You are on page 1of 117

Estudo de funes

O Conceito de Funo Exemplo 1 Considere uma caixa d' gua cbica com base de 4 m2 de rea. Uma torneira aberta despeja gua a uma "velocidade" de 0.5 m3/h . A que altura estar o nvel de gua 1h depois? E depois de 2 horas? E depois de 3 horas? Em primeiro lugar, note que o volume, assim como a altura do nvel da gua, varia com o tempo. Sabemos tambm que o volume de gua na caixa d' gua em qualquer instante de tempo igual a rea da base da caixa vezes a altura do nvel da gua. Assim, denotando-se por V(t) e h(t) o volume e a altura do nvel da gua, respectivamente, num certo instante de tempo t teremos: V(t) = 4h(t) Por outro lado, o volume de gua que entrou at o instante t igual velocidade vezes o tempo percorrido (no nosso caso t horas), isto : V(t) = t/2 Igualando as identidades acima obteremos: h(t) = t/8 Esta equao fornece a altura do nvel da gua em cada instante de tempo t. Portanto, para determinarmos a altura do nvel da gua para t =1 h, t =2 h, t =3 h, ..., basta substituirmos t , na equao acima pelo valor desejado. Dizemos que a altura do nvel da gua depende ou uma funo do tempo. Essa dependncia pode ser expressa em notao funcional pela expresso h(t)=t/8 que chamada de representao analtica da funo. Uma funo matemtica , essencialmente, uma forma especial de se fazer uma correspondncia entre elementos de dois conjuntos. Sejam D e I dois conjuntos quaisquer. Uma funo f definida em D uma regra ou lei de correspondncia que associa a cada elemento do conjunto D um nico elemento do conjunto I . Em particular, se os conjuntos D e I forem conjuntos de nmeros reais, a cada nmero real x de D , deve corresponder, pela f, um nico nmero real y em I . O conjunto D dos valores permitidos para x chama-se domnio da funo e o conjunto dos valores correspondentes de y chama-se imagem da funo. O conjunto imagem, portanto, um subconjunto de I . O conjunto I denominado contradomnio de f .

Costuma-se chamar x de varivel independente, porque ela livre para assumir qualquer valor do domnio e chamar y de varivel dependente, porque o seu valor depende da escolha de x . Observe que, na definio de funo, exigimos que a cada elemento do domnio, seja associado um nico (um e apenas um) elemento da imagem. A razo dessa exigncia no se deve a nenhuma restrio matemtica. uma conveno que tem por origem as descries de fenmenos fsicos e biolgicos que so feitas por funes do tempo, ou seja, funes cuja varivel independente o tempo. O tempo, como os fsicos o concebem, uma grandeza montona estritamente crescente, isto , que no volta nunca para trs e, portanto, as relaes que descrevem fenmenos fsicos, associam a cada tempo um s evento dando origem definio de funo na forma como a entendemos hoje. Podemos representar uma funo por uma tabela, por uma expresso matemtica do tipo y = f(x), ou por um grfico. Devido importncia da representao grfica de uma funo, iremos estud-la com mais detalhes na prximo seco. A distncia entre dois pontos do plano pode ser definida como uma funo d que a cada par de pontos P1 e P2 e associa um nmero real positivo, d(P1,P2), com as seguintes propriedades:

0 d(P1,P2) e d(P1,P2) = 0 se e s se P1 = P2 d(P1,P2) = d(P2,P1) (Simetria) d(P1,P2) d(P1,P3) + d(P3,P2) , onde P3 um ponto qualquer do plano. (Desigualdade Triangular)

Essas condies traduzem em linguagem matemtica as propriedades que, intuitivamente, esperamos de uma funo que sirva para medir distncias, isto :

A distncia entre dois pontos deve ser sempre positiva e s se deve anular quando os pontos coincidirem. A distncia medida de um ponto P1 at um ponto P2 deve ser a mesma, quer essa medida seja feita de P1 a P2 ou de P2 a P1 . A terceira propriedade diz-nos simplesmente que, dados trs pontos no plano, qualquer lado do tringulo por eles formado menor que a soma dos outros dois. Por isso, a desigualdade que traduz essa condio chamada desigualdade triangular. (Em que caso vale a igualdade?)

Num Sistema de Coordenadas Cartesianas, a funo que usualmente empregamos para medir a distncia entre dois pontos P1 e P2 de coordenadas (x1, y1) e (x2, y2), respectivamente, dada pela frmula

d(P1,P2) = d ((x1, y1), (x2, y2)) =

que uma decorrncia do Teorema de Pitgoras da Geometria Euclidiana Plana e, por isso, chamada de distncia Euclidiana.

Verifique que a funo que define a distncia Euclidiana no plano, satisfaz as trs condies dadas acima e, portanto, uma boa funo para medir distncias. Qual o seu domnio e qual a sua imagem?

Existem outras funes que satisfazem as propriedades acima e que, portanto, podem ser empregadas para medir distncias no plano.

Verifique que a funo d1(P1,P2) = d1((x1, y1 ), (x2, y2)) = | x1 - x2 | + | y1 - y2 | pode ser utilizada para medir distncias no plano.

Repare que, enquanto a distncia euclidiana nos fornece o caminho mais curto entre dois pontos quaisquer do plano, medindo o segmento de recta que os une, a distncia d1 representa a soma da medida dos catetos do tringulo formado pelos pontos (x1, y1 ), (x1, y2) e (x2, y2), isto , " contorna o quarteiro " como faria um motorista de txi para ir do ponto A de coordenadas (x1, y1 ) at um ponto B de coordenadas (x2, y2), veja a figura abaixo:

Uma vez que tenhamos escolhido uma funo para medir distncias, podemos definir a circunferncia como o lugar geomtrico dos pontos que equidistam de um ponto fixo C. O ponto fixo chamado centro da circunferncia e a distncia de qualquer dos seus pontos ao centro o raio dessa circunferncia. Exemplo 2 A rea da regio pintada limitada pelas rectas y = x, x = z e o eixo x, conforme mostrado na figura abaixo.

Observe a animao abaixo, para ver que esta rea depende da escolha de z .

Neste caso, como a figura acima um tringulo retngulo e issceles, a sua rea dada pela frmula 2 / 2) A(z) = (z H algumas propriedades das funes que iremos tentar explicar na seco de grficos de funes, mas que enunciamos agora. Dizemos que uma recta uma assntota ao grfico de uma funo quando, medida que um ponto se move ao longo da curva, a distncia desse ponto recta aproxima-se de zero indefinidamente, sem nunca chegar a zero. Uma funo dita par se f(-x) = f(x) para todo x do seu domnio e dita mpar se f(-x) = -f(x) para todo x do seu domnio. Nos dois casos entende-se que -x est no domnio de f toda a vez que x est. Uma funo f dita crescente, quando f(x) cresce medida que x cresce. Essa condio deve valer para todo x no domnio de f. Quando essa condio vale somente para os valores de x num determinado intervalo, diz-se que f crescente naquele intervalo. Uma funo f dita decrescente, quando f(x) decresce medida que x cresce. Essa condio deve valer para todo x no domnio de f . Quando essa condio vale somente para os valores de x num determinado intervalo, diz-se que f decrescente naquele intervalo.

Funes Inversas

Em muitos problemas necessrio desfazer um procedimento ou refazer uma sequncia de passos, desfazendo o que foi feito em cada etapa, na ordem inversa. Qual o procedimento inverso de:

Abrir uma porta? Calar os sapatos? Somar dois? Dividir por quatro? Multiplicar por meio?

Elevar ao quadrado? sempre possvel determinar o procedimento inverso?

Dada uma funo arbitrria y = f(x) , podemos querer determinar x como funo de y , isto , a partir da funo y = f(x) determinar x = g(y) . Nesse caso, dizemos que f e g so funes inversas. Como g deve "desfazer ou anular" o efeito de f , temos tambm que f o g(x) = x e g o f(x) = x Funes Biunvocas sempre possvel determinar a inversa de uma funo? J vimos que uma funo f uma lei de correspondncia que a cada ponto x do seu domnio associa exactamente um ponto y na sua imagem. Suponhamos que esta funo seja tal que, para cada y na sua imagem, exista exactamente um x do seu domnio tal que y = f(x) .Tais funes so ditas biunvocas . Se uma funo f biunvoca a equao y = f(x) pode ser resolvida para x , ou seja, possvel determinar a funo g tal que x = g(y) . Neste caso, f invertvel e g a funo inversa de f . Uma funo f biunvoca se f(x1) f(x2) toda a vez que x1 x2 , qualquer que sejam x1 e x2 no domnio de f . Uma funo f , biunvoca, tambm invertvel e a sua inversa uma funo g calculada da seguinte maneira: x = g(y) <=> y = f(x) . Qual o domnio de g ? Qual a sua imagem?

Que funo esta ?

Considere as funes f1(x) =

e f2(x) = x2 .

Qual o maior domnio dessas duas funes ?

Calcule a funo h = f2 o f1 .

Qual o maior domnio dessa nova funo?

Considere, agora, a funo f(x) =

Qual o domnio dessa funo? Para responder a essa pergunta, observe o grfico da funo f traado abaixo:

As funes f e h so iguais ? verdade que se f e h so funes inversas tem-se que f(g(x)) = x e g(f(x)) = x ? Para que valores de x valem essas identidades? O que se pode concluir dos exemplos acima?

Grficos de Funes Inversas


J vimos que uma curva plana ser o grfico de uma funo y = f(x) se uma recta vertical s intercetar essa curva em um nico ponto e vimos que uma funo ser invertvel se for biunvoca, isto , se para cada y na imagem de f existir um nico x no seu domnio tal que y = f(x) .

O que significa geometricamente essa condio?

Para responder a essa pergunta, observe os exemplos abaixo:

Exemplo 1 (x - 2)3 em [-1, 1];

Exemplo 2 x2 em [-2, 2];

Exemplo 3 1 em [-2, 2] ;

Exemplo 4 x2 em [-1, 0];

Quais das funes acima so biunvocas e portanto invertveis, no intervalo considerado? O que podemos afirmar a respeito dos seus grficos?

Se f e g so funes inversas ento temos que y = f(x) <=> x = g(y) Por outras palavras, o ponto (x, y) est no grfico de f se, e s se, o ponto (y, x) est no grfico de g.

Qual o significado geomtrico da afirmao acima?

A recta y = x formada pelos pontos que tm abcissa igual ordenada. Dado um ponto qualquer (x, y) do plano, o ponto (y, x) o seu simtrico isto , a sua imagem espelhada em relao a esta recta. Por outras palavras, a recta y = x a mediatriz do segmento que liga (x, y) a (y, x) . Veja o grfico abaixo:

Assim, podemos obter o grfico de uma funo a partir do grfico da sua inversa e vice-versa, reflectindo cada um dos pontos de um dos grficos em relao recta y = x , como mostrado abaixo.

As funes Seno e Cosseno


Vimos que a funo E(t), definida na Seco Funo de Euler associa a cada nmero real t, um ponto (x,y) do crculo trigonomtrico S1, isto E(t) = (x,y), onde x2 + y2 = 1. Definimos cos t como sendo a abcissa do ponto E(t) e sen t como a sua ordenada, ou seja: cos t = x sen t = y como mostrado na figura abaixo:

Todas as propriedades das funes seno e co-seno decorrem dessa definio. A definio da medida de um ngulo em radianos permite estabelecer a ligao entre seno e co-seno de um nmero real e de seno e co-seno de um ngulo. Assim, quando o nmero real t est entre 0 e /2, ento cos t = cos e sen t = sen , onde o ngulo cuja medida, em radianos, t. As funes seno e co-seno adquiriram uma importncia especial na matemtica, a partir do sculo passado, quando o matemtico francs Joseph Fourier, estudando o fenmeno da transmisso do calor, mostrou que qualquer funo, sob determinadas hipteses razoveis, pode ser obtida como o limite de uma srie cujos termos so senos e/ou co-senos. Este facto fundamentou o desenvolvimento de um ramo da matemtica, hoje chamado Anlise Harmnica.

Propriedades principais e outras funes trigonomtricas Na figura abaixo, esto marcados os ngulos AB, AC, AD, AE. Em funo das coordenadas dos pontos B, C, D, E, podemos tirar concluses acerca dos sinais das funes seno e co-seno.

1. Quadrante 2. Quadrante 3. Quadrante 4. Quadrante seno + + + co-seno +

Podemos tambm concluir que para qualquer ngulo , sin() = - sin(-) e cos() = cos(-).

Considere agora um crculo unitrio, e seja A o seu ponto de interseco com o sentido positivo do eixo das abcissas e B um ponto qualquer sobre ele.

Seja = AB. Para cos() 0, define-se a tangente do ngulo , como

= AT

Se o crculo no for unitrio, este valor muda? Por qu?

Consideremos ainda na figura acima o ngulo = AB. Na figura abaixo, = AB e = AC. Suponha ainda que o crculo seja unitrio e que + = /2.

Ento podemos concluir que: sin() = cos()

sin() = cos()

Grficos interactivos
Funes de Potncias Funes Trigonomtricas Funes Exponenciais e Logartmicas Funes de potncias

Funes de potncias

Funes de potncias

Funes de potncias

Funes de potncias

Funes de potncias

Funes de potncias

Funes de potncias

Funes de potncias

Funes de potncias

Funes trigonomtricas

Funes trigonomtricas

Funes trigonomtricas

Funes trigonomtricas

Funes trigonomtricas Funes trigonomtricas

Funes trigonomtricas

Funes exponenciais e logartmicas

Funes exponenciais e logartmicas

Funes exponenciais e logartmicas

Funes exponenciais e logartmicas

Funes exponenciais e logartmicas

Funes exponenciais e logartmicas

Funes exponenciais e logartmicas

Funes exponenciais e logartmicas

Funes exponenciais e logartmicas

Polinmios

Um polinmio de grau n uma funo da forma p(x) = anxn + an-1xn-1 +...+ a2x2 + a1x + a0 onde os coeficientes a0, a1,..., an so nmeros reais conhecidos, an 0 e n um nmero natural. Polinmios aparecem na resoluo de muitos problemas, por isso importante estudlos com um pouco mais de cuidado.

A funo linear afim y = ax + b, cujo grfico uma recta, e a funo quadrtica y = ax2 + bx + c, cujo grfico uma parbola, so exemplos de polinmios de primeiro grau e de segundo grau, respectivamente. O polinmio de grau zero uma funo constante. Cada uma das parcelas aixi de um polinmio, chamada monmio de grau i.

Dado um polinmio p(x) = anxn + an-1xn-1 +...+ a2x2 + a1x + a0, qual o significado geomtrico da constante a0? O que se pode afirmar quando a0 = 0?

Para descobrir a resposta aos itens anteriores, no polinmio y = 2x4 - 3x3 -4x2 -1x + 2 cujo grfico dado abaixo, foi alterado o valor da constante a0. Verifique o efeito que esta mudana acarreta no grfico da funo. a0 = 2, -10, 20, -20, 10

Os exemplos mais simples de polinmios so as funes de potncias da forma 1, x, x2, ..., xn . Abaixo, esto traados em conjunto os grficos das seguintes funes potncia de grau mpar f(x) = x3 , g(x) = x5 , h(x) = x7

Quais so as principais caractersticas dos grficos dessas funes? Observando os grficos acima, o que voc pode concluir a respeito do

e do

, se n mpar ?

