comisso Eleitoral CE, que ser responsvel pela organizao e acompanhamento do processo eleitoral. Quando no houver CIPA, a comisso eleitoral ser constituda pela empresa. O processo eleitoral dever se iniciar com a publicao e divulgao do edital, em locais de fcil acesso e visualizao, no mnimo 45 (quarenta e cinco) dias antes do trmino do mandato em curso. Assim, uma vez marcados os prazos de inscrio e eleio individual, os candidatos tero um perodo mnimo para inscrio de quinze dias, garantido a liberdade de inscrio para todos os empregados do estabelecimento, independentemente de setores ou locais de trabalho, com fornecimento de comprovante, assim como a garantia de emprego para todos os inscritos at a eleio. A realizao da eleio ser no mnimo trinta dias antes do trmino do mandato em curso, cabendo, nesse perodo de 30 (trinta) dias, o treinamento especfico da nova CIPA. A eleio ser realizada, atravs de voto secreto, em dia normal de trabalho, respeitando-se os horrios de turnos e possibilitando a participao da maioria dos empregados.

15
Segurana do trabalho I A09

Figura 8 Convocao de eleio


Fonte: <http://www2.ucg.br/flash/050609cipa.jpg>. Acesso em: 2 set. 2009.

QUADRO RESUMO Calendrio Eleitoral 1. Incio do processo eleitoral: 60 dias antes do trmino do mandato da CIPA em curso. 2. Formao da Comisso Eleitoral CE: no mnimo 55 dias antes do trmino do mandato da CIPA em curso. 3. Publicao e divulgao de edital: no mnimo 45 dias antes do trmino do mandato da CIPA em curso. 4. Perodo de inscrio e eleio: no perodo mnimo de 15 dias, aps o edital. 5. Eleies. 6. Perodo do curso da CIPA: 30 dias antes da posse. 7. Posse da nova CIPA. CE Edital Eleies Posse

60

55

45

30

0 Dias

16
Segurana do trabalho I A09

Pode-se optar por meios eletrnicos da coleta e contagem dos votos. Os votos devero ser apurados em horrio normal de trabalho, com acompanhamento de representantes do empregador e dos empregados, em nmero a ser definido pela comisso eleitoral. Em caso de participao inferior a 50% (cinquenta por cento) dos empregados na votao, no haver a apurao dos votos, e a comisso eleitoral dever organizar outra votao que ocorrer no prazo mximo de 10 (dez) dias. As denncias sobre o processo eleitoral devero ser protocoladas na unidade descentralizada do MTE, at trinta dias aps a data da posse dos novos membros da CIPA. Compete unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego (SRTEMTE), confirmadas irregularidades no processo eleitoral, determinar a sua correo ou proceder a sua anulao, quando for o caso. Neste ltimo caso, a empresa convocar nova eleio no prazo de 5 (cinco) dias, a contar da data de cincia, garantidas as inscries anteriores. Quando a anulao se der antes da posse dos membros da CIPA, ficar assegurada a prorrogao do mandato anterior, quando houver, at a complementao do processo eleitoral.

Figura 9 Urna eletrnica.


Fonte: <http://www.tre-sc.gov.br/site/typo3temp/pics/b0c99e8340.jpg>. Acesso em: 2 set. 2009.

Do resultado da apurao dos votos...


Depois de contados os votos, assumiro a condio de membros titulares e suplentes, os candidatos mais votados. Em caso de empate, assumir aquele que tiver maior tempo de servio no estabelecimento.

17
Segurana do trabalho I A09

O nmero de membros titulares e suplentes da CIPA, considerando a ordem decrescente de votos recebidos, observar o dimensionamento previsto no Quadro I da NR 05, ressalvadas as alteraes disciplinadas em atos normativos de setores econmicos especficos. Os candidatos votados e no eleitos sero relacionados na ata de eleio e apurao, em ordem decrescente de votos, possibilitando nomeao posterior, em caso de vacncia de suplentes. Os membros da CIPA, eleitos e designados, sero empossados no primeiro dia til aps o trmino do mandato anterior, quando a empresa j possuir CIPA. No caso da primeira CIPA, os membros sero empossados imediatamente aps a sua composio.

