You are on page 1of 12

PB PB BP BP BP BP BP PB PB BP BP PB PB BP BP

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONCURSO PBLICO - 2010

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

INSTRUES GERAIS

Voc recebeu do scal: Um caderno de questes contendo 60 (sessenta) questes de mltipla escolha da Prova Objetiva; Um carto de respostas personalizado para a Prova Objetiva. responsabilidade do candidato certicar-se de que o nome do cargo informado nesta capa de prova corresponde ao nome do cargo informado em seu carto de respostas. Ao ser autorizado o incio da prova, verique, no caderno de questes, se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de 4 (quatro) horas para fazer esta Prova. Faa-a com tranquilidade, mas controle o seu tempo. Esse tempo inclui a marcao do carto de respostas. Aps o incio da prova, ser efetuada a coleta da impresso digital de cada candidato (Edital 85/2010 subitem 10.9). Somente aps decorrida uma hora do incio da prova, o candidato poder entregar o seu caderno de questes, o seu carto de respostas, e retirar-se da sala de prova (Edital 85/2010 subitem 10.11.7, alnea a). Aps o trmino de sua prova, entregue obrigatoriamente ao scal o carto de respostas devidamente assinado e o caderno de respostas (Edital 85/2010 subitem 10.11.7, alnea d). Somente ser permitido levar seu caderno de questes faltando uma hora para o trmino estabelecido para o m da prova (Edital 85/2010 subitem 10.11.7, alnea b). terminantemente vedado copiar seus assinalamentos feitos no carto de respostas (Edital 85/2010 subitem 10.11.7, alnea c). Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos (Edital 85/2010 subitem 10.11.7, alnea e). Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local. Transcreva a frase abaixo, utilizando letra cursiva, no espao reservado no canto superior direito do seu carto de respostas.

Quem se deleita profundamente com a Arte, est apto a viver no Paraso.


Mokiti Okada

INSTRUES ESPECFICAS
Verique se os seus dados esto corretos no carto de respostas. Se necessrio, solicite ao scal a correo na Ata de Aplicao de Prova. Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrindo, fortemente, com caneta esferogrca de tinta indelvel azul ou preta (Edital 85/2010 subitem 10.11.4), o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

Cronograma Previsto (Cronograma completo no endereo www.nce.ufrj.br/concuros)


Atividade Divulgao do gabarito preliminar da Prova Objetiva Interposio de recursos contra o gabarito preliminar da Prova Objetiva Divulgao do resultado do julgamento dos recursos contra o gabarito preliminar da Prova Objetiva Divulgao do resultado nal da Prova Objetiva Data 06/12/10 07 e 08/12/10 17/12/10 17/12/10 Local www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

CARGO - ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

LNGUA PORTUGUESA
O QUE PASSA NA CABEA DELES?

PB PB BP BP BP BP BP PB PB BP BP PB PB BP BP

Quem tem um bicho de estimao sabe muito bem: seu gato, cachorro, papagaio, hamster ou o que seja o mais esperto do mundo. At meados do sculo passado, porm, a inteligncia animal era considerada inexistente. Suas atitudes e aes eram descritas como simples respostas instintivas ou estratgias de sobrevivncia, sem nenhuma relao com a cognio, que se acreditava ser exclusiva do ser humano. Foi s a partir dos anos 1960 que estudos de longo prazo comearam a produzir pistas de que, sim, os animais pensam, so capazes de resolver problemas, aprender com seus erros e se adaptar a novas situaes, assim como os seres humanos. Mas o que se passa na cabea deles? Algumas espcies tm autoconscincia? Quo inteligentes so os animais? Apesar dos avanos nas pesquisas, estas e outras perguntas permanecem sem resposta, gerando controvrsias entre os especialistas. O que existe hoje so vrias linhas de entendimento do que vem a ser a inteligncia animal. H estudos feitos em ambiente natural, mas tambm tem muita coisa sendo feita em laboratrios o que nos contado pelo bilogo Salvatore Siciliano, pesquisador da Escola Nacional de Sade da Fundao Oswaldo Cruz (Fiocruz). As pesquisas podem levar anos para chegar a concluses bem simples, mas, medida que aumenta o esforo de observao e amostragem, estamos passando a perceber que os animais so, sim, algo inteligentes. Quando elaborou sua Teoria da Evoluo, no sculo XIX, Charles Darwin a estendeu para o desenvolvimento do crebro humano. Como outros aspectos da nossa fisiologia, a inteligncia teria evoludo a partir de organismos mais simples em resposta a desafios comuns a quase todos os animais, como as necessidades de se alimentar, reproduzir e interagir com o ambiente. Atualmente, faz parte do senso comum considerar que grandes primatas como os chimpanzs, cujo DNA 99% igual ao dos seres humanos, apresentam um certo grau de inteligncia, assim como outros mamferos mais desenvolvidos, como cetceos (baleias e golfinhos) e elefantes. Surpreendente, no entanto, foi verificar que mesmo espcies mais longe da escala e rvore evolutivas, como pssaros e polvos, tambm demonstram sinais de inteligncia.
Csar Baima O Globo, Planeta Terra, outubro 2010 (adaptado)

