You are on page 1of 2

RAZES E FRUTOS DA COMUNIDADE CRIST

BORTOLINE Jos, Roteiros Homilticos Anos A, B, C Festas e Solenidades, Editora Paulus, 3 Edio 2007
* LIO DA SRIE: LECIONRIO DOMINICAL * ANO: B TEMPO LITRGICO: 5 DOMINGO DA PSCOA COR: BRANCO

I. INTRODUO GERAL

1. A comunidade crist se rene para celebrar a f e cimentar sua unio com Cristo, a videira, cujos ramos so todos os que o aceitam e seguem (evangelho, Jo 15,1-8). A f que celebramos tem sua expresso maior no amor entre os membros da comunidade. Seria v a f que no levasse ao amor (2 leitura, 1Jo 3,18-24). Ela se traduz tambm no testemunho cristo, levando as pessoas a eliminar desconfiana, frieza e indiferena nas relaes interpessoais. Cele- Evangelho (Jo 15,1-8): Razes e frutos da comunidade brar a f solidariedade e compromisso com os persegui- crist dos por causa do testemunho (1 leitura, At 9,26-31). 6. O trecho do Evangelho de Joo proposto para este domingo faz parte dos acontecimentos que marcam a despeII. COMENTRIO DOS TEXTOS BBLICOS dida de Jesus durante a Ceia (13,1-17,26). sob a tica do 1 leitura (At 9,26-31): O que ser discpulo de Jesus? testamento que se poder melhor entender o presente texto. 2. A maior parte do cap. 9 de Atos reproduz acontecimen- O testamento de Jesus a seus discpulos abraa temas divertos referentes vida de Saulo (Paulo): sua converso (vv. 1- sos. No caso de Jo 15,1-8, Jesus fala do segredo ou condi19a), estada em Damasco, anncio e fuga (vv. 19b-25) e es para a expanso da comunidade crist. visita a Jerusalm (vv. 26-30). O texto escolhido para a 7. Os captulos 15-17 provavelmente no pertenciam ao liturgia deste domingo relata o episdio de Paulo em Jeru- corpo primitivo desse evangelho. Foram acrescentados salm. Ele j era bem conhecido nessa cidade, pois foi a mais tarde, tentando responder a algumas questes da coque se formou rabino, nutrindo dio contra os discpulos do munidade do Discpulo Amado. Quais seriam? Certamente Senhor a ponto de se tornar cmplice do assassnio de Es- o tema da "comunidade de iguais", sem hierarquias (ratvo (cf. At 7,58). mos), o tema da misso (produzir frutos) e a presena do 3. Compreende-se, dessa maneira, por que os cristos de Jerusalm mantivessem tanta distncia e desconfiana em relao a ele, tratando-o com frieza (v. 26). A interveno de Barnab em favor do convertido decisiva: ele o apresenta aos apstolos. O testemunho de Barnab em favor de Saulo mostra quais so as caractersticas de um discpulo de Jesus (v. 27): a. ter-se encontrado com o Senhor, mudando completamente o rumo da prpria vida (tinha visto o Senhor no caminho); b. ter entrado em comunho com Jesus, escutando-o (o Senhor lhe havia falado); c. ter-se comprometido decisivamente com Jesus (Saulo, na cidade de Damasco, havia pregado publicamente o nome de Jesus). Lucas salienta esse ltimo aspecto, classificando a pregao do convertido de ousada (em grego, parresia. O mesmo termo empregado a seguir, quando afirma que ele discutia com os judeus de lngua grega, v. 29). Sua pregao ousada porque provoca conflito, envolvendo em primeira pessoa o pregador. Essas trs caractersticas so suficientes para que ele seja considerado discpulo do Senhor, tendo plena liberdade e comunho entre os irmos (v. 28). 4.

momentnea de Paulo no cenrio da evangelizao. Pensar assim seria desvirtuar os Atos dos Apstolos e o prprio Evangelho de Lucas. Ela tambm no devida pretensa paz do imprio romano. , isso sim, a paz que vem do temor do Senhor: a partir dele, com o auxlio do Esprito Santo, que a comunidade crist se fortalece e cresce em nmero, pois o projeto de Deus encontra terreno propcio para crescer.

