You are on page 1of 9

Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529

Colabor@ - Revista Digital da CVA - RICESU ISSN 1519-8529 Volume 1, Nmero 4, Maio de 2002

APEP: um ambiente de apoio ao ensino presencial


Andr Luis Vizine Pereira Universidade Catlica de Santos vizine@unisantos.br

RESUMO

PALAVRAS-CHAVE

Ao longo da histria, a tecnologia vem transformando o modo como as pessoas se comunicam. A necessidade de comunicao de vrios tipos de pblico e diferentes interesses, deu origem a diversas modalidades de Comunicao Mediada por Computador (CMC). O uso de tais ferramentas nas escolas de suma importncia pois vivemos numa poca onde a tecnologia faz parte do dia a dia de nossos alunos. Este trabalho relata o processo do uso e implementao das novas tecnologias de informao e comunicao que esto sendo adotadas na Universidade Catlica de Santos (UniSantos). Para tanto, o Centro de Informtica e Tecnologia da Universidade (CEITE) desenvolveu um ambiente de apoio ao ensino presencial no intuito de propiciar a professores e alunos de cursos presenciais um meio a mais de comunicao, estendendo a sala de aula para um ambiente virtual de convivncia que d suporte construo, insero e troca de informaes pelos participantes visando a construo social do conhecimento. Trata-se de um ambiente dinmico, de interface simples, e que pode ser acessado por qualquer computador ligado Internet por intermdio de um browser.

CMC, tecnologias de informao e comunicao, ambiente virtual colaborativo, ferramentas sncronas, ferramentas assncronas, ensino presencial.
ABSTRACT

Throughout history, technology has changed the way people communicate. The need for communication from several types of public and different interests, gave birth to diverse modalities of Computer Mediated Comunication (CMC). The use of such tools at school is highly essential for we live in days where technology is part of our students day-to-day life. This work shows the process of use and implementation of new information technologies and communications that has been adopted at Universidade Catlica de Santos (UniSantos). With this aim, the University Technology Center (CEITE) developed a face-to-face learning aided environment with the intention to provide teachers and students with a mean of comunication, extending the classroom to a virtual environment, helping them in the building, entering and exchanging of informations, allowing for the social construction of knowledge. It's about a dynamic environment, with a simple interface, that can be accessed from any computer connected to the internet using a browser.

Colabora, Curitiba, v.1, n.4 - p. 17-25, maio 2002.

17

Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529

Colabor@ - Revista Digital da CVA - RICESU ISSN 1519-8529 Volume 1, Nmero 4, Maio de 2002

KEY WORDS

Learning environments - virtual environments collaborative learning - educational technologies

1. INTRODUO

Atualmente, vivemos numa sociedade fortemente dependente das tecnologias de comunicao. Algumas pessoas vo mais alm, alegando que no conseguiriam viver se no existissem os recursos tecnolgicos atuais como a Internet, por exemplo. No s pessoas, como o sucesso de grandes empresas dependem desses recursos. Dentro dessa realidade, a Universidade Catlica de Santos cuja misso visa a formao integral do ser humano e o desenvolvimento do pensamento crtico, do esprito de solidariedade, da cooperao e da autonomia por meio da construo do conhecimento, est elaborando um Plano de Desenvolvimento Institucional onde um dos seus objetivos desenvolver e implantar novas tecnologias aplicadas ao ensino seja ele presencial ou a distncia. 1 Para atingirmos esse objetivo, vrios fatores devem ser levados em considerao. Os principais so o custo envolvido na aquisio dessas tecnologias, a qualidade da infra-estrutura de telecomunicaes necessria para suporta-las, e o alto grau de ansiedade que essas tecnologias causam nos professores, visto que num primeiro momento, novas tecnologias criam uma situao que requer adaptao em termos operacionais. preciso aprender a lidar com equipamentos, a trabalhar com aplicativos e assimilar conceitos e vocabulrio prprios de uma nova rea. Para a maioria dos professores, elas so absolutamente desconhecidas. Uma parcela muito pequena teve algum contato ou usa com alguma freqncia estas tecnologias. E, mesmo para estes, elas representam uma imensa novidade. 2