1 - Sobre o ttulo dado ao texto, pode-se fazer, de forma adequada, a seguinte afirmao: (A) a pergunta no respondida no texto; (B) trata-se de uma questo sobre a qual a cincia ainda no apresenta todas as respostas; (C) representa uma interrogao feita pelos proprietrios de animais domsticos; (D) o pronome eles se refere exclusivamente aos animais domsticos; (E) a pergunta fala sobre as preocupaes dos donos de animais. 2 - ...seu gato, cachorro, papagaio, hamster ou o que seja o mais esperto do mundo; o termo sublinhado equivale a: (A) qualquer outro tipo de roedor; (B) um outro animal domstico qualquer; (C) um outro animal de tipo diferente; (D) qualquer animal desconhecido; (E) qualquer outro nome que se d.

3 - ... o mais esperto do mundo. Esse pensamento representa: (A) uma antiga forma de pensar sobre a inteligncia animal; (B) um pensamento corrente sobre os animais selvagens; (C) um conceito errado sobre os animais domsticos; (D) um carinhoso modo de pensar sobre animais de estimao; (E) um falso pensamento fundamentado apenas nas aparncias. 4 - A alternativa em que NO ocorre qualquer forma de superlativo de um adjetivo : (A) ... o mais esperto do mundo; (B) ...que mesmo espcies mais longe na escala...; (C) ...teria evoludo a partir de organismos mais simples...; (D) ...para chegar a concluses bem simples...; (E) ...os animais so, sim, algo inteligentes.

Concurso Pblico UFRJ - 2010

www.pciconcursos.com.br

Pgina

CARGO - ASSISTENTE EM ADMINISTRAO


5 - A afirmativa abaixo que adequada ao texto : (A) Estudos avanam, mas a inteligncia animal ainda alvo de controvrsia; (B) Os animais, com exceo dos mais distantes da escala evolutiva, possuem inteligncia; (C) Os estudiosos definem, hoje, vrios graus de inteligncia animal; (D) Todos os animais possuem inteligncia bastante avanada; (E) Os animais dispem de uma estrutura de DNA semelhante dos humanos. 6 - Assinale a alternativa em que o conectivo destacado possui seu valor semntico corretamente indicado: (A) At meados do sculo passado, porm,... = explicao; (B) Surpreendente, no entanto, foi verificar... = concluso; (C) Suas atitudes e aes eram descritas como simples respostas... = modo; (D) Apesar dos avanos nas pesquisas... = concesso; (E) ...para chegar a concluses bem simples... = direo. 7 - A frase abaixo que se apresenta na voz ativa e no na passiva : (A) ...a inteligncia animal era considerada inexistente. (B) Suas atitudes e aes eram descritas como simples respostas... (C) H estudos feitos em ambiente natural... (D) ...mas tambm tem muita coisa sendo feita em laboratrios... (E) ...o que nos contado pelo bilogo Salvatore.... 8 - ...comuns a quase todos os animais...; o trecho abaixo em que o emprego do artigo EQUIVOCADO : (A) ambos os animais so dotados de alguma inteligncia; (B) todos os quatro animais de estimao sobreviveram; (C) os bilogos trabalharam todo o dia; (D) entre os animais h diversos graus de inteligncia; (E) toda a manh eles chegavam sempre na hora. 9 - A alternativa em que a posio do adjetivo em relao ao substantivo ALTERA o seu significado : (A) Suas atitudes e aes eram descritas como simples respostas instintivas...; (B) como outros mamferos mais desenvolvidos; (C) ...considerar que grandes primatas como os chimpanzs...; (D) At meados do sculo passado...; (E) ...estudos de longo prazo comearam a produzir pistas....
Pgina

