You are on page 1of 21

: arte de conquistar resultados

COACHING: Arte de Conquistar Resultados


Conhece-te a ti mesmo
Scrates
Douglas de Matteu
Master Coach

: arte de conquistar resultados Executivos indicam melhoria significativa com Coaching Uma recente pesquisa (PUC CAMPINAS) realizada com 10 executivos que passaram pelo processo de Coaching aponta que 100% aperfeioaram a capacidade de ouvir, 80% melhoraram a flexibilidade, 80% aprenderam a aceitar melhor as mudanas e 70% evoluram a capacidade de se relacionarem. - Revista Voc S/A Estudos mostram que o retorno do investimento do coaching alto para as empresas. Executivos que passaram pelo processo de coaching classificaram o retorno quantitativo em 6 vezes o valor do investimento. Algumas melhorias apontadas como resultado do coaching: Melhor relacionamento de trabalho com subordinados 77% Melhor relacionamento com chefe 71% Melhor relacionamento com pares 63% Aumento do nvel de satisfao com o trabalho 61% Aumento de comprometimento com a empresa 44% - Revista Fortune
Fonte:http://ibccoaching.com.br/coaching_novidades.php#4

Visualize, oua e sinta a inteno positiva ... Pense, sinta e vivencie o Coaching

: arte de conquistar resultados

Em 2009 A Revista Harvard Business Review, realizou uma pesquisa com a seguinte questo: "As companhias e executivos obtm valor dos seus coaches?
A recente pesquisa de Harvard na indstria encontrou que a popularidade e aceitao do coaching como ferramenta de liderana continua crescendo mesmo no atual escasso ambiente de negcios. A pesquisa concluiu que clientes continuam recorrendo ao profissional coach, porque o coaching funciona. A pesquisa tambm constatou que: mais de 48% das companhias agora usam coaching para desenvolver Alta Performance em capacidades de liderana. Foi detectado que a taxa mdia por hora do coaching de 500 dlares ( de no mnimo 200 a no mximo 3.500 dlares ) e o tpico trabalho de um coaching varia de 7 12 meses. - 2009 Harvard Business Review Survey

Coaching melhora performance de Executivos Executivos que passaram por Coaching melhoraram 90% em produtividade, 80% se mostraram mais abertos para mudanas organizacionais e 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e relacionamento no trabalho. - Fonte Folha SP
Fonte:http://ibccoaching.com.br/coaching_novidades.php#4

Visualize, oua e sinta a inteno positiva ... Pense, sinta e vivencie o Coaching

: arte de conquistar resultados

Resultados de uma pesquisa sobre Coaching com as 1000 maiores companhias segundo a Fortune
Os respondentes eram executivos de grandes empresas que participaram de um programa de "melhoria" e "crescimento" orientados por Coaching de 6 12 meses. A pesquisa constatou que os participantes avaliaram o retorno sobre investimento do Coaching em 6x o custo pago pelas suas companhias. Ento, $ 18.000,00 investido em um programa de coaching executivo gera um valor aproximado de 108 mil dlares.
- Fortune Magazine

Crescimento explosivo dos Lderes em Coaching


Dr. Brian Underhill em um grande estudo e pesquisa detectou que o Coaching agora est presente nos

maiores nveis da organizao. 43% dos "CEOs" e 71% do grupo de executivos seniors de
categoria superior relataram que tiveram experincia com Coaching. 63% das organizaes contatadas disseram planejar desenvolver o uso do Coaching nos prximos 5 anos. O mais revelador, que 92% dos lderes que fizeram coaching disseram que planejam faz-lo de novo. Todos os indicadores fornecem uma forte recomendao do Coaching;.
- FastCompany.Com
Fonte:http://ibccoaching.com.br/coaching_novidades.php#4

Visualize, oua e sinta a inteno positiva ... Pense, sinta e vivencie o Coaching

Douglas de Matteu
Formado em Marketing e Promoo de Vendas;

Administrador de Empresas;
Especialista em Marketing; Especialista em Educao a Distncia;

Mestre em Semitica, Tecnologias de Informao e Educao;


Docente na FATEC de Mogi das Cruzes, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e UNISUZ;

Professor em nvel de Ps graduao junto UBC e UMC;


Atua na reas de Administrao, Marketing, Comercial Desenvolvimento Humano.

