You are on page 1of 9

Norma culta X variantes lingusticas: qual deve ser a posio da escola?

Qualquer um, mesmo sem nunca ter passado pela escola, sabe que no pode falar sempre do mesmo jeito com todas as pessoas, pois, at mesmo entre os familiares, cada relao est marcada por um nvel diferente de formalidade. A linguagem que usamos s vezes mais informal, s vezes mais sria, impessoal. Nessas situaes menos pessoais, a norma culta a mais adequada para garantir um contato respeitoso e mais claro entre os indivduos. Por isso, quando o falante consegue variar a linguagem, adequando o nvel de formalidade a suas intenes, situao e pessoa com quem fala, dizemos que ele possui boa competncia lingustica. O conhecimento das variedades lingusticas amplia nossas possibilidades de comunicao, mas a norma culta que garante a manuteno de uma unidade lingustica ao pas. Com base nos textos da coletnea a seguir, elabore uma dissertao argumentativa sobre o tema: considerando que a norma culta variante mais valorizada socialmente, qual deve ser a posio da escola em relao s outras variantes lingusticas?
Leia as redaes avaliadas

ELABORE UMA DISSERTAO CONSIDERANDO AS IDEIAS A SEGUIR:

Qualidades e valores Esto confundindo um problema de ordem pedaggica, que diz respeito s escolas, com uma velha discusso terica da sociolingustica, que reconhece e valoriza o linguajar popular. Esse um terreno pantanoso. Ningum de bom-senso discorda de que a expresso popular tem validade como forma de comunicao. S que preciso que se reconhea que a lngua culta rene infinitamente mais qualidades e valores. Ela a nica que consegue produzir e traduzir os pensamentos que circulam no mundo da filosofia, da literatura, das artes e das cincias. A linguagem popular a que alguns colegas meus se referem, por sua vez, no apresenta vocabulrio nem tampouco estatura gramatical que permitam desenvolver idias de maior complexidade to caras a uma sociedade que almeja evoluir. Por isso, bvio que no cabe s escolas ensin-la. [Evanildo Bechara, gramtico e fillogo, em entrevista a revistaVeja, 29 de maio de 2011] Samba do Arnesto

O compositor Adoniran Barbosa usava a norma popular da lngua portuguesa em suas canes. Veja a letra completa do Samba do Arnesto. Menas: o certo do errado e o errado do certo A ideia provocadora e reflete um debate bem atual. Em cartaz desde 16 de maro no Museu da Lngua Portuguesa, em So Paulo, a exposio "Menas: o certo do errado, o errado do certo", tem a proposta manifesta de homenagear a variante popular do idioma no Brasil. A exposio, que fica no museu at 27 de junho, comea na estao de metr Luz, onde cerca de trinta banners trazem frases com os chamados tropeos comuns no portugus falado no Brasil, de "A nvel de lngua, ningum sabe tudo" a "Ele vai vim para a festa". O objetivo fazer o visitante refletir sobre a normatizao na lngua, antes mesmo de chegar s dependncias do museu. L dentro, sete instalaes convidam o visitante a lidar sem preconceito com as formas em uso no portugus brasileiro. O prprio ttulo da mostra soa como provocao, brincando com a variante do advrbio "menos", por princpio invarivel. A exposio, de maneira divertida, mostra por que samos do padro culto muitas vezes sem nos darmos conta, explica Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do museu. Segundo Sartini, o objetivo mostrar que os brasileiros "no falamos nem mais nem menos fora do padro culto que