PB PB BP BP BP BP BP PB PB BP BP PB PB BP BP
10 - A alternativa em que a locuo destacada foi substituda de forma adequada por um s vocbulo correspondente : (A) ...outras perguntas permanecem sem resposta... = irresponsveis; (B) ...muita coisa sendo feita em laboratrios... = laboriosamente; (C) ... medida que aumenta o esforo de observao... = observatrio; (D) Quem tem um bicho de estimao... = estimado; (E) ...como as necessidades de se alimentar... = alimentares. 11 - A presena do bilogo no texto tem a seguinte utilidade textual: (A) mostrar que a publicao internacional; (B) dar mais autoridade e credibilidade ao texto; (C) demonstrar atualizao brasileira no tema estudado; (D) indicar pessoas que demonstram interesse pelo tema estudado; (E) convencer o leitor de que o tema importante. 12 - ...estamos passando a perceber...; a forma verbal desse segmento indica: (A) uma continuidade de pensamento; (B) uma mudana de posio; (C) uma correo de atitude anterior; (D) uma explicao de algo dito; (E) uma reafirmao de algo j feito. 13 - ...a inteligncia teria evoludo a partir de organismos mais simples...; a forma verbal sublinhada indica uma: (A) certeza absoluta; (B) dvida permanente; (C) opinio abalizada; (D) deduo comprovada; (E) hiptese possvel. 14. Os segmentos do texto em que o vocbulo SE apresenta um valor idntico so: I - ...que SE acreditava ser exclusiva do ser humano. II - ...e SE adaptar a novas situaes. III - ...como a necessidade de SE alimentar... (A) I II III; (B) I II; (C) I III; (D) II III; (E) todos os valores so diferentes.
Concurso Pblico UFRJ - 2010

www.pciconcursos.com.br

CARGO - ASSISTENTE EM ADMINISTRAO


15 - O segmento do texto em que a preposio DE solicitada por um termo anterior: (A) ...estudos DE longo prazo...; (B) ...so vrias linhas DE entendimento...; (C) ...apresentam um certo grau DE inteligncia...; (D) ...como as necessidades DE se alimentar...; (E) ...estratgias DE sobrevivncia.... 16 - Assinale a alternativa em que a relao entre verbo/ substantivo cognatos INADEQUADA: (A) sobreviver / sobrevivncia; (B) perceber / percepo; (C) resolver / resposta; (D) gerar / gerao; (E) interagir / interao. 17 - O texto desta prova deve ser caracterizado como: (A) informativo sobre conhecimentos atuais no tema analisado; (B) narrativo de uma sequncia de fatos ocorridos nos ltimos anos; (C) descritivo de um conjunto de ideias cientficas sobre os animais; (D) argumentativo a respeito de prs e contras das recentes descobertas; (E) publicitrio sobre os trabalhos da Fiocruz. 18 - A utilizao dos parnteses no ltimo pargrafo pretende: (A) explicar o que so cetceos; (B) destacar os cetceos menos conhecidos; (C) chamar a ateno para aspectos importantes do texto; (D) enumerar animais que so denominados cetceos; (E) definir a espcie dos cetceos. 19 - O autor do texto se apresenta textualmente como: (A) entrevistador de cientistas experts do assunto; (B) jornalista que reproduz conhecimentos alheios; (C) cientista especializado no tema analisado; (D) jornalista conhecedor do tema explorado; (E) especialista de uma organizao cientfica. 20 - Quem tem um bicho de estimao...; a forma de reescrever-se esse segmento do texto que ALTERA o seu sentido original : (A) Quem possui um bicho de estimao. (B) Os que tm um bicho de estimao. (C) Aqueles que possuem um bicho de estimao. (D) Aquele que tem um bicho de estimao. (E) Quem tem a posse de um bicho de estimao.
Concurso Pblico UFRJ - 2010

