You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE INFORMTICA

GRADUAO EM CINCIA DA COMPUTAO

OU

Basta usar uma das figuras...

A Evoluo dos Computadores

Nome completo do aluno

RECIFE, JANEIRO DE 2007

A Evoluo dos Computadores

Resumo
O objetivo do presente trabalho abordar a Histria da Computao considerando a evoluo das tecnologias de fabricao do hardware e a evoluo dos sistemas operacionais at os dias atuais, o que resultou na automao dos processos aritmticos e conduziu tecnologia dos computadores. Esta monografia apresenta as geraes de computadores e como os sistemas operacionais foram adquirindo um papel significativo na evoluo dessas mquinas, procurando dar mais nfase aos computadores IBM 360, Macintosh e IBM PC na rea de hardware, e aos sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS.

A Evoluo dos Computadores

Sumrio
1 Introduo..............................................................................................................................1 2 Os Primrdios da Evoluo Tecnolgica..............................................................................2 3 As Geraes dos Computadores............................................................................................4 3.1 A 2 Gerao.....................................................................................................................4 3.2 A 3 Gerao.....................................................................................................................5 3.3 A 4 Gerao.....................................................................................................................5 3.4 A 5 Gerao.....................................................................................................................6 3.5 Consideraes Finais........................................................................................................6 4 A Evoluo dos Sistemas Operacionais...............................................................................8 4.1 Windows............................................................................................................................8 4.2 Linux.................................................................................................................................8 4.3 MacOS..............................................................................................................................9 Consideraes Finais.............................................................................................................10 5 Concluso.............................................................................................................................11 Referncias Bibliogrficas.........................................................................................................12

ii

A Evoluo dos Computadores

1 Introduo
Para a Cincia progredir, constroem-se instrumentos mais poderosos, que efetuam clculos mais precisos, ampliam o conceito das teorias, etc. Em geral, as pesquisas evoluem a partir de conhecimentos do passado, procurando desvendar lacunas do conhecimento. O cientista se sentir mais seguro em sua rea de atuao se conhecer sua evoluo histrica, as dificuldades e solues encontradas e os problemas que ainda no foram resolvidos. Tambm necessrio que, dentro da Computao, apaream trabalhos neste sentido, feitos por pessoas da rea, com conhecimento dos conceitos relacionados aos computadores, que serviro de base e referncia para os estudantes e novos pesquisadores que adentram a rea. O presente trabalho procura expor as etapas da evoluo das mquinas [1] e dos sistemas que fizeram explodir a evoluo tecnolgica [7]. Esta evoluo trouxe a soluo para muitos de nossos problemas conhecidos, e que certamente traro para aqueles que ainda no conseguimos solucionar. No captulo 2, abordaremos o incio da evoluo tecnolgica, como as mquinas surgiram e quem as concebeu. No captulo 3, faremos uma viagem pelas geraes de computadores, abordando os impactos que cada uma causou em sua poca. O captulo 4 aborda a evoluo dos softwares, a importncia deles para a computao, e traa um paralelo sobre algumas caractersticas de cada um. Por ltimo, no captulo 5, esto apresentadas as concluses retiradas do que foi exibido nos captulos anteriores.