italianos, americanos e franceses", e todo idioma tem variaes que so usadas em certas situaes e para diferentes pblicos. [Revista Lngua] Pertinente, adequado e necessrio (...) Darwin nunca disse em nenhum lugar de seus escritos que o homem vem do macaco. Ele disse, sim, que humanos e demais primatas deviam ter se originado de um ancestral comum.(...) Da mesma forma, nenhum linguista srio, brasileiro ou estrangeiro, jamais disse ou escreveu que os estudantes usurios de variedades lingusticas mais distantes das normas urbanas de prestgio deveriam permanecer ali, fechados em sua comunidade, em sua cultura e em sua lngua. O que esses profissionais vm tentando fazer as pessoas entenderem que defender uma coisa no significa automaticamente combater a outra. Defender o respeito variedade lingustica dos estudantes no significa que no cabe escola introduzi-los ao mundo da cultura letrada e aos discursos que ela aciona. Cabe escola ensinar aos alunos o que eles no sabem! Parece bvio, mas preciso repetir isso a todo momento. No preciso ensinar nenhum brasileiro a dizer isso para mim tomar?, porque essa regra gramatical (sim, caros leigos, uma regra gramatical) j faz parte da lngua materna de 99% dos nossos compatriotas. O que preciso ensinar a forma isso para eu tomar?, porque ela no faz parte da gramtica da maioria dos falantes de portugus brasileiro, mas por ainda servir de arame farpado entre os que falam certo e os que falam errado, dever da escola apresentar essa outra regra aos alunos, de modo que eles - se julgarem pertinente, adequado e necessrio - possam vir a us-la. [Marcos Bagno, escritor e lingista, na revista Carta Capital] Mestiagens da lngua Quando em 1727 o rei de Portugal proibiu que no Brasil se falasse a lngua brasileira, a chamada lngua geral, o

nheengatu, que comeou a disseminao forada do portugus como lngua do Pas, uma lngua estrangeira. O portugus formal s lentamente foi se impondo ao falar e escrever dos brasileiros, como lngua de domnio colonial, tendo sido at ento apenas lngua de repartio pblica. A discrepncia entre a lngua escrita e a lngua falada entre ns consequncia histrica dessa imposio, veto aos perigos polticos de uma lngua potencialmente nacional, imenso risco para a dominao portuguesa. [Jos de Souza Martins, cientista social, professor emrito da Universidade de So Paulo, em O Estado de S. Paulo] Observaes Seu texto deve ser escrito na norma culta da lngua portuguesa; Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa; No deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narrao; A redao deve ter no mnimo 15 e no mximo 30 linhas escritas; No deixe de dar um titulo sua redao. Envie seu texto at 25 de julho de 2011. Confira as redaes avaliadas a partir de 1 de agosto de 2011.

A
variante culta, tambm chamada de norma culta ou norma padro, a variedade lingstica de carter oficial para nosso idioma. a variante recomendada para os contextos formais, estudada na escola, amplamente descrita e abonada pelos gramticos normativos. Seu status diferenciado em relao a outras variantes. Tem prestgio e tutores, tanto que a nica variante protegida por lei. Embora tutelada e descrita por muitos agentes da lngua, a exata demarcao dos limites da variante culta, provavelmente, nunca ser alcanada. H muitos casos limtrofes, outros polmicos e para completar o dinamismo da lngua exige que os limites da variante culta sejam freqentemente redefinidos. Alguns falantes mais rgidos vo querer limites castios, outros, mais liberais vo preferir fronteiras flexveis e a discusso persistir acesa sem que se possam estabelecer limites precisos.

Por que se ocupar da variante culta


Para a Lingstica uma variante no melhor que outra, por isso quando o gramtico decide-se pelo estudo de uma variante especfica pauta sua deciso por razes extra lingsticas. Em nosso estudo vamos nos ocupar da variante culta. Mas afinal, porque se ocupar dela, to bem aquinhoada com estudos e tratados, enquanto variantes populares e regionais permanecem sem descrio? Vamos citar algumas razes para nossa escolha: A variante culta tem o espectro de aceitao mais amplo entre os falantes, que a consideram adequada para boa parte dos contextos sociais de uso. A variante culta a mais empregada no discurso escrito e este tem sua relevncia social. A variante culta do portugus brasileiro neste incio de milnio passa por um momento de transio. As gramticas que esto nas prateleiras j no do mais conta do seu estgio atual. As gramticas consagradas ocupam-se da variante culta mas com uma defasagem considervel em relao ndole vigente desta. A variante culta hegemnica e outras variantes convergem para ela graas ao de vetores sociais como a influncia dos meios de comunicao e da literatura didtica. As gramticas tradicionais ainda no incorporaram muitos avanos da Lingstica, trazendo-nos modelos tericos em muitos casos ultrapassados, o que torna necessrio retomar a descrio luz dos avanos da Lingstica. A variante culta tem um carter oficial que, quer queira, quer no, a torna privilegiada quando se considera a busca de um referencial unificador para o idioma.

