You are on page 1of 11

Sustentabilidade, Comportamento Social e tica Prof. Dr. Antnio Raimundo dos Santos kondutta@yahoo.com.

br Todo comportamento profissional de hoje em dia guiado pela postura e razo tica. tica problema nosso e no dos outros. Carter sustentvel? De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustias, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mos dos homens, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto (Rui Barbosa) Hoje em dia normal abandonarmos o carter para nos encaixarmos em um grupo. No normal, comum. As pessoas confundem comum com normal. Nunca diga isto natural. Voc corre o risco de tornar tudo imutvel. Carter falar e agir com conformidade. o jeito de ser da pessoas. So seus valores. ter boas intenes. Carter no sustentvel na sociedade, ou seja, no agentamos termos honra e sermos honestos sozinhos. Sucumbimos presso da sociedade. a fora do ambiente ou a fraqueza da pessoa?! Depende mais do ambiente e da situao, pois muitas vezes a pessoa de carter forada a romp-lo para conseguir sobreviver. O que melhor: covarde no trono ou heri no tmulo? Os fins justificam os meios uma frase vlida para alguns casos, mas apenas para explicar algo que aconteceu e no como incentivo para que mais um ato antitico seja feito. Corrupo incompetncia, no apenas oportunidade. Se encontramos desafios, no devemos apelar a meios antiticos e sim buscar novas solues, novos meios, ser criativo, crescer. Fazer a diferena e tentar mudar o ambiente. Ns nos acomodamos, faz parte da natureza humana. Preferimos o mais fcil ao mais correto. O comportamento antitico s vezes mais forte, pois d mais benefcios individuais. Mas a falta de carter de todos, prejudica cada um.

tica questo de teimosia. Insistindo, podemos transformar a viso dos outros. O bem difusvel de si mesmo. Ser exemplo faz as pessoas te seguirem. Liderana a unio de carter e estratgia. Se for para perder um, perca a estratgia. (General dos EUA). Um lder oferece alternativas. Lourence Colback Nivel intelectual x sensibilidade moral (podem ser direta ou indiretamente proporcionais). Empresas s existem por delegao da sociedade e tm que prestar contas a ela. S se legitimam quando funcionam como veculos para que pessoas se realizem, no apenas para que seus donos fiquem ricos. (Peter Drucker) Aristteles (tica a Nicmaco) antiguidade da discusso tica Desempenho + postura novidade da tica na empresa A questo tica surgiu quando passamos a viver em grupos. Participando de grupos, h um destaque por desempenho. Os que desempenhavam melhor adquiriram autoridade tcnica, e demos a eles uma posio de chefia. Mas logo esperamos mais deles: que eles mostrassem um maior senso de justia e generosidade, ou seja, uma postura superior. Desempenho e postura servem de exemplo e assim calibramos nossos atos em funo do lder. Postura uma aspirao humana. A primeira discusso oficial sobre tica foi feita por Aristteles no sculo IV a.C.: tica a Nicmaco. O que faz uma instituio, um sociedade ir bem? o quanto cada individuo consegue contribuir para ela ir bem. a somatria da postura e desempenho de cada individuo. tica = ethos (moradia, onde as pessoas so criadas). Influencia da famlia, do grupo do qual a pessoa faz parte quando criana, no seu carter. Mas importante que a pessoa saiba que tem escolha. Em pocas de normalidade no nos perguntamos questes de postura. S nos questionamos sobre isso quando acontece algo muito bom ou algo muito ruim. Onde foi que ns erramos?!

tica se preocupa essencialmente com a qualidade da ao humana. Nas empresas, uma discusso sobre tica nova. No Brasil, tem no mximo 20 anos. Iniciou com a centralidade atual do trabalho. O trabalho a atividade mais importante da vida das pessoas. No entanto trabalho tem um sentido negativo na cultura ocidental, Sentido originado nos 3 pilares da cultura ocidental: judaico-crist, romana e grega. Trabalho = tripalio (instrumento de tortura). O trabalho s se consolidou como atividade importante aps a 2 guerra mundial. E apenas aps 1970 se tornou a mais importante. Antes disso o trabalho era feito apenas por pessoas de segunda categoria (mulheres, prisioneiros, escravos). Priorizamos a postura das pessoas em relao ao desempenho. Desempenho fcil de ensinar e aprender, fcil de mudar. Postura difcil de mudar. CONCEITOS-CHAVE O que (...)? Que relao (...) pode ter com o desempenho e a postura? Moral: conjunto de valores que um grupo possui como o certo e errado, justo e injusto. O desempenho e a postura dependem e refletem os valores de cada individuo. Lei: regra para manter a ordem, respeitando a igualdade, a liberdade e a justia. Bem: tudo que contribui para a felicidade e sustentabilidade de longo prazo de um indivduo e para a sociedade. Sustentabilidade: manter-se no longo prazo considerando todas as variveis e impactos envolvidos. Melhora o desempenho no longo prazo e quanto postura, sustentabilidade solidariedade, pensar nas outras pessoas alm de si mesmo. Justia: equilbrio dos direitos e liberdade de cada indivduo, assim como a responsabilidade de cada um. Limitar a liberdade de cada indivduo para um bom convvio. Responsabilidade Social Corporativa: contribuio da empresa para a sociedade, visto que utiliza recursos da mesma.

