You are on page 1of 13

AVISO:

O CONTEDO DESTAS NOTAS AINDA NO FOI DEVIDAMENTE REVISADO, PODENDO HAVER IMPRECISES. UMA VERSO MAIS ATUAL DEVER ESTAR DISPONVEL EM ABRIL.

Qualquer dvida, contate:

romisri@decom.fee.unicamp.br cristia@decom.fee.unicamp.br

Captulo 5 A Equao de Schrdinger

5.1 A Equao de Schrdinger e seu Significado Conforme vimos nos captulos anteriores, a noo de dualidade trouxe impressionantes consequncias para as idias de radiao e matria. No entanto, ainda havia muita coisa no ar aps as propostas de Einstein para o fton e a de de Broglie para as ondas-guia das partculas. Faltava um formalismo que fosse suficientemente abrangente, um pilar semelhante ao que so as leis de Newton para a mecnica ou as equaes de Maxwell para o eletromagnetismo. Werner Heisenberg formulou, em 1925, uma abordagem que ficou conhecida como mecnica das matrizes. Nesta abordagem, de cujo desenvolvimento tambm participaram Max Born e Pascual Jordan, variveis como posio, momento linear e energia so representadas atravs de matrizes, operadores no-comutativos. Esta caracterstica d suporte a aspectos qunticos, como as prprias incertezas que discutimos no captulo anterior. Uma outra formulao foi proposta por um fsico austraco, Erwin Schrdinger. Esta formulao, que mais acessvel matematicamente, baseia-se numa equao diferencial de segunda ordem, cuja soluo a famosa funo de onda . Esta funo de onda uma expresso matemtica do carter ondulatrio de uma partcula, algo que se buscava, como vimos, desde a proposta de de Broglie. O prprio Schrdinger mostrou que esta formulao era equivalente mecnica das matrizes, o que consolidou os esforos tericos dos pioneiros dos quanta. Daqui para a frente, analisaremos apenas a formulao baseada na equao de onda. A partir da equao de Schrdinger, podemos obter solues ondulatrias que nos fornecem informaes cruciais sobre o comportamento de uma partcula-onda. So contempladas influncias de foras externas, o que indica claramente o quo mais profunda a concepo de Schrdinger em relao s ondas-guia de de Broglie. Como afirma Krane em [Krane 1983], a equao de Schrdinger tem um papel anlogo, na Mecnica Quntica, ao desempenhado na Fsica Clssica pela segunda lei de Newton, que relacionava, atravs de uma equao diferencial, fora e posio de uma partcula. Resolver esta equao diferencial significava conhecer o futuro e o passado de uma partcula ou de um sistema de partculas. Do mesmo modo, resolver a equao de Schrdinger significa conhecer a forma da onda associada a uma partcula qualquer. No entanto, no significa, o que seria contraditrio com o princpio da incerteza, conhecer arbitrariamente qualquer grandeza associada partcula. Conhecer a expresso da funo de onda, como veremos, uma fonte de grande informao estatstica sobre uma partcula qualquer. Schrdinger no utilizou o termo ondas-piloto ou ondas-guia, mas sim a expresso mais conservadora de funo de onda, terminologia que adotaremos para . Ele tambm no usou expresses relativsticas para momento, energia, etc., mantendo-se no domnio clssico, por assim dizer, ao contrrio de de Broglie. No entanto, isto no provoca incoerncias na abordagem. Outra suposio fundamental que a equao seja linear, ou seja, que se 1 e 2 so solues, ento = a1.1 + a2.2 tambm o ser. Assim, permite-se uma superposio 2

de funes de onda, o que fornece uma explicao para padres de interferncia como os observados nos experimentos de Davisson-Germer, por exemplo. de se esperar tambm que a funo de onda seja bem-comportada matematicamente, ou seja, no apresente um comportamento descontnuo. Como lidamos com ondas, tambm muito razovel buscar uma equao que fornea solues com componentes senoidais em muitos casos, que contm o carter oscilatrio inerente prpria noo ondulatria. Esqueamos as dimenses y e z e pensemos apenas na dimenso x e na dimenso temporal t. Com base em todas estas consideraes (e mais algumas que veremos depois como consequncias), pode ser postulada a seguinte equao diferencial:

