You are on page 1of 43

Blogs organizacionais

conversao, texto e gesto do conhecimento

Alex Primo - UFRGS

(Primo, 2010)

Tempos de incerteza
do poder da fbrica para o trabalho imaterial: capitalismo cognitivo tercerizao e transformao dos vnculos empregatcios virtualizao das organizaes concorrncia Made in China

Tempos de incerteza
globalizao e tecnologias digitais crise econmica e flutuao da bolsa de valores CEOs enfrentando problemas culturais em outros pases

Tempos de incerteza
Incertezas epistemolgicas Afinal, o que era mesmo uma organizao? Desequilbrios como fora construtiva

Blogs organizacionais
texto e conversaes gesto do conhecimento e relacionamentos

Escola de Montreal
Organizao uma entidade construda, gerada pelas pessoas em suas conversaes (Taylor e Every, 1999). a partir da tenso entre a imprevisibilidade das conversaes e da estrutura mais permanente do texto que a organizao pode ser conceituada.

Recursividade
Textos materializam linguisticamente o fazer e a identidade da organizao, e permitem que ela ultrapasse fronteiras locais. Os textos oferecem tanto subsdios quanto limites que estruturam a dinmica das conversaes. Conversaes, por sua vez, reinventam a todo momento a organizao e inspiram novos textos.

Escola de Montreal
A linguagem no simples transmisso de conhecimentos nem tampouco um mero instrumento para a comunicao interpessoal. atravs da linguagem que o conhecimento construdo, servindo de cola para a rede organizacional.

Organizao

Conversao e texto

Blogs organizacionais

Texto e conversao

Blogs organizacionais
"Blogs corporativos so um canal de comunicao entre a empresa e seus pblicos que permite uma conversa bilateral e mais informal, pela prpria caracterstica do veculo. No mundo corporativo, a ferramenta pode ser explorada como relacionamento, divulgao, endosso de terceiros reputao e imagens corporativas e dilogo" (Terra,
2008).

Blogs organizacionais
Para Sifry (2004), so: escritos por pessoas cujos posts incorporam uma viso oficial da organizao; so apoiados explicitamente ou no por uma organizao; e/ ou mantidos por uma pessoa que percebida pelo pblico como tendo afiliaes com uma organizao.

Audincias que deliberadamente buscam blogs organizacionais podem oferecer em retorno seus saberes e percepes (Kent, 2008): anlise de tendncias, desenvolvimento de produto.

Blogs organizacionais
Blogs organizacionais com escrita mais pessoal tem correlao positiva com confiana, satisfao e compromisso dos pblicos (Kelleher, 2009). Alm de relacionamento com diversos pblicos e gesto do conhecimento, muitas organizaes tambm usam blogs para marketing de guerrilha e para atacar a concorrncia. (Kent, 2008; Keen, 2007).

"A blog will only be useful to an organization if it has someone to maintain it, someone trained in effective dialogic communication, and someone who has the trust of individuals and publics". (Kent, 2008).

Learning organizations
Organizaes so sistemas distribudos de conhecimento (Kaiser e Mller-Seitz, 2005). Gesto do conhecimento como vantagem competitiva

Organizaes e aprendizagem
Blogs e conhecimento colaborativo comentrios facilitam o intercmbio de saberes receptividade de blogs pode ser lenta leitura depende da relevncia do contedo e da frequncia de posts falta de participao: blog como simples meio de transmisso
(Stocker e Tochtermann, 2008)

K-logs: knowledge blogs


(Efimova, 2009; Herring et al, 2005)

publicao de insights ou ponto de vista compartilhamento de documentos e anotaes de projetos, prticas, produtos e concorrncia arquivamento e recuperao de informaes organizao de ideias links para recursos

desenvolvimento de ideias e relacionamentos discusso de tarefas especficas relacionadas aos projetos em desenvolvimento permite o registro de atividades antes "invisveis":
processos intelectuais que resultam em relatrios, planos, apresentaes processos relacionais no desenvolvimento de redes de relacionamento

Blogs de funcionrios
possibilidade de interagir diretamente com clientes especficos "humanizao da voz" da organizao internamente, podem comunicar atividades e registrar avanos em projetos (intranet)

recuperao de conhecimentos no documentados formalmente criao de conexes inesperadas entre pessoas e entre ideias (Efimova e Grudin, 2006)

Blogs de funcionrios - controle


Organizao pode motivar blogs e/ou especificar limites
poltica de comunicao em mdias sociais

Blogs internos da Microsoft


(Efimova e Grudin, 2006)

2 mil blogs de funcionrios, 800 hospedados na empresa incentivo para blogs voltados para produto: aproximao entre desenvolvedores e consumidores ausncia de regras: "the policy is 'be smart'"!

incremento da reputao dos blogueiros internamente e externamente comentrios facilitam mudana interna

Blogs de executivos
personificam organizaes monolticas diante de stakeholders

(Lee, Hwang e Lee, 2006)

substitui carta do presidente?

Blogs em crises
Crises so eventos insesperados que criam incerteza, ameaam a reputao de uma organizao e afetam a interao com stakeholders. (Schultz, Utz e Gritz, 2011)

"Blogs seem ideally suited for crisis communication situations. Because blog writing style lends itself to more frequent publishing in its shorter statements through a personal/human voice, it seems logical that organizations could deploy crisis blogs as a means of quickly communicating during a crisis"
(Sweetser e Metzgar, 2007).

Pesquisa de Sweetser e Metzgar (2007) mostrou que sujeitos que leram blogs organizacionais tiveram percepco de nvel inferior da crise. A publicao de um blog em resposta a uma crise pode contribuir para seu gerenciamento.

A publicao constante em blogs mostra que a organizao no est se mantendo distante em momentos de crise. A percepo de que a organizao est oferecendo informaes atualizadas no meio de uma crise pode motivar reao mais positiva dos pblicos.

Qualquer organizao e marca ter sempre uma imagem diante de seus pblicos. preciso buscar administrar essa imagem. Blogs so mais uma ferramenta para esse fim.

(Kaiser e Mller-Seitz, 2005)

(Lockwood e Dennis, 2005)

(Lee, Hwang e Lee, 2006)

alexprimo.com / @alexprimo

You might also like