You are on page 1of 26

Elementos Cnicos

Conceitos e exemplos

Teatro, do grego teatron

Para Magaldi: Lugar de onde se v (privilegio da viso)

Para Nietzsche: Lugar de onde se tem vises (envolvimento de todos os sentidos)

Trade do teatro

Pblico ou plateia

Atrizes e atores - Profissionais ou amadores, formados academicamente ou em escolas tcnicas ou em cursos noacadmicos; - Primeiro palco da cena, onde as intenes e sentidos do texto tem de acontecer primeiramente; - Seu desempenho em cena se d a partir da expresso cintico-corporal, vocal e verbal, potencializado pelos adereos; - Campo de trabalho: teatro,TV, cinema, dublagem, publicidade, etc. Texto ou obra teatral - Compreendido como material inspiracional para a criao de alguma outra apresentao; - Compreendido tambm como mapa instvel da cena. Faz saber assim o espao-tempo da cena em que a pea tem de discorrer, as cenas de maior peso na trama, os personagens encarregados dessas cenas e outras dicas mais sobre o sentido do texto (forma gerando sentido); - Escrito tanto em verso, com mtrica definida ou no, quanto em prosa ou alternando ambos estilos, pensado para ser encenado e no lido, diferenciando-o da literatura tambm por esse aspecto.

No texto ou mapa instvel da cena:

- Cenas-chave: representam uma mudana significativa no contexto da pea, uma reviravolta ou revelao, dando novos rumos trama ou definindo o conflito;

-Personagem: compreendido como lugar de fala, ele se define a partir do texto a ser dito, compreendidos o contexto e o sentido na pea. Relaciona-se com o carter pragmtico da palavra, ou seja, o que vai ser dito e como aquilo vai ser dito.

No texto ou material inspiracional para outra apresentao:

- Personagem: pessoa viva do texto. Geralmente para se encontr-lo ou constru-lo, faz-se uma biografia do personagem para determinar sua vida antes e depois do tempo da pea. Com isso pretende-se aproximar o ator ou a atriz daquela pessoa a ser encarnada e interpretada por ele ou ela. Para tanto, trabalha-se com memria emotiva ou emocional.

Denis Diderot, 1713-1784


Paradoxo de Diderot:
- a extrema sensibilidade que faz os atores medocres; a

sensibilidade medocre que faz a multido dos maus atores; e a falta absoluta de sensibilidade que prepara os atores sublimes. As lgrimas do comediante descem de seu crebro; as do homem sensvel sobem do seu corao. (MAGALDI, 2004, p. 27)

Konstantin Stanislvsky, 1863-1938


O encenador russo, em seu mtodo, postulou que o objetivo fundamental (...) estabelecer a total intimidade entre o ator e a personagem, para que haja a identificao de ambos. Em sua biografia, Minha Vida na Arte, Stanislvsky afirmou que seus atores, para se impregnarem dos papis, para entrarem na pele de seus personagens, escolhiam um dia para viver a vida delas, de acordo com as indicaes do texto. Cada dilogo, cada observao, cada comportamento visava a reproduzir a psicologia da personagem. (MAGALDI, 2004, p. 29).

Bertold Brecht, 1898-1956


O ator, encenador, diretor e autor alemo preconizou que o ator, ao contrrio do postulado por Stanislvsky, deveria se manter afastado da personagem. Em nenhum momento (o ator) deve entregar-se a uma completa metamorfose. Ele deve contentar-se em mostrar sua personagem, ou, mais exatamente, no contentar-se em viv-la; o que no implica que permanea frio enquanto interpreta personagens apaixonadas. Ainda, seus prprios sentimentos nunca devero confundir-se automaticamente com os de sua personagem. (MAGALDI, 2004, p. 31).

Para Brecht, o pblico deve desfrutar nesse ponto, a mais completa liberdade; Mostrar a personagem e no encarn-la, eis o lema brechtiano; O alemo postulou em seu livro Organon, o que traduzido como estranhamento. Preocupava-se com a racionalidade e com a quebra de qualquer iluso de realidade que o teatro pudesse causar na plateia. Assim, esse pensamento regia toda a sua coerncia teatral, sendo percebida na estrutura de seu cenrio, iluminao, figurino e textos; (MAGALDI, 2004, p. 31).

Segunda a tradio, o problema do comediante no o de ser sincero, mas o de aparentar sinceridade. Esse problema baseia-se na seguinte questo: como exprimir uma verdade para o pblico, se ela no nasceu de uma experincia sensvel? Segundo a experincia conta, o ator extremamente sensvel e no favorecido pela inteligncia se perde no emaranhado emocional, sem atingir o pblico. O problema o de transmitir uma emoo, no se contentando em senti-la. Por outro lado, o intrprete muito cerebral corre o risco de se estiolar em frieza, sem envolver o espectador.

Elementos potencialmente expressivos


Maquiagem; Cenografia; Iluminao; Figurino ou indumentria; Som:
Msica de cena e entorno acstico; Sonoplastia;

Cenografia
Trabalha com materiais como madeira, papel, tecido, tinta, etc. Compe, com o figurino e a iluminao, a parte plstica e visual da pea. Pode ser coordenada com os outros elementos, bem como ser a nica escolha do diretor ou encenador, alm do texto e dos atores;

Iluminao
www.maxkeller.org Clicar em alguma das bandeiras Galerie / Gallery / Galerie Bilder / Pictures / Fotos

Figurino
Tem seu conceito atrelado ao do texto e se utiliza de tecidos e adereos para agregar sentido aos personagens, bem como realar ou reforar a relao entre eles;

Som
Msica de cena Reforo de discurso: refora o que est sendo dito pelo texto, agregando sentido cena; Discurso paralelo: caminha paralelamente com o sentido da cena, enriquecendo-a e criando contraste entre a palavra e o que se quer fazer entender; Sonoplastia

Produo de rudos e barulhos oriundos de passos, portas abrindo, objetos sendo removidos, quebrados. Sua presena ou ausncia auxiliam no sentido do que atuado em cena;

You might also like