PB PB BP BP BP BP BP PB PB BP BP PB PB BP BP
LEGISLAO BSICA
21 - Um servidor regido pela Lei 8112/90, admitido em 15/04/2009, detm em 22/06/2009, 45 dias consecutivos de faltas no justificadas em sua frequncia. Tendo em vista o Regime Disciplinar previsto no regime jurdico, o servidor responder por: (A) Processo Administrativo Disciplinar Ordinrio Inassiduidade Habitual; (B) Processo Administrativo Disciplinar Ordinrio Abandono de Cargo Pblico; (C) Processo Administrativo Disciplinar Sumrio Inassiduidade Habitual; (D) Processo Administrativo Disciplinar Sumrio Abandono de Cargo Pblico; (E) Processo de Reprovao em Estgio Probatrio. por por por por

22 - A inteligncia do legislador, quando da confeco da Lei 9784/99, vedando a aplicao retroativa de nova interpretao da norma administrativa no interesse pblico, entendimento esse vinculado ao Princpio da: (A) (B) (C) (D) (E) Impessoalidade; Oficialidade; Presumibilidade; Discricionariedade; Segurana Jurdica.

23 - Um professor adjunto da UFRJ, servidor pblico estatutrio, ocupa um cargo mdico junto ao Ministrio da Sade, tambm pertencente Administrao Pblica da Unio. Levando em considerao que haja compatibilidade horria para os cargos ocupados, permitido a esse servidor ocupar somente: A) mais um cargo pblico remunerado de pesquisador, desde que junto administrao pblica estadual e/ou municipal; B) mais um cargo pblico remunerado de mdico, desde que junto administrao pblica estadual e/ou municipal; C) os cargos pblicos j mencionados, independente da esfera pblica em que situe; D) mais um cargo pblico remunerado de professor, independente da esfera pblica em que situe; E) mais um cargo pblico remunerado de pesquisador, independente da esfera pblica em que situe.

www.pciconcursos.com.br

Pgina

CARGO - ASSISTENTE EM ADMINISTRAO


24 - De acordo com a legislao pertinente s normas de licitao e contrato da administrao pblica, para o julgamento e classificao das propostas no prego, ser adotado o critrio de: (A) (B) (C) (D) (E) melhor tcnica; melhor qualidade do produto ou servio; melhor proposta destinada ao menor prazo de entrega; menor preo; tcnica e preo. (C) descumprir o edital; (D) aplicar sanes; (E) modificar o contrato.

PB PB BP BP BP BP BP PB PB BP BP PB PB BP BP
29 - O Decreto 6944/09 delegou competncia ao Ministro de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto para autorizar a realizao de concursos pblicos nos rgos e entidades da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional e decidir sobre o provimento de cargos e empregos pblicos, bem como expedir os atos complementares necessrios para este fim. A delegao prevista NO se aplica para efeito de ingresso na carreira de: (A) (B) (C) (D) (E) Defensor Pblico da Unio; Magistrado do STJ; Auditor da CGU; Delegado da Polcia Federal; Pesquisador Estrangeiro.

25 - Para avaliao do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, as propostas para o fortalecimento da capacidade institucional devero ser acompanhadas de um conjunto de documentos. Entre eles constar: (A) (B) (C) (D) (E) o relatrio de equidade; o relatrio de necessidade institucional; a minuta de subordinao; a minuta de superviso; a nota tcnica da area competente.

26 - Na guisa da legislao que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, conhecida Lei 9784/99, inexistindo disposio especfica, os atos administrativos oriundos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem, devem ser praticados no prazo de: (A) (B) (C) (D) (E) trinta dias, salvo por motivos de fora maior; quinze dias, salvo por motivos de fora maior; dez dias, salvo por motivos de fora maior; cinco dias, salvo por motivos de fora maior; trs dias, salvo por motivos de fora maior.

