You are on page 1of 10

-PBLICO-

N-2064 CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

REV. C

08 / 2003

Emisso e Reviso de Documentos de Projeto


Revalidao

SC-12
Normas Gerais de Projeto

Revalidada em 05/2010.

_____________

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

-PBLICO-

N-2064 CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

REV. C

04 / 2009

Emisso e Reviso de Documentos de Projeto


2a Emenda

SC-12
Normas Gerais de Projeto

Esta a 2a Emenda da PETROBRAS N-2064 REV. C, que incorpora a 1a emenda, e se destina a modificar o seu texto nas partes indicadas a seguir: NOTA 1 As novas pginas com as alteraes efetuadas esto colocadas nas posies correspondentes. NOTA 2 As pginas emendadas, com a indicao da data da emenda, esto colocadas no final da norma, em ordem cronolgica, e no devem ser utilizadas. - Item 3.4: (2a Emenda) Alterao do texto. - Captulo 5: (1a Emenda) Renumerao e alterao do texto.

_____________

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

1 pgina

-PBLICO-

N-2064

REV. C

AGO / 2003

EMISSO E REVISO DE DOCUMENTOS DE PROJETO


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos seus itens. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

SC - 12
Normas Gerais de Projeto

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

6 pginas e ndice de Revises

-PBLICO-

N-2064
1 OBJETIVO

REV. C

AGO / 2003

1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis para a emisso e reviso de documentos tcnicos de projeto em geral, para uso interno e externo PETROBRAS.

1.2 Esta Norma no se aplica s rotinas gerenciais relacionadas com atividades de controle (de execuo), distribuio e arquivamento de documentos de projeto, que devem estar de acordo com os procedimentos especficos de cada empreendimento no(s) rgo(s) envolvido(s), elaborados dentro das diretrizes preconizadas pela norma ABNT NBR ISO 9004-3.

1.3 As prescries desta Norma se aplicam aos trabalhos realizados a partir da data de sua edio.

1.4 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos e Prticas Recomendadas.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-381 ABNT NBR ISO 9004-3 - Execuo de Desenho e Outros Documentos Tcnicos em Geral; - Gesto de Qualidade e Elementos do Sistema de Qualidade - Parte 3: Diretrizes para Materiais Processados.

3 DEFINIES
Para os propsitos desta Norma so adotadas as definies indicadas nos itens 3.1 a 3.6.

3.1 Documentos Originais Documentos de projeto usados como fonte de cpias, tendo seus campos de identificao devidamente preenchidos e elaborados em conformidade com os itens 4.1.3 e 4.1.4.

3.2 Emisso Original Primeira emisso de qualquer documento de projeto.

3.3 Revises Demais emisses dos documentos de projeto incorporando modificaes.

-PBLICO-

N-2064
3.4 Reviso Como Construdo (As Built)

REV. C

AGO / 2003

Reviso em documento de projeto incorporando informaes de modificaes realizadas nas fases de Construo, Montagem e Comissionamento (Condicionamento, Pr-operao e Partida e Operao Assistida).

3.5 Reviso Como Comprado ou Adquirido Reviso final em qualquer documento tendo em vista modificaes ou informaes introduzidas durante a fase de fabricao/compra de equipamentos, materiais ou sistemas.

3.6 Reviso de Campo Reviso efetuada em documento original, por rgo que no o emitente responsvel pelo documento. So tambm consideradas como reviso de campo outros documentos gerados durante a construo e montagem. Entretanto, a segunda acepo no esta sujeita a todos os requisitos desta Norma.

4 CONDIES GERAIS
4.1 Emisso Original

4.1.1 A emisso original considerada reviso zero (rev. 0) e assim indicada no campo prprio, conforme a norma PETROBRAS N-381.

4.1.2 Caso a emisso original do documento tenha finalidade especfica (Para Liberao, Liberado para Proposta de Contratao), tal finalidade deve ser claramente indicada no espao destinado descrio da reviso conforme indicado na norma PETROBRAS N-381.

