You are on page 1of 7

A ESPERANA DA GLRIA: A RESSURREIO Parte1 Esperana: Necessidade psicolgica do homem contemplar o futuro seja qual for o sentido.

Expectativa otimista de que algo difcil e desejvel venha ocorrer. A esperana tem um impacto profundo em nosso hoje. A esperana uma virtude crist (os pagos so classificados como sem esperana) Faz parte de trade f, esperana e amor presente em (1Ts1:3, 5:8, Gl5:6, 1Co13:13, Hb6:10-12, 1Pe1:21-22), a mais conhecida Assim, permanecem agora estes trs: a f, a esperana e o amor. O maior deles, porm, o amor. A igreja crist tem falado muito sobre f, muito sobre amor, mas e sobre esperana? A esperana que a ncora da alma segundo o autor de Hebreus. Quem tem esperana, tem f em Deus que agiu, age e agir. E agir de maneira gloriosa! Revelao progressiva: a teologia bblica crist acredita que a nossa revelao da verdade foi progressiva, ou seja, somente nos tempos de Jesus que viemos a saber qual de fato seria nossa esperana em Jesus. Bio. Abrao (Gn12:2-3,18:18, 22:18) (O homem j fora criado e desfrutado de plena comunho com o Criador no Eden, ele cara e conhecera a morte , Deus j havia se arrependido ao ver a maldade humana, mandado o dilvio, Deus j havia dispersado a humanidade no episdio da torre de Babel) Farei de voc um grande povo, e o abenoarei. Tornarei famoso o seu nome, e voc ser uma beno. Abenoarei os que o abenoarem e amaldioarei os que o amaldioarem; e por meio de voc todos os povos da terra sero abenoados (Gn12:2) Orientao para irem terra farta de Cana (descendentes de Cam/ Abrao de Sem) (1 ) Formao de uma nao: descendncia + crescimento + terra (2) Introduo de um povo em meio a outros vrios povos hostis (Palestina) (3) Todos os povos da terra seriam abenoados atravs da nao descendente de Abrao Abrao, Isaque, Jac (Israel), Jos. A descendncia da esperana no final das contas foi parar no Egito, escravizada. Parecia que a promessa estava longe de ser cumprida. Moiss A bblia ensina que Deus viu o sofrimento de seu povo ...e lembrou-se da aliana que fizera com Abrao, Isaque, Jac (Ex2:24) e chamou Moiss. No foi devido bondade de seu povo, mas por causa da fidelidade de Deus.

Ns sabemos da histria: Deus humilha o Fara, passa pelo Egito, mata os todos os primognitos cujas casas no tinham sido marcadas pelo sangue do cordeiro, Deus liberta seu povo da escravido do Egito, abriu o Mar Vermelho e os conduzir para onde? Para a terra da promessa. Deus lhe deu a Lei, a Torah, mas aos Seus olhos, a promessa e esperana era Cana. Para a introduo do povo/reino de Israel era necessrio o extermnio completo de outros povos. Deus, de fato, no A.T. mostrou sua misericrdia com os povos que no faziam parte de sua aliana (Jonas). A nao da promessa deveria ser separada, santa. Tudo aquilo que viesse a atrapalhar a adorao ao Deus verdadeiro era para ser destrudo e eliminado e quando o Senhor, o seu Deus, as tiver dado a vocs, e vocs as tiverem derrotado, ento voc as destruiro completamente (...) (Dt7:2). Para alcanar a promessa, da parte do povo: F e obedincia (Ex23:20-30) Como Deus agiria? No fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, que est com vocs, grande e temvel. O Senhor, o seu Deus, expulsar aos poucos, essas naes diante de vocs. Vocs no devero elimin-las de uma vez, se no os animais selvagens se multiplicaro, ameaando-os. Mas o Senhor, o seu Deus, as entregar a vocs, lanando-as em grande confuso, at que sejam destrudas. (Dt7:21-23) Quem expulsa? Deus. Quem entrega naes? Deus. Entretanto, as promessas precisam ser conquistadas (da mesma forma, Jesus deixou gloriosas promessas s igrejas primitivas aos vencedores). Nem todos entraram na terra prometida. Nem todas as terras prometidas foram conquistadas. Quando o povo se aproximava de Deus obtinha xito, quando se afastava, derrotas (juzes). Guerra aps guerra o povo clama por um rei (o que desagradou a Deus!). Davdica Davi, o rei que sucedeu Salomo. O homem com o corao de Deus, homem de guerra, homem que conquistou Jerusalm, a cidade de Davi, obteve diversos xitos militares. Deus faz uma promessa extraordinria a Davi: Quanto a voc, sua dinastia e seu reino permanecero para sempre diante de mim, o seu trono ser estabelecido para sempre (2Sm7:16) (1Rs2:4) Apesar de inmeros sucessos militares, o reinado do descendente de Davi no durou para sempre. E o povo se dividiu (Israel e Jud) se enfraqueceu e foi novamente dominado por outros povos. O povo judeu continuou a ser subjugado por estrangeiros: assrios (Israel), babilnia, medopersas...

