You are on page 1of 2

"A tica daquelas coisas que todo mundo sabe o que so, mas que no so fceis de explicar, quando

o algum pergunta".(VALLS, lvaro L.M. O que tica. 7a edio Ed.Brasiliense, 1993, p.7) Segundo o Dicionrio Aurlio Buarque de Holanda, TICA "o estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana susceptvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade, seja de modo absoluto". Alguns diferenciam tica e moral de vrios modos: 1. tica princpio, moral so aspectos de condutas especficas; 2. tica permanente, moral temporal; 3. tica universal, moral cultural; 4. tica regra, moral conduta da regra; 5. tica teoria, moral prtica. Etimologicamente falando, tica vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente tica e moral so palavras sinnimas. Vrios pensadores em diferentes pocas abordaram especificamente assuntos sobre a TICA: Os pr-socrticos, Aristteles, os Esticos, os pensadores Cristos (Patrsticos, escolsticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich etc. Passo a considerar a questo da tica a partir de uma viso pessoal atravs do seguinte quadro comparativo: tica Normativa tica Teleolgica tica Situacional tica Amoral Baseia-se nas circunstncias. Tudo relativo e temporal. tica Poltica: Tudo possvel, pois em poltica tudo vale.

tica Moral tica Imoral Baseia-se em princpios e Baseia-se na tica dos fins: regras morais fixas "Os fins justificam os meios". tica Profissional e tica tica Econmica: O que Religiosa: As regras devem importa o capital. ser obedecidas.

tica Saiba o que tica, definio, conceito de tica e links relacionados

tica: valores morais e princpios sociais Definio O termo tica deriva do grego ethos (carter, modo de ser de uma pessoa). tica um conjunto de valores morais e princpios que norteiam a conduta humana na sociedade. A tica serve para que haja um equilbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ningum saia prejudicado. Neste sentido, a tica, embora no possa ser confundida com as leis, est relacionada com o sentimento de justia social. A tica construda por uma sociedade com base nos valores histricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a tica uma cincia que estuda os valores e princpios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus prprios cdigos de tica. Num pas, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa cientfica pode ser tico. Em outro pas, esta atitude pode desrespeitar os princpios ticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a tica na rea de pesquisas biolgicas denominada biotica. Alm dos princpios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe tambm a tica de determinados grupos ou locais especficos. Neste sentido, podemos citar: tica mdica, tica de trabalho, tica empresarial, tica educacional, tica nos esportes, tica jornalstica, tica na poltica, etc. Uma pessoa que no segue a tica da sociedade a qual pertence chamado de antitico, assim como o ato praticado.

You might also like