Este facto pode ser generalizado? (Isto , se p(x) um polinmio de grau mpar, o que acontece com os valores de p(x) quando x tende para + ? E quando x tende para -?) (A anlise grfica, feita abaixo, poder ajud-lo a responder a essa pergunta.)

Observe os grficos das funes y = x9 e y = x9 +3x6 + 7x4 - x traados juntamente.

O que se pode afirmar em relao ao comportamento dessas duas funes medida que x cresce, em valor absoluto? Qual o limite dessas duas funes quando x tende para + ? E quando x tende para -? Este facto pode ser generalizado, isto , um polinmio de grau mpar comportase como o seu monmio de maior grau quando x cresce, em valor absoluto? Se p(x) um polinmio de grau mpar o que se pode concluir a respeito do limite de p(x) quando |x|?

Abaixo esto traados em conjunto os grficos das seguintes funes de potncia de grau par f(x) = x2 , g(x) = x4 , h(x) = x6 e i(x) = x8

Observando os grficos traados, o que pode concluir a respeito do

e do , se n par ? Este facto pode ser generalizado? (Isto , se p(x) um polinmio de grau par, o que acontece com os valores de p(x) quando x tende para + ? E quando x tende para - ? ).

Para responder a essa pergunta vamos fazer a mesma anlise grfica que utilizamos para estudar o comportamento no infinito dos polinmios de grau mpar. Examine, abaixo, os grficos das funes y = x10 e y = x10 +3x7 + 7x4,

Para x variando num intervalo muito grande, impossvel distinguir esses dois grficos.

Este facto pode ser generalizado? Isto , um polinmio de grau par comporta-se como o seu monmio de maior grau, quando x cresce em valor absoluto? Se p(x) um polinmio de grau par o que se pode concluir a respeito do limite de p(x) quando |x|?

Observe a animao abaixo onde so traados os grficos das funes y = xn para n de 2 at 20 no intervalo [0,1].

Explique porque que, medida que n cresce, esta sequncia de grficos se aproxima da recta y = 0.

Este mesmo comportamento verifica-se no intervalo [1,2]? O que acontece, nesse intervalo, com os grficos dessas funes, medida que n cresce? (Observe a animao abaixo.)

Considere a funo y = ax2 + bx3 . Abaixo, traamos o grfico dessa funo para b =1 e a = 1, a = 2 , a = 3, a = 10

Observe as mudanas que ocorrem no grfico desta funo. Repetimos o procedimento, agora para a = 1 e b = 0.2, b = 0.3, b = 0.001.

Dos exemplos anteriores, podemos concluir que, dependendo do tamanho relativo das constantes a e b , existe um intervalo em que a funo y = ax2 + bx3 se comporta como x2.

Como determinar os extremos de um polinmio de terceiro grau? Determinar os extremos (mximos e/ou mnimos) de uma funo um problema de primordial importncia, tanto em matemtica como na vida real. Problemas do tipo:

Como determinar a velocidade inicial mnima para que um projctil possa escapar da atraco gravitacional da Terra? Como determinar o mnimo de material a ser gasto no fabrico de uma lata cilndrica de volume fixo? Como determinar as dimenses da haste rectangular mais rgida que se pode fabricar de um tronco cilndrico de raio dado?

A princpio, conhecendo-se o grfico da funo que modela o fenmeno que se quer estudar, fcil localizar visualmente os seus mximos ou mnimos no intervalo considerado. Esta afirmao exemplificada, na figura abaixo, onde est traado o grfico da funo f(x) = x(20 - 2x)2 no intervalo [0, 10] .

Este mtodo extremamente impreciso e pode-nos levar a resultados enganosos. Examine, por exemplo, os grficos abaixo, onde usamos intervalos diferentes para traar o grfico da funo y = 50sin (x) + 0.5sin (50x). x varia entre - e .

x varia entre 1 e 2.

Qual o mximo global desta funo no intervalo [-, ]?

Dizemos que um ponto (x0, f(x0)) um ponto mximo (mnimo) relativo ou local de uma funo f, quando f(x0) o maior (menor) valor da funo em qualquer intervalo em torno de x0 .Por outras palavras, (x0, f(x0)) um ponto de mximo (mnimo) relativo da funo f, se f(x0) o maior (menor) valor da funo, numa certa vizinhana de x0.

Observando o primeiro grfico que traamos, poderamos concluir que a funo dada tem somente um mximo e um mnimo relativos no intervalo [-, ], o que uma concluso completamente falsa, como mostra o segundo grfico. Na Seco Funes Quadrticas - Parbolas, completando o quadrado da expresso ax2 + bx + c, foi possvel determinar, facilmente, o vrtice da parbola dada pela equao f(x) = ax2 + bx + c. Dependendo do sinal de a, o vrtice assim calculado pode ser um mximo ou um mnimo global da funo quadrtica. Este resultado foi usado para resolver vrios problemas envolvendo a determinao de mximos e mnimos. Como desenvolver um mtodo, baseado em ideias geomtricas, para determinar os extremos relativos de um polinmio do terceiro grau, sem fazer uso de resultados do Clculo? Sabemos que a funo y = Ax3 sempre crescente (quando A > 0), ou sempre decrescente (A < 0) e que o eixo x tangencia o grfico desta funo no ponto (0,0). Este polinmio, portanto, no tem nem mximos, nem mnimos locais. O ponto (0,0) dito um ponto de inflexo da funo, pois a concavidade da curva muda de sentido, neste ponto. Veja este comportamento evidenciado nos grficos abaixo. y = x3

y = -x3

O grfico da funo y = A(x - B)3 + C pode ser obtido a partir do grfico de y = Ax3 por meio de duas translaes, uma na direco vertical outra, na horizontal, e portanto, apresenta o mesmo comportamento descrito acima, com ponto de inflexo localizado em (B, C). Veja os exemplos abaixo: y = 3(x - 2)3 + 10

y = -2(x + 4)3 - 20

Observe, agora, os grficos das funes y = 2x2(x - 4) e y = -4x2(x + 3). y = 2x2(x - 4)

y = -4x2(x + 3)

Estas funes tm dois extremos relativos (um mximo e um mnimo), um dos quais localizado no ponto (0,0), onde o eixo x tangencia o seu grfico.

Se A > 0, o e o . Desses limites podemos concluir que funes deste tipo crescem at atingir o seu mximo, depois decrescem at o seu mnimo e, a partir da, voltam a crescer ilimitadamente.

Se

<

ocorre

contrrio,

isto

e a funo decresce at atingir o seu mnimo, depois cresce at atingir o mximo, voltando a decrescer, ilimitadamente, a partir da. Funes do tipo y = Ax2(x - B)+ C comportam-se como as estudadas nos dois exemplos anteriores, pois os seus grficos podem ser obtidos a partir daqueles, por meio de uma translao na direco vertical. Nesse caso, um dos seus extremos relativos estar localizado no ponto (0, C). Dependendo dos sinais de A e de B, este extremo ser um mximo ou um mnimo relativo da funo considerada. Expandindo-se as expresses A(x - B)3 + C e Ax2(x - B)+ C , que aparecem nas definies das funes estudadas acima, obtemos, no primeiro caso, Ax3 - 3ABx2 + 3AB2x - AB3 + C e no segundo caso

Ax3 - ABx2 + C que so casos particulares do polinmio geral do terceiro grau y =Ax3 + Bx2 + Cx + D. Estes ltimos polinmios comportam-se como y = Ax3 ou, como y = Ax2(x - B). No primeiro caso, sero sempre crescentes (A > 0), ou sempre decrescentes (A < 0) e tero um ponto de inflexo. Por meio de translaes possvel fazer com que este ponto de inflexo coincida com a origem do sistema de coordenadas. No segundo caso, estes polinmios tero um ponto de mximo local e um ponto de mnimo local, de coordenadas (x1, f(x1)) e (x2, f(x2)), respectivamente. Se A > 0, temos que (x2 <x1). Se A < 0, ento (x1 < x2). Por meio de translaes possvel fazer com que um desses extremos coincida com a origem. Funo Linear Afim - Equao de Rectas

A funo y = mx + b Como foi visto no Exemplo 1 da seco Conceito de Funo, a funo h(t) que fornece o nvel da gua na caixa de gua para qualquer instante de tempo t , pode ser representada graficamente por uma recta. De um modo geral, o grfico cartesiano de uma funo da forma f(x) = mx + b representado por uma recta no vertical de equao: y = mx + b Neste caso, diz-se que a funo f(x) = mx + b uma funo linear afim. Observe, abaixo, grficos da funo y = mx + b para b=0 e m = 1 , 2 -2 , -0.5 , respectivamente.

O que se pode afirmar a respeito da recta y = mx + b quando b=0 ? O que se pode afirmar a respeito da recta y = mx + b quando m positivo? E quando m negativo? E quando m zero?

Observe a animao abaixo, para descobrir o que acontece com a famlia de rectas y = mx quando a constante, tomada como parmetro, varia?

Qual o significado geomtrico da constante m ?

Abaixo esto traados grficos de funes do tipo y=mx+b para m =1 e b = 1 , -1 e 0 .

Qual o significado geomtrico da constante b?

Observe a animao abaixo, para descobrir o que acontece com a famlia de rectas y = mx + b, quando a constante b, tomada como parmetro, varia?

Qual a caracterstica geomtrica da famlia de rectas obtida considerando-se vrios valores para b na funo f(x) = mx + b ?

A constante b chama-se coeficiente linear ou interseco y da recta y = mx + b e a constante m chamada declive ou coeficiente angular dessa recta.

O que representa o ponto onde a recta y = mx + b corta o eixo x? Para que valores de x, y positivo? Para que valores, negativo?

Interpretao geomtrica do Coeficiente angular de uma recta Consideremos dois pontos (x0, y0) e (x1, y1) pertencentes mesma recta y = mx + b . Temos ento que y0 = mx0 + b e y1 = mx1 + b . Dessas duas equaes possvel encontrar o valor de m em funo de x0, x1, y0, y1. De facto, da segue que:

m= Esta ltima expresso pode ser interpretada geometricamente, como a tangente do ngulo que a recta y = mx + b faz com o eixo x . Veja o grfico abaixo.

Do grfico acima tambm conclumos que:

m = tg() = Funes Um pouco de Histria Logartmicas e Exponenciais

No incio do sculo XVII, a cincia na Europa deixava de ser especulativa e baseava-se cada vez mais em experincias concretas. O progresso nos diversos campos do conhecimento exigia uma teoria digna de crdito e, para isso, medies mais acuradas e operaes algbricas mais sofisticadas eram necessrias. Uma das grandes dificuldades, dessa poca, residia no facto de que todas as contas eram feitas manualmente. Somar grandes quantidades e, principalmente, multiplicar nmeros gigantescos eram tarefas nada fceis. A multiplicao de dois nmeros de cinco algarismos, por exemplo, envolve 25 multiplicaes e uma adio! Um dos mtodos utilizados para efectuar grandes multiplicaes era o uso de tbuas de funes trigonomtricas, conhecidas desde os tempos de Ptolomeu (sc. II D.C.), operadas da maneira descrita abaixo. Para multiplicar dois nmeros a e b, primeiramente mudava-se a posio relativas das vrgulas e dos sinais at que os nmeros a e b ficassem entre 0 e 1, ento, procurava-se na tbua ngulos e tais que sen() = a e cos() = b. Aplicando-se a frmula sen( + ) + sen( - ) = sen().cos() obtinha-se, usando as tbuas trigonomtricas, os valores de sen( + ) e de sen( - ) e da, o produto desejado.

Uma outra ideia seria a de fazer uma tbua de multiplicaes mas, tal tbua, para nmeros naturais de 1 a 10.000.000, exigiria meio trilho de multiplicaes, o que para ser efectuado tomaria muito tempo. (Cerca de 600000 mil anos base de 1/2 minuto por conta, sem dormir e sem comer, sem ir ao WC e sem namorar). Usando a ideia bsica das tbuas trigonomtricas de transformar multiplicaes em somas, Napier construiu, em 1614, a primeira tbua de logaritmos, que listava os logaritmos dos nmeros maiores do que 1, numa enorme tabela. O sucesso do projecto de Napier foi de grande ajuda para pessoas como Johann Kepler, cujas anlises de observaes astronmicas exigiam clculos laboriosos. Os logaritmos gozam da seguinte propriedade operatria: log(ab) = log a + log b o que possibilitava que grandes multiplicaes fossem efectuadas com esforo mnimo e ainda removia muitas das dificuldades do processo trigonomtrico, possibilitando, por exemplo, a multiplicao de trs ou mais factores, sem muito trabalho. Essas tabelas deram origem s famosas rguas de clculo que eram usadas por engenheiros, fsicos e economistas at o incio da dcada de 70, quando a popularizao dos computadores e das mquinas de calcular tornou completamente obsoletas tanto as ditas rguas, como as famigeradas tabelas. Hoje em dia, os logaritmos no so utilizados, explicitamente, para clculos corriqueiros e no faz sentido aprender ou ensinar o uso das tais tbuas. A funo logaritmo, que estudaremos a seguir, continua, no entanto, mantendo a sua importncia terica no estudo das funes reais e das equaces diferenciais. Funes Racionais

Os polinmios podem ser, evidentemente, multiplicados por constantes, somados, subtrados e multiplicados, e os resultados sero novamente polinmios. No entanto, se dividirmos polinmios nem sempre obteremos outro polinmio. Esse quociente chamado funo racional, isto , uma funo racional f(x) do tipo f(x) = n(x) / d(x), onde n(x) e d(x) so polinmios. Se o denominador d(x) fr uma constante no nula, esse quociente ser ele prprio um polinmio. Assim, os polinmios esto includos entre as funes racionais. Evidentemente, nos pontos onde d(x) = 0 a funo f no est definida e, portanto, o maior domnio possvel de uma funo racional constitudo pelo conjunto dos nmeros reais exceptuando-se esses pontos. Os zeros de d(x) so chamados plos ou pontos singulares da funo f .