Antes do Coaching
Janeiro de 2011
E-mail/MSN: douglasmatteu@hotmail.com,

Prof. Mestre Douglas de Matteu - Master Coach


Diretor Presidente do Instituto Evolutivo;
Presidente da Associao Brasileira dos Profissionais de Marketing ABPMarketing; Diretor Institucional da ADRAT Agncia de Desenvolvimento Regional do Alto Tiet Representante da Diretoria do Grupo Monfer Consultoria e Coaching no estado de So Paulo; Mestre em Semitica, Tecnologias da Informao e Educao; Especialista em Marketing e em Educao a Distncia; Bacharel em Administrao de Empresas e Formado em Marketing e Promoo de Vendas; Professional Self Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association) e GCC (Global Coaching Community); Certificao Internacional de Coaching , Mentoring & Holomentoring ISOR Behavioral Analyst. (Analista Comportamental) Instituto Brasileiro de Coaching Practitioner em Programao Neurolinguistica com reconhecimento internacional da The Society of NLP - licenciada por Richard Bandler, criador da PNL; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Docente na Fatec de Mogi das Cruzes, Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade Unidade de Suzano UNISUZ e em cursos de ps-graduao; Coautor dos Livros: Manual Completo de Coaching; Ser + em Vendas Volume II; Ser + Criatividade e Inovao, Ser + Gesto de Pessoas e Ser + com Qualidade Total.
Coordenador do Grupo de Ensino e Pesquisa em Liderana e Coaching GEPLICO da Fatec MC.

: arte de conquistar resultados

Cobranas de todos lados. SPA - Sndrome do Pensamento Acelerado (CURY, 2010) Convite para sair do Piloto Automtico. Reavaliar crenas.

Repensar qual o seu papel no palco da vida


Compartilhar conhecimentos sobre Coaching

Viver Intensamente. No a espcie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, aquela que melhor se adapta mudana. Charles Darwin

: arte de conquistar resultados

Coaching um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competncias comportamentais, psicolgicas e emocionais direcionado conquista de objetivos e obteno de resultados planejados que, para ser compreendido, pode ser comparado aliana de sucesso entre um tcnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees)
Coaching Education
Fonte: (MARQUES, 2011)

Origem do
Origens

: arte de conquistar resultados

1400 - Cidade de Kcs(Hungria) para designar a carruagem de 4 rodas. Em ingls coach Sculo XVIII, os alunos universitrios nobres iam de coach (carruagem) para aulas. A palavra Coach comea ser usada pelos universitrios americanos da poca para designar o tutor particular 1830 - Na Oxford Universty utiliza o termo coach para o tutor que carrega, conduz e prepara os estudantes para provas. 1950 - O termo utilizado em literatura de negcios referenciando habilidade de gerenciar pessoas 1974 - Timoth Gallwey , lana o livro The Inner Game of Tennis com conceitos de Coaching Esse um marco para o Coaching 1980 - Programas de liderana incluram o conceito Coaching Executivo 2000 - Primeira tese de doutoramento com a temtica Coaching 2008 - Teoria bsica das razes do Coaching Vikki G. Brook (Tese)
2011 - Grupo de Pesquisa em Liderana e Coaching -GEPLICO na FATEC-MC
Fonte: (MARQUES, 2011)

Origem do
Scrates

: arte de conquistar resultados

A metodologia do Coaching

baseia-se na arte da maiutica.


Influncia de Plato Influncia de Aristteles Perguntas para potencializar o dilogo. A metodologia bsica para conseguir o que se deseja a ao.

Coaching uma parceria continuada que estimula e apia o cliente a produzir resultados gratificantes em sua vida pessoal e profissional . Por meio do processo de coaching, o cliente expande e aprofunda a sua capacidade de aprender, aperfeioa seu desempenho e eleva sua qualidade de vida.

Coaching liberar o potencial de uma pessoa para que ela maximize a prpria performance. mais ajud-la a aprender do que ensin-la.
Tim Gallwey
W. Timothy Gallwey

Coaching um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.

:: arte de conquistar resultados arte de conquistar resultados

Coach um profissional capaz de transformar sonhos em realidade, um profissional focado para metas e objetivos que supera todos os desafios de maneira estratgica eficiente e eficaz, de maneira a desenvolver pessoas e organizaes. Coaching a arte de aumentar a performance dos outros. Coaching o processo de evocar excelncia nas pessoas. Coaching promove desempenho excelente e longo prazo. Com resultados comprovados. Coaching potencializa o poder pessoal de cada um. Coaching uma metodologia que gera conversaes efetivas, identificao e reformulao de valores, metas e busca solues

Coaching Education

Fonte: (MARQUES, 2011)

:: arte de conquistar resultados arte de conquistar resultados

um processo focado em aes do coachee para a realizao de suas metas e desejos.


Aes no sentido de desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas prprias competncias, equipando-o com as ferramentas, conhecimento e oportunidades para se expandir, usando os seguintes processos: O processo de investigao, reflexo e conscientizao. Descoberta pessoal dos pontos fracos e das qualidades. Aumento da conscincia de si mesmo. Aumento da capacidade de se responsabilizar pela prpria vida. Estrutura e foco. Feedback realista. Apoio.