A Evoluo dos Computadores

2 Os Primrdios da Evoluo Tecnolgica


Os primeiros dispositivos que surgiram para ajudar o homem a calcular tm sua origem perdida nos tempos [2]. o caso, por exemplo, do baco e do quadrante. O primeiro, capaz de resolver problemas de adio, subtrao, multiplicao e diviso de at 12 inteiros, e que provavelmente j existia na Babilnia por volta do ano 3.000 a.C. Foi muito utilizado pelas civilizaes egpcia, grega, chinesa e romana, tendo sido encontrado no Japo, ao trmino da segunda guerra mundial. Com o desenvolvimento dos primeiros dispositivos mecnicos para clculo automtico, comea efetivamente a vertente tecnolgica que levar construo dos primeiros computadores [4]. O matemtico ingls Charles Babbage conhecido como o "Pai do Computador". Babbage projetou o chamado "Calculador Analtico", muito prximo da concepo de um computador atual. O projeto, totalmente mecnico, era composto de uma memria, um engenho central, engrenagens e alavancas usadas para a transferncia de dados da memria para o engenho central e dispositivos para entrada e sada de dados. O calculador utilizaria cartes perfurados e seria automtico. Por algum tempo, o governo britnico financiou Babbage para construir a sua inveno. Infelizmente Babbage teve dificuldades com a tecnologia da poca, que era inadequada para se construir componentes mecnicos com a preciso necessria. Com a suspenso do financiamento por parte do governo ingls, Babbage no pode concluir o seu projeto e o calculador analtico nunca foi construdo. Com a II Guerra Mundial, as pesquisas aumentaram nessa rea. Nos Estados Unidos, a Marinha, em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM, construiu em 1944 o Mark I, um gigante eletromagntico. Em um certo sentido, essa mquina era a realizao do projeto de Babbage. Mark I ocupava 120 m3, tinha milhares de rels e fazia um barulho infernal. Uma multiplicao de nmeros de 10 dgitos levava 3 segundos para ser efetuada. Em segredo, o exrcito americano tambm desenvolvia seu computador. Esse usava apenas vlvulas e tinha por objetivo calcular as trajetrias de msseis com maior preciso. Os engenheiros John Presper Eckert e John Mauchly projetaram o ENIAC. Com 18.000 vlvulas, o ENIAC

A Evoluo dos Computadores

conseguia fazer 500 multiplicaes por segundo, porm s ficou pronto em 1946, vrios meses aps o final da guerra. O matemtico hngaro John von Neumann formalizou o projeto lgico de um computador. Em sua proposta, von Neumann sugeriu que as instrues fossem armazenadas na memria do computador. At ento elas eram lidas de cartes perfurados e executadas, uma a uma. Armazenlas na memria, para ento execut-las, tornaria o computador mais rpido, j que, no momento da execuo, as instrues seriam obtidas com rapidez eletrnica. A maioria dos computadores de hoje em dia segue ainda o modelo proposto por von Neumann. Esse modelo define um computador seqencial digital em que o processamento das informaes feito passo a passo, caracterizando um comportamento determinstico (ou seja, os mesmos dados de entrada produzem sempre a mesma resposta).

A Evoluo dos Computadores

3 As Geraes dos Computadores


No captulo anterior, demos uma viso sobre a evoluo da 1 gerao de computadores. Estas mquinas usavam vlvulas eletrnicas, quilmetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito. As trs prximas geraes de computadores refletiam a evoluo dos componentes bsicos do computador (hardware) e um aprimoramento dos programas (software) existentes [1] [2].

3.1 A 2 Gerao
A segunda gerao substituiu as vlvulas eletrnicas por transistores e os fios de ligao por circuitos impressos. Isso tornou os computadores mais rpidos, menores e de custo mais baixo. Nessa gerao, destaca-se o IBM 360. Construdo nos USA, o IBM 360 era totalmente transistorizado e tinha uma capacidade de memria de 32K bytes. A memria era construda com toros de ferrite (xido de ferro). o primeiro computador ibm a utilizar 8 bits para codificao de caracteres e a palavra byte assume ento o significado que ainda hoje tem. Com 8 bits era possvel codificar 256 estados diferentes, o que era suficiente para a codificao dos 10 algarismos, 52 letras (maisculas e minscula) do alfabeto anglo-saxnico, o espao, 27 smbolos e 166 caracteres especiais. De incio nestes caracteres especiais incluam-se smbolos matemticos e grficos. Mais tarde foram includos caracteres nacionais (Francs, Espanhol, Alemo, etc.) suprimindo a codificao de caracteres grficos. Ao IBM 360 podiam ser acoplados leitores/perfuradores de cartes de 80 colunas, unidades de fita magntica, e uma impressora de caracteres que dispunha de uma cadeia metlica idntica j utilizada no IBM 1401. A grande inovao em perifricos era a possibilidade de se lhe conectarem unidades de disco magntico. A capacidade de cada "panela" de discos era de 7,5 MB. O IBM 360 admitia ainda a possibilidade de funcionar on-line, isto , podiam-se-lhe conectar terminais distncia, atravs de linhas telefnicas, para execuo de algumas tarefas. Foi um dos percussores do teleprocessamento e das redes de comunicao de dados. O conjunto ocupava uma sala com dimenses apreciveis.

A Evoluo dos Computadores

3.2 A 3 Gerao
A terceira gerao de computadores foi construda com circuitos integrados, proporcionando maior compactao, reduo dos custos e velocidade de processamento da ordem de microsegundos. Tem incio a utilizao de avanados sistemas operacionais.

