You are on page 1of 46

PARTE I

INTRODUO AS RAZES

Era o cu azul, o campo verde, a terra escura, Era a carne das rvores elstica e dura, Eram as gotas de sangue da resina E as folhas em que a luz se descombina. Eram os caminhos num ir lento, Eram as mos profundas do vento Era o livre e luminoso chamamento Da asa dos espaos fugitiva. Eram os pinheirais onde o cu poisa, Era o peso e a cor de cada coisa, A sua quietude, secretamente viva, E a sua exaltao afirmativa. Era a verdade e a fora do mar largo, Cuja voz, quando se quebra, sobe, Era o regresso sem fim e a claridade Das praias onde direito o vento corre. Sophia de Mello Paisagem (excerto) Breyner Andresen,

Os recursos naturais

Regulando o acesso e uso de recurso naturais, o Direito dos Recursos Naturais, no pode ser devidamente compreendido sem se dispor de alguns conhecimentos sobre: conceitos bsicos de cincias da natureza e sociais que so recebidos pelas normas jurdicas, as razes porque estas os integram e alguns dos fundamentos econmicos dessas normas. Com efeito, o acesso e uso de recursos naturais envolvem satisfao de necessidades e realizao de actividades econmicas, e, tratando-se de um novo ramo do Direito, importa identificar alguns dos problemas de inovao que, no mbito do desenvolvimento sustentvel, o acesso e uso de recursos naturais pem ao Direito. Esta parte introdutria comea por enumerar no Captulo I algumas caractersticas dos recursos naturais relevantes no Direito de Recursos Naturais que, eventualmente, no so, mas deveriam ser, do conhecimento de juristas. No Captulo II so brevemente referidas algumas das actuais discusses sobre a economia dos recursos naturais. No Captulo III analisada a viabilidade e realizao do desenvolvimento sustentvel. O Captulo IV refere sumariamente problemas da valorizao dos recursos naturais e da renda do recurso. O Captulo V trata de algumas questes gerais da regulao da economia e do desenvolvimento com interesse no Direito de Recursos Naturais. Tento fazer a uma primeira sntese de matrias estudadas em outras disciplinas numa perspectiva de separao, deslocando o enfoque para a regulao das actividades de desenvolvimento numa abordagem integrada dos modos de coordenao dessas actividades. O Captulo VI introduz o Direito de Recursos Naturais do ponto de vista de alguns dos problemas da criao e aplicao das suas normas que funo do jurista solucionar. Procuro evitar, onde possvel, o discurso padro introdutrio de manuais de direito, como a justificao da autonomia do ramo. Apontam-se apenas algumas das linhas de fora estruturantes do Direito dos Recursos Naturais e da dinmica das suas normas.

Direito dos Recursos Naturais

Captulo I Os recursos naturais

O meio ambiente exige um dilogo entre saberes. (Robson da Silva, 2002: 18)

Este captulo fornece algumas noes bsicas que permitam compreender conceitos de cincias da natureza usados no Direito de Recursos Naturais (DRN), bem como a racionalidade ecolgica da regulao jurdica desses recursos. Visto dirigir-se a juristas, este quadro multidisciplinar tratado de modo simples, sem a profundidade com que estas matrias devem ser abordadas. O que dito neste captulo datado, no sentido de que algumas afirmaes feitas estaro provavelmente obsoletas num perodo de tempo relativamente breve, dada a intensidade actual do progresso cientfico e os debates em curso sobre matrias ambientais e do desenvolvimento sustentvel, de que so exemplo as questes relacionadas com as alteraes climticas. O captulo trata das caractersticas especficas dos recursos naturais que exigem uma regulao jurdica que se tem vindo a afastar, progressivamente, do paradigma dos regimes das coisas no Direito Civil clssico a partir do qual emergiu o DRN.

1.1. Caractersticas especficas dos recursos naturais


Os recursos que interessam ao DRN so as coisas que constituem parte do ambiente natural, que so resultado de processos ecolgicos naturais, ddivas da Natureza em cuja criao no h, em princpio, interveno humana. So os componentes do ambiente natural1 como o ar, a gua, o solo, a fauna, a flora, os minerais e a energia fornecida pelo sol. O ambiente natural designa-se bitico se

. O conceito de ambiente mais amplo: o conjunto dos elementos naturais (os chamados recursos naturais: gua, ar, solo, etc.) e culturais (lato sensu, compreendendo a paisagem, o patrimnio histrico e artstico, etc.) (Colao Antunes, 1998: 32). Para diferentes definies de ambiente, ver Condesso, 2001: 478-480. Neste trabalho, a menos que seja indicado, quando se fala em ambiente est-se a referir o ambiente natural.

Os recursos naturais

composto de seres vivos (fauna e flora) e abitico se composto de elementos no vivos (minerais, ar e gua). A Terra , como sabemos, composta de quatro componentes principais: a Biosfera, a Litosfera, a Hidrosfera e a Atmosfera. Este conjunto de elementos biticos e abiticos equilibra-se atravs do fluxo contnuo de energia e de reciclagem da matria.2 Os componentes vivos e no vivos esto em interaco em conjuntos auto-reguladores3 ou ecossistemas. Por serem parte integrante do ambiente natural e fornecidos por este, os recursos naturais so tambm designados bens ou recursos ambientais. O facto de os recursos naturais no resultarem directamente de actividades humanas, tem consequncias jurdicas importantes na diferenciao dos seus regimes em relao aos de outras coisas. Mas mais importante nessa diferenciao de regimes jurdicos a sua caracterstica de componentes de ecossistemas e que desempenham determinadas funes para a estrutura destes e para benefcio dos seres humanos. Em termos gerais, o ambiente natural realiza as seguintes funes:4 Fornece recursos naturais necessrios satisfao de necessidades no s dos seres humanos mas de todos os seres vivos. No caso das necessidades humanas, os recursos naturais so consumidos directamente (como o ar, a gua e muitas plantas e animais) ou so matrias-primas ou fontes de energia utilizadas para produzir bens e servios. Assimila resduos de origem natural ou resultantes de actividades humanas em ciclos em que o ambiente se regenera, gerando novos recursos. Presta directamente outros servios. Em primeiro lugar, servios de apoio vida, como a manuteno da composio da atmosfera e a regulao do clima. Depois, servios como espao para recreao e para satisfao de necessidades estticas ou de investigao.

. O conceito de equilbrio ecolgico muito importante nos regimes de recursos naturais, devido, inclusive, obrigao do estado de preservar o equilbrio ecolgico (art. 24/2 da Lei Constitucional, LC). Ver a seco 1.1.1 e o Cap. XI.
3

. O conceito de regulao vem das cincias da natureza e, na sua origem, refere-se s formas como os sistemas naturais se equilibram, como se obtm um dado equilbrio dentro de um sistema (Arnaut et al. 1999: 682).
4

. Jacobs, 1991: 3-5.

Direito dos Recursos Naturais

Dado que uma das principais aces dos seres humanos sobre os recursos naturais a sua extraco, para que estes possam continuar a desempenhar as suas funes dentro dos ecossistemas que integram o seu uso tem de ser regulado de modo a que, no obstante a sua utilizao, se mantenha o equilbrio desses ecossistemas. Assim, quando o Direito regula o acesso aos recursos naturais e os seus usos tem de ter em considerao a sua especificidade como componentes de conjuntos mais vastos e complexos e no como coisas isoladas sobre as quais recaem direitos. Por essa razo, relativamente ao ambiente, muitos autores tm recorrido ao conceito de universalidade5 para vincar a caracterstica de que o ambiente no aproprivel e os recursos que o compem no podem ser utilizados sem se ter em considerao que so partes desse conjunto. Contudo, e no obstante encontrarmos h milhares de anos normas jurdicas sobre o acesso e uso de, recursos naturais, apenas recentemente a regulao jurdica das actividades relativas a recursos naturais pelo Direito tem vindo a ter em considerao o facto de serem partes integrantes de conjuntos complexos. Estas transformaes dos regimes jurdicos so resultado do desenvolvimento do conhecimento cientfico sobre a Natureza e os processos naturais e, tambm, da tomada de conscincia da necessidade de conservao dos recursos naturais em resultado da chamada crise de sustentabilidade, adiante tratada. Quando se fala em recursos naturais, o conceito de recurso refere-se ao valor econmico dos bens naturais para satisfao de necessidades humanas.6 Usa-se o termo capital natural7 quando os bens ambientais so abordados do ponto de vista das suas funes econmicas.

. Para Colao Antunes o ambiente no , portanto, a soma dos elementos naturais e culturais (ar+gua+flora+fauna+bens culturais), mas uma totalidade na qual cada componente afecta e pode ser afectada pelas outras, independentemente da sua considerao autnoma. Pois bem, se tomarmos como ponto de partida da anlise do ambiente como conjunto integrado de elementos relacionveis entre si, poderamos tentar um certo paralelismo com uma das categorias jurdicas que se utilizam para classificar juridicamente as coisas: as universalidades (1998: 46). Para Condesso Bem imaterial unitrio, dele fazem parte a flora e a fauna, os espaos naturais e os elementos geoqumicos (solo, ar, gua, etc.). No fundo, num plano jurdico, ambiente e bem ambiental identificamse (2001: 476).
6 7

. Ver, e.g., Perman et al., 1996: 1. . Ver o Captulo III.

Os recursos naturais

Tratando a economia do estudo da afectao de recursos escassos satisfao de necessidades, os recursos naturais tm ainda a especificidade de serem recursos com limites fsicos. Por exemplo, os combustveis fsseis, nos quais se incluem o petrleo e o carvo, no aumentam num horizonte temporal economicamente relevante, embora se transformem. Assim, o critrio mais usado para classificar os diversos recursos naturais o da sua esgotabilidade, ou seja, se podem ou no reconstituir-se a determinadas taxas de reproduo biolgica ou fsica e qumica.

1.1.1. Os ecossistemas
A vida pode estar organizada nos seguintes nveis de funo e complexidade: As espcies, ou seja os diferentes tipos de organismos na Terra.9 As populaes que compreendem todos os indivduos de uma dada espcie numa dada rea ou regio num dado perodo. As populaes tm um certo grau de variao gentica dentro delas e relativamente a outras populaes. As comunidades que compreendem todas as populaes numa dada rea ou regio num dado perodo de tempo. A sua estrutura envolve muitos tipos de interaces entre populaes. Algumas destas envolvem a aquisio e uso de alimentos, espao ou outros recursos ambientais. Outras envolvem o ciclo de nutrientes atravs de todos os membros das comunidades e a mtua regulao da dimenso das populaes. (...) Em geral, os eclogos consideram que uma comunidade tendo uma diversidade grande mais complexa e estvel que uma comunidade com uma diversidade reduzida, porque quanto maior for o interrelacionamento entre as populaes maior a resilincia10 destes sistemas a perturbaes.
8

. Pidwirny, 2005, Cap. 9.d (Introduo Biosfera. Organizao da vida: espcies, populaes, comunidades e ecossistema).
9

. Espcie uma categoria sistemtica basilar na cincia da classificao que significa um grupo de seres vivos muito semelhantes, capazes de se reproduzirem entre si, produzindo indivduos semelhantes aos progenitores (Morais et al., 2006: xxii), portanto, um grupo de animais ou plantas com caractersticas comuns, capazes de se reproduzirem e de manterem a sua separao de outros grupos (Glossrio FAO/UN sobre recursos biolgicos marinhos, UN Atlas of the Ocean).
10

. Resilincia a medida da extenso a que um ecossistema pode estar sujeito a perturbaes sem que os seus parmetros sejam alterados (Perman et al., 1996: 15).

Direito dos Recursos Naturais

Os ecossistemas que so entidades dinmicas compostas da comunidade biolgica e do ambiente abitico. A composio e estrutura bitica e abitica de um ecossistema so determinadas pelo estado de vrios factores ambientais. Alteraes nestes factores (por exemplo: disponibilidade de nutrientes, temperatura, intensidade da luz, intensidade de pastagens e densidade de populaes de espcies) resultaro em mudanas dinmicas na natureza destes sistemas. O conceito de ecossistema tem a sua origem no termo biocenose, introduzido por Mobius em 1877.11 Os sistemas, verses simplificadas da realidade, so grupos de elementos relacionados e organizados com um dado objectivo.12 Os sistemas tm estruturas (quadros bsicos ordenadores das relaes dentro de um sistema) que esto estreitamente associadas s suas funes, s contribuies de cada parte para o conjunto.13 Dada a importncia da teoria dos sistemas para a compreenso de realidades complexas, incluindo do Direito, no final deste captulo dado o exemplo da cadeia alimentar como um modelo de um sistema. Os elementos mais importantes de um ecossistema so os solos, a atmosfera, a radiao do sol, a gua e os organismos vivos e, fundamentalmente, as relaes que se estabelecem com a circulao da matria e da energia. Os solos fornecem nutrientes e espao para o crescimento aos seres vivos. A atmosfera fornece aos seres vivos do ecossistema dixido de carbono para a fotossntese e o oxignio para a respirao. A radiao do Sol fornece o calor necessrio ao ciclo da gua e tambm essencial para a fotossntese das plantas. A gua um elemento da

11

. A biocenose significa um agrupamento de seres vivos correspondendo pela sua composio, pelo nmero de espcies e de indivduos, a certas condies mdias do meio, sendo esse agrupamento ligado por uma dependncia recproca e que se mantm e reproduz num dado local de modo permanente (Jlio Morais, entrevista 2006, citando Dajoz, Roger, 1972, Prcis dEcologie, Dunod, Paris. O espao ocupado pela biocenose designado por bitopo, ou seja as condies fsicas e qumicas no vivas do ambiente (Morais et al., 2006: xxi). O conjunto da biocenose e do bitopo que a suporta constituem dois elementos inseparveis que reagem um sobre o outro para produzir um sistema mais ou menos estvel, o ecossistema.
12 13

. Definio de Bullocks e Stalibrass, 1982: 621.

. Definio em ob.cit.: 608. So as estruturas que permitem a anlise dos sistemas em termos dos seus elementos discernveis e dos modos como operam como um todo (loc.cit.).

