You are on page 1of 14

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

4. Efeitos e causas de harmnicas no sistema de energia eltrica

A anlise aqui feita baseia-se no texto da recomendao IEEE-519 [4.1] que trata de prticas e requisitos para o controle de harmnicas no sistema eltrico de potncia. No referido texto so identificadas diversas referncias especficas sobre os diferentes fenmenos abordados.

1. Efeitos de harmnicas em componentes do sistema eltrico

O grau com que harmnicas podem ser toleradas em um sistema de alimentao depende da susceptibilidade da carga (ou da fonte de potncia). Os equipamentos menos sensveis, geralmente, so os de aquecimento (carga resistiva), para os quais a forma de onda no relevante. Os mais sensveis so aqueles que, em seu projeto, assumem a existncia de uma alimentao senoidal como, por exemplo, equipamentos de comunicao e processamento de dados. No entanto, mesmo para as cargas de baixa susceptibilidade, a presena de harmnicas (de tenso ou de corrente) podem ser prejudiciais, produzindo maiores esforos nos componentes e isolantes.

1. Motores e geradores O maior efeito dos harmnicos em mquinas rotativas (induo e sncrona) o aumento do aquecimento devido ao aumento das perdas no ferro e no cobre. Afeta-se, assim, sua eficincia e o torque disponvel. Alm disso, tem-se um possvel aumento do rudo audvel, quando comparado com alimentao senoidal. Outro fenmeno a presena de harmnicos no fluxo, produzindo alteraes no acionamento, como componentes de torque que atuam no sentido oposto ao da fundamental, como ocorre com o 5o , 11o, 17o, etc. harmnicos. Isto significa que tanto o quinto componente, quanto o stimo induzem uma sexta harmnica no rotor. O mesmo ocorre com outros pares de componentes. O sobre-aquecimento que pode ser tolerado depende do tipo de rotor utilizado. Rotores bobinados so mais seriamente afetados do que os de gaiola. Os de gaiola profunda, por causa do efeito pelicular, que conduz a conduo da corrente para a superfcie do condutor em freqncias elevadas, produzem maior elevao de temperatura do que os de gaiola convencional. O efeito cumulativo do aumento das perdas reflete-se numa diminuio da eficincia e da vida til da mquina. A reduo na eficincia indicada na literatura como de 5 a 10% dos valores obtidos com uma alimentao senoidal. Este fato no se aplica a mquinas projetadas para alimentao a partir de inversores, mas apenas quelas de uso em alimentao direta da rede. Algumas componentes harmnicas, ou pares de componentes (por exemplo, 5a e 7a, produzindo uma resultante de 6a harmnica) podem estimular oscilaes mecnicas em sistemas turbinagerador ou motor-carga, devido a uma potencial excitao de ressonncias mecnicas. Isto pode levar a problemas de industriais como, por exemplo, na produo de fios, em que a preciso no acionamento elemento fundamental para a qualidade do produto.

1 de 14

3/3/2012 15:33

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

2. Transformadores Tambm neste caso tem-se um aumento nas perdas. Harmnicos na tenso aumentam as perdas ferro, enquanto harmnicos na corrente elevam as perdas cobre. A elevao das perdas cobre deve-se principalmente ao efeito pelicular, que implica numa reduo da rea efetivamente condutora medida que se eleva a frequncia da corrente. Normalmente as componentes harmnicas possuem amplitude reduzida, o que colabora para no tornar esses aumentos de perdas excessivos. No entanto, podem surgir situaes especficas (ressonncias, por exemplo) em que surjam componentes de alta freqncia e amplitude elevada. Alm disso o efeito das reatncias de disperso fica ampliado, uma vez que seu valor aumenta com a freqncia. Associada disperso existe ainda outro fator de perdas que se refere s correntes induzidas pelo fluxo disperso. Esta corrente manifesta-se nos enrolamentos, no ncleo, e nas peas metlicas adjacentes aos enrolamentos. Estas perdas crescem proporcionalmente ao quadrado da freqncia e da corrente. Tem-se ainda uma maior influncia das capacitncias parasitas (entre espiras e entre enrolamento) que podem realizar acoplamentos no desejados e, eventualmente, produzir ressonncias no prprio dispositivo.