3.3 A 4 Gerao
A quarta gerao caracterizada por um aperfeioamento da tecnologia j existente, proporcionando uma otimizao da mquina para os problemas do usurio, maior grau de miniaturizao, confiabilidade e velocidade maior, j da ordem de nanosegundos (bilionsima parte do segundo) [5]. Nesta gerao, os maiores destaques so os lanamentos do IBM PC e do Macintosh. O PC original tinha alguns recursos timos - e algumas limitaes bvias. Ele trazia um Processador Intel 8088 de 4,77 MHz, anunciado como um "microprocessador 16 bits de alta velocidade", mas tinha apenas um barramento de dados de oito bits. Inicialmente, a mquina vinha com 16 Kb de RAM padro na placa-me, expansveis para 64 Kb, mas seu Processador tinha uma capacidade maior, porque os 20 bits de endereos permitiam que o PC enviasse um megabyte de memria fsica, o que era um enorme progresso para a poca. Embora o PC fosse capaz de exibir grficos, era preciso comprar uma placa de vdeo opcional para isto, j que a mquina bsica possua apenas uma placa monocromtica. E, claro, o preo anunciado no inclua um monitor ou mesmo uma porta paralela ou serial. As limitaes tcnicas do PC original ajudaram a acionar o desenvolvimento de outras companhias, os mercados de terceiros. Na rea do software, as opes tambm aumentaram rapidamente. O primeiro computador Macintosh era uma mquina aberta em termos de hardware (pronta para receber todas as inovaes que certamente surgiram), baseada num microprocessador de baixo preo e com dois fortes apelos: cor e alta resoluo grfica. A sua CPU baseada no microprocessador 6502 da Motorola, com o clock de 1 Mhz. Na configurao mnima temos 12 K de Rom e 48 Kb de Ram, conector de sada para vdeo, para gravador cassete, teclado alfanumrico, alm de oito slots para entrada de expanses e perifricos.

A Evoluo dos Computadores

O formato do vdeo em modo texto gera 24 linhas x 40 colunas e em modo grfico 48 linhas x 40 colunas (baixa resoluo) e 192 x 280 pontos (em alta resoluo). O sistema tem capacidade para gerar 16 cores, sendo seis em alta resoluo. Impulsionados pelo sucesso de vendas alcanado por esses micros, eles se estenderam muito alm da fronteira americana, servindo de espelho a centenas de outros fabricantes.

3.4 A 5 Gerao
A quinta gerao de computadores a que estamos presenciando no momento. A velocidade de processamento est acima da barreira dos Gigahertz. Vrias novas tcnicas para aumentar a capacidade das mquinas e melhorar sua perfomance foram descobertas como a computao distribuda, por exemplo.

3.5 Consideraes Finais


O quadro 3.1, abaixo, apresenta as principais informaes das mquinas apresentadas neste captulo. Quadro 3.1: Comparao entre os computadores apresentados Computador Gerao Principais Caractersticas Totalmente transistorizado e Impacto na Evoluo dos Computadores com Foi um dos percussores do

capacidade de memria de 32 Kbytes, teleprocessamento e das possibilitou a representao de todos os redes de comunica-o de algarismos. IBM 360 1 perfurados, impressoras Utilizava fitas matriciais. cartes dados. e Suportava magnticas

discos rgidos de at 7,5 Mbytes e conexes de terminais distncias Macintosh 4 atravs de linhas telefnicas. Dotado de uma grande capacidade Alta resoluo grfica. grfica, o Macintosh possua 48 Kbytes de memria, conectores de sada para vdeos e gravadores cassetes, teclado

A Evoluo dos Computadores

alfanumrico e grande capacidade de expanso. Utilizando IBM PC 4 Kbytes chips embora de seu silcio, tinha Possibilitou a criao de

capacidade de memria

para at 64 novas indstrias de periprocessador fricos e de softwares.

suportasse capacidades maiores. Era tambm capaz de exibir grficos.

A Evoluo dos Computadores

4 A Evoluo dos Sistemas Operacionais


Os sistemas operacionais [7] foram os principais responsveis pela evoluo dos computadores. Foi a partir do aparecimento destes sistemas que os computadores se popularizaram e se desenvolveram, chegando ao patamar que esto atualmente. Nas prximas sees, faremos uma breve abordagem de trs dos principais sistemas operacionais do mercado.