2 2 (x, t) (x, t) + V(x, t) (x, t) = i 2 2m x t


(5.1)

sendo = h/2, m a massa da partcula, V(x,t) a energia potencial, i a raiz de -1 e (x,t) a desejada funo de onda. Assim, conhecer V(x,t) o ponto crucial: a partir dele, recorremos a (5.1) para obter a funo de onda, da mesma forma que na mecnica clssica precisvamos conhecer a fora exercida sobre a partcula para conhecer sua posio em todos os momentos que desejssemos. Se supusermos que a funo de onda tem uma dependncia do tipo: (x,t) = (x).(t) (5.2)

e que a energia potencial depende apenas de x, pode-se mostrar que (t) dever obedecer, a partir de (5.1), a uma equao de primeira ordem do tipo:

h d(t) = C(t) 2 dt

(5.3)

sendo C um valor a determinar. A equao tem como soluo funes do tipo: (t) = exp(-2iCt/h) (5.4)

A funo (t) mostrou uma dependncia simples com relao ao tempo. Falta ainda determinar (x), o que fazemos atravs da equao de Schrdinger independente do tempo:

2 d 2 (x) + V(x)(x) = E(x) 2m dx 2

(5.5)

sendo E a energia total da partcula (cintica = mv2/2 + potencial). possvel mostrar ainda que a constante C de (5.3) e (5.4) deve ser justamente igual a E. A suposio feita em (5.2) muito usual na resoluo de equaes diferenciais parciais, de modo que, nos exemplos que discutiremos, iremos nos concentrar na soluo de

(5.5), e no de (5.1). Isto nos proporcionar um ambiente de trabalho dotado de maior simplicidade matemtica. Podemos dizer que quase toda a fsica da equao de Schrdinger est em (5.1) ou em (5.3) e (5.5); no trabalho de quantificar V(x) e E e escrever as equaes. O prximo passo, a obteno de , puramente matemtico. No entanto, h muita fsica ainda no entendimento do significado desta funo de onda. Como dissemos, esta funo a expresso matemtica mais slida das ondas de matria postuladas por de Broglie. No entanto, so ondas anlogas, mas no idnticas s presentes em uma corda vibrante, por exemplo. Note que a funo de onda complexa, para incio de conversa! Isto mostra que as analogias com ondas clssicas so teis, mas requerem cuidado. O que podemos aprender, tendo nas mos a funo de onda associada a uma partcula, numa certa configurao? Max Born, em 1926, postulou uma interpretao para a funo que ganhou ampla aceitao no meio cientfico, sendo parte importante da interpretao de Copenhagen, a mais usual at os dias de hoje. Basicamente, ele afirmou que [Eisberg, 1961]:
Num instante t qualquer, a probabilidade de que a partcula associada funo de onda (x,t) esteja numa posio qualquer entre x e x+ dx dada por:

P(x,t)dx = *(x,t)(x,t) = |(x,t)|2dx

(5.6)

Eis a uma interpretao revolucionria das ondas associadas a uma partcula. O mdulo ao quadrado da funo de onda uma densidade de probabilidade da posio x de uma partcula, segundo a interpretao de Born! Sendo o mdulo ao quadrado uma densidade de probabilidade, ele deve obedecer condio de normalizao usual:

(x, t) dx = 1
2

(5.7)

Como (t) tem mdulo unitrio ( uma exponencial complexa), no caso da equao independente do tempo, a condio de normalizao se reduz a:

(x) dx = 1
2

(5.8)

como indica (5.2). J temos uma primeira condio sobre nossa funo de onda. Suponhamos que estejamos lidando com a equao independente do tempo e queiramos conhecer a probabilidade de a partcula estar localizada entre as posies x = x1 e x = x2. Pela prpria definio de densidade de probabilidade, teremos: p(x) = |(x)|2

P (x1 x x 2) =

x2

x1

(x) dx
2

(5.9)