Ciente desses fatores, e procurando aproximar professores e alunos dessas tecnologias, o CEITE da UniSantos desenvolveu um ambiente virtual colaborativo. Segundo Magalhes3 "...ambientes virtuais colaborativos de aprendizagem so espaos compartilhados de convivncia que do suporte construo, insero e troca de informaes pelos participantes. A construo desses espaos, que se interligam, supe canais de comunicao que permitam e garantam o acesso contnuo. Os canais de comunicao bem como os espaos, devem ser diversificados, sob o ponto de vista tecnolgico, permitindo o uso de instrumentos da tecnologia em situaes sncronas e assncronas, com variao dos processos de interao". Sobre esse aspecto, Lvy diz o seguinte: "...Devemos construir novos modelos do espao dos conhecimentos que sejam emergentes, abertos, contnuos, em fluxo, no lineares, se reorganizando de acordo com os objetivos ou os contextos, nos quais cada um ocupa uma posio singular e evolutiva" 4 O aluno deve ser estimulado a ir alm do contedo abordado em sala de aula, participando ativamente do processo ensino-aprendizagem pesquisando, questionando, relatando suas experincias. Tal prtica, visa o desenvolvimento das capacidades de socializao e de aprendizagem colaborativa, indispensveis nos dias de hoje. O artigo est estruturado da seguinte maneira. Na seo 2 so apresentados alguns projetos relacionados ao desenvolvimento e implementao de ambientes educacionais, tanto no contexto internacional quanto nacional, que serviram como modelos para o desenvolvimento do APEP. As modalidades de comunicao mediada por computador junto com suas principais ferramentas so apresentadas na seo 3. A arquitetura do ambiente apresentada na seo 4 e suas funcionalidades so discutidas na seo 5.

Colabora, Curitiba, v.1, n.4 - p. 17-25, maio 2002.

18

Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529

Colabor@ - Revista Digital da CVA - RICESU ISSN 1519-8529 Volume 1, Nmero 4, Maio de 2002

A ltima seo comenta os resultados iniciais obtidos, bem como as atividades em andamento visando dar continuidade na melhoria do ambiente.
2. AMBIENTES EDUCACIONAIS ANALISADOS

Hoje em dia, encontra-se disponvel uma vasta literatura sobre o uso das tecnologias de informao e comunicao, como diversas experincias relacionadas ao desenvolvimento e implementao de ambientes educacionais, tanto no contexto internacional quanto nacional. Buscando identificar diretrizes que auxiliassem o planejamento e desenvolvimento do APEP, revisamos a literatura da rea e analisamos alguns sistemas dos vrios disponveis na Internet, para identificar caractersticas consideradas fundamentais para nosso projeto. A Tabela I apresenta os sistemas analisados. Um breve resumo das caractersticas relevantes encontradas nos sistemas analisados feita a seguir. Ambiente TopClass Virtual-U WebCT AulaNet Eureka Organizao WBT Systems Virtual Learning Environments University of British Columbia PUC/RJ PUC/PR

H um sistema de mensagem para comunicao entre alunos e entre alunos-professor, a participao em mltiplas listas de discusso e atividades personalizadas para alunos. Os estudantes e professores so agrupados em "classes" e o acesso ao material do curso, grupos de discusso e avisos so gerenciados automaticamente, de forma que somente os participantes autorizados possam obt-lo. 5 Virtual-U um sistema baseado em um servidor Web. A conexo com ambiente feita por um browser padro. Como caractersticas principais, esto a facilidade do uso; suporte a vrias lnguas (Ingls, Francs, Espanhol e Portugus); diversos nveis de acesso ao sistema para professores e alunos; possui uma interface simples para downloads e uploads que pode ser utilizada por alunos e professores; oferece a possibilidade de configurar grupos cooperativos, definindo tarefas e objetivos e a criao de subconferncias; possibilita a criao de cursos on-line sem conhecimento prvio de programao, atravs de templates. 6 WebCT Toda interao com o WebCT baseada na Web. Um curso em WebCT est organizado em torno de uma homepage principal, com ligaes para componentes de contedo do curso, como pginas de contedo, ou para outras pginas, alm de ferramentas do curso, como correio eletrnico, auto-avaliao e glossrio. O sistema proporciona diferentes vises do curso dependendo da classe do usurio. A interface para autoria de cursos no WebCT contm opes para criar pginas (ou importar pginas de texto ou HTML existentes) e para incorporar ferramentas educacionais dentro das pginas. Aps a criao de uma pgina, o autor deve indicar a localizao relativa dessa pgina no curso. Alm de ferramentas educacionais que auxiliam o aprendizado, a comunicao e a colaborao, o WebCT

