You are on page 1of 14

Revista do Departamento de Geografia, 15 (2002) 7790.

ANLISE ESTRUTURAL DA COBERTURA PEDOLGICA: UMA EXPERINCIA DE ENSINO E PESQUISA


Jos Pereira de Queiroz Neto*
Resumo: O acordo CAPES/COFECUB permitiu ao Departamento de Geografia desenvolver, entre 1980 e 1995, um programa de ensino e pesquisa em ps-graduao, com a participao da cole Nationale Suprieure Agronomique de Rennes, do Centre de Gomorphologie CNRS, de Caen e do Centre ORSTOM de Caiena, sob o tema Anlise estrutural da cobertura pedolgica e suas aplicaes nos ambientes tropicais. O programa compreendia uma parte terica e outra prtica, com levantamento e cartografia de coberturas pedolgicas em diferentes reas de So Paulo, Paran, Santa Catarina e Minas Gerais. Com base nesses trabalhos foram elaboradas sete dissertaes de mestrado e 18 teses de doutorado: seus resultados cientficos representam uma significativa contribuio ao conhecimento da pedognese e da dinmica pedolgica atual, relacionada gnese e evoluo dos relevos e a questes de uso dos solos. Os resultados so sintetizados em dois conjuntos temticos: 1- sistemas pedolgicos: gnese e dinmica; 2- funcionamento hdrico e eroso. Palavras-chave: Sistemas de transformao pedolgica; Linhas de pedra; Couraas ferruginosas; Dinmica da gua e eroso.

Introduo: uma nova viso dos solos


A anlise estrutural da cobertura pedolgica, introduzida por BOULET (1978), tem sua origem mais longnqua no conceito de catena de MILNE (1934): representa a preocupao dos pedlogos em compreender a distribuio dos solos nas vertentes e nas paisagens, suas causas e fatores, isto , procura interpretar os processos responsveis por essa distribuio.
Para MILNE (1934): catena uma unidade prtica de mapeamento [...] que agrupa solos que, a despeito de estarem colocados em pontos diferentes de um sistema natural de classificao, tendo em vista suas diferenas morfolgicas e fundamentais1, esto, no entanto relacionadas na sua ocorrncia por condies topogrficas e se repetem nas mesmas posies uns em relao aos outros, sempre que aquelas condies esto presentes (MILNE, 1934).

No entanto, MILNE (1936) responsabilizava a eroso como a principal responsvel pela disposio de catenas ao longo das vertentes, mesmo assinalando tambm outros fatores. Dez anos mais tarde, GREENE (1945) afirmaria que essas seqncias so comuns nos trpicos, e o que se observa equivaleria a horizontes de lixiviao e acumulao: as partes altas seriam de exportao, similares aos horizontes A, ao

passo que as inferiores seriam de acumulao, semelhantes aos horizontes B. Entretanto, essas observaes genricas de GREENE (op. cit.) no tiveram seqncia. Vinte anos depois, DELVIGNE (1965) retoma pesquisas sobre distribuio da alterao de granitos ao longo das vertentes, em regio equatorial da frica, publicando sua tese de doutorado. Havia estudado seqncias de perfis de alterao e solos em vertentes, com auxlio das anlises qumicas e mineralgicas (sobretudo difrao de raios X), da interpretao de lminas delgadas em microscopia ptica (micromorfologia) e do emprego de microscopia eletrnica de transmisso. Demonstra que efetivamente as posies do topo das vertentes so de exportao (sobretudo SiO2 e bases, mas tambm Al2O3), deixando um resduo principalmente gibbstico; paralelamente, os sops podem ser zonas de acumulao, com neoformao de caulinita. BOCQUIER (1973) fornece, a seguir, uma contribuio fundamental ao estudo da pedognese, com sua tese de doutorado sobre a gnese e a evoluo de duas toposseqncias de solos no Chade, cujas condies ambientais em clima semi-rido a submido da frica Central seriam similares s das reas estudadas por MILNE (1934). Empregou tcnicas de observao e anlise similares s de DELVIGNE (1965), porm com muito maior ateno para os solos.

* Departamento de Geografia USP, C.P.26097, 05513-970 So Paulo (SP), Brasil. e-mail: laboped@usp.br 1 genticas? (observao do autor).

77

J. P. Queiroz Neto / Revista do Departamento de Geografia, 15 (2002) 7790.

Caracterizou as diferentes organizaes e estruturas pedolgicas ao longo das vertentes, relacionando-as com os tipos de alterao do substrato e as neoformaes mineralgicas; verificou que as diferenciaes pedolgicas verticais e laterais dos horizontes so o resultado de processos de transformao e seus agentes so os fluxos internos da gua. Essas estruturas pedolgicas dinmicas testemunham, ao mesmo tempo, os processos que lhes deram origem. Nesse quadro biogeodinmico, as diferenciaes pedolgicas e geoqumicas resultam de autodesenvolvimento, em sistemas condicionados pelos agentes bioclimticos; as acumulaes de matria jusante podem bloquear a sada dos elementos, promovendo modificaes estruturais e neoformaes mineralgicas remontantes ao longo das encostas, a partir dos sops. Com base nesses resultados e no conhecimento adquirido no continente africano, BOCQUIER et al. (1974) estendem as observaes a outras condies ambientais, mostrando que o zoneamento e o conceito de zonalidade dependem do condicionamento topogrfico e da circulao das solues; estas, por sua vez, dependem das condies de umidade do clima. As bases da anlise estrutural da cobertura pedolgica estavam lanadas: pouco tempo depois, BOULET (1978), que havia apresentado na sua tese de doutorado uma abordagem similar de BOCQUIER (1973), prope esse procedimento, que permite a reconstituio da distribuio espacial das organizaes pedolgicas ao longo das encostas. Inicia-se pela reconstituio bidimensional da organizao dos solos com seus horizontes, em toposseqncias, estabelecidas no sentido de maior declive das vertentes: as escalas de representao grfica dos resultados dos trabalhos so geralmente muito grandes, variando de 1:100 a 1:1.000. Trincheiras abertas em pontos privilegiados permitem observar as transies verticais e laterais entre horizontes. Num segundo momento, com outras toposseqncias transversais e paralelas, reconstituise a distribuio espacial (tridimensional) das organizaes pedolgicas; os limites entre horizontes so colocados em mapas, sob a forma de curvas de isodiferenciao, que representam posies onde se iniciam ou terminam horizontes e/ou outras feies pedolgicas ou geolgicas. Alguns aspectos servem de embasamento para esse procedimento (BOULET et al., 1982): 1. O solo um meio organizado e estruturado, constituindo uma cobertura contnua ao longo das vertentes; 2. As organizaes pedolgicas e suas estruturas apresentam, assim, trs dimenses espaciais, donde seu carter de