4.1 Windows
O Windows atualmente o lder absoluto de mercado nesse segmento. Calcula-se que cerca de 90% de todos os PCs existentes na atualidade utilizem-no como sistema operacional. Tamanho domnio no por acaso. O Windows foi um dos pioneiros a apresentar uma interface grfica para o usurio quando foi lanado em 1990. Recursos como arrastar-e-soltar, copiar-e-colar e sua facilidade de uso conquistaram principalmente os usurios domsticos que no detinham conhecimento aprofundado em informtica. Durante a ascenso das redes de computadores em 1996, a maioria dos sistemas operacionais que ofereciam uma boa interface com o usurio ainda no possuam um bom suporte a redes e aqueles que possuam no tinham uma boa interface. Nessa poca ento a Microsoft lana o Windows NT, seu sistema operacional voltado pra empresas que uniam as duas principais caractersticas exigidas pelos usurios e ganha mais essa fatia do mercado. O Windows NT agradou rapidamente os gerentes de Tecnologia da Informao corporativos, devido a seu projeto mais estvel uma vez que as verses anteriores do Windows no eram confiveis para aplicaes pesadas.

4.2 Linux
Em agosto de 1991, um jovem estudante da Universidade de Helsinki (Finlndia) Linus Torvalds, anunciou em uma lista de discusso na internet que estava criando um sistema operacional livre [8]. Ele dizia modestamente que seu trabalho era "apenas um passatempo". Em 5 de outubro de 1991, Linus anunciou a primeira verso "oficial" do Linux. Aps alguns anos, este se tornou um dos mais populares sistemas operacionais disponveis, sendo continuamente desenvolvido pelo prprio Linus e por pessoas do mundo inteiro.

A Evoluo dos Computadores

Vrias empresas j surgiram devido ao Linux desde ento. So empresas que procuram desenvolver novas funcionalidades para o Linux e novos aplicativos tambm, sempre mantendo a idia de que o Linux um sistema livre, ou seja, qualquer pessoa que tenha vontade de us-lo pode faz-lo sem ter que pagar o licenciamento. As empresas que buscam desenvolver programas para Linux lucram, em geral, no com a venda do software em si mas com os manuais de instalao e operao e com o suporte tcnico. Contudo, o Linux e seus aplicativos foram criados e desenvolvidos, principalmente nos primeiros anos aps a sua criao, a partir de contribuies de usurios. Estas contribuies no eram simples sugestes feitas ao fabricante do software, mas significaram a reprogramao de suas funes e a criao de novas aplicabilidades. As pessoas que desenvolveram o Linux fazem parte de um movimento muito mais amplo, o movimento pelo software livre, que luta para que os programas de nossos computadores pessoais possam ser alterados e compartilhados pelos seus usurios.

4.3 MacOS
Geralmente, o Sistema Operacional desenvolvido a partir do hardware do computador, no caso do Macintosh ocorreu o contrrio. A idia de um sistema operacional de interface grfica surgiu aps uma visita de Steve Jobs, dono da Apple ao PARC, centro de pesquisa da Xerox em Palo Alto. L os profissionais tinham criado um sistema operacional que se assemelhava realidade. Por exemplo, um diretrio era representado por uma pasta, um arquivo era representado por um papel, para se apagar algo era s arrastar para uma lixeira. Esse sistema, assim como o mouse, criado pela mesma equipe, foi recusado pela diretoria da Xerox por parecer "bobo", pois era extremamente simples de operar se comparado aos antigos sistemas baseados em caracteres. O problema era que a mquina que o rodava era muito grande e dificilmente aquilo chegaria a uma pessoa comum. Mas Jobs saiu da Xerox com a idia de alocar o sistema em um microcomputador e carregou com ele quase toda a equipe de engenheiros e profissionais para trabalhar no projeto Lisa, o primeiro computador com sistema operacional de interface grfica. Em 4 ou 5 anos, o projeto estava pronto e foi lanada uma mquina muito equipada e cara para a poca. Esta mquina tinha 1MB de memria e monitor grfico acoplado. Custava cerca de US$ 7.000,00 e por isso foi um fracasso. Mas no ano seguinte, a Apple lanou a verso domstica do Lisa, o

A Evoluo dos Computadores

Macintosh, com o seguinte lema: Nunca confie num computador que voc no pode levantar", referindo-se aos gigantescos mainframes da IBM.