Se quisermos conhecer a posio mdia da partcula, basta fazer:

Paremos para refletir um pouco, aps tantos resultados. Partimos para obter uma equao que descrevesse adequadamente o carter ondulatrio associado a uma partcula qualquer. Obtivemos esta equao e tambm uma interpretao estatstica muito forte para a funo de onda obtida. Esta interpretao crucial dentro da viso de mundo quntica, e daqui para frente bom mant-la em mente. interessante notar o que nos fornece a equao de Schrdinger: podemos conhecer, para cada instante de tempo, a densidade de probabilidade da localizao de uma partcula (e poderamos deduzir tambm a densidade de outra grandeza, como o momento linear), sendo esta evoluo temporal regida por (5.1). No temos mais, como na Fsica Clssica um conhecimento completo e determinstico, mas sim um conhecimento estatstico. Comprovaes experimentais das previses obtidas a partir de (5.1) podem envolver, por exemplo, mltiplas realizaes de um experimento, para se buscar uma distribuio de resultados que possa ser comparada ao mdulo ao quadrado da funo de onda. Uma lei fundamentalmente estatstica, uma viso probabilstica de mundo. Como vimos, isto no agradou a muitos cientistas como, por exemplo, Einstein. Este disse uma clebre frase: Deus no joga dados com o mundo. Muitos acreditavam que a Fsica Quntica era apenas uma teoria de transio, um modelo que seria suplantado por uma teoria mais completa, sem as indesejveis restries estatsticas ao conhecimento do mundo. Aps esta discusso introdutria, passemos aplicao da equao a algumas situaes clssicas, o que fomentar novas discusses.

5.2 Aplicaes da Equao de Schrdinger 5.2.1 A Partcula Livre


A primeira aplicao clssica da equao obter (x) para uma partcula livre, ou seja, livre da influncia de foras externas (F=0) . Como temos, em uma dimenso: F = -dV(x)/dt devemos ter V(x) = constante. Podemos ento fazer: V(x) = 0 o que nos leva, a partir de (5.5) a: (5.12) (5.11)

sendo k2 = 2mE/

. A soluo geral para (5.13) do tipo:

2 d 2 (x) = E (x) 2m dx 2

E[x] =

x.p(x)dx

d 2(x) = k 2 (x) 2 dx

x (x) dx
2

(5.10)

(5.13)

(x) = A.sen(kx) + B.cos(kx) uma onda senoidal pura. A energia, de (5.13), vale:

(5.14)

k2 E= 2m

(5.15)

Como no h restries para o valor de k, a energia no quantizada. Como V(x) = 0, E simplesmente a energia cintica. Na fsica clssica, a relao entre energia cintica e momento linear simplesmente Ec = p 2/2m, o que nos permite inferir que o momento linear da partcula ser:
p= k=

h 2 h = 2

(5.16)

Ora, isto o que espervamos a partir da proposta de de Broglie! No entanto, surge um problema: como aplicar (5.8) a (5.14)? Esta integral no determinvel, no podendo ser obtida a condio de normalizao. Este problema pode ser eliminado se supusermos a superposio de vrias frequncias, o que levaria a um pacote de onda como o da Fig. 4.8 do captulo anterior, que reproduzimos aqui:
1 0.8 0.6 0.4 0.2 0 -0.2 -0.4 -0.6 -0.8 -1 -8 A velocidade com que a "oscilao" de propaga a velocidade w calculada, que pode ser maior que a velocidade da luz sem que haja qualquer violao teoria da relatividade. -6 -4 -2 0 2 4 6 8 A envoltria se propaga com velocidade de grupo, sendo esta igual velocidade da partcula.