Os recursos naturais

composio de animais e plantas e serve-lhes de alimento, transportando tambm nutrientes minerais.14 Os seres vivos podem ser classificados em produtores, consumidores e detritvoros. As plantas verdes so os maiores produtores de matria orgnica (a partir da energia solar e dos elementos do solo) que serve de alimento para o primeiro grupo de consumidores (os herbvoros). Estes por sua vez transferem a energia para o segundo grupo de consumidores (os carnvoros, que se alimentam de herbvoros mas podem tambm alimentar-se de outros carnvoros). As plantas e os animais fornecem matria orgnica para os solos, como resduos. Esta consumida pelos detritvoros, como as minhocas, que transformam a matria orgnica em nutrientes inorgnicos que podem ser usados novamente pelas plantas. As funes dos ecossistemas incluem os processos que se desenvolvem no seu nvel e que contribuem para a sua permanncia e, deste modo, para o bem-estar da humanidade. Estas funes so designadas servios do ecossistema. Os oceanos, por exemplo, contribuem aproximadamente com dois teros do valor dos servios prestados aos seres humanos pelo ecossistema global (a biosfera). Os ecossistemas so, assim, sistemas complexos de organismos vivos e elementos no vivos que esto interrelacionados inseparavelmente e que interagem num processo dinmico de mudana.15 Um ecossistema pode conter subsistemas que podem ser vistos como outros ecossistemas. A Lei de Bases do Ambiente16 define ecossistema como
Um complexo dinmico de comunidades vegetais, animais e micro-organismos e o seu ambiente no vivo, que interage como uma unidade funcional (Anexo, n 11).

14

. Pidwirny, 2005, Cap. 9.j (Introduo aos ecossistemas). Muitas das relaes mais importantes entre organismos vivos e o ambiente so, em ltima anlise, controladas pelo montante de energia disponvel proveniente do Sol e recebida superfcie da Terra. esta energia que contribui para o funcionamento dos sistemas biticos (loc.cit.).
15 16

. Glossrio FAO/UN sobre recursos biolgicos marinhos (UN Atlas of the Oceans).

. Lei n 5/98, LBA. A LBA segue a definio da Conveno sobre a Diversidade Biolgica (CDB), art. 2. A Lei 6-A/04, Lei dos Recursos Biolgicos Aquticos (LRBA) define ecossistema aqutico como qualquer processo complexo dinmico de comunidades vegetais, animais e micro-organismos e o seu ambiente no vivo aqutico ou ribeirinho que interage como uma unidade funcional (art. 1/25).

Direito dos Recursos Naturais

Os ecossistemas podem ser classificados segundo diferentes critrios:17 Pela dimenso: A Terra pode ser vista como um gigantesco ecossistema. Os ecossistemas marinhos esto divididos em grandes ecossistemas marinhos (LMEs), como o da corrente fria de Benguela (BCLME), que abrange as costas de Angola (salvo a costa de Cabinda) e Nambia e a costa ocidental da frica do Sul.18 Numa escala menor, unidades como os mangais19 so tratados como ecossistemas. Pelo produtor primrio principal. Neste caso, as fronteiras do ecossistema so definidas pelos limites do tipo de coberto vegetal como, por exemplo, no caso das florestas tropicais. Pelas fronteiras geogrficas. Podemos, por exemplo, encontrar ecossistemas correspondentes a esturios de rios, lagos, pennsulas como o Mussulo, zonas costeiras e a plataformas continentais. Dada a complexidade dos ecossistemas, ainda sabemos muito pouco sobre eles. Assim, as decises que so tomadas sobre uso e gesto de recursos naturais tm uma margem de incerteza,20 maior ou menor, e esto muito dependentes do desenvolvimento da cincia. A biosfera e os ecossistemas esto num constante processo de mudana, que nuns casos gradual e contnuo e noutros desagregador e descontnuo. Da advm dois conceitos de grande importncia em ecologia: estabilidade e resilincia. A estabilidade refere-se propenso de uma populao dentro de um

17 18

. UN Atlas of the Oceans, 2005.

. Morais et al., 2006: 22. Os LMEs (Large Marine Ecosystems) so reas dos oceanos traadas mundialmente e caracterizadas por uma distinta batimetria, hidrografia, produtividade e interaces trficas (ob.cit.: xxiii). Sobre a corrente fria de Benguela, ver ob.cit.: 12.
19

. Os mangais so componente importante da produtividade tropical costeira, que ocorre em esturios, baas e lagunas costeiras. Servem de habitat a inmeras espcies de peixes, invertebrados, variada epifauna e epiflora, sendo igualmente utilizados para refgio de diversas aves (Morais et al., 2006: xxiii).
20

. Incerteza usada neste trabalho como ausncia de informao suficiente, necessria em especial tomada de decises. Em recursos naturais e ambiente pode ser definida como a incompletude do conhecimento sobre estados e processos na natureza (Glossrio FAO/UN sobre recursos biolgicos marinhos, UN Atlas of the Oceans). Ver a subseco 3.3.2. sobre a deciso racional.

Os recursos naturais

ecossistema para regressar a uma condio de equilbrio aps uma perturbao.21 Os ecossistemas tm um dado ponto de equilbrio em que realizam as suas funes com maior ou menor produtividade.22
Equilbrio que, entendido de forma no esttica, implica uma tenso e a passagem contnua de uma posio a outra. No ambiente constatamos o movimento das correntes de ar, das correntes marinhas, da circulao da gua; so tambm as mudanas climticas, as variaes das estaes; a vida das plantas e dos animais. So as coisas que se movem e que interagem que constituem o sistema. de realar que neste processo de interaco assumem relevo as qualidades, as caractersticas fsicas, biolgicas e qumicas das coisas. Os ventos, por exemplo, dependem da diferena de temperatura entre massas de ar e a temperatura uma caracterstica fsica do ar. Justamente por isso a lei protege no apenas as coisas em si, mas tambm as qualidades das coisas, as suas caractersticas fsicas e qumicas (Colao Antunes, 1998: 35).

As actividades humanas tm impactos sobre os ecossistemas, eventualmente perturbando o equilbrio ecolgico e, em consequncia, prejudicam a realizao das funes dos ecossistemas. Contudo,
Quando qualquer ecossistema particular est sujeito a perturbaes, uma importante propriedade do sistema se a perturbao afecta meramente os nveis de variveis no sistema, ou se os parmetros das prprias relaes so alterados. A resilincia de um ecossistema a medida da extenso a que pode estar sujeito a perturbaes sem que os

21 22

. Perman et al., 1996: 61.

. Nas cincias da Natureza, o equilbrio descreve as condies de um sistema, medida atravs de um dos seus elementos ou atributos, num dado perodo de tempo. Os sistemas tm os seguintes tipos de equilbrio: i. Equilbrio de estado estacionrio, condio mdia de um sistema em que a trajectria se mantm constante ao longo do tempo; ii. Equilbrio termodinmico, condio do sistema em que a massa e a energia se deslocam em direco a um grau mximo de entropia; iii. Equilbrio dinmico que tem lugar quando h estados medidos no repetidos ao longo do tempo; iv. Equilbrio esttico, quando fora e reaco esto equilibradas e as propriedades do sistema so mantidas ao longo do tempo; v. Equilbrio estvel quando o sistema demonstra tendncia para regressar ao mesmo equilbrio depois de perturbaes; vi. Equilbrio instvel quando o sistema demonstra tendncia para regressar a um novo equilbrio depois de perturbaes. (...) Para um sistema ter a qualidade de estacionrio ele deve ter capacidade de auto-regulao A auto-regulao controlada em muitos sistemas por mecanismos de feedbacks (aces de retorno) negativos e positivos. Os feedbacks negativos controlam o estado do sistema reduzindo os elementos ou atributos do sistema. Os feedbacks positivos alimentam ou aumentam a dimenso de um ou mais elementos ou atributos do sistema ao longo do tempo. A interaco entre organismos vivos ou entre estes e o ambiente abitico envolve feedbacks positivos e negativos. (Pidwirny, 2005, Cap. 4.f, Introduo Teoria dos Sistemas, Conceito de equilbrio e feedbacks).

10

Direito dos Recursos Naturais

parmetros sejam alterados. No entanto, a resilincia de um sistema no constante. Os eclogos sugerem que a resilincia tende a ser maior quanto mais elevado for o grau de complexidade, diversidade e inter-aferrolhamento do ecossistema (Perman et al., 1996: 15).

A resilincia , assim, uma qualidade dos ecossistemas que se refere propenso de um sistema de manter a sua estrutura organizativa e funes aps uma perturbao significativa.23 Quando o equilbrio do ecossistema perturbado, por exemplo, por alteraes climticas, explorao no sustentvel de recursos ou destruio de habitats,24 os organismos vivos procuram adaptar-se, incluindo atravs de alteraes da sua composio gentica. Muitas vezes no conseguem essa adaptao e pode ocorrer extino de espcies ou mesmo de todo o ecossistema. Se o ecossistema resiliente, mesmo desaparecendo uma espcie pode continuar, em termos amplos, a funcionar, enquanto conjunto, do mesmo modo. Por outro lado, se o ecossistema resiliente as populaes podem ser estveis. Mas a questo da resilincia dos ecossistemas tem, segundo Perman et al., um grande grau de incerteza, pois s possvel determinar a resilincia de um ecossistema depois de ele ter sido perturbado. A determinao ex ante dessa resilincia apenas pode ser referida a previses que podem ser falveis.25 O equilbrio ecolgico tem particular relevncia porque, para alm de outras questes relativas ao desenvolvimento sustentvel e aos regimes de recursos naturais, vem previsto expressamente na Lei Constitucional. Com efeito, o art. 24/2 da LC estabelece que
O Estado adopta as medidas necessrias proteco do meio ambiente e das espcies da flora e da fauna nacionais em todo o territrio nacional e manuteno do equilbrio ecolgico.

Robson da Silva considera que o ambiente equilibrado , do ponto de vista jurdico, uma questo vinculada aos direitos fundamentais, no s ao direito de

23 24

. Perman et al., 1996: 62.

. Habitat definido na CDB, como o local ou o tipo de stio onde um organismo ou populao ocorrem naturalmente (art. 2).
25

. Perman et al., 1996: 62-3. Estes autores referem outros conceitos de estabilidade e resilincia em loc.cit.

11

Os recursos naturais

viver num ambiente sadio e no poludo, mas a direitos como o direito vida, inerente dignidade da pessoa humana ou sade.26 No entanto, muitas vezes as decises sobre gesto de recursos naturais e os seus regimes jurdicos no tm em considerao que um dado recurso natural parte integrante de um ecossistema no qual necessrio manter um dado equilbrio, inclusive para assegurar a realizao destes direitos. Assim, por exemplo, h legislao sobre terras, florestas ou recursos hdricos que no reflecte as relaes entre estes recursos como componentes de ecossistemas. Por essa razo, fala-se hoje em abordagem de ecossistema e gesto integrada quando se trata dos regimes de recursos naturais.27

1.2. Os recursos naturais e suas funes


Os recursos naturais so muito diversificados e a sua heterogeneidade e sustentabilidade implicam regimes jurdicos diferenciados, embora, como se ver, a unidade desses regimes seja assegurada pelo que alguns autores designam macro sistema do DRN.

1.2.1. Terras
nas terras que se encontram a maioria dos restantes recursos, se considerarmos que mesmo sob os oceanos, encontramos o leito e o subsolo do mar. Fala-se em terra firme para referir a superfcie da massa terrestre. As terras submarinas tm designaes especficas consoante se trate de reas sob jurisdio de estados (plataforma continental) ou internacional (a rea).28 As terras so recursos multifuncionais, de diversos usos simultneos ou sucessivos no mesmo espao: servem de base slida para outros recursos e para edifcios, vias de comunicao e outras infra-estruturas, para a realizao de actividades econmicas como a agricultura, a pecuria, a silvicultura, ou a indstria mineira, para reserva de recursos biolgicos, para recreao, incluindo em reas de

26 27 28

. 2002: 42 e 266 ss. Ver o Cap. XI. . Ver as seces 3.3. e 6.1. . Ver o Cap. VIII.

12

Direito dos Recursos Naturais

proteco (reservas naturais) em que o ambiente preservado para lazer, investigao e conservao para as geraes futuras. Desempenham ainda funes de assimilao de resduos contribuindo, por exemplo, para gua limpa nos lenis freticos. Podem, por fim, constituir um valor esttico e/ou cultural. As terras foram durante muito tempo o smbolo da riqueza natural de uma nao, cujas fronteiras polticas se traduzem na delimitao de um territrio. Sendo por vezes identificadas com territrio a defender, incluindo o territrio nacional, as terras so hoje vistas pelo Direito tambm como espaos de suporte de mltiplas actividades, usando a expresso de Pivot, porquanto as terras
j no esto isoladas do seu ambiente natural, geogrfico, poltico pois o espao um conjunto de lugares, mas tambm uma superfcie utilizada pelas actividades econmicas; um suporte de actividades, mas tambm um elemento da economia; um contentor, mas tambm um recurso raro; um elemento do patrimnio afectado a um preo; pois um objecto da anlise econmica (2000: 586).

O conceito de terras em Direito varia muito. A Lei n 3/0429 define terra ou territrio como
O espao biofsico constitudo pelo conjunto dos solos urbanos ou rurais, do subsolo, das guas interiores, do mar territorial, da plataforma continental, bem como da zona econmica exclusiva, enquanto elementos ou recursos naturais contidos no interior das fronteiras territoriais nacionais com relevo para a execuo dos respectivos instrumentos (art. 2/i).

Esta definio, muito abrangente, coincide com o territrio nacional e aplica-se para efeitos de ordenamento do territrio. Muito diversa e restritiva a definio da Lei de Terras que define terras como solos.30

29 30

. Lei do Ordenamento do Territrio e do Urbanismo, LOT.