Deus tocou o corao de Ciro para que o povo da promessa voltasse a Jerusalm, mas desta vez no completamente livre, pois estava debaixo da escravido em sua prpria terra: persas, egpcios, gregos, srios, romanos. Imagine como era a esperana de um judeu: Era por isso que deveramos esperar? Onde est a Israel soberana?, Onde est o reinado do descendente de Davi? Os profetas inspirados por Deus ajudavam a esclarecer a Esperana de Israel: Isaas: Fala sobre um rei que vir, um descendente de Jess, pai de Davi (Is11:1-3), o servo do Senhor, que trar retido ao povo de Deus. Exortou o povo a permanecer com f no Deus Jeov que salva. Existia esperana, apesar de toda aquela situao. Daniel: Traz luz sobre o dia em que Deus iria reinar sobre todos os reis na Terra, que jamais seria destrudo, que iria trazer justia, libertao do exlio, julgaria o mundo inteiro por quando algum semelhante a um filho do homem (Dn7), vindo com as nuvens dos cus, os santos do Altssimo receberiam um reino, quando Deus iria endireitar todas as coisas... O profeta ainda introduz de forma clara o tema ressurreio nas Escrituras. Posteriormente (entre os testamentos), apesar do levante bem-sucedido de Judas Macabeu contra a Sria o povo judeu permaneceu esperando todas as promessas de Deus. Ou as ainda no conseguiam enxergar apropriadamente. Nessa poca, a expectativa por um messias (ungido) do Senhor viesse para restaurar todas as coisas a Israel. A ressurreio comea cada vez mais a ser absorvida na teologia judaica. Aonde esto as promessas de Deus? Ainda hoje, est implcito para o judasmo, bvio, que o messias ainda vai voltar e instalar seu reino em Jerusalm e expulsar os rabes de l. Bio A Esperana em Jesus Cristo luz de Jesus, o A.T. devidamente interpretado Surge Jesus, o Cristo, conforme profecia de Joo, o batizador. Esta histria ns conhecemos bem. Jesus veio trazer o reino de Deus e cumprir toda a Escritura O Reino de Deus est prximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! (Mc1:15) Esse reino no mais restrito restaurao poltico-geogrfica de uma nao, mas o caminho que todos os povos da terra poderiam ser governados por Deus. Jesus, o Emannuel -Deus conosco- trouxe o homem de volta ao den aqui na Terra e traria o Reino de Deus (149 vezes no NT + do que amor (145)!) quando voltasse em sua Glria. Jesus afirma que do agrado de Deus dar a seus seguidores um Reino (Lc12:32).