Consideraes Finais
O quadro 4.1 apresenta as principais informaes sobre os sistemas operacionais vistos neste captulo. Quadro 4.1: Caractersticas principais dos sistemas operacionais apresentados Sistema Operacional Sistema Prs operacional que Praticamente Contras todos os aplicativos

apresenta uma interface grfica desenvolvidos hoje em dia so feitos muito prtica e bons recursos de para Windows, isso dificulta a vida dos Windows gerenciamento. Ideal para adeptos dos A outros sistemas do usurios domsticos. operacionais. simplicidade

mesmo pode no ser agradvel para usurios avanados. o sistema operacional gratuito No muito fcil de ser operado por de maior aceitao do mercado. usurios leigos e no possui uma gama Possui correo Linux quase uma bons de recursos erros de de aplicativos to ampla que possa de possam deix-lo. aps de gerenciamento de redes e a fazer com que os usurios do Windows programao do sistema feita instantaneamente ampla legio serem descobertas por possuir programadores aprimorando-o

em todo o mundo. o melhor sistema operacional Seus recursos de gerenciamento so voltado para a parte grfica. regulares e no possui uma variedade MacOS Ideal para quem trabalha com de aplicativos muito ampla. Alm aplicativos que utilizam bastante disso, foi desenvolvido para rodar grficos como arquitetos e apenas em micros Macintosh, o que limita muita a sua aceitao. engenheiros.

10

A Evoluo dos Computadores

5 Concluso

O mundo atual est marcado por grandes avanos cientficos e tecnolgicos. A cada dia que passa, novas descobertas alimentam a esperana de se encontrar a soluo para grandes problemas que ameaam o homem ou lhe causam sofrimentos. Por outro lado, inmeras pesquisas so realizadas com a finalidade de melhorar as condies da vida humana ou para atender as necessidades criadas pelo prprio homem. Em todas essas situaes contamos com um aliado inseparvel e inadivel, que o computador. Hoje j no mais possvel pensar em comunicao, sade, educao etc. sem pensar-se na valiosa contribuio da informtica. A computao est to presente em nossa sociedade que sua importncia inquestionvel. difcil pensar-se num objeto produzido pelo homem no qual no estejam gravados tambm os sinais do desenvolvimento eletrnico e da informtica. Essa evoluo dos computadores foi fruto da unio entre as mquinas e os sistemas operacionais. Os homens que tornaram todo este sonho uma realidade foram verdadeiros visionrios no seu tempo. Atravs dessa unio, hoje podemos fazer contato com o mundo inteiro, as barreiras geogrficas no existem mais e o pensamento pode ser difundido muito rapidamente. Ainda hoje temos vrios problemas que, mesmo auxiliados pelos computadores, no somos capazes de solucionar. No entanto, a evoluo dessas mquinas ainda no parou. Em todos os cantos do planeta h pessoas procurando melhor-los para melhorar o mundo. Muito em breve, os problemas que hoje parecem complexos sero triviais e novos problemas surgiro para que o homem e o computador possam solucion-lo.

11

A Evoluo dos Computadores

Referncias Bibliogrficas
[1] Histria da Computao Online, acesso em 31/07/2002 na url http://www.cic.unb.br/tutores/hci/hcomp/indice.html [2] Projeto MAC Multimdia Online, acesso em 31/07/2002 na url http://www.ime.usp.br/~macmulti/historico [3] Intel Online, acesso em 31/07/2002 na url http://www.intel.com/intel/intelis/museum/exhibit/hist_micro/hof/hof_main.htm [4] Museu Virtual de Informtica Online, acesso em 19/08/2002 na url http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/1960ibm360.html [5] A Histria do PC Online, acesso em 19/08/2002 na url http://www.di.ufpb.br/raimundo/HistoriaDoPC/PChist2.htm [6] As Mas Tropicais Online, acesso em 19/08/2002 na url http://orbita.starmedia.com/~cobit/materias/apple_1.htm [7] Tanenbaum, Andrew S.. Operating Systems: Design And Implementation. Editora Prentice Hall, 1992. [8] Software Livre Online, acesso em 20/08/2002 na url

http://www.comciencia.br/reportagens/softliv/softliv5.htm

12

You might also like