. Na Lei n 9/04 (Lei de Terras, LT) terra definida como o mesmo que terreno (art. 1/j) e este definido como parte delimitada do solo, incluindo o subsolo e as construes nele existentes que no tenham autonomia econmica, a que corresponda ou possa corresponder um nmero prprio na matriz predial respectiva e no registo predial (art. 1/k). Solo definido na Lei como camada superficial de terra sobre que recai a propriedade originria do Estado e destinada ao aproveitamento til, rural e urbano, atravs da constituio de um dos diversos tipos de direitos fundirios previstos na presente lei (art. 1/h). Embora as definies em leis interessem prima facie para a interpretao dessas leis, deve haver a preocupao de as compatibilizar com as definies constantes de outra legislao, em especial as relativas s mesmas matrias ou a matrias relacionadas, assegurando-se um dado grau de articulao entre os diferentes diplomas. Quanto s 13

Os recursos naturais

Do ponto de vista do desenvolvimento sustentvel e da gesto integrada,31 interessa mais ao DRN a definio da Conveno sobre o Combate Desertificao32 que, reflectindo as orientaes da Agenda 21,33 v as terras no como meros solos (camada viva da crosta terrestre, usando a linguagem da Lei n 1/92,34 art. 2/2/a) mas como um conjunto complexo de recursos naturais que como tal deve ser gerido de modo integrado.35 Assim, terra
o sistema bio-produtivo que compreende o solo, a vegetao, outros componentes do biota e os processos ecolgicos e hidrolgicos que se desenvolvem dentro do sistema (art. 1/e).

As terras podem ser entendidas como esse conjunto. No DRN importa tambm 36 a distino entre solo e subsolo, ou seja a entre a camada da superfcie e as camadas inferiores da Terra, com regimes jurdicos por vezes diferenciados. Os solos so constitudos por camadas37 que cobrem a superfcie terrestre da Terra, formadas por partculas de minerais resultantes de eroso38 (como areia e

definies de natureza cientfica, ou tcnico-jurdica, ainda mais duvidoso que o legislador possa arbitrariamente atribuir sentidos diferentes a conceitos adquiridos das cincias em causa. Ver o Cap. VI.
31 32 33

. Ver o Cap. III. . Abreviadamente CCD.

. Programa aprovado pela Resol. n 1, n 2 da Conferncia das Naes Unidas para o Ambiente e Desenvolvimento, Rio de Janeiro, 1992.
34 35 36 37

. Lei das Actividades Geolgicas e Mineiras, LAGM. . Ver a seco 3.3. . Definido na Lei de Terras como a camada de terra imediatamente inferior ao solo.

. Os solos ocupam espao e so formados de vrias camadas que se distinguem do material inicial em resultado de adies, perdas, transferncias e transformaes de energia e matria ou pela sua aptido para suportar plantas enraizadas num ambiente natural. O limite superior do solo a fronteira entre o solo e o ar, guas rasas, plantas vivas ou materiais vegetais que ainda no comearam a decompor-se. O limite inferior do solo difcil de definir, mas considera-se que as camadas de solo terminam quando se chega a rochas ou a materiais terrestres que no contm animas, razes ou outros sinais de actividade biolgica. O limite inferior do solo fixado, de modo arbitrrio e para fins de classificao, em 200 cm de profundidade (Natural Resources Conservation Service, soils.usda.gov).

14

Direito dos Recursos Naturais

argila), razes de plantas, matria orgnica decomposta, ar, gua e de populaes de animais e micro-organismos.39 Os diferentes tipos de solos so resultado de processos geolgicos de constituio da rocha me subjacente e de desintegrao desta em diversas formaes que determinam a configurao das terras como o relevo e altitude, bem como da interaco entre os elementos vivos e no vivos do solo, incluindo animais e plantas, que se desenvolvem ao longo de milnios. Estes influenciam, e so influenciados por factores como o clima, a vegetao ou a aco humana, para alm da topografia, do material de origem e do tempo.40
A natureza do solo em qualquer lugar uma funo da interaco de cinco factores o material de base, a topografia, o clima, os organismos dentro do solo e o tempo. A actividade humana pode afectar qualquer dos primeiros quatro, directamente e indirectamente, e assim influenciar o tempo no qual um solo se deve desenvolver. A qumica de muitos solos foi afectada por essa actividade, e o volume de eroso dos solos induzida pelos seres humanos aumentou muito substancialmente nos sculos recentes, com claras consequncias para a capacidade do solo sustentar vida vegetal e, assim, humana (Johnston, 1996: 41).

Os solos so um dos factores que afectam a produtividade de qualquer ecossistema, pois so essenciais para a existncia de muitas formas de vida, como, por exemplo, as plantas, s quais fornecem nutrientes. Ora, como vimos, as plantas so a base de quase todas as cadeias alimentares na Terra. esta constituio dos solos que os distingue de sedimentos de minerais.41 Os solos foram considerados recursos indestrutveis embora necessitando de certos cuidados para aumentar a sua produtividade. Mas tornaram-se um dos recursos naturais que tem sido usado com menos cuidado com consequncias

38

. Eroso definida na LBA como o desprendimento da superfcie do solo pela aco natural dos ventos ou das guas, que muitas vezes intensificado pelas prticas humanas de retirada de vegetao (Anexo, n 12).
39

.Curso de Solos, www.waite.adelaide.edu.au. Os seres vivos que habitam os solos podem ser fungos, bactrias, algas, protozorios, nemtodos, e vermes que so responsveis pela decomposio da matria orgnica que depositada no solo. Estas populaes contribuem tambm para a fertilidade e estabilidade dos solos. Sem eles, o solo morto, no servindo para produzir, inter alia, alimentos (loc.cit.)
40 41

. Batalla, 1986: 174-75 e Pidwirny, 2005, Cap. 10, Introduo Litosfera.

. Pidwirny, 2005, Cap. 10, Introduo Litosfera.

15

Os recursos naturais

negativas grandes. Por essa razo, a Conveno Africana42 inclui-os expressamente nos recursos renovveis (art. 5/1). Em termos gerais, os solos podem degradar-se por eroso, acidez, salinidade, poluio e construo de zonas urbanizadas. Uma das causas mais graves de degradao43 dos solos tem sido as alteraes na cobertura vegetal, quer pelo desmatamento para agricultura, pecuria, urbanizao ou para actividades mineiras, quer ainda pelas prticas utilizadas nesse desmatamento. Algumas das actividades que degradam os solos so apontadas por Lutucuta:
A deflorestao, sobre-pastoreio, queimadas, diminuio das rotaes, o cultivo em sentido contrrio ao das curvas de nvel so algumas das prticas que aceleram a eroso do solo. Nas tcnicas de maneio do solo h que evitar aquelas que provocam a sua degradao, acidificao, eroso e salinizao44 entre outros aspectos negativos. Costuma dizer-se que preciso ter em mente que um solo agrcola demora mais de 500 anos para se formar e manejado inadequadamente pode acabar num ms (...) O derrube da floresta pe a descoberto o solo permitindo a rpida mineralizao da matria orgnica e o seu arrastamento horizontal e vertical. Esta situao faz um solo passar de produtivo a uma pobreza cultural que se torna irreversvel ao ponto de dificultar a regenerao natural (1999: 65-7).

O uso sustentvel das terras implica, portanto, que sejam tomadas medidas de proteco dos solos,45 para alm das relativas vegetao que os cobre. Pressupe

42

. Conveno Africana sobre a Conservao da Natureza e dos Recursos Naturais, abreviadamente Conveno Africana.
43

. A CCD define degradao da terra como a reduo ou perda, nas zonas ridas, semiridas e sub-hmidas secas, da produtividade biolgica ou econmica e da complexidade das terras agrcolas de sequeiro, das terras agrcolas irrigadas, das pastagens naturais, das pastagens semeadas, das florestas e das matas nativas devido aos sistemas de utilizao da terra ou a um processo ou combinao de processos, incluindo os que resultam da actividade do homem e das suas formas de ocupao do territrio (art. 1/f). A Conveno considera, inter alia, formas de degradao de terras a eroso do solo, a destruio da vegetao por perodos prolongados e a deteriorao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas ou econmicas do solo (cit.art.).
44

. A salinizao do solo resulta do desiqulibrio entre a evaporao e as precipitaes de gua. A gua sobe por capilaridade e concentra os sais perto da superfcie, por vezes devido a sistemas de irrigao deficientes (Camdessus et al., 2004: 22).
45

. A Conveno Africana estabelece a obrigao das partes de Tomarem medidas efectivas para prevenir a degradao das terras e para esse feito devero desenvolver estratgias integradas de longo prazo para a conservao e gesto sustentvel dos recursos de terras, incluindo o solo, a vegetao e os processos hidrolgicos com eles relacionados 16

Direito dos Recursos Naturais

tambm a realizao de actividades de ordenamento do territrio.46 Este visa assegurar a utilizao dos solos de acordo com as suas caractersticas e potencialidades. Assim, por exemplo, se uma dada rea tem potencialidades importantes para agricultura com solos frteis, no ser utilizada para construo de zonas urbanas, embora a expanso de assentamentos humanos possa levar a conflitos entre estes usos de solos. Tambm, as zonas de floresta com funes importantes, inclusive na conservao da diversidade biolgica e na estabilizao do clima, no devem ser desmatadas para utilizao para produo pecuria e agrcola, como tem acontecido, por exemplo, na Amaznia. Por fim, as reas de grande beleza, que proporcionam prazer esttico e espaos de lazer ou representando valores culturais, sero preservadas. O ordenamento do territrio exige o estudo dos solos e a sua caracterizao, incluindo as suas caractersticas geolgicas, climticas, etc. para se identificarem os usos a que sero destinados. Por essa razo, instrumentos internacionais, como a Carta Mundial dos Solos e a Agenda 21, prevem a realizao destas tarefas de recolha de informao como uma das actividades mais importantes no

(art. 6/1). As partes devem tambm combater a eroso e uso inadequado de terras, bem como a deteriorao das suas propriedades fsicas, qumicas e biolgicas ou econmicas (art. 6/2). A Unio Europeia (UE) est a estudar a adopo de polticas de proteco do solo que devem concentrar-se nos princpios de preveno e precauo, de forma a assegurar a considerao das caractersticas do solo nas decises relativas afectao de terras. As medidas agro-ambientais destinadas a proteger o solo incluem a agricultura biolgica, a gesto integrada de culturas, prticas de no mobilizao do solo, faixas de pastagens, utilizao de composto certificado, manuteno de terraos, cultura segundo as curvas de nvel, utilizao mais segura dos pesticidas e gesto de sistemas de pastoreio pouco intensivos (www.confagri.pt).
46

. Ordenamento do territrio definido no art. 2/l da LOT como aplicao no territrio das polticas econmicas e sociais, urbansticas e ambientais, visando a localizao, organizao e gesto correcta das actividades humanas. Sistema de ordenamento do territrio o sistema integrado das normas princpios, instrumentos e aces da Administrao Pblica que tem por funo a organizao e gesto do espao biofsico territorial, urbano e rural, em termos de enquadramento, disciplina, defesa e valorizao da sua ocupao e utilizao pelas pessoas singulares e colectivas, privadas e pblicas, com vista realizao dos fins e segundo os princpios previstos na presente lei (LOT, art. 3). Sobre o ordenamento como meio de gesto integrada de recursos naturais, ver a subseco 3.3.3.

17

Os recursos naturais

ordenamento do territrio. Assim, em Angola os planos territoriais so precedidos de actividades visando essa caracterizao.47 No ordenamento do territrio, os espaos biofsicos so classificados em espaos urbanos e espaos rurais.48 No entanto, at recentemente era dada uma importncia maior ao ordenamento dos espaos urbanos que do restante territrio nacional, primazia que tambm vem reflectida na lei angolana. H autores que, como Robson da Silva, contestam estas divises porque, em termos prticos, e devido s tcnicas de regulao jurdica aplicadas, no tm em considerao a indivisibilidade e integralidade do ambiente e questes relacionadas com o equilbrio ambiental.49 Ou aqueles que, como Barrire e Barrire, consideram que as terras no podem ser abordadas apenas do ponto de vista da sua dimenso agrria ou urbanstica de imveis, urbanos ou rurais, mas devem ser compreendidas, inclusive pelo Direito, como substracto de sistemas ecolgicos, simultaneamente como recurso e como espao,50 o que engloba as suas dimenses culturais para o seres humanos. Mas estas perspectivas apresentam dificuldades, como salientam Brooks et al.:
E assim o facto de que valorizamos locais muitas vezes traduzido em (normas de) direito do ambiente. Mas a relao do lugar com a ecologia e o direito do ambiente no sempre feliz. Ns podemos ter um forte sentido do lugar que pode no coincidir com as fronteiras legais ou ecolgicas. As nossas ligaes emocionais a lugares podem levar-nos a sobrestimar ou cegar-nos sobre a realidade ecolgica de um lugar. A ecologia uma cincia; um sentido de lugar , em parte, um sentimento. Cincia e sentimento no se misturam muito bem. (...) Finalmente, um sentido de local envolve ver o lugar, pelo menos em parte, em termos sociais. De facto, muitas vezes a mistura de local natural e de cultura humana que contribui para a nossa valorizao do local em questo (2002: 384).

47 48 49 50

. LOT, arts 25/b e 28 ss. e 34/3/d. . LOT, arts 36/2 e 28/4 e LT, art. 19/3. . 2002: 270-71. . 1997: 3.

18

Direito dos Recursos Naturais

1.2.2. guas
Cerca de 70% da superfcie da Terra, o planeta azul, est coberta de gua. Esta constitui cerca de 60% da composio de animais e plantas e cerca de 97% dos recursos hdricos encontram-se nos oceanos.51 A gua , tal como os solos, um recurso natural multifuncional, com uma pluralidade de usos que podero vir a estar em conflito:52 Alimento necessrio sobrevivncia e, no caso das guas medicinais, uso para fins de sade humana; Ambiente de recursos biolgicos aquticos,53 necessrio em especial a actividades de pesca e aquicultura; Factor regulador do clima e do ambiente; Uso domstico e urbano, em especial para limpeza; Matria-prima principal ou intermediria na indstria e usada na agricultura, pecuria e silvicultura para renovao de recursos da flora e da fauna; Fonte da energia hidroelctrica; Meio de comunicao para navegao e transporte de pessoas e mercadorias; Valor esttico e cultural, bem como meio de recreao e prticas desportivas. A gua doce,54 corresponde apenas a cerca de 2.8% do total de guas e um recurso essencial para todos os seres vivos. A gua no pode ser substituda nesta

51

. Pidwirny, 2005, Cap. 8, Introduo Hidrosfera, e Camdessus et al., 2004: 17. Ver tambm Silva, 1999: 73. Hildering (2004: 21) refere a distino da gua doce em gua azul (na superfcie, por exemplo dos rios e das chuvas), gua verde (nas plantas) e gua castanha (subterrnea).
52 53

. Ver, por exemplo, Batalla, 1986: 131-32.