Tabela I - Ambientes educacionais analisados

Topclass O TopClass integra um conjunto de ferramentas para viabilizar a aprendizagem colaborativa num ambiente virtual. A conectividade entre os participantes baseada na WWW atravs de um browser padro. O sistema atua sobre a Internet ou em redes locais corporativas.

Colabora, Curitiba, v.1, n.4 - p. 17-25, maio 2002.

19

Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529

Colabor@ - Revista Digital da CVA - RICESU ISSN 1519-8529 Volume 1, Nmero 4, Maio de 2002

tambm fornece um conjunto de ferramentas administrativas para auxiliar o autor no processo de gerenciamento e melhoria contnua do curso.7 Aulanet Ambiente de aprendizado cooperativo baseado na Web, desenvolvido no Laboratrio de Engenharia de Software (LES) do Departamento de Informtica da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), para administrao, criao, manuteno e assistncia de cursos a distncia. Os cursos criados neste ambiente enfatizam a cooperao entre alunos e entre aluno e professor, sendo apoiados por uma variedade de tecnologias disponveis na Internet. Os objetivos do AulaNet so promover a adoo da Web como um ambiente educacional; contribuir com mudanas pedaggicas, dando suporte recriao; e encorajar a evoluo do conhecimento, tanto para alunos quanto para professores. 8 Eureka O ambiente Eureka resultante de um projeto de pesquisa desenvolvido no Laboratrio de Mdias Interativas (LAMI), da Pontifcia Universidade Catlica do Paran. O objetivo a implementao de um ambiente baseado na Web para aprendizagem cooperativa visando promover educao e treinamento distncia utilizando a Internet como meio de criao de comunidades virtuais que participam de cursos que tradicionalmente so presenciais. Dentre as funcionalidades do ambiente destacam-se o chat permitindo a comunicao sncrona entre os participantes; o correio eletrnico; o acesso ao contedo de cursos; um cronograma que permite agendar atividades a serem realizadas individualmente ou por grupos de alunos; e um frum que apresenta uma base de conhecimento de tpicos e respectivas contribuies sobre os assuntos relativos ao curso; 9

3. COMUNICAO MEDIADA POR COMPUTADOR

A comunicao mediada por computador (CMC) uma comunicao interpessoal que utiliza a tecnologia computacional para transmitir, armazenar ou apresentar informaes. 10 A CMC possui uma grande e crescente variedade de ferramentas que podem prover uma comunicao do tipo um para um (comunicao privada), um para muitos (disperso), e muitos para muitos (discusso em grupo), capazes de oferecer suporte colaborao em ambientes de ensino permitindo que haja interao entre pessoas localizadas em espaos fsicos diferentes e possibilitando a troca de idias, informaes e conhecimentos de forma rpida e eficiente. As ferramentas de CMC geralmente so divididas em duas grandes categorias: sncronas e assncronas. 11 3.1 Ferramentas Sncronas A comunicao sncrona realizada em tempo real, exigindo participao simultnea de todos os envolvidos. Como exemplo de ferramentas sncronas podemos citar: chat: Programa que permite a comunicao entre vrios interlocutores, atravs de uma janela comum onde tudo o que escrito por cada participante pode ser lido imediatamente por todos os outros. O IRC (Internet Relay Chat) desenvolvido por Jarkko Oikarinen em meados de 1980 um dos mais populares na Internet. MUDs (Multiple User Dimension, Multiple User Dungeon, or Multiple User Dialogue) e MOOs (Multi User Object Oriented Environment): Ambientes de realidade virtual baseados em texto, isto , ambientes onde a interface e as interaes entre o usurio e o ambiente so realizadas unicamente atravs de linguagem escrita.

Colabora, Curitiba, v.1, n.4 - p. 17-25, maio 2002.

