You are on page 1of 12

UNIFEMM CENTRO UNIVERSITRIO DE SETE LAGOAS

UEFI-UNIDADE DE ENSINO DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS.

EDUCAO FSICA

GILBERTO FERNANDO GARCIA

O METODO DE AVALIAO NAS AULAS DE EDUCAOFSICA

SETE LAGOAS 2010

UNIFEMM CENTRO UNIVERSITRIO DE SETE LAGOAS


UEFI-UNIDADE DE ENSINO DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS

EDUCAO FSICA

GILBERTO FERNANDO GARCIA

O METODO DE AVALIAO NAS AULAS DE EDUCAOFSICA

Trabalho acadmico apresentado UNIFEMM para a aprovao, sob orientao da Professora Eliane Machado.

SETE LAGOAS 2010

SUMARIO

Tema Problema Objetivo Geral: ___________________ pg. 4 Objetivos Especficos

Referencial Terico e Conceitual: ____ pg.5 e 6

Hiptese: _________________________ pg. 7

Justificativa: ______________________ pg. 8

Metodologia: ______________________ pg. 09

Cronograma: ______________________ pg. 10

Referncias Bibliogrficas: ___________ pg.11

TEMA: O mtodo de avaliao nas aulas de Educao Fsica

PROBLEMA: Como se d avaliao nas aulas de Educao fsica no ensino fundamental e mdio nas escolas publicas?

OBJETIVO GERAL: Analisar como ocorre a avaliao nas aulas de Educao Fsica e em que se baseia este mtodo de avaliao

OBJETIVO ESPECFICO:

Pesquisar se a avaliao ocorre por nvel (sries).

Analisar se a forma de avaliao coerente com o mtodo de ensino.

Identificar possveis erros nas avaliaes.

Analisar o preparo dos professores em relao avaliao

REFERENCIAL TERICO E CONCEITUAL

Quando se trata da disciplina curricular da Educao Fsica se fala no saber do movimento humano ou movimento corporal humano, motricidade humana ou ainda, movimento humano consciente, mas, mais conhecido como a cultura corporal de movimento Nesta perspectiva o movimentar-se entendido como a forma de comunicao, que constituinte e construtora de cultura, mas, tambm, possibilitada por ela. uma linguagem, com especificidade, claro, mas que como cultura habita o mundo simblico. O que qualifica o movimento humano o sentido e significado do mover-se Desta forma, a analise cultural como o estudo de formas simblicas deve se considerar os contextos e processos especficos e socialmente estruturados dentro dos quais, e por meio dos quais, essas formas simblicas so produzidas, transmitidas e recebidas. Fazendo uma analise das avaliaes tradicionais, portanto, no se explica de que forma a cultura poderia intervir ou interagir na definio dos contedos a serem ensinados, em seus objetivos e em seus mtodos e, menos ainda, as formas de apropriao possveis, pelos diversos sujeitos envolvidos, desse conjunto que constitui a disciplina Gostaria de dar um exemplo para demonstrar a necessidade de superar as perspectiva disciplinar. Partirei de uma pergunta: qual o mtodo que devo usar nas aulas para avaliar um esporte como o futebol? Se escuto as pesquisas da aprendizagem motora posso ter a resposta, hipottica, de que o mtodo analtico. Se escuto as pesquisas da fisiologia do exerccio, posso ter a resposta de que o mtodo sinttico (que propicia maior movimentao). Se escuto a sociologia ou a psicologia social, seria, talvez, o mtodo sinttico pela maior possibilidade de contato social. Se atento para a sociologia do currculo questionarei inclusive o prprio esporte enquanto fenmeno cultural que expressa relaes de poder, etc. Que abordagens devo considerar para as minhas decises de professor de Educao Fsica? Como

interagir com estas distintas abordagens? possvel decidir com base no conhecimento disciplinar? A meu ver, apenas com um sistema de avaliao bem elaborado e com instrumentos e mtodos que sejam conhecidos e bem compreendidos. Sendo assim a avaliao ter que ser incorporada pela a Educao Fsica na escola, no para servir de instrumento de presso ou reprovao, mas para facilitar o diagnostico do grau de aprendizagem atingido pelo aluno e do nvel de adequao das metodologias empregadas.

