You are on page 1of 7

Warren Dean A Industrializao de So Paulo

Primeira Parte Origens Econmicas e Sociais do Empresariado (1880 - 1914)


A Industrializao de So Paulo dependeu, desde o princpio, da procura provocada pelo crescente mercado estrangeiro de caf. A comercializao do caf foi fundamental para a formao da indstria em diversos aspectos: Estabeleceu relao de mo-de-obra assalariada, proveniente de imigrao europia, que se tornaria parte muito importante para a manufatura. Construiu estradas de ferro e impulsionou o crescimento e a construo de portos. Trouxe tcnicos formados em cursos superiores do exterior, e influenciou a criao de cursos superiores no Brasil, o que acabou por beneficiar a indstria, que tambm necessitava de mo-de-obra especializada. Estmulo produo de energia eltrica.

Em sua fase inicial, a indstria era totalmente marginal dentro da economia, e foi ganhando espao gradativamente. Dentro desta gradual evoluo, os importadores tiveram um papel muito importante para a formao da identidade industrial paulista. Os importadores possuam crdito e diversas outras facilidades que possibilitaram que eles mesmos viessem a produzir produtos, ao invs de apenas import-los. Para se ter uma idia, a atividade de importadores, ou importadores convertidos em manufatureiros era to grande que em meados da dcada de 1920 j produziam uma quantidade muito variada de produtos, indo desde elevadores at ao engarrafamento de cerveja. Os industrias viam diversas vantagens em continuar importando produtos, j que necessitavam de matria-prima do exterior, assim como maquinrios, alm de se beneficiarem na obteno de crditos e descontos, e poderem completar sua linha de produtos com aqueles que importavam. Outro aspecto importante a ser ressaltado a capacidade que a burguesia paulista possua para se adaptar aos novos modelos. Enquanto os cafeicultores do Vale do Paraba desenvolveram suas plantaes inteiramente sombra do trabalho escravo, no conseguindo se adaptar mo-de-obra livre, os paulistas perceberam a tendncia substituio desta pela mo-de-obra assalariada, e foram, em parte, responsveis pela Abolio da Escravatura. Durante as dcadas de 1850 e 1860 os lucros do Vale do Paraba foram reinvestidos num custoso suprimento de novos escravos, j que seu trfico j havia sido proibido, e os preos dos escravos havia aumentando muitos durante estes anos. J os paulistas perceberam de antemo que o custo inicial da mo-de-obra europia era insignificante comparado ao trfico com a frica.

Portanto o xito empresarial dos fazendeiros paulistas se deu da capacidade dos que conseguiram reinvestir e perceber a iminncia do declnio de certos modelos vigentes na poca, como a escravido e a cultura do caf como hegemnica na economia do estado. Alm de tudo, maior parte das elites industriais paulistanas eram de origem imigrante, como os Matarazzo, ou os Jafet, de maneira que essas famlias geralmente no eram de origem humilde, e j possuam no mnimo experincia para comear no ramo. Havia tambm certa tendncia de unio matrimonial entre as elites industriais (de provenincia imigrante) e as elites fazendeiras (de provenincia brasileira), aumentando assim suas influncias.

Segunda Parte Crescimento Industrial: Circunstncia e Estrutura (1914 -1930)