Como os polinmios, as funes racionais apresentam um comportamento caracterstico quando x cresce em valor absoluto. Alm disso importante, tambm, estudar o comportamento dessas funes em torno dos seus pontos singulares pois, em redor desses pontos, podem ocorrer mudanas bruscas de sinal e crescimentos ilimitados. So esses pontos ainda, que do origem s assntotas verticais do grfico de uma funo, caso essas assntotas existam. O objectivo desta seco estudar o comportamento de uma funo racional em torno dos seus pontos singulares e tambm o seu comportamento no infinito. Analisaremos, separadamente, os casos em que o grau do numerador menor, igual e maior que o grau do denominador. De um modo geral se o grau do numerador fr maior ou igual ao grau do denominador, podemos escrever n(x) = d(x) q(x) + r(x) onde o grau de r(x) menor que o grau de d(x), o que nos d : f(x) = q(x) + r(x) / d(x) Essa forma de exprimir a funo f(x) ideal para estudarmos o seu comportamento no infinito. Como o grau do denominador da segunda parcela maior do que o do numerador, este termo tende para zero quando |x|, o que nos leva a concluir que

, isto , o polinmio f comporta-se como q, para grandes valores de x, em valor absoluto. Neste caso, dizemos que o grfico de f(x) assinttico ao grfico de q(x). Por outras palavras, medida que x cresce, em valor absoluto, o grfico de f(x) aproxima-se cada vez mais do grfico de q(x), sem nunca atingi-lo. Se o grfico de q(x) for uma recta, dizemos que esta recta uma assntota ao grfico de f. Vamos, a seguir, examinar alguns exemplos. Exemplo 1 Observe abaixo os grficos das funes y =1/x e y =1/x2 , respectivamente:

Repare que, nos dois casos, o plo das duas funes o ponto x = 0 e que os valores das duas funes se tornam ilimitados quando x se aproxima de 0. (A recta y = 0 uma assntota vertical ao grfico das funes). Alm disso, nos dois casos,

e, portanto, a recta x = 0 uma assntota horizontal ao grfico dessas funes. Este comportamento tpico das funes racionais cujo grau do numerador menor do que o grau do denominador. Para ilustrar esta afirmao, examinemos um outro exemplo. Exemplo 2

Considere a funo

Qual o seu maior domnio?

Para estudar o comportamento dessa funo perto dos plos, suficiente calcular

, , e . Em todos estes casos, os valores da funo crescem sem limite, em valor absoluto. Este comportamento traduz-se, matematicamente, dizendo-se que a funo tende para + ou para - e ocorre sempre que os valores do denominador se aproximarem de zero e os do numerador se aproximarem de uma constante diferente de zero. (Nada se pode afirmar, a priori, se o limite do numerador tambm fr igual a zero). O sinal depender do sinal da fraco quando x se aproximar do plo, pela esquerda ou pela direita.

No exemplo acima temos porque a fraco assume valores positivos, cada vez maiores, medida que x se aproxima de 1, por valores maiores que

1e , porque a fraco negativa e assume valores cada vez maiores, em valor absoluto, quando x se aproxima de 1 e, portanto, est prximo de 1, pela esquerda (isto , por valores menores que 1).

Da mesma forma,

As rectas x = 1 e x = -1 so assntotas verticais ao grfico dessa funo. Estudaremos, agora, o comportamento da funo quando x cresce em valor absoluto. Para isso precisamos calcular os limites da funo quando x tende para + e quando x tende para - . Do nosso estudo sobre polinmios, sabemos que o comportamento de um polinmio, quando x cresce em valor absoluto, determinado pelo seu monmio de mais alto grau e que, quanto mais alto o grau, mais rpido o crescimento da funo.

Assim, e . Como os valores do denominador crescem mais rpido do que os do numerador, o comportamento da

fraco, para grandes valores de x, determinado pelo comportamento do denominador, isto , os valores da funo aproximam-se de zero medida que x cresce. Este facto torna-se mais evidente se dividirmos numerador e denominador pelo monmio de mais alto grau que aparece na fraco e ento estudarmos o comportamento da funo modificada. Assim,

= 0. Repare que esta operao possvel, porque estamos a estudar o comportamento da funo para valores grandes de x, e, portanto, x 0.

Da mesma forma, temos que

A recta y = 0 uma assntota horizontal ao grfico dessa funo. Observe abaixo o seu grfico.

Exemplo 3 Analisemos agora a funo y = (x2 - 4)/x . Veja, abaixo, o seu grfico.

Essa funo no est definida para x = 0. O seu comportamento na vizinhana desse

ponto, traduzido pelas expresses e . A recta x = 0 , portanto, uma assntota vertical ao grfico dessa funo. Alm disso

temos

e,

pelo mesmo

raciocnio,

. Estes limites indicam que esta funo no tem assntotas horizontais. No entanto, a expresso (x2 - 4)/x = x - 4/x sugere que o

. Este limite significa que medida que x cresce, os valores da funo aproximam-se cada vez mais da recta y = x e, portanto, essa recta uma assntota oblqua ao grfico dessa funo.

Funo Quadrtica - Parbolas

A funo f(x) = ax2 + bx + c Como foi visto na Seco Conceito de Funo, a funo A(z) que fornece a rea da regio limitada pelas rectas y = x, y = 0 e x = z dada por A(z) = (z2 / 2). A funo A(z) um caso particular da funo quadrtica (1) f(x) = ax2 + bx + c , onde a, b, c so constantes e a 0.

O que acontece quando a = 0?

Para tentar identificar as principais caractersticas das funes quadrticas, vamos completar o quadrado no lado direito de (1): ax2 + bx + c = (x +b/2a)2a - (b2/4a) + c Para simplificar a expresso acima, vamos tomar = b/2a e = - b2/4a + c . Assim, f pode ser escrita como: (2) f(x) = a(x + )2 + Esta ltima formula permite-nos ter uma boa ideia do grfico dessas funes. Observe que o sinal da primeira parcela na adio acima depende apenas do sinal da constante a e que o menor valor de (x + )2 igual a zero e ocorre quando x = - . Da, deduzimos que o grfico da funo ter um valor mnimo (se a > 0) ou um valor mximo (se a < 0) quando x + = 0 isto , para x = - = -b/2a. Alm disso, o grfico ser simtrico em relao a esta recta. O grfico da funo estudada ter a forma abaixo (caso a > 0).

ou a forma abaixo (a < 0).

Qual o domnio da funo f(x) = ax2 + bx + c? Qual a sua imagem ?

O valor mximo (ou mnimo) dessa funo ser ento : f(-b/2a) = = -(b2/4a) + c = -(b2 - 4ac)/4a, isto , qualquer que seja x real temos que f(x) < f(-b/2a) ou f(x) > f(-b/2a). O grfico dessa funo , portanto, uma parbola com vrtice V = ( -b/2a, -/4a) onde = b2 - 4ac Os pontos onde o grfico corta o eixo x so as razes da equao f( x ) = 0 dadas por:

e Se substituirmos, nestas duas ltimas expresses, os valores de e , obteremos a conhecida frmula, chamada frmula resolvente ou frmula de Bhaskara, para a determinao das razes da equao do 2 grau ax2 + bx + c:

e Podemos concluir, tambm, que se > 0, a equao ter duas razes reais e distintas (a parbola corta o eixo x em dois pontos). Se = 0, a equao ter uma raiz real (a

parbola tangente ao eixo x) e no existiro razes reais, se < 0 (a parbola no corta o eixo x). O nmero determina, portanto, o nmero de razes reais de uma equao do 2 grau e, por este motivo, chamado discriminante da equao. Podemos, ainda, obter uma relao simples entre os coeficientes a , b e c de uma equao do 2 grau e as suas razes, da maneira explicada abaixo.

Sejam e as duas razes da equao ax2 + bx + c, obtidas pela frmula resolvente. A partir das expresses obtidas para x1 e x2, podemos calcular S = x1 + x2 e P = x1x2, isto , podemos calcular a soma e o produto das razes de uma equao do 2 grau em termos dos coeficientes a, b e c. Vamos fazer essas contas.

Sejam Ento, temos que S = x1 + x2 igual a

Simplificando essa expresso, vem que: S = -b/a Da mesma maneira, temos que:

= c/a Usando as identidades S = -b/a e P = c/a obtidas acima, podemos reescrever a equao ax2 + bx + c , da maneira descrita a seguir. Considere a equao: ax2 + bx + c = 0 Dividindo essa equao por a, a 0, temos que: x2 + bx/a + c/a = 0

Substituindo os valores de S e P, nesta ltima expresso temos que: x2 + Sx + P = 0 Esta ltima formula chamada formula Soma-Produto da equao do 2 grau e til na resoluo de problemas onde se quer determinar dois nmeros cuja soma e produto so conhecidos. Como vimos, o grfico da funo f(x) = ax2 + bx + c representa uma parbola. Ao considerarmos vrios valores para a constante a , obteremos um conjunto ou famlia de parbolas. Observe, abaixo, os grficos da funo f(x) = ax2 para a igual a 3 , 1 , 1/2 e -1 , respectivamente.

O que acontece com o grfico da funo f(x) = ax2 + bx + c quando a constante a, varia? Para responder a essa pergunta, observe a animao abaixo .

O que acontece quando a positivo e se aproxima de zero? (A animao, abaixo, ilustra este caso.)

E quando a negativo e se aproxima de zero? (Antes de responder, observe a animao abaixo.)

Abaixo, foram traados os grficos da funo f(x) = ax2 + bx + c, para c igual a -50 , -20 , 0 , 20 e 50 , respectivamente.

O que acontece com o grfico da funo f(x) = ax2 + bx + c , quando a constante c, varia? Observe a animao abaixo para responder a esta pergunta.

A animao abaixo, ilustra o que acontece quando, numa famlia de parbolas f(x) = ax2 + bx + c, a constante b, varia.

Pode observar que, medida que b varia, o vrtice da parbola descreve uma curva.

Que curva esta? ( Observe a animao abaixo para obter uma pista!)

Para entender o que acontece na funo f(x) = ax2 + bx + c quando b varia, vamos voltar a examinar esta funo na sua forma factorizada, isto f(x) = a(x + )2 + . Pelos exemplos anteriores, fcil concluir o que acontece nesta famlia de parbolas quando a e variam. Mas, o que acontece quando varia? Observe a animao abaixo para responder a essa pergunta.

O que acontece quando e variam em conjunto?

Substitua os valores de e de na expresso f(x) = a(x + )2 + para concluir o que acontece quando, na funo f(x) = ax2 + bx + c, b varia. Movimento parablico A partida de basket est empatada e o tempo regulamentar termina com a marcao de uma falta. O jogador prepara-se para marcar o lance livre que pode decidir a partida . Observe abaixo o lanamento.

Veja a trajectria perfeita a bola descreveu!

Explique porque, sob certas condies, a trajectria descrita por um projctil atirado da superfcie da Terra em qualquer direco no vertical, uma parte de parbola. Sob que condies ou hipteses, a afirmao acima verdadeira? Voc capaz de deduzir a equao da parbola que descreve esse movimento?

Coordenadas no Plano

J sabemos, como funciona um sistema de coordenadas sobre uma recta. Uma vez estabelecido um sistema de coordenadas sobre uma recta, a cada ponto corresponde um nmero e a cada nmero corresponde um ponto. Faremos o mesmo num plano. Nesse caso, a um ponto corresponder no um nico nmero, mas um par de nmeros. Essa correspondncia ser feita da maneira descrita a seguir. Primeiro fixamos uma recta x no plano e estabelecemos um sistema de coordenadas sobre x . Esta recta ser chamada eixo x ou eixo das abcissas. Seja agora, y a recta perpendicular ao eixo x passando no ponto de coordenada 0. Sobre y fixamos um sistema de coordenadas de tal modo que o ponto zero de y coincida com o ponto zero de x . A recta y ser chamada eixo y ou eixo das ordenadas.

Podemos, agora, identificar qualquer ponto do plano com um par de nmeros reais da seguinte maneira: a coordenada x ou abcissa de um ponto P a coordenada, no eixo x , do p da perpendicular a este eixo passando por P e a coordenada y ou ordenada de P a coordenada, no eixo y, do p da perpendicular a este eixo passando por P. Se P tem coordenadas x e y escrevemos P(x, y) . Veja o exemplo abaixo:

Observe que a ordem pela qual as coordenadas so escritas importante. O ponto de coordenadas (1, 3) P1 e este ponto diferente do ponto P de coordenadas (3, 1) = (x, y), mostrados na figura acima. Assim, as coordenadas de um ponto formam um par ordenado de nmeros reais. Pelo esquema, todo ponto P determina um par ordenado de nmeros reais e, reciprocamente, todo par ordenado de nmeros reais (a, b) determina um ponto do plano. Temos ento uma correspondncia biunvoca entre os pontos do plano e os pares ordenados de nmeros reais. Uma correspondncia desse tipo chamada sistema de coordenadas no plano.

O que necessrio para estabelecer um sistema de coordenadas no plano? Os eixos x e y precisam necessariamente ser perpendiculares? necessrio indicar a escala usada ?

O eixo das abcissas e o eixo das ordenadas, usualmente colocados na posio indicada na figura anterior, dividem o plano em quatro regies, denominadas quadrantes, indicados no esquema abaixo pelos smbolos i , ii, iii, iv respectivamente:

De acordo com a figura acima, o primeiro quadrante o conjunto de todos os pontos (x , y) do plano para os quais x > 0 e y > 0; o segundo quadrante o conjunto de todos os pontos (x , y) do plano para os quais x < 0 e y > 0 e assim por diante. Como a correspondncia entre os pontos do plano e o conjunto de pares ordenados de nmeros reais biunvoca, em geral, referimo- nos a um ponto P como o ponto (1, 2) ou o ponto (x , y) quando, na realidade, queremos referir-nos ao ponto P cujas coordenadas so (1, 2) ou (x , y). Assim, quando escrevemos P = (x, y) significa, que nos estamos a referir ao ponto P cujas coordenadas so dadas, de modo nico , pelo par ordenado (x , y) de nmeros reais.

Distncia entre dois pontos do plano A distncia entre dois pontos P1(x1, y1) e P2(x2, y2) no plano representada por P1P2 e definida pela frmula

Esta frmula facilmente justificada pela Geometria Plana se observarmos que P1P2 a medida da hipotenusa de um tringulo rectngulo cujos catetos medem | x2 - x1 | e | y2 - y1 | , como mostra a figura abaixo.

Que Teorema garante a validade dessa frmula? O que acontece quando x2 = x1 ou quando y2 = y1 ? Grficos de Superfcies Um conjunto de pares ordenados da forma (x, f(x) representa o grfico de uma funo que, nada mais do que uma curva no plano com a propriedade especial de que cada recta vertical s a intercepta em um nico ponto. Curvas planas mais gerais, podem ser representadas por equaes algbricas envolvendo duas variveis. Por exemplo, a equao x2 + y2 = 1 representa uma circunferncia de centro na origem e raio unitrio. A equao y = x, a bissectriz do primeiro e terceiros quadrantes. Como um trio ordenado de nmeros reais determina um ponto no espao, um conjunto de ternos representar um conjunto de pontos, que pode ser uma recta, um plano, uma superfcie qualquer ou um slido geomtrico. Desse modo, como fizemos no caso do plano, as figuras no espao podem ser traduzidas por relaes algbricas envolvendo trs variveis. Por exemplo, a equao x2 + y2 + z2 = 1 tem como imagem um conjunto de pontos situados sobre a superfcie de uma esfera de centro na origem e raio unitrio. Veja o grfico abaixo:

Repare que a interseco da esfera com planos horizontais, ou verticais, so circunferncias. A figura, abaixo, ilustra esta afirmao mostrando a interseco de uma esfera com alguns planos horizontais.

Uma relao de primeiro grau entre x, y e z representa um plano. Assim, a relao ax + by + cz = d representa um plano onde a, b, c e d so constantes conhecidas. capaz de determinar a equao cartesiana da superfcie obtida pela rotao da curva z = x2 em torno do eixo z? Esta superfcie chamada um parabolide de revoluo. A interseco desse parabolide com um plano horizontal uma circunferncia. As interseces com planos verticais so parbolas. Veja figura abaixo.