Jesus morre e ressuscita conforme as profecias das Escrituras. Ele recebe todos os pecados da humanidade e inicia uma nova aliana de Deus com o homem. Com esta nova aliana... Jesus inaugura uma nova Esperana. Que esperana essa? Ter um emprego melhor? Casar? Sade perfeita? Ausncia de problemas neste mundo? No. Sobre todas as nossas necessidades as Escrituras apenas nos orientam a confiar na bondade do Pai Celestial (existe algo melhor?). (C.S.Lewis) Deus nas escrituras parece sempre prometer grandiosas recompensas, uma glria imaginvel, de modo que luz de todos os nossos desejos, nossas esperanas mais costumeiras, parecemos crianas brincando com fama, dinheiro, sexo, bebida. O que Deus nos oferece alegria infinita. A verdade que nos contentamos com muito pouco. E a esperana do cristo o cu? Podemos dizer que em parte (espero no confundir sua cabea). O cu segundo as Escrituras local altssimo, a morada de Deus, o plano espiritual. Cu na acepo em que no meio religioso falamos se assemelha ao local em que iremos passar toda a nossa eternidade, no mesmo? N.T,Wrigh, escritor anglicano afirma que nossa ideia de cu foi influenciada por filosofia grega ao longo dos sculos, desde a igreja primitiva. Dualidade o cu/ideia/etreo/incorpreo bom e a matria/fsico/criao m. Seguindo essa lgica interpretativa, toda a criao ruim (em parte certo, pois tudo o que Deus criou bom e o pecado estragou a criao) e que a nica sada sairmos dela e jog-la na lata do lixo. (o nosso planeta tem sido muito prejudicado essa teologia e os cristos podem ser acusados justamente disso). verdade que quem morre com Cristo ir estar com ele no paraso. Ele disse isso ao ladro na cruz Eu lhe garanto hoje voc estar comigo no paraso. Paulo falou Estou pressionado de dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que melhor; contudo, mais necessrio, por causa de vocs, que eu permanea no corpo (Fp1:23-24) Tambm verdade que devemos acumular tesouros nos cus. As Escrituras nos ensinam que o melhor investimento, pois o ...onde a traa e a ferrugem no destroem, e onde os ladres no arrombam nem furtam (Mt6:21) e onde a nossa herana guardada para uma herana que jamais poder perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herana guardada nos cus para vocs (1Pe1:4). l. com Deus. Apesar de nossa salvao ser pela Graa (Jesus pagou), a nossa herana eterna depende de nosso caminhar com Jesus aqui. o decorrer natural do universo O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita (2Tm2:6) . A ideia de recompensa uma crist sim! a construo da morada eterna: (Ap19:8) Sobre a vestimenta da noiva de Cristo, no seu casamento: O linho fino so os atos justos dos santos (Ap14:13) Diz o Esprito: Sim, eles descansaro das suas fadigas, pois suas obras os seguiro.

(Lc14:14) No episdio do banquete casa do fariseu, ao ensinar que deveriam convidar os mais necessitados Feliz ser voc, porque estes no tem como contribuir. A sua recompensa vir na ressurreio dos justos Embora as exista o paraso e que a recompensa esteja nos cu, todos os crentes esperam a Dia da vinda do Senhor Jesus em sua glria. S nossa esperana no morar eternamente no cu, pois nesse dia o cu e a terra tero seu reencontro pleno O dia em que Jesus trar justia O dia em Jesus julgar vivos e mortos. O dia em que Deus ir consertar o mundo e reinar em amor a sua criao O dia em que no haver mais separao e a criao e o Criador estaro unidos eternamente O dia em que seremos de fato, filhos do Pai O dia em que recebermos a receberemos a herana do Pai Dia da vinda do Rei dos reis, Jesus Cristo por isso que no NT a esperana da ressurreio dos mortos tem tremenda relevncia! J perceberam como nossas influncias catlicas remetem a um Jesus morto na cruz? Derrotado ao invs de vitorioso? Cantamos pobrezinho nasceu em Belm! no natal. Tudo isso Traduz falta de Esperana no Cristo vivo (ressurreto) que reina, que nos deixou um Reino e que vir em breve restaurar todas as coisas! A igreja ainda reduz o assunto apenas esfera da escatologia. Isso coisa de telogo. Essa esperana comea com ressurreio de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Esperana paradoxalmente se fortalece quando todas as nossas expectativas se esvaem. Quando o horizonte cinzento Quando todos os esforos pessoais j foram realizados Quando o plano A,B e C no deram certos (e no existe um plano D!) Quando existe um Messias morto e sepultado A cena das mulheres no calvrio procurando o cadver de Jesus no domingo emblemtica. A direo de Deus vista na resposta dos anjos: Por que vocs esto procurando entre os mortos aquele que vive! Ele no est aqui! Ressuscitou! (Lc24:6) Jesus est vivo corporeamente. (Se no fosse Moiss e Elias, todos tambm esto vivos) O salmista disse: ..nem permitir que o teu Santo sofra decomposio(Sl16:8-11) Jesus se auto-proclamou Eu sou a ressurreio e a vida. quem cr em mim, ainda que esteja morto, viver, e todo aquele que vive e cr em mim nunca morrer (Jo11:25) ARC As Escrituras parecem no separar bem a morte fsica da morte espiritual. A morte uma intrusa na criao. Nunca fez parte do projeto original (Rm5:12-21).

