You are on page 1of 4

lvaro de Campos

Ficha Informativa

Perfil biogrfico

Em oposio a Ricardo Reis, surge "impetuosamente" um novo indivduo "branco e moreno, tipo vagamente de judeu portugus, cabelo, porm, liso e normalmente apartado ao lado, monculo", de nome lvaro de Campos. Teve "uma educao vulgar de liceu, depois foi mandado para a Esccia estudar engenharia, primeiro mecnica e depois naval". lvaro de Campos o mais fecundo e verstil heternimo de Fernando Pessoa, e tambm o mais nervoso e emotivo, por vezes at histeria. As trs fases poticas de lvaro de Campos Com algumas composies iniciais que algo devem ao Decadentismo ("Opirio"), lvaro de Campos , sobretudo, o futurista da exaltao da energia at ao paroxismo (cmulo), da velocidade e da fora da civilizao mecnica do futuro, patentes na "Ode Triunfal". o nico heternimo que reconhece uma evoluo ("Fui em tempos poeta decadente; hoje creio que estou decadente, e j o no sou"). Passa por trs fases: a decadentista, a futurista e sensacionista e, por fim, a intimista.

1 Fase: decadentista
Esta fase potica traduz-se por sentimentos de tdio, enfado, nusea, cansao, abatimento e necessidade de novas sensaes. Tal o reflexo da falta de um sentido para a vida e a necessidade de fuga monotonia. Esta fuga era feita habitualmente base de estupefacientes, como era o caso do pio. Um dos poemas mais exemplificativos desta fase o "Opirio", escrito por Fernando Pessoa em 1915 para o primeiro nmero do Orpheu, todavia, datado de Maro de 1914 para documentar, mistificando, uma primeira fase de Campos.

2 Fase: futurista ou de vanguarda e sensacionista


A fase futurista-sensacionista assenta numa poesia repleta de vitalidade, manifestando a predileco pelo ar livre e pelo belo feroz que vir contrariar a concepo aristotlica de belo ("Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, / Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos". -"Ode Triunfal"). Aps a descoberta do futurismo, de Marinetti, e do sensacionismo, de Walt Whitman, Campos adoptou, para alm do verso livre, um estilo esfuziante, torrencial, espraiado em longos versos de duas ou trs linhas, anafrico, exclamativo, interjectivo, montono pela simplicidade dos processos, pela reiterao de apstrofes e enumeraes, mas vivificado pela fantasia verbal duradoura e inesgotvel. lvaro de Campos, alm de celebrar o triunfo da mquina, da energia mecnica e da civilizao moderna, canta tambm os escndalos e corrupo da contemporaneidade, em sintonia com o futurismo. O ideal futurista em lvaro de Campos f-lo distanciar-se do passado para exaltar a necessidade de uma nova vida futura, onde se tenha a conscincia da sensao do poder e do triunfo. Esta fase tambm est marcada pela intelectualizao das sensaes ou pela sua

desordem. Como verdadeiro sensacionista, procura o excesso violento de sensaes maneira de Walt Whitman. Contudo, o seu sensacionismo distingue-se do seu mestre Alberto Caeiro, na medida em que este considera a sensao captada pelos sentidos como a nica realidade, mas rejeita o pensamento. O mestre, com a sua simplicidade e serenidade, via tudo ntido e recusava o pensamento para fundamentar a sua felicidade por estar de acordo com a Natureza; j Campos, sentindo a complexidade e a dinmica da vida moderna, procura sentir a violncia e a fora de todas as sensaes ("sentir tudo de todas as maneiras"). O poema "Ode Triunfal" exemplifica claramente esta fase potica do heternimo lvaro de Campos. O ttulo sugere logo qualquer coisa de grandioso, no s no contedo como na forma. A irregularidade mtrica e estrfica, tpicas da poesia modernista, afastam logo o poema da lrica tradicional portuguesa. Este ritmo irregular traduz a irreverncia e o nervosismo do prprio poeta. A nvel estilstico, sobressaem inmeras metforas comparaes, imagens, apstrofes, anforas (entre outras), a fim de realar o sensacionismo de Campos. H que destacar que nem tudo entusiasmo nesta ode. Assim, logo no incio, o poeta escreve dolorosa luz das grandes lmpadas elctricas da fbrica e tem febre. Ao longo do texto h um desfilar irnico dos escndalos da poca: a desumanizao, a hipocrisia, a corrupo, a misria, a pilhagem, os falhanos da tcnica (desastres, naufrgios), a prostituio de menores, entre outros. O poeta tanto manifesta o desejo de humanizar as mquinas, atravs das apstrofes ( rodas, engrenagens, mquinas!...), como tambm de se materializar ao identificar-se com as mquinas (Ah! poder eu exprimir-me como um motor se exprime! Ser completo como uma mquina! ").O mais surpreendente no poema que, depois de o poeta ironizar os ridculos da sociedade moderna, ele identifica-se com eles ao exprimir (Ah, como eu desejava ser o souteneur disto tudo! ").