4.1.3 Projetos Novos Os documentos e formulrios de projeto devem ser emitidos em meio eletrnico, de acordo com os padres estabelecidos na norma PETROBRAS N-381.

Nota:

O responsvel pelo projeto em cada rgo operacional deve decidir qual o software e sua verso a serem utilizados.

4.1.4 Projetos Existentes e Revises Os documentos de projeto existentes ou suas revises devem, preferencialmente, ser emitidos em meio eletrnico. Fica, entretanto, a critrio do responsvel pelo projeto em cada rgo operacional a adoo de outras formas de elaborao de documentos como, por exemplo, papel opaco, papel vegetal, papel vegetal fosco (manteiga), filme polister, entre outros. Neste caso, estas copias devem estar claramente identificadas como Documento Original, atravs de um carimbo. [Pratica Recomendada]

-PBLICO-

N-2064
Nota:

REV. C

AGO / 2003

O responsvel pelo projeto em cada rgo operacional deve decidir qual o software e sua verso a serem utilizados.

4.2 Identificao das Revises

4.2.1 As revises devem ser identificadas por letras maisculas, segundo a seqncia alfabtica, no sendo utilizadas as letras I e O (utilizam-se as letras K, Y e W). As letras so apostas nos campos prprios conforme a norma PETROBRAS N-381.

4.2.2 Aps a reviso Z seguem-se as revises: a) b) c) d) AA, AB, AZ; BA, BB, BZ; CA, XY, ZZ; AAA, AAB, AAZ.

4.2.3 Revises de campo devem ser identificadas pela colocao de um algarismo aps a identificao da ltima reviso do documento. Exemplo: Rev. B1 - a 1a reviso de campo feita na REV. B do documento. Rev. C2 - a 2a reviso de campo efetuada na REV. C do documento.

Nota:

O controle de identificao e a incorporao das revises de campo no original devem ser executados conforme procedimento especfico para cada projeto ou empreendimento.

4.3 Execuo de Revises

4.3.1 Qualquer modificao em uma pgina ou folha de um documento de projeto, como por exemplo: Memorial Descritivo, Requisio de Material, Relatrio, Parecer Tcnico, Memria de Clculo, Lista Geral de Documentos, Laudo, Especificao Tcnica, que tenham uma nica pgina para indicao de aprovao, caracteriza uma reviso de todo o documento, no se permitindo seqncias independentes de reviso de cada pgina. Esta determinao no se aplica a documentos que tenham local prprio para a emisso de revises em cada folha (Desenhos, Listas de Material). Neste caso, os documentos devem indicar na capa, a reviso de cada folha do documento.

4.3.2 O motivo da reviso do documento deve ser descrito sucintamente no local indicado, conforme a norma PETROBRAS N-381, devendo ser evitadas expresses do tipo Reviso Geral e Onde Indicado. Quando a descrio for invivel por sua extenso ou complexidade, deve ser indicada a regio do documento onde foi feita a reviso. Exemplo: Reviso nos campos BH e CH.

Nota:

Em documentos que no tenham espao para Descrio no campo destinado emisso da reviso, pode ser utilizado o recurso objeto do item 4.3.5. 4

-PBLICO-

N-2064

REV. C

AGO / 2003

4.3.3 Quando o espao destinado descrio das revises tiver sido totalmente ocupado, permitido, a critrio do emitente ou revisor do documento, apagar as primeiras descries das revises para lanamento das novas. Devem ser deixadas, entretanto, pelo menos, as 3 ltimas descries das revises registradas no desenho, mais a emisso original do documento (rev. 0).

4.3.4 Todas as alteraes devem ser claramente assinaladas no documento. Nos desenhos, as indicaes de reviso devem ser colocadas o mais prximo possvel do local (ou dos locais) do desenho onde foi feita a respectiva reviso. A retirada das indicaes das revises anteriores deve ser decidida pelo responsvel pelo projeto.

