You are on page 1of 2

Caractersticas do Socialismo No mundo, existem dois tipos de sistema poltico-econmico: o capitalismo e o socialismo.

O sistema capitalista vigora desde o sculo XVIII. No entanto, no sculo XIX, o capitalismo no estava agradando aos trabalhadores europeus, em razo da condio de explorao em que viviam. Tal fato fez surgir no continente um sentimento de mudana. A classe proletria pde enxergar uma soluo no socialismo, que figurava como um acervo de ideias que tinha como objetivo a implantao de um modelo de sociedade mais justa, para extinguir a sociedade de classes, na qual os capitalistas exploram os trabalhadores. A insatisfao e o desejo de mudanas foram reforados com as ideias de dois grandes pensadores alemes, Karl Marx e Friedrich Engels, que dispuseram de um conjunto de ideias necessrias para a instaurao de uma sociedade plenamente socialista. Tais ideias surgiram aps um rigoroso estudo sobre o capitalismo. A implantao do socialismo ocorreu somente no sculo XX, mais precisamente em 1917, quando o governo monarquista foi derrubado pela revoluo russa, dando origem Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS). Na segunda metade do sculo XX o socialismo ganhou outros adeptos, como os pases do Leste Europeu, alm da China, Cuba e algumas naes africanas e asiticas. No entanto, com configuraes socialistas distintas. As caractersticas do socialismo so completamente diferentes em relao ao capitalismo, a seguir veja os principais aspectos socialistas: Meios de produo socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indstrias, terras agrcolas, dentre outras, so de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos igualmente dividida entre todos. Inexistncia de sociedade dividida em classes: como os meios de produo pertencem sociedade, existe somente uma classe; a dos proletrios. Todos trabalham em conjunto e com o mesmo propsito: melhorar a sociedade. Por isso no existem empregados nem patres. Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os segmentos da economia e responsvel por regular a produo e o estoque, o valor do salrio, controle dos preos e etc. Configurao completamente diferente do sistema liberal que vigora no capitalismo, no qual o prprio mercado controla a economia. Dessa forma, no h concorrncia e variao dos preos.

Valorizao da mulher tema de palestra promovida pela Sade


08/03/2012 - 12:12:00 - Da Redao Esta notcia foi lida 102 vezes s vsperas do Dia Internacional da Mulher, o Departamento de Sade, da Prefeitura de Valentim Gentil, prosseguiu na tarde desta quarta-feira, dia 07, com a programao da Semana da Mulher, em evento realizado no CCI (Centro de Convivncia do Idoso). Segundo a coordenadora dos programas PACS (Programa Agente Comunitrio de Sade) e ESF (Estratgia Sade da Famlia), Rosana Segura, na oportunidade, as atividades foram voltadas promoo da sade, autoestima, lazer e, principalmente, valorizao e proteo em defesa da mulher. Atendendo ao mesmo planejamento do evento realizado na tera-feira, 06, ocasio em que a psicloga Vivian proferiu diversas orientaes s mulheres convidadas, na tarde desta quarta-feira, foi a vez da tambm psicloga Naiara explanar sobre os seguintes assuntos: os desafios que as mulheres enfrentam nos diversos papeis; origem do dia da mulher; os papeis desempenhados pelas mulheres na sociedade; valorizao e proteo em defesa da mulher, alm de 10 dicas para melhorar a auto-estima. Durante a palestra, que tambm contou com a participao especial da estudante de psicologia Camila, das estudantes de enfermagem do 4 ano da Unifev, Bianca, Sara e Maira, sob a superviso da enfermeira responsvel Helena Alencar e com o apoio dos agentes comunitrios de sade, foram ouvidos depoimentos pessoais de mulheres presentes e experincias de vida. Como forma de descontrao, o evento foi encerrado com sorteios de brindes e um relevante caf da tarde. ESF Ainda na tarde de quarta-feira, sob a superviso da enfermeira Juliane Diogo, a tcnica de enfermagem Daniela, as universitrias Bianca, Sara e Maira e os agentes de sade, realizaram junto ao programa ESF (Estratgia Sade da Famlia), responsvel, principalmente, em atender os moradores dos conjuntos habitacionais, coleta de papanicolau e levaram informaes referentes preveno de cncer no colo de tero e de mama. A tarde foi encerrada com bingo e um agradvel caf da tarde para as moradoras do bairro. Programao para esta quinta-feira PACS e ESF (Postinho):

- Caminhada com sada s 7h, do ESF (postinho da COHAB), mostrando a importncia da atividade fsica na vida das pessoas, mediante a carro de som, dinmica, bales e sorteio de brindes durante a caminhada.

You might also like