Funes Exponencial e Logartmica - Aplicaes

Juros Simples e Compostos Um capital inicial C0 empregue a uma taxa de juros de r por cento ao ano, transformase, no final de um ano, num capital C1 dado por C1 = C0 + r.C0 = C0(1 + r). No final de outro ano, obtm-se: C2 = C1(1 + r) = C0(1 + r)2 Desta forma, a frmula geral para n anos ser dada por: Cn = C0(1 + r)n Investidores inteligentes, aplicam o seu capital exigindo que os juros sejam capitalizados, isto incorporados no capital ao fim de um perodo de tempo prdeterminado e ento, novamente aplicado taxa de juro contratada. A frmula, deduzida acima, s serve para um nmero inteiro de anos, de modo que no nos fornece o capital resultante no final de um ms, por exemplo. O capital empregue mesma taxa r de juros dever render, no final de um ms, r.C0 / 12 de modo que, decorrido um ms, o capital C0 transforma-se em C1 = C0(1 + r/12) e assim, reinvestindo o capital resultante a cada ms, no final de um ano obteremos um capital C12 = C0(1 + r/12)12 , maior que aquele obtido atravs dos juros simples, calculado anteriormente. A equao C = C0(1 + r)n fornece, portanto, o capital C, resultante de um investimento inicial de C0 euros, empregue a juros de r % em cada perodo de tempo contratado,

passados n desses perodos. Portanto C um valor a ser atingido no futuro e C0 o valor presente.

Usando essa equao, calcule o capital resultante de um investimento aplicado a uma taxa nominal de 12% ao ano, capitalizada de 4 em 4 meses, no final de 5 anos. Nas mesmas condies do item anterior, calcule por quanto tempo deve ser investida uma quantia hoje, para que seja obtido um capital igual a dez vezes o capital inicial. Calcule o capital resultante, no final de 5 anos, de um investimento contratado a uma taxa nominal de 10% ao ano, a ser capitalizado de 4 em 4 meses se, no primeiro ms do contrato, aplica-se um capital inicial de 10 000 euros e, acrescenta-se mais 10 000 euros a este investimento, a cada 12 meses decorridos. Suponha que, por 30 anos, voc deposite 500 euros no final de cada ms, a uma taxa de juro nominal de 12% ao ano, capitalizada mensalmente. Use a equao acima, para calcular a quantia que voc ter poupado no final dos 30 anos (360 meses).

Juros Compostos e o Nmero e Um investidor mais exigente desejar que os juros sejam capitalizados a cada instante. Este tipo de transaco, em que os juros so capitalizados continuamente, o que se chama de juros compostos. Se tomarmos uma fraco 1/n do ano, empregando-se o capital com juros capitalizados, no final de um ano teremos um capital total de C = C0(1 + r/n)n. Para, a partir dessa frmula, obter uma outra que nos fornea o capital resultante de um investimento empregue a juros compostos, necessrio tomar sucessivamente fraces cada vez menores do ano. Isto, em matemtica, feito por um processo de limite. Assim, dizemos que o capital resultante de uma aplicao feita a juros compostos ser dado por

O nmero e em geral definido como: A expresso acima significa que, fazendo-se sucessivamente n = 1, 2, 3, 4, ..., as potncias resultantes aproximam-se cada vez mais do nmero e, e mais do que isso, podemos tornar o erro cometido nessa aproximao, to pequena quando quisermos, bastando para isso considerar n suficientemente grande.

Usando esta definio, calcule uma aproximao para o nmero e com 3 casas decimais.

Levando-se em conta a definio acima, temos que um capital empregue a uma taxa de r por cento ao ano, a juros compostos a cada instante, ser transformado, depois de t anos, em

Numa certa substncia radioactiva, produzida artificialmente, verifica-se que a massa, em cada instante, igual a metade da massa pesada 24 horas antes.

Supondo que a desintegrao do material se processe continuamente e, dispondo-se de 2 kg dessa substncia no momento em que se inicia a observao, quantos gramas restaro 57 horas depois? (Use o mesmo raciocnio utilizado para deduzir a frmula para os juros compostos continuamente)

O mtodo do carbono 14 Um dos mtodos mais apurados para datar achados arqueolgicos o Mtodo do Carbono 14 (C14), descoberto em 1949. O mtodo bem simples. A atmosfera terrestre continuamente bombardeada por raios csmicos. Estes raios csmicos produzem neutres que combinados com Nitrognio produzem C14. O C14 incorporado por Dixido de Carbono e encontra-se na atmosfera para ser absorvido pelas plantas. A quantidade de tomos de C14 presente nos tecidos de animais provm da ingesto de vegetais. Em qualquer tecido vivo, a quantidade de ingesto de C14 igual quantidade de C14 desintegrado (o C14 uma molcula instvel, que se desintegra espontaneamente numa taxa proporcional ao nmero de molculas de C14 presentes na amostra). Quando um organismo morre, cessa de ingerir C14 portanto, sua concentrao nos tecidos diminui, devido desintegrao. Em Fsica, uma suposio fundamental que a taxa de bombardeamento da atmosfera terrestre por raios csmicos tem sido sempre constante. Consequentemente, se a taxa de desintegrao de C14 numa amostra de madeira viva, por exemplo, fosse medida h 10.000 anos atrs, o resultado teria que ser igual taxa de desintegrao, numa amostra equivalente, medida hoje. Essa suposio permite-nos determinar a idade de uma amostra de carvo natural. Seja N(t) a quantidade de C14 presente numa amostra no instante t e N0 a quantidade de C14 presente no instante t = 0, quando a amostra foi formada, isto , imediatamente antes de ser queimada. Se k a constante de desintegrao radioactiva de C14 , ento, temos que: N(t) = N0.e(-kt) A taxa actual R(t) de desintegrao de C14, que proporcional quantidade de C14 presente na amostra, dada por R(t) = K.N(t) = K.N0.e(-kt) e a taxa original R(0) = K.N0.

Assim, (R(t) / R0 ) = e(-kt) de modo que

A constante k pode ser determinada conhecendo-se a "meia-vida" do C14, isto , o tempo que uma amostra leva para ficar reduzida metade de sua quantidade inicial.

Calcule k, sabendo que a "meia-vida" do C14 de 5730 anos.

Se medirmos a taxa actual R(t) e observarmos que R0 igual taxa de desintegrao de C14 numa quantidade equivalente de madeira viva, podemos calcular t, a idade aproximada do carvo. Os dois problemas abaixo so ilustraes reais desse mtodo.

O carvo das famosas cavernas Lascaux na Frana produziram uma mdia de 0,97 desintegraes por minuto, por grama de material. Uma quantidade de madeira viva equivalente produziu 6,68 desintegraes. Estime a idade do carvo e ento, a provvel data das famosas pinturas da caverna. Em 1950, nas escavaes em Nippon, uma cidade da Babilnia, o carvo de um telhado de madeira produziu uma mdia de 4,09 desintegraes por minuto, por grama. Madeira viva, numa amostra equivalente, produziu 6,68 desintegraes. Supondo que o carvo foi formado durante o reinado de Hammurabi, faa uma estimativa da poca em que ele reinou na Babilnia.

Rumo s Estrelas (ou modelando um problema real) No processo perptuo de entender, explicar, e predizer resultados de fenmenos que ocorrem na natureza, o homem levado construo de modelos empricos, onde leis matemticas so obtidas pela anlise de tabelas constitudas por dados experimentais. Nesse processo o uso de grficos em escalas semi-logartmicas e logartmicas desempenha um papel de primordial importncia, como ilustrado no exemplo abaixo. Em 1601, com a inesperada morte de Tycho Brahe, o astrnomo alemo e escritor de fico cientfica Johann Kepler tornou-se director do Observatrio de Praga. Kepler, antes disso, tinha sido assistente de Brahe e tinha ajudado a recolher dados referentes a 13 anos de observaes relativas aos movimentos do planeta Marte. Em 1609, Kepler formulou as suas primeiras duas leis:

Cada planeta move-se sobre uma elipse com o sol num dos focos. Para cada planeta, a recta que liga o sol ao planeta, varre reas iguais em tempos iguais.

Kepler levou mais de uma dcada a verificar estas duas leis e formulando a terceira lei que relaciona perodos orbitais com distncias mdias do sol. Como todas as suas leis,

essa tambm foi baseada em dados experimentais observados e, publicada em 1619, foi dedicada a James I, rei da Inglaterra. Usando os dados experimentais (listados abaixo), deduza a terceira lei de Kepler. Planeta T =Perodo ( dias ) R= Distncia Mdia ao Sol ( km X106 ) Mercrio 88 Vnus Terra Marte Jpiter Urano Pluto 225 365 687 4329 30 660 90 670 57,9 108,2 149,6 227,9 778,3 1427 2870 4497 5907

Saturno 10 753 Neptuno 60 150

Na tentativa de encontrar uma lei matemtica que descreva, apropriadamente, a relao existente entre T e R, isto , encontrar T como funo de R, a primeira tentativa a ser feita traar um grfico unindo os pontos da tabela dada, como feito abaixo:

A nossa tarefa, agora, tentar descobrir se este o grfico de uma funo exponencial do tipo T = C.eR ou de uma funo potncia do tipo T = C.Rn. No primeiro caso, aplicando-se o logaritmo a ambos os membros da equao obtemos: ln(T) = ln(C.eR) que equivalente a ln(T) = ln(C) + R Chamando t = ln(T) e de A o nmero ln(C), obtemos da expresso acima: T=A+R Num grfico, traado em escala semi-logartmica, onde o eixo das ordenadas graduado em valores logartmicos, isto , so marcados, sobre esse eixo, os valores

de t = ln(T), se a funo que procuramos fosse do tipo exponencial, seria representada por uma linha recta. Usando os dados do exemplo acima, obtemos:

Deste grfico, conclumos, imediatamente, que a funo que descreve o movimento planetrio no pode ser do tipo exponencial. Tentemos, ento, usar o mesmo raciocnio para descobrir se a funo que queremos determinar do tipo T = C.Rn. Neste caso, temos que: ln(T) = ln(CRn) que equivalente a ln(T) = ln(C) + n.ln(R) Chamando t = ln(T), r = ln(R) e c = ln(C), obtemos da expresso acima: t = c + n.r Num grfico, traado em escala logartmica, onde, tanto o eixo das ordenadas, como o eixo das abcissas, so graduados em valores logartmicos, isto , no eixo das ordenadas so marcados os valores de t = ln(T) e no eixo das abcissas, os valores de r = ln(R), se a funo que procuramos for do tipo potncia, a sua representao ser uma linha recta. Usando-se os dados do exemplo acima obtemos:

Este grfico nos mostra que a funo que procuramos do tipo T = C.Rn. Resta-nos agora, determinar C e n. Como a equao desta recta dada por T = c +n.r, vemos que

n o seu declive e c, o seu coeficiente linear. Sendo, c = ln(C), temos que C = e c. Resolvendo as equaes abaixo, calculamos n e C. n = ln(365) - (ln(149,6)) / ln(225) - ln(108,2) Da, temos que n := 1.49327560 ln(225) = c + n ln(108.2),o que implica que c := -1.578374683 e, como C = e(c) temos que: C := 0.2063101452 Logo, a funo que procuramos ser T = 0.2R(3/2).

Outros exemplos de escalas Logartmicas A escala Ritcher A tabela abaixo fornece a intensidade dos ltimos terramotos acontecidos neste planeta e as suas respectivas intensidades, medidas de acordo com a escala Ritcher. Localizao Chile Alasca Peru Iro Armnia So Francisco Data Leitura na Escala Ritcher 1960 8.4 1964 8.5 1970 7.7 1990 7.3 1989 6.9 1989 7.1

Cidade do Mxico 1985 8.1

A escala Ritcher, chamada assim em homenagem ao sismlogo americano, Charles F. Ritcher, baseia a medida da magnitude de um terramoto numa escala logartmica de base 10. A intensidade M de um terramoto, medida nessa escala, um nmero que varia de zero at 8,9 para o maior terramoto conhecido.

Calcule, aproximadamente, quantas vezes a intensidade do terramoto que atingiu a Cidade do Mxico, em 1985, foi maior que a intensidade do terramoto que atingiu a Cidade de So Francisco, em 1989. Explique qual o significado fsico da variao de 0.1 nessa escala de medida.

Sabendo que M dada pela frmula emprica , onde -3 kWh, E a energia libertada no terramoto em quilowatt-hora e E0 = 7 10 calcule quanta energia libertada num terramoto de grandeza 6. Uma cidade com 300.000 habitantes utiliza cerca de 3 105 kWh de energia elctrica, por dia. Se a energia de um terramoto pudesse ser de alguma forma transformada em energia elctrica, quantos dias de fornecimento de energia elctrica, para essa cidade, seriam produzidos pelo terramoto do item anterior?

O PH de solues Em Qumica, o PH de solues uma medida da sua acidez ou alcalinidade. Um valor de PH igual a 7 indica que a soluo neutra (nem cida, nem alcalina). Um PH abaixo de 7 indica acidez e, acima de 7, alcalinidade. A medida do PH obedece, tambm, a uma escala logartmica onde a variao de uma unidade de PH representa um aumento de 10 vezes na acidez ou alcalinidade da substncia.

Qual a base dos logaritmos usados na elaborao da escala de PH? A maioria dos alimentos que consumimos tendem a ser mais cidos que bsicos (alcalinos). Observando a tabela abaixo, calcule, aproximadamente, quantas vezes o sumo de limo mais cido do que o leite. Substncia Sumo de Limo PH 2.1

Sumo de Tomate 4.1 gua da torneira 5.8 Leite O nmero e e a Funo Exponencial Como vimos na seco anterior, existe um nico nmero real positivo cujo logaritmo natural igual a 1. Tal nmero o chamado nmero de Neper e ser representado pela letra e. O aparecimento do nmero e est ligado a um lorde escocs chamado Neper, que em 1614 publicou um livro que lhe levou mais de 20 anos a escrever e que revolucionou a Matemtica da poca. Neper no se apercebeu da importncia deste nmero. S um sculo depois com o desenvolvimento do Clculo Infinitesimal, se veio a reconhecer o papel de relevo do tal nmero. Temos ento que e >1 pois se e fosse menor que um seu logaritmo seria negativo. Alm disso, ln(2) < 1 e ln(3) > 1 e, portanto, podemos concluir que 2 < e < 3. 6.6

O nmero e ser portanto, a abcissa do extremo direito da faixa de hiprbole, cuja abcissa inicial igual a um e cuja rea (logaritmo) tambm um, isto ln(e) = F1e = 1 ou ainda ln(x) = 1 <=> x = e como pode ser visto no grfico abaixo:

Pode-se demonstrar que o nmero e um nmero irracional. A partir da definio do nmero e , e das propriedades j demonstradas da funo logaritmo, fcil ver que, para qualquer nmero racional r , temos que y = e r <=> ln(y) = r Motivados por esta propriedade, vamos definir a funo e x como o nico nmero positivo cujo logaritmo natural x, qualquer que seja o nmero real x , isto y = e x <=> ln(y) = x Geometricamente, y = e x a abcissa que devemos tomar para que area(F1y) = x. Repare que esta definio coincide com a definio usual de potncia, quando x um nmero racional. Se reflectirmos o grfico da funo ln(x) em torno da recta y = x, encontraremos uma funo crescente, definida qualquer que seja o nmero real x, assumindo todos os valores positivos, que , como j vimos, a inversa da funo ln(x) isto , encontraremos uma funo g tal que

ln(x) = y <=> g(y) = x, qualquer que seja y > 0 Os grficos dessas funes, traados em conjunto, podem ser vistos abaixo:

De acordo com a definio dada para a funo e x , temos que g(x) = e x e conclumos que a correspondncia x e x define uma funo, chamada funo exponencial, cujo domnio contm todos os nmeros reais e cujo grfico foi obtido acima. Essa funo a inversa da funo logaritmo natural e valem portanto, as seguintes igualdades: ln(e x) = x e e ln(x) = x para todo o nmero real x e para todo y > 0. Dessa definio segue, imediatamente, que quaisquer que sejam os nmeros reais x e y e(x + y) = e x + e y que a propriedade fundamental da funo exponencial. Da, temos tambm que, para todo real x, e (-x)= 1/(e x). Funes Compostas

Em muitos problemas aparecem situaes onde necessrio definir e calcular uma funo em pontos que so imagem de uma outra funo. De um modo geral, dadas as funes y = f(x) e y = g(x) , a funo composta h = g o f definida por h(x) = (g o f)(x) = g(f(x)) . Repare que esta definio s faz sentido se a imagem de f estiver contida no domnio de g . Abaixo exemplificamos uma situao desse tipo.