tica: julgamento e comparao da moral. A tica busca o bem comum da sociedade independente da tribo. TEORIA = theos + oreih (ver como deus) = perfeita. Teoria = viso perfeita da realidade [ nica] Teoria = A Verdade Teoria = cincia, conhecimento Na cincia moderna, a teoria perdeu o carter de Verdade e partimos para a aplicao prtica. A viso de conhecimento mudou. A teoria comparada realidade sempre relativa. (relativo = contrario de absoluto = no a nica Verdade). REALIDADE TEORIA (verso racional possvel da realidade) PRTICA (lidar com a realidade = Adaptao/Transformao) Cincia Racional = universal. Se um crebro entende, outro tambm pode entender. Feita com os dados que temos hoje. (verso). Nveis de expresso terica tica uma cincia. Logo, tica no uma nica verdade. H diversas respostas para um problema. Realidade <>Teoria = Conceito <+> Valores <+> Principios <+> Padres <+> Prtica Conceito = Arvore ... . Valor = Oq a arvore tem e fazem bem ao ser humano? Principio = linguagem q expressa o valor. Voc (no) deve/pode fazer isso!! Padres de operacionalizao = simplificao do principio. Indicativo pra nossa ao. O que aprendemos para poder colocar em prtica. Norma, rotina, tcnica, ritual, etc. O que conhecemos = domnio terico (texto pensado, conjunto de coisas que eu sei sobre tal teoria). possvel saber apenas um pedao. Cada camada (valor, principio, padro) pode ser aprendida individualmente.

Conhecer apenas o conceito por exemplo, mais amplo mas menos exato. bom de pensar, mas ruim de fazer. Se voc conhecer s o padro, ele menos amplo, mas mais exato. ruim de pensar mais bom de fazer. Conhecer s uma parte ter um domnio terico defeituoso. Ns gostamos da prtica! Todo mundo fica satisfeito com a prtica. A prtica nosso primeiro interesse. Nveis diversos de domnio terico influenciam no julgamento e nas decises? Como? Sim. Influencia porque as percepes so diferentes. Mais conhecimento faz a pessoa analisar mais restries e alternativas tendo um julgamento mais prximo da realidade. Mais argumentos. No julgue (Jesus), porque voc no sabe fazer isso. Julgar algo muito complexo. A realidade sempre excede a teoria! Nivel conceitual da tica = BEM (individual) + JUSTIA (social). Um ato tico um ato que bom e justo ao mesmo tempo. BEM a realizao plena dos seres. Oportunidade de realizar-se completamente. JUSTIA considera o conjunto de seres e a diviso de recursos que geram o bem. a partilha plena das oportunidades de realizao. Todo que precisar ser dividido ser dividido. Justia no apenas equidade, resultados iguais, e sim, igualdade de oportunidades. injusto quando a oportunidade diferente. Conquistar ou no o que a oportunidade prope, no mais justia, depende de cada um. Nvel conceitual BEM + JUSTIA (valores + princpios) Padro Aplicativo MORAL (hbitos/costumes) + LEI (acordos)

Moral = conjunto de hbitos e costumes que servem de referencia de bem e justia para um grupo. Cada grupo desenvolve a sua moral. A moral aconselha a fazer certas coisas (moral no obrigatria). tica informal, no escrita. Aprendida no meio ambiente. No tem penalidade prevista, exceto uma: se voc agir muito diferente do grupo que pertence, logo o grupo pergunta se voc quer mesmo pertencer a esse grupo. Agir certo agir em acordo com o padro da moral e da lei. O padro sempre menor que o conceito, por isso uma moral pode no ser tica. Lei = acordo explicito (escrita), exarado (aparente) de carter obrigatrio (permite ou probe) que garante limites mnimos de bem e justia. Lei no teto, piso. a tica mnima. Tem previso de penalidade. A-cors (a= negativo)(cors = corao) = quando os coraes no combinam. Acordo existe para quem discorda. Por isso as leis funcionam na base de 50% + 1. Mesmo que a pessoa discorde, ela passa a cumprir o que foi definido pela maioria. A Constituio estabelece os princpios. Lei = padro. Lei est abaixo da constituio. Tudo aquilo que legal e moral automaticamente bom e justo? No. O padro sempre fica devendo ao conceito. tica produto : funo normativa o conjunto de conciettos, valores, princpios e padres UTILIZADOS por um grupo humano como sua referencia de bem e justia. tica processo : funo descritiva e UTOPICA a reflexo a respeito da qualidade (bem/justia) da ao humana indicada. UTOPIA erradamente associada a situao inatingvel. possvel, mas ainda no foi alcanada. Prever uma situao nova, porque a atual