Esprito nos conflitos enfrentados pelas comunidades joaninas. O tema "comunidade de irmos" predomina no texto de hoje. a. As razes da comunidade crist (vv. 1-2)
8.

Recuperando a velha imagem do Antigo Testamento, Jesus se declara a videira verdadeira, cujo agricultor o Pai (v. 1). No passado, Israel fora comparado vinha (cf. Jr 2,21; Is 5,1) que no correspondera s expectativas de Jav, que a plantara na esperana de v-la produzir frutos de direito e justia. Contudo, os frutos dessa vinha foram a transgresso do direito e a violncia (cf. Is 5,7).

9. Jesus se denomina "a verdadeira videira", ou seja, s ele capaz de produzir os frutos que Deus espera, ou se quisermos, s nele que poderemos realizar o que o Pai anseia. Dessa forma ele se apresenta como a nica alternativa para a realizao do direito e da justia. Nesse sentido ele verdadeiro, isto , autntico e fiel: a verdadeira videira. 10. O Pai, por sua vez, o agricultor, ou seja, o que pe em ao seu projeto de instaurar na terra o direito e a justia, a liberdade e a vida para todos. Portanto, as razes da comunidade crist, chamada a dar frutos em Cristo, so Jesus e o Pai. Este, como bom agricultor, cuida da videira, com o intuito de faz-la frutificar. O cuidado do Pai transparece no texto sob a imagem da poda. No incio da primavera o viticultor seleciona os melhores ramos, podando-os e eliminando os que no sero produtivos. a poda seca, quando os ramos ainda no brotaram. Algum tempo depois, quando os novos ramos j se desenvolveram razoavelmente, a ponto de mostrar os cachos ainda pequenos, procede poda verde, eliminando os brotos que no apresentam frutos. importante lembrar que sem a poda a videira, dentro de alguns anos, torna-se estril e acaba morrendo. Podar,

Como acontecera em Damasco, onde a pregao acarretara ameaas de morte (vv. 23-24), tambm em Jerusalm o anncio de Jesus provocou conflitos, fazendo com que os judeus de lngua grega procurassem mat-lo (v. 29). Como reage a comunidade crist quando um de seus membros "marcado para morrer"? A atitude bsica sugerida pelo texto a da solidariedade que visa a conservar a vida do evangelizador. Foi assim em Damasco (v. 25), e em Jerusalm (v. 30): os irmos mandam Saulo para Tarso, sua terra natal. O v. 31 que fala da paz vivida pelas comunidades na Judia, Galilia e Samaria, consolidando-se e crescendo no temor do Senhor e crescendo em nmero uma espcie de "retrato da comunidade". Essa paz no devida ausncia

5.

portanto, no fazer a videira sofrer, e sim dar-lhe condies para produzir em abundncia. Freqentemente pensase na poda enquanto sofrimento. Jamais passa pela cabea do agricultor fazer sofrer a videira. A poda reforo indispensvel: sem ela a videira morrer. Em termos teolgicos, a poda no se traduz em provao, e sim em graa.
11.

incorre no julgamento, como aconteceu com a videira de Is 5. Portanto, o critrio para sabermos se a comunidade permanece ou no em Cristo so os frutos de justia e direito que ela produz, os frutos do amor. So eles a identific-la como comunidade crist.
15.

Nos vv. 1-2 temos, portanto, um Deus extremamente zeloso que cuida da comunidade crist, enraizada em Cristo, para que produza frutos. Importante notar, ainda, que sem a comunidade (ramos) o projeto do Pai arrisca ficar estril. Jesus a videira, mas os frutos de justia e direito nascem dos ramos, da comunidade que a ele aderiu. b. Credenciais para ser comunidade crist (vv. 3-7)

Jesus afirma que "se permanecerem em mim, e minhas palavras permanecerem em vocs, peam o que quiserem, e isto lhes ser concedido" (v. 7). Isso nos leva ao cerne do que orar: estar em perfeita sintonia com Jesus e seu projeto, fazendo-lhe a vontade, sentindo-o como energia motora na execuo do projeto de Deus. Nesse clima, nenhum pedido ficar sem resposta, nenhum esforo ser intil. c. A glria do Pai (v. 8)

12.