O Binmio de Newton to belo como a Vnus de Milo. O que h pouca gente para dar por isso. --- --- lvaro de Campos, 15-1-1928 (O vento l fora.)
3 Fase: a abulia o tdio (pessimismo)
Esta fase caracteriza-se por uma incapacidade de realizao, trazendo de volta o abatimento. O poeta vive rodeado pelo sono e pelo cansao, revelando desiluso, revolta, inadaptao, devido incapacidade das realizaes. Aps um perodo ureo de exaltao herica da mquina, lvaro de Campos possudo pelo desnimo e frustrao. Parece apresentar pontos comuns com a 1 fase a decadentista , contudo, h que sublinhar que a intimista traduz a reflexo interior e angustiada de quem apenas sente o vazio depois da caminhada herica. Segundo Jacinto do Prado Coelho, este Campos decado, cosmopolita, melanclico, devaneador, irmo do Pessoa ortnimo no cepticismo, na dor de pensar e nas saudades da infncia ou de qualquer coisa irreal, o nico heternimo que comparticipa da vida extraliterria de Fernando Pessoa, afirmando o prprio eu e o meu companheiro de

psiquismo lvaro de Campos". Em "Lisbon revisited" (1923), o poeta debate-se com a inexorabilidade da morte, desejando at morrer (No me venham com concluses! / A nica concluso morrer."). Todo o poema disfrico, da a acumulao de construes negativas. Recusa a esttica, a moral, a metafsica, as cincias, as artes, a civilizao moderna, apelando ao direito solido, apontando a infncia como smbolo da felicidade perdida (" cu azul - o mesmo da minha infncia - / Eterna verdade vazia e perfeita! "). Nesta fase, Campos sente-se vazio, um marginal, um incompreendido (O que h em mim sobretudo cansao; "Trs tipos de idealistas, e eu nenhum deles: / Porque eu amo infinitamente o finito, / Porque eu desejo impossivelmente o possvel"). A construo antitica destes versos , sem dvida, o espelho do interior do poeta.

CARACTERSTICAS TEMTICAS
Decadentismo literrio (1 fase)- Opirio abulia, tdio de viver, desencanto; procura de sensaes novas; busca da evaso. Futurismo ou Vanguarda e o Sensacionismo (2 fase) Futurismo: o elogio da civilizao industrial, moderna, da velocidade e das mquinas, da energia e da forca, do progresso; aniquilamento do passado e exaltao do presente e do futuro; ruptura com o subjectivismo da lrica tradicional; atitude escandalosa: transgresso da moral estabelecida; erotismo doentio e febril. Sensacionismo: vivncia em excesso das sensaes Sentir tudo de todas as maneiras.; atitudes sadomasoquistas; o predomnio da emoo espontnea e torrencial; A abulia e o tdio (pessimismo) (3 fase): reencontro com o ortnimo Regresso ao abatimento, ao cansao da vida; Tom introspectivo e reflexivo; Dor de ser lcido; A infncia como paraso perdido; a fragmentao do "eu, a perda de identidade; a ansiedade e a confuso emocional angstia existencial;

CARACTERSTICAS ESTILSTICAS

Esttica no aristotlica, caracterstica do futurismo ou vanguarda.

Estilo torrencial, esfuziante, dinmico e excessivo.

Linguagem marcada por um tom torrencial


e excessivo: exclamaes, apstrofes, enumeraes, interjeies acompanhadas de pontuao emotiva; adjectivao abundante, onomatopeias, aliteraes, metforas ousadas, oximoros, personificaes, hiprboles, etc. Desordem de ritmos, violncia de metforas - desespero por no poder meter as sensaes nas palavras(nos poemas futuristas ou de vanguarda). Grafismos expressivos. Versos e estrofes longas. Estrangeirismos e neologismos. Construes gerundivas. Prosasmo da linguagem. Paralelismos, assndetos, polissndetos, nominais, infinitivas e

tautologias e comparaes.

Raras

metforas,

metonmias

sinestesias. Predomnio do Presente do Indicativo. Estilo discursivo. Marcas de oralidade. Ritmo lento remetendo para a aceitao das coisas.

vivncia em excesso das sensaes


Sentir tudo de todas as maneiras Elogio da civilizao industrial e da tcnica: culto da fora, da energia, da civilizao mecnica.

You might also like