Exemplo 1 Letras a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Nmeros 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Criou-se um cdigo para transmitir mensagens secretas, da maneira descrita a seguir. Usando a funo f definida acima no quadro, cada letra da mensagem "transformada" num nmero. A seguir, esse nmero multiplicado pelo nmero correspondente ao ms do meu aniversrio e o resultado somado com a minha idade. Nasci em 19 de Janeiro e tenho 22 anos.

Defina a funo g correspondente ltima parte desta codificao. Usando as funes f e g , defina a funo h que corresponde ao cdigo matemtico criado. Qual o domnio dessa funo? Qual o seu contradomnio? Use o mtodo acima para codificar a palavra Rita.

O cdigo criado um exemplo de composio de duas funes. Dizemos, nesse caso, que h() = g(f()) , qualquer que seja a letra do nosso alfabeto, ou que h = g o f . Repare que, para que h faa sentido, necessrio que o domnio de g coincida com a imagem de f

possvel no caso acima definir a funo f o g ?

Exemplo 2 Considere um quadrado cujo lado tem x cm. de comprimento . A sua rea A, ento, uma funo de x cuja expresso analtica dada por A = x2 . Suponha, agora, que o comprimento do lado varia com o tempo t , dado em segundos, e seja, portanto, A uma funo de t . Considere, por exemplo, x = 5t + 1 . Assim, a rea do quadrado tambm varia com o tempo, ou seja, A=A(x) = A(x(t)) = (5t + 1)2 . A funo A(x(t)) = (5t + 1)2 formada pela composio da funo quadrtica x2 com a funo linear 5t + 1 e um outro exemplo de funo composta. Repare tambm que, em geral, g o f f o g , como acontece no exemplo abaixo. Exemplo 3

Considere as funes g(x) = 3x2 + 2 e f(x) = g(f(x)) = g( . )= 3(

. Temos ento que: (g o f)(x) =

)2 +2 = 3x + 2 e (f o g)(x) = f(g(x)) = f(3x2 + 2) =

Claramente, neste caso, g o f diferente de f o g .

Exemplo 4 Considere as funes g(x) = cos(x) e f(x) = x2 . Temos ento que: g o f = cos(x2) f o g = cos2(x) f.g = x2.cos(x) Estas funes esto definidas para todo x. As figuras abaixo, ilustram claramente quo diferentes so estas trs funes: cos(x2)

cos2(x)

x2.cos(x)

Outros Sistemas de Coordenadas

A ideia bsica da Geometria Analtica a representao de pontos do plano ou do espao por meio de conjuntos de nmeros reais denominados coordenadas. Um ponto qualquer do plano, como j vimos na seco anterior, ter a sua posio perfeitamente determinada por meio de um par ordenado de nmeros reais que representam medidas das distncias a dois eixos orientados, um deles vertical e o outro horizontal. Tal sistema no novo a quem est habituado a localizar uma cidade no mapa. O eixo "vertical" , nesse caso, o meridiano que passa por Greenwich, e o "horizontal" o Equador; as coordenadas, ento, sero constitudas pelo par de nmeros que definem a latitude e a longitude do lugar. O jogo conhecido como "Batalha Naval" outro exemplo de uso de um sistema de coordenadas. Na antiguidade, os egpcios j utilizavam tal sistema de referncia nos seus projectos e construes de templos e pirmides. Os agrimensores romanos, para os seus clculos, dividiam os campos por meio de linhas rectas paralelas entre si, perpendiculares a uma linha de referncia que denominavam "linae ordinatae" (linha ordenada). No sculo XVII, surgiram os primeiros ensaios sistemticos sobre Geometria Analtica. Os Seus autores foram Pierre Fermat e Ren Descartes. Fermat, retomando a ideia dos construtores egpcios, refere-se a um ponto do plano por meio de um par de rectas perpendiculares entre si. Este sistema, apesar de ter sido introduzido por Fermat, recebeu o nome de "Sistema Cartesiano " em homenagem a Descartes, que assinava o seu nome em latim: Cartesius. Existem muitos outros sistemas de coordenadas, alm do cartesiano, cada um para determinado propsito. Um deles, muito utilizado, o sistema polar ou sistema de coordenadas polares.

No sistema polar, a localizao de um ponto P, do plano, fica perfeitamente determinada se conhecermos a sua distncia r a um ponto fixo O , chamado plo ou origem do sistema, e a medida do ngulo que o segmento OP faz com uma recta fixa, chamada eixo polar. Neste caso, as coordenadas do ponto P sero dadas pelo par ordenado de nmeros reais (r, ) conforme mostra a figura abaixo:

Repare que, no sistema de coordenadas cartesianas, as distncias so medidas a partir de rectas paralelas aos eixos coordenados. Para isso, usamos uma malha quadriculada ou reticulada, como mostrada abaixo:

No sistema de coordenadas polares, a distncia r medida a partir de circunferncias concntricas, centradas no plo (todos os pontos sobre cada uma dessas circunferncias esto mesma distncia do plo) e o ngulo , a partir de raios com origem no plo (todos os pontos sobre cada um desses raios fazem o mesmo ngulo com o eixo polar). Veja a figura abaixo:

Um exemplo de aplicao dos grficos em coordenadas polares encontra-se na localizao, por radares de navios em alto mar. Em Geometria do Plano aprendemos que uma circunferncia de centro C e raio r o conjunto de todos os pontos do plano cuja distncia a C igual a r . Isto , um ponto P pertence a circunferncia se PC = r . A figura abaixo, mostra o grfico da circunferncia de centro no ponto (1,1) e raio 1 :

Usando a definio de distncia entre dois pontos do plano, possvel expressar a condio que define uma circunferncia qualquer, por meio de uma equao matemtica. Assim, uma circunferncia de centro na origem e raio um ser o conjunto de todos os pontos (x , y) do plano que satisfazem a seguinte equao cartesiana:

ou equivalentemente x2 + y2 = 1 e o seu grfico, o subconjunto do plano onde esta equao satisfeita por todos os seus pontos e por nenhum outro.

Deduza a equao cartesiana satisfeita por todos os pontos da circunferncia de centro em (a , b) e raio r .

As equaes acima so ditas equaes cartesianas porque so deduzidas usando-se o sistema de coordenadas cartesianas. Algumas curvas tm uma expresso bastante complicada quando a mesma expressa em coordenadas cartesianas, ao passo que, em coordenadas polares, tal equao apresenta uma simplicidade notvel. A curva cuja equao cartesiana dada por (x2 + y2)2 - (x2 -y2)2 = 0 chamada de lemniscata de Bernouilli. Quando expressa em coordenadas polares, a equao acima toma a forma mais simples r2 = cos(2, ) . Veja, abaixo, o seu grfico:

Usando a definio geomtrica de circunferncia, ache a equao polar da circunferncia de centro no plo e raio 1. Ache a equao da bissectriz do primeiro e terceiro quadrantes em coordenadas polares. Considere o eixo polar coincidindo com o eixo x do sistema de coordenadas cartesianas.

A Geometria desenvolvida pelos antigos gregos to correcta hoje quanto o foi h dois mil anos atrs. O primeiro grande avano na Geometria, depois dos gregos, foi o estabelecimento dos sistemas coordenados que permitiu o desenvolvimento da Geometria Analtica. O desenvolvimento dos sistemas coordenados e, consequentemente, da Geometria Analtica, tornou possvel o estabelecimento de uma correspondncia entre uma equao algbrica envolvendo duas variveis e a curva plana consistindo de todos os pontos de coordenadas (x, y) que satisfazem a equao dada, como fizemos, acima, no caso da circunferncia e da lemniscata. Desse modo, possvel explorar as relaes existentes entre a lgebra e a Geometria que, a partir do sculo XVII, passaram a desenvolver-se juntas, com vantagens para ambas. Uma dessas vantagens evidentes a simplificao da demonstrao de muitos teoremas de Geometria. O exerccio abaixo tenta evidenciar este facto.

Demonstre o teorema, enunciado a seguir, usando:

o o

( a ) somente resultados de Geometria Euclidiana Plana. ( b ) estabelecendo um sistema de coordenadas cartesianas e usando resultados da Geometria Analtica.

Teorema da Concorrncia das Medianas : As medianas de um tringulo so concorrentes. O ponto de concorrncia est a dois teros ao longo de cada mediana a partir do seu vrtice. Um pouco de histria das Funes Trigonomtricas

Um medidor quer medir a distncia entre dois pontos opostos de um lago, como ilustrado na figura abaixo.

Ele no pode medir AB directamente, mas pode medir CB e o ngulo .

Como determinar, a partir desses dados, a medida de AB ?

Este problema equivalente ao de determinar os catetos de um tringulo rectngulo, conhecidos um dos seus ngulos agudos e a hipotenusa. O problema da "resoluo de tringulos", que consiste em determinar os seis elementos de um tringulo (3 lados e 3 ngulos) quando se conhece 3 deles, motivou, h mais de dois mil anos, o desenvolvimento da Trigonometria (do grego: trgono= tringulo e mtron=medida). O Problema da Navegao Na antiguidade, o transporte e a comunicao por via terrestre envolviam enormes dificuldades, pois as vias de acesso entre as localidades eram ms. Para percorrer grandes distncias, era bem mais fcil, portanto, estabelecer rotas martimas. A partir da necessidade de se navegar em alto mar, surgiu o problema bsico da navegao: o de se determinar a posio de um navio em alto mar. Os navegantes gregos, que por volta do sculo V A.C. j tinham absorvido boa parte dos conhecimentos astronmicos dos babilnios, foram os primeiros a formular o conceito de latitude. Para os navegantes no hemisfrio norte, a latitude de um lugar o ngulo formado pela Estrela Polar e o horizonte, naquele ponto. A latitude de uma pessoa no Plo Norte de 90o, pois, nesse ponto, a Estrela Polar est directamente sobre a sua cabea (na realidade, existe um pequeno desvio angular, pois a Estrela Polar no se encontra

exactamente sobre o Plo Norte). Navegando para o norte, a cada noite, um observador veria essa estrela colocar-se cada vez mais alto no cu. Navegando para o sul, aconteceria o contrrio. Medindo a elevao angular da Estrela Polar, um marinheiro poderia obter uma medida aproximada da distncia para o sul ou para o norte. No Hemisfrio Sul, a determinao da latitude de um lugar pode ser feita, da mesma maneira, medindo-se a elevao angular da estrela chamada Sigma Oitante. No entanto, para determinarmos a posio de um ponto no globo terrestre necessrio, alm da latitude, que determina a posio Norte-Sul desse ponto, a determinao da sua longitude, que indica a direco Leste-Oeste. Os Alexandrinos sabiam que um navegador poderia medir a longitude, transportando a bordo de seu navio um relgio preciso. O relgio, acertado para a hora local de Alexandria, indicaria ao navegador a hora naquela cidade, durante toda a sua viagem. Como a Terra descreve uma rotao completa (360o) em 24h, gira 15o, a cada hora. Assim, o navegador poderia determinar a sua longitude em qualquer lugar do planeta, simplesmente pela leitura das horas do relgio, quando o Sol incidisse directamente sobre a sua cabea. A sua longitude em relao a Alexandria seria o produto de 15o pela diferena, em horas, entre o meio dia e o tempo local de Alexandria, fornecido pelo relgio. Infelizmente, no havia relgios portteis, disposio dos alexandrinos, que fossem suficientemente precisos para manter um registro contnuo das horas, durante uma longa viagem. As dificuldades prticas para a determinao da longitude eram to grandes, que este dado deixou de ser levado em considerao na prtica da navegao, durante um grande perodo. As primeiras Noes de Trigonometria Tentando resolver o problema da navegao, os gregos interessaram-se tambm, em determinar o raio da Terra e a distncia da Terra Lua. Este ltimo problema implicou o surgimento das primeiras noes de Trigonometria. O primeiro clculo da circunferncia da Terra foi realizado por Eratstenes (250 A.C.), o bibliotecrio de Alexandria. Os seus clculos dependiam do ngulo formado pela sombra do Sol e pela vertical em dois pontos: um ao norte e outro ao sul. Eratstenes sabia que Alexandria, ponto A na figura abaixo, ficava a 800 km da cidade hoje chamada de Assu, ponto B e, portanto, esta era a medida do arco AB na figura. Ele tambm sabia que em 21 de Junho, solstcio de Vero no hemisfrio Norte, ao meio dia em Assu, o Sol incidia directamente sobre as suas cabeas, junto primeira catarata do Nilo. Portanto, os seus raios formavam um ngulo de zero graus com a vertical, no produzindo sombra. No mesmo instante, os raios do Sol formavam um ngulo de 7 1/2 graus com a vertical, em Alexandria. Devido grande distncia do Sol, ao atingirem a Terra, os raios do Sol poderiam ser considerados paralelos e, portanto, os ngulos AB e DS so iguais, conforme mostra a figura abaixo:

Como o ngulo formado no centro da Terra pelas linhas que partiam de Assu e de Alexandria, era igual a 7 1/2 graus, calcular o raio da Terra era equivalente a resolver

a seguinte proporo mede 360o.