30 - Aos dependentes de servidores pblicos federais, amparados pela lei estatutria 8112/90, acarreta perda da qualidade de beneficirio: (A) o falecimento do servidor; (B) a renuncia expressa; (C) a maioridade de filho aos 24 (vinte e quatro) anos de idade, se estiver estudando; (D) condenao penal do beneficirio; (E) a cessao de invalidez, em se tratando de servidor instituidor invlido. 31 - Edna, servidora da Diviso de Legislao da UFRJ. Ciente de que no recebeu uma diferena de adicional de servio extraordinrio, sobre suas frias, exerce seu direito de petio, protocolando requerimento. Sob a gide da Lei 9784/99, so deveres do administrado na redao de tal requerimento, perante Administrao, sem prejuzo de outros previstos em ato normativo: (A) (B) (C) (D) (E) agir de modo temerrio; expor os fatos conforme sua vontade; proceder com desdia, urbanidade e boa-f; representar contra erro substancial; colaborar para o esclarecimento dos fatos.

27 - Ana Lcia, servidora federal, envolveu-se numa spera discusso com sua chefia imediata. Tal situao desprendeuse em apurao administrativa, via Processo de Sindicncia. Conforme a Lei 8112/90, dessa sindicncia poder resultar: (A) a demisso da servidora; (B) a aplicao da penalidade de suspenso de at 90 (noventa) dias; (C) a disposio da servidora, com multa estipendiria; (D) o arquivamento do processo; (E) o afastamento preventivo da servidora. 28 - Quando a administrao pblica redige um contrato administrativo pela Lei 8666/93, esta administrao dispe de certas prerrogativas especiais, mas mesmo assim vedado a ela: (A) rescindi-los; (B) ocupar bens do contratado;
Pgina

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico UFRJ - 2010

CARGO - ASSISTENTE EM ADMINISTRAO


32 - Os editais de licitao, de acordo com a legislao reguladora, quanto aos procedimentos e julgamentos, contero no prembulo o nmero de ordem em srie anual, o nome da repartio interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execuo e o tipo da licitao, a meno de que ser regida por esta Lei, o local, dia e hora para recebimento da documentao e proposta, bem como para incio da abertura dos envelopes. Em relao s condies de pagamento, estabelecero, obrigatoriamente, entre outras: (A) prazo de pagamento no superior a trinta dias, contado a partir da data final do perodo de adimplemento de cada parcela; (B) cronograma de reembolso mnimo por perodo, em conformidade com a disponibilidade de recursos financeiros; (C) critrio de atualizao financeira dos valores a serem pagos, da data inicial at a data final do perodo de adimplemento de cada parcela at a data do efetivo pagamento; (D) estornos financeiros e penalizaes, por eventuais atrasos, e majorao por mora, por eventuais atrasos de pagamentos; (E) liberdade de contratao de seguros, quando for o caso. 33 - Conforme preconiza a Lei 8112/90, podero ser institudos, no mbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, alm dos incentivos j previstos nos respectivos planos de carreira, os seguintes incentivos funcionais: (A) afastamento para estudo no exterior, com nus para a administrao; (B) concesso de medalhas, diplomas de honra ao mrito, condecorao e elogio; (C) concesso de viagens nacionais pela boa prestao de servios e agilidade na resoluo de processos administrativos, certificando a eficincia administrativa; (D) emprstimo institucional com juros baixos; (E) aquisio de bens depreciados, no mais utilizados pela administrao, com a devida baixa patrimonial, atravs de leiles internos. 34 - Ao relento da legislao que regula o processo administrativo, conhecida como Lei 9784/99, A competncia que se exerce pelos rgos administrativos, atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos : (A) (B) (C) (D) (E) vinculada; discricionria; irrenuncivel; renuncivel; oportuna.

PB PB BP BP BP BP BP PB PB BP BP PB PB BP BP
35 - Em razo da observncia da Lei 8666/93, dentro das disposies preliminares do contrato, a critrio da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatrio, poder ser exigida prestao de garantia nas contrataes de obras, servios e compras. Portanto caber ao contratado optar, entre outras, pela seguinte modalidade de garantia: (A) nota promissria; (B) cauo em cheque nominal; (C) duplicata bancria; (D) seguro-garantia; (E) fiador pessoa fsica.

