You are on page 1of 6

FATEPI FACULDADE DE TECNOLOGIA DO PIAU CURSO: BACHARELADO EM DIREITO DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTIFICA PROFESSORA: SALA: 05 TURNO: NOITE ALUNOS:

: SILVIO ADRIANO CIRQUEIR S CAIO MARCELO DE ARAJO SOBRAL

CONCEITOS DE PESQUISA E RELATRIO DE VISITA BIBLIOTECA FONTES IBIAPINA

TERESINA-PI

INTRODUO O que pesquisa? Esta pergunta pode ser respondida de muitas formas. Pesquisar significa, indagaes propostas. de forma bem simples, procurar respostas para

Minayo (1993), vendo por um prisma mais filosfico, considera a pesquisa como atividade bsica das cincias na sua indagao e descoberta da realidade. uma atitude e uma prtica terica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. uma atividade de aproximao sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinao particular entre teoria e dados. Demo (1996) insere a pesquisa como atividade cotidiana considerando-a como uma atitude, um questionamento sistemtico crtico e criativo, mais a interveno competente na realidade, ou o dilogo crtico permanente com a realidade em sentido terico e prtico. Para Gil (1999), a pesquisa tem um carter pragmtico, um processo formal e sistemtico de desenvolvimento do mtodo cientfico. O objetivo fundamental da pesquisa descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos cientficos. Pesquisa um conjunto de aes, propostas para encontrar a soluo para um problema, que tm por base procedimentos racionais e sistemticos. A pesquisa realizada quando se tem um problema e no se tem informaes para solucion-lo. Quais os objetivos da Pesquisa? Contribuir com o avano da cincia; responder a uma pergunta de interesse para a comunidade cientfica ainda no respondida anteriormente de relevncia para o interesse social .

CLASSIFICAES DAS PESQUISAS Existem vrias formas de classificar as pesquisas. As formas clssicas de classificao so: Do ponto de vista da sua natureza, a pesquisa pode ser: Bsica (ou fundamental): objetiva gerar conhecimentos novos teis para o avano da cincia sem aplicao prtica prevista, sem finalidades imediatas. Envolve verdades e interesses universais. Os conhecimentos so utilizados em pesquisas aplicadas ou tecnolgicas.

Aplicada (ou Tecnolgica): objetiva gerar conhecimentos para aplicao prtica dirigidos soluo de problemas especficos. Envolve verdades e interesses locais. Do ponto de vista da forma de abordagem do problema a pesquisa pode ser: Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificvel, o que significa traduzir em nmeros opinies e informaes para classific-las e analis-las. Requer o uso de recursos e de tcnicas estatsticas (percentagem, mdia, moda, mediana, desvio-padro, coeficiente de correlao, anlise de regresso, etc.). Resultados precisam ser replicados. Qualitativa: considera que h uma relao dinmica entre o mundo real e o sujeito, isto , um vnculo indissocivel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que no pode ser traduzido em nmeros. A interpretao dos fenmenos e a atribuio de significados so bsicas no processo de pesquisa qualitativa. No requer o uso de mtodos e tcnicas estatsticas. O ambiente natural a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador o instrumento-chave. descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado so os focos principais de abordagem. Do ponto de vista de seus objetivos (Gil, 1991) a pesquisa pode ser: Exploratria:visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torn-lo explcito ou a construir hipteses. Envolve levantamento bibliogrfico; entrevistas com pessoas que tiveram experincias prticas com o problema pesquisado; anlise de exemplos que estimulem a compreenso. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliogrficas e Estudos de Caso. Descritiva: visa descrever as caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou o estabelecimento de relaes entre variveis. Envolve o uso de tcnicas padronizadas de coleta de dados: questionrio e observao sistemtica. Assume, em geral, a forma de Levantamento. Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrncia dos fenmenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razo, o porqu das coisas. Quando realizada nas cincias naturais, requer o uso do mtodo experimental, e nas cincias sociais requer o uso do

mtodo observacional. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost-facto. Do ponto de vista dos procedimentos tcnicos (Gil, 1991), a pesquisa pode ser: Bibliogrfica: quando elaborada a partir de material j publicado, constitudo principalmente de livros, artigos de peridicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. Documental: quando elaborada a partir de materiais que no receberam tratamento analtico. Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variveis que seriam capazes de influenci-lo, definem-se as formas de controle e de observao dos efeitos que a varivel produz no objeto. Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogao direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento. Expost-Facto: quando o experimento se realiza depois dos fatos. Pesquisa-Ao: quando concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Participante: quando se desenvolve a partir pesquisadores e membros das situaes investigadas. da interao entre

O PLANEJAMENTO DA PESQUISA

Pesquisa a construo de conhecimento original de acordo com certas exigncias Cientficas. Para que seu estudo seja considerado cientfico voc deve obedecer aos critrios de coerncia, consistncia, originalidade e objetivao. desejvel que uma pesquisa cientfica preencha os seguintes requisitos:

a) a existncia de uma pergunta que se deseja responder; b) a elaborao de um conjunto de passos que permitam chegar resposta; c) a indicao do grau de confiabilidade na resposta obtida (GOLDEMBERG, 1999). O planejamento de uma pesquisa depender basicamente de trs fases: decisria: referente escolha do tema, definio e delimitao do problema de pesquisa; construtiva: referente construo de um plano de pesquisa e execuo da pesquisa propriamente dita; redacional: referente anlise dos dados e informaes obtidas na fase construtiva. a organizao das idias de forma sistematizada visando elaborao do relatrio final.

RELATORIO DE VISITA BIBLIOTECA FONTES IBIAPINA

A biblioteca Fontes Ibiapina mantida pela Fundao Cultural Monsenhor Chagas, possui 8 computadores em uma sala somente para pesquisas, o cadastro para emprstimos de livros e realizado atravs de um cadastro onde solicitado comprovante de residncia e RG e uma taxa simblica de R$. 1,00, onde poder levar emprestado por sete dias, se em caso de atraso na devoluo do livro pagar uma multa de R$. 0,50 centavos por cada dia. O seu acervo chega aproximadamente a 3 mil livros, que variam desde livros infantis, livros de nvel superior, peridicos e revistas, seu horrio de funcionamento e de 8:00h as 18:00h, uma biblioteca integrada ao complexo cultural Teatro do Boi, bem estruturada, climatizada, possui entrada com rampa para cadeirantes e banheiro para o mesmo. Existe um projeto em funcionamento na biblioteca coordenada pela professora Lourdes Melo que incentiva o prazer da leitura, onde visa levar milhes de pessoas ao habito de ler. Foi criada em 15 de agosto de 1987, quando Teresina comemorava os seus 135 anos, onde surgiu o CIARTE Centro Integrado de Arte do Matadouro, e a origem que recebeu o seu nome Fontes Ibiapina esto ligados ao Escritor Fontes Ibiapina.

You might also like