Das contratantes e contratadas...


uando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de servios, considerase estabelecimento o local em que seus empregados estiverem exercendo suas atividades. Nesse caso, sempre que duas ou mais empresas atuarem em um mesmo estabelecimento, a CIPA ou designado da empresa contratante dever, em conjunto com as das contratadas ou com os designados, definir mecanismos de integrao e de participao de todos os trabalhadores em relao s decises das CIPA existentes no estabelecimento. A contratante e as contratadas que atuem num mesmo estabelecimento devero implementar, de forma integrada, medidas de preveno de acidentes e doenas do trabalho, de forma a garantir o mesmo nvel de proteo em matria de segurana e sade a todos os trabalhadores do estabelecimento. A empresa contratante dever adotar medidas necessrias para que as empresas contratadas, suas CIPA, os designados e os demais trabalhadores lotados naquele estabelecimento recebam as informaes sobre os riscos presentes nos ambientes de trabalho, bem como sobre as medidas de proteo adequadas, cabendo a ela acompanhar o cumprimento das medidas de segurana e sade no trabalho. Nesta aula voc estudou a CIPA, Comisso Interna de Preveno de Acidentes, que tem como uma de suas competncias contribuir para a manuteno e conservao das prticas de segurana no ambiente laboral, prticas essas que passam pelo uso dos EPCs Equipamentos de Proteo Coletivo e EPIs Equipamentos de Proteo Individual, assuntos esses que voc vai ver na aula seguinte.

18
Segurana do trabalho I A09

Leituras complementares
BRASIL. Decreto-lei n 7.036, de 10 de novembro de 1944. Disponvel em: <http:// www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/24/1944/7036.htm>. Acesso em: 2 set. 2009. Relacionada aos conceitos e de acidentes de trabalho.

MORE, Lucila Fernandes. Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA. In: MORE, Lucila Fernandes. A CIPA analisada sob a tica da ergonomia e da organizao do trabalho: proposta de criao da comisso de estudos do trabalho CET. Florianpolis, 1997. cap. 6. Disponvel em: <http://www.eps.ufsc.br/disserta97/ more/cap6.htm>. Acesso em: 2 set. 2009.

A CIPA considerada como uma das formas mais eficazes de atingir os trabalhadores nas questes de sade e segurana, pois a mesma constituda pelos prprios empregados da empresa, eleitos de forma democrtica por eles mesmos. O cipeiro, como chamado o representante da CIPA, tem muitas atribuies, dentre elas, as que compartilham com o SESMT na promoo da segurana e bem estar do trabalhador.

Autoavaliao
1. O que a CIPA? 2. Qual a importncia da CIPA em uma empresa? 3. Como dimensionada a CIPA? 4. Cite 3 (trs) atribuies da CIPA e faa comentrios sobre sua importncia. 5. Qual a necessidade de se treinar a CIPA? 6. Quais as vantagens de ser membro da CIPA? 7. Quais as responsabilidades do empregador em relao CIPA?

19
Segurana do trabalho I A09

8. Como se processa o funcionamento da CIPA? 9. Em linhas gerais, como o processo eleitoral da CIPA? 10. Qual a relao existente entre as CIPAS das contratantes e
contratadas?

11. Segundo a NR 05, em relao organizao da CIPA, podemos afirmar: a) Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes sero por
eles eleitos e empossados.

b) O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de dois anos,


permitida uma reeleio.

c) vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa do empregado eleito


para cargo de direo de CIPA, desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato.

d) O empregador designar, entre seus representantes, o vice-presidente da


CIPA, e os representantes dos empregados escolhero entre os titulares o presidente.

e) Os membros da CIPA, eleitos e designados sero empossados antes do


trmino do mandato anterior.

12. So obrigaes dos empregados:

a) Desenvolver programas especficos de promoo da segurana e sade


do trabalhador.

b) O cumprimento s normas de segurana e sade no trabalho. c) Cumprir e fazer cumprir as normas regulamentadoras de segurana e
medicina no trabalho.

d) Promover a eliminao ou neutralizao dos riscos ambientais


profissionais (fsicos, qumicos, mecnicos, biolgicos e ergonmicos).

e) Fornecer o EPI apropriado e em perfeitas condies de uso.

13. A CIPA ter por atribuio:

a) Requisitar ao Ministrio do Trabalho e analisar as informaes sobre


questes que tenham interferido na segurana e sade dos trabalhadores.

20
Segurana do trabalho I A09

b) Participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de


Preveno da fome.

c) Divulgar ao empregador informaes relativas segurana e sade no


trabalho.

d) Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos,


com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver.

e) Participar da eleio de seus representantes.

Referncias
BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. NRs: normas regulamentadoras de segurana e sade no trabalho. Disponvel em: <http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_ regulamentadoras/nr_05.pdf>. Acesso em: 2 set. 2009. GONALVES, Edwar Abreu. Manual de segurana e sade no trabalho. So Paulo: LTr, 2008. MANUAIS de Legislao: atlas: segurana e medicina do trabalho. So Paulo: Editora Atlas, 1999.

21
Segurana do trabalho I A09

Anotaes

22
Segurana do trabalho I A09

Anotaes

23
Segurana do trabalho I A09

Anotaes

24
Segurana do trabalho I A09

You might also like