, uma vez que a circunferncia inteira da Terra

O clculo, feito por Eratstenes, para a circunferncia da Terra - 38400 km - foi um resultado fantstico se considerarmos que, muito tempo depois, na poca de Colombo, os mais reputados gegrafos acreditavam que o valor correcto para a circunferncia da Terra era cerca de 27200 km. De facto, se Colombo conhecesse uma estimativa melhor (cerca de 39840 km), talvez nunca tivesse arriscado viajar para a ndia! O raio da Terra pode ser estimado dividindo-se o comprimento da sua circunferncia por 2 (aproximadamente igual a 6,28). Hiparco adoptava para o raio da Terra o valor de 8 800 km (o raio terrestre mede cerca de 6378 km). De posse desse valor, Hiparco tentou achar a distncia da Terra Lua da maneira descrita a seguir. Suponhamos que a Lua seja observada de dois pontos C e E, conforme mostra a figura abaixo:

Quando estiver directamente sobre o ponto E, um observador em C v a Lua nascer no horizonte. Conhecendo a localizao dos pontos C e E, Hiparco estimou a medida do ngulo . Como a distncia AC igual ao raio da Terra, o problema de Hiparco era o seguinte: conhecidos um dos lados (8 800 km) de um tringulo rectngulo e um de seus ngulos (), determinar a hipotenusa AB. Tal problema pode ser resolvido se observarmos que em tringulos rectngulos semelhantes as razes, constantes, entre as medidas dos seus lados podem ser associadas aos seus ngulos. Estas razes so chamadas razes trigonomtricas. Hiparco organizou diversas tabelas relacionando razes trigonomtricas com ngulos. As relaes trigonomtricas num tringulo rectngulo, que estudaremos a seguir, constituram um avano no estudo das relaes mtricas nos tringulos porque estas, estabelecem frmulas que relacionam entre si, medidas de segmentos, enquanto que as razes trigonomtricas relacionam medidas de ngulos com medidas de segmentos (lados dos tringulos). A funo de Euler

O crculo trigonomtrico unitrio S1 , por definio, a circunferncia de centro na origem e raio 1, orientada no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. A funo de Euler definida no conjunto dos nmeros reais e a sua imagem o crculo trigonomtrico S1. Isto , a cada nmero real t, a funo E faz corresponder um ponto E(t) do crculo trigonomtrico da seguinte maneira: dado um nmero real t > 0, medimos em S1 , a partir do ponto (1,0), um arco de comprimento t , sempre percorrendo o crculo no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. A extremidade final deste arco um ponto (x, y) de S1, que definiremos como E(t). Para -t < 0 , E(-t) ser a extremidade final de um arco de comprimento t, medido a partir de (1,0), no sentido negativo de S1 (isto no sentido dos ponteiros do relgio). Veja os grficos abaixo.

Uma propriedade importante da funo E(t) a sua periodicidade.

Dizemos que uma funo peridica de perodo T , quando f(t + T) = f(t), para todo t. Como o comprimento de S1 2, quando t > 2 ou t < -2 para descrevermos um arco de comprimento t, a partir do ponto (1,0), teremos que dar mais de uma volta ao longo de S1. Observe a animao abaixo:

Em particular, quando k um inteiro, as extremidades finais dos arcos de comprimento t = 2k coincidiro sempre com o ponto (1,0). Isto implica que, qualquer que seja o nmero real t e o inteiro k , teremos E(t + 2k) = E(t) e portanto, a funo E(t) peridica de perodo 2. claro que qualquer outro mltiplo inteiro de 2 tambm um perodo para essa funo. As funes peridicas so o instrumento matemtico adequado para descrever fenmenos peridicos (movimento planetrio, vibrao de cordas e membranas, oscilaes de um pndulo, etc.). A partir da funo E(t) podemos obter funes com qualquer perodo. A transio da definio de seno e co-seno de um ngulo para a definio de seno e coseno de um nmero real feita por meio da funo de Euler. Exerccios Exerccios sobre Sistemas de Coordenadas Exerccios sobre Grficos de Funes Exerccios sobre Operaes com Funes Exerccios sobre Funes Inversas

Exerccios sobre Funes Lineares Exerccios sobre Funes Quadrticas Exerccios sobre Funes Polinomiais Exerccios sobre Funes Trigonomtricas Exerccios sobre Funes Logartmicas Exerccio 1 Considere um sistema de coordenadas na recta. Suponha que 3 adicionado coordenada de cada ponto sendo ento obtido um novo nmero associado a cada ponto.

Se P tem coordenada 5, qual ser o seu novo nmero? Se dois pontos da recta tm coordenadas a e b, quais sero seus novos nmeros? Expresse matematicamente a correspondncia que a cada ponto P de coordenada x associa o seu novo nmero. Cada ponto da recta corresponder a um novo nmero? Cada novo nmero corresponder a um ponto da recta? Sejam a e b os novos nmeros de dois pontos P e Q de coordenadas x e y respectivamente. Mostre que a distncia PQ dada por | a - b |. Essa nova correspondncia entre pontos e nmeros satisfaz as trs condies do Postulado da Rgua? Pode cada novo nmero ser chamado de coordenada de um ponto?

Exerccio 2 Refaa o exerccio anterior supondo que o novo nmero obtido multiplicando-se por um nmero k , distinto de zero, a coordenada de cada ponto.

Exerccio 3 Calcule os valores de t para que o ponto P , de coordenadas (2t+4, 3-2t), esteja:

( a ) No primeiro quadrante. ( b ) No quarto quadrante. ( c ) Sobre os eixos.

Exerccio 4 As duas rectas traadas abaixo representam a mesma funo y = (x / 4)

Porque que as figuras traadas "parecem" diferentes? O que se pode concluir?

Exerccio 5 Ao escavarem as runas de uma antiga civilizao, uma equipa de arquelogos descobriu peas de duas rguas antigas marcadas com conhecidos smbolos numricos, mas cada uma usando uma unidade diferente de medida. Eles chamaram uma das escalas de "escala Z" porque na rgua estava gravado um smbolo semelhante a um " Z ". Aps experimentar um pouco as duas rguas, eles descobriram que um quadrado cujo lado tinha comprimento de 1 z tinha uma diagonal cujo comprimento era a unidade da outra escala. Portanto eles chamaram a essa outra escala "escala Diag". Pelo teorema de Pitgoras para tringulos rectngulos, eles sabiam que 1 diag = 2 zs.

Qual a medida em zs, de um segmento cuja medida em diags, 1? 2? n?

Faa uma tabela de converso de diags em zs, para valores inteiros at 10 diags. Qual a medida em diags, de um segmento cuja medida em zs 1? 4? n? Faa uma tabela de converso de zs em diags, para valores inteiros at 10 zs?

Exerccio 6 Num sistema de coordenadas qualquer, os eixos x e y formam um ngulo, no nulo, 90o .

Como podemos definir as coordenadas de um ponto P nesse sistema? Se P1(x1, y1) e P2(x2, y2) qual a distncia P1P2 nesse novo sistema?

Exerccio 7 Se tomarmos uma recta perpendicular aos eixos x e y na interseco de ambos, poderemos fixar um sistema de coordenadas no espao. Neste sistema, temos uma correspondncia biunvoca entre os pontos do espao e as triplas ordenadas de nmeros reais. A projeco ortogonal de um ponto num eixo a coordenada deste ponto naquele eixo. Assim, um ponto fica completamente determinado pelas suas trs coordenadas e escrevemos P(x, y, z) .

P um ponto do plano xy . A sua projeco no eixo x 2 e no eixo y 3. Quais so as suas coordenadas? Se P1 um ponto qualquer no plano yz , escreva as suas coordenadas como uma tripla ordenada de nmeros reais. Sobre que eixo est cada um dos pontos: A(0, 3, 0), B(-2, 0, 0), C(0, 0, 5) ? Sobre que plano est cada um dos pontos: R(4, 0, 2), S(3, -2, 0), T(0, 1, 5) ? Se P' a projeco de P(2, 3, 4) no plano xy , quais as coordenadas de P' ? Qual a distncia do ponto (3, 2, -2) ao plano xy ? ao plano xz ? ao plano yz ? Responda ao item anterior para o ponto (x , y , z), onde x , y , z so nmeros reais quaisquer. Qual a distncia do ponto P1(x1, y1, z1) ao ponto P2(x2, y2, z3) ? Quais as coordenadas do ponto mdio do segmento que liga o pontos P1 e P2 ?

Exerccio 8 A figura abaixo foi traada ligando-se os pontos (0, 3), (1, 2), (3, 2), (5, 3), (6, 2), (6, 5), (5,4), (3,5), (1, 5), (0, 4), (0.5, 3.5), (0, 3) por segmentos de recta e marcando-se o ponto (1, 4) por um pequeno losango.

No desenho abaixo, cada um dos pontos (x, y) usados para traar a figura original, em vermelho, foi substitudo por (-x, y) . Repare que o peixinho original aparece, aps essa substituio, reflectido em relao ao eixo y .

Esta transformao, portanto, corresponde a uma reflexo em relao recta x=0.

Que substituio dever ser feita nos pontos usados para traar o peixinho, para que ele aparea reflectido em relao ao eixo x , como mostra o desenho abaixo?

Exerccios

Exerccio 1 A expresso y = ( | x | / x) define y como funo de x? Em caso afirmativo qual o seu domnio e qual a sua imagem?

Exerccio 2 J vimos que a equao x2 + y2 = 1 representa, graficamente, uma circunferncia de centro na origem e raio 1. Sob que condies esta relao define y como funo de x ?

Exerccio 3 Um industrial deve fabricar latas cilndricas com tampas com um volume fixo V. O material usado custa 50$00 m2. Determine o custo unitrio das latas como funo de seu raio.

Exerccio 4 De um pedao de papelo quadrado com L cm de lado, deve-se construir uma caixa sem tampa de base quadrada. Determine a rea lateral da caixa como funo da sua altura .

Exerccio 5 Um arame de comprimento L deve ser cortado em dois pedaos. Com um dos pedaos constri-se um quadrado e com o outro um tringulo equiltero. Determine a soma das reas dessas figuras como funo do comprimento de um dos pedaos. Exerccio 6 Na escala Fahrenheit, para medir temperaturas, a gua congela a 32o e ferve a 212o . Na escala Centgrada, a gua congela a zero graus e ferve a cem. Ache uma lei matemtica que possa ser usada para converter graus centgrados em Fahrenheit.

Exerccio 7 Um homem deambulando pela calada numa noite escura, ao passar sob um poste iluminado, observa que o comprimento de sua sombra depende da sua posio em relao ao poste. Sabendo que o comprimento do poste a metros e a altura do homem de b metros, determine o comprimento da sombra como funo da posio do homem em relao ao poste.

Exerccio 8

Considere a funo

Qual o seu domnio? Quais suas assntotas? O que ocorre no ponto x = 1? O grfico dessa funo foi traado abaixo.

Exerccio 9 A figura abaixo representa o grfico de uma funo f , definida no intervalo [ -4, 4 ] como a unio dos segmentos de recta que ligam os pontos [ -4, -1 ], [ -3, -2 ], [ -2, -2 ], [ 1, 1/2 ], [ 0, 1 ], [ 1, 2 ], [ 2, 0 ], [3, -1 ], [ 4, 0 ].

Qual o domnio desta funo? Qual a sua imagem? Qual o valor de f(0.5)? Quais os zeros desta funo?

Abaixo, esto traados, em conjunto, os grficos das funes f (a vermelho) e f1 = -f(x) (a azul)

Observe que o grfico de f1(x) pode ser obtido a partir do grfico de f , por meio de uma reflexo em relao ao eixo dos x. Para justificar este facto, repare que o grfico de f o conjunto de todos os pontos do plano da forma (x, f(x)). O grfico de f1 corresponde a todos os pontos do plano da forma (x, -f(x)). Logo, para obter o grfico de f1 a partir do grfico de f , basta substituir os pontos (x , y) por (x,-y), onde y = f(x), e esta transformao, como j vimos, corresponde a uma reflexo em torno da recta y = 0.

Esto traados, em conjunto, os grficos de f (a vermelho) e das funes (a azul) definidas a partir de f . Atribua a cada grfico (numerado de I a VIII) a respectiva funo (marcada de (a) a (h)):

(Nos intervalos onde as duas curvas coincidem, traada uma nica curva em vermelho).

II

III

IV

VI

VII

VIII

( a ) f2(x) = f(x - 1) ( b ) f3(x) = f(x + 1) ( c ) f4(x) = | f(x) | ( d ) f5(x) = f(x) + 1 ( e ) f6(x) = f(-x) ( f ) f7(x) = f(| x |)

( g ) f8(x) = 2f(x) ( h ) f9(x) = -f(-x) Exerccios Exerccio 1 Sejam f(x)= x2 +3 e g(x) = 2x - 1 . Escreva a expresso analtica das funes h1 = f + g, h2 = f - g, h3= f g e h4= f g.

Especifique, em cada caso, o domnio da nova funo.

Exerccio 2

O raio de um balo esfrico, que est a ser cheio, dado por r(t) = 3 dado em segundos e est a variar no intervalo [0, 10]. Determine:

, onde t

O raio do balo no incio do processo. O volume do balo como uma funo do tempo. Especifique o domnio dessa funo.

Sugesto : O volume de uma esfera de raio r dado por Exerccio 3

Nos itens abaixo, determine f o g e g o f . Determine tambm, em cada caso, o domnio das funes compostas.

( a ) f(x) = 1 - x2 e g(x) = 2x - 3 ( b ) f(x) = x3 - 4 e g(x) = (x + 4)(1/3) ( c ) f(x) = -17 e g(x) = | x |

Exerccio 4

Seja

Calcule g(x) = f(f(x)) . Encontre o domnio de f e o domnio de g .

Exerccio 5

Seja

. Calcule h(h(x)) e especifique o seu domnio.

Se este problema foi resolvido correctamente, a resposta obtida foi g(x) = x , para x - 1 . Mas qual o domnio da funo y = x ? Sabemos que a funo y = x est definida qualquer que seja o nmero real x e, portanto, o seu domnio toda a recta. A resposta obtida para o exerccio 5 contraria esta ltima afirmao? Explique.

Exerccio 6 Considere a funo f que a cada nmero real x associa um par ordenado da forma (x, x) e a funo g que a cada par ordenado da forma (x, -x) associa a sua coordenada que positiva. Seja h(x) = g(f(x))

Determine o domnio e a imagem da funo h. Determine uma expresso analtica para a funo h e esboce o seu grfico.

Exerccios

Exerccio 1 Considere a funo dada pela tabela abaixo: x -1 -0,9 -0,8 -0,7 -0,6 -0,5 -0,4 -0,3 -0,2 -0,1 0 f( x ) 0,1 0,12 0,15 0,2 0,25 0,31 0,39 0,5 0,6 0,7 1

Determine o domnio e a imagem de f . Construa a tabela da funo g , inversa de f .

Exerccio 2 Observe o grfico da funo abaixo definido no intervalo [-4, 4]: (4 x2+ 2)

Determine o maior intervalo no qual essa funo invertvel e trace o grfico da sua inversa nesse intervalo.

Exerccio 3 Seja f(x) = x2 definida para todo nmero real.

possvel inverter essa funo?

Seja h(x) = x2 definida para todo nmero real positivo.


possvel inverter essa funo ? Nesse caso, qual a sua inversa ?

Exerccio 4

Qual a inversa da funo f(x) = Qual o seu domnio ?

Exerccio 5

Mostre que f(x) = 3x - 5 invertvel e ache a sua inversa g. Calcule f(g(x)) e g(f(x)) .

Exerccio 6

Calcule a funo g(x) inversa de Verifique que f(g(x)) = g(f(x)) = x .

Exerccio 7

Se a, b, c, d , so constantes tais que ad - bc 0 e

, existe uma funo

tal que f(g(x)) = g(f(x)) = x.