Figura 4.8 (Reproduzida neste captulo por simplicidade)

5.2.2 O Poo de Potencial Infinito


Suponhamos agora um caso mais interessante: o de uma partcula confinada em um poo de potencial com paredes de altura infinita. A Fig. 5.1 traz um diagrama esquemtico:

Figura 5.1: Poo de Potencial Infinito


Temos, portanto: V(x) = 0, para 0 x L e V(x) , para x 0 e x L (5.17)

Pela altura infinita dos muros, podemos afirmar que no h nenhuma chance de a partcula estar fora do poo entre x = 0 e x = L. Assim, (x) = 0, para x 0 e x L (5.18)

Dentro do poo, temos V(x) = 0 e a mesma soluo do caso da partcula livre, equaes (5.14) e (5.15). No entanto, temos algumas condies a aplicar. A primeira que a funo (x) seja nula nos limites do poo, para evitar descontinuidades em relao a (5.18). Desta forma, temos que ter:

(0) = A.sen(0) + B.cos(0) = 0 e

B=0

(5.19)

(L) = A.sen(kL) + B.cos(kL) = 0 Aplicando a condio B = 0, obtida em (5.19), a (5.20), obtemos: A. sen (kL) = 0 Para fugir de uma soluo trivial, resta-nos fazer: sen(kL) = 0

(5.20)

(5.21)

(5.22)

Portanto, temos que kL deve assumir os valores , 2, 3 e assim por diante. Matematicamente: kL = n, n = 1, 2, 3, ... (5.23)

Desprezamos valores negativos e nulos de n pois tnhamos em mente a relao k = 2/. O que temos em (5.23)? Basicamente, que a soluo da equao de Schrdinger para um poo infinito nos fornece uma srie de ondas estacionrias de de Broglie, cujos comprimentos de onda devem obedecer relao: = 2L/n, n = 1, 2, 3, ... (5.24)

No podemos deixar de notar a analogia com ondas em uma corda de violo, por exemplo. um resultado muito interessante. A partir de (5.23) e de (5.15), obtemos:

E=

2 2 2 k2 n = 2m 2mL2

Neste caso, a energia quantizada, ou seja, s podem ser assumidos valores de energia dentro de um repertrio discreto. Sendo neste caso a energia puramente cintica, h um conjunto discreto de velocidades permitidas para a partcula (no entanto, cada velocidade pode ter ambos sentidos, o que ainda mantm uma incerteza)! Isto quer dizer que nossa partcula confinada no pode se mover com uma velocidade qualquer, o que no tem paralelo no mundo clssico. O nmero quntico n indica, por assim dizer, em que estado estacionrio est a partcula. O estado com n = 1 chamado de estado fundamental (ground state), e os demais so estados excitados (excited states). J fizemos bastante, mas ainda falta determinar a constante A. Isto feito utilizando a condio de normalizao (5.8):

Finalmente, temos a soluo final: (x) = 2 n sen x ,0xL L L


    

Supondo L = 1, temos, para n =1, (x) e |(x)|2 na Fig. 5.2.

(x) dx = 1
2

A2

sen 2

(5.25)

n x dx = 1 L

A=

2 L

(5.26)

(5.27)

ESTADO FUNDAMENTAL, n = 1 2.5 Mdulo ao Quadrado de Psi(x) ) x ( i s P e d o d a r d a u Q o a o l u d M e ) x ( i s P 2

1.5

Funo de Onda Psi(x)

0.5

0 0 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 x 0.6 0.7 0.8 0.9 1

Figura 5.2: Estado Fundamental Para n = 2, temos:


ESTADO EXCITADO, n = 2 2

1.5 ) x ( i s P e d o d a r d a u Q o a o l u d M e ) x ( i s P

1 Mdulo ao Quadrado de Psi(x)

0.5

-0.5 Funo de Onda Psi(x)

-1

-1.5 0 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 x 0.6 0.7 0.8 0.9 1

Figura 5.3: Estado Excitado, n = 2 Para n = 3, temos:


ESTADO EXCITADO, n = 3 2

1.5 ) x ( i s P e d o d a r d a u Q o a o l u d M e ) x ( i s P

0.5

Mdulo ao Quadrado de Psi(x) Funo de Onda Psi(x)