MATEMTICA
36 - Um freezer de 228L sem o selo PROCEL consome, em mdia, 50 kWh, enquanto que um equivalente com o selo PROCEL consome em mdia 37 kWh. A porcentagem que corresponde ao consumo mdio desse tipo de freezer com selo PROCEL em relao ao consumo mdio do freezer equivalente sem o selo PROCEL : (A) (B) (C) (D) (E) 18%; 37%; 50%; 74%; 135%.

Com base no enunciado a seguir, responda s questes 37 e 38. Uma operadora de telefonia oferece dois planos ao consumidor, A e B. No plano A h um custo mensal fixo de R$ 30,00 para at 30 minutos de uso e cobra-se R$ 1,00 por cada minuto utilizado que exceder os 30 minutos. No plano B h um custo mensal fixo de R$ 50,00 para at 60 minutos de uso e cobra-se R$ 0,50 por cada minuto utilizado que exceder os 60 minutos. 37 - A expresso que corresponde ao total mensal a pagar, pelo plano A em funo do nmero t de minutos utilizados : (A) A(t ) = 30 + t , t 0

{t, t > 30 (C) A(t ) = 30, t 30 {t - 30, t > 30 (D) A(t ) = {t , t 30 30, t > 30
(B) A(t ) = 30, t 30 (E) A(t ) = t , t 0
Pgina

Concurso Pblico UFRJ - 2010

www.pciconcursos.com.br

CARGO - ASSISTENTE EM ADMINISTRAO


38 - Comparando-se os planos A e B, o plano B deve ser recomendado para consumidores que utilizam mais de: (A) (B) (C) (D) (E) 30 minutos; 35 minutos; 40 minutos; 45 minutos; 50 minutos.

PB PB BP BP BP BP BP PB PB BP BP PB PB BP BP
42 - Antnio gastou R$ 240,00 na compra de brindes iguais para distribuir no final de ano. Com um desconto de R$ 2,00 em cada brinde, teria comprado 10 brindes a mais com os mesmos R$ 240,00. A equao cuja soluo levar ao valor do brinde sem o desconto dada por: (A) b2 - 2b + 48 = 0 (B) b2 + 10b - 1200 = 0 (C) b2 - 2b - 48 = 0 (D) b2 - 10b + 1200 = 0 (E) b2 + 2b - 240 = 0 43 - A densidade demogrfica (nmero de habitantes por quilmetro quadrado) no estado do Amazonas era de cerca de 2 hab/km2 em 2005. Em unidades de 1000 km2 a rea ocupada por esse estado aproximadamente 1571. Com base nas informaes dadas, em 2005 o nmero de habitantes do estado do Amazonas era, aproximadamente: (A) (B) (C) (D) (E) trs mil cento e quarenta; trinta e um mil e quatrocentos; trezentos e quatorze mil; trs milhes cento e quarenta mil; trinta e um milhes e quatrocentos mil.

39 - Numa ordem de compra gastaram-se R$ 720,00 em resmas e pastas de papelo. Nessa compra cada resma custou R$ 12,00 e cada pasta ofcio, R$ 1,20. Sabendo-se que o nmero de pastas de papelo correspondeu ao dobro do nmero de resmas nessa ordem de compra, a soma do nmero de resmas e do nmero de pastas de papelo adquiridas foi: (A) (B) (C) (D) (E) 150; 240; 330; 420; 510.

40 - Uma loja de departamentos ofereceu um desconto de 10% sobre o preo de um aparelho de TV durante o ms de setembro de 2010. No ms seguinte, para zerar o estoque desses aparelhos de TV, a loja ofereceu um desconto de 5% sobre o preo praticado em setembro. O percentual acumulado do desconto desse aparelho de TV em relao ao preo anterior aos descontos corresponde a: (A) (B) (C) (D) (E) 14,0%; 14,5%; 15,0%; 15,5%; 16,0%.

44 - A tabela a seguir informa a rea, em 1000 km2, dos continentes do globo terrestre. Continente sia Amrica frica Antrtica Europa Oceania Total rea (em 1000 km2) 44482 42215 30230 14108 10360 8480 149875

41 - Um grupo de amigos organizou uma festa de confraternizao. Coube a cada um pagar uma entrada de R$ 20,00 para cobrir as despesas do buf. Como faltaram cinco pessoas confraternizao, os presentes tiveram que pagar mais R$ 2,00 de entrada cada um para cobrir as despesas. O nmero de presentes na confraternizao foi: (A) (B) (C) (D) (E) 35 40 45 50 55

Entre os grficos a seguir, assinale o nico que pode representar a distribuio percentual da rea ocupada por cada continente.

