You are on page 1of 4

O Esprito Santo meu amigo parte 1 Introduo: Voc j teve, alguma vez, a sensao de estar s e no saber o que fazer?

Principio Bblico: "Mas aquele Consolador, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo quanto vos tenho dito." Joo 14:26
.

Mensagem: Jesus sabia que seus discpulos se sentiriam sozinhos e desamparados quando Ele voltasse ao Pai e lhes deu uma boa notcia: eles receberiam algum, enviado por Deus, para ensin-los e lembrlos das coisas que lhes havia ensinado. Ele falava do Esprito Santo, daquele que seria o amigo constante, o guia, o conselheiro de todos aqueles amam Jesus.
.

Aps a morte e ressurreio, Jesus apresentou-se novamente aos Seus discpulos e disse-lhes que ficassem em Jerusalm e esperassem o cumprimento da promessa do Pai em enviar-lhes o Esprito Santo (Atos 1:4,5), que lhes daria poder, fora, para testemunharem de Jesus em todo lugar onde passassem.
.

Mas quem o Esprito Santo?


.

uma pessoa to real quanto o prprio Jesus. a terceira pessoa da Trindade formada pelo Pai, Filho e o Esprito Santo. Ele dado somente queles que reconhecem a Jesus como seu Senhor e Salvador. No o podemos ver, pois no de carne, mas podemos ouvi-lo em nosso corao e senti-lo em nosso esprito.
. .

Por que dizemos que como uma pessoa? Porque ele fala. Jesus disse aos discpulos que o Esprito da Verdade falaria e anunciaria o que haveria de vir, e em Atos 13:2, na igreja de Antioquia, o Esprito falou para que enviassem Barnab e Saulo para pregarem em Chipre.
.

E como podemos ouvi-lo? S podemos ouvi-lo se, realmente, crermos que Ele existe e buscarmos intimidade com Ele, na leitura da Palavra e na orao. Se no O buscarmos, Ele no poder se aproximar de ns, nem poderemos ouvir a Sua voz se estamos o tempo todo envolvidos com outras coisas.
.

Ele orienta. Em Lucas 12:12 Jesus diz aos discpulos que no estivessem preocupados com o que teriam de responder ou o que haveriam de dizer, pois o Esprito Santo lhes ensinaria o que deveriam falar. Quando estamos conectados com Ele, recebemos a sua orientao at mesmo em como devemos falar.
.

Ele ajuda e intercede. Em Romanos 8:26 diz que Ele nos ajuda em nossas fraquezas e intercede por ns diante do pai com gemidos inexprimveis. Ele conhece as reas em temos dificuldade, sabe que precisamos de ajuda para venc-las, alm disso, Ele intercede, isto , clama, pede por ns diante de Deus de maneira to profunda, que a Bblia diz "com gemidos inexprimveis". Voc j viu algum gemendo de dor, em uma agonia profunda? Pois assim que o Esprito clama a seu favor diante do Trono de Deus.
.

Ele nos guia. Jesus disse aos discpulos que o Esprito Santo os guiaria a toda a verdade (Joo 16:13) e em Atos 8:14 diz que aqueles que so guiados pelo Esprito so filhos de Deus. Ento, o Esprito nos direciona verdade, livrando-nos do engano.
.

E, veja que interessante, Ele se entristece. Em Efsios 4:30 diz para no entristecermos o Esprito Santo. E quando Ele se entristece? Quando no obedecemos aos princpios de Deus, quando ferimos a Sua santidade e a Sua justia.
.

Nesses dias, vamos conhecer de forma mais ntima esse grande amigo que nos ensina, guia, dirige, ajuda e intercede.

O Esprito Santo meu amigo parte 2 Captando a ateno: Voc tem visto nos jornais as notcias terrveis de violncia, medo morte, que tm se espalhado em nossa Nao? O que leva um ser humano a agir de forma to brutal, matando pessoas inocentes, levantando-se contra todo nvel de autoridade, perdendo o respeito at mesmo pela prpria vida?
. .Principio

Bblico: "E da mesma maneira, tambm o Esprito ajuda em nossas fraquezas; porque no sabemos o que havemos de pedir como convm, mas o mesmo Esprito intercede por ns com gemidos inexprimveis." Romanos 8:26
.

Introduo: Como voc tem agido diante dessas notcias to assustadoras? Tem orado por isso? Clamado a misericrdia de Deus? Voc pode at no estar fazendo isso, mas, com certeza, o Esprito Santo deve estar intercedendo diante do Trono do Pai por ns com gemidos inexprimveis. Por qu? Porque Ele nos ajuda em nossas fraquezas e sabe o quanto estamos desprotegidos e indefesos nesse momento e precisamos do Seu cuidado.
. .