tridimensionalidade e uma dimenso temporal; as caractersticas dessa organizao e das estruturas devem estar presentes em todas as escalas de observao, desde a da paisagem at a do microscpio; 3. Como decorrncia, e independentemente das aplicaes, o estudo dos solos deve basear-se no reconhecimento dessas organizaes e estruturas pedolgicas, em todas as escalas, no das caractersticas e propriedades, de seu funcionamento e de sua histria. Esses princpios tm importncia para a determinao do funcionamento e comportamento dos solos face aos diferentes modos de utilizao: agrcola, silvicultura, urbanismo, engenharia, prospeco geolgica e mineral, etc. O procedimento da anlise estrutural da cobertura pedolgica, introduzido no Brasil no incio da dcada de 1980 (QUEIROZ NETO, 1988; QUEIROZ NETO et al., 1981) permitiu, concretamente, superar algumas dificuldades propostas originalmente pelo conceito de catena de MILNE (1934), que via as sucesses de solos ao longo das encostas como uma simples justaposio de perfis verticais. Essa viso reducionista foi substituda pela percepo do solo como um meio contnuo, cujas diferenciaes so devidas ao movimento interno das solues, tal como GREENE havia suspeitado em 1945. Esse corpo contnuo, organizado e estruturado como cobertura pedolgica, apresenta diferenciaes laterais, principalmente ao longo das encostas, que no se manifestam simultaneamente em todos os horizontes presentes: assim, estes no se sucedem apenas verticalmente, como se observa numa trincheira, mas tambm lateralmente. O estudo dos solos tornou-se muito mais completo e complexo para o conhecimento da pedognese, permitindo perceber a importncia dos processos biogeoqumicos responsveis, sobretudo relacionados circulao lateral das solues. O estudo deve ser realizado em todas as escalas de observao disponveis, da macromorfolgica de campo, passando pela micromorfolgica em escala de microscopia ptica at as escalas ultramicroscpicas, incluindo a que atinge a distribuio dos elementos. Isso quer dizer que a viso do solo, por meio da anlise estrutural da cobertura pedolgica, integra essas diferentes escalas de observao, que se completam. Alm disso, a aplicao do conceito de cobertura pedolgica como corpo natural contnuo nas encostas completado pelas anlises laboratoriais para determinao de suas caractersticas e propriedades fsicas, qumicas, fsico-qumicas, mineralgicas, biolgicas, etc. Enfim, a caracterizao do comportamento hdrico dos solos feita tanto no campo, por meio de

78

Anlise estrutural da cobertura pedolgica: uma experincia de ensino e pesquisa

medidas diretas do estado da gua superficial, subsuperficial e profunda, quanto em laboratrio, em particular a determinao qualitativa e quantitativa das porosidades, reteno de gua, etc.

A experincia de ensino e pesquisa no Brasil


Em 1980, o programa de ensino e pesquisa foi organizado no mbito dos convnios qinqenais Capes/Cofecub (projeto 35/80, renovado em 1987 como 35/87), tendo como tema a anlise estrutural da cobertura pedolgica e suas aplicaes (QUEIROZ NETO et al., 1986; RUELLAN et al., 1984/1985). Esse programa reuniu o Departamento de Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo (FFLCH-USP), a cole Nationale Suprieure Agronomique (Rennes), o Centre de Gomorphologie CNRS (Caen) e o Centre ORSTOM (Caiena), e contou com o apoio financeiro da Fapesp, da CCInt-USP e do acordo CNPq/CNRS. A coordenao brasileira esteve a cargo de Jos Pereira de Queiroz Neto e de Alain Ruellan, pela parte francesa. Em 1994, o projeto foi renovado (projeto 151/94), tendo Selma Simes de Castro assumido a coordenao pela equipe brasileira. Esse programa respondia a algumas questes levantadas anteriormente a respeito da natureza dos colvios e solos, genericamente denominados formaes superficiais. Essas questes haviam surgido durante o desenvolvimento de um programa de colaborao entre o Departamento de Geografia da USP e o Centre de Gomorphologie CNRS de Caen, sobre o Estudo comparado das formaes superficiais tropicais e temperadas midas, que terminaria com a realizao de um Colquio Franco-Brasileiro em 1978. O novo programa envolvia operaes conjugadas de ensino e pesquisa: 1 - Vinculava-se ps-graduao em Geografia Fsica do Departamento de Geografia; 2 - Apoiava-se em duas disciplinas: 2.1 - Pedognese e Geomorfologia (responsvel J. P. Queiroz Neto) 2.2 - Anlise Estrutural da Cobertura Pedolgica (responsvel A. Ruellan). 3 - A disciplina Anlise Estrutural da Cobertura Pedolgica tinha dois momentos: 3.1 - uma parte terica (concentrada em tempo inte gral em sala de aula), e, 3.2 - a parte prtica, em seqncia, 2 a 4 semanas de trabalhos de campo. 4 - O desenvolvimento das pesquisas, em continuidade aos trabalhos de campo, constitua o inicio de um trabalho

de ps-graduao de estudantes que visavam preparar seus mestrados ou doutorados. 5 - As reas de pesquisa em que desenvolver-se-ia a parte prtica da disciplina eram definidas anualmente, e a parte terica tinha lugar no mesmo local, desde que as condies fossem adequadas. Orientaram os trabalhos de campo os pesquisadores franceses Jol Pellerin, Pierre Curmi e Ren Boulet, alm dos dois coordenadores. Os estudantes engajados no programa e cujas pesquisas individuais visavam a realizao de dissertaes ou teses aumentavam sua experincia participando tambm como monitores (S. S. Castro, R. P. Dias Ferreira, F. X. T. Salomo, entre outros). Inicialmente, procurou-se implantar pesquisas em reas com algum conhecimento prvio, fosse por meio das cartas geomorfolgicas e de formaes superficiais, como em Marlia e So Pedro, fosse mediante outros estudos, sobretudo de solos, como nos casos de Botucatu e Ilha Solteira. Posteriormente, as pesquisas foram desenvolvidas onde havia algum problema decorrente do uso dos solos: eroso, compactao, etc. (Bauru, Guaira). Finalmente, foram implantadas pesquisas em regies geogrficas que atendiam tambm aos interesses e s possibilidades dos estudantes que iriam desenvolv-las (Florianpolis, Londrina, Salvador, etc.). Dos resultados alcanados, sobretudo por meio das pesquisas dos ps-graduandos, destacaremos dois conjuntos: sistemas pedolgicos: gnese e evoluo. As pesquisas envolveram tcnicas e procedimentos expostos mais atrs: minucioso trabalho de campo para a caracterizao macromorfolgica bi e tridimensional das coberturas pedolgicas, anlises micromorfolgicas mediante a microscopia ptica de lminas delgadas, anlises fsicas, qumicas e mineralgicas, etc; funcionamento hdrico e eroso. Os trabalhos envolveram medidas de porosidade, condutividade hidrulica, infiltrao bsica, marcha anual da umidade atual dos solos, dinmica das guas subterrneas (piezometria), etc. Em cada item a seguir esto indicadas as dissertaes de mestrado e as teses de doutorado cujo desenvolvimento relaciona-se com o tema. Esses trabalhos, includos na bibliografia, esto disponveis no CDH (Centro de Documentao Histrica) da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP. Nos textos dos itens, tambm foram citadas outras publicaes que trouxeram informaes importantes, arroladas na bibliografia. No Anexo 1 esto relacionadas as dissertaes de mestrado e as teses de doutorado iniciadas durante a vigncia dos projetos 35/80 e 151/94, mesmo se terminadas depois desta.