20

Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529

Colabor@ - Revista Digital da CVA - RICESU ISSN 1519-8529 Volume 1, Nmero 4, Maio de 2002

videoconferncia: Uma videoconferncia consiste em uma discusso em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes esto em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um nico local. Fatores importantes tais como suporte a comunicao multiponto, tcnicas de codificao e compresso de vdeo e udio, requisitos de hardware e software e o preo da ferramenta devem ser levados em considerao na adoo dessa modalidade. 3.2 Ferramentas assncronas A comunicao assncrona realizada em tempos diferentes, no exigindo a participao simultnea (em tempo real) dos envolvidos. Os participantes no necessitam estar reunidos no mesmo local ou ao mesmo tempo, resultando em maior flexibilidade de interao e acompanhamento. Como exemplo das ferramentas assncronas mais tradicionais temos: e-mail: A grande vantagem dessa ferramenta que cada um pode enviar ou receber suas mensagens e/ou arquivos de acordo com sua disponibilidade de tempo. fruns de discusso: As mensagens so organizadas de forma hierrquica, de tal forma que mais fcil visualizar quais mensagens pertencem a um mesmo tpico. Essa ferramenta pode ser utilizada como um espao aberto para a disponibilizao de opinies crticas a respeito de tpicos abordados por um grupo de trabalho ou estudo.
4. ARQUITETURA DO APEP Figura 1 - Arquitetura do Ambiente

4.1 Interface do usurio O acesso ao ambiente feito por um browser. Os browsers do mercado tm a sua interface quase que independente da plataforma/sistema operacional, possibilitando a execuo de diferentes aplicativos a partir do mesmo, no sendo preciso aprender uma nova interface a cada atualizao, tornando desnecessrio a instalao de software adicional. Isso permite que todo o contedo do ambiente esteja disponvel em qualquer lugar desde que haja acesso Internet. 4.2 Servidor Web O servidor web escolhido foi o Apache. Ele atua no ambiente como um servidor de aplicaes, recebendo as requisies do browser e repassando para o mdulo PHP. Os scripts PHP (linguagem script que atua no lado do servidor possibilitando a criao de pginas web dinmicas) so responsveis por todas as transaes SQL enviadas ao banco de dados de contedos e retornam os resultados na forma de pginas HTML para o browser do usurio. 4.3 Servidor de banco de dados O servidor de banco de dados atua como um repositrio de contedos dos cursos disponveis no APEP. Existe uma interface conectando esse banco com o banco de dados do sistema acadmico da universidade.

Um dos principais fatores considerados no projeto da arquitetura do ambiente, foi a preocupao com a independncia de plataforma e o uso de cdigo livre, tornando assim o ambiente pblico e democrtico. O sistema foi implementado em trs camadas: a interface do usurio; o servidor web e o servidor de banco de dados.

Colabora, Curitiba, v.1, n.4 - p. 17-25, maio 2002.

21

Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529

Colabor@ - Revista Digital da CVA - RICESU ISSN 1519-8529 Volume 1, Nmero 4, Maio de 2002

Dessa forma, no existe a necessidade do cadastramento de usurios (professores e alunos) nem mesmo de cursos. Esses dados so migrados do banco de dados do sistema acadmico. O sistema gerenciador de banco de dados utilizado foi o PostgreSQL.
5. FUNCIONALIDADES DO AMBIENTE

5.2 Escolha da disciplina O perfil do professor, apresenta todas as disciplinas por ele ministradas na Universidade, junto com a turma correspondente. O conceito de turma agrega o professor a uma disciplina, a um curso e todos alunos matriculados para aquela disciplina naquele curso. A Figura 3 ilustra o exemplo de um professor que ministra duas disciplinas: Introduo a Computao e Algoritmos e Inteligncia Artificial.

O APEP oferece a seus usurios, (professores/alunos) ferramentas de comunicao sncronas e assncronas de forma que as barreiras geogrficas e temporais sejam rompidas e a aprendizagem cooperativa seja incentivada. As funcionalidades foram implementadas tomando por base a anlise feita nos ambientes educacionais abordados na seo 2; no levantamento das ferramentas de CMC disponveis (seo 3) e respeitando os fatores observados na introduo desse trabalho. As subsees a seguir, descrevem cada uma dessas funcionalidades. 5.1 Autenticao A tela inicial do APEP requer a autenticao do usurio (Figura 2). O sistema apresenta vises diferenciadas do ambiente, uma para professor e outra para o aluno. Feita a validao, ser apresentada uma tela contendo o perfil do usurio no ambiente.

