You are on page 1of 12

Como Converter Arquivos .

DOC em PDF

Conceito de Arquivo PDF


O formato PDF (Portable Document Format), nativo do Adobe Acrobat, considerado o sucessor do arquivo, chamado fechado (PRN, PS ou EPS). No Brasil sua utilizao est em franca expanso nos prestadores de servios grficos. Desde pequenas empresas que possuem copiadoras digitais at birs e editoras de jornais, se j no o fazem, esto se preparando para receber arquivos e anncios digitais nesse formato PDF em breve. O PDF, a exemplo do arquivo fechado, tambm rene em um nico arquivo digital todas as informaes e elementos necessrios para impresso remota.

Caractersticas e vantagens
Algumas caractersticas e vantagens tanto para os designers quanto para as grficas. Manuteno do layout do software de autoria O PDF mantm a mesma diagramao do layout, fontes e cores que estavam no software de autoria. Multiplataforma O PDF realmente multiplataforma, ou seja, ele pode ser gerado num PC com Windows e plenamente visualizado e/ou impresso na plataforma Macintosh e vice-versa. Arquivos de tamanho reduzido Um arquivo PDF tem em mdia 10% do tamanho dos arquivos fechados, e h casos de at menos de 1%, graas a algoritmos de compresso eficazes e confiveis. Isso possibilita que sejam enviados por e-mail e por outros sistemas de transmisso eletrnica. Para a grfica isso representa um fluxo de arquivos menores dentro de suas redes e servidores, reduo nos investimentos nas mdias de armazenagem, processamento mais rpido do drive de impressora e, conseqentemente, os prazos de entrega podem ser ainda menores. Impresso independente da impressora Se bem preparados, imprimem em qualquer impressora independente da tecnologia, linguagem do fabricante e do driver usado para gerar o arquivo fechado e posteriormente o PDF. Basta que ele atenda s necessidades de uma impressora high-end para que possa ser impresso em qualquer dispositivo de categoria/necessidades inferiores. J um arquivo fechado s pode ser impresso para uma impressora de linguagem PostScript e preferencialmente para aquela em que foi criado.

importvel para os principais aplicativos Diferentemente dos fechados de extenso PS ou PRN, os PDFs podem ser importados para os principais aplicativos, tais como: InDesign, QuarkXPress, FreeHand e Illustrator. Editvel Alteraes de pequeno porte podem ser feitas no PDF por meio do Acrobat e alteraes mais extensas, com o uso de alguns plug-ins. Internet e multimdia Os PDFs podem ser reaproveitados em web sites, Intranets e em CDs multimdia. Soft-proofing possvel envi-los por e-mail a fim de solicitar a aprovao de layouts a seus clientes nos prprios monitores, sem ter de abrir o aplicativo que gerou o documento, instalar fontes nem conferir vnculos. Para ser visualizado, o PDF precisa apenas do Acrobat Reader que gratuito. Se o cliente possuir o pacote Acrobat Standart ou Professional, ele ainda pode fazer anotaes no arquivo usando os post-its digitais e outros marcadores. Nvel de PostScript A impresso de PDFs por dispositivos digitais recomendvel apenas naqueles que possuem a linguagem PostScript 3. Mesmo assim somente os mais modernos (fabricados a partir de meados de 1998) tm a capacidade de enxergar o PDF como um arquivo de impresso. Construo do arquivo e gerao do PDF Mesmo com todas estas caractersticas interessantes e vantagens para ambos os lados, gerar um arquivo PDF ainda requer os mesmos cuidados na construo do projeto, necessrios para dar sada em arquivos em regime aberto e fechado.

GERANDO ARQUIVO PDF A PARTIR DE IMPRESSORA VIRTUAL DA ADOBE Se voc tem instalado o Adobe Acrobat Professional verses 6, 7 ou 8 (vamos falar das mais recentes), esse programa instala uma impressora virtual chamada Adobe PDF. Neste caso simples e fcil converter seu arquivo para PDF. 1. Depois de verificar que seu arquivo est pronto, clique em Arquivos e depois em Imprimir. 2. Na Tela que se abre escolha a impressoa Adobe PDF e depois em Propriedades.

3. Na tela que surge na caixa Default Settings escolha PDF/X1a 2001 (at hoje, apontado pelos especialistas, como o melhor PDF). Na caixa Adobe PDF Page Size, escolha Letter e clique em OK.

4. Voc vai voltar tela de dilogo de Imprimir, nela clique em OK

5. Abre-se a tela de dilogo SavePDF File As, nela voc escolhe o diretrio e o nome que deseja colocar em seu arquivo PDF clique em Salvar. Pronto, seu PDF est criado, abra-o num leitor de PDF e verifique se tudo est de acordo para enviar para a grfica. Caso seu arquivo no esteja correto, abra novamente o programa nativo e faa as correes necessrias e aps, faa todo o procedimento explicado acima.
Lembre-se, a Grfica uma prestadora de servios grficos. responsabilidade do cliente verificar se seus arquivos de tese esto de acordo com as normas impostas pela PRPG. Qualquer divergncia sua tese ser devolvida para a devida correo.

