You are on page 1of 11

ANATOMIA FUNCIONAL DO APARELHO LOCOMOTOR

A anatomia a cincia que estuda e classifica e descreve as estruturas e rgos do corpo humano. Etimologicamente, deriva do grego Ana, repetir, e tomos, cortar; ou seja, da repetio de cortes na dissecao de cadveres.

A anatomia do movimento compreende trs sistemas: ossos, articulaes e msculos. O joelho ( na imagem) uma das partes do corpo mais castigada pelas leses.

Os ossos servem de proteco s partes moles e de ponto de insero da maioria dos msculos; enquanto rgos de mobilidade passiva, envolvem e preservam, parcialmente, os rgos internos mais fracos e relevantes. Existem trs classes de ossos a) longo, curto e plano. Por seu lado, os musclos b) podem ser de trs tipos, em funo da sua morfologia: longo, largo e curto.

ABDUO Movimento de uma extremidade que se separa da linha mdia do corpo. ADUO Movimento de uma extremidade em direco do corpo. EXTENSO Movimento de certas articulaes que aumenta o ngulo entre dois ossos adjacentes, como a extenso da perna, na qual se aumenta o ngulo entre o fmur e a tbia. FLEXO Movimento permitido por certas articulaes que diminui o ngulo entre dois ossos adjacentes, como a flexo do cotovelo, que diminui o ngulo entre o mero e o cbito.

No estudo anatmico consideram-se trs planos de movimento. O plano Anteroposterior, que divide o corpo em metade direita e metade esquerda, e cujos movimentos so visveis, de perfil ( por exemplo a extenso da cabea para trs). O plano frontal, que divide o corpo em zona anterior e posterior, e cujos movimentos so visveis de frente( abduo do ombro). E o plano transversal, que divide o corpo em parte superior e inferior, e cujos movimentos so visveis de cima ou de baixo (rotao do tronco direita ou esquerda).

Segmento da coluna vertebral, estrutura flexvel que constitui o eixo longitudinal do esqueleto e que no adulto consta de 24 vrtebras separadas e dispostas em linha recta desde a base do crnio at ao cccix.

A escoliose uma curvatura lateral da coluna que recebe diferentes nomes segundo a sua localizao e direco da convexidade (inclinao); pode ser herdada geneticamente ou ento produzida por um traumatismo que ocasiona um mau alinhamento no corrigido. A lardose, pe seu lado, implica uma exagerada curvatura para a frente da coluna lombar. A cifose caracteriza-se por um aumento para a frente da curvatura da coluna tracica que d como resultado uma proeminncia exagerada das omoplatas e a inclinao da cabea.

O ser humano mantm a sua posio erecta graas musculatura profunda da coluna vertebral, integrada pelos msculos intertranversos, interespinhosos e rotadores.

Todos eles de pequeno tamanho, desempenham uma funo esttica e devem ser estimulados de forma adequada, tonificando-os e alongando-os.

As articulaes invetebrais ou interapofisrias so de tipo artrodial(sem eixo de mobilidade). As superfcies articulares esto revestidas por uma cartilagem hialina; a sua mobilidade por unidade articular mnima, mas em conjunto tm grandes possibilidades de movimento. ARTICULAO Estrutura que permiteunir e mobilizar dois seguementos sseos. Distinguem-se trs tipos: sinartrose, anfiartrose e diartrose. As primeiras unem dois extremos sseos e so tpicas da cabea. As segundas tm pouca mobilidade e existem em vrtebras e na pbis, e as ltimas ( a maioria do corpo) so totalmente mveis e permitem o deslizamento, os movimentos circular e angular e a rotao.

Os msculos flexor e extensor exercem uma aco antagonista ou contrria. Nesta lmina de Pietro da Cortona, artista italiano do sc. XVII, podem apreciar-se os msculos e os nervos da perna esquerda. HIPEREXTENSO Posio em que se encontra uma articulao quando ultrapassa determinados graus. A extenso continua para alm da posio anatmica. HIPERFLEXO Flexo forada de uma extremidade a um grau maior que o normal. PRONAO Movimento de rotao do ante-brao que faz que a palma da mo se vire para baixo. SOPINAO Movimento de rotao do ante-brao que faz que a palma da mo se vire para cima,

A musculatura pr-vertebral, com a funo de realizar a hiperextenso cervical, composta pelos seguintes msculos: recto ventral da cabea, longo da cabea, longo do pescoo e recto lateral da cabea. Trata-se de msculos antagonistas dos extensores cervicais que tm por misso dar estabilidade e equilbrio coluna cervical.