Coaching Education

Fonte: (MARQUES, 2011)

:: arte de conquistar resultados arte de conquistar resultados

Sonhos

Boris

Novos talentos

Stefana

:: arte de conquistar resultados arte de conquistar resultados

Inteligncia Emocional
Os Cinco pilares do Quociente Emocional
capacidade de identificar os nossos prprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoes dentro de ns e nos nossos relacionamentos"(Goleman, 1998).

Autoconhecimento Administrao das Emoes Automotivao Empatia Arte do Relacionamento

: arte de conquistar resultados

Nunca tivemos tantas opes para decidir nosso destino. Nenhuma escolha ser boa, porm, se no soubermos quem somos. Peter Drucker
Identificao de:

Valores
Misso

Viso
Nenhum vento ser favorvel para o barco que no sabe o seu porto de destino. SENECA, Lucius Annaeus Dramaturgo,Filsofo e Poltico Romano (5 AC a 65 DC)

:: arte de conquistar resultados arte de conquistar resultados

Os resultados da sua vida comeam com definio de quem voc ... Pra onde quer ir ... Quais so valores ...
Misso Evoluir constantemente como ser humano. Contribuir para transformao e desenvolvimento da vida das pessoas, organizaes, por meio do conhecimento e do amor. Viso Ser reconhecido como professor, Master Coach, escritor e empresrio de sucesso, que contribui de modo singular com vida das pessoas e com o bem estar planetrio
Valores
Amor Humanidade Calma Criatividade e inovao Inteligncia Aprendizagem contnua Otimismo Flexibilidade Gentileza tica e Famlia.

: arte de conquistar resultados

PERGUNTAS PODEROSAS: O que me impede?

E o que mais?
Talvez ...

E se ...
O que posso fazer agora?

COACHING: FOCO, AO E RESULTADO


Fonte: MATTEU, 2011 adaptado

:: arte de conquistar resultados arte de conquistar resultados

PERGUNTAS PODEROSAS: Qual o seu papel como ..... ? O quanto tem se dedicado? Como encara as atividades ... ?

Esta satisfeito com os resultados?


Como esta o meu relacionamento com os ....?

Qual a relao da .... na produo do seu Futuro? Talvez ... E se ...


O que voc pode fazer agora?

COACHING: FOCO, AO E RESULTADO

:: arte de conquistar resultados arte de conquistar resultados

Referencias
CURY, A. O cdigo da Inteligncia e a excelncia emocional. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2010. GOLDSMITH, Marshall; LYONS, Laurence; FREAS, Alyssa. Coaching: O exerccio da Liderana, Rio de Janeiro:2003. GOLEMAN, Daniel. Inteligncia Emocional. Rio de Janeiro:Objetiva, 1998.

HUNTER, J. C. O Monge e o Executivo:uma histria sobre a essncia da Liderana. 18ed. Rio de Janeiro:Sextante, 2004. KRAUSZ, R. R. Coaching Executivo: A conquista da liderana. So Paulo: Nobel. 2007. MARQUES, Jose Roberto. Professional Self-Coaching. IBC, 2011. ______. Business and Executive Coaching. IBC, 2011. MATTEU, Douglas. Desenvolva as Competncias do lder Coach com a Roda da Liderana Coaching in: SITA, M; PERCIA, A. Manual completo de Coaching. So Paulo: Ser Mais, 2011a. ______. Gesto Estratgica de Pessoas com Coaching: A arte de alcanar resultados in: SITA, M; LANNES, A. Ser + em Gesto de Pessoas. So Paulo: Ser Mais, 2011b. MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos da Administrao. 2 Ed. So Paulo: Atlas, 2007 O`CONNOR, Joseph; LAGES, Andrea. Coaching com PNL: Guia para alcanar o melhor em outros: como ser um coach master, Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008. O`CONNOR, Joseph; LAGES, Andrea. Como a Coaching Funciona. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008. O`CONNOR, Joseph; LAGES, Andrea. O que Coaching. So Paulo: All Print, 2010.

Lembre-se, de sempre se lembrar e nunca esquecer ... Prof. Me Douglas de Matteu

Investimento
Acelerando resultados e transformando pessoas

www.institutoevolutivo.com.br
Contato: institutoevolutivo@gmail.com Douglas de Matteu, Adm. Prof. Mestre Master Coach Centro Profissional Columbia. Rua Baruel, 544, 1 Andar, Sala16, Centro - Suzano-SP, CEP:08675-000. Tel.: (55)11-3419.0585

www.douglasmatteu.com.br
Voc nunca sabe quais resultados viro da sua ao. Mas se voc no fizer nada, no existiro resultados. (Mahatma Gandhi)

You might also like