3. Cabos de alimentao Em razo do efeito pelicular, que restringe a seco condutora para componentes de freqncia elevada, tambm os cabos de alimentao tm um aumento de perdas devido s harmnicas de corrente. Alm disso tem-se o chamado "efeito de proximidade", o qual relaciona um aumento na resistncia do condutor em funo do efeito dos campos magnticos produzidos pelos demais condutores colocados nas adjacncias. A figura 4.1 mostra curvas que indicam a seo transversal e o dimetro de condutores de cobre que devem ser utilizados para que o efeito pelicular no seja significativo (aumento menor que 1% na resistncia). Note que para 3kHz o mximo dimetro aconselhvel aproximadamente 1 ordem de grandeza menor do que para 50Hz. Ou seja, para frequncias acima de 3 kHz um condutor com dimetro maior do que 2,5 mm j comea a ser significativo em termos de eleito pelicular. Alm disso, caso os cabos sejam longos e os sistemas conectados tenham suas ressonncias excitadas pelas componentes harmnicas, podem aparecer elevadas sobre-tenses ao longo da linha, podendo danificar o cabo. Na figura 4.2 tem-se a resposta em freqncia, para uma entrada em tenso, de um cabo de 10 km de comprimento, com parmetros obtidos de um cabo trifsico 2 AWG, 6 kV. As curvas mostram o mdulo da tenso no final do cabo, ou seja, sobre a carga (do tipo RL). Dada a caracterstica indutiva da carga, esta comporta-se praticamente como um circuito aberto em frequncias elevadas. Quando o comprimento do cabo for igual a do comprimento de onda do sinal injetado, este "circuito aberto" no final da linha reflete-se como um curto-circuito na fonte. Isto repete-se para todos os mltiplos mpares desta freqncia. As duas curvas mostradas referem-se resposta em freqncia sem e com o efeito pelicular. Nota-se que considerando este efeito tem-se uma reduo na amplitude das ressonncias, devido ao maior amortecimento

2 de 14

3/3/2012 15:33

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

apresentado pelo cabo por causa do aumento de sua resistncia. Na figura 4.3 tem-se a perfil do mdula da tenso ao longo do cabo quando o sinal de entrada apresentar-se na primeira freqncia de ressonncia. Observe que a sobre-tenso na carga atinge quase 4 vezes a tenso de entrada (j considerando a ao do efeito pelicular). O valor mximo no ocorre exatamente sobre a carga porque ela no , efetivamente, um circuito aberto nesta freqncia de aproximadamente 2,3 kHz.

Figura 4.1 rea de seo e dimetro de fio de cobre que deve ser usado em funo da freqncia da corrente para que o aumento da resistncia seja menor que 1%.

Figura 4.2 Resposta em freqncia de cabo trifsico (10 km).

3 de 14

3/3/2012 15:33

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

Figura 4.3 Perfil de tenso ao longo do cabo na freqncia de ressonncia.

Na figura 4.4 tem-se a resposta no tempo de uma linha de 40 km (no incluindo o efeito pelicular), para uma entrada senoidal (50Hz), na qual existe uma componente de 1% da harmnica que coincide com a freqncia de ressonncia do sistema (11a). Observe como esta componente aparece ampificada sobre a carga. medida que aumenta o comprimento do cabo a ressonncia se d em freqncia mais baixa, aumentando a possibilidade de amplificar os harmnicos mais comuns do sistema.

Figura 4.4 Resposta no tempo de cabo de transmisso a uma entrada com componente na freqncia de ressonncia.

4. Capacitores O maior problema aqui a possibilidade de ocorrncia de ressonncias (excitadas pelas

4 de 14

3/3/2012 15:33

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

harmnicas), podendo produzir nveis excessivos de corrente e/ou de tenso. Alm disso, como a reatncia capacitiva diminui com a freqncia, tem-se um aumento nas correntes relativas s harmnicas presentes na tenso. As correntes de alta freqncia, que encontraro um caminho de menor impedncia pelos capacitores, elevaro as suas perdas hmicas. O decorrente aumento no aquecimento do dispositivo encurta a vida til do capacitor. A figura 4.5 mostra um exemplo de correo do fator de potncia de uma carga e que leva ocorrncia de ressonncia no sistema. Na figura 4.6 so mostradas as figuras relativas tenso e s correntes da fonte nos diferentes circuitos. Considere o circuito (a), no qual alimentada uma carga do tipo RL, apresentando um baixo fator de potncia. No circuito (b), inserido um capacitor que corrige o fator de potncia, como se observa pela forma da corrente mostrada na figura 4.6 (intermediria). Suponhamos que o sistema de alimentao possua uma reatncia indutiva, a qual interage com o capacitor e produz uma ressonncia srie (que conduz a um curto-circuito na frequncia de sintonia). Caso a tenso de alimentao possua uma componente nesta freqncia, esta harmnica ser amplificada. Isto observado na figura 4.6 (inferior), considerando a presena de uma componente de tenso de 5a harmnica, com 3% de amplitude. Observe a notvel amplificao na corrente, o que poderia produzir importantes efeitos sobre o sistema.