(A)

(B)

Pgina

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico UFRJ - 2010

CARGO - ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

PB PB BP BP BP BP BP PB PB BP BP PB PB BP BP
INFORMTICA
46 - Considere a lista abaixo, composta de utilitrios presentes no Sistema Operacional Windows XP: I - Wordpad; II - Paint; III - Bloco de Notas (Notepad); IV - Regedit.

(C)

(D)

Os utilitrios que podem ser acessados atravs do menu Acessrios e cuja funo principal realizar edio de textos so: (A) (B) (C) (D) (E) I e II; I e III; III e IV; I, III e IV; I, II, III e IV.

(E) 45 - Os pontos assinalados no grfico a seguir representam as taxas de fecundidade no Brasil fornecidas pelo IBGE para anos em que foi realizado Censo Demogrfico.

47 - No sistema operacional Windows XP possvel remover de modo permanente um determinado arquivo, ou seja, remover sem que seja enviado para a lixeira. Para isso, preciso selecionar o arquivo e utilizar a seguinte combinao de teclas, pressionadas simultaneamente: (A) (B) (C) (D) (E) Ctrl + Esc Ctrl + Alt + Del Shift + Del Ctrl + End Alt + Shift

48 - Ao utilizarmos o sistema operacional Windows XP pode-se trocar a resoluo da tela ou alterar o papel de parede atravs da tela Propriedades de Video. Uma das formas de chegar na tela de Propriedades do Video : (A) clicar duas vezes com o boto direito do mouse sobre a barra de tarefas e depois clicar em Video; (B) clicar uma vez com o boto esquerdo do mouse sobre Meu Computador e depois clicar em Opes de Video; (C) clicar uma vez com o boto direito do mouse na rea de Trabalho e depois clicar em Propriedades; (D) clicar uma vez com o boto direito do mouse no boto Iniciar e depois clicar na opo Papel de Parede; (E) clicar duas vezes com o boto direito do mouse no boto Iniciar e depois clicar na opo Alterar video.

Supondo que o comportamento das taxas de fecundidade nos perodos entre dois Censos consecutivos seja linear, isto , um segmento de reta um modelo adequado para o comportamento das taxas de fecundidade entre dois Censos consecutivos, a estimativa para a taxa de fecundidade no ano de 1985 , aproximadamente: (A) (B) (C) (D) (E) 2,78 2,92 2,97 3,12 3,28

Concurso Pblico UFRJ - 2010

www.pciconcursos.com.br

Pgina

CARGO - ASSISTENTE EM ADMINISTRAO


49 - Teclas de atalho podem ser usadas no Windows XP para facilitar a execuo de determinadas tarefas. A combinao Alt + Tab, ou seja, a utilizao da tecla Alt seguida da utilizao simultnea da tecla Tab, tem a funo de: (A) (B) (C) (D) (E) mostrar o menu Desligar; iniciar o programa Notepad; alternar entre aplicativos abertos; iniciar o Gerenciador de Tarefas; colocar o computador em modo stand-by.

PB PB BP BP BP BP BP PB PB BP BP PB PB BP BP
54 - As assertivas abaixo referem-se utilizao de aplicativos dos pacotes MS Office e BrOffice: I - O aplicativo Microsoft Word no permite a criao de tabelas, uma vez que para isso deve-se usar o Microsoft Excel; II - possvel copiar e colar um texto do Microsoft Word para o BrOffice Writer mas NO possvel copiar e colar um texto do BrOffice Writer para o Microsoft Word; III - A opo Formatar fonte do Microsoft Word permite trocar a cor do texto selecionado. Esto corretas as assertivas: (A) (B) (C) (D) (E) I; II e III; III; I e III; I, II e III.