. A gua doce ainda um dos componentes dos ecossistemas aquticos. O ambiente aqutico pode ser definido como Todas as guas superficiais e subterrneas, as terras e as formaes geolgicas subterrneas ligadas a essas guas, e a atmosfera relacionada com essas guas e terras (Regras de Berlim, cit. em Hildering, 2004: 28).

19

Os recursos naturais

sua funo, ao contrrio do que sucede com outros recursos naturais, por exemplo, os combustveis fsseis que podem ser substitudos como fontes de energia por fontes renovveis.55 No entanto, a gua potvel56 apenas 0.008% da gua total. A quantidade mnima que seria necessria a cada pessoa de 40-50 litros por dia, dependendo de factores como o clima.57 Por essa razo, o direito gua um direito humano intimamente relacionado com o direito vida58 e o uso sustentvel da gua da maior importncia para a humanidade.59 Contudo, no nosso mundo cada vez mais prspero negado o acesso a gua limpa a mais de mil milhes de pessoas e so algumas das pessoas mais pobres quem paga os preos mais elevados pela gua, reflectindo a limitada cobertura de instalaes de abastecimento de gua nos muceques e assentamentos humanos informais em que as pessoas pobres vivem.60 Os recursos hdricos,61 designados ouro azul, podem ser classificados em superficiais ou subterrneos. Cerca de 22% da gua doce que se encontra na superfcie terrestre est armazenada como gua subterrnea no subsolo, por vezes a

54

. Definida na Lei de guas (Lei n 6/02, LA) como gua natural, com baixa concentrao de sais ou geralmente considerada adequada, aps tratamento, para produzir gua potvel (Anexo).
55 56

. Hildering, 2004: 21 e 1.

. Definida na LA como gua que rene determinadas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas que lhe confere qualidade satisfatria para consumo humano (Anexo).
57

. Hildering, 2004: 22, citando Gleick que calcula serem necessrios 5 litros de gua para alimentao, 20 litros para saneamento, 15 litros para limpeza pessoal e 10 litros para preparao de alimentos.
58 59

. Consagrado no art. 9/1/a da LA, ver o Cap. XI.

. Sobre os problemas actuais da gua, ver PNUD, 2006, Relatrio sobre o Desenvolvimento Humano de 2006 Para alm da escassez - poder, pobreza e a crise global de gua.
60

. UNDP, 2006: v. Todos os dias milhares de mulheres e jovens raparigas captam gua para as suas famlias um ritual que refora as desigualdades do gnero no emprego e educao (loc.cit.).
61

. A LA regula o acesso e uso de guas como bem econmico, definindo recursos hdricos como Recursos em guas disponveis, ou potencialmente disponveis, em quantidade e qualidade, no local e momento apropriado para satisfazer uma demanda identificada (Anexo).

20

Direito dos Recursos Naturais

grandes profundidades. As guas subterrneas atravessam verticalmente a camada do solo. Depois, ou continuam o seu fluxo para baixo at encontrarem materiais impermeveis e ficam armazenadas em aquferos62 no subsolo ou podem deslocarse horizontalmente at encontrarem os oceanos, ou rios ou lagos. Quando as guas subterrneas escoam para a superfcie do origem a nascentes. As guas subterrneas retidas entre duas camadas de materiais impermeveis so designadas artesianas e podem ser captadas em poos artesianos.63
A gua a nica substncia na Terra que existe nos trs estados fsicos: slido, lquido e gasoso. Assim, a gua na atmosfera, nos oceanos, lagos, rios, solos, glaciares e na neve est em constante movimento e transformao no chamado ciclo hidrolgico, que uma ilustrao da regra de que na natureza nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma (Pidwirny, 2005, Cap. 8.a).

A gua um recurso infinitamente renovvel no ciclo hidrolgico natural. Da gua que se evapora dos oceanos a maior parte retorna ao mar, mas parte vai para a terra onde absorvida nos aquferos, parte utilizada pela fauna e flora e parte fica na superfcie. Por essa razo, Hildering afirma que, como todos os recursos hdricos so parte do mesmo sistema planetrio, todos os seus usos tm impactes no sistema como um todo e so todos influenciados pelo ciclo hidrolgico. Para alm disso, a gua um factor determinante da regulao natural do clima mundial. Os factores relacionados com o clima, como a gua, os ecossistemas terrestres, dos desertos s florestas, a fauna e a flora esto interligados. No entanto, ainda h muitas incertezas cientficas sobre estas relaes, por exemplo, as relaes entre o ciclo hidrolgico e as alteraes climticas.64 Do ponto de vista da geomorfologia e da hidrologia, os cursos de gua so abordados como partes de uma bacia hidrogrfica.65 Esta

62

. Aquferos so definidos no Anexo da LA como formaes permeveis que contm e transmitem guas subterrneas em quantidades suficientes para permitir o seu aproveitamento. So formaes de rochas que retm guas subterrneas. A rea de recarga do aqufero a rea da superfcie que fornece gua a um aqufero (Pidwirny, 2005, Glossary).
63 64 65

. Pidwirny, 2005, Cap. 8.m (Fluxo vertical e armazenamento de gua subterrnea). . 2004: 29-30.

. Definida na LA como a rea geogrfica receptora das guas pluviais que forma o escoamento superficial que alimenta um talvegue (curso de gua ou rio) (Anexo da LA). Angola tem 47 bacias hidrogrficas direccionadas para cinco vertentes principais: a vertente do Atlntico (41% da superfcie do Pas), a vertente do Zaire ou Congo (22%), a 21

Os recursos naturais

A regio topogrfica da qual um curso de gua recebe guas por escoamento, superficial ou de fluxo subterrneo. As bacias hidrogrficas esto divididas umas das outras por barreiras topogrficas. (...) As bacias hidrogrficas so em geral vistas pelos cientistas como sistemas abertos. Os seus inputs incluem precipitao, neve derretida e sedimento. As bacias hidrogrficas perdem gua e sedimento por evaporao, deposio e fluxo de curso de gua. O input e output e transporte de sedimentos e gua numa bacia hidrogrfica so influenciados por vrios factores. Estes incluem a topografia, o tipo de solo, o tipo de rocha me, o clima e a cobertura de vegetao (Pidwirny, 2005, Cap. 10.a).

Embora o ciclo hidrolgico global, dada a sua unidade, represente uma base para a gesto sustentvel dos recursos hdricos, tendo em conta os seus mltiplos usos e eventuais conflitos entre estes usos, a diversidade geogrfica e social e cultural tornam mais fcil a gesto destes recursos por bacias hidrogrficas.66 Assim, a LA prev que a unidade institucional de gesto dos recursos hdricos a bacia hidrogrfica (art. 14/1). A gua, para alm de mal distribuda socialmente, est tambm desigualmente distribuda geograficamente a nvel mundial, regional e nacional, oscilando entre abundncia e sria escassez, pois h regies de abundante pluviosidade e regies de seca. Um exemplo dado por Camdessus et al. o da China, que tem cerca de 6% dos recursos hdricos e 25% da populao mundial.67 Esta situao torna especialmente importante a gesto sustentvel da gua.

vertente do Zambeze (18%), a vertente do Okavango (12%) e a vertente do Etosha (4%). (...) Os lagos e lagoas so menos numerosos e de pequenas dimenses. As albufeiras de algumas barragens constituir-se-o nos principais lagos artificiais do Pas, a exemplo da albufeira do Gove, no rio Cunene (... e) A albufeira do Cuanza aps concluso de Capanda (Silva, 1999: 74).
66 67

. Hildering, 2004: 32.

. 2004: 18-20. Quase um quarto da oferta de gua doce do mundo est no Lago Baikal, na escassamente povoada Sibria. As diferenas na disponibilidade de gua entre e dentro de regies esclarecem melhor o problema da distribuio de gua. Com 31% dos recursos de gua do mundo, a Amrica Latina tem 12 vezes mais gua por pessoa que a sia do Sul. Alguns locais, como o Brasil e o Canad, recebem muito mais gua do que podem usar; outros, como pases do Mdio Oriente, recebem muito menos do que necessitam. O Imen, com srios problemas de gua (198 m3 de gua por pessoa), no ajudado pela superabundncia de gua doce do Canad (90,000 m3 por pessoa). E as regies com problemas de gua da China e da ndia no so aliviadas pela disponibilidade de gua da Islndia, mais de 300 vezes superior ao limite de 1,700 metros cbicos. Dentro de regies tambm h por vezes um desequilbrio entre disponibilidade de gua e populao. Como 22

Direito dos Recursos Naturais

Angola um pas com grandes disparidades na distribuio geogrfica da gua doce. Nas zonas de grande pluviosidade, como Bi, Huambo, Malange e Hula desenvolveu-se a agricultura de sequeiro, que depende da chuva. Nas zonas mais ridas, onde as guas superficiais so escassas, como no Cunene e no Namibe, a pecuria realiza-se recorrendo sobretudo a guas subterrneas, a partir de poos que servem tambm para abastecimento da populao.68 No obstante a sua importncia para a vida, os recursos hdricos, em especial guas subterrneas, tm sido utilizados a taxas de extraco que no permitem a renovao sustentvel das reservas, pelo que alguns autores tm vindo a classificla como um recurso no renovvel. A produo de alimentos o maior utilizador de gua doce e a agricultura ir continuar a s-lo. O aumento da populao e do consumo de bens devido a progressos na segurana alimentar so das principais causas da extraco insustentvel de guas subterrneas. Contribuem ainda para a crescente escassez de gua a destruio de ecossistemas, em especial de terras hmidas,69 e o abate de florestas, que tm uma funo importante na reteno de gua pelos solos e na proteco destes contra a eroso. Mas a qualidade da gua tem tambm vindo a diminuir, devido poluio, a todo o tipo de descargas de efluentes que contaminam a gua,70 tornando-a imprpria para consumo e degradando os ecossistemas aquticos. Assim, estimase, por exemplo, que cerca de metade dos rios e lagos do nosso planeta esto

regio a frica subsaariana est razoavelmente dotada de gua. Se se tiver em considerao a distribuio este quadro muda. A Repblica Democrtica do Congo tem mais de um quarto da gua da regio, com 20,000 metro cbicos ou mais para cada um dos seus cidados, enquanto o Qunia, Malawi e frica do Sul j esto abaixo do limite indicativo de escassez ou no de gua. (PNUD, 2006: 135).
68 69

. Silva, 1999: 75.

. Terras hmidas so definidas no art. 1 da Conveno de Ramsar como reas de pntano, charco, terras de turfa ou gua, natural ou artificial, permanente ou temporria, de gua estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo reas de gua martima cuja profundidade na mar baixa no exceda seis metros. Ver a seco 9.5.
70

. Efluente definido na LA como a quantidade de gua, com as matrias e energia que contem, aps a sua utilizao, que so emitidas das fronteiras territoriais duma actividade e so lanadas num aqufero superficial, subterrneo ou numa rede pblica de saneamento (Anexo). Contaminao da gua definida na LA como Caso particular de poluio provocado pela introduo de elementos de concentraes nocivas sade (humana e animal) tais como organismos patognicos, substncias txicas e radioactivas nos cursos de gua (Anexo).

23

Os recursos naturais

seriamente poludos e nos pases em desenvolvimento cerca de 80% das doenas esto relacionadas com a gua. A poluio afecta tambm negativamente a fauna e flora aqutica, levando a uma crise destes recursos biolgicos, calculando-se que cerca de 35% das espcies de peixes de gua doce desapareceram.71 Segundo o PNUD, actualmente cerca de 2.6 mil milhes de pessoas no tm acesso a saneamento bsico adequado, que condio da disponibilidade de gua potvel de qualidade suficiente. L onde no h gua potvel com a qualidade necessria, muitas mortes e doenas so devidas ao consumo de gua poluda, que a segunda maior causa de morte de crianas no mundo.72
A sade deficiente associada aos deficits de gua e saneamento prejudica a produtividade e o crescimento econmico, reforando as desigualdades profundas que caracterizam os padres actuais de globalizao e capturando as famlias vulnerveis em ciclos de pobreza (PNUD, 2006: v).

Pelas razes atrs indicadas, a Conveno Africana estabelece que as partes devem gerir os recursos hdricos de modo a manter a quantidade e qualidade desses recursos nos nveis mais elevados possveis (art. 7/1). Devem, em especial, preservar os processos hidro-ecolgicos essenciais e para proteger a sade humana contra poluentes e doenas de origem hdrica e impedir a extraco excessiva destes recursos para benefcio das comunidades e Estados situados a jusante (arts 7/1/a e 7/1/c).

1.2.3. Recursos biolgicos e biodiversidade


Os recursos biolgicos, ou vivos, esto divididos, como se viu, em espcies, ou seja grupos de animais, plantas ou micro-organismos73 com caractersticas comuns, capazes de se reproduzirem e de manterem as suas caractersticas distintivas de outros grupos. O conceito de diversidade biolgica foi desenvolvido pelos cientistas para ultrapassarem as dificuldades do conceito de espcies. Assim, o conceito de diversidade biolgica descreve a variao entre as espcies a trs nveis biolgicos:

71 72 73

. Hilderling, 2004: 1, 23 e 31. . 2006: v. . Organismos microscpicos como bactrias, protozorios e vrus.

