You are on page 1of 6

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

APONTAMENTOS SOBRE EAD E A UTILIZAO DA INFORMTICA E INTERNET COMO FERRAMENTAS PARA A FORMAO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAO NA REA DE HISTRIA DA EDUCAO. Jussara Gallindo Patrcia Nolasco Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Resumo O presente texto aborda, de forma sucinta, a questo do ensino distncia (EAD) na atualidade e sua importncia como ferramenta na formao de profissionais da educao, em especial na rea de Histria da Educao. A experincia de psgraduandos do curso de Histria e Filosofia da Educao que atuam como monitores em EAD no curso de ps-graduao para gestores da rede pblica de ensino do Estado de So Paulo, indica que a EAD em disciplinas de histria da educao, aliada a recursos de comunicao como a informtica e a internet, promove um despertar para a preservao e disponibilizao de fontes histricas das instituies escolares brasileiras. Palavras chave: Educao distncia - Histria da Educao - Instituies Escolares. APPOINTMENTS ABOUT DISTANCE LEARNING AND THE USES OF INFORMATICS AND INTERNET AS TOOLS FOR THE FORMATION OF EDUCATIONAL PROFESSIONALS INTO THE EDUCATIONAL HISTORY AREA. Abstract his text gives a brief approach about the Distance Learning at the actuality, and your importance as a tool for the formation of the educational professionals, in special to the educational history area. The experience of pos-graduating students of the course of Educational History and Philosophy during their work as cooperators for the postgraduation course offered to managers of the public school indicates that the Distance Learning in educational history subject, followed by the communication resources as the informatics and the internet, promotes a wake up to the preservation and the availability of the historic sources of the scholar Brazilian institutions. Keys-word: Distance Learning - Educational History - Scholar Institutions. Introduo A experincia do trabalho com educao distncia, despertou-nos no s o interesse pelo assunto, em virtude da necessidade deste conhecimento para atuar na prtica do trabalho educacional on-line, como tambm para a emergncia de questes que foram por ns sendo observadas no decorrer do percurso. Entre estas questes, parece-nos serem de maior relevncia as seguintes:
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.182187, ago 2006- ISSN: 1676-2584182

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

A questo da velocidade da informao na sociedade atual e a falta de tempo fsico que fazem parte da realidade do profissional da educao, atribuindo um grande carter de pertinncia modalidade de ensino em questo: o ensino distncia; Questo tambm de suma importncia, o fato de que a educao distncia deve ser utilizada como uma ferramenta, um recurso a mais disposio do profissional/estudante da educao e que, esta modalidade no substitui em momento algum a educao presencial; Diante deste quadro, como possvel transformar toda a informao que nos chega via internet em conhecimento?

Origens histricas da EAD

Partindo do marco da Revoluo Industrial quando se implementa o uso da mquina que exige uma determinada e gradativa especializao dentro do modo capitalista de produo, podemos observar que se por um lado com a evoluo tecnolgica em todo o mundo, fecham-se vrios postos de trabalho, por outro lado abrem-se novos tipos de relaes de trabalho: econmicas, sociais, polticas e educativas. Estas relaes leva-nos ao que entendemos hoje por sociedade da informao, que exige dos processos educativos, mais que as habilidades e instrumentos tradicionalmente utilizados. Um ponto que podemos ressaltar o papel do conhecimento na sociedade da informao. Segundo Belluzzo, 2005, na atualidade caminha-se para a valorizao da informao e do conhecimento como bens de valor. Observamos ento que emerge uma necessidade de transformao de todo este arsenal de informao disponvel diariamente pelos mais diversos meios de comunicao, e que este se revela como um instrumento de transformao da sociedade na perspectiva de uma sociedade mais igualitria. Para Beluzzo a educao dentro deste cenrio parte das mudanas, tornando-se um referencial:
(...) na chamada sociedade em rede, sendo uma situao emergente a mudana de postura no que diz respeito migrao da sua identidade como transmissora de informao e de cultura para uma condio de ensinar a aprender e a pensar, preparando pessoas para que prolonguem os benefcios da escola alm da escola mesma, Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.182187, ago 2006- ISSN: 1676-2584183