79

J. P. Queiroz Neto / Revista do Departamento de Geografia, 15 (2002) 7790.

1 Sistemas pedolgicos: gnese e dinmica


1.1 Sistemas de transformao de solos com horizonte B latosslico e solos com horizonte B textural no Planalto Ocidental Paulista em Marlia (FERNANDES BARROS, 1986; CASTRO, 1989) e em Bauru (SALOMO, 1994; SANTOS, 1995, 2000). As pesquisas desenvolvidas no Planalto Ocidental Paulista, sobretudo em Bauru e Marlia, permitiram mostrar que, nesse relevo aparentemente uniforme, alternam-se reas com colinas mais amplas, longas encostas de baixa declividade e reas com colinas de encostas mais curtas com declividades mais fortes, denominadas respectivamente colinas amplas e colinas mdias (SO PAULO, 1981). Enquanto as primeiras so recobertas por solos com horizonte B latosslico at quase a base das vertentes, ponto em que passam a areias hidromrficas, as outras so recobertas por solos com B latosslico no topo e com B textural a partir do tero superior ou da metade das vertentes, ou apenas com B texturais em toda a extenso da colina. Em ambos os casos, os solos derivam da alterao de formaes arenosas do Grupo Bauru, tendo sido estudadas, sobretudo as que se desenvolvem sobre as formaes Marlia, com cimento calcrio, e Adamantina. Em Bauru, alm do mapeamento regional dos solos, os dois tipos de relevo com suas coberturas pedolgicas foram estudados (SALOMO, 1994); em Marlia, as pesquisas dirigiram-se apenas ao estudo daquelas sobre colinas mdias, que apresentam o sistema de transformao lateral dos B latosslicos em B texturais, com degradao do topo do horizonte B dos ltimos e a transformao no sop das vertentes em areias hidromrficas (FERNANDES BARROS, 1986; CASTRO, 1990). Nas colinas mdias, as observaes de campo realizadas por FERNANDES BARROS (1986), CASTRO (1989), SALOMO (1994) e SANTOS (1995, 2000) mostraram a continuidade da cobertura pedolgica, desde o topo das colinas at o sop das vertentes e/ou o eventual afloramento de rocha, apenas com a passagem lateral dos B latosslicos para os B texturais. No incio da transformao lateral do horizonte B latosslico, sua estrutura microagregada, com porosidade de empilhamento, sofre adensamento e fissurao, com reorientao plsmica e pequena mobilizao da argila. Macromorfologicamente percebe-se o inicio da formao da estrutura polidrica subangular, que se acentua em direo base da vertente e caracterstica dos solos com B textural; a formao da estrutura polidrica acompanhada pelo aparecimento de porosidade fissural, que, aos poucos, passa a ser dominante. Esse processo tem incio na base da vertente, formando uma

frente de transformao remontante em direo ao topo da colina: nos estgios mais avanados, a transformao atinge a totalidade das colinas (QUEIROZ NETO, 1993). A modificao da porosidade acarreta uma forte diminuio da macroporosidade do horizonte A para o B com forte restrio circulao hdrica vertical, que se acentua para jusante, com saturao de gua pelo menos durante a estao chuvosa (FERNANDES BARROS, 1986; MANFREDINI & QUEIROZ NETO, 1993). Assim, no topo do horizonte Bt comeam a manifestar-se fenmenos de hidromorfia, sinalizada pela presena de mosqueamento. Essa hidromorfia indicadora de um meio redutor, que favorece a dissociao do ferro e da argila, com eliminao do primeiro e processos de eluviao da argila que, no entanto, so localizados (CASTRO, 1989). Em conseqncia, h uma concentrao residual das areias, que passam a constituir as nicas componentes do horizonte A. Nestes, aparecem pequenos volumes avermelhados, de contorno definido, e bandas onduladas que originam-se no topo do horizonte Bt e dissipam-se para jusante, em poucos ou vrios metros. Trata-se de relquias do horizonte Bt, apresentando caractersticas internas similares a este. Alm disso, nesse horizonte aparecem figuras de iluviao, ligadas decantao intergros de argila, indicando tambm a presena de processos de degradao dessas estruturas (CASTRO, 1989). Tais caractersticas morfolgicas testemunham frentes de transformao vertical, de cima para baixo, que provocam a degradao do horizonte B por hidromorfia e seu rebaixamento progressivo no interior do perfil. A circulao lateral da gua se d em dois nveis: no contato da rocha, em profundidade, em que ocorre o lenol permanente, e na transio entre os horizontes A e B, em que aparece um lenol suspenso sazonal, funcional principalmente na estao chuvosa (SALOMO, 1994). No sop das vertentes h uma conjugao desses lenis, promovendo o aparecimento de uma hidromorfia em todo o perfil de solo, provocando a desestabilizao total das ligaes Fe-argila, a exportao do primeiro e a provvel destruio das argilas, deixando apenas areias residuais hidromrficas acinzentadas (QUEIROZ NETO et al., 1981; FERNANDES BARROS, 1986; CASTRO, 1989; SANTOS, 1995, 2000). Levantamento regional realizado ao longo do vale do Peixe, que comparou as relaes entre as formas de relevo e os solos, confirmou o mapeamento realizado em Bauru sobre a relao apontada acima, entre tipos de relevo e coberturas pedolgicas, permitindo a generalizao dos resultados (PELLERIN & QUEIROZ NETO, 1992; QUEIROZ NETO, 1993): nos relevos de colinas amplas, vertentes mais longas e de menor declivida-

80

Anlise estrutural da cobertura pedolgica: uma experincia de ensino e pesquisa

de, em que a densidade da drenagem menor, os Latossolos so quase exclusivos e esto em equilbrio dinmico. Nas colinas de menor amplitude e maior declividade, com rede de drenagem densa, ao contrrio, ocorrem as coberturas pedolgicas com sistemas de transformao B latosslico em B textural. 1.2 Alterao de basalto, solos e formao de couraa ferruginosa em Guaira (KERTZMAN 1990, 1996; LADEIRA, 1995) e Londrina (FERNANDES BARROS, 1996) Em Londrina foram estudados dois sistemas que envolviam a alterao de basalto e a formao de coberturas latosslicas. Nas partes mais altas da paisagem, em relevo de baixa declividade com topos extensos e baixa densidade de drenagem, as encostas apresentam latossolos em toda a extenso e mostram, no sop, uma couraa pisoltica sobre rocha (FERNANDES BARROS & QUEIROZ NETO, 1994). Quando a rede de drenagem torna-se mais densa e entalhada, com vertentes mais curtas e de maior declividade, ocorrem coberturas com sistemas de transformao lateral dos Latossolos Roxo para Terras Roxas Estruturadas, de modo similar aos encontrados nos arenitos do Planalto Ocidental (FERNANDES BARROS, 1996). As seqncias Latossolo Roxo-Couraa-Basalto foram mais estudadas em Guaira (KERTZMAN, 1990; LADEIRA, 1995). As coberturas latosslicas, contendo pisolitos (conhecidos como chumbinhos de caa), dominam as vertentes; na passagem para o tero inferior destas, a densidade de pisolitos aumenta em profundidade, at alcanar um alinhamento de concrees ferruginosas; esse alinhamento torna-se cada vez mais denso e contnuo para jusante, ao mesmo tempo em que aumentam as dimenses das concrees, at constiturem-se em blocos decimtricos a mtricos; estes passam, a seguir, para uma couraa pisoltica gradualmente mais espessa. As observaes no sop da vertente mostram, entre o topo do basalto e a base das couraas, uma zona de hidromorfia intensa (lenol fretico) com material muito argiloso; nessa posio, em meio redutor, a couraa estaria em desequilbrio. Na parte superior, o desequilbrio tambm se manifesta, e a perda do cimento ferruginoso liberaria os pisolitos, que, por seu lado, tambm se alterariam e desapareceriam parcialmente para o topo do perfil. As observaes efetuadas em lminas petrogrficas dos latossolos mostram que as assemblias de base so homogneas at grande profundidade, com algumas feies semelhantes s da alterao das couraas: a presena de glbulas (pisolitos) constituiria relquia destas (LADEIRA, 1995). Em Londrina, inclusive, a presena de pisolitos bem mais conspcua at na superfcie dos solos.

