You are on page 1of 2

Gesto Fiscal

Direco: Antnio Borges A gesto e o planeamento fiscais tm vindo a revelar-se como elementos essenciais na gesto global das empresas, sendo reconhecidamente uma fonte de gerao de valor. A performance empresarial passa, cada vez mais, tambm, pela eficcia e eficincia da Gesto Fiscal. Trata-se de uma rea de grande interesse e actualidade, simultaneamente complexa, considerando :

O peso cada vez maior da carga fiscal; As medidas governamentais para reforo do combate evaso e fugas fiscais; A crescente integrao das economias europeias e mundiais e consequente contradio entre, por um lado, a tendncia para a progressiva harmonizao fiscal internacional e, por outro, a necessidade de cada pas ser fiscalmente competitivo; O maior dinamismo do mercado de capitais; A necessidade permanente de reestruturaes e cooperao empresariais; As frequentes alteraes a que est sujeita a fiscalidade, que decorrem da sua necessidade de adaptao realidade econmica, contribuem para a crescente complexidade da gesto fiscal das empresas.

O domnio das principais opes fiscalmente mais favorveis exige crescentes e diversificadas exigncias de especializao e profissionalismo. O curso visa o desenvolvimento de verdadeiros profissionais qualificados e especializados e visa habilitar os participantes com os conhecimentos e competncias prprias que lhes permitam enquadrar as opes diariamente colocadas s empresas no conjunto das normas e decises de natureza fiscal, tendo em vista:

Uma eficiente e eficaz gesto fiscal da empresa, tomando as decises operacionais, de investimento e de financiamento fiscalmente mais favorveis; Considerar a fiscalidade como fonte de criao de valor para a empresa; Melhorar a rendibilidade, gerindo os benefcios e incentivos fiscais e as medidas de planeamento fiscal que a lei proporciona; Considerar as restries e os benefcios fiscais nas opes estratgicas e de gesto, avaliando os efeitos fiscais envolvidos em cada deciso empresarial; Optimizar a fiscalidade nas operaes de capital, rendimentos e transmisses de patrimnio.

Eliso e evaso fiscal


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Eliso e evaso fiscal so duas formas de evitar o pagamento de tributos. A evaso fiscal o uso de meios ilcitos para evitar o pagamento de taxas, impostos e outros tributos. Entre os mtodos usados para evadir tributos esto a omisso de informaes, as falsas declaraes e a produo de documentos que contenham informaes falsas ou distorcidas, como a contratao de notas fiscais, faturas, duplicatas etc. J a eliso fiscal configura-se num planejamento que utiliza mtodos legais para diminuir o peso da carga tributria num determinado oramento. Respeitando o ordenamento jurdico, o administrador faz escolhas prvias (antes dos eventos que sofrero agravo fiscal) que permitem minorar o impacto tributrio nos gastos do ente administrado. Diferentemente da evaso fiscal (onde ocorre o fato gerador do tributo e o contribuinte no paga uma obrigao legal) na eliso fiscal, atravs do planejamento, evita-se a ocorrncia do fato gerador. E por no ocorrer o fato gerador, o tributo no devido. Dessa forma, o planejamento no caracteriza ilegalidade, apenas usa-se das regras vigentes para evitar o surgimento de uma obrigao fiscal. A eliso fiscal muito utilizada por empresas quando das transferncias internacionais de recursos, na busca de conceitos tributrios diferentes em pases diferentes - de forma a direcionar o trfego dos valores; assim, pode-se reduzir a carga tributria e fazer chegar s matrizes as maiores quantidades possveis de recursos vindas das filiais. Como as grandes matrizes internacionais encontramse em pases j de mais recursos, as discusses sobre eliso fiscal, revestidas de legalidade, tm tambm adquirido contornos de discusses morais. Eluso Fiscal a realizao de operaes (societrias, p.ex.) que aparentem um negcio jurdico legtimo e vlido, com o nico objetivo de se obter os efeitos da causa daquele negcio para no recolher tributos ou diminuir a carga tributria. A Eluso Fiscal so atos qualificados como fraudulentos, pois no so realizados com o propsito verdadeiro daquele negcio, ou seja, so desprovidos de causa negocial.

You might also like