As referncias da variante culta


Nas gramticas normativas, a alta literatura a fonte que preferencialmente abona as prescries. Esta prtica vem de um tempo em que a alta literatura mantinha sintonia fina com os ditames da variante culta. Nos dias correntes, a alta literatura muito variada no que diz respeito afinidade com a norma padro. H autores que valorizam as variantes regionais, os que introduzem o coloquial no texto, os que criam sua prpria norma e os que transgridem a variante culta de caso pensado. Decididamente a alta literatura deixou de ser referncia para a variante culta. Mesmo assim, graas a uma inrcia que lhes tpica, os gramticos tradicionais insistem em se respaldar nessa fonte. O que acaba acontecendo a busca filtrada do exemplo literrio. O gramtico garimpa no texto literrio os exemplos abonadores, fazendo vista grossa aos desvios. At Guimares Rosa citado para chancelar a norma culta, logo ele, um transgressor contumaz do idioma padro.

Os tutores da variante culta


A tutela da norma culta tem seus cardeais. Esses agentes privilegiados tm atuao decisiva no processo de formao da norma. claro que acima deles esto as tendncias gerais do idioma, que atropelam tudo e todos e sobre as quais no h controle. curioso o fato de encontrarmos entre esses cardeais vrios gramticos, uma vez que seria mais natural esperar que os gramticos desempenhassem papel de cronistas da lngua e no de protagonistas.

A
Lingstica analisa o discurso decompondo-o em constituintes, mas faz isso a partir de mais de uma perspectiva. A lingstica opera em nveis de anlise que formam um modelo de camadas concntricas. Vamos entender como se d a anlise lingstica atravs de um exerccio, tomando para exemplo o primeiro pargrafo do livroMemrias Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis. Quando proferimos discursos, obedecemos a certas regras estabelecidas de segmentao. No discurso oral, por exemplo, segmentamos o discurso usando pausas e certas modulaes especficas de entoao. No discurso escrito, segmentamos colocando espaos entre os caracteres, usando sinais de pontuao, letras maisculas em dadas posies, marcas de pargrafo, etc. Como esses recursos de segmentao perturbam a linha de raciocnio que pretendemos alinhavar, vamos elimin-los, apresentando o texto de Machado de Assis em forma diferente da usual.

algumtempohesiteisedeviaabrirestasmemriaspeloprincpiooupelofim istoseporiaemprimeirolugaromeunascimentoouminhamortesuposto ousovulgarsejacomearpelonascimentoduasconsideraesmelevaram aadotardiferentemtodoaprimeiraqueeunosoupropriamenteumautor defuntomasumdefuntoautorparaquemacampafoioutroberoasegunda queoescritoficariaassimmaisgalanteemaisnovomoissquetambm contouasuamortenoapsnoitritomasnocaboadiferenaradicalentre estelivroeopentateuco


Eliminando os recursos de segmentao que comumente usamos no discurso, ns o deixamos em condio ideal para nosso exerccio de anlise. Agora podemos segment-lo, no pelas regras intuitivas do uso do idioma, mas por critrios relevantes anlise lingstica.

