You are on page 1of 5

Produo Grfica I A COR NAS ARTES GRFICAS

aula - 3

O que a cor? A cor a sensao proveniente das ondas ou vibraes emanadas por sistemas artificiais ou naturais por exemplo, lmpadas, sol, fogo e etc. CLASSIFICAO DAS CORES Nas artes grficas, transparentes ou por transparncia em retcula as cores primrias so: CIAN, MAGENTA E AMARELO. A mistura em partes iguais, dessas 3 cores produz o preto ou quase preto por Sntese Aditiva. Cores Primrias

Cores Secundrias (somatrio de 2 cores primrias)

Cores Intermedirias (somatrio de 1 cor primria com 1 secundria)

Verde azulado

Amarelo Azul Violeta esverdeado

Vermelho Violeta

Vermelho Laranja

Amarelo Alaranjado

Cores Intermedirias (somatrio de 1 cor primria com 1 secundria) Ficam posicionadas entre as cores primrias e secundrias no crculo cromtico.

crculo cromtico.

Cores Complementares Aquelas formadas de duas primrias, em oposio a cor primria que no entrou na sua formao ou vice-versa; por exemplo: verde, vermelha e violeta ou azul magenta e amarelo

CORES COMPLEMENTARES Verde, vemelha e violeta

Sntese Subtrativa e Aditiva Existe diferena entre luz colorida e matria colorida, somando a luz colorida do arco-ris, teremos a sntese aditiva e somando se a cores das matrias coloridas teremos a sntese subtrativa. Vejamos:

Subtrativa

Aditiva

Cores e Tons A aparncia da cor se caracteriza por trs valores: a tonalidade, a luminosidade e a saturao. Tonalidade a caracterstica de uma cor, exemplo: cor azul de tonalidade azul clara. Luminosidade a capacidade de reflexo da luz se ela se aproxima mais para o branco ou para o preto.

Saturao a quantidade de branco ou preto que a cor tem por exemplo: rosa e vermelha a cor vermelha, mais saturada do que a rosa pois no tem branco misturado.

Cores aplicadas impresso grfica As cores que produzem as impresses grficas so 4, Ciano, Amarela, Magenta e Preta, atravs da mistura destas quatro cores possvel a produo de inmeras tonalidades. As impresses Offset atravs das 3 cores bsicas do mtodo subtrativo, amarela, ciano e magenta, de cuja a mistura em propores convenientes, resultam todas as tonalidades imaginveis at a cor preta. Pela combinao e mistura destas trs cores bsicas possvel a reproduo de quase todas as tonalidades. Retculas A retcula a maneira de iludir a viso quanto a intensidade e tonalidade assumida pela cor. Existem vrios tipos de retcula que atravs da sua aparncia, ajudam a caracterizar o impresso grfico como: pontilhada, linear, radial, irregular entre outras. As cores bsicas apresentam diferentes retculas seja pelo posicionamento ou pela caracterstica das linhas que as formam. Vejamos alguns exemplos: Cor e ngulo da retcula: AMARELA: 0 MAGENTA: 15 CIANO: 45 PRETA: 75

Nmero de cores na impresso Uma cor Duas cores impresso de uma cor bsica reticulada ou chapada. impresso de duas cores bsicas reticuladas ou chapadas. Duplex Impresso de duas cores, uma chapada e outra reticulada. Bicromia Impresso de duas cores reticuladas. Trs cores impresso de trs cores bsicas reticuladas ou chapadas. Tricromia Impresso das trs cores bsicas reticuladas. Quatro cores / Quadricromia Impresso das trs cores bsicas reticuladas ou chapadas, mais a cor preta. Atualmente, existem processo grficos que permitem a impresso de cores especiais chegando a 6 cores e a reserva para verniz.

Processo de Impresso Offset O proceso offset o mais utilizado nas artes grficas. Consiste na reproduo de imagens (fotos), ilustraes e tudo mais que possa ser capturado atravs dos meios digitais ou analgicos disponveis no mercado. um sistema que utiliza rolos metlicos revestidos por borrachas e uma chapa sensibilizada com o que se deseja imprimir. Pressionando-se o papel (mdia) contra a chapa sensibilizada acontece a transferncia das informaes. importante perceber que a impressora offset executa a impresso de uma cor a cada passagem pelos rolos impressores. Assim, se o trabalho possui duas cores ele ir passar por dois rolos impressores. Existem equipamentos que executam at seis cores sem precisar realimentar a impressora ou seja, o papel colocado no incio e aps a passagem pelos seis ou quatro rolos o trabalho est completamente pronto. Equipamentos menos sofisticados executam a impresso imprimindo uma cor a cada vez ou de duas em duas vezes. Vejamos o passo a passo para a execuo de um projeto grfico que utilizar o sistema offset: 1. Produzir ou capturar a informao que se deseja; 2. Manipular e definir a arte de acordo com a proposta do projeto grfico; 3. Caso o processo utilizado seja o digital, o arquivo que contm as informaes a serem impressas poder ser transferido diretamente para o equipamento de impresso (Direct to Plate) se no, dever ser encaminhado para uma empresa de fotolitos para preparao dos filmes, separao de cores e gerao de uma prova de cor. A prova de cor poder ser feita atravs do processo de Prelo ou meios digitais como Cromalim ou outras impresses calibradas. 4. De posse da prova de cor, a produo grfica poder dar incio imprimindo seqenciadamente as cores ciano, amarela, magenta e preta. Durante o processo de impresso algumas impresses so analisadas checando se principalmente os registros, excesso de cor, presena de gua se for o caso entre outros. 5. Aps a impresso o material grfico precisa secar apropriadamente evitando manchas principalmente no momento do refile ou apara. 6. Por fim, o projeto grfico ir para o setor de corte e vinco, momento em que se determina o acabamento da impresso. Os passos apresentados acima, de forma simplificada, apresenta o processo que necessrio para a produo de impressos offset.

Bibliografia DESIGN GRFICO, So Paulo: Ed. Market Press. Ano 8. Nmero 72, p.46-47,. RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Grfico, Linha Grfica e Editora. 1987. Consultas Eletrnicas www.amaury.pro.br/dicas_producao.htm - busca: 06/06/2005. www.barbero.com.br/dicas_servicos.htm - busca: 06/06/2005. www.cultura.ufpa.br/dicas/htm/htm-cor.htm - busca: 6/06/2005. www.cursotakano.com.br/glossario_glossario.htm - busca: 06/06/2005. www.designgrafico.art.br/comapalavra/linguagemeditorial.htm - busca: 06/06/2005. http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001cores/pagina/cores.html- busca: 06/06/2005. www.mundocor.com.br - busca: 06/06/2005. www.sistemacecor.com.br - busca: 06/06/2005. www.universodacor.com.br - busca: 06/06/2005.

You might also like