You are on page 1of 3

Fundamentos da gentica

Herana Biolgica: So caractersticas registradas nos genes de um indivduo, que este


recebe, proveniente de seu(s) gerado (res) direto ou indireto. No caso da espcie humana as caractersticas que os pais, os avs ou os bisavs ou... Passam para seus descendentes.

Genes: O gene a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene formado por


uma seqncia especfica de cidos nuclicos (biomolculas mais importantes do controle celular, pois contm a informao gentica. Existem dois tipos de cidos nuclicos: cido desoxirribonuclico DNA- e cido ribonuclico RNA). *Funes, localizao e outras informaes Os genes controlam no s a estrutura e as funes metablicas das clulas, mas tambm todo o organismo. Quando localizados em clulas reprodutivas, eles passam sua informao para a prxima gerao. O gene a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene formado por uma seqncia especfica de cidos nuclicos (biomolculas mais importantes do controle celular, pois contm a informao gentica. Existem dois tipos de cidos nuclicos: cido desoxirribonuclico DNA- e cido ribonuclico RNA). *Funes, localizao e outras informaes Os genes controlam no s a estrutura e as funes metablicas das clulas, mas tambm todo o organismo. Quando localizados em clulas reprodutivas, eles passam sua informao para a prxima gerao.

Fentipo e Gentipo: Gentipo o conjunto de genes pertencentes a um indivduo.


Fentipo so as caractersticas (como cor de olhos, pele e cabelo) geradas pelo gentipo no indivduo.

Alelo: Um alelo cada uma das vrias formas alternativas do mesmo cromossomo. Homozigoto ou homozigtico: um termo da gentica para indicar que os alelos
presentes em um lcus gentico so idnticos.

Heterozigoto ou heterozigtico: Em gentica, chama-se heterozigoto ou


heterozigtico o indivduo que tem dois alelos diferentes do mesmo gene. Cada indivduo possui dois alelos de cada gene, sendo que cada alelo fica em um dos dois cromossomos homlogos.

Alelo dominante: componente gentico que proporciona o mesmo gentipo em


homozigose ou heterozigose;

Alelo recessivo: componente gentico que s se expressa em homozigose.

Ausncia de dominncia
O gene dominante bloqueia totalmente a atividade do seu alelo recessivo, de maneira que apenas o carter condicionado pelo gene dominante se manifesta.Nesses casos, portanto, um indivduo heterozigoto(Aa) exibir o mesmo fentipo do homozigoto(AA). Tal fenmeno chamado de dominncia completa. Mas existem casos em que o gene interage com seu alelo, de maneira que o hbrido ou o heterozigoto apresenta um fentipo diferente e intermedirio em relao aos pais homozigotos ou ento expressa simultaneamente os dois fentipos paternos. Fala-se, ento, de ausncia de dominncia. Podemos identificar dois tipos bsicos de ausncia de dominncia, cujos estudos foram desenvolvidos em pocas posteriores de Mendel: a herana intermediria e co-dominncia. Herana intermediria A herana intermediria o tipo de dominncia em que o indivduo heterozigoto exibe um fentipo diferente e intermedirio em relao aos genitores homozigotos. Vejamos os seguintes exemplos: Co-dominncia A co-dominncia o tipo de ausncia de dominncia em que o indivduo heterozigoto expressa simultaneamente os dois fentipos paternos. Como exemplo, podemos considerar da cor da pelagem em bovinos da raa Shorthon: os indivduos homozigotos AA, tm pelagem vermelha; os homozigotos BB tm pelagem branca; e os heterozigotos AB tm plos brancos e plos vermelhos alternadamente distribudos.

GENOMA: O genoma o conjunto de todo o material gentico localizado no ncleo das clulas de um ser vivo. Ele distribudo em cromossomos, que por sua vez so compostos pela famosa molcula DNA. RESUMINDO: o genoma um imenso emaranhado de DNA, que tem em seus bilhes de letras algumas sequncias que codificam receitas para protenas -- os chamados genes.

Cromossomo: Um cromossomo (portugus brasileiro) ou cromossoma (portugus europeu)


uma longa sequncia de DNA, que contm vrios genes, e outras sequncias de nucleotdeos (nucleotdeos) com funes especficas nas clulas dos seres vivos.

Clulas diploides so aquelas cujos cromossomos se organizam em pares de


cromossomos homlogos, e assim, para cada caracterstica existem pelo menos dois genes, estando cada um deles localizado num cromossomo homlogo. Diz-se que estas clulas possuem 2n cromossomos, onde n o nmero de cromossomos caracterstico da espcie em causa, ou "nmero haplide

Clulas Haplide: Clulas haplides so as clulas dos organismos eucariotos


que tm apenas um conjunto do nmero de cromossomos caracterstico da sua espcie, geralmente referido pela letra minscula n.

Cromossomos homlogos ou cromossomas homlogos so cromossomos iguais entre si (do grego homlogos = igual, semelhante) que juntos formam um par. Lcus (do latim "lugar, no plural loci) o local fixo num cromossomo onde est localizado determinado gene ou marcador gentico. O hibridismo o cruzamento de indivduos de Gneros diferentes, e o produto deste cruzamento recebe o nome de Hbrido. Quando os produtos destes cruzamentos apresentam comportamento reprodutivo semelhante aos das espcies que lhes deram origem e apresentam-se frteis, dizemos que so Mestios. Norma de Reao (gentica): a capacidade de um gentipo de produzir diferentes fentipos em resposta ao ambiente.

Fenocpia em biologia a cpia de uma condio hereditria produzida por


influncia do meio ambiente. Algumas vezes o meio ambiente determina em um ser vivo uma caracterstica que imita um aspecto determinado por genes. Esta "imitao" provocada apenas pelo ambiente recebe o nome de fenocpia. Hereditrio quando vem de famlia, ou melhor, herana hereditria, uma caracterstica que voc herdou de seus pais, ou avs. Congnito, quando uma caracterstica adquirida quando voc ainda bebe, sem causa conhecida.

You might also like