Assim, as couraas aparecem como o material de origem dos Latossolos Roxo no tero final das vertentes; a presena de pisolitos seria indcio de que, para montante, o mesmo processo estaria presente. Em Londrina, por exemplo, foi possvel observar, no topo de uma colina, um perfil at a rocha mostrando, em sua base, uma seqncia anloga encontrada no sop da vertente: acima do basalto, observa-se o horizonte de alterao com hidromorfia, acinzentado escuro, sotoposto a blocos decimtricos e mtricos de couraa pisoltica; finalmente, a passagem para o horizonte inferior do latossolo, com estrutura microagregada e alguns pisolitos, se d a 9-10 metros de profundidade (FERNANDES BARROS & QUEIROZ NETO, 1994). Alm disso, LADEIRA (1995) no descarta a possibilidade de uma alterao e pedoplasmao direta do basalto, com formao de estrutura microagregada tpica, como tambm fora assinalado em Botucatu por MIKLOS (1986). Esses indicadores mostram que a formao de couraas pode ser um fenmeno contnuo no espao e no tempo, no se constituindo necessariamente um testemunho de processos em climas passados mais secos. 1.3 Depresses fechadas na bacia sedimentar de Taubat, SP (FILIZOLA, 1993) e sobre migmatitos em Sorocaba do Sul, SC (BELTRAME, 1997). No relevo levemente ondulado da bacia sedimentar de Taubat ocorrem colinas extensas, com vertentes convexas de baixa declividade que terminam em formas cncavas que correspondem a vales secos. As pesquisas realizadas na regio mostraram que as coberturas pedolgicas latosslicas so contnuas desde o topo at a base das vertentes, sobretudo nas reas deprimidas das cabeceiras muito abertas, com perfil cncavo, ou como verdadeiras depresses (FILIZOLA, 1993; FILIZOLA & BOULET, 1993). H uma passagem gradual dos latossolos mais avermelhados das partes cimeiras para solos mais amarelados no tero inferior das vertentes, mantendo porm a estrutura microagregada. Em direo ao centro das depresses, j prximo ao fundo, aparecem horizontes escuros enterrados sob colvios pouco espessos, inicialmente como pequenos volumes pretos que, mais a jusante, concentram-se em turfas (FILIZOLA, 1993; FILIZOLA & BOULET 1993). Fora esses colvios, no fundo das depresses no h outros vestgios de materiais de origem sedimentar. Os horizontes orgnicos que aparecem no sop das vertentes e os colvios que os recobrem apresentam-se ligeiramente deformados, e esse conjunto assenta-se diretamente sobre o substrato alterado.

81

J. P. Queiroz Neto / Revista do Departamento de Geografia, 15 (2002) 7790.

Dataes realizadas nos horizontes orgnicos com 14C mostraram idades entre 12 e 17.000 BP. Relacionando a magnitude daquelas deformaes com as idades determinadas, FILIZOLA & BOULET (1993) chegaram a valores entre 12 a 23 cm/1.000 anos de aprofundamento das depresses, por via geoqumica. O exame de fotografias areas mostrou que as formas embaciadas e as depresses apresentam orientaes concordantes com as direes estruturais regionais, apontando para uma relao entre sua gnese e a ocorrncia de fraturas e falhas (FILIZOLA & BOULET, op.cit.). Depresses fechadas no topo de colinas esculpidas em migmatitos, num primeiro nvel topogrfico da serra do Mar, em Sorocaba do Sul, estado de Santa Catarina, so bastante freqentes (BELTRAME, 1997; BELTRAME et al., 1993). A aplicao da anlise estrutural para o estudo dessas depresses permitiu assinalar a importncia da via geoqumica na sua elaborao. A cobertura pedolgica mostra continuidade at o fundo delas, com mudanas de cor muito graduais, passando do avermelhado para amarelado. No fundo das depresses aparece mosqueamento em profundidade, sobre um nvel de ndulos de mangans. A geometria dos horizontes, a presena de indcios de hidromorfia na parte central, a presena do nvel de ndulos de mangans e a ausncia de materiais de origem sedimentar no seu interior, inclusive colvios, apontam para a natureza geoqumica dessas depresses. 1.4 Ao biodinmica da mesofauna em Botucatu (MIKLOS, 1986, 1995), dos vegetais superiores em Londrina (FERNANDES BARROS, 1996) e de processos mecnicos na organizao dos solos em Ilha Solteira (NICOLA, 1992). As coberturas pedolgicas estudadas em Botucatu mostram a continuidade entre os latossolos areno-argilosos vermelho-amarelos nas partes altas das vertentes, derivados de arenitos do Grupo Bauru, para os Latossolos Roxos, que aparecem meia encosta e para as Terras Roxas estruturadas, que aparecem no tero inferior, os dois ltimos argilosos e derivados da alterao de basaltos (MIKLOS, 1995). Nos termos latosslicos com estrutura microagregada da seqncia, a partir do tero superior da vertente aparecem sucessivamente, em profundidade, um horizonte smbrico escurecido por matria orgnica, um alinhamento de carvo vegetal e uma linha de pedras. Segundo MIKLOS (1995), a origem das estruturas microagregadas dos latossolos pode ser imputada a trs processos: por alterao e pedoplasmao direta da rocha (arenito ou basalto); por transformao da estrutura polidrica em microagregada, nos termos mais argilosos, por fissurao e bioturbao;

biofabricao em profundidade e remonte superfcie por insetos, promovendo a formao residual em profundidade de stone lines por triagem de tamanho, e o soterramento do horizonte superficial, originando os horizontes smbricos. Dataes efetuadas nos carves enterrados, cujo alinhamento bastante concordante com a posio do horizonte smbrico, permitiram avaliar a importncia do trabalho de remonte de material por formigas e cupins: 12.000 T/4.400 anos, ou cerca de 2.7 T/ano. Em Ilha Solteira, foram estudadas vrias pedotoposseqncias em colinas com solos e alteraes de basalto que mostravam passagens laterais bastante complexas, entre brunizems e/ou solos com estrutura polidrica no topo, para solos com caractersticas vrticas na base das vertentes (NICOLA, 1992). Alm disso, essas seqncias mostravam a presena de concentraes de pequenas concrees ferruginosas e linhas de seixos de quartzo, situadas no topo da colina na parte mais superficial dos solos. A partir da meia encosta, essas concentraes de elementos grosseiros aprofundam-se nos solos, as concrees desaparecem aos poucos e os seixos, em que as caractersticas vrticas comeam a aparecer, migram em profundidade, formando novo alinhamento no limite com a rocha em alterao (NICOLA & BOULET, 1987). Esses dados remetem a uma antiga questo, que diz respeito gnese de linhas de pedras ou de seixos: em ambos os casos, Botucatu e Ilha Solteira, os seixos de quartzo so alctones e em aparente desacordo litolgico/petrogrfico com as alteraes dos basaltos. Suas disposies no interior das coberturas pedolgicas dizem respeito, em Botucatu, a atividades biolgicas e, em Ilha Solteira, a migraes mecnicas provavelmente relacionadas com a intensa movimentao causada pelas caractersticas vrticas dos solos. Em reas de experimentao agronmica no campus da Universidade Estadual de Londrina, a encosta apresenta cobertura pedolgica derivada da alterao de basalto, com uma transio progressiva de latossolos com estrutura microagregada, na parte alta, para solos com B textural e estrutura polidrica, no tero inferior (FERNANDES BARROS, 1996). Uma parte da encosta ocupada, longitudinalmente, por um Horto Florestal com vegetao original remanescente. Os trabalhos de campo mostraram que a transio lateral, do horizonte com estrutura microagregada para estrutura polidrica, encontra-se em posio mais alta da encosta na parte cultivada do que sob floresta. Essa diferena da posio da transio entre as duas estruturas ressalta que o desmata