24

Direito dos Recursos Naturais

O nvel gentico, ou diversidade gentica, dentro de espcies, que se refere ao nmero total de caractersticas genticas expressas em todos os indivduos que integram uma espcie particular; O nvel das espcies, ou diversidade entre espcies, que se refere ao nmero de espcies diferentes que vivem numa rea; O nvel dos ecossistemas, ou diversidade de ecossistema, que a variao dos habitats, tipos de comunidades e ambiente abitico presentes numa dada rea.74 A diversidade biolgica refere-se, portanto, ao nmero e variedade de ecossistemas, espcies e genes. Pode ser definida como a medida da variao nos genes, nas espcies e ecossistemas; a diversidade das espcies e dos ecossistemas.75 Compreende plantas, animais, fungos, microorganismos e genes, incluindo humanos. Como decorre da definio da CDB76, os seres vivos so considerados um recurso se tiverem valor ou utilidade actual ou potencial para a humanidade. O Direito tem vindo a regular o acesso e uso de recursos biolgicos dividindo-os, pelo menos, em recursos terrestres e recursos aquticos, segundo o meio de que fazem parte.77 A Conferncia das Partes da CDB (COP) decidiu excluir os genes humanos do regime da Conveno e dos regimes jurdicos nacionais de explorao de recursos genticos que a densifiquem.78

74

. Pidwirny, 2005, Cap. 9.h (Introduo Biosfera. A diversidade das espcies e a diversidade biolgica).
75

. Univ. of Philipines, 1994: 147. Ver as definies do art. 2 da CDB e do art. 5/7 da Conveno Africana.
76

. Os recursos biolgicos so definidos descritivamente na CDB como Recursos genticos, organismos ou parte deles, populaes ou qualquer tipo de componente bitico dos ecossistemas de valor ou utilidade actual ou potencial para a humanidade (art. 2).
77

. Nesse sentido, a LRBA regula o acesso e uso de recursos biolgicos aquticos e, numa abordagem de ecossistema (ver os Cap. V e VI), trata tambm da conservao do meio aqutico. Na mesma orientao de abordagem de ecossistema, o Anteprojecto de Lei de Florestas e Fauna Selvagem (ALFFS) regula o acesso e uso dos recursos biolgicos terrestres.
78

. Decl. II/11 (1995), Acesso aos Recursos Genticos, cit . em Boussard e Smagadi, 2006: 32.

25

Os recursos naturais

Os recursos biolgicos so tambm recursos multifuncionais, com mltiplos usos que podem estar em conflito: Alimento de outros seres vivos e, no caso de animais ou plantas com propriedades curativas, so usados para medicinais; Factor regulador do clima e dos ecossistemas; Nutrientes dos solos; Matria-prima na indstria para o fabrico de bens vrios, dos quais se destacam alimentos, medicamentos, vesturio e calado e materiais de construo; Fonte de energia, os chamados biocombustveis, como os combustveis lenhosos; Valor esttico e cultural.79 Os recursos biolgicos so particularmente importantes para as comunidades rurais que esto dependentes dos recursos naturais para a sua subsistncia. Do ponto de vista de necessidades humanas, os recursos biolgicos, para alm dos servios ambientais que prestam, so, tal como a gua, essenciais para garantir a segurana alimentar. So tambm relevantes em matria de segurana alimentar as

79

. Os mangais podem ilustrar estes usos mltiplos: Florestas de mangal so caractersticas de costas tropicais e consistem de rvores e arbustos que se encontram fisiologicamente adaptadas a inundaes de gua salgada do mar. Crescem na borda do mar e da terra e beneficiam do influxo da gua nutritiva (carregada de sedimentos) do rio. As rvores do mangal so caracterizadas por altos nveis de produo biolgica e pela sua diversidade estrutural e paisagstica. (...) Florestas de mangal fornecem matria orgnica (tal como folhas cadas) que decomposta por bactrias e fungos e herbvoros. Os detritos resultantes suportam redes alimentares incluindo vastas populaes de invertebrados e peixes. As guas calmas nas florestas de mangal so viveiros para peixes jovens e camaro, enquanto as razes areas, os troncos mais baixos e as superfcies de lama, geralmente suportam uma fauna variada de ostras, caracis e outros invertebrados. As espcies de mangal e as zonas alagveis so habitats biologicamente produtivos e ecologicamente importantes que suportam uma variedade de organismos e as pescarias costeiras (...) Os mangais so ainda (...) utilizados para construo de casas rudimentares e combustvel (lenha e carvo). Em algumas partes os mangais so utilizados ainda como plantas medicinais e alimentao (...). Isto tem conduzido destruio de algumas florestas e a uma degradao consequente do ambiente costeiro com redues concomitantes de pescado (Morais et al., 2006: 23-4).

26

Direito dos Recursos Naturais

funes dos recursos biolgicos para a fertilidade e conservao dos solos.80 Segurana alimentar definida na Lei n 6-A/04 como
A situao em que todas as pessoas tm, em qualquer momento, acesso fsico e econmico a alimentos incuos e nutritivos para satisfazer as suas necessidades alimentares a fim de terem uma vida activa e s (art. 1/77).81

As interaces que se estabelecem entre as diferentes espcies numa dada comunidade so importantes para a regulao da dimenso de cada espcie. Estas interaces podem ser de diversos tipos.82 Pode acontecer que nenhuma populao interfira directamente nas outras. Trata-se aqui de uma situao de neutralismo. Mas se duas ou mais espcies que vivem na mesma comunidade procuram o mesmo recurso (por exemplo, alimento, gua, espao para nidificao, espao na

80

. Assim, os solos verdadeiros so influenciados, modificados e enriquecidos por organismos vivos. As plantas e os animais ajudam o desenvolvimento de um solo atravs da adio de matria orgnica. Os fungos e as bactrias reduzem essa matria orgnica a um complexo qumico designado hmus.80 Os organismos maiores do solo, como os vermes, besouros e as trmitas, misturam o hmus com o material mineral do solo. (...) A actividade orgnica abundante nos solos. (...) Os insectos e os vermes da terra so importantes para misturar e arejar o solo. Estes organismos so responsveis pela produo de uma parte significativa do hmus do solo atravs da digesto incompleta da matria orgnica (Pidwirny, 2005).
81

. Esta definio adaptada da constante das Orientaes Tcnicas da FAO para a Pesca Responsvel, 1996: Situao em que todas as pessoas tm em qualquer momento acesso fsico e econmico a alimentos suficientes, incuos e nutritivos para satisfazer as suas necessidades alimentares e as suas preferncias quanto a alimentos, a fim de terem uma vida activa e s.
82

. A cadeia alimentar - plantas, herbvoros, carnvoros - ilustra as interaces entre recursos biolgicos. A cadeia alimentar tambm, como vimos, um modelo de fluxos de energia dentro de um ecossistema. As plantas recebem energia do Sol para a fotossntese que lhes permite transformar nutrientes em matria orgnica e crescer. Os herbvoros alimentam-se de plantas, recebendo uma parte de energia, e os carnvoros de herbvoros, recebendo tambm uma parte de energia. Se um dos elos da cadeia alimentar for quebrado, por exemplo se as plantas numa dada rea forem eliminadas por incndios florestais, as espcies a elas associadas ou delas dependentes podem extinguir-se ou ficar em perigo de extino nessa rea. Na cadeia alimentar, encontramos os organismos que se alimentam de outras espcies. Classificam-se em predadores (que consomem presas que capturam) e parasitas e patognicos (que consomem os seus hospedeiros, os primeiros de fora e os segundos de dentro do organismo em causa). Muito embora se possa admitir que a relao predador-presa pode levar extino de presas, ao longo da evoluo estabeleceu-se uma dinmica que permite um certo equilbrio entre as diferentes espcies (Pidwirny, 2005, Cap. 4.e).

27

Os recursos naturais

superfcie) que est disponvel de modo limitado para os indivduos que o procuram, haver competio entre organismos da mesma espcie e ou entre organismos de diferentes espcies. Nesse caso, pode haver excluso de um organismo por outro dominante.83 Um outro tipo de interaco entre espcies o mutualismo, que se verifica quando associaes entre duas ou mais espcies lhes trazem benefcios mtuos, ou porque a sua relao essencial para a sobrevivncia de ambas (mutualismo simbitico) ou porque, embora com vidas independentes, a sobrevivncia de uma espcie depende de outras espcies, como o caso das plantas dependentes de polinizao por insectos.84 Por essas razes, na gesto integrada de recursos biolgicos visando o seu uso sustentvel, um dos factores a ter em considerao so as interaces entre as diferentes espcies num dado ecossistema. O Direito reflecte tambm essa preocupao. Assim, por exemplo, a Conveno do Direito do Mar85 j em 1982 estabeleceu como obrigao de estados costeiros adoptarem medidas, tendo em conta os melhores dados cientficos, para que os recursos biolgicos da sua zona econmica exclusiva86 no sejam ameaadas por excesso de captura (art. 61/1). Nas medidas a adoptar, o estado costeiro
Deve ter em conta os seus efeitos sobre espcies associadas s espcies capturadas ou delas dependentes, a fim de preservar ou restabelecer as populaes de tais espcies associadas ou dependentes acima de nveis em que a sua reproduo possa ficar seriamente ameaada (art. 61/4).

No mesmo sentido, o art. 63/j da LRBA dispe que as medidas de proteco dos recursos biolgicos e dos ecossistemas aquticos tm, inter alia, o objectivo de
Assegurar a manuteno de relaes ecolgicas entre os recursos capturados e espcies associadas ou dependentes, em especial preservando ou restabelecendo as espcies associadas s espcies capturadas ou delas dependentes.

83

. Cap. 10 (Introduo aos solos) e Cap. 9.f (Introduo biosfera. Interaces biticas e distribuio de espcies).
84 85

. Loc.cit.

. Conveno das Naes Unidas de Direito do Mar, Montego Bay 1982 (CDM). Ver tambm o art. 10/2/b e 10/2/c da Conveno Africana.
86

. Abreviadamente ZEE. Trata-se de uma Zona situada alm do mar territorial e a este adjacente, sujeita ao regime especfico estabelecido na Conveno na qual os estados costeiro tm direito de soberania sobre os recursos biolgicos nela existentes com as restries decorrentes da Conveno e demais instrumentos de direito internacional (CDM, art. 55). Ver a definio do art. 1/83 da Lei n 6-A/04 e a seco 8.3.

28

Direito dos Recursos Naturais

Este objectivo est relacionado com outro previsto na mesma lei de


Proteger a integridade dos ecossistemas aquticos que inclui a manuteno da sua diversidade biolgica nos nveis de populao, de espcie, gentico e de habitat, bem como a manuteno dos processos ecolgicos que apoiam a diversidade biolgica e a produtividades dos recursos (art. 63/g).

No se sabe quantas espcies existem na Terra, mas calcula-se que variam entre um mnimo de dois milhes e um mximo de 100 milhes. Esto actualmente classificados 2.1 milhes de espcies, na sua maioria nas regies de latitude mdia. O grupo menos estudado o dos invertebrados. Muitas espcies no esto ainda descobertas ou classificadas devido a dificuldades de acesso ou sua reduzida dimenso. No entanto, calcula-se que nas regies de floresta tropical, ainda pouco estudadas devido a dificuldades de acesso, poder estar cerca de 50% a 90% da diversidade biolgica da Terra.87 Ou, por outras palavras, trata-se de biomas88 com uma grande variedade de espcies vivendo na mesma rea.
A excepcional biodiversidade em Angola deve-se a uma combinao de um certo nmero de factores: a vasta dimenso do Pas, a sua posio geogrfica inter-tropical, a variao em altitude e do tipo de biomas. A diversidade climtica combinada com igual variabilidade geolgica e de solos, contriburam para a formao de zonas bioclimticas que compreendem desde a densa floresta tropical at ausncia de vegetao no deserto. Estes diferentes habitats favorecem um elevado nvel de diversidade biolgica (EPANB, ponto 2.1.).89

Quanto aos ecossistemas terrestres, so conhecidas cerca de 5,000 espcies de plantas, das quais cerca de 1,260 so endmicas,90 tornando Angola o segundo pas de frica mais ricos em plantas endmicas. So conhecidas cerca de 275 espcies de mamferos, uma dos nmeros mais elevados de frica e 872 espcies de aves, que correspondem a cerca de 92% da avifauna da frica Austral. 91 No que respeita aos ecossistemas aquticos

87

. Pidwirny, 2005, Cap. 9.h (Introduo Biosfera. A diversidade das espcies e a diversidade biolgica).
88

. Biomas so definidos por Morais et al. como um grande biossistema regional ou subcontinental caracterizado por um tipo especial de vegetao ou outro aspectos identificador da paisagem (2006: xxi).
89 90 91

. Estratgia e Plano de Aco Nacionais para a Biodiversidade (EPANB). . So endmicas as espcies que no ocorrem noutros locais, neste caso pases. . EPANB, ponto 2.1.

29

Os recursos naturais

Angola possui ainda uma enorme biodiversidade (...) Angola um dos mais importantes centros de biodiversidade marinha e uma das reas mais produtivas em recursos haliuticos no mundo. A linha da costa, com uma extenso de 1650 quilmetros de grande importncia para os processos ecolgicos e pela fauna e flora que albergam. (...) Esturios de grande dimenso como os dos rios Congo, Dande, Cuanza e Cunene constituem base para uma intrincada rede de espcies e do apoio a importantes cadeias alimentares essenciais para a sobrevivncia das populaes, as dos pases vizinhos (EPANB, ponto 2.1).