Mensagem: Por que ns chegamos a essa situao? A Palavra diz que se andarmos no Esprito, no vamos nos deixar levar pelo pecado, pelas obras da carne: prostituio, homicdios, ira, contenda, feitiaria, idolatria, bebedice etc. Mas que teremos em ns os frutos do Esprito, que so o contrrio de todas essas coisas horrveis que vemos hoje nos jornais: amor, alegria, paz, pacincia, benignidade, bondade, f, mansido, domnio prprio.
.

Vamos pensar um pouco nas coisas que temos visto nestes ltimos dias: guerras, assalto, roubos, assassinatos, fome, seqestros, mentiras, etc. Tudo isso resultado da falta de temor a Deus, de amor ao prximo, de direo do Esprito Santo.
. .

Mas eu tenho uma tima notcia para voc: Ns podemos mudar essa histria! Como? Amando a Deus acima de todas as coisas, crendo que Ele o nico e verdadeiro Senhor e que todas as coisas esto debaixo do controle das Suas mos, e nos deixando guiar pelo Esprito, andando em santidade e cultivando em ns os seus frutos. Se temos em ns amor, procuraremos viver em paz com os outros, tendo a alegria do Senhor em nossas vidas, teremos pacincia uns com os outros, seremos bondosos e benignos, firmes na f, mansos e capazes de dominar as nossas emoes. Assim, a impacincia no gerar agresso e reconheceremos em cada pessoa a imagem e semelhana de nosso Pai que est no cu.
. .

Est achando difcil? Na sua cabea pode estar passando a idia de que voc muito pequeno, insignificante nessa histria. Isso no verdade! Voc faz parte da gerao eleita para estar, neste momento, fazendo a diferena em qualquer lugar onde estiver. Voc templo do Esprito Santo e, onde estiver, a presena poderosa do Senhor estar com voc. Ao abrir a sua boca, a vida de Deus se derramar e o poder ser to tremendo que todas sero impactados pela sua vida.
.

No difcil. s se deixar guiar pelo Esprito. Experimente! Ser tremendo!!

O Esprito Santo meu amigo parte 3 Principio Bblico: "A manifestao do Esprito concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a cada um dada, mediante o Esprito, a palavra de sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Esprito, a palavra de conhecimento; e a outro, no mesmo Esprito, a f; e a outro, no mesmo Esprito, os dons de curar; a outro, operaes de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espritos; a um, variedade de lnguas; e a outro, capacidade para interpret-las. Mas um s e o mesmo Esprito realiza estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente." (I Corntios 12:7-11)
.

Introduo: Quais os frutos do Esprito que mais foram exercitados na sua vida essa semana? Pacincia? Mansido? Amor? Alegria? Seja l qual tenha sido, certamente voc deve ter tido experincias tremendas com o Esprito Santo. Ele tem para voc no apenas esses frutos, mas um presente inigualvel para a sua vida. Ele tem para voc os Seus dons.
.

Mensagem: O que um dom? um presente, uma ddiva, um privilgio, que somente alguns recebem. E quais so os dons que o Esprito Santo tem para voc? Ele tem a palavra de sabedoria e a palavra de conhecimento. O que isso? ter uma palavra de vida e no de morte, com temor ao Senhor. As pessoas ficaro espantadas com as palavras que sarem da sua boca, porque no sero tolices, bobagens, mas sero edificadas por tudo o que voc falar.
.

Tem o dom da f. F ver o que ainda no existe, crer mesmo que as coisas estejam difceis e parece que o que voc espera no ir acontecer. A f a nica forma de agradarmos o corao de Deus.
.

E h os dons de curar e de operar milagres. Com certeza esses dons so muito desejados, pois quem no quer estender as mos e os doentes ficarem curados? Ou operar milagres como ressuscitar mortos?
.

H, tambm, o dom da profecia. Profeta aquele que fala o que Deus coloca em sua boca, que fala do que vir. No adivinho, mgico ou feiticeiro, mas sabe das coisas antes de acontecer, pois o Senhor lhe mostra.
.

No podemos esquecer o dom de discernimento de espritos. Isso nos ajuda a ver se estamos sendo guiados pelo Esprito Santo de Deus ou nos deixando enganar pelo inimigo.
.

Tem, tambm, o dom de variedade de lnguas. J viu algum falando em lnguas? lindo, no mesmo? O Esprito nos d o dom de falarmos com o Senhor em uma lngua estranha, que o inimigo no conhece, uma lngua celestial que s quem entende o Pai. E, tambm, o dom de interpretar lnguas. Em alguns momentos, o Esprito pode levar algum a traduzir o que o outro est falando em lnguas.
.