Primeiro nvel de anlise


Nosso esforo ser norteado pela busca de segmentos mnimos que atendam a uma dada condio. A condio para nosso primeiro nvel de segmentao a de que os segmentos gerados devem ser enunciados completos e aceitveis em que as partes se relacionam entre si de forma auto contida. Estabelecida a condio, chegamos ao seguinte resultado:

algumtempohesiteisedeviaabrirestasmemriaspeloprincpiooupelofim/ istoseporiaemprimeirolugaromeunascimentoouminhamorte/ supostoousovulgarsejacomearpelonascimentoduasconsideraesme levaramaadotardiferentemtodo/ aprimeiraqueeunosoupropriamenteumautordefuntomasumdefunto autorparaquemacampafoioutrobero/ asegundaqueoescritoficariaassimmaisgalanteemaisnovo/ moissquetambmcontouasuamortenoapsnoitritomasnocabo/ adiferenaradicalentreestelivroeopentateuco/


Mais tarde discutiremos com pormenor o que um enunciado completo e aceitvel em que as partes se relacionam entre si. Por hora, vamos aceitar a segmentao acima como exemplo do primeiro nvel de anlise lingstica: o nvel sinttico de perodo.

Segundo nvel de anlise


Vamos continuar o nosso exerccio de segmentao. Nosso modelo de anlise concntrico, ou seja, o segundo nvel de segmentao se d nos segmentos gerados pelo nvel um. Por esta lgica, nosso prximo objetivo identificar segmentos dentro dos segmentos obtidos na segmentao anterior. Vamos tentar agora obter segmentos menores que sejam completos, aceitveis e mnimos. Para simplificar, vamos nos deter no primeiro trecho da obra de Machado. O resultado obtido o seguinte.

algumtempohesitei sedeviaabrirestasmemriaspeloprincpiooupelofim/
Atingimos o nvel de anlise da frase.

Terceiro nvel de anlise


Agora a regra de segmentao muda. No h mais como obter segmentos mnimos completos e aceitveis. A regra passa a ser identificar segmentos mnimos que desempenham funo definida na estrutura do enunciado e que possam ser formalmente tipificados.

algumtempo - hesitei - se - deviaabrir - estasmemrias - peloprincpiooupelofim


Mais tarde vamos discutir o que um segmento mnimo de funo definida e tipificvel na estrutura do enunciado. Por enquanto, vamos considerar que nossa anlise se situa no nvel sinttico de sintagma.

Quarto nvel de anlise


O nosso processo de anlise concntrica prossegue. Agora vamos segmentar os itens da operao anterior. Chegamos ao quarto nvel de anlise. A regra aqui detectar segmentos mnimos que no sistema da lngua tm existncia autnoma, que sejam formas livres. Vejamos os resultados:

algum - tempo hesitei - se devia abrir - estas memrias pelo princpio - ou pelo - fim
Discutiremos o que uma forma mnima livre mais tarde, mas agora basta saber que o terceiro nvel de anlise o nvel morfolgico de palavra.

Quinto nvel de anlise


No quinto nvel de anlise vamos nos basear na regra do segmento mnimo portador de significao. Veja alguns exemplos:

alg um tempo hesit ei se - dev - ia - abr - ir - est -a - s - mem - ria s


Mais adiante veremos o que se entende por portar significao. O quinto nvel de anlise o nvel morfolgico de morfema.

Sexto nvel de anlise


Neste nvel ocorre uma ruptura na lgica de segmentao at ento adotada. At aqui tnhamos estabelecido que s segmentamos o que j vem segmentado do nvel anterior. A segmentao do sexto nvel de anlise no permite obedincia a esta regra. Vejamos o exemplo:

al - gum - tem p - hesi - tei - se - de - via a - brir - es - tas - me - m - ri - as - pe lo - prin - c - pi-o - ou - pe - lo - fim
A segmentao de sexto nvel, chamado nvel fonolgico de slaba, no se sobrepe inteiramente a nenhum nvel anterior, mas vamos deixar a discusso de porque isso ocorre para mais tarde.