So Paulo possuiu um acelerado progresso de industrializao, devido aos seguintes fatores: as taxas dos produtos desembarcados na Baa de Guanabara eram muito maiores do que as do porto de Santos, cujas docas eram de propriedade particular, tornando So Paulo mais interessante comercialmente do que o Rio de Janeiro, principal mercado brasileiro na poca; uma poltica fiscal favorvel, mesmo que no sistematicamente, industria; e o crescimento do mercado de caf, que gerava dinheiro e crditos para o Estado de So Paulo, beneficiando, deste modo, tambm a indstria. Com a guerra, a economia brasileira foi ligeiramente impulsionada, se comparada ao perodo entre 1909 e 1913. As indstrias paulistas expandiram-se por haver crescido o comrcio de exportao no perodo. Enquanto os Estados Unidos no entraram na guerra, o comrcio ultramarino brasileiro pouco sofreu. Com a queda das importaes de caf e a entrada dos EUA na guerra, o Brasil foi obrigado a entrar nela, de modo a no permitir uma reduo to acentuada de suas possibilidades de comrcio. Neste perodo, ainda, So Paulo explorou o mercado interno do Rio de Janeiro, j que o Rio importava muito mais do que exportava, estava muito mais vulnervel do que So Paulo na poca de guerra, e era responsvel pelo abastecimento de uma extensa rea, que inclua o Estado do Rio e boa parte de Minas Gerais. Devido incerteza quanto s importaes, a indstria de metais tambm foi impulsionada neste perodo, por sua importncia na manufatura. Em suma, a Primeira Guerra Mundial aumentou consideravelmente a procura de artigos manufaturados nacionais, mas tornou quase impossvel a ampliao da capacidade produtiva para satisfazer a essa procura. As fortunas que se fizeram durante a guerra surgiram de novos ramos de exportaes, da produo durante vinte e quatro horas por dia, ou de fuses e reorganizaes. Novas fbricas e novas classes de manufatura no eram importantes. Poderse- at perguntar se a industrializao de So Paulo no se teria processado mais depressa se no tivesse havido guerra. De 1900 a 1920 o parque industrial de So Paulo expandiu-se rapidamente. Aqueles que encararam a Primeira Guerra Mundial como um estmulo industrializao, sustentaram com muita lgica, que, durante a crise mundial da dcada de 1930, o Brasil conheceu um perodo de rpido crescimento industrial. Alguns fazendeiros, desiludidos com a baixa dos preos do caf, transferiram para a indstria grande parte do seu capital. Os importadores se envolveram menos no crescimento da indstria nas dcadas de 1920 e 1930, muito embora o padro de distribuio continuasse praticamente o mesmo. provvel que os investimentos dos fazendeiros e importadores fossem menos importantes para o desenvolvimento da indstria nesse perodo do que o reinvestimento feito pelos industriais.

Duas caractersticas talvez expliquem o lento crescimento da indstria paulista nas dcadas de 1920 e 1930: a ausncia de qualquer tendncia para a concentrao e a organizao de cartis e outras associaes controladas dos preos e da produo. Formaram-se cartis na maioria das linhas de produo j mais ou menos mecanizadas, e umas poucas firmas monopolizaram certos gneros. As maiores dentre as sociedades familiais ou combinaes de clientela, que revelaram certa estabilidade e diversificao em atividades imobilirias passaram a chamar-se grupos. Alm disto, a indstria paulista nesta poca permaneceu marginal e um tanto desacreditada. Outro motivo pelo qual a indstria nas dcadas de 1920 e 1930 no apresentou grandes crescimentos foi a escassez de novas infuses de capital pelos fazendeiros. Os industriais s perceberam a tendncia para um desenvolvimento mais lento da economia aps-guerra no princpio da dcada de 1930. Os industrias compreenderam que, no sentido mais lato, sua prosperidade dependia do setor agrcola. Os industriais haviam conquistado algo mais do que a tolerncia dos fazendeiros por se haverem abstido de atacar-lhes frontalmente os privilgios. Mostravam-se geralmente prontos a colaborar quando o inimigo comum era a classe mdia e os importadores. A Associao Comercial de So Paulo era o principal porta-voz dos negcios do Estado. Foi fundada em 1894 por comerciantes e manufatores, e em 1917 absorvera uma organizao semelhante, chamada Centro de Comrcio e da Indstria de So Paulo. Aps a fuso, a Associao Comercial parece ter sido controlada pelos comerciantes e importadores, e os interesses do comrcio passaram a dominar-lhe a agenda. Os industriais no estavam dispostos a aceitar esse tipo de posio, e decidiram fundar uma associao de comrcio separada, a que deram o nome de Centro das Indstrias do Estado de So Paulo. A implantao anterior de indstrias de bens de consumo talvez tenha retardado o desenvolvimento de indstrias mais bsicas, pois cada unidade de consumo, fosse ela o consumidor final, fosse um intermedirio, tenderia a opor-se ao aumento do custo de suas aquisies.