Figura 3 - Perfil do Professor

Para o aluno, o perfil mostra todas as disciplinas as quais ele esteja regularmente matriculado. A Figura 4 mostra o perfil de um aluno matriculado no quarto ano do curso de Cincia da Computao.

Figura 4 - Perfil do Aluno

5.3 Pgina inicial Uma ateno especial foi dada a esse tpico. Uma das maiores resistncias colocadas pelos professores quanto a utilizao do ambiente web a falta de conhecimento tcnico para a confeco e elaborao de homepages. Procurando minimizar esse problema, a autoria da pgina criada por intermdio de um template onde o contedo pode ser disponibilizado como se o professor estivesse preenchendo um formulrio eletrnico.

Figura 2 - Tela Inicial do APEP

Colabora, Curitiba, v.1, n.4 - p. 17-25, maio 2002.

22

Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529

Colabor@ - Revista Digital da CVA - RICESU ISSN 1519-8529 Volume 1, Nmero 4, Maio de 2002

A seo que trata do mdulo de manuteno aborda este assunto com maiores detalhes. No topo da pgina encontra-se a barra de navegao do ambiente. A pgina principal contm o nome da disciplina e do professor; uma rea destinada a ltimas notcias; a ementa da disciplina; a bibliografia utilizada; uma rea para disponibilizar aulas para download e uma rea para o professor recomendar links interessantes ao contedo da disciplina (Figura 5).

5.5 E-mail Esse mdulo possibilita a troca de mensagens eletrnicas e ou arquivos entre aluno-alunos; aluno-aluno; professor-aluno; professor-alunos. permitido criar, encaminhar, responder e excluir mensagens. Uma caracterstica interessante que ao criar ou encaminhar uma mensagem, basta selecionar o(s) nome(s) do(s) aluno(s) que aparecem num list box que devero receber a mensagens. Tambm existe a opo do envio para todos os alunos (Figura 7).

Figura 5 - Pgina Inicial

5.4 Material para download Essa rea disponibiliza um disco virtual para downloads dos arquivos eletrnicos colocados pelo professor. O upload de arquivos restrito aos professores apenas. Essa operao esta disponibilizada no mdulo de manuteno da disciplina. A figura 6 exemplifica a viso que um aluno tem do material disponvel na disciplina de Inteligncia Artificial. 5.6 Frum

Figura 7 - E-mail

O frum apresenta uma rea que pode ser utilizada como uma base de conhecimento de tpicos e respectivas contribuies sobre assuntos relativos a disciplina. Permite a incluso de novas contribuies e novos tpicos (Figura 8).

Figura 8 - Frum de discusso

Figura 6 - rea de download

Colabora, Curitiba, v.1, n.4 - p. 17-25, maio 2002.

23

Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529

Colabor@ - Revista Digital da CVA - RICESU ISSN 1519-8529 Volume 1, Nmero 4, Maio de 2002

5.7 Chat Sala de "bate-papo" da disciplina. Permite a comunicao sncrona "on-line" entre alunoalunos; aluno-aluno; professor-aluno; professoralunos (Figura 9).

fundo da pgina; ementa do curso; links de interesse e bibliografia. A outra opo diz respeito, a atualizao do contedo colocado a disposio dos alunos. permitido fazer a insero de novos arquivos, renomear e excluir arquivos existentes. Caso a opo desejada seja a insero de um novo arquivo, o professor poder escolher entre deixar o contedo disponvel na pgina principal como aulas para download, ou na rea de material, como leitura recomendada, por exemplo.
6. CONCLUSO

Figura 9 - Chat

5.8 Manuteno Essa opo est disponvel somente para o professor. Ela utilizada tanto para fazer atualizaes nos arquivos disponveis para download, como tambm fazer as atualizaes de contedo na pgina principal.