Stimo nvel de anlise


O stimo e ltimo nvel de segmentao possvel o fonolgico de fonema. Veja o exemplo:

a - l - g - um - t - em - p - o - he - s - i - t -e - i - s - e - d - e - v - i - a - a - b - r - i - r e - s - t - a - s - m - e - m - - r - i - a -s - p - e - l - o - p - r - in - c - - p - i -o - o -u p - e - l - o - f - im
A partir desse exerccio de segmentao estabelecemos os nveis de anlise lingstica do discurso. Cada nvel de anlise constitui uma rea especfica da abordagem lingstica O quadro seguinte resume os nveis. Nvel de anlise Fonolgico Morfolgico Sinttico Unidades formais Inferior: Fonema Superior: Slaba Inferior: Morfema Superior: Palavra Inferior: Sintagma Intermediria: Frase Superior: Perodo

Unidades inferior e superior


Nos nveis lingsticos encontramos constituintes que podem ser tratados como unidades formais mnima e mxima do nvel. Na camada mais interna temos o fonema como unidade inferior e a slaba, como unidade superior. Na camada imediatamente superior temos o morfema e a palavra. No terceiro nvel, mais externo, temos o sintagma, a frase e o perodo como unidades formais. As sete unidades consideradas se relacionam concentricamente de forma que uma unidade mais externa pode ser, em alguns casos, formada por uma s unidade do nvel imediatamente mais interno. Por exemplo: Consideremos a resposta em portugus para a pergunta:

- Pel ou no o melhor jogador de todos os tempos? - .


A frase da resposta acima formada por um nico sintagma, formado por uma nica palavra, composta por um nico morfema, formado por uma nica slaba que formada por um nico fonema.

As duas articulaes da lngua


Alguns lingistas consideram que existem apenas dois nveis de anlise: a primeira e a segunda articulao.

A primeira articulao corresponde aos nveis morfolgico e sinttico. Nessa articulao, os constituintes comportam uma abordagem semntica. Considera-se que a morfologia fortemente conectada com a sintaxe e que no procede separar uma de outra, tanto que se referem ao conjunto usando o termo morfossintaxe. A segunda articulao corresponde ao nvel fonolgico. Nessa camada de anlise os constituintes no portam significado. uma camada em que no se faz abordagem semntica. No nosso ponto de vista, as consideraes em torno das duas articulaes da lngua so pertinentes, mas no h prejuzo em adotar a diviso tradicional, pois se trata apenas de diferentes critrios metodolgicos de classificao, igualmente vlidos. A Lingstica no se esgota no nvel sinttico. Existem inmeras reas da Lingstica que tratam do discurso em nvel superior ao sinttico. So exemplos a Semntica, a Sociolingstica, a Psicolingstica, a Estilstica e a Retrica.

Estanqueidade dos nveis de anlise


Para garantir mais qualidade e apuro na anlise lingstica adotaremos, sempre que possvel, o princpio metodolgico da estanqueidade dos nveis de anlise. Esse princpio preconiza que no se descreve os fatos de um nvel lingstico utilizandose de categorias e concluses de outro nvel. Os trs nveis que trataremos como estanques so: fonolgico, morfossinttico e semntico. Vamos ilustrar o princpio com o exemplo da definio de frase. Frase um conceito da camada morfossinttica de anlise. Poderamos dizer que frase uma unidade de pensamento, mas ento, estaramos fazendo uma abordagem semntica do conceito. A concluso de que frase uma unidade de pensamento tem sua relevncia, mas no contribui para a melhoria da anlise morfossinttica. Por princpio metodolgico, tentaremos descrever a frase unicamente a partir de categorias do nvel morfossinttico. Os nveis lingsticos, na verdade, se comunicam intensamente entre si e de extrema importncia estudar essa rede de relaes, por isso, o princpio da estanqueidade deve ser encarado como meramente metodolgico, uma forma de aguar a anlise e evitar a tentao das sadas fceis. H casos em que a obeservncia risca do principio nos leva a descries tortuosas e de pouca relevncia.

You might also like