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

tornando funcionais os conhecimentos adquiridos e, sobretudo, para que saibam empregar o poder da inteligncia na vida profissional e no seu cotidiano. Desse modo, enfatiza-se a importncia da educao, sob enfoque de um novo paradigma conceitual e prtico, voltada para a formao de cidados capazes de integrarem-se era digital, cujo princpio fundamental acha-se embasado no desenvolvimento de competncias para o uso da informao e na capacidade intelectual de transform-la em conhecimento. (Beluzzo, 2005)

O que podemos apontar que no caso do Brasil este novo paradigma encontra profundas limitaes quando nos deparamos com a realidade escolar e com a realidade da maioria da populao. Ento, podemos lanar um questionamento: como criar competncias do uso da informao para a era digital sem que a base material para a tal era digital se concretize para a maioria, ou seja, sem que os processos educativos bsicos estejam acompanhando este desenvolvimento tecnolgico que nos coloca em uma sociedade em rede? Deparamo-nos cotidianamente, atravs das transformaes da sociedade da era digital,com uma modalidade que vem gradativamente ocupando o cenrio educacional: a educao distncia, tambm conhecida como EAD. Nascida na Alemanha ao final do sculo XIX, e utilizando como mtodo a correspondncia via correio, a EAD aparece como alternativa para se escolarizar e capacitar o jovem e o adulto que no conseguiu o acesso a escolarizao na idade devida, seja por motivos de distncia da unidade escolar, de trabalho ou pela condio scio-econmica desfavorvel, capacitando este jovem ou adulto para o trabalho e para a vida em sociedade, tornando-se, minimamente produtivo em uma sociedade que se tornava a cada dia mais industrializada. No Brasil no se passou de maneira distinta, uma instituio pioneira em EAD, o Instituto Universal Brasileiroi indica iniciar as suas atividades em 1941, perodo em que o pas se encontrava em expanso industrial, oferecendo cursos de capacitao profissional para jovens e adultos. Pouco a pouco esta modalidade de ensino ganha espao e se consolida, abrangendo outros nveis de ensino, como a educao superior. Atualmente, o seguimento da educao superior que mais cresce na atualidade (2006) o de EAD, gerando por parte do setor do mercado voltado para a educao, ou seja, iniciativa privada, um novo campo para investimentos e trazendo para as instituies pblicas da educao, uma nova possibilidade de abrangncia de suas atividades.

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.182187, ago 2006- ISSN: 1676-2584184

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

De acordo com o Anurio Brasileiro Estatstico de Educao Aberta e a Distncia, atualmente, 2006, o Brasil conta com 321 cursos distncia, em 217 instituies. Hoje para a educao superior e principalmente para os cursos de ps graduao, esta modalidade de ensino, se faz extremamente pertinente diante das condies de trabalho dos profissionais de nvel superior e em particular os profissionais da educao que no dispem de tempo para a continuidade de sua formao e tambm porque a EAD exige um mnimo de autonomia do aluno em seus estudos para que seja bem sucedida. Portanto este pblico se adapta muito bem a esta modalidade. Buscando conceituar a EAD na atualidade podemos dizer que o Ensino Distncia se configura em uma modalidade de ensino em que em grande parte de seu tempo, professor e aluno no se encontram ao mesmo tempo e no mesmo lugar e que para tal intento, lana-se mo do instrumental dos mais diversos meios de comunicao, simultaneamente ou isoladamente como: material impresso distribudo pelo correio, transmisso de rdio ou TV, fitas de udio ou de vdeo, redes de computadores, sistemas de teleconferncia ou videoconferncia, telefone, etc. As bases legais para a modalidade de ensino distncia se estabelecem a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, indicando que em toda a instituio que promove esta modalidade de ensino necessita de autorizao junto aos rgos competentes dos respectivos sistemas de ensino e que no caso da educao bsica, a EAD se caracterize por complementao ou em casos de situaes emergenciais. Propostas nos nveis; fundamental de jovens e adulto, tcnico ou profissional, necessitam de aprovao dos rgos municipais e estaduais para o credenciamento e autorizao e no caso de instituies federais o credenciamento se passa diretamente pelo MEC. Um dado importante sobre a legislao para a modalidade EAD, que apenas em 3 de abril de 2001, a Resoluo n. 1, do Conselho Nacional de Educao estabeleceu as normas para a ps-graduao lato e stricto sensu. Diante desta caracterizao histrica e legislativa entendemos que a EAD, atende a uma determinada parcela da populao, e ganha campo por atender as necessidades impostas pelo tipo de sociedade em que vivemos, pois esta impe a cada dia uma maior velocidade nos processos de informao e formao. Contudo, esta modalidade, que em grande parte das vezes acontece de maneira no isolada, mas
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.182187, ago 2006- ISSN: 1676-2584185

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

agregada ao ensino tradicional ou presencial e demonstra um grande potencial educativo, principalmente com a entrada das novas tecnologias da informao, no deve ter a pretenso de substituir o ensino presencial ou a sala de aula real.