O Apep entrou em atividade no incio do ano letivo de 2002 inicialmente envolvendo trs professores e os alunos do ltimo ano do curso de Cincia da Computao a ttulo de testar o ambiente. Embora sua implantao seja bem recente, os primeiros resultados so animadores. A maioria dos alunos aprovou o ambiente devido s facilidades oferecidas. Notou-se tambm, que alguns alunos que nas aulas presenciais nunca interagem, participaram ativamente nas mensagens colocadas nos fruns, procurando responder questes colocadas pelos colegas, buscando apontadores na web que tratavam da questo. O professor exerce um papel fundamental para o sucesso do ambiente, pois ele necessita estar com seu material sempre organizado e disponibilizado, sua participao nas sees de chat e no frum lanando temas desafiadores motivando o aluno para responde-los essencial. Isto exige um tempo considervel por parte do professor. A expectativa que o ambiente esteja disponvel para toda a comunidade acadmica da universidade a partir do segundo semestre desse ano. Dando seqncia ao projeto, uma outra verso est sendo desenvolvida com novas funcionalidades tais como: a criao de grupos de usurios, quadro de aviso e elaborao de questionrios de auto avaliao.

Figura 10 - rea de Manuteno

Quando o professor seleciona a manuteno da pgina principal (Figura 10) o contedo atual da pgina vem representado na forma de um grande formulrio onde possvel fazer vrias alteraes tais como: alterar propriedades de fonte (cor, tipo, alinhamento, estilo, tamanho); cor de

Colabora, Curitiba, v.1, n.4 - p. 17-25, maio 2002.

24

Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529

Colabor@ - Revista Digital da CVA - RICESU ISSN 1519-8529 Volume 1, Nmero 4, Maio de 2002

7. REFERNCIAS

1. UNISANTOS, "Plano de Desenvolvimento Institucional", Workshop de iniciao ao PDI, 2002. 2. AZEVEDO, W. " Muito alm do jardim de infncia: O desafio do preparo de alunos e professores on-line" Revista Conecta, n.2, 2000, http://www.revistaconecta.com/conectados/ wilson_muito_alem.htm. (consultado em 10/05/2002). 3. MAGALHES, L.,P., "SAPIENS - Sistema de Apoio Aprendizagem", http://www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens/Reports/rf2000/rf2000.html (consultado em 20/04/2002). 4. LVY, P. Cibercultura, Brasil - So Paulo, Editora 34 ,1999. 5. TOPCLASS "Take a Tour of the TopClass e-Learning Suite" http://www.wbtsystems.com/products/ architecture.html(consultado consultado em (15/04/2002). 7. VIRTUAL-U "Virtual-U Technology", http://www.vlei.com/technology.htm (consultado em 19/05/2002). 8. WEBCT "Started with WebCT", http://www.webct.com/quickstart/Getting Started with WebCT (consultado em 20/05/2002). [8] LUCENA, C.J.; MILIDI, R.; BLOIS, M.; TORRES, V. CARVALHO, G.R., "O Aulanet e as novas tecnologias de informao aplicadas educao baseada na WEB" VI congresso Internacional de educao a distncia. (ABED) , Rio de Janeiro, pp. 3 - 14, 1999.

9. EBERSPCHER, H, F.; VASCONCELOS, C.,D.; JAMUR, J.H.; ELEUTERIO,M., A. "Eureka: um ambiente de aprendizagem cooperativa baseado na Web para Educao Distncia". Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao (SBIE), 10., Anais..., Curitiba, 1999. 10. WOLTZ,U; PALME,J., "Computer mediated Communication in Collaborative Educational Settings", report of the ITiCSE97 Working Group on CMC in Collaborative Educational Settings, 1997. 11. OTSUKA,J.L. "Fatores Determinantes na Efetividade de Ferramentas de Comunicao Mediada por Computador no Ensino Distncia http://penta.ufrgs.br/pesquisa/joice/ joice_ti.html#sumula (consultado em 12/05/2002)
AGRADECIMENTOS

Esse trabalho no poderia ter sido desenvolvido sem a colaborao e participao efetiva da equipe de desenvolvimento de sistemas do Centro de Informtica e Tecnologia da Universidade Catlica de Santos.

Sobre o autor Andr Luis Vizine Pereira Professor do Departamento de Computao Centro de Informtica e Tecnologia Universidade Catlica de Santos - Brasil vizine@unisantos.br

Colabora, Curitiba, v.1, n.4 - p. 17-25, maio 2002.

25

You might also like