4.3.5 Para os documentos que no tenham espao para indicao do motivo da reviso, as partes revisadas devem ser assinaladas em destaque, devidamente identificadas. Estes destaques tambm podem ser feitos por meio de amebas ou nuvens.

4.3.6 Informaes a serem suprimidas, se desejvel, podem ser riscadas ou circundadas e hachuradas, em lugar de apagadas, a fim de se destacar o que foi suprimido. [Prtica Recomendada]

4.3.7 Toda e qualquer reviso de documentos deve sempre preservar a responsabilidade tcnica dos emitentes. Para tanto, a execuo de revises deve, preferencialmente, ser feita pelo responsvel original do projeto. Caso isto no seja possvel, as revises devem conter a descrio das modificaes e a identificao do rgo responsvel pela reviso, ou, no caso de projetistas contratadas, sigla da projetista e nome do responsvel tcnico.

4.4 Reviso de Documentos de Acordo com as Fases de Evoluo do Projeto

4.4.1 Documentos do projeto de engenharia bsica, emitidos por rgos da PETROBRAS, podem ser substitudos, ao longo da fase de projeto executivo, por documentos emitidos pela projetista contratada, passando a representar a instalao na sua condio mais atual. Os documentos da PETROBRAS no so cancelados, pois caracterizam uma fase anterior. [Prtica Recomendada]

4.4.2 Caso haja uma fase intermediria entre o projeto de engenharia bsica e o projeto executivo, caracterizada pelo projeto de definio, executado por uma projetista contratada que no necessariamente seja a projetista do projeto executivo, os documentos do projeto de engenharia bsica podem ser revisados pela projetista do projeto de definio, desde que no se configure uma descaracterizao do documento, pois em tal caso, deve ser criado novo documento em substituio ao emitido pela PETROBRAS. Os documentos do projeto de engenharia bsica revisados pela contratada devem continuar com o carimbo original, sendo indicado acima o responsvel pela reviso. [Prtica Recomendada]

-PBLICO-

N-2064

REV. C

AGO / 2003

5 CONDIES ESPECFICAS - DOCUMENTOS REFEITOS, CANCELADOS, SUBSTITUDOS E RENUMERADOS


5.1 O ato de modificar, cancelar, substituir ou renumerar documentos considerado reviso. A modificao no tipo de finalidade especfica de uma emisso (exemplo: de Para Comentrios para Liberado para Compra de Material ou Para Construo) tambm caracteriza uma reviso do documento.

5.2 O documento cancelado deve ter, somente, a primeira folha emitida, excluindo-se as demais. O documento cancelado deve conter na descrio da reviso, a palavra Cancelado seguida da justificativa do cancelamento ou outras informaes pertinentes. Para identificar a situao do documento deve ser aposto transversalmente, na rea til da pgina, a faixa contendo a palavra CANCELADO, em letras do tamanho 48.

5.3 Para a substituio de documento, procede-se do seguinte modo: a) o documento substitudo cancelado, figurando-se como descrio sucinta: - Cancelado. Substitudo pelo documento n; b) o documento substituinte pode ser um documento existente, novo ou revisado, constando, no campo de notas gerais: - Este documento substitui o documento n.....; c) quando o documento substituinte for existente e no requerer alterao do seu contedo, no necessria a emisso de uma reviso para valid-lo.

5.4 Em caso de haver necessidade de alterar a numerao de documento, um novo documento deve ser emitido na sua reviso zero, seguindo os demais requisitos desta Norma e em particular, o item 5.3.

Nota:

A renumerao de documento de projeto s deve ser feita quando considerada imprescindvel, tendo em vista que no desenvolvimento do projeto, so vrias as referncias inter-documentais (documentos de projeto, contratos, AFMs, PCMs).