-0.5

-1

-1.5

0.1

0.2

0.3

0.4

0.5 x

0.6

0.7

0.8

0.9

Figura 5.4: Estado Excitado, n = 3 E assim por diante. Alguns aspectos muito interessantes merecem ser frisados. Vemos nitidamente nos grficos que as funes de onda so ondas estacionrias, como j

espervamos a partir de nossa anlise matemtica. Vemos tambm que, para cada estado de energia, h uma configurao probabilstica distinta, o que tambm no surpreendente. Algo interessante pode ser visto nas duas ltimas figuras. Na Fig. 5.3, por exemplo, vemos que a probabilidade de a partcula estar em uma vizinhana infinitesimal de x = 0.5 nula. No entanto, ela tem uma probabilidade no-nula de estar nas regies x < 0,5 e x > 0,5. Ora, somos obrigados a aceitar que ela pode transitar entre as duas regies sem jamais estar em uma vizinhana infinitesimal de x = 0.5! Isto parece muito estranho, mas precisamos nos lembrar que toda a nossa confuso dentro do mundo quntico s decorre de nossa intuio moldada na concepo clssica de partcula. O exemplo do poo infinito muito rico, dele emergindo a quantizao da energia e uma rica viso probabilstica, para ficar em dois aspectos. Podemos notar o que pode nos dar a equao de Schrdinger num problema bem simples. Poderamos equacionar muitas outras situaes, algumas mais interessantes que as outras. No entanto, acreditamos que estes dois exemplos, principalmente o segundo, mostram bem como se procede, via de regra, na resoluo de um problema quntico. Passaremos ento a um outro resultado interessante, cuja explicao tambm depende da mecnica ondulatria. 5.3 O Efeito Tnel Algumas vezes ouvimos falar que a Fsica Quntica prev que as partculas podem se comportar como fantasmas, atravessando paredes de potencial mais altas do que sua prpria energia. A clssica analogia com uma pessoa que corre contra uma parede e, miraculosamente, a atravessa. Procuraremos formalizar o que isto, o efeito tnel, quer dizer, e apontaremos algumas aplicaes prticas deste efeito. At agora, o mais longe que fomos em termos da funo V(x) foi consider-la infinita ou nula. No entanto, em muitos casos de interesse, devemos considerar esta funo como, por exemplo, um degrau finito. Na Fig. 5.5, temos um exemplo deste caso:

Figura 5.5: Barreira Finita de Potencial Nesta figura, E a energia total da partcula e V a energia potencial da barreira entre x = a e x = b. Como vemos, a partcula no tem energia suficiente para romper a barreira e chegar regio x > b.

10

Porm, se resolvermos a equao de Schrdinger, para V(x) como na Fig. 5.5, possvel mostrar que h uma probabilidade no-nula de a partcula, mesmo com E < V, estar na regio x > b. Novamente, temos uma ruptura com o mundo clssico, onde isto no poderia acontecer em hiptese alguma. Como pode uma partcula com energia menor que V ultrapassar a barreira? Ora, toda estranheza est justamente no emprego do conceito de partcula. Caso pensemos em uma onda, a coisa no to estranha assim, como tentaremos mostrar adiante. A probabilidade de uma partcula onda com energia E ultrapassar a barreira dada, aproximadamente, por: T exp(-2KL) sendo L a largura da barreira (L = b-a) e K: K= 82 m(V E) h2 (5.29) (5.28)

Em termos de ondas clssicas, podemos fazer uma analogia entre T e o coeficiente de transmisso da onda quando de sua incidncia sobre um meio qualquer. Esta analogia condiz exatamente com a abordagem da mecnica ondulatria, para a qual a partcula nada mais que um pacote de ondas que incide sobre uma barreira, sendo passvel de transmisso. Percebemos que to mais fcil tunelar por uma barreira quanto menor for a diferena de energia V E e a largura L, o que bastante intuitivo. Resta ento perguntar: a Fsica Quntica burlou a conservao da energia? Uma resposta bastante engenhosa pode ser dada com base na segunda relao de incerteza estudada no captulo 4, a saber: E.t h (4.11)

Assim, possvel, no efeito tnel, que se burle a conservao da energia por uma quantidade E = V E, desde que o tempo decorrido nesta transgresso no exceda o intervalo t esperado de (4.11). Grosso modo, mesmo a noo de conservao da energia est sujeita s indeterminaes de Heisenberg. Para que no nos sintamos completamente perdidos neste novo mundo, vale lembrar que o efeito tnel ocorre tambm para ondas luminosas, de forma muito curiosa. Analisemos o experimento descrito na Fig. 5.6.