INSTALANDO E GERANDO UM ARQUIVO PDF USANDO A IMPRESSORA VIRTUAL PRIMOPDF Caso voc no tenha o Acrobat Professional instalado em seu computador a Grfica da UNICAMP recomenda que voc gere seus arquivos com o programa PrimoPDF (www.primopdf.com). Em vrios testes realizados, este programa mostrou-se como o que tem melhores condies de atender as necessidades da grfica e de seus clientes, tanto em rapidez, quanto em facilidade de uso.

Instalando a Impressora Virtual PrimoPDF Depois de baixar o arquivo (www.primopdf.com) d um duplo clique sobre o arquivo. 1. Aparecer a tela abaixo, clique em Next.

2. Surge a tela de licena do programa, marque o boto I agree to the terms of the license agreement e clique em Next.

3. Surge uma tela de dilogo onde o programa pergunta onde voc deseja instalar o PrimoPDF, a Grfica da UNICAMP, recomenda que no mude este caminho, clique em Next.

4. Surge a tela de resumo da instalao, clique em Next.

5. A prxima tela a aparecer de registro, voc no obrigado a preencher, a no ser que queira receber notcias de novos programas e atualizaes.

6. O programa faz a instalao e abre uma tela de dilogo, se voc quer abrir o manual, clique em Yes (sim) se quiser ler o manual em ingls ou No (no); clique Finish para completar a instalao.

Sua impressora virtual PrimoPDF est instalada, agora voc pode transformar seus arquivos .DOC em .PDF.

GERANDO UM ARQUIVO PDF A PARTIR DA IMPRESSORA VIRTUAL PRIMOPDF O procedimento simples, e sem segredo, apenas tome o cuidado de criar sua tese no tamanho carta. 1. No programa nativo clique em Arquivos, Imprimir ou semelhante. 2. Escolha a Impressora PrimoPDF e clique em Propriedades. 3. Clique no boto Avanado...

4. Em Tamanho de papel coloque Carta (letter) e clique em OK.

5. Clique novamente em OK mais 2 vezes. 6. Na tela que aparece coloque na caixa de dilogo Save As o diretrio e nome do arquivo final para gerar o PDF.

Lembre-se, a Grfica uma prestadora de servios grficos. responsabilidade do cliente verificar se seus arquivos de tese esto de acordo com as normas impostas pela PRPG. Qualquer divergncia sua tese ser devolvida para a devida correo.

Existem milhares de programas na Internet que convertem arquivos em PDF. A Grfica da Unicamp no recomenda o uso desses programas. de inteira responsabilidade do autor do documento o uso desses programas.

10

DICAS
Seguem abaixo algumas dicas para a construo de seu documento. Qualquer arquivo destinado impresso deve ser meticulosamente construdo, respeitando as caractersticas de cada software e seguindo normas especficas de exportao e montagem final do arquivo. Aplicativos de editorao eletrnica
Existem basicamente trs categorias de aplicativos para a rea de editorao eletrnica, com a finalidade de impresso comercial Retocadores de imagem Trabalham com bitmaps (malha de pontos) para produzir, editar e retocar imagens e fotos. Principais aplicativos: Adobe Photoshop e Corel Photo-Paint. Ilustradores Usam vetores (clculos matemticos) para produzir ilustraes, grficos, desenhos e logotipos. Principais aplicativos: CorelDraw, Adobe Illustrator e Macromedia FreeHand. Paginadores/Finalizadores Diagramam textos junto com os arquivos vetoriais e bitmaped importados dos aplicativos ilustradores e retocadores, com o objetivo de confeccionar desde livros e revistas at jornais e anncios publicitrios. Principais aplicativos: Adobe PageMaker, Adobe InDesign e QuarkXPress.

Evite CTRL+C - CTRL+V

Usando estas teclas de atalho para copiar e colar, muitas vezes este procedimento traz junto sujeiras virtuais. Voc pode at gerar seu PDF, mas talvez na hora de ripar para a impressora, esta no entenda o arquivo dando erro e no imprimindo.

Imagens e Fotos

As impressoras da Grfica da UNICAMP imprimem em at 2400dpi. Se voc coloca uma imagem ou foto com 72dpi, como o caso das imagens de Internet (.JPEG), no estar uilizando todo o poder de impresso das impressoras. Procure colocar suas imagens e fotos com pelo menos 300dpi.

Pginas coloridas e pginas em preto e branco

Para que a sua tese fique pronta em menos tempo, procure na hora de gerar seu PDF, separar as pginas coloridas das pretas e brancas. Facilita para a Grfica, evita uma etapa do processo. Lembrando que para separar as coloridas preciso separar o frente e o verso. Por exemplo se a sua pgina colorida a n 10, preciso separar tambm a 9, caso a sua tese tenha mais de 100 pginas., ela frente e verso.

Sua Secretaria de Ps-Graduao tem todas as informaes necessrias para a confeco da tese dirija-se a ela em caso de dvidas.

Pesquisa e Montagem: Amauri Cesar Godoy Setor de Pr-Impresso da Grfica Central da UNICAMP E-mail: preimpressao.grafica@dga.unicamp.br

11

You might also like