5.5 Nos procedimentos objetos dos itens 5.2 a 5.4, quando o projetista responsvel no o projetista original, proceder tambm como determinado no item 4.3.7.

_____________

-PBLICO-

N-2064
3.4 Reviso Como Construdo (As Built)

REV. C

AGO / 2003

Reviso em documento de projeto incorporando informaes de modificaes realizadas na fase de construo, montagem, condicionamento e operao assistida. 3.5 Reviso Como Comprado ou Adquirido Reviso final em qualquer documento tendo em vista modificaes ou informaes introduzidas durante a fase de fabricao/compra de equipamentos, materiais ou sistemas. 3.6 Reviso de Campo Reviso efetuada em documento original, por rgo que no o emitente responsvel pelo documento. So tambm consideradas como reviso de campo outros documentos gerados durante a construo e montagem. Entretanto, a segunda acepo no esta sujeita a todos os requisitos desta Norma.

4 CONDIES GERAIS
4.1 Emisso Original 4.1.1 A emisso original considerada reviso zero (rev. 0) e assim indicada no campo prprio, conforme a norma PETROBRAS N-381. 4.1.2 Caso a emisso original do documento tenha finalidade especfica (Para Liberao, Liberado para Proposta de Contratao), tal finalidade deve ser claramente indicada no espao destinado descrio da reviso conforme indicado na norma PETROBRAS N-381. 4.1.3 Projetos Novos Os documentos e formulrios de projeto devem ser emitidos em meio eletrnico, de acordo com os padres estabelecidos na norma PETROBRAS N-381. Nota: O responsvel pelo projeto em cada rgo operacional deve decidir qual o software e sua verso a serem utilizados.

4.1.4 Projetos Existentes e Revises Os documentos de projeto existentes ou suas revises devem, preferencialmente, ser emitidos em meio eletrnico. Fica, entretanto, a critrio do responsvel pelo projeto em cada rgo operacional a adoo de outras formas de elaborao de documentos como, por exemplo, papel opaco, papel vegetal, papel vegetal fosco (manteiga), filme polister, entre outros. Neste caso, estas copias devem estar claramente identificadas como Documento Original, atravs de um carimbo. [Pratica Recomendada]

-PBLICO-

N-2064
5 CONDIES ESPECFICAS

REV. C

AGO / 2003

5.1 Documentos Refeitos, Cancelados, Substitudos e Renumerados 5.1.1 O ato de modificar, cancelar, substituir ou renumerar documentos considerado reviso. A modificao no tipo de finalidade especfica de uma emisso (exemplo: de Para Comentrios para Liberado para Compra de Material ou Para Construo) tambm caracteriza uma reviso do documento. 5.1.2 O documento ao ser cancelado deve conter na descrio da reviso a palavra Cancelado e ser cortado transversalmente, na rea til da primeira pgina, por faixa contendo a mesma palavra. 5.1.3 Para a substituio de documento, procede-se do seguinte modo: a) o documento substitudo cancelado, figurando-se como descrio sucinta: - Cancelado. Substitudo pelo documento n; b) o documento substituinte pode ser um documento existente, novo ou revisado, constando, no campo de notas gerais: - Este documento substitui o documento n.....; c) quando o documento substituinte for existente e no requerer alterao do seu contedo, no necessria a emisso de uma reviso para valid-lo. 5.1.4 Em caso de haver necessidade de alterar a numerao de documento, um novo documento deve ser emitido na sua reviso zero, seguindo os demais requisitos desta Norma, e em particular, o item 5.1.3. Nota: A renumerao de documento de projeto s deve ser feita quando considerada imprescindvel, tendo em vista que no desenvolvimento do projeto, so vrias as referncias interdocumentais (documentos de projeto, contratos, AFMs, PCMs).

5.1.5 Nos procedimentos objetos dos itens 5.1.2 a 5.1.4, quando o projetista responsvel no o projetista original, proceder tambm como determinado no item 4.3.7.

_____________

You might also like