50 - Ao salvar-se um documento em um aplicativo do BrOffice, esse foi criado com a extenso padro .ods. Pode-se afirmar que esse documento : (A) (B) (C) (D) (E) uma fotografia editada; um arquivo texto; uma planilha; uma apresentao de slide; um banco de dados.

51 - Durante a edio de um documento com o Word (MS Office) ou Writer (BrOffice), a tecla Insert serve para: (A) (B) (C) (D) (E) alternar entre insero e substituio de caracteres; conduzir o cursor para o final do pargrafo; conduzir o cursor para o incio do pargrafo; conduzir o cursor para o incio da palavra corrente; excluir a palavra corrente.

55 - Considere as assertivas abaixo acerca da utilizao das redes internet e intranet em uma empresa: I - Uma rede intranet, por definio e por motivos de segurana, no utiliza em nenhuma hiptese o protocolo TCP/IP; II - Na internet o servio que traduz um nome de site ou de computador para seu endereo IP o DNS; III - O FTP tem por funo realizar o servio de transferncia de arquivos entre dois computadores. Est(o) correta(s):

52 - Considere o uso do aplicativo Microsoft Excel e que o contedo da clula A1 20, da clula A2 30 e da clula A3 40. Para criar, na clula A4, uma frmula capaz de realizar o somatrio desses valores, deve-se entrar com: (A) (B) (C) (D) (E) =+1+2+3 A1(20) + A2(30) + A3(40) =CONT (A1+A2+A3) A4=A1:3 =SOMA(A1;A2;A3)

(A) (B) (C) (D) (E)

I e II; I e III; II e III; I; I, II e III.

56 - Temos abaixo listadas algumas extenses padro de arquivos que podem ser utilizadas no Windows XP: I - .exe II - .scr III - .com A(s) que representa(m) arquivo(s) que pode(m) abrigar um vrus de computador /so: (A) (B) (C) (D) (E) I; I e II: II e III; III; I, II e III.
Concurso Pblico UFRJ - 2010

53 - No aplicativo Microsoft Word, a opo que NO representa um modo de alinhamento vlido para um pargrafo : (A) (B) (C) (D) (E) centralizado; esquerda; direita; hifenizado; justificado.

Pgina

10

www.pciconcursos.com.br

CARGO - ASSISTENTE EM ADMINISTRAO


57 - Ao se utilizar o navegador (browser) Internet Explorer, percebe-se que os links para as pginas que foram vistas pelo usurio ficam armazenadas em uma lista. Caso seja necessrio apagar essa lista, pode-se utilizar a seguinte funo ou comando do navegador: (A) (B) (C) (D) (E) ligar o bloqueador de pop-ups; gerenciar complementos (add-ons); habilitar modo protegido; configurar proxy; excluir histrico.

PB PB BP BP BP BP BP PB PB BP BP PB PB BP BP

58 - No navegador Internet Explorer possvel definir uma Home Page, que : (A) o endereo de onde sero baixadas as atualizaes do navegador; (B) a pgina que ser aberta ao ser iniciado o navegador; (C) a pgina com informaes do fabricante do navegador; (D) o proxy para conexo internet; (E) o caminho da pasta local onde est instalado o navegador. 59 - Considere as seguintes assertivas acerca dos navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox: I - Um usurio do Windows XP somente pode usar o Internet Explorer, uma vez que o Mozilla Firefox no tem verso disponvel para esse sistema operacional; II - Para fazer acesso a pginas atravs do protocolo https (por exemplo, https://bb.com.br) o usurio tem que obrigatoriamente utilizar o Internet Explorer, uma vez que o Mozilla Firefox no funciona com este protocolo; III - Em ambos os navegadores (Internet Explorer e Mozilla Firefox) possvel configurar e bloquear a criao de cookies; Est(o) correta(s) a(s) assertiva(s): (A) (B) (C) (D) (E) I; II; III; I e II; I, II e III.

60 - Uma das formas de configurar o MS Outlook para receber mensagens eletrnicas definindo os servidores: (A) (B) (C) (D) (E) NTP ou SMTP; POP ou IMAP; IP ou TCP; DHCP ou DNS; RCP e ARP.

Concurso Pblico UFRJ - 2010

www.pciconcursos.com.br

Pgina

11

www.pciconcursos.com.br

You might also like