insatisfatria. UTOPIA a DENUNCIA de uma situao insatisfatria e o ANUNCIO de uma situao possvel, embora ainda no presente. No saudvel duvidar do ser humano! Melhor pergunta: O que DEVO fazer? X O que POSSO fazer? DEVO = cumprir a lei e a moral. POSSO = oferecer alternativas (lideres). Pode acontecer de que o que posso fazer contrarie o que eu devo fazer. Possivel! Exemplo: Gandhi. Para fazer bem e justias maiores as vezes preciso contrarie a moral e a lei. Isso se chama dilema. E muitas vezes preciso tomar essa deciso, sozinho. tica: Legal/moral = fazendo o padro Alm da lei = um bem a mais do que apenas a lei. Ideal tico (bondade + justia) = algo melhor e justo. tica emancipao do ser humano. Um ser capaz de pensar com a prpria cabea, vai agir em razo do bem e da justia por vontade prpria. Primeiro estgio da conscincia = fao para no ser punido. A lei serve de orientao para os sbios e de freio para os tontos. Se a conscincia baixa, a lei alta. E vice-versa. Como aumentar a conscincia? S o castigo sem educao tem pouqussimo efeito.

O conceito de bem e justia diferente para cada pessoa.

07/10/2010 Como se aplica a tica? Sociedade/instituio Geram = papis Gerem = perfis INDIVIDUOS Virtude : superao da natureza :: OBEDIENCIA Resultado da relao = excelncia social

INDIVIDUOS Geram = compromissos Gerem = papis/perfis SOCIEDADE (instituies) Virtude: superao da natureza :: CONTRIBUIO Resultado da relao: excelncia pessoal Contribuir no para quem quer, para quem pode. A tica pode ser aplicada obedecendo-se o que institudo, e contribuindo para a sociedade.

Um estgio avanado, vindo do Cristianismo, o Amor. Amar , alm de contribuir, sacrificar parte do seu para os outros. Vai alm da justia, que a pura partilha igualitria. Mas amor no pode ser escrito, vai da conscincia e vontade de cada pessoa. Amar no dever.

Filsofo: Jean Piaget ESTGIOS DA CONSCINCIA Anomia = sem regra Heteronomia = regra dos outros Socionomia = parceria, regra do ambiente Autonomia = sua prpria regra
Traos/Estagio Motivao Pessoal Solues/Respostas Atitude Bsica da Realizao Paulo Freire (Brasil) Lawrence Kohlberg Anomia prazer/dor Mgicas ADAPTAO proposta natural Mstica pr-convencional Deus quis Heteronomia aceitao ou rejeio preceituosas (preceito = comando externo) SUBMISSO proposta social ingenua convencional Faz o que os outros mandam Sem rosto (sem consciencia)

Traos/Estagio Motivao Pessoal Solues/Respostas Atitude Bsica da Realizao Paulo Freire (Brasil) Lawrence Kohlberg

Socionomia perda/ganho Cooperativas COOPERAO com a proposta social Fantica Convencional Assume uma certa ideologia por completo Com rosto (consciencia)

Autonomia realizao/frustrao imperativa (comando interno.. Quando vem de mim e no de fora) TRANSFORMAO PESSOAL das propostas naturais e sociais critica ps-convencional Ser diferente dos outros

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA a forma de gesto que torna a empresa parceira de seus stakeholders e co-responsvel pelo desenvolvimento social. uma atitude (nova) da organizao produtiva de incorporar as demandas e necessidades sociais como parte de seus negcios. O governo j no d conta de cuidar sozinho da sociedade.

um movimento ESTRATGICO, pois contempla toda a cadeia de negcios da organizao e engloba preocupaes com um pblico maior e especfico (stakeholders). No se trata de ao espordica. Difere de FILANTROPIA que a ao social externa da organizao que beneficia grupos no ligados ao negcio (conselhos comunitrios, ONGs, associaes comunitrias, assistncias, etc). Evoluo e efetividade da organizao produtiva: 1. NEGCIO: voltada para o lucro mecnico e imediato. 2. EMPRESA SOCIAL: engloba tambm interessas dos stakeholders, mantendo com eles uma relao de interdependncia (+ reativa). 3. EMPRESA CIDAD: adota estratgias com base no compromisso tico de satisfao de expectativas e respeito a parceiros e sociedade (+ proativa). 4. A organizao passa a agir na transformao da sociedade e no desenvolvimento do bem comum. Sua atuao deixa de ser apenas de agente econmico e para a ser tambm agente social. A gesto social implica o compromisso com os valores humanitrios, mesmo que, para isso, rompamos com o ethos que historicamente, serviu de referencia para a constituio da Adminsitrao Moderna. No existe tica empresarial mas sim tica humana.

You might also like