Terceira Parte Os Industriais Enfrentam a Sociedade e o Estado (1920-1945)


O conflito entre manufatores e operrios importante para o estudo do empresariado porque, no tratamento que dispensavam mo-de-obra, revelam os empregadores muita coisa acerca do que pensam da sociedade e do papel que representam dentro dela. Os operrios e seus sindicatos no eram simples rivais econmicos por suas pretenses aos lucros; eram tambm testemunhas e crticos do sistema fabril e do capitalismo. As condies de trabalho de So Paulo dificilmente se justificariam. Em 1920, o industririo paulista mdio recebia cerca de sessenta centavos de dlar por dia e, para ganh-los, trabalhava dez horas ou mais durante seis dias por semana. Mulheres e crianas trabalhadoras recebiam menos ainda pelo mesmo servio. Os manufatores sustentavam que os operrios no eram mal pagos, e que o transporte, os impostos, as mquinas e o capital circulante, que eram caros, influam na remunerao da mo-de-obra. At certo ponto, os empresrios paulistas suplementavam a remunerao inferior dos trabalhadores com vrios benefcios, de creches a assistncia mdica, porm as provises de benefcios aos operrios no eram, de maneira alguma, generalizadas. De certa forma, essas aes foram oportunistas, j que os empresrios sabiam que o rendimento dos trabalhadores diante das mquinas, como uma extenso das mesmas, dependia de um conjunto de fatores como alimentao adequada e boa sade. Esse behaviorismo, que tratava os empregados como extenso da maquinaria, pode ser considerado mais progressista do que a atitude paternalista representada pela expresso pai dos pobres, porque, pelo menos, anunciava uma explorao mais plena e racional das possibilidades dos trabalhadores, mas o paternalismo, por si mesmo, passa a ser uma forma de explorao racional da mo-de-obra a partir do momento em que se torna autoconsciente, j que alguns, ao invs de elevar os salrios, davam tais benefcios como forma de controlar as massas. Esse curso de ao, entretanto, teve seu efeito limitado em parte, pela emergente solidariedade dos prprios industriais, que no hesitavam em aplicar sanes contra o colega que desempenhasse com excessiva liberdade o seu papel paternalista. A questo social tornou-se um problema politicamente negocivel durante a Primeira Guerra Mundial. O sbito advento da inflao e a escassez de gneros alimentcios causaram tremendas dificuldades aos operrios, cujos sindicatos cresceram rapidamente em nmero e militncia, e provocaram inclusive as greves gerais de 1917 e 1919. Os apuros dos operrios despertaram na classe mdia urbana certa dose de simpatia, por motivos no s humanitrios, mas tambm de interesse prprio. A capacidade da classe mdia de embaraar os manipuladores conservadores do Partido Republicano e o reconhecimento de que os operrios e suas organizaes, pelo menos potencialmente, eram uma fora que devia ser agradada, redundou na promulgao de umas poucas leis pelos governos estadual e federal. O governo era apenas um campeo ocasional do trabalhador, cuja intersesso se verificava principalmente em poca de eleies, estando sujeita a revises quando os manufatores fizessem presso. Os prprios operrios olhavam com indiferena para o interesse do