Calcule as constantes , , , em funo de a, b, c, d . Porque a condio ad - cd 0 necessria? Qual a relao existente entre f e g ?

Exerccio 8 Se um comboio se movimenta, com velocidade constante v , num rail recto de um caminho de ferro, a sua posio em cada instante de tempo t dada pela equao s = vt + s0 onde s0 representa a posio do comboio no momento em que se iniciou a contagem do tempo.

capaz de achar a expresso que define t como uma funo de s ?

(Para o chefe da estao as duas informaes so importantes, a primeira para que ele possa programar as partidas dos comboios que saem de sua estao em sentido contrrio e, a segunda para informar a hora de embarque aos que desejam viajar.) Exerccios Exerccio 1 Sabe-se que f(x) = 2x - b positiva para x > 4 e negativa para x < 4.

Quanto vale b ?

Exerccio 2

O que se pode afirmar em relao a duas rectas de declives m1 e m2 se m1 = m2? E se m1m2 = -1 ?

Exerccio 3

Sabendo-se que duas rectas so paralelas, o que se pode afirmar a respeito dos seus declives? E se as rectas forem perpendiculares? Se um conjunto de rectas descrito pelas equaes y = mx + 1, y = mx + 2, y = mx + 3, etc... O que se pode afirmar a respeito destas rectas?

Exerccio 4 Se duas rectas so descritas pelas equaes:


(a)y=x+3 ( b ) y = 3x + 2

Qual o ngulo que cada uma delas faz com o eixo x? Exerccio 5 Sejam duas rectas no verticais com declives m1 e m2, respectivamente. Prove que:

Se as rectas so perpendiculares, ento m1 = - (1 / m2). Se m1 = - (1 / m2) ento as rectas so perpendiculares. Se m1 = m2 , ento as rectas so paralelas ou coincidentes. Se as rectas se interceptam num ponto ento m1 m2 .

Exerccio 6

Determine uma equao da recta que passa pelo ponto (1, 2) e paralela recta x + 2y = 3 Determine uma equao da recta que passa pelo ponto (-2, 2) e perpendicular recta 2x + y = 4. Encontre o ponto de interseco das rectas. Determine uma equao da recta que passa pelo ponto (1, 4) e faz um ngulo de 60o com o eixo x .

Exerccio 7

Se A, B, C e C' so constantes e A e B no so ambas nulas, mostre que as rectas:


Ax + By + C = 0 e Ax + By + C' = 0 coincidem ou so paralelas. Ax + By + C = 0 e By - Ax + C' = 0 so perpendiculares.

Exerccio 8 Um raio luminoso desloca -se, acima do eixo x, segundo a recta x + y = 1 e reflectido ao tocar nesse eixo.

Sabendo que o ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo, escreva a equao da nova trajectria.

Exerccio 9

Determine a equao da recta tangente ao crculo x2 + y2 = 1 no ponto (2 / 2, 2 / 2). Determine a equao da recta tangente parbola y = x2 no ponto (1, 1)?

Exerccio 10

Se f(x) = ax + b uma funo linear afim com a 0, mostre que existe uma funo linear afim g(x) = x + tal que f(g(x)) = g(f(x)) = x . Qual a relao existente entre f e g?

Exerccio 11 Um produtor teatral precisa decidir se monta a sua prxima pea num teatro da Zona Sul de Matematicalandia ou se opta por um teatro na Zona Norte. Para tomar tal deciso, ele levantou os seguintes dados: Teatro Zona Sul Teatro Zona Norte Investimento Inicial Despesas Semanais Preo do Bilhete 100 000 00 5 000 00 10 00 40 000 00 1 500 00 100 lugares 6 00

Capacidade do Teatro 200 lugares

A pea ser apresentada durante 6 dias da semana e estima-se que seja possvel vender 75% dos bilhetes, em ambos os teatros.

Seja y1 o lucro ou a perda da produo na Zona Sul e seja y2 o lucro ou perda da produo na Zona Norte.

Expresse y1 e y2 como funo do nmero X de semanas em que a pea permanece em cartaz. Calcule, em cada caso, quantas semanas a pea dever permanecer em cartaz para que o produtor no tenha prejuzo. Refaa os clculos do item anterior, supondo que seja possvel vender 100 % dos ingressos. Suponha que, em ambas as produes, seja possvel vender C % dos ingressos semanais. Em cada um dos casos estudados, determine: o o nmero X de semanas, em que a pea dever permanecer em cartaz para que a produo no d prejuzo, como funo de C. o o menor valor de C para que no haja prejuzo.

Seja P1 o lucro ou prejuzo da produo na Zona Sul, X semanas aps a noite de estreia, expresso como uma percentagem do investimento inicial. Seja P2 essa mesma percentagem para a produo na Zona Norte.

Expresse P1 e P2 em funo de X (considere que 75 % dos bilhetes possam ser vendidos). Esboce os grficos de P1 e P2, no mesmo sistema de eixos. Discuta o que acontece com P1 e P2 quando X aumenta. P1 ser maior que P2 para algum valor de X? O que se pode concluir?

Exerccio 12 Os aparelhos comuns de vdeo tm trs velocidades de gravao: SP (standard play), LP (long play) e EP (extra long play). Usando uma cassete comum de vdeo (T 120) e a velocidade SP, podemos gravar programas de 2h de durao. Esse tempo aumenta para 4h e 6h, respectivamente, se usarmos as velocidades LP e EP. O modo SP garante a melhor qualidade de gravao. Quando os outros modos so usados, as informaes so gravadas de modo mais condensado na fita havendo, consequentemente, perda de qualidade na gravao. Suponha que se deseja gravar, numa nica cassete, um filme de 3h de durao, com a melhor qualidade possvel. Isto quer dizer que, em algum momento, necessrio mudar da velocidade SP (maior qualidade), para a velocidade LP (maior tempo de gravao). Se esse momento for correctamente calculado, a fita dever estar completamente preenchida quando o filme terminar.

A partir do incio da gravao, decorrido quanto tempo se deve mudar para a velocidade LP? Supondo que a perda de qualidade entre os modos LP e EP desprezvel a olho nu, resolva o mesmo problema se mudarmos do modo SP para o modo EP. Ache a funo matemtica que expressa o tempo total de gravao em funo do tempo de gravao no modo SP, quando se usam duas velocidades diferentes, sendo uma delas, obrigatoriamente, a velocidade SP.

Exerccios Exerccio 1 Identifique nos grficos abaixo os sinais de a e de .

(a)

(b)

Exerccio 2

Ache dois nmeros cuja soma 13 e o produto 40. Calcule o valor de m na equao 3x2 - mx + 18 = 0 de modo que uma de suas razes seja 2. Calcule o valor de m na equao x2 - 16x + m = 0 de modo que uma raiz seja o triplo da outra. Calcule o valor de k na equao 2x2 - (k + 2)x = 3 - k de modo que uma das razes seja igual metade da outra.

Exerccio 3 Mostre que se x1 e x2 so as razes da equao ax2 + by + c = 0 , ento ax2 + by + c = (x x1)(x - x2). Sugesto : Escreva a equao na forma soma-produto. Exerccio 4 Um agricultor tem 100 metros de arame para delimitar um curral de forma rectangular.

Quais as dimenses do curral para que a rea cercada seja mxima?

Exerccio 5 Suponha que o agricultor do problema anterior, decida construir o curral com aproveitamento da parede de um celeiro, de modo a cercar apenas trs lados.

Se x o comprimento de um lado perpendicular parede do celeiro, ache a rea cercada como funo de x. Qual o valor de x para que a rea cercada seja mxima? Qual o valor da rea mxima?

Exerccio 6 A gua que est a esguichar de um bocal mantido horizontalmente a 4 metros acima do solo descreve uma curva parablica com o vrtice no bocal.

Se a corrente de gua desce 1 metro medido na vertical nos primeiros 10 metros de movimento horizontal, a que distncia horizontal do bocal ir atingir o solo?

Exerccio 7 Considere um segmento AB de medida s . Diz-se que um ponto C , entre A e B, divide o

segmento AB em mdia e extrema razo se chamada de diviso urea.

. Esta diviso tambm

Se x o comprimento do segmento AC , mostre que x soluo da equao x2 = s2 - sx.

A figura abaixo ilustra o mtodo geomtrico, usado por Euclides, para dividir um segmento em mdia e extrema razo.

Sabendo que ABDE um quadrado de lado s, F ponto mdio de AE, a medida do segmento FD igual medida do segmento FG, e que a medida do segmento GE igual medida do segmento AC, mostre que a construo de Euclides est correcta. Um rectngulo ureo aquele cuja altura tem a medida do segmento ureo da base. Este tipo de rectngulo tem sido considerado por artistas e arquitectos como o rectngulo mais bem proporcionado e de grande valor esttico. o Prove que o rectngulo ABHG, na figura acima ureo.

Exerccio 8 A parbola pode ser definida como o lugar geomtrico dos pontos cujas distncias a uma recta fixa r e a um ponto fixo F so iguais. O ponto F chama-se foco da parbola e a recta r a sua directriz.

Deduza a equao da parbola no caso particular em que o foco o ponto (0,1) e a directriz a recta y = -1 e trace o seu grfico. Deduza a equao da parbola com foco F = (0, ) , com o eixo x perpendicular directriz e o eixo y coincidindo com a mediatriz do segmento FF ', onde F ' a projeco ortogonal de F sobre a directriz. Considerando, separadamente, os casos a > 0 e a < 0, trace o grfico da parbola cuja equao se deduziu no item anterior e responda s seguintes perguntas: o Em que semi-plano est contida esta parbola? o Qual o seu eixo de simetria? o Qual o seu vrtice?

o o

Qual a equao da recta directriz? Em que condies esta equao define y como funo de x?

Suponha agora que o foco da parbola seja o ponto F = (0, ). Deduza a equao da parbola no caso em que o eixo y perpendicular directriz e o eixo x coincide com a mediatriz do segmento FF '. Trace o seu grfico e responda s mesmas perguntas do item anterior.

Exerccio 9 Considere o grfico da funo y = ax2 + bx + c. J vimos que esse grfico tem um vrtice V de coordenadas

). Ache as coordenadas do ponto F que est 1/4a unidades directamente sobre V. Ache a equao da recta horizontal L que est 1/4a unidades abaixo de V. Considere um ponto P = (x , y). Ache as coordenadas do ponto D, p da perpendicular de P sobre L. Demonstre que P est sobre o grfico de y = ax2 + bx + c se, e s se, PF = PD. Assim o grfico de y uma parbola com foco F e directriz L. Ache o foco e a directriz da parbola y = x2 - 4x + 4.

Exerccio 10 Nas revistas especializadas, quando do lanamento de algum modelo novo de automvel, vemos publicadas tabelas do tipo abaixo (teste de travagem), que relacionam a velocidade do automvel com a distncia percorrida at que o mesmo pare, aps accionado o travo. Velocidade (km/h) 40 60 Distncia (m)

80

100 120

8,2 18,1 31,8 50,3 71,4

Segundo essa tabela, aps o travo ser accionado, qual a distncia percorrida por um automvel que viaja a 70 km/h, antes que pare completamente? Voc pode deduzir, da tabela acima, a distncia percorrida pelo automvel em funo da sua velocidade?

Usando o princpio de conservao da energia numa situao idealizada, deduza a distncia que o automvel percorre, depois do travo ser accionado, como funo da velocidade que o automvel desenvolvia no momento em que se comeou a travar. O Detran recomenda que se voc viaja a 70 km/h, deve manter 50m de distncia do carro da frente e se voc viaja a 100 km/h essa distncia deve ser de 100m. Esses dados concordam com o modelo deduzido anteriormente? Justifique a sua resposta

Exerccios

Exerccio 1 O Problema da caixa Considere uma folha quadrada de plstico malevel de lado igual a 20 cm. A partir dessa folha, queremos montar uma caixa sem tampa. Uma maneira de se fazer isso, cortar pequenos quadrados nos cantos da folha e dobrar na linha pontilhada, como mostra a figura abaixo:

O problema consiste em determinar o volume de gua que essa caixa pode conter, quando completamente cheia. Observe que medida que x varia, o volume tambm varia, isto , o volume da caixa depende da varivel x que, neste problema, representa o tamanho do corte que determinar a altura da caixa a ser montada. Neste caso, a expresso matemtica que fornece o volume da caixa, para cada valor particular de x , dada por: V = x(20 - 2x)2. Repare ainda que, neste exemplo, x s pode assumir valores entre zero e dez. Traamos o seu grfico.

Observando o grfico acima, tente descobrir este valor de x .

Exerccio 2 No grfico abaixo, esto desenhados os grficos da funo y = 1/(x2 + 2x +c) para c = 0, 1, -3, 5. Estude o seu comportamento no infinito e prximo dos pontos onde as funes dadas no esto definidas. Determine, tambm, as suas assntotas verticais e horizontais, caso existam.

Exerccio 3 Faa a mesma anlise do exerccio anterior para as seguintes funes:


( a ) y = x/(x2 - 4) ( b ) y = x2/(x + 1) ( c ) y =(x2+ 1)/(x - 1)

Exerccios Exerccio 1 Um guarda florestal previne incndios de uma torre construda numa colina. O local da torre est 726 metros acima da terra sua volta e a torre, em si, tem 24 metros de altura.

Se o guarda v um incndio, sob um ngulo de 7o em relao horizontal, a que distncia est o incndio da torre?

Exerccio 2

Um avio aproxima-se de um aeroporto a uma altura de 7.000 m. O piloto tem ordens de descer sob um ngulo constante de 6o, durante a aterragem.

Supondo que o aeroporto est ao nvel do mar, a que distncia da pista, deve o piloto comear a descida?

Exerccio 3

Defina as funes seno e co-seno utilizando um crculo com raio r 1. Considere um ponto P sobre uma circunferncia de raio a 1. Estabelea as coordenadas (x, y) de P, em termos do ngulo central , conforme mostra a figura abaixo:

Exerccio 4

Qual a relao existente entre sin(x + 2) e sin(x)? E entre cos(x + 2) e cos(x)? Se k um nmero inteiro qualquer, qual a relao existente entre sin(x + 2k) e sin(x)? E entre cos(x + 2k) e cos(x)?

Exerccio 5 Na figura abaixo, o crculo unitrio e temos = AB, = BC = AD.

Qual a relao entre os tringulos AC e BD? Determine a medida de BD, em funo das coordenadas de B e D. Determine a medida de AC, em funo das coordenadas de A e C. Qual a relao entre a medida de BD e a medida de AC? Use os itens anteriores e as propriedades j obtidas para as funes seno e coseno, para obter as frmulas para cos( + ) e sin( + ). Use essas frmulas para obter tg( + ). Conhecendo-se os valores das funes trigonomtricas em 30, 45 e 60 graus, determine os valores de sin(75), cos(15), sin(225) e tg(210), onde todos os ngulos so medidos em graus.

Exerccio 6 Quer-se construir uma escada de incndio em redor de um edifcio em forma de um prisma de base quadrada com 64 m2 de rea e altura de 40 m. A escada deve circundar o prdio e atingir a cobertura mantendo uma inclinao constante de 30o em relao ao cho.

Qual o comprimento total dessa escada? Qual deve ser o ngulo de inclinao para que a escada atinja a cobertura, passando uma s vez por cada face do prdio?