11

Figura 5.6: Efeito Tnel em Ondas Clssicas Temos um prisma de vidro imerso no ar. No primeiro caso, um raio incidente na interface vidro-ar sofre reflexo total, ou seja, nada transmitido pela interface. Entretanto, quando um segundo prisma de vidro aproximado, fazendo com que o gap entre as duas interfaces vidro-ar seja pequeno, ento a configurao de reflexo total destruda, havendo a transmisso de uma parcela da luz pela interface do primeiro prisma, ao contrrio do que ocorria antes. Isto quer dizer que quando se imps uma barreira (gap) finita, houve um coeficiente de transmisso no-nulo. Parece-nos estranho, pois temos a impresso que o raio, de alguma forma, percebe se poder ou no atravessar a barreira, meio que sentindo a presena do prisma. Na realidade, uma anlise das equaes do eletromagnetismo explicam o ocorrido sem sobressaltos. Halliday e Resnick sugerem um experimento simples para verificar a ocorrncia de tunelamento em ondas clssicas. O que eles sugerem que se incline um copo cheio de gua at que os raios de luz que chegam aos nossos olhos sejam provenientes de reflexo total nas paredes do copo. Nesta situao, veremos a parede prateada. Devemos ento umedecer um dedo e apert-lo contra a parede do copo, pelo lado de fora. Neste caso, iremos ver, contra o fundo prateado, nossas impresses digitais, com as regies de ranhura do dedo ainda prateadas. Isto quer dizer que vemos as regies do dedo que estavam mais juntas parede do copo (menor gap), sendo que as regies mais distantes (ranhuras) tem um gap ainda muito grande para que vejamos o efeito tnel ocorrer. O efeito tnel tem muitas aplicaes prticas. Uma delas o famoso microscpio de tunelamento de varredura. Neste microscpio, uma agulha de tungstnio percorre a superfcie do material que se deseja analisar, sem no entanto, nela encostar. mantida uma distncia de alguns angstroms. A agulha tem uma pequena diferena de potencial em relao ao material, atraindo eltrons. Quando h alguma ranhura na superfcie, o gap entre a agulha e o espcime estudado aumenta, modificando o valor da corrente gerada pela diferena de potencial, segundo as previses do efeito tnel. esta variao na corrente de tunelamento que se transforma na imagem formada. Uma outra aplicao importante o diodo tnel. Este dispositivo composto por uma regio positiva, uma regio negativa e uma regio neutra entre as duas. A corrente no diodo basicamente uma corrente de tunelamento pela regio neutra. Esta corrente pode ser controlada variando-se externamente o potencial associado barreira, o que varia a probabilidade de transmisso T (ver, por exemplo, a equao (5.28) ). O efeito tnel pode ainda ser verificado no decaimento alfa e num dispositivo denominado junta Josephson. 12

Bibliografia do Captulo 5: [Bhr 1996] N. Bhr, Fsica Atmica e Conhecimento Humano: Ensaios (1932-1957), Contraponto, 1996. [Born 1986] M. Born, Fsica Atmica, Fundao Calouste Gulbenkian, 1986. [Eisberg 1961] R. Eisberg, Fundamentals of Modern Physics, Wiley, 1961. [Halliday e Resnick 1994] D. Halliday, R. Resnick, Fundamentos da Fsica, LTC, 1994. [Heisenberg 1995] W. Heisenberg, Fsica e Filosofia, Editora UnB, 1995. [Krane, 1983] K. Krane, Modern Physics, Wiley, 1983. [Ohanian 1995] H. Ohanian, Modern Physics, Prentice Hall, Second Edition, 1995. [Serway 1990] R. Serway, Physics for Scientists and Engineers, Saunders College Publishing, Third Edition, 1990.

13

You might also like