governo, porque no se dirigia questo que entendiam ser a mais importante: o reconhecimento legal dos contratos sindicais. As reivindicaes dos operrios incluam, por via de regra, aumentos de salrios de acordo com o aumento do custo de vida, dia de oito horas de trabalho e proibio do trabalho aos domingos, pagamento vista, abolio do sistema de multas e eliminao das fbricas de menores de doze anos. A reao dos industriais a tais manobras era geralmente decisiva e pesada, porm, difcil avaliar a eficcia dos esforos repressivos coletivamente, enviados pelos empregadores. Aparentemente o nmero de greves diminuiu depois de 1922, mas isso pode ser ilusrio, visto que os jornais relutavam em publicar notcias de greves durante o estado de stio, que durou at 1927. Se foi, de fato, menor a inquietao trabalhista, no provvel que isso se devesse ao fato de os empregadores terem se tornado mais paternais no trato com os operrios ou mais manipulatrios. No obstante, a luta com os trabalhadores compelira os industriais a se definirem mais claramente, a se organizarem e a adotarem certas atitudes de classe. Na maior parte, os industriais no tentaram justificar sua riqueza. Puderam at certo ponto, ignorar as crticas das classes inferiores e at dos fazendeiros, por no lhes reconhecerem plenamente a capacidade de conferir ou retirar status. Quando podiam, e eram suficientemente ricos, casavam-se com aristocratas europias, cujas patentes de nobreza consideravam, sem dvida, mais autnticas. Pode ser que se deva considerar a parcialidade dos empresrios industriais pelas idias autoritrias mera idiossincrasia, derivada porventura do sentido de poder quase ilimitado que experimentavam em sua vida cotidiana e, em parte, do desejo de arrogar-se o poder do Estado a fim de estender o processo de industrializao e suprimir os esforos de organizaes de trabalhadores. A atitude autoritria em relao sociedade pode ter sido a causa de outra peculiaridade da industrializao em So Paulo. At meados da Segunda Guerra Mundial, os empresrios no demonstravam quase nenhum interesse pelo treinamento tcnico da sua mo-de-obra. S em meados da Segunda Guerra Mundial, diante do total desaparecimento de suas reservas ultramarinas de mo-de-obra, fundaram e promoveram os fabricantes um programa de treinamento para operrios paulistas. possvel que os industriais ignorassem outro desenvolvimento potencial da estrutura industrial, em virtude do seu apego a uma sociedade autoritria e ordenada. Na dcada de 1930, a mudana mais notvel no ambiente econmico foi a crescente interveno do governo. Mas essa interveno no se propunha acelerar o processo da industrializao; as alternativas da economia de exportao ainda no se haviam esgotado. Durante as fases provisrias e constitucional dos anos Vargas o governo continuava a acreditar que o mundo de 1913, de uma forma ou de outra, pudesse voltar e reorganizar-se. Os controles impostos economia eram medidas ditadas pelo desespero, constante ao de retaguarda que mais visava a salvar um sistema existente do que a tentar criar um sistema novo. A principal inovao do perodo, uma espcie paternalista de reformismo social, originara-se do meliorismo da classe mdia e pretendia afastar uma crise poltica e no dilatar o mercado para os artigos manufaturados nem melhorar a qualidade das contribuies da mo-de-obra. Uma srie de circunstncias estorvava a reorientao da poltica oficial; e a maior delas talvez no fosse a atitude dos industriais, incapazes de convencer os fazendeiros, a classe mdia ou a burocracia de que, zelando pelos seus interesses particulares, eles estariam zelando pelos interesses do Brasil.

No perodo do Estado Novo, implicou-se outra relao entre o Estado e a indstria. Abriu-se novas extensas fontes de financiamento pblico. Os emprstimos feitos indstria, como os que se fizeram agricultura, parecem ter sido orientados no sentido de aumentar a auto-suficincia do Brasil. A reorientao da poltica do comrcio e os oferecimentos mais generosos de crdito eram sinais do interesse do governo pelo desenvolvimento da manufatura. A arrancada para a auto-suficincia na produo de matrias-primas e artigos manufaturados no fora totalmente inspirada pela desiluso de Vargas sobre a economia da exportao. Era tambm sinal da crescente apreenso de que as potncias europias se estivessem encaminhando para a guerra. Antes que isso acontecesse, o Brasil teria de fazer todos os esforos no sentido de insular sua economia. J durante a guerra, as dificuldades da indstria paulista eram muitas, assim como aconteceu na Primeira Guerra. Havia necessidade de explorar ao mximo os recursos de mo-de-obra, o que levou o governo a estender ainda mais as vantagens concebidas aos industriais em suas relaes com os trabalhadores, na verdade, durante a guerra, seguiu-se a quase completa extino dos direitos dos mesmos. Os industrias se mostravam profundamente sensveis aos esforos do governo para controlar os trabalhadores e eliminar conflitos. O Estada Novo aumentara substancialmente a quantidade de interferncia nas operaes de empresas particulares, mas a atitude dos industriais era cada vez mais favorvel ditadura. proporo que a guerra ia chegando ao fim os industriais paulistas entraram a cogitar o seu papel na economia dos tempos de paz. Vargas parecia disposto a seguir na parceria, porm, o Estado Novo foi perdendo pouco a pouco o apoio da elite poltica. Passada a crise, a sua constituio fascista revelou-se um estorvo que irritava os Estados Unidos. Dentro do pas, a oposio democrtica liberal ao ditador cobrou nimo diante da atitude dos aliados e descobriu que at o exrcito estava pronto para renunciar ao compromisso anterior com o Estado autoritrio. Vargas, portanto, foi instado a convocar eleies. Considerando, porm, que seria arriscado permitir que ele as presidisse, os militares depuseram-no em 29 de outubro de 1945. Com a queda de Vargas caram tambm os industriais.

You might also like