A cabea uma parte do corpo que deve efectuar movimentos em todas as direces do espao. Os encarregados destes movimentos so os msculos do pescoo, entre os quais se destacam o externocleidomastoideu (rebordo anterior) e o trapzio (rebordo posterior).

Entre ambos os msculos fica definido um tringulo que tem como base a clavcula, denominado tringulo supraclavicular. CIMBRA Espasmo doloroso do msculo, geralmente do p, da perna ou da coxa, que ocorre quando os msculos so expostos a frio ou a calor intensos. Podem ser causados, tambm, por deficincias na dieta, como carncia de clcio, sdio ou vitamina B1. FIBRA MUSCULAR Unidade contrctil bsica em todas as actividades que implicam flectir, alongar, dobrar, etc. As fibras musculares podem ser de contraco rpida ou lenta. MSCULO Tecido composto por fibras contrcteis com a funo de mover diferentes partes e rgos do corpo. Os msculos so a unidade funcional do aparelho locomotor. Existem dois tipos bsicos segundo o seu aspecto: o estriado e o liso. MSCULO TENSO Expresso coloquial que significa carente de flexibilidade. Expresso errnea se aplicada a pessoas que realizam programas de treino com pesos, pois est claro que estes desportistas possuem flexibilidade.

A musculatura do trax composta pelos msculos da grelha costal. H msculos, como os inter-costais, que ocupam o espao entre duas costelas, criando uma camada muscular que une as costelas entre si, tornando a caixa um todo coerente. Outros no

possuem carcter sedimentrio e saltam diversas costelas; e tambm h alguns fora das costelas. O msculo triangular do externo, na parte interna das costelas, ajuda nos movimentos de respirao na fase de expirao.

Os msculos do abdmen classificam-se em trs grupos: Msculos anteriores do abdmen (recto anterior e piramidal); msculos posteriores do abdmen (quadrado lombar) e msculos laterais ou largos do abdmen (transverso, pequeno oblquo, grande oblquo). A tonicidade da musculatura da parede abdominal de vital importncia, dado que s existe estrutura ssea na sua parte posterior, representada pela coluna vertebral. Isso tem o inconveniente dos rgos do abdmen apresentarem uma menor proteco face a possveis traumatismos. Assim, a tonificao muscular da parede abdominal evitar alteraes da coluna vertebral e criar no abdmen as condies adequadas para manter os rgos na sua posio.

O diafragma o msculo, protagonista da respirao abdominal e da respirao torcica importante trabalhar as duas respiraes para melhorar a tonificao respiratria. Normalmente, ao respirar, o dimetro amplia-se mais horizontal que verticalmente. Desta forma, trabalhar-se-ia mais o componente vertical torcico. MSCULOS FIXADORES Msculos que fazem que determinadas partes do corpo se afirmem e sirvam de base para que outros grupos musculares realizem a sua funo. MSCULOS SINERGISTAS OU NEUTRALIZADORES Grupos musculares cuja a participao simultnea realiza o movimento na direco desejada. Tambm os msculos que, com funo antagonista o grupo muscular, se contraem simultaneamente para anular movimentos no desejados.

A musculatura da regio lomboelaca formada pelo quadrado lombar e pelo psoaelaco. So msculos profundos. O quadrado lombar est parcialmente coberto pelos paravertebrais lombares. Mais extremamente, est coberto pelo dorsal largo e com uma relao de proximidade com o psoa. Se toma como ponto fixo as lombares tem uma funo estabilizadora, esttica da coluna vertebral. O quadrado lombar e o psoa formam os arcos de origem do diafragma. O msculo psoaelaco uma anteversor que mobiliza articulao coxo-femural juntamente com os msculos pectneo e o msculo tensor da fascia lata. A funo do tensor a de dar estabilidade poro central do msculo. O psoaelaco um msculo bsico da fixao do eixo plvico. Os jogadores de futebol para realizarem qualquer gesto tcnico de chutar a bola devero fixar correctamente a musculatura plvica. INSERO Lugar de implantao de um msculo num osso. LIGAMENTO uma poro de tecido fibroso flexvel, branco e brilhante, que une as articulaes ou osso e cartilagens. So levemente elsticos e constitudos por fibras de colagnio dispostas paralelamente. TENDO

Faixa fibrosa, branca e brilhante que une um msculo a um osso ALONGAMENTO Extenso do msculo acima do seu tamanho em repouso, cuja tenso, neste estado, mantm o equilbrio contra foras externas. O alongamento sempre passivo. FLEXIBILIDADE Alcance do movimento em volta de uma articulao (flexibilidade esttica); oposio ou resistncia de uma articulao ao movimento.

You might also like