82

Anlise estrutural da cobertura pedolgica: uma experincia de ensino e pesquisa

mento teria acelerado a progresso remontante da frente de transformao da estrutura microagregada (Latossolo Roxo) para estrutura polidrica (Terra Roxa Estruturada). Seria preciso averiguar se esse fato no estaria relacionado ao maior ressecamento do solo devido ao desmatamento. Ao mesmo tempo, no entanto, interessante observar que a implantao de uma parcela com eucaliptos, no tero inferior da encosta, no teria tido maior influncia sobre a dinmica pedolgica, a no ser pelo aparecimento em superfcie da serrapilheira. Essas constataes levaram FERNANDES BARROS (1996) a efetuar uma experimentao in vitro sobre a influncia do sistema radicular de vegetais superiores na alterao do basalto. Apesar do perodo curto das experincias (cerca de 40 dias), foi possvel observar liberaes seletivas de elementos, diretamente a partir do p de rocha e em funo do vegetal ensaiado. 2. Funcionamento hdrico e eroso em Marlia (FERNANDES BARROS, 1986; SANTANA, 1991), Bauru (SALOMO, 1994), Rancharia (OLIVEIRA, 1994), em Cunha (FURIAN, 1995), So Pedro (DIAS FERREIRA, 1997) e Sorocaba do Sul - SC (BELTRAME, 1997). Em Marlia, a aplicao da anlise estrutural na reconstituio da geometria da distribuio vertical e lateral dos horizontes ao longo das vertentes permitiu ressaltar, nos sistemas pedolgicos com transformao lateral, alguns aspectos relacionados com a dinmica da gua (QUEIROZ NETO et al., 1981; FERNANDES BARROS, 1985). A cartografia das coberturas pedolgicas em curvas de isodiferenciao levou a propor, nas vertentes, a distino de cinco zonas diferenciadas quanto dinmica da gua no solo (PELLERIN et al., 1984; FERNANDES BARROS, 1986): nas partes cimeiras, as organizaes latosslicas microagregadas com porosidade de empilhamento no apresentam nenhum impedimento circulao vertical das solues: o escoamento superficial muito pequeno, pois somente nas chuvas mais pesadas o limite de infiltrao bsica superado; na zona de transio, com estrutura polidrica incipiente, comea a haver modificao da porosidade de empilhamento (estrutura microagregada) para fissural (estrutura polidrica), com restrio drenagem vertical; observamse sulcos de eroso rasos e geralmente anastomosados; na poro mais extensa da encosta, com solos com horizonte B textural de estrutura polidrica bem desen-

volvida, a porosidade fissural testemunha a diminuio drstica dos poros de maior tamanho; a presena de mosqueamento no topo do horizonte Bt indica forte restrio drenagem vertical: em muitas ocasies, mesmo na estao seca foi possvel observar nessa transio a presena de gua livre em bolses; os sulcos multiplicam-se, ficam mais profundos, tornam-se permanentes e coincidem, muitas vezes, com antigos caminhos e carreadores, indicando forte eroso por escoamento superficial concentrado; na nova zona de transio do tero inferior da vertente, os horizontes Bt e o BI sotoposto desaparecem gradualmente, os indcios de hidromorfia acentuam-se, atingindo progressivamente a totalidade dos perfis, eliminando as argilas e tornando arenosos os solos; da mesma forma, os indcios de eroso por escoamento concentrado tornam-se mais complexos, podendo envolver pequenos movimentos coletivos dos solos por liquefao; a parte terminal arenosa, onde a hidromorfia toma conta de todo o perfil, corresponde a uma zona de circulao hdrica muito lenta; com os solos saturados, passam a ocorrer fenmenos complexos de eroso, com movimentos de massa localizados e riscos de formao de voorocas. Os trabalhos realizados em Bauru permitiram constatar uma situao similar, podendo-se comparar a incidncia da eroso linear, tanto sobre as coberturas pedolgicas com sistema de transformao lateral quanto sobre as coberturas latosslicas em equilbrio dinmico (SALOMO, 1994). Ravinas e voorocas manifestam-se de modo muito mais intenso no primeiro caso, ao passo que, sobre os latossolos, sua ocorrncia est relacionada ao mau uso do solo, seja pelos caminhos e carreadores, seja pelo plantio vertente abaixo, o que facilita o aparecimento de escoamento superficial concentrado, visvel sobretudo na periferia das zonas urbanas (SALOMO, 1994). Todos os resultados levaram realizao de observaes em diferentes escalas espaciais e temporais: evoluo das formas de eroso no perodo 1962-1984, em Marlia, relacionando-as s formas de relevo, ao tipo de cobertura pedolgica, profundidade do substrato geolgico e ao uso do solo (SANTANA, 1991); estudo do comportamento hdrico dos solos, tanto em Marlia, em sistemas com transformao lateral (FERNANDES BARROS, 1986; MANFREDINI & QUEIROZ NETO, 1993) quanto em Bauru, nos sistemas pedolgicos com transformao lateral e nos sistemas latosslicos dominantes (SALOMO,1994).

83

J. P. Queiroz Neto / Revista do Departamento de Geografia, 15 (2002) 7790.

As observaes efetuadas em Marlia, no perodo 19621984, indicaram que os traos de eroso pelo escoamento concentrado mostravam certa estabilidade, sem aumento sensvel dos seus comprimentos e larguras ou da densidade de ocorrncia (SANTANA, 1991). As modificaes do uso do solo, nesse perodo, parecem, assim, ter tido influncia relativamente pequena na intensificao desses processos erosivos em relao situao em 1962. Concluiu-se, a exemplo do que fora tambm observado na regio de Rancharia (OLIVEIRA, 1994), que o essencial dessas formas de eroso instalouse logo aps o desmatamento, ocorrido na dcada de 1920, e a evoluo posterior teria sido mais lenta. Os efeitos erosivos em perodos de chuvas pesadas, sobretudo nos solos com culturas anuais (1972 e 1988), podem originar sulcos e ravinas de forma intensa e rpida, porm os trabalhos agrcolas posteriores, ou mesmo a reinstalao de pastagens, seriam capazes de apagar ou mesmo mascarar os efeitos dessas chuvas. Para estudar a dinmica da gua nesses solos, foram realizados ensaios de campo e de laboratrio: caracterizaes fsicas em amostras de solo: densidade real e densidade do solo para clculo da porosidade total; textura (FERNANDES BARROS, 1986; MANFREDINI & QUEIROZ NETO, 1993); determinao do comportamento hdrico potencial: infiltrao bsica em meio saturado; curvas de reteno em amostras indeformadas (MANFREDINI & QUEIROZ NETO, 1993); determinao do comportamento hdrico atual: perfis potenciomtricos com tensiometria em dois perodos distintos (estao seca e chuvosa); determinao da umidade atual em Marlia (MANFREDINI & QUEIROZ NETO, 1993); caracterizao da influncia da heterogeneidade estrutural na circulao da gua: aplicao de traadores qumicos P (KH2PO4) e Cl (CaCl2) em condies de fluxo saturado em Marlia (MANFREDINI & QUEIROZ NETO, 1993); caracterizao do funcionamento do lenol fretico: instalao de baterias de piezmetros em Bauru (SALOMO, 1994). Os resultados mostraram, em primeiro lugar, que h uma forte restrio na permeabilidade dos sistemas com transformao lateral, que se acentua vertente abaixo. Os valores da infiltrao bsica, em Marlia, mostram-se 35% inferiores nos perfis com Bt em relao aos B1. Alm disso, o alongamento do