Contrariando a mentalidade do tempo, segundo a qual as pessoas se tornavam puras custa de ritos de purificao, Jesus garante que a verdadeira pureza da comunidade consiste em acolher a Palavra que ele comunica. ela quem purifica, liberta e capacita para a misso. Esta a primeira credencial da comunidade: ter ouvido a Palavra de Jesus: "Vocs j esto limpos por causa da Palavra que eu lhes falei" (v. 3). a Palavra que pe em contato com Jesus, estabelecendo comunho e unidade, como a da videira com os ramos.

16. A alegria do agricultor ver a videira carregada de excelentes frutos. A glria do Pai uma comunidade comprometida com seu projeto, fortemente unida a Jesus, a videira, raiz da nova sociedade, cujos frutos so a justia, direito, solidariedade, fraternidade e amor. Isso parte (ou, talvez, a sntese) do testamento de Jesus comunidade; essas so as condies para que a comunidade cresa e desenvolva sua misso.

2 leitura (1Jo 3,18-24): Amar algo de concreto e srio!


17.

A segunda credencial apresentada pelo verbo permanecer, que aparece 7 vezes nos vv. 4-7 (cf. tambm 1,39). O cimento do permanecer se chama amor. O amor a Jesus, traduzido em unio, comunho e sintonia com seu projeto, caracteriza as pessoas como crists: formam uma s coisa com Cristo. O texto no fala de amor, mas sim de permanecer, pois estamos dentro da metfora videira-ramos. Estes esto unidos videira e de sua seiva se alimentam. Assim acontece com a comunidade crist: une-se ao seu fundador e raiz pelo amor. De fato, o que mais desejamos quando amamos algum? Creio que, basicamente, procuramos duas coisas: 1. estar sempre com a pessoa amada, sem separaes; 2. que essa unio no morra, mas dure para sempre, num crescimento constante, procurando o bem do outro.
13. 14. Nos vv. 5-6 fala-se do risco de esterilidade de toda a comunidade ou de alguns membros. No basta estar simplesmente unido a Jesus para sempre, sem que isso acarrete a prxis crist. Mais ainda: quem no produz frutos de justia e direito no poder afirmar que est unido a Jesus, como o ramo videira. Pelo contrrio, quem permanece nele produz muito fruto (v. 5); quem no permanece nele (ou seja, estril), jogado fora, seca e ser queimado (v. 6). Em outras palavras, quem no luta pelo direito e justia

Joo insiste que o autntico amor se traduz em obras e na verdade (v. 18. Para uma viso rpida do contexto desta carta, cf. comentrio passado: II leitura do 2 Domingo da Pscoa). Em outras palavras, o amor entre os membros da comunidade, para ser verdadeiro, precisa reproduzir o de Jesus, fiel ao Pai e misericordioso em relao s pessoas, levado s extremas conseqncias. Essa a prova cabal de pertencermos verdade de Deus (v. 19).

18. O amor entre pessoas tende freqentemente a se desviar de sua real dimenso, mas o importante conservar aquela sintonia que nos permita ter confiana em Deus, a ponto de sermos por ele ajudados na tarefa de amar. 19.

Quando podemos ter certeza de sermos atendidos ao pedir qualquer coisa? O autor da carta apresenta a condio fundamental: quando guardamos os mandamentos de Deus (v. 22), sintetizados aqui num s: a f em Jesus, traduzida em relaes comunitrias fraternas. Isso demonstra que se no existe amor, tambm no h f no nome de Jesus. O amor , portanto, a expresso visvel da f em Deus. Sem ele no h cristianismo, nem religio, nem f (vv. 23-24). Quem garante isso o Esprito de Jesus, que impulsiona a comunidade a viver o mesmo amor de Jesus, que amou at o fim (v. 24).

III. PISTAS PARA REFLEXO


20.

A 1 leitura (At 9,26-31) ajuda a comunidade a superar a desconfiana e frieza entre seus membros. O que nos caracteriza hoje, como discpulos do Senhor? O que fazemos por aqueles cristos que so perseguidos e "marcados para morrer"?

21. Refletir com a comunidade sobre os frutos que ela produz: provam ou negam que estamos unidos a Jesus? possvel ser cristo sem lutar pelo direito e pela justia? (evangelho, Jo 15,1-8). 22. Os cristos se renem para celebrar a f. Qual a expresso dessa f? "Sem amor no h cristianismo, nem religio, nem f" (2 leitura, 1Jo 3,18-24).

You might also like