(a) (b) (c) Figura 4.5 Circuitos equivalentes para anlise de ressonncia da linha com capacitor de correo do fator de potncia.

5 de 14

3/3/2012 15:33

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

Figura 4.6 Formas de onda relativas aos circuitos da figura 4.5: (a) - superior; (b) - intermedirio; (c) - inferior. 5. Equipamentos eletrnicos Alguns equipamentos podem ser muito sensveis a distores na forma de onda de tenso. Por exemplo, se um aparelho utiliza os cruzamento com o zero (ou outros aspectos da onda de tenso) para realizar alguma ao, distores na forma de onda podem alterar, ou mesmo inviabilizar, seu funcionamento. Caso as harmnicas penetrem na alimentao do equipamento por meio de acoplamentos indutivos e capacitivos (que se tornam mais efetivos com a aumento da freqncia), eles podem tambm alterar o bom funcionamento do aparelho. 6. Aparelhos de medio Aparelhos de medio e instrumentao em geral so afetados por harmnicas, especialmente se ocorrerem ressonncias que afetam a grandeza medida. Dispositivos com discos de induo, como os medidores de energia, so sensveis a componentes harmnicas, podendo apresentar erros positivos ou negativos, dependendo do tipo de medidor e da harmnica presente. Em geral a distoro deve ser elevada (>20%) para produzir erro significativo. 7. Rels de proteo e fusveis Um aumento da corrente eficaz devida a harmnicas sempre provocar um maior aquecimento dos dispositivos pelos quais circula a corrente, podendo ocasionar uma reduo em sua vida til e, eventualmente, sua operao inadequada. Em termos dos rels de proteo no possvel definir completamente as respostas devido variedade

6 de 14

3/3/2012 15:33

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

de distores possveis e aos diferentes tipos de dispositivos existentes. A referncia [4.2] um estudo no qual se afirma que os rels de proteo geralmente no respondem a qualquer parmetro identificvel, tais como valores eficazes da grandeza de interesse ou a amplitude de sua componente fundamental. O desempenho de um rel considerando uma faixa de freqncias de entrada no uma indicao de como aquele componente responder a uma onda distorcida contendo aquelas mesmas componentes espectrais. Rels com mltiplas entradas so ainda mais imprevisveis. 2. Causas de distoro harmnica Sero apresentados a seguir equipamentos e fenmenos que produzem contominao harmnica no sistema eltrico. Quando se fizer referncia ao termo ideal, significa que est sendo desconsiderada os efeitos indutivos do sistema de alimentao, ou seja, considera-se a alimentao feita a partir de uma fonte ideal. 1. Conversores Sero vistos aqui alguns casos tpicos de componentes harmnicas produzidas por conversores eletrnicos de potncia, tais como retificadores e controladores CA. 1. Formas de onda em conversores ideais A figura 4.7 mostra um retificador a diodos alimentando uma carga do tipo RL, ou seja, que tende a consumir uma corrente constante, caso sua constante de tempo seja muito maior do que o perodo da rede. Na figuras 4.8 tem-se a forma de tenso de sada do retificador, numa situao ideal. Supondo uma corrente constante, sem ondulao sendo consumida pela carga, a forma de onda da corrente na entrada do retificador mostrada na figura 4.9. As amplitudes das componentes harmnicas deste sinal sinal seguem a equao (4.1)

(4.1) onde: h a ordem harmnica; k qualquer inteiro positivo; q o nmero de pulsos do circuito retificador (6, no exemplo).

7 de 14

3/3/2012 15:33

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

Figura 4.7 Circuito retificador trifsico, com carga RL.

Figura 4.8 Tenso de sada de retificador ideal.

Figura 4.9 Tenses e corrente de entrada com carga indutiva ideal e espectro da corrente. 2. A comutao

8 de 14

3/3/2012 15:33

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

Uma forma de corrente retangular como a suposta na figura 4.9 pressupe a no existncia de indutncias em seu caminho, ou ento uma fonte de tenso infinita, que garante a presena de tenso qualquer que seja a derivada da corrente. Na presena de indutncias, como mostrado na figura 4.10, no entanto, a transferncia de corrente de uma fase para outra no pode ser instantnea. Ao invs disso, existe um intervalo no qual estaro em conduo o diodo que est entrando e aquele que est em processo de desligamento. Isto configura um curto-circuito na entrada do retificador. A durao deste curto-circuito depende de quo rapidamente se d o crescimento da corrente pela fase que est entrando em conduo, ou seja, da diferena de tenso entre as fases que esto envolvidas na comutao.