bulbo de molhamento para jusante, mapeado aps o ensaio, indica que a restrio ao fluxo vertical ocorre j na interface E/Bt e mostra tambm a interferncia de bandas onduladas (MANFREDINI & QUEIROZ NETO, 1993). A determinao da condutividade hidrulica dos diferentes horizontes mostra uma efetiva restrio ao nvel dos horizontes Bt, que chegam a apresentar um valor K mais de 10 vezes menor que nos Bl (SALOMO, 1994). Os perfis potenciomtricos determinados em perodo de ausncia de chuvas mostram que essas diferenas so extensivas ao movimento no saturado das solues: a pequena variao de potencial nos perfis com Bt expressa essa baixa mobilidade da gua, ao contrrio dos perfis Bl e mesmo nos da transio. A determinao da umidade atual comprova a acumulao da gua na interface dos horizontes E e Bt. A distribuio de poros fornece outro subsdio para a compreenso do funcionamento hdrico desses sistemas com transformao lateral. Bastante homognea em profundidade, nos perfis latosslicos a macroporosidade ocupa 50% do espao poroso, favorecendo os fluxos verticais. Ao contrrio, os horizontes B texturais apresentam forte diminuio da macroporosidade: acima de 50% da porosidade total nos horizontes arenosos superficiais E, passa para menos de 35% nos Bt. Os resultados dos ensaios com emprego de traadores qumicos permitiram constatar, desde o horizonte E dos perfis com B textural, a coexistncia de caminhos preferenciais do fluxo saturado com regies menos disponveis (MANFREDINI & QUEIROZ NETO, 1993). Esse fato acentua-se ao nvel do horizonte Bt: no primeiro caso, as restries esto relacionadas presena de bandas onduladas, ao passo que no Bt a passagem das solues se d preferencialmente ao longo de poros fissurais e canais biolgicos. A instalao de baterias de piezmetros, em Bauru, permitiu ressaltar outra diferena importante entre as coberturas pedolgicas com sistemas de transformao lateral e as latosslicas (SALOMO, 1994). Nas primeiras, o monitoramento dos piezmetros indicou que os fluxos internos so convergentes e concentram-se, constituindo sistemas de piping, origem de nascentes localizadas em geral sobre a rocha alterada. Ao contrrio, nas encostas em que os Latossolos so dominantes, o lenol profundo aflora de modo mais difuso na superfcie, sem provocar fluxo em pipe (duto), acarretando uma hidromorfia mais difusa no sop. Esses resultados permitem as seguintes consideraes a respeito das relaes entre o comportamento hdrico dessas coberturas pedolgicas e a eroso linear pelo escoamento superficial:

84

Anlise estrutural da cobertura pedolgica: uma experincia de ensino e pesquisa

as coberturas latosslicas no apresentam restrio ao fluxo interno das solues. A disposio difusa do lenol fretico no sop das vertentes no determina stios de maior sensibilidade eroso. Somente o uso inadequado dos solos capaz de desencadear processos intensos de eroso pelo escoamento concentrado; as coberturas com Bt em sistemas de transformao mostram que: a) a acumulao de gua no limite E/Bt, a presena do horizonte Bt, com pequena capacidade de infiltrao e o fluxo concentrado em subsperficie (piping), favorecem os processos de eroso; b) pontos de instabilidade podem ocorrer nos sops das vertentes com a saturao dos horizontes arenosos, devido conjugao dos fluxos subsuperficiais sazonais e do fluxo profundo permanente do lenol fretico o material arenoso, saturado de gua, torna-se instvel sendo arrastado; atingido o horizonte Bt, seus agregados instveis ngua desmancham-se, facilitando o aprofundamento do entalhe pelas guas pluviais e dando o inicio formao das voorocas. As observaes realizadas permitiram apresentar, em Bauru, um diagnstico do comportamento hdrico das coberturas pedolgicas das bacias dos rios Bauru e alto Batalha, e a elaborao de carta de riscos eroso com classificaes de capacidade de uso agrcola e de condicionamento geotcnico em reas urbanas (SALOMO, 1994). Alguns desses procedimentos e tcnicas foram utilizados para diagnosticar o comportamento hdrico de coberturas pedolgicas em Sorocaba do Sul, Santa Catarina, em vertentes adjacentes a reas de depresses fechadas nos topos de colinas sobre migmatitos, referidas anteriormente (BELTRAME, 1997). Nessas colinas com vertentes de declividade elevada, procurouse caracterizar o funcionamento hdrico atual: em clima praticamente sem estao seca e sobre solos com indicadores de condies medocres de drenagem interna, h poucos sinais de eroso por escoamento superficial, apesar do uso bastante intenso pela agricultura e pecuria. Os resultados obtidos mostram uma situao bastante diversa daquela encontrada no Planalto Ocidental Paulista: face sua condio climtica peculiar, os solos mantm-se midos o ano todo, permitindo a presena de fluxos internos contnuos de gua, apesar das porosidades no serem das mais favorveis. H um escoamento superficial difuso importante, porm com efeito erosivo muito pequeno, quando sob pastagem. No entanto, nos terrenos ao lado dos ensaios e cultivados com milho ou mandioca, apareceram sinais de processos erosivos, como sulcos rasos, que so apagados pelos trabalhos agrcolas posteriores.

Consideraes finais
Os resultados alcanados pela aplicao do procedimento da anlise estrutural da cobertura pedolgica no estudo dos solos, no mbito do convnio Capes/Cofecub e por meio da ps-graduao do Departamento de Geografia (FFLCHUSP), foram bastante expressivos. No tocante ao ensino, nos 15 anos de implantao e desenvolvimento do programa, conforme exposto no quadro sintico anexo, foram concludos: No Brasil: 7 dissertaes de mestrado; 16 teses de doutorado (15 no Departamento de Geografia e 1 no Instituto de Geocincias); Na Frana: 2 DEA; 2 teses de doutorado. Outro resultado expressivo foi o nmero de pessoas que participaram anualmente dos cursos (partes terica e prtica), entre 20 e 30. Eram estudantes de ps-graduao, profissionais de diferentes formaes, como gegrafos, gelogos, engenheiros agrnomos e bilogos, que procuravam conhecer o novo procedimento, e professores universitrios. Com relao aos conhecimentos cientficos alcanados, possvel citar a demonstrao de que as coberturas pedolgicas recobrem extensivamente as encostas, sendo interrompidas apenas por afloramentos de rocha, corpos dgua ou sedimentaes de fundo de vale. Nas pesquisas relatadas, dois casos se apresentaram: coberturas pedolgicas cujos horizontes recobrem continuamente as vertentes, transformando-se nos sops em solos hidromrficos; coberturas pedolgicas que apresentam sistemas de transformao lateral de horizontes, atingindo quase exclusivamente os horizontes B. Supera-se, assim, o conceito reducionista do perfil de solo como uma sucesso apenas vertical de horizontes, conceito esse que marcou a pedologia desde os seus primrdios at o presente. As coberturas pedolgicas derivam, nos casos estudados, da alterao do substrato geolgico sotoposto. Nos exemplos da alterao de rochas bsicas, foi possvel mostrar que h uma etapa intermediria entre a rocha e os solos, representada pela formao de couraas ferruginosas: estas se formam diretamente pela alterao do basalto e, por sua vez, alteram-se na sua parte superior para originar a estrutura microagregada dos Latossolos Roxos. Mostrou-se, assim,