HIPTESE

As formulaes destas hipteses uma tentativa de criar indagaes a serem verificadas na investigao. Trata-se, na realidade, de afirmaes provisrias a respeito do problema em estudo, pois pode ser que a escola j apresente um mtodo de avaliao na disciplina ou no haver nenhum mtodo de avaliao. Tambm pode a avaliao ocorra aleatoriamente com mtodos que o professor tenha criado. Pode ser que alguns professores desejem um mtodo universal e por este motivo no avalie. O professor pode no ter a conscincia do contedo estudado e por isto no haja um mtodo de avaliao ou que no tenha nenhum preparo para avaliar Estas hipteses so apenas meras indagaes que podem ser afirmadas com a realizao desta pesquisa.

JUSTIFICATIVA:

Minha experincia como profissional da rea da educao na prefeitura de Fortuna de Minas, levantou em mim inicialmente como educador, a observao da grande dificuldade para se avaliar o aluno nas aulas de Educao Fsica. Analisando a proposta pedaggica do Curso que de construir com os acadmicos um entendimento acerca da legitimidade da presena da Educao Fsica nos currculos escolares, bem como as especificidades dos processos de socializao e de construo de conhecimentos produzidos por essa rea do conhecimento escolar no interior das instituies escolares juntamente com os fatos reais poderei me orientar como pesquisar tal problema que enfrentamos como a avaliao que se faz dentro das escolas nas aulas de Educao Fsica Outro aspecto que devemos levar em considerao, o conhecimento que ser produzido atravs desta pesquisa aumentando a possibilidade de se criar um mtodo universal para se fazer a avaliao na disciplina.

4. METODOLOGIA DA PESQUISA

A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de campo e de anlise qualitativa. Trata-se de um estudo exploratrio que teve como sujeito de pesquisa os professores que participam de trs escolas de Sete Lagoas escolhidas aleatoriamente que se seguem descritas abaixo:
EE Dr Sete Mrcia Arthur Lago Souza Bernard as es Sete Cssia EE Edite Lago Rodrigues Furst as EE Sete Professo Walderez Lago r Palhares as Cndido Azeredo Lcia Diniz Pa Mel 20 o Viana

Centro

357000 377430 31 44 40

Maria

RochaAv Eldorad 357021 377443 Ablio 294 31 o 66 44 Tanure

de

Campos 112 Boa R Gois 0 Vista

357000 377135 31 85 14

. Deixando claro os objetivos deste estudo, a voluntariedade e a disponibilidade de participao, assim como a garantia do anonimato, concomitante com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e obedincia as princpios ticos sero respeitados. Convidados, os participantes para a pesquisa assinaro citado termo de consentimento livre e de esclarecimento e recebero explicaes claras e completas sobre o estudo, ficando cientes das suas caractersticas. Para coleta desses dados utilizar-se- de formulrios com perguntas fechadas e abertas, j que, este se destina coleta de dados resultantes quer de

observaes, quer de interrogaes, cujo preenchimento feito pelo prprio investigador (CERVO & BERVIAN, 2002, p.49). As entrevistas com perguntas abertas devero ser transcritas com fidelidade, sem alteraes dos vocbulos utilizados, evitando a distoro das informaes e buscando anotar os fatos como realmente ocorreram. Constar do seguinte tpico: o significado da avaliao nas aulas de educao fsica. As entrevistas devero realizadas numa sala, onde permanecero o entrevistador e o entrevistado. Levando em considerao os sujeitos pesquisados, este instrumento tem como vantagens: assistncia direta a estes; permite esclarecimentos verbais adicionais s questes; garante a uniformidade na interpretao dos dados. Ser realizado um levantamento com questes fechadas, considerando as caractersticas scio-demogrficas do grupo, buscando identificar dificuldades encontradas, com foco nas avaliaes das aulas, fonte deste estudo. Desse modo, levando em considerao a questo das possveis limitaes do estudo, optar-se- por no delimitar totalmente as variveis a serem analisadas no estudo, pois podero surgir outros aspectos no decorrer das entrevistas que, em princpio, no eram considerados importantes, mas, durante o transcurso da atividade, podero passar a s-lo. Com esse procedimento podero ser feitas constataes e a anlise de contedos com a elaborao de categorias preestabelecidas. As anlises obtidas nas entrevistas realizadas sero analisadas chegando-se s consideraes finais do trabalho.

CRONOGRAMA

Atividades/Ms Fev
Reviso bibliogrfica

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

X X

X X

X X

Coleta de dados

Analise de dados

Reviso bibliografica

Reviso e Redao

Entrega de TCC

Defesa

REFERNCIAS:

You might also like