Figura 4.10 Topologia de retificador trifsico, no-controlado, com carga indutiva . Formas de onda tpicas, indicando o fenmeno da comutao.

A figura 4.11 mostra um resultado experimental relativo a um retificador deste tipo. Neste caso a corrente no plana, mas apresenta uma ondulao determinada pelo filtro indutivo do lado CC. Mesmo neste caso pode-se notar que as transies da corrente de entrada no so instantneas e que durante as transies, nota-se uma perturbao na tenso na entrada do retificador. O valor intantneo desta tenso a mdia das tenses das fases que esto comutando, supondo iguais as indutncias da linha. Este "afundamento" da tenso chamado de "notching". Como se nota, a distoro na tenso ocorre devido distoro na corrente associada reatncia da linha.

9 de 14

3/3/2012 15:33

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

Figura 4.11 Distoro na tenso devido ao fenmeno de comutao. 3. Reator controlado a tiristores (RCT) A figura 4.12 mostra o circuito de um RCT, elemento utilizado para fazer controle de tenso no sistema eltrico. Isto feito pela sntese de uma reatncia equivalente, que varia entre 0 e L, em funo do intervalo de conduo do par de tiristores. A forma de onda da corrente, bem como seu espectro esto mostrados na figura 4.13. Observe a presena de harmnicos mpares. medida que o intervalo de conduo se reduz aumenta a THD da corrente.

Figura 4.12 Diagrama eltrico de RCT.

10 de 14

3/3/2012 15:33

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

Figura 4.13 Formas de onda e espectro da corrente em RCT.

A corrente obedece seguinte expresso:

(4.2)

a o ngulo de disparo do SCR, medido a partir do cruzamento da tenso com o zero. Vi o valor de pico da tenso. As componentes harmnicas (valor eficaz) so dadas pela equao (4.3), existindo para todas as componentes mpares. A figura 4.14 mostra o comportamento de algumas harmnicas em funo do ngulo a. Note que a terceira componente pode atingir quase 14% do valor da fundamental.

(4.3)

11 de 14

3/3/2012 15:33

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

Figura 4.14 Variao do valor eficaz de cada componente harmnica em relao fundamental. 4. Forno de arco As harmnicas produzidas por um forno de arco, usado na produo de ao, so imprevisveis devida variao aleatria do arco. A corrente do arco no-peridica e sua anlise revela um espectro contnuo, incluindo harmnicas de ordem inteira e fracionria. Entretanto, medies indicam que harmnicas inteiras entre a 2a e a 7a predominam sobre as demais, sendo que sua amplitude decai com a ordem. Quando o forno atua no refino do material, a forma de onda se torna simtrica, desaparecendo as harmnicas pares. Na fase de fuso, tipicamente, as componentes harmnicas apresentam amplitude de at 8% da fundamental, enquanto no refino valores tpicos so em torno de 2%. 5. Retificadores com filtro capacitivo Conforme j foi visto, a grande parte dos equipamentos eletrnicos possuem um estgio de entrada constitudo por um retificador monofsico com filtro capacitivo. este tipo de circuito produz na rede correntes de forma impulsiva, centrados aproximadamente no pico da onda senoidal. O circuito est mostrado na figura 4.15. Na figura 4.16 tem-se formas de onda da tenso e da corrente, obtidas por simulao, bem como o espectro da corrente. Nota-se a grande amplitude das harmnicas, produzindo, certamente, uma elevada THD. Situao semelhante ocorre com entrada trifsica, quando so observados 2 impulsos de corrente em cada semi-ciclo, como mostra a figura 4.17. Nota-se, mais uma vez, a significativa distoro que pode ocorrer na forma da tenso devido queda de tenso que ocorre na reatncia da linha.

12 de 14

3/3/2012 15:33

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

Figura 4.15 Retificador monofsico com filtro capacitivo.

(a) (b) Figura 4.16 (a)Corrente de entrada e tenso de alimentao de retificador alimentando filtro capacitivo. (b) Espectro da corrente.

13 de 14

3/3/2012 15:33

Efeito de harmnicas em componentes do sistema de energia eltrica

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/harmo/fpcap4/cap4.html

Figura 4.17 Tenso na entrada (superior) e corrente de linha (inferior) em retificador trifsico com filtro capacitivo.

3. Referncias bibliogrficas

[4.1] "IEEE Recommended Practices and Requirements for Harmonic Control in Electric Power Systems." Project IEEE-519. October 1991. [4.2] "Sine-wave Distortions in Power Systems and the Impact on Protective Relaying." Report prepared by the Power System Relaying Committee of the IEEE Power Engineering Society. Novembro 1982.

14 de 14

3/3/2012 15:33

You might also like