85

J. P. Queiroz Neto / Revista do Departamento de Geografia, 15 (2002) 7790.

que as couraas ferruginosas seriam resultantes principalmente de acumulaes residuais de sesquixidos, com formao contnua no espao e no tempo, no correspondendo, necessariamente, a materiais de alteraes antigas, herdadas do passado ou resultantes de acumulaes absolutas dos sesquixidos de ferro. As pesquisas mostraram tambm que os horizontes presentes, com suas organizaes e estruturas, ao mesmo tempo em que condicionam os fluxos internos verticais e laterais das solues, so o resultado biogeoqumico dessas mesmas aes. A anlise estrutural da cobertura pedolgica revelou-se, ainda, um importante instrumento para o diagnstico de problemas de degradao dos solos por eroso, ao definir a dinmica das guas nas vertentes, sua interao com as organizaes pedolgicas, podendo contribuir de modo deci-

sivo para a tomada de decises quanto s medidas que devem ser tomadas para a conservao dos solos.
Para finalizar, citamos DIAS FERREIRA (1997) que, no seu trabalho sobre solos e morfognese em So Pedro (SP), concluiu que: O estudo morfolgico da cobertura pedolgica permitiu avanar no rumo da compreenso dos processos e mecanismos geradores do modelado, sobretudo no que diz respeito aos condicionantes da dissecao, relao existente entre formas e materiais e ao funcionamento hdrico do conjunto.

Essa frase ressalta a importncia do estudo da organizao das coberturas pedolgicas para a compreenso da relao entre pedognese e a evoluo do relevo, que constitui outro captulo importante da aplicao da anlise estrutural da cobertura pedolgica.

QUEIROZ NETO, J. P. (2002) Structural analysis of the pedological cover: an experience on teaching and research. Revista do Departamento de Geografia, n.15, p. 77-89.
Abstract: This paper reports the scientific results of CAPES/COFECUB cooperation project 35/8, entitled Structural analysis of the pedological cover and its application in tropical environments. This project was developed as a graduate programme by the Department of Geography USP (So Paulo,Brazil), cole Nationale Suprieure Agronomique (Rennes, France), Geomorphological Center CNRS (Caen, France) and ORSTOM Center (Cayenne, French Guyane) from 1980 to 1995. Several soil surveys and cartography of the pedological cover took place in So Paulo, Paran, Santa Catarina and Minas Gerais states and 7 M.Sc. and 18 Ph.D theses were concluded. These results represent an expressive contribution to the knowledge of pedogenetical and present-day soil processes, as well as to morphogenesis and landform evolution relationships with soil evolution. Results are presented under two labels: 1- pedological systems: soil genesis and dynamics; 2- hydrological processes and soil erosion. Key words: Pedological transformation systems; Stone lines; Ferruginous cuirasses; Water dynamics and erosion. Recebido em 13 de agosto de 2002; aceito em 21 de agosto de 2003.

86

Anlise estrutural da cobertura pedolgica: uma experincia de ensino e pesquisa

Anexo I DISSERTAES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO1


1a. FASE: IMPLANTAO INCIO - REA 1981 Marlia AUTOR TTULO (DATA DE APRESENTAO) ORIENTADOR ; NVEL QN; MS QN; DR QN; MS FR; DEA FR; DR IG; DR QN; DR SC; MS

O. N. FERNANDES BARROS Anlise estrutural e cartografia detalhada dos solos em Marlia: ensaio metodolgico (1986) S. S. CASTRO M. A. SANTANA Sistemas de transformao pedolgica em Marlia: B latosslicos e B texturais (1989) Avaliao dos fatores responsveis pela fragilidade dos solos eroso na regio de Marlia (1991) Rlations entre laltration et la pedogense dans um profil vertical sur basalte de la rgion de Botucatu (S. Paulo-Brsil) (1986) Biodynamique d une couverture pdologique de la rgion de Botucatu (S. Paulo, Brsil) (1995) Sistemas pedolgicos desenvolvidos sobre basaltos na regio de Ilha Solteira (estado de So Paulo). (1992) Processos erosivos lineares em Bauru (SP): regionalizao e cartografia aplicada ao controle preventivo urbano e rural (1994) Estudo morfolgico da toposseqncia da Pousada da Esperana, Bauru, SP:subsdios para a compreenso da gnese, evoluo e comportamento atual dos solos (1995) Pedognese no topo do plat de Bauru (SP): o caso da bacia do crrego da Ponte Preta (2000) As interaes entre a frao mineral e a frao orgnica em solos da regio de Bauru SP (1997) Depsitos tecnognicos e assoreamento de reservatrios: o exemplo do reservatrio de Capivara, rio Paranapanema (SP-PR) (1994)

1983 Botucatu

A. A. W. MIKLOS A. A. W. MIKLOS

1985 Ilha Solteira S. NICOLA 1987 Bauru F. X. T. SALOMO L. C. J. SANTOS

L. C. J. SANTOS L. M. FERREIRA Rancharia A. M. S. OLIVEIRA

SC; DR QN;DR QN; DR

2. FASE: EXPANSO 1988 Guaira F. F. KERTZMAN Modifications de la structure et des propriets physiques des couches superficielles dun Latossolo Roxo (Guaira, SP) soumis lirrigation par aspersion (1990) Modificaes na estrutura e comportamento de um Latossolo Roxo provocadas pela compactao na regio de Guaira (SP) (1996) Estudo micromorfolgico de um Latossolo Roxo no municpio de Guaira (1995) As veredas no ribeiro Panga no Tringulo Mineiro e a evoluo da paisagem (1996) A estruturao das paisagens nas chapadas do Oeste Mineiro (1997) FR; DEA

F. F. KERTZMAN F. S. B. LADEIRA Uberlndia S. C. LIMA A. FELTRAN FILHO 1989 Londrina Caapava Cunha

QN; DR SC; MS QN; DR QN; DR QN; DR LC; DR FR; DR

O. N. FERNANDES BARROS Formao de horizontes pedolgicos em solos sobre basaltos (Londrina, PR) e ao biolgica no intemperismo (1996) H. F. FILIZOLA S. FURIAN O papel da eroso geoqumica na evoluo do modelado da bacia de Taubat (1993) Morphogense/pedogense em milieu tropical humide de la serra do Mar, Brsil: contribution de laltration et de la pedogense une dynamique actuelle (1995)

1 as orientaes esto assinaladas por: QN = J.P. Queiroz Neto; SC = Selma S. Castro; LC = Lylian Coltrinari; IG = Inst. Geocincias USP; FR = tese ou DEA apresentado na Frana. O nvel do trabalho est indicado por MS para mestrado e DR para doutorado.