Exerccio 7 Quer-se construir agora, uma escada ao redor de um silo de forma cilndrica com 20 m de altura e raio da base igual a 5 m.

Calcule o ngulo de inclinao da escada em relao ao cho, para que ela atinja o topo do cilindro aps rode-lo uma nica vez.

Qual o comprimento dessa escada? Qual o ngulo de inclinao da escada em relao ao solo para que ela atinja o topo do cilindro rodeando-o exactamente duas vezes? Calcule o comprimento total de uma escada que atinja o topo do silo mantendo uma inclinao constante de 10o em relao horizontal. Quantas voltas, aproximadamente, so necessrias para que esta escada atinja o topo do silo?

Exerccios Exerccio 1 Bactrias e vrus invadem todos os dias o corpo humano mas, o nosso sistema imunolgico est preparado para exterminar pequenas populaes desses microorganismos nocivos. A bactria salmonela, encontrada na carne de frango e nos ovos, extremamente letal ao ser humano. temperatura ambiente (na realidade, entre 10 e 60 graus Celsus) as colnias de salmonela dobram de tamanho a cada 20 minutos.

Quanto tempo levar uma colnia de 200 salmonelas, presentes na carne cortada de um frango, deixada fora do frigorfico, para atingir uma populao de 1 000 000 de salmonelas ?

Exerccio 2 A populao da Matematicalandia dobra a cada 35 anos, aproximadamente.

Calcule a taxa anual de crescimento demogrfico.

Exerccio 3 O espao percorrido por um corpo caindo em queda livre dado pela funo S(t) = (gt2)/2, para cada instante de tempo t.

Calcule a velocidade mdia desse corpo decorridos 2 s. Calcule a velocidade instantnea desse corpo em t = 2s.

Exerccio 4 Suponha que o rendimento V (em milhes de metros cbicos por are) para uma plantao florestal de idade t dado por:

V = 6.7 e((48,1) / t) (t em anos)


Calcule V quando t +. Calcule V'(20) e V'(60) e interprete o resultado.

Exerccio 5 Uma empresa utilizou a televiso para lanar um produto. Terminada a campanha de lanamento o nmero de vendas ir decorrer de acordo com a lei: S =20000 . 5-x/5 em que x o nmero de dias que passou depois de terminar a campanha.

Sendo S'(5) a taxa de crescimento para x = 5, determine a taxa de crescimento 10 dias depois da campanha terminar.

Veja tambm a Seco Aplicaes para ver outros exemplos e problemas

Postulado da Rgua

Os pontos de uma recta podem ser postos em correspondncia biunvoca com os nmeros reais, isto :

A cada ponto da recta corresponde exactamente um nmero real. A cada nmero real corresponde exactamente um ponto da recta.

A distncia entre dois pontos quaisquer definida como o valor absoluto da diferena dos nmeros reais a eles associados. Uma correspondncia do tipo descrito acima chamada sistema de coordenadas . O nmero correspondente a um dado ponto dito a coordenada desse ponto. Usualmente, para definir um sistema de coordenadas na recta, escolhemos um dos seus pontos como a origem do sistema. A este ponto, normalmente denotado pela letra O , associado o nmero zero, que ser a sua coordenada. Tendo-se fixado uma unidade de medida, a coordenada de cada ponto P, da recta, determinada pela medida do segmento OP. Se, conforme a figura abaixo, o ponto S est direita da origem, sua coordenada ser x1 = OS e, portanto, positiva. Por outro lado, se o ponto P est esquerda de O , sua coordenada ser dada por x2 = -OP logo, negativa.

Se a correspondncia entre os nmeros reais e os pontos da recta feita da maneira descrita acima, a distncia entre dois pontos quaisquer P e S de coordenadas x2 e x1 , respectivamente, dada por PS = |x2 - x1| e essa frmula independente da posio relativa dos pontos P e S . Dessa maneira, fica estabelecida uma correspondncia biunvoca entre o conjunto dos nmeros reais e os pontos da recta que satisfaz as trs condies impostas pelo Postulado da Rgua. No exemplo abaixo, a coordenada de P -4, a coordenada de Q -2 e assim por diante.

Qual a distncia PS ? Se a coordenada de um ponto M x e a coordenada de N y , quanto vale a distncia MN ? Quantos nmeros reais existem ? Como voc pode saber isso ? Isso diz-lhe algo sobre o nmero de pontos de uma recta? Quantos pontos tem uma recta? O quadrado de uma soma Podemos interpretar o produto xy de dois nmeros como a rea de um rectngulo cujos lados medem, respectivamente, x e y unidades de comprimento. Do mesmo modo, o quadrado de um nmero x pode ser entendido como a rea de um quadrado cujo lado mede x unidades de comprimento. Assim, a identidade (x + y)2 = x2 + 2xy + y2 pode ser enunciada da seguinte maneira: a rea de um quadrado de lado x + y igual rea de um quadrado de lado x, mais a rea de um quadrado de lado y , mais a rea de dois rectngulos de lados x e y. Esta interpretao geomtrica encontrada no livro "Os Elementos de Euclides" e ilustrada pela figura abaixo:

Para obtermos a frmula que fornece as razes da equao ax2 + bx + c = 0 foi necessrio completar o quadrado da expresso ax2 + bx + c , isto , transformar o lado esquerdo da equao no quadrado de uma soma. Vamos usar a interpretao geomtrica do quadrado de uma soma, dada acima, para entender a origem e o significado da expresso "completar o quadrado". A equao ax2 + bx + c = 0 equivalente a ax2 + bx = - c. Multiplicando os dois membros dessa ltima equao por 4a, obtemos: 4a(ax2 + bx) = -4ac Expandindo o primeiro membro da equao anterior, temos: 4a2x2 + 4abx = -4ac O lado esquerdo da equao acima pode ser interpretado como a soma da rea de um quadrado de lado 2 ax com a rea de dois rectngulos de lados b e 2 ax, conforme ilustrado na figura abaixo:

Para "completarmos o quadrado" acima, falta adicionar expresso 4a2x2 + 4abx a rea de um quadrado de lado b. Portanto, adicionando b2 aos dois membros da equao 4a2x2 + 4abx = -4ac , obtemos: 4a2x2 + 4abx + b2 = -4ac + b2 Agora, o lado esquerdo da equao acima representa a rea de um quadrado de lado 2ax + b, conforme ilustrado na figura anterior, isto : (2ax + b)2 = -4ac + b2 Se b2 - 4ac for maior ou igual a zero, podemos extrair a raiz quadrada dos dois membros da equao anterior e, ento, obteremos a expresso que fornece as razes da equao original (frmula resolvente.

Logaritmos e Exponenciais em Diversas Bases

A hiprbole y = 1/x deu origem aos logaritmos naturais. De maneira anloga, poderamos repetir todos os passos dados, usando a hiprbole y = k / x. Esse procedimento daria origem a uma nova famlia de logaritmos para cada valor de k escolhido.

Definimos a funo log(a) = area F(k)1a onde F(k)1a a faixa da hiprbole y = k / x compreendida entre as rectas x = 1 e x = a. Observe que esta rea igual a k vezes a rea equivalente, sob a curva y = 1/x . Isso mostra-nos que: log(a) = k.ln(a).

Chamamos base de um sistema de logaritmo ao nmero b para o qual log(b) = 1. O logaritmo natural, com o qual trabalhmos at agora, tem como base o nmero e. Para calcular a base de um sistema de logaritmos, preciso descobrir o nmero b tal que, a rea da faixa de hiprbole que vai de 1 at esse nmero seja igual a 1. Temos ento que log(a) = k.ln(a) = 1, o que leva a k = 1/ (ln(b)) ou b = e (1/k). Fazendo, por exemplo, k =1.5, temos o seguinte valor para b: b := 1.947734041054467585663902120793 e a rea da faixa F(k)1b ser igual a 1. Um clculo aproximado dessa rea pode ser feito como das vezes anteriores. Veja a animao abaixo.

O que acontece medida que n aumenta?

A notao para o logaritmo de base b de um nmero x > 0 logb(x). Como logb(x) = k.ln(x) e k = 1/ (ln(b)) temos logb(x) = ln(x) / (ln(b)). Fazendo x = e, vem que logb(e) = 1/ (ln(b)), o que leva a logb(x) = logb(e) . (ln(x)). Sendo a > 1 e b > 1, podemos deduzir como passar da representao do logaritmo numa base qualquer a, para a representao noutra base b. Para isso escrevemos: logb(x) = logb(e) . (ln(x)) loga(x) = loga(e) . (ln(x))

Dividindo uma equao pela outra, obtemos: , mas, como j tnhamos visto que logb(x) = ln(x) / (ln(b)), temos logb(e) = 1/ (ln(b)) e loga(e) = 1/ (ln(a)),

logo logb(x) = loga(x) . logb(a)

= logb(a), o que nos leva a:

que a frmula de mudana de base para os logaritmos. fcil demonstrar que todas as frmulas para o produto, potenciao, diviso etc. continuam vlidas e, em particular, notemos que loga(b) . logb(a) = 1. Usaremos agora, esse novo sistema de logaritmos, para definir a funo ax, para qualquer nmero real x. Dado a > 0 e x um nmero real qualquer, define-se ax como o nico nmero real positivo cujo logaritmo natural igual a x.ln(a). Repare que para x racional, essa definio coincide com a definio usual para a potncia ax. Da definio acima temos que: logb(ax) = (ln(ax)) / (ln(b)) = (x.ln(a)) / (ln(b)) = x.logb(a) isto : logb(ax) = x.logb(a) Em particular, para b = a, temos: loga(ax) = x A frmula acima, faz-nos recair na definio tradicional de logaritmo. O logaritmo de um nmero y = ax o expoente x, ao qual devemos elevar a base a fim de obter o nmero y dado. Da frmula ln(ax) / x.ln(a) obtemos: ax = e (x.ln(a)) fcil demonstrar que todas as propriedades para a funo exponencial de base e continuam vlidas para a funo exponencial de base a qualquer e, em particular, notemos que: (ax) y = a(xy) e ax. ay = a(x + y)

A dificuldade de lidar com funes potncia do tipo ax est no problema de defini-las num nmero irracional x, a partir da sua propriedade fundamental ar. as = a(r + s) . Por outro lado, essa mesma dificuldade aparece se definirmos, como a maioria dos livros didcticos o faz, a funo logaritmo como a inversa da exponencial, isto , loga(x) = y <=> ay = x. Lembrando que o conjunto dos racionais denso nos reais, ou seja, que sempre possvel aproximar, com qualquer preciso, um dado nmero real por um racional, claro que se pode achar um valor aproximado para ax to bom quanto se queira, no entanto, desenvolver a teoria das potncias com expoente real para servir de base ao estudo dos logaritmos um processo longo. primeira vista parece que, com a popularizao do uso de computadores e mquinas de calcular, as funes logaritmo e exponencial tornaram-se to obsoletas quanto as antigas rguas de clculo, mas o que acontece justamente o contrrio. Essas funes so o instrumento matemtico adequado para modelar problemas onde a quantidade que se quer calcular varia proporcionalmente quantidade presente em cada instante. Exemplos tpicos e aplicaes dessa situao podem ser encontrados nos exerccios propostos na seco dos Exerccios. Operaes com Funes

Operaes Algbricas com Funes Em muitas situaes prticas necessrio operar, no sentido algbrico do termo, com funes . Considere, por exemplo, as funes f(x) = x2 - 2 e g(x) = -(x/2) + 1 . possvel obter uma nova funo h, combinando-se algebricamente estas duas funes. Assim, seja h = f + g a funo definida em cada ponto x por h(x) = f(x) + g(x) . Essa operao entre funes vale qualquer que seja x na interseco dos domnios de f e g. Veja, abaixo, o grfico de f, g e h traados em conjunto.

Repare que o grfico de h pode ser obtido a partir dos grficos de f e g simplesmente somando-se as ordenadas correspondentes. Essa operao entre funes vale qualquer que seja x na interseo dos domnio de f e g. possvel, tambm, multiplicar, subtrair e dividir funes. Assim, a partir de duas funes conhecidas, f e g , podemos definir novas funes f - g , f g , f g da seguinte maneira : (f g)(x) = f(x) g(x) , (f g)(x) = f(x) g(x) .Nesses dois casos, o domnio da nova funo constitudo por todos os valores de x comuns aos domnios de f e g. Alm disso, definimos (f g)(x) = (f(x) / g(x)) . O domnio desta ltima funo constitudo pelos valores de x comuns aos domnios de f e g, tais que g(x) 0 .No grfico de baixo esto representadas estas funes

Um pouco de histria da Frmula de Bhaskara

As referncias mais antigas sobre a resoluo de problemas envolvendo equaes do segundo grau foram encontradas em textos babilnicos escritos h cerca de 4 000 anos atrs. Embora os babilnios tivessem conseguido resolver muitos problemas matemticos envolvendo equaes quadrticas, cada problema era resolvido para aquele caso particular e sua soluo era uma espcie de receita prtica, que no especificava nem a

sua frmula geral (se houvesse), nem o modo como a soluo tinha sido obtida. Embora essas "receitas" , quando aplicadas a problemas do segundo grau, conduzissem de forma natural deduo da frmula de Bhaskara, os antigos babilnios no chegaram a generalizar tais "receitas". Na Grcia, as equaes de segundo grau eram resolvidas por meio de construes geomtricas como iremos ver num exerccio que ilustra o mtodo geomtrico utilizado por Euclides para achar a soluo da equao x2 = s2 - sx. No sculo XII D.C., Bhaskara (1114-1185), em duas das suas obras, apresenta e resolve diversos problemas do segundo grau. Antes de Bhaskara, no princpio do sculo IX D.C., o matemtico rabe Al-Kowarismi, influenciado pela lgebra geomtrica dos gregos, resolveu, metodicamente, as equaes do segundo grau, chegando frmula do modo descrito a seguir. Al-Kowarismi interpretava, geometricamente, o lado esquerdo da equao x2 + px = q como sendo uma cruz constituda por um quadrado de lado x e por quatro rectngulos de lados p/4 e x. Ento, como mostra a figura abaixo, "completava" esta cruz com os quatros quadrados pontilhados de lado p/4, para obter um "quadrado perfeito" de lado x + p/2.

Usando este artifcio geomtrico, Al-Kowarismi demonstrou que adicionando-se 4 vezes p2/16 , soma das reas dos quatros quadrados de lado p/4 , ao lado esquerdo da equao x2 + px = q, obtinha-se (x + p/2)2, que a rea do quadrado de lado x + p/2 , isto ,x2 + px + 4 p2/16 = (x + p/2)2 .

Portanto, a equao x2 + px = q poderia ser escrita como (x + p/2)2 = q + p2/4 implicando

que x = -p/2

, que a frmula de Bhaskara.

A descoberta de que um trinmio do segundo grau tem para imagem uma parbola, remonta Antiguidade. As primeiras referncias a respeito encontram-se nos trabalhos do matemtico grego Menaecamus ( 375-325 A.C. ), que obteve a parbola seccionando um cone circular recto por um plano no paralelo base. Pode-se provar que a curva assim obtida a imagem de uma equao do tipo y = ax2, como mostra a figura abaixo.

You might also like