por isso que na linguagem bblia e cristocntrica os homens no morrem, dormem; e Cristo as primcias dentre aqueles que dormiram 1Co15:20 E o primeiro a restaurar o projeto original em que Deus e a criao vivem juntos Esperamos por este evento futuro (a morte ainda atua na Terra) (1Co15:20-28) Ler com toda a congregao A morte ser destruda O Reino ser entregue de volta a Deus, a Nova Jerusalm Deus andar mais uma vez com a criao, ser a luz dos homens (Glria!) Assim como os inimigos de Israel seriam expulsos da terra prometida, os inimigos do Criador neste mundo sero eliminados e separados eternamente (a dor, a tristeza, o pecado, o orgulho, Satans, a morte) quando o filho do homem vir trazer justia Terra. E deu-lhes autoridade para julgar, pois o Filho do homem. No fiquem admirados com isto, pois est chegando a hora em que todos os que tiverem nos tmulos ouviro a sua voz e sairo; os que fizeram o bem ressuscitaro para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitaro para serem condenados. (Jo5:27-29) A VIDA VENCER AMORTE! Primeiras aplicaes: (1) Combater o pensamento do discpulo ladro na cruz (2) e introduzir o ensino do discpulo com Esperana Texto de Lc23:42-43 Ento ele disse: Jesus, lembra-te de mim quando entrares em teu Reino. Jesus respondeu: Eu lhe garanto: Hoje voc estar comigo no paraso Fala sobre Graa de Jesus Fala sobre soberania de Jesus Sobre do Reino do Cristo (o ladro d uma lio de teologia a muitos) No fala sobre caminhada com Jesus No fala sobre como andarmos (discpulos) neste mundo com Esperana O discpulo com Esperana (coerente com todas as parbolas sobre a vinda de Cristo) Pode ser sintetizado pela concluso da defesa paulina a favor da ressurreio dos mortos Portanto, meus amados irmos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados obra do Senhor, pois vocs sabem que, no Senhor, o trabalho de vocs no ser intil. (1Co15:58) Ou seja, vocs esto semeando a vida eterna Est construindo tijolo a tijolo a sua morada eterna. Essa nossa Esperana.

Assemelha-se ao um povo que caminha em direo Terra Prometida, ou que arduamente trabalha na Terra que lhe ser dada por herana. Tem olhos fixos na promessa. Se um cristo no tem uma viso clara de sua esperana na vida eterna pode acontecer o que aconteceu com o povo de Israel logo aps o xodo Se eles defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem ao Egito (Ex13:17) Se pararmos nossos pensamentos na cruz: como falarmos sobre pscoa sem a necessidade de conquistar a terra prometida. Sobre liberdade, mas no sobre libertao. Deus fez, faz e far. Estou fazendo novas todas as coisas (Ap21:5) Participamos deste processo em que Deus est consertando a sua criao, re-vida, ressurreio, de glria em glria. Todos os inimigos de Deus j foram derrotados Ainda falta um, que ser destrudo na vida de Nosso Senhor Jesus: a morte. Certa vez Jesus ao ser questionado sobre a realidade da ressurreio respondeu aos saduceus, grupo judeu que no acreditavam na ressurreio dos mortos (Mt22:29): "Vocs esto enganados porque no conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!" Esses homens estavam enganados por no verem Jesus nas Escrituras nem tampouco conhecer o Glorioso poder de Deus. Estavam cegos! Por outro lado Jesus quer que enxerguemos com olhos de nossos coraes, para que sejam iluminados com Esperana que temos em Jesus (Ef1:18). Poder que atuou em Jesus, que atua em ns e que agir no dia de Cristo. Que voc veja isso irmo em sua vida. E se encha de nimo por isso! Deus seja louvado!

You might also like