Mas para que todos esses dons? Para que ns possamos ajudar uns aos outros em nossas necessidades. Existem tantas pessoas precisando de uma palavra de sabedoria, de vida, necessitando ser estimuladas em sua f; doentes, precisando de cura; pessoas necessitando de milagres. Por isso o Esprito nos capacita com esses presentes maravilhosos.
.

Os apstolos, verdadeiramente, viram esses dons. Quando Pedro falou ao povo, aps ser cheio do Esprito Santo, trs mil pessoas se entregaram a Jesus e foram batizadas (Atos 2). Em outro momento, Pedro e Joo curaram um aleijado na porta do templo (Atos 3:1 a 10). As pessoas levavam seus doentes para as ruas para que a sombra de Pedro passasse sobre eles (Atos 5:15). Atos 5:12 diz que: "Muitos sinais e prodgios eram feitos entre o povo pelas mos dos apstolos" E assim a multido de crentes crescia (Atos 5:14).
.

Voc faz parte da nova gerao que tambm far prodgios e maravilhas, se voc quiser. Se deixar que o Esprito santo o guie; se buscar, verdadeiramente, os Seus frutos para sua vida e se receber os dons que Ele tem para voc!
.

Vamos juntos fazer um tremendo Pentecostes!

O Esprito Santo meu amigo parte 4 Captando a ateno: Como est a sua intimidade com o Esprito Santo? Os frutos do Esprito tm brotado na sua vida? E os dons que Ele concede, tm sido usados por voc para ajudar as pessoas que precisam?
. .Principio

Bblico: "Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar,; e, de repente, veio do cu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles lnguas repartidas, como que de fogo, as quais repousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Esprito Santo ..." Atos 2:1 a 4
.

Introduo: Aprendemos que o Esprito Santo nosso guia, conselheiro, amigo e intercessor. Descobrimos que, por causa da sua morada em ns, podemos ser mais pacientes, mansos, amorosos, alegres. Podemos, tambm, ter poder para curar enfermos, palavras de sabedoria e conhecimento e muitas outras maravilhas.
.

Mensagem: Os apstolos desfrutaram disso tambm. Certo dia, eles estavam juntos em uma casa. Era festa de Pentecostes. Essa festa ocorria 50 dias aps a Pscoa, e o povo celebrava a colheita do cereal, dando graas a Deus pelo abundante suprimento da colheita (Lv 23:15-21; Dt 16: 9-12). Naquele dia algo fantstico aconteceu. Um vento impetuoso entrou naquela casa e um grande barulho se ouviu. A Bblia diz que eles viram algo como lnguas de fogo que vinham sobre as suas cabeas. E depois? Isso que foi sensacional! Eles comearam a falar em outras lnguas e um poder sobrenatural foi derramado na vida deles a tal ponto, que curavam pessoas, ressuscitavam mortos, tinham palavra sbia que levava as pessoas converso de uma forma sobrenatural. Quem no gostaria de experimentar algo to tremendo, no verdade? E ns podemos. Voc quer saber como? Deixando-nos encher pelo Esprito. Fcil, no ? Mas esse se deixar encher tem alguns requisitos bsicos: 1. Receber Jesus como Senhor e Salvador. Se Jesus no estiver na minha vida, no posso receber o enchimento do Esprito. 2. Ter uma vida transformada por Deus (II Co 5:17). Se Jesus entrou na nossa vida, certamente teremos uma mudana de comportamento, um corao puro e aberto para viver as coisas lindas de Deus. 3. Crer que possvel e desejar ardentemente que isso acontea (Hb 1:6). Deus nunca nos fora a nada. Ele sempre espera pela nossa deciso. Se voc quiser e crer que possvel, certamente Ele far. 4. No andar em pecado, afinal, somos templo do Esprito Santo (I Co 3:16). Ningum gosta de uma casa suja, no mesmo? Voc gosta que entrem, na sua casa, no seu quarto e joguem lixo no cho, deitem na sua cama com os ps cheios de lama, risquem as paredes? Com certeza, no. O Esprito Santo v voc como a casa que Ele vai ocupar aqui na Terra. E essa casa no pode estar suja com mentiras, desobedincia, palavres, furtos, indecncias etc. Voc acha que pode cumprir esses princpios? Se voc quiser, hoje Deus lhe dar essa experincia fantstica, que marcar para sempre a sua vida. Quer? Muito bem! Ento coloque agora o seu corao nas mos de Deus e pea-lhe, com toda a fora da sua alma, para voc seja cheio do Esprito Santo. Que Ele se derrame sobre voc, encha-o e transbordeo, derramando da Sua vida sobre todos aqueles que esto ao seu redor. Sinta o poder de Deus enchendo-o e desfrute dessa uno maravilhosa.

You might also like