A Educao distncia como ferramenta para o ensino de Histria da Educao

Vivenciamos, por meio do curso de ps-graduao para gestores da rede pblica de ensino do Estado de So Paulo, uma possibilidade real de se estabelecer a relao com o aluno por meio dos ambientes virtuais. O tutor ou monitor da sala virtual consegue responder dvidas, fomentar debates, marcar os pontos de maior relevncia nos textos propostos, indicar bibliografias pertinentes ao tratamento das fontes histricas, propor bibliografia gerais, tanto impressa como disponvel na internet, entre tantos outras possibilidades e ainda, mesmo que distncia, estabelecer uma relao aluno/professor, que apesar da separao fsica se observa de forma muito ativa, proveitosa e amistosa. De maneira mais ampla temos observado a implementao crescente de museus escola, memoriais e outros formatos de organizao de acervos escolares que se estabelecem a partir da observao da importncia da histria da educao para as nossas instituies escolares e esta organizao torna-se possvel e facilitada por meio da utilizao da informtica como suporte e da internet como meio de divulgao e consulta. Este movimento em torno das organizaes dos acervos escolares possibilita a ampliao da concepo de fonte histrica e permite, segundo Sanfelice, 2005, uma sada da imagem do arquivo escolar como arquivo morto agrupado em um amontoado de papis, caixas velhas em cubculos, pores ou banheiros quebrados.
Segundo Hobsbawn, Paradoxalmente o passado continua a ser a ferramenta analtica mais til para lidar com a mudana constante, mas em uma nova forma. Ele se converte na descoberta da histria como um processo de mudana direcional, de desenvolvimento ou evoluo. A mudana se torna, portanto, sua prpria legitimao, mas com isso ela se ancora em um sentido do passado transformado. (Hobsbawn, p.30, 1998).

Desta forma, conclumos que tanto a EAD pode estar contribuindo para a formao do profissional da educao, despertando para a construo do conhecimento da histria da educao no Brasil, como a informtica e a internet trazem variadas
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.182187, ago 2006- ISSN: 1676-2584186

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

possibilidades para um novo caminho para a preservao, tratamento e disponibilizao das fontes histricas, que sendo visto de maneira organizada e sistematizada, poder em um mdio prazo fomentar e dar uma maior abrangncia pesquisa em histria da educao no Brasil.

Bibliografia BELLUZZO, Regina Clia Baptista. Biblioteconomia & Cincia da Informao /Librarianship & Information Science. ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.6, n.2, p.27-42, jun. 2005. Disponvel em: http://www.bibli.fae.unicamp.br/bibdig/teses/form.html SANTOS, Gildenir Carolino, PASSOS, Rosemary, AMARAL, Srgio Ferreira do. Consideraes Sobre a Convivncia da Informao Impressa, Virtual e Digital no Sculo XXI : o perfil dos profissionais de informao diante das tecnologias para auxilio no ensino distncia 2001. Disponvel em: http://www.bibli.fae.unicamp.br/bibdig/teses/form.html ABED, Associao Brasileiram de Educao distncia. Estudando a Distncia. Maio de 2006, disponvel em: http://www2.abed.org.br/, artigo originalmente publicada em http://www.kontroll.com.br/Nnews_ed.htm MEC. Ministrio da Educao e Cultura. Ensino superior a distncia chegar a todo o pas. Disponvel em: http://www.seednet.mec.gov.br. HOBSBAWN, Eric. Sobre a Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. SANFELICE, Jose Lus. Histria, instituies escolares e gesto educacional. In BITTENCOURT, A. B.; OLIVEIRA Jr., W. M.. Estudo, pensamento e criao. Campinas, SP: Graf. FE, 2005.

http://www.institutouniversal.g12.br

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.182187, ago 2006- ISSN: 1676-2584187

You might also like