Os recursos vivos so frgeis, na medida em que podem morrer se no estiverem presentes certas condies necessrias vida. Muitas destas condies foram j vistas a propsito dos ecossistemas. Assim, algumas espcies tm hoje graves problemas de sobrevivncia devido aos seguintes factores principais: a captura excessiva, a degradao do ambiente por poluio e a destruio dos seus habitats para realizao de actividades humanas, como a urbanizao e a preparao de terras para agricultura e pecuria.92 As principais razes para a extino de espcies ao longo da evoluo da vida na Terra so alteraes nos ecossistemas e competio entre espcies. Com a Revoluo Industrial, tem vindo a acelerar-se a extino de espcies causada por actividades humanas. Das espcies classificadas, Pidwirny refere a extino comprovada, em 2005, de 83 espcies de mamferos, 113 espcies de aves, 23

92

. Para Morais et al., as causas da degradao do ambiente e da diversidade biolgica marinhos e costeiros em Angola so as seguintes: i. a degradao de habitats e poluio resultantes da indstria petrolfera; ii. a sobreexplorao nas actividades de pesca; iii. a poluio e introduo de espcies exticas causada pela navegao comercial e recreativa; iv. a eroso de solos resultante da agricultura nos esturios de rios e ao longo da costa; v. as actividades mineiras, desde a explorao submarina de diamantes por dragagem dos fundos marinhos extraco de areias para construo, com perda significativa de habitats de desova de duas espcies de tartarugas; vi. a poluio causada por descargas de efluentes urbanos sem tratamento adequado no mar e os assentamentos urbanos anrquicos ao longo das costas, que prejudicam muitos dos mais produtivos habitats costeiros, incluindo baas e mangais; vii. a poluio causada por deposio de resduos slidos nos cursos de gua e no mar sem qualquer tratamento, que leva a acumulao de lixos, incluindo em linhas de drenagem; viii. o uso indevido da orla costeira, em especial com construes, legais ou ilegais, que no tm em conta a capacidade de carga do ambiente, acelerando a eroso e a degradao de ecossistemas frgeis como as restingas, ou o abate indiscriminado de mangais (2006: 48-61). A EPANB cita como causas de degradao da diversidade biolgica terrestre Queimadas descontroladas, caa furtiva e abate florestal anrquico (ponto 2.1.).

30

Direito dos Recursos Naturais

espcies de anfbios e rpteis, 23 espcies de peixes, cerca de 100 espcies de invertebrados e mais de 350 espcies de plantas.93 Este problema tambm se verifica em Angola, onde so dadas como extintas e/ou muito vulnerveis em partes do territrio angolano, onde anteriormente abundavam espcies animais como a chita, as hienas castanhas, o co selvagem, o manatim africano, as zebras de montanha e de plancie, a girafa e o orix. Tambm alguns mamferos marinhos esto em risco, como as baleias e golfinhos, para alm do manatim. Quanto a outros recursos aquticos, das 57 espcies de peixes cartilagneos (tubares e raias) existentes em Angola 12 esto classificadas como espcies que merecem medidas particulares de conservao. 94
Para se ter uma ideia da situao precria vivida pelos mamferos bastar dizer que 50 das 275 espcies que ocorrem em Angola esto listadas como correndo riscos de conservao vrios (EPANB, ponto 2.1.).

O desaparecimento de espcies tem consequncias negativas no bem-estar da humanidade. Por essa razo, numerosas convenes internacionais prevem medidas de proteco da diversidade biolgica nos seus trs nveis, em especial das espcies que enfrentam problemas.95 A crise de sustentabilidade de algumas espcies da flora silvestre e da fauna selvagem levou sua classificao em diversas categorias sujeitas a regimes especiais de proteco. 96 No direito angolano, encontramos na LRBA a categoria genrica de espcies protegidas, as
espcies que, por qualquer razo, em especial se raras, em extino, ameaadas de extino ou de qualquer modo em perigo de no renovao sustentvel, esto sujeitas a um regime de proteco especial (art. 1/36).

93

. Pidwirny, 2005, Cap. 9.h (Introduo Biosfera. A diversidade das espcies e a diversidade biolgica).
94 95

. EPANB, ponto 2.1.

. Das quais se destaca a CDB (ver as seces 2.2. e 3.2, sobre a sustentabilidade e o Cap. IX, sobre a proteco internacional da diversidade biolgica). Ver ainda a definio de espcie ameaada da Conveno Africana (art. 5/5).
96

. A UICN elaborou as listas das espcies que se encontram em perigo, em especial as listas vermelhas das espcies em grave risco de extino ou em situao muito crtica que pode levar sua extino (ver o website da IUCN). Algumas destas espcies esto protegidas internacionalmente, ou seja, por instrumentos internacionais vrios (ver o Cap. IX).

31

Os recursos naturais

A LRBA inclui expressamente nas espcies aquticas protegidas todos os rpteis e mamferos marinhos e as lagostas e caranguejos de dimenses inferiores s legais ou em desova (art. 71/4). Para alm disso, a Lei prev regimes especiais para espcies raras e As espcies em extino, definidas como as que enfrentam um risco extremamente elevado e eminente de extino no seu ambiente natural (art. 1/34). As espcies ameaadas de extino, definidas como as espcies que no esto em extino mas enfrentam um risco elevado de extino no seu ambiente natural num futuro prximo. Esta categoria inclui as espcies cujos nmeros tenham reduzido drasticamente a um nvel crtico ou cujos habitats tenham sido degradados de forma drstica pondo em perigo a sobrevivncia da espcie (art. 1/33).97 Inovando no ordenamento angolano, a LRBA tambm consagra a categoria de ecossistemas protegidos, que integraro reas de proteco cujos regimes vm previstos na lei (art. 86).98 So classificados como ecossistemas protegidos na Lei as zonas hmidas e os mangais, as lagunas, os recifes e as zonas de desova de recursos biolgicos (cit.art.). A conservao de recursos biolgicos pode ser realizada in situ e ex situ. A primeira tem lugar no habitat natural do recurso em causa, por exemplo em reas de proteco,99 como os parques nacionais, de que so exemplo os parques da

97

. Estas definies legais foram adaptadas das definies da IUCN e das Naes Unidas, reproduzidas nas definies constantes do Glossrio UN/FAO.
98

. A LRBA o primeiro diploma legal que em Angola institucionaliza o ecossistema como objecto per se de proteco legal, mas faz apenas um referncia sua integrao no regime de reas de proteco. O ALFFS vai mais longe, classificando, a exemplo da lei sul-africana (Lei da Biodiversidade, Lei n 10/2004 que concretiza a Lei de Gesto Ambiental de 1998), os ecossistemas terrestres em ecossistemas em extino, ameaados de extino, vulnerveis e protegidos (art. 16). Os trs primeiros grupos constaro de listas aprovadas pelo Governo que estabelecero regimes especiais de proteco e o quarto grupo integrar as reas de conservao.
99

. Definidas na LBA como espaos bem definidos e representativos de biomas ou ecossistemas que interessa preservar, onde no so permitidas actividades de explorao dos recursos naturais, salvo, em algumas delas, a utilizao para turismo econmico, educao ambiental e investigao cientfica. As reas de proteco ambiental podem ter vrias classificaes de acordo com o seu mbito e projecto. As reas de proteco vm 32

Direito dos Recursos Naturais

Kissama ou do Iona. A segunda realizada fora desse habitat natural como, por exemplo, em jardins botnicos e zoolgicos ou em bancos de genes.100 Outro tipo de medidas de conservao de recursos biolgicos o controlo da poluio no seu ambiente e a recuperao dos habitats degradados.101 A preveno de crises de sustentabilidade exige ainda a adopo de medidas de ordenamento da explorao de recursos biolgicos, ou seja, medidas de natureza legal e administrativa especficas, destinadas a assegurar a utilizao racional, autorenovao e sustentabilidade dos recursos biolgicos.102

1.2.3.1. A flora silvestre e os recursos florestais


H muitas definies de florestas. Quando aqui falamos em recursos florestais estamos a referir-nos a todo o tipo de cobertura vegetal dos solos no cultivada, ou seja, flora silvestre. No entanto, em termos mais precisos, a floresta pode ser definida como
Uma terra ocupada por vrios estratos vegetais em que as rvores so dominantes, com uma cobertura de copa superior a 10%, com uma superfcie superior a 0,5 ha em que as rvores tm uma altura mnima de 5 m. Podem ser formaes florestais densas com rvores de diversos tamanhos, ou formaes florestais abertas ou arbustivas onde normalmente a cobertura de copa superior a 10% e inferior a 40% (Caetano, 1999: 144, citando a FAO).

Vimos atrs a relao entre gua e plantas. A gua essencial para que as plantas possam realizar a fotossntese e constitui tambm o principal componente qumico das plantas. Como produtor primrio de biomassa, as plantas so, tal como a gua, essenciais vida, pois delas esto dependentes os primeiros consumidores da cadeia alimentar. So tambm o principal fornecedor de matria orgnica para os solos, por decomposio orgnica e por libertao de nutrientes atravs das

tratadas no art. 14 da LBA e, quanto s reas de proteco aquticas, nos arts 78 a 88 da LRBA . O ALFFS consagra um ttulo s reas de conservao (Ttulo IV). Ver o Cap. IX.
100

. O Centro Nacional de Recursos Fitogenticos (CNRF) da Faculdade de Cincias da UAN um banco de genes, onde est conservado material reprodutivo de espcies vegetais para alimentao e agricultura.
101

. Prevista, por exemplo, no art. 5/k da LBA. A recuperao de habitats degradados vem tambm prevista nos arts 63/n e 78/a da LRBA.
102

. Definio da LRBA, art. 1/53, referindo-se aos recursos aquticos. Ver o Cap. III.

33

Os recursos naturais

folhas.103 As plantas contribuem ainda para melhorar a estabilidade e evitar a eroso dos solos, permitindo a reteno da gua. Quando o solo est desprotegido sem vegetao a sua superfcie facilmente transportada pelo vento e pelas guas em movimento. Ora as camadas superiores dos solos so as que tm maior abundncia de nutrientes que so importantes para a fertilidade desses solos.104 As florestas so, como vimos, ecossistemas que fornecem produtos lenhosos, a madeira para materiais de construo, mobilirio, produo de artesanato e uso como biocombustvel (lenha e carvo), e produtos no lenhosos, como o mel, frutos silvestres, cogumelos e algumas plantas medicinais. Tambm so um local de lazer e podem constituir valores estticos e culturais. Mas as florestas prestam outros servios de ecossistema: purificao do ar e da gua, regulao dos fluxos de gua, desintoxicao e decomposio de resduos, gerao e renovao de solos e de fertilidade dos solos, polinizao de culturas agrcolas e de vegetao natural, controlo de doenas de plantas cultivadas, disperso de sementes e transferncia de nutrientes, estabilizao climtica parcial, moderao de temperaturas extremas e barreira ao vento.105 Por estas razes, parte das iniciativas internacionais de proteco da flora visam a preservao das florestas, em especial das florestas tropicais que tm grande diversidade biolgica.106 Os biomas so classificados segundo a cobertura de vegetao e, em consequncia, os recursos biolgicos que neles se encontram. So exemplos de biomas os desertos ou as florestas tropicais. Os biomas so controlados em primeiro lugar por variveis climticas como a precipitao e a temperatura. Assim, quanto maior for a disponibilidade de humidade e a temperatura, maior ser a diversidade biolgica.107 As formaes vegetais do territrio angolano distribuemse por diversos biomas. Assim, encontramos nas regies planlticas a dominncia da savana tropical, a norte a floresta tropical, em especial a floresta do Maiombe, e

103

.Pidwirny, 2005, Cap. 9.j. (Introduo Biosfera. Produtividade primria das plantas) e Cap. 9.q (Introduo Biosfera. A decomposio da matria orgnica do solo e o ciclo de nutrientes).
104

. Pidwirny, 2005, Cap. 9.p (Introduo Biosfera. Ciclos de inputs e outputs de nutrientes biogeoqumicos para os ecossistemas).
105 106 107

. ITTO, 2004: 21. . Ver o Cap. IX.

. Pidwirny, 2005, Cap. 9.k (Introduo Biosfera. Caractersticas dos biomas terrestres).

34

Direito dos Recursos Naturais

o deserto no sudoeste do pas. A floresta do Maiombe faz parte da floresta tropical densa hmida da frica central que cobre 75% da superfcie da regio central, constituindo 35% da cobertura florestal africana e 6% da superfcie florestal mundial.108 Esta floresta estende-se pelos pases da Bacia do Congo e tem grande diversidade biolgica e endemismo, mas est sujeita a uma degradao difcil de avaliar, como refere a EPANB (ponto 2.1.). Em termos globais, a deflorestao109 massiva, em particular nos PVDs, devido expanso das terras agrcolas ou explorao intensiva de madeiras. Como vimos, a deflorestao diminui a capacidade do solo de reter guas, aumentando o risco de eroso e de cheias, para alm de ameaar a diversidade biolgica numa dada rea e ter um impacto directo na quantidade e qualidade da gua disponvel num dado local.110 frica uma das regies do mundo mais atingidas pela deflorestao, perdendo anualmente cerca dois milhes de hectares de floresta.111 A situao do rio Nger um exemplo dramtico das consequncias da deflorestao, devida no s ao abate indiscriminado de vegetao pelas populaes ribeirinhas, mas tambm ao desenvolvimento de culturas, como a do algodo, e quase ausncia de cooperao para gesto integrada entre os diversos pases banhados pelo rio:
O rio Nger, um dos pulmes africanos, est assim tambm a desaparecer na travessia do Mali: os seus rios, privados de rvores, deixaram de seguir o curso do rio que se separa em vrios leitos entre Mopti e Tumbuctu e dentro de alguns anos poder deixar de atingir a Nigria (Camdessus et al., 2004: 23).

Em Angola, a pobreza um dos factores de degradao das florestas, na medida em que as comunidades dependentes dos recursos naturais usam os

108 109

. Ammsallem, 2002: 7.

. Deflorestao ou deflorestamento definido na LBA como a destruio ou abate indiscriminado de matas e florestas sem a reposio devida (Anexo, n 8). A cobertura de florestas da Terra de 4 mil milhes de hectares. A frica, a Amrica Latina e as Carabas so actualmente as regies da Terra com mais perdas de cobertura florestal. A frica, que conta com 16% das florestas a nvel mundial, perdeu entre 1990 e 2005 cerca de 9% das suas florestas. A Amrica Latina e as Carabas, que contam com cerca de metade das florestas da Terra, perderam, o perodo de 2000 a 2005, florestas a uma taxa anual de cerca de 0.5, superior taxa de 0.46 durante aos anos 1990s (Independent Online, 14.03.07, citando dados da FAO).
110 111

. E.g., Hildering, 2004: 30. . Lutucuta, 1999: 67, citando dados da FAO.

