You are on page 1of 3

C - D D - R E - Mi F - F G - Sol A - L B - S Um intervalo como que uma "distncia" entre 2 notas.

. Como tal, para saber que intervalo temos, precisamos de "medir" a distncia. As medidas usadas para "medir" essa distncia so os tons e os semi-tons. Aos semi-tons vamos chamar S e aos tons vamos chamar T. 2S = T - ou seja - 2 semi-tons equivalem a 1 tom. Got it? (continuo a seguir a falar sobre intervalos) A escala cromtica a base de todas as escalas. a escala que contm as 12 notas da msica, dividas entre semi-tons. A escala vai subindo um semi-tom por nota. Vamos passar prtica: Escala cromtica em C (ou seja, comea em C, ou melhor, a nota raz C): C - C# - D - D# - E - F - F# - G -G# - A - A# - B (C) Escala cromtica em D (nota inicial D): D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C - C# (D) Esta imagem do piano capaz de ajudar:

Nota: Podemos construir a escala a partir de qualquer nota que quisermos, basta ir adicionando semi-tons at chegarmos nota inicial uma oitava acima (explicado mais frente). Quando aumentamos um semi-tom a uma nota, adicionamos-lhe um sustenido (#). O sustenido serve exactamente para aumentar um semi-tom nota; pelo outro lado tambm temos o bemol (b), que desce um semi-tom nota. Imaginem: Temos C e queremos aumentar-lhe um semi-tom. Basta adicionar um sustenido, C# (aka D Sustenido), para ficar semi-tom acima. Por outro lado, quando queremos descer um semi-tom a um D, adicionamos um bemol, ficando Db (aka R bemol). Reparem que Db = C#, a nota exactamente a mesma s que com um nome diferente, porque subir meio tom a C vai ser igual a diminuir meio-tom a D (usem a imagem do piano como referncia, e mantenham em mente que a escala cromtica anda de semi-tom em semi-tom). Se quisermos aumentar um tom (dois semi-tons) a C, ficamos com D.

MUITO IMPORTANTE: de valorizar igualmente que entre E - F e B - C no

encontramos sustenidos. Entre estas notas s andamos um semi-tom. Se adicionarmos um # ao E, ficamos com F. Por outro lado se adicionarmos um b ao C, ficamos com B. Escalas cromticas construdas em A, B, C, D, E, F e G (notas naturais):

Continuando com os intervalos Os nomes dos intervalos do-se em conformidade com a distancia entre as notas. Deixo aqui os intervalos bsicos:
Primeira justa ou Unssono: sem intervalos entre os dois sons (a mesma nota) Segunda menor: distncia de um semitom entre os sons.

Segunda maior: distncia de dois semitons entre os sons. Terceira menor: distncia de trs semitons entre os sons. Terceira maior: distncia de quatro semitons entre os sons. Quarta perfeita: distncia de cinco semitons entre os sons. Quarta aumentada ou quinta diminuta ou trtono: distncia de seis semitons (trs

tons, da seu nome) entre os sons. Quinta perfeita: distncia de sete semitons entre os sons. Sexta menor: distncia de oito semitons entre os sons. Sexta maior: distncia de nove semitons entre os sons. Stima menor: distncia de dez semitons entre os sons. Stima maior: distncia de onze semitons entre os sons. Oitava: distncia de doze semitons entre os sons. (no existem s estes intervalos, no acabam na oitava; h mais e muitos complicados, se quiserem conhec-los vo pesquisando) Ora bem vamos ver: Temos C, queremos encontrar a sua terceira maior. Sabemos que numa terceira maior, h uma distncia de 4 semi-tons (ou 2 tons). Vamos recorrer escala cromtica: C - s - C# - s - D - s - D# s - E 4 semi-tons a seguir a C, temos um E! Ou seja, a terceira maior de C E. Temos D#, e queremos a sua sexta menor (8 semi-tons). Again, escala cromtica, desta vez a comear em D#: D# - s - E - s - F - s - F# - s - G - s - G# - s - A - s - A# - s - B A sexta menor de D# B. Temos F e queremos a sua oitava (12 semi-tons): Escala cromtica em F: F - s - F# - s - G - s - G# - s - A - s - A# - s - B - s - C - s - C# - s - D - s - D# s - E - s - F! Voltamos a F! Ou seja, quando aumentamos uma nota em uma oitava, regressamos mesma nota, sendo ela uma oitava acima. So notas iguais, embora a que esteja uma oitava acima seja bem mais aguda. Para verificarem isto, toquem na 1 corda, 1 casa da guitarra, e depois toquem na mesma corda, mas na 13 casa. As 2 notas so F, podem verific-lo se tiverem afinador cromtico, embora o F que est na 13 casa seja bem mais agudo. Bem e agora perguntam vocs: "Pra que raio que isto me serve a tocar?" E eu respondo "Isto directamente no serve para nicles! Mas para que a teoria sirva para alguma coisa, estas coisas bsicas tm de ser bem sabidas. nestes princpios que a teoria musical assenta. Mais tarde, e com mais estudo, percebero que com um bom conhecimento de intervalos possvel criar acordes, criar escalas, e sab-los instantaneamente nas pontas dos dedos. Deixam de andar a decorar desenhos de escalas e acordes e passam automaticamente a saber os 'caminhos' que os dedos 'escolhem' para exprimir o que querem. Aproveito e deixo j aqui alguma aplicao da teoria na guitarra, para quem quiser ir treinando os intervalos e vendo a escala cromtica. Ora bem, na guitarra, sempre que subimos uma casa (um traste), subimos um semi-tom. Sabendo isto e sabendo que a afinao standard na guitarra E-A-D-G-B-E, da sexta para a primeira corda, podemos saber qual a nota que tocamos em x corda e y traste. muito complicado ao incio saber isso, requer muito treino, nem eu sei bem as notas instantaneamente mas digo-vos que d um jeitao, e vocs vo-se aperceber disso quando continuarem a estudar teoria. Deixo-vos a papinha aqui feita para verem:

You might also like