35

Os recursos naturais

recursos florestais como combustvel (lenhoso), o que particularmente evidente e grave volta dos centros urbanos. Para alm disso, a deslocao massiva de populao em resultado da guerra levou, em algumas regies, ao derrube de floresta para agricultura extensiva, inclusive com realizao de queimadas desregradas.112 A deflorestao pode causar desertificao, ou seja a transformao de terras com vegetao em deserto.113 A desertificao pode tambm ocorrer devido a seca prolongada, eroso do solo, excesso de pasto ou alteraes climticas. Por sua vez, como a fauna selvagem depende das plantas para a sua sobrevivncia, a degradao da cobertura vegetal pe em causa a sua conservao. A CCD integra no combate desertificao a preveno e/ou reduo da degradao de terras, a reabilitao de terras parcialmente degradadas e a recuperao de terras degradadas (art. 1/b). A degradao de terras inclui, como vimos, a reduo ou perda
das florestas e das matas nativas devido aos sistemas de utilizao de terras ou a um processo de combinao de processos, incluindo os que resultam da actividade do homem e das suas formas de ocupao do territrio, tais como (...) a destruio de vegetao por perodos prolongados (art. 1/f).

A Conveno Africana prev que os estados tomem todas as medidas necessrias para a proteco, conservao, uso sustentvel e reabilitao da cobertura vegetal, estabelecendo obrigaes concretas das partes neste domnio (art. 8/1).114 Nestas incluem-se medidas para controlo de incndios florestais e a implementao de programas de reflorestamento (art. 7/1/b-c).

112 113

. Lutucuta, 1999: 67-8.

. Desertificao definida na LBA como um processo de degradao do solo, natural ou provocado pela remoo da cobertura vegetal ou utilizao predatria que, devido a condies climticas, acaba por transform-lo num deserto (Anexo, n 10). definida na Agenda 21 como a degradao de terras nas reas ridas, semi-ridas e sub-hmidas secas em resultado de vrios factores, incluindo variaes climticas e actividades humanas (parag. 12.2.), definio adoptada no art. 1/a da CCD.
114

. Ver a seco 9.2. O ALFFS incorpora um conjunto de disposies da CCD, em especial a parte relativa aos programas de aco nacionais e, tambm, da Conv. Africana, prevendo obrigaes concretas, por exemplo de uso sustentvel de recursos florestais, como limites de quotas de explorao para cada concessionrio, ou de reflorestao. Sobre o ALFFS, ver Coelho, 2006.

36

Direito dos Recursos Naturais

1.2.3.2. Recursos genticos


Os genes115 so componentes dos recursos biolgicos que controlam a transmisso hereditria de uma caracterstica especfica de um ser vivo. Os recursos biolgicos tm genes diferentes de que resultam caractersticas especficas dos recursos em causa. Pode-se afirmar que todas as diferenas entre seres vivos so reflexo das diferenas das suas constituies genticas e do seu ambiente. Os seres vivos da mesma espcie ou sub-espcie podem apresentar diferenas genticas desenvolvidas ao longo de milhes de anos de evoluo devido a vrios factores, incluindo alteraes para se adaptarem a mudanas ambientais. Assim, j no falando na extino de uma espcie, a diminuio de populaes diferentes leva diminuio das diferenas genticas entre espcies e dentro de espcies e, portanto, eroso (perda) da diversidade biolgica. Algumas das caractersticas especficas, determinadas por genes diferentes, contribuem para satisfazer necessidades humanas, sendo de especial interesse nos domnios alimentar e da sade. Por exemplo, nas plantas domesticadas, os recursos genticos para alimentao constituem a base para o melhoramento e criao de variedades de plantas, tornando-as mais resistentes a doenas e pragas, por seleco pelos agricultores, muitas vezes ao longo de geraes, ou por uso de biotecnologias. Dado aumentar-se assim a produtividade das actividades agrcolas,116 o uso adequado de recursos genticos muito importante para a segurana alimentar. O mesmo se passa com as plantas medicinais, em geral descobertas empricas de comunidades rurais ao longo de sculos, que permitem alguns cuidados de sade e podem constituir a base para a produo de novos medicamentos.

115

. Em termos fsicos, o gene uma unidade hereditria composta de uma cadeia de cido Desoxirribonucleico (ADN), geralmente num cromossoma, que codifica a cadeia de amino-cidos numa sequncia especfica; a unidade gentica que controla a transmisso hereditria de uma caracterstica especfica, (...) que no, entanto, pode ser resultante de um ou mais genes (Univ. of Philippines, 1994: 149). O ADN um cido nucleico que dirige o desenvolvimento e funcionamento das clulas (Pidwirny, 2005, Glossary).
116

. Esquinas-Alczar d o exemplo de uma variedade de trigo colhida na Turquia em 1948 e durante muito tempo sem utilizao devido s suas caractersticas agronmicas negativas. Em 1980 descobriu-se que essa variedade tinha genes resistentes a doenas causadas por alguns fungos, o que levou sua utilizao noutras plantas (2005: 948).

37

Os recursos naturais

Da que os genes tenham passado a ser abordados como recursos, ou seja, bens dotados de valor econmico por constiturem, em especial, matria-prima de novas indstrias de biotecnologia moderna.117 Mas, como afirma EsquinasAlczar, o conceito de utilidade dos recursos genticos relativo, variando consoante as necessidades e a informao disponvel. Essa uma das razes para a preservao da diversidade gentica, pois aquilo que parece num dado momento sem utilidade pode vir, em resultado da investigao cientfica e tecnolgica, a revelar-se muito importante para a melhoria da satisfao de necessidades, em especial alimentares e de sade, imprevisveis e fazer face a alteraes ambientais tambm imprevisveis.118 Como os genes no so imediatamente visveis, as actividades a eles relativas tm caractersticas particulares, diferenciadas das actividades relativas extraco de outros recursos biolgicos. Com efeito, identificar genes e seus componentes, bem como as suas propriedades, e produzir novos bens, por exemplo, aplicando tcnicas de transferncia de genes de umas espcies para outras, ultrapassando as chamadas barreiras entre espcies, a fim de dotar um recurso biolgico (transgnico, OGM) de caractersticas especficas do gene transplantado, implica a realizao de actividades de investigao cientfica e no tem a simplicidade tecnolgica de cortar uma rvore ou pescar um peixe. Em consequncia, o aproveitamento econmico de recursos genticos envolve, em geral, duas fases: uma fase de investigao, que pode incluir a bioprospeco

117

. As biotecnologias, que so usadas h milhares de anos, podem ser entendidas como qualquer aco que os seres humanos empreendam atravs da intermediao de seres vivos, por exemplo o fabrico de cerveja, queijo e iogurte. O que novidade a biotecnologia mais recente, bastante diferenciada das biotecnologias antigas e usando intensivamente conhecimentos cientficos, designada biotecnologia moderna. So exemplos de biotecnologias modernas a clonagem de animais, a reproduo atravs de barrigas de aluguer e a alterao da composio gentica de, por exemplo, o milho ou soja (Egziabher e Shiva, 1998: 1). O Protocolo de Cartagena (protocolo da CDB sobre biosegurana) define biotecnologia moderna como a aplicao de: i. tcnicas in vitro nucleicas ou cidas, incluindo ADN recombinante e injeco directa de cido nucleico em clulas ou organelas, e ii. a fuso de clulas para alm da famlia taxonmica; que ultrapassam as barreiras naturais fisiolgicas reprodutivas ou as barreiras de recombinao e que no so tcnicas de melhoramento e seleco tradicionais (art. 3/h).
118

. 2005: 948-49.

38

Direito dos Recursos Naturais

(ou seja, procura de recursos biolgicos tendo em conta a diversidade biolgica)119 e uma fase de produo de bens (sementes, medicamentos, etc.) utilizando genes, ou partes deles, seleccionados de acordo com as suas funcionalidades. Muitas vezes, entre o momento em que se inicia o projecto de investigao e o momento em que se comercializa um novo produto dela resultante, podem decorrer perodos longos, por vezes superiores a dez anos.120 Isto pode significar, portanto, um tempo de investimento longo e probabilidades de sucesso (ou seja, de criao de novos produtos comercializveis baseados em recursos genticos) que variam. Por vezes, pode no haver retornos dos investimentos realizados, pelo menos no curto e mdio prazos, que permitam o reembolso dos investimentos feitos na investigao e desenvolvimento. Assim, pode-se afirmar que nas actividades relativas a recursos genticos, h, tal como nas actividades mineiras (infra), um risco maior que, por exemplo, nos projectos de construo de uma nova fbrica para um produto industrial, em que o investidor corre apenas o risco empresarial comum ao exerccio de todas as actividades econmicas. Estas especificidades de algumas actividades relativas a recursos genticos tm como consequncia regimes diferenciados daqueles dos recursos biolgicos de que so parte.121

1.2.4. Minerais
Quando falamos aqui em minerais, estamos a referir-nos no s a componentes inorgnicos do ambiente natural mas tambm a matria orgnica fossilizada. Do ponto de vista geolgico, os minerais, enquanto componentes da litosfera, so definidos pelos gelogos como slidos inorgnicos que ocorrem naturalmente e tm uma estrutura cristalina e uma composio qumica distinta. 122 Esta definio no incluiria os minerais orgnicos, um grupo raro composto de matria orgnica, que se assemelha a, e actua como, minerais. Nos minerais orgnicos incluem-se os

119

. Boussard e Smagadi definem bioprospeco como a prospeco, procura, de diversidade biolgica e a colheita dos seus recursos para fins comerciais (2006: 33).
120 121 122

. Smolders, 2005: 3-4. . Ver o Vol. II e a seco 7.3. . Pidwirny, Cap. 10.d (Introduo Litosfera. Composio das rochas).

39

Os recursos naturais

hidrocarbonetos (petrleo e gs natural),123 fonte de energia dos quais Angola um produtor importante em frica.124 Os minerais podem ser slidos, lquidos e gasosos. Os minerais slidos podem ser classificados, por ordem (tradicional) do seu valor e importncia econmica, em: materiais de construo abundantes, como areias, burgaus, granitos e mrmores,125 energticos, como carvo e petrleo, comerciais como ferro, cobre e zinco, fiscais como sal e mercrio, preciosos, como ouro, prata e pedras preciosas, e de aplicao militar como o urnio. Nos minerais lquidos e gasosos, os mais importantes economicamente so os hidrocarbonetos. Esto hoje identificados cerca de 2000 minerais.126 Os minerais actualmente utilizados encontram-se na crosta terrestre, na plataforma continental e ainda no leito e subsolo do mar para alm das jurisdies nacionais (rea). Tem interesse reter algumas noes sobre a fisiografia da Terra de interesse no DRN. Os continentes terrestres estendem-se para os oceanos, ou seja, tm uma parte submersa, a margem continental que vai at ao leito do oceano.127 Esta constituda por trs estruturas: a plataforma continental, o talude, ou escarpa, continental e o sop, ou elevao, continental.

123

. O gs e o petrleo derivam de sedimentos ricos em compostos orgnicos que contm restos de algas marinhas, bactrias e plantas. Este processo comea quando as terras sofreram desgaste pela aco de factores ambientais (frio, chuva, vento e calor) e milhes de plantas e animais que viveram e morreram no mar, assentam de forma gradual no fundo do mar. Formando um depsito de poucos milmetros por sculo, estes restos de material orgnico e mineral, depois de enterrados e aquecidos sob uma espessa camada de sedimentos, transformam-se em petrleo e gs (Morais et al., 2006: 49). Os hidrocarbonetos so regulados na Lei n 10/04, Lei das Actividades Petrolferas (LAP). Esta lei define petrleo, para efeitos do seu regime, como o petrleo bruto, gs natural e todas as outras substncias hidrocarbonetadas que possam ser encontradas e extradas ou de outro modo obtidas e arrecadadas a partir da rea de uma concesso petrolfera (art. 2/15).
124 125 126 127

. O 2 produtor de petrleo da frica subsaariana, a seguir Nigria. . Ver, por exemplo, o art. 11/4 da LAGM. . Pidwirny, Cap. 10.d (Introduo Litosfera. Composio das rochas).

. A margem continental uma zona de transio entre a litosfera continental e a litosfera ocenica. A sua largura varivel dependendo em particular de o limite fsico da massa terrestre continental em questo encontrar a placa (tectnica) que a apoia (como no caso das margens continentais atlnticas, que so as mais largas) ou de estar situada entre duas 40

Direito dos Recursos Naturais

Em termos fsicos, a plataforma continental uma zona relativamente pouco profunda,128 que vai da costa at ao talude continental e se pode estender por dezenas de metros ou centenas de quilmetros.129 O talude continental130 estendese da plataforma continental a partir de uma profundidade que vai de cerca de 135 at cerca de 3000 metros, s vezes mesmo 5000 metros. Tem em geral uma extenso que vai de 20 a 100 quilmetros.131 Na base do talude continental pode haver uma camada de sedimentos, com uma extenso at cerca de 500 quilmetros, que faz a ligao ao leito dos oceanos e constitui o sop continental. A sua profundidade situa-se entre os 2000 e os 5000 metros.132 A plataforma continental uma zona de grande interesse econmico para a explorao de minerais, em especial hidrocarbonetos. Como a continuao submersa do territrio emerso de um estado, este exerce a sua soberania nessa zona. A delimitao da plataforma continental para efeitos de definio das fronteiras de um estado feita por critrios estabelecidos na CDM.133 Os minerais constituem, em pases como Angola, uma significativa riqueza nacional pois so matria-prima utilizada nas mais variadas indstrias e alguns,

placas que esto a convergir (como o caso das estreitas margens continentais que rodeiam as escarpas de tipo andino e das margens continentais de ilhas de tipo em arco) (Dupuy-Vignes, 1991: 317-19).
128

. A sua profundidade em mdia 64 metros; em geral, numa profundidade mdia de 130 metros, comea o talude continental (ob.cit.: 319-20).
129

. Assim, por vezes inexistente, como na Riviera francesa, ou chega a estender-se por cerca de 500 kms, como acontece na Argentina e na Austrlia (Dupuy-Vignes, 1991: 319). O art. 76/1 da CDM estabelece que a plataforma continental do estado costeiro compreende o leito e subsolo das reas submarinas que se estendem alm do seu mar territorial, em toda a extenso do prolongamento do seu territrio terrestre, at ao bordo exterior da margem continental, ou at uma distncia de 200 milhas martimas das linhas de base a partir das quais se mede a largura do mar territorial, nos casos em que o bordo exterior da margem continental no atinja essa distncia. Sobre a CDM, ver o Cap. VIII e sobre a plataforma angolana, ver Morais et al., 2006: 8.
130

. Que pode ser definido como regio ocenica situada entre o declive da plataforma continental e as grandes profundidades (aproximadamente 3500 metros) (Morais et al., 2006: xxiv).
131 132 133

. Dupuy-Vignes, 1991: 320. . Pidwirny, 2005, Cap. 10.o (Introduo Litosfera. Fisiografia da superfcie da Terra). . Ver a seco 8.4.

41

Os recursos naturais

como os metais preciosos, foram no passado utilizados como moeda. Mas a importncia econmica dos minerais no resulta da industrializao. Os minerais sempre foram importantes para a satisfao de necessidades. Por essa razo,
Os estdios de desenvolvimento da humanidade so tradicionalmente classificados por referncia para a sequncia idade da pedra - do bronze - do ferro. O actual estdio de desenvolvimento industrial, que os futuros arquelogos iro sem dvida classificar como a idade do petrleo,134 iniciou-se em 1855 quando um professor da Universidade de Yale (Silliman), actuando como consultor para interesses privados, conseguiu destilar petrleo de rocha obtido na Pensilvnia em vrias fraces de hidrocarbonetos. Uma dessas fraces era um leo de iluminao de alta qualidade mais tarde denominado querosene. Embora o querosene tivesse sido anteriormente refinado na Europa Oriental, foi inicialmente este acontecimento e o posterior investimento norte-americano e tecnologia que precipitaram a vasta prospeco e desenvolvimento do recurso (Grinlinton, 1995: 375).

Como os minerais se encontram em geral no subsolo, as actividades a eles relativas tm caractersticas especficas que levam a especialidades do seu regime jurdico. O primeiro aspecto a reter quando se abordam os regimes de minerais o facto de os recursos do subsolo no serem imediatamente visveis ou apropriveis. Por essa razo, necessrio procur-los. A procura de minerais designada prospeco nas leis n 1/92135 e n 10/04.136 Esta actividade de procura de minerais tem custos, em termos simples, custos de recolha e tratamento de

. Alguns autores consideram que o sculo XXI o sculo da gua, terminando assim o ciclo do petrleo.
134 135

. Prospeco definida na LAGM como conjunto de operaes a executar no mar, na superfcie do terreno ou acima desta, mediante a utilizao de mtodos geolgico, geoqumicos ou geofsicos, com vista localizao de recursos minerais (Cap. I/5). Pesquisa definida como conjunto de operaes constitudas pela execuo de trabalhos de ndole mineira como sanjas, trincheiras, poos e perfuraes que, complementados com trabalhos geolgico, geoqumicos, geofsicos e laboratoriais, tm como objectivo a determinao de caractersticas das jazidas minerais (Cap. I/6).
136

. Prospeco definida na LAP como o conjunto de operaes a executar na terra ou no mar, mediante utilizao de mtodos geolgicos, geoqumicos ou geofsicos, com vista localizao de jazigos de petrleo, com excluso de perfurao de poos, processamento, anlise e interpretao de dados adquiridos nos respectivos levantamentos ou da informao disponvel nos arquivos do ministrio de tutela ou da Concessionria Nacional, assim como estudos e mapeamento regionais conducentes a uma avaliao e melhor conhecimento do potencial petrolfero da rea (art. 2/19). Pesquisa definida como as actividades de prospeco, perfurao e testes de poos conducentes descoberta de jazigos de petrleos (art. 2/14).

42

Direito dos Recursos Naturais

informao sobre as ocorrncias de minerais numa dada rea e a dimenso das jazidas que venham a ser descobertas. Um risco especfico destas actividades deriva do facto de que, quando se inicia a procura de minerais com os investimentos que envolve, pode-se encontrar os minerais em causa ou no e, eventualmente, no recuperar o capital investido. o chamado risco mineiro que nos regimes jurdicos de minerais afectado a diversas pessoas no mbito da chamada clusula de risco obrigatrio.137 Quando os prospectores encontram minerais, h uma descoberta. Esta pode, no entanto, ser insignificante em termos econmicos. Ou, por outras palavras, as quantidades ou qualidade dos minerais descobertos no justificarem os investimentos necessrios para a sua extraco no exerccio de actividades econmicas. Assim, uma descoberta pode ser comercial ou no comercial. H uma descoberta comercial quando considerada, segundo critrios variveis por vezes estabelecidos em legislao ou contratos, rentvel a explorao da jazida descoberta.138 Hoje, desde a descoberta de um mineral at determinao da sua rentabilidade tm de ser realizadas actividades que, em alguns casos, significam grandes custos: a avaliao tcnica das reservas139 de minerais encontradas (dimenso das jazidas, teor de minerais, etc.), a elaborao do estudo de viabilidade tcnico-econmica do projecto (EVTE)140 e do estudo de impacto ambiental.141 Dando um exemplo, a

137 138

. Ver os arts 14 da LAGM e 18 da LAP e os Vols. II e III.

. Por exemplo, a LAP define descoberta comercial como a descoberta de um jazigo de petrleo que se considere capaz de justificar o desenvolvimento (art. 2/7).
139

. Avaliao definida na LAP como a actividade realizada aps a descoberta de um jazigo de petrleo com vista a definir os parmetros do reservatrio, de forma a determinar a comercialidade do mesmos, incluindo, nomeadamente: a) a perfurao de poos de avaliao e a realizao de testes de profundidade; b) a recolha de amostras geolgicas e de fluidos de reservatrios; c) a realizao de estudos, aquisies suplementares de dados geofsicos, ou outros e respectivo processamento (art. 2/4).
140

. O estudo de viabilidade , em termos gerais, o estudo dos factores financeiros envolvidos na produo de um novo produto, na aplicao de um novo processo, etc. O estudo analisar a viabilidade tcnica com estimativas detalhadas dos custos de implementao (do projecto), das despesas correntes e dos custos de matrias-primas, contrastados com estimativas das receitas esperadas. Tambm sero analisados o capital exigido e os custos desse capital, incluindo com juros, de modo a permitir que seja dada uma opinio sobre a viabilidade comercial do produto, do processo, etc (Isaacs, et al., 1990: 143). Nos projectos de minerais, o estudo de viabilidade inclui tambm, inter alia, a 43

Os recursos naturais

perfurao de um poo de avaliao offshore142 em guas profundas pode custar dezenas de milhes de USDs.143 Um estudo de viabilidade pode custar vrios milhes de USDs. Determinada a possibilidade de extraco e a rentabilidade da produo de uma jazida, inicia-se o que chamado desenvolvimento, ou seja, as actividades necessrias para iniciar a extraco e comercializao de minerais.144 Estando a mina ou poo pronto para se iniciar a produo, realiza-se a extraco, eventual tratamento145 e comercializao, actividades que na legislao mineira e petrolfera so sintetizadas na expresso explorao ou produo.146

avaliao das reservas descobertas, as tecnologias a utilizar, a durao de cada jazida de acordo com taxas de extraco estabelecidas, a procura no mercado, nacional ou internacional e, ainda, algumas condies previstas nos instrumentos de concesso.
141

. O estudo de impacte ambiental o documento que serve de base avaliao de impacte ambiental (AIA), procedimento administrativo definido na LBA como sendo um instrumento de gesto ambiental preventiva e que consiste na identificao e anlise prvia, qualitativa e quantitativa dos efeitos ambientais benficos e perniciosos de uma actividade (Anexo, n 4). A AIA vem prevista, em especial, no art. 16 da LBA e regulada no Dec. n 51/04. Ver a subseco 3.3.3.
142

. Fala-se em actividades offshore quando estas so realizadas no mar, visando a procura e aproveitamento de recursos do subsolo marinho, e em actividades onshore quando so realizadas em terra firme.
143

. Fonte: Eng. J. Mangueira, Palestra sobre a indstria petrolfera em Angola, Faculdade de Direito, Fevereiro de 1997.
144

. Desenvolvimento definido na LAP como as actividades realizadas aps a descoberta comercial, incluindo, mas no se limitando a: a) estudos e levantamentos geolgicos, geofsicos e de reservatrios; b) perfurao de poos de produo e injeco; c) projecto, construo, instalao, ligao e verificao inicial do equipamento, condutas, sistemas, instalaes, maquinaria e as actividades necessrias para produzir e operar os referidos poos, para tomar, recolher, tratar, manipular, armazenar, reinjectar, transportar e entregar petrleo e para empreender a repressurizao, reciclagem e outros projectos de recuperao secundria e terciria (art. 2/9).
145

. Beneficiao ou tratamento definido na LAGM como conjunto de operaes que tm como objectivo (...) a separao e a concentrao dos recursos minerais extrados, incluindo a lapidao e a industrializao de rochas ornamentais (Cap. I/9).
146

. Produo definida na LAP como o conjunto de actividades que visam a extraco de petrleo, nomeadamente o funcionamento, assistncia, manuteno e reparao de poos completados, bem como do equipamento, condutas, sistemas, instalaes e estaleiros concludos durante o desenvolvimento, incluindo todas as actividades relacionadas com a planificao, programao, controlo, medio, ensaios e escoamento, recolha, tratamento, armazenagem e expedio de petrleo, a partir de reservatrios subterrneos de petrleo, 44

Direito dos Recursos Naturais

Portanto, desde que uma empresa decide procurar minerais at ao momento em que efectua a primeira venda comercial, h a elaborao e a implementao de um projecto de minerais, envolvendo as actividades atrs descritas. Esse projecto divide-se, portanto, em fases. Actualmente, a legislao mineira e de petrleos distingue em geral duas fases.147 A primeira fase, designada fase de prospeco ou pesquisa, e a segunda fase, designada fase de explorao ou produo. No regime da LAGM temos um sistema de duas fases: fase de prospeco, que se divide em trs tipos de actividades mineiras (sub-fases): a prospeco stricto sensu, a pesquisa e o reconhecimento (arts 5 ss.). No caso de descoberta, haver a avaliao das reservas (reconhecimento), e depois a determinao da rentabilidade da descoberta (art. 10). Caso os interessados decidam realizar os investimentos necessrios para extrair os minerais em causa e iniciarem a produo e comercializao dos minerais, entra-se na 2 fase, de explorao (arts 11 ss.). No regime da LAGM a cada fase (e sub-fases da fase de prospeco) correspondem quatro direitos mineiros148 diversos. Poder haver situaes em que o titular dos direitos da primeira fase no venha a ser o titular dos direitos da 2 fase. A LAP prev tambm duas fases, cada uma dividida em duas sub-fases. A primeira a fase da pesquisa, que se divide em pesquisa stricto sensu (que na definio da LAP inclui a prospeco, art. 1/14) e a avaliao de reservas (art. 10/1/a da LAP). Segue-se a fase da produo (designada fase de explorao na LAGM), que na LAP se divide em fase de desenvolvimento e fase de produo (art. 10/1/b). Como regra, na LAP os direitos mineiros so concedidos para as duas fases (art. 10/1), mas podem tambm ser concedidos para apenas uma fase (art. 10/2). A LAP prev um regime especial que compreende apenas a prospeco stricto sensu e em que no h lugar concesso de direitos mineiros mas apenas uma licena de exerccio de actividades (arts 6 e 33-42).

para os locais designados de exportao ou de levantamento e ainda as operaes de abandono das instalaes e dos jazigos petrolferos e actividades conexas (art. 2/18).
147

. Algumas legislaes dividem as actividades mineiras e/ou petrolferas em 3 fases: prospeco, reconhecimento e produo. Ver o Vol. III e Coelho, 2003.
148

. Como universalmente os minerais so propriedade do estado, os direitos mineiros so direitos, atribudos pelo estado, de exerccio de actividades mineiras (ou petrolferas se estiverem autonomizadas em legislao especial) e ainda direitos de uso e fruio de jazidas de minerais. A natureza jurdica dos direitos mineiros e a sua aquisio so tratadas nos Vols II e III.

45

Os recursos naturais

Um dos aspectos econmicos a ter em conta quando se analisam os projectos de minerais e seus regimes, a escala de tempo e custos que envolvem. 149 A extraco de materiais de construo no exige em geral tecnologias mineiras sofisticadas e parte destes minerais no tm um grau de escassez que determine regimes de acesso muito exigentes.150 Mas a extraco com fins comerciais de outros minerais pode requerer a aplicao de conhecimentos mineiros mais especializados, cada vez mais complexos, por exemplo quando a extraco se realiza a grandes profundidades. Alguns recursos minerais enfrentam hoje uma crise de sustentabilidade, devido sua extraco e consumo desregrado. Um exemplo o petrleo, cuja actual escassez se reflecte nos preos e na procura de solues energticas alternativas. As actividades mineiras so, por outro lado, responsveis por uma significativa degradao ambiental com muitos impactes negativos nos ecossistemas das reas em que se realizam. So exemplos os impactes ambientais das actividades petrolferas no mar.151

149

. A prospeco inicial compreender a recolha de amostras de sedimentos de corrente, levantamentos geolgicos e outros processos relativamente pouco dispendiosos. A empresa pode ento abandonar algumas reas, e passar a uma fase mais intensiva, e a processos mais caros, incluindo algumas perfuraes. Isto pode ser seguido por uma terceira fase de perfuraes mais intensivas, e possivelmente por uma quarta fase de amostragem ampla. Pode assim acontecer que a empresa j gastou 4 ou 5 anos a procurar descobrir se h minerais e onde esto situados. Sero tambm gastos alguns anos no estudo de viabilidade, preparao de planos, obteno de autorizaes de autoridades de ordenamento do territrio, etc. Dadas baixas ocasionais de preos dos minerais, e outras circunstncias, poderia levar 10 anos ou mais antes da empresa estar pronta para exercer o seu direito (de explorao) (Butters, 1986: 11-12).
150

. Um exemplo o regime de acesso simplificado previsto no art. 11/4 da LAGM para a explorao de areias, burgaus, argilas e outros materiais de construo destinados exclusivamente s indstrias transformadoras nacionais.
151

. Sobre os impactes no mar, ver Morais et al., 2006: 49-52 e sobre os impactes de actividades mineiras em terra, ver Coelho, 2007.

46

You might also like