87

J. P. Queiroz Neto / Revista do Departamento de Geografia, 15 (2002) 7790.

INCIO - REA 1990 Sorocaba do Sul

AUTOR A. V. BELTRAME

TTULO (DATA DE APRESENTAO) Estudo das propriedades fsicas do solo visando conhecer seu funcionamento hdrico: Sorocaba do Sul , Biguau (1997)

ORIENTADOR ; NVEL QN; DR

1991 Mesa Redonda (Caen): Organisation et dynamique interne de la couverture pedologique et son importance pour la comprhension de la morphogense. Prsentation des rsultats des recherches ralises dans le cadre du projet CAPES/COFECUB 35/80. Organizao: JOL PELLERIN & JOS PEREIRA DE QUEIROZ NETO 1992 NW Paran J.E.CUNHA Caracterizao morfolgica (macro e micro) e comportamento hdrico de duas seqncias em Umuarama PR: subsdios para avaliao dos processos erosivos (1996) Sistema pedolgico Latossolo-Argissolo e seu comportamento fsico-hdrico em Mambor, PR (2000) Sistemas pedolgicos da regio noroeste do estado do Paran: distribuio e subsdios para o controle da eroso (2000) Solos e morfognese em So Pedro SP (1997) Estudo macro e micromorfolgico de uma toposseqncia na bacia do crrego do Retiro em So Pedro SP (1997) Distribuio atual e tipos de ferricretes nas serras do Itaqueri e So Pedro (SP) e sua relao com o relevo (2000) SC; MS

A. ZAGO P. NAKASHIMA 1993 So Pedro R. P. DIAS FERREIRA D. OLIVEIRA E. BUZATO

SC; DR SC; DR QN; DR SC; MS SC; MS

1995 Seminrio So Paulo Paran: Morfologia dos sistemas pedolgicos tropicais: relao com seu funcionamento hdrico e fertilidade. Balano geral dos resultados obtidos com a aplicao do procedimento da anlise estrutural da cobertura pedolgica ao estudo dos solos. Organizao: SELMA. S. CASTRO.

88

Anlise estrutural da cobertura pedolgica: uma experincia de ensino e pesquisa

Referncias bibliogrficas
BELTRAME, A. V. (1997) Estudo das propriedades fsicas do solo visando conhecer seu funcionamento hdrico: Sorocaba do Sul, Biguau. 1 v. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. BELTRAME, A.; BOULET, R.; CASTRO, S.S; PELLERIN, J.; QUEIROZ NETO, J.P.; REBELO, L.V.; REBELO, S.;SCHEIBE, L.F. (1993) Dpressions fermes et sols dvlopps sur migmatites du Plateau Atlantique sud-brsilien (tat de Santa Catarina). In: TABLE RONDE ORGANISATION ET DYNAMIQUE DE LA COUVERTURE PDOLOGIQUE ET SON IMPORTANCE POUR LA COMPREHENSION DE LA MORPHOGNSE, Caen, 1993. Resums. BOCQUIER, G. (1973) Gnse et volution de deux toposquences de sols tropicaux du Tchad: intrpretation biogodynamique. Mm.ORSTOM, v. 62, 351 p. BOCQUIER, G.; MILLOT, G.; RUELLAN, A. (1974) Diffrentiations pdologiques et gochimiques dans les paysages africains tropicaux et mditerranens: la pdogense latrale rmontante. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CINCIA DO SOLO, 10., Moscou, 1974. Pr-print. 5 p. BOULET, R. (1978) Toposquences de sols tropicaux en Haute Volta: quilibres et desquilibres pdobioclimatiques., Mm. ORSTOM, v.85, 272 p. BOULET, R.; CHAUVEL, A.; HUMBEL, F.X.; LUCAS. Y. (1982) Analyse structurale et cartographie en pdologie. Cah. ORSTOM, Sr. Pdol. v. 19, n.4, p. 309-321, 323-339, 341-351. CASTRO, S. S. (1989) Sistema de transformao pedolgica em Marilia, SP: B latosslicos e B texturais. 1 v. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas, Universidade de So Paulo. DELVIGNE, J. (1965) Pdogense en zone tropicale: la formation des minraux secondaires en milieu ferralitique. Mm. ORSTOM, v. 13, 117 p. DIAS FERREIRA, R. P. (1997) Solos e morfognese em So Pedro - SP, 1 v. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. FERNANDES BARROS, O. N. (1986) Anlise estrutural e cartografia detalhada dos solos em Marilia, SP: ensaio metodolgico. 1 v. Dissertao (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. FERNANDES BARROS, O. N. (1996) Formao de horizontes pedolgicos em solos sobre basaltos e ao biolgica no intemperismo. 1 v. Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. FERNANDES BARROS, O.N.; QUEIROZ NETO, J.P. (1994) Microagrgation des sols, cuirasse frrugineuse et altration de basaltes Londrina (tat du Paran, Brsil). In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CINCIA DO SOLO, 15., Mxico, 1994., Resumen n. 1.218. FILIZOLA, H. (1993) O papel da eroso geoqumica na evoluo do modelado da bacia de Taubat. 2 v. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. FILIZOLA, H.; BOULET, R. (1993) Une valuation de la vitesse de lrosion gochimique partir de ltude de deprssions fermes sur roches sdimentaires quartzo-kaoliniques du Brsil. C.R.Acad. Sc. Paris, v.316, Srie II, p.693-700. FURIAN, S. (1995) Morphognse/pedogense em milieu tropical humide de la Serra do Mar, Brsil: contribution de laltration et de la pedogense une dynamique actuelle. 1 v. Tese (Doutorado) - Universit de Caen. GREENE (1945) Classification and use of tropical soils. Soil Science Society of Amerian Proceedings, v. 10, p. 392-396. KERTZMAN, F. F. (1990) Modifications de la structure et des proprits physiques des couches superficielles dun Latossolo Roxo (Guara,SP) soumis lirrigation par aspersion, 1 v. Dissertao (D.E.A.) - cole Nationale Suprieure Agronomique de Rennes, Frana. KERTZMAN, F. F. (1996) Modificaes na estrutura e comportamento de um Latossolo Roxo provocadas pela compactao, na regio de Guara (SP). 1 v. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. LADEIRA, F. S. B. (1995) Estudo micromorfolgico de um Latossolo Roxo no municpio de Guaira. 1 v. Dissertao (Mestrado)- Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. MANFREDINI, S.; QUEIROZ NETO, J.P. (1993) Comportamento hdrico do Sistema de transformao lateral B latosslico/ B textural em Marilia (SP). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA DO SOLO, 24, Goiania, 1993. Resumo expandido. Goiania, v. 1, p.91-92. MIKLOS, A. A. W. (1986) Relations entre laltration et la pdognese dans un profil vertical sur basalte de la rgion de Botucatu (So Paulo, Brsil), 1 v. Dissertao (D.E.A.) Ecole Nationale Suprieure Agronomique de Rennes. MIKLOS, A. A. W. (1995) Biodynamique dune couverture pdologique de la region de Botucatu (So Paulo, Brsil). 1 v.. Tese (Doutorado) - cole Nationale Suprieure Agronomique de Rennes.

89

J. P. Queiroz Neto / Revista do Departamento de Geografia, 15 (2002) 7790.

MILNE, G. (1934) Some suggested units of classification and mapping particularly for East African soils. Londres, Soil Research v. 4, n. 2, p.183-98. MILNE, G. (1936) Normal erosion as a factor in soil profile development. Nature, n. 26, p.548-549. NICOLA, S. (1992) Sistemas pedolgicos desenvolvidos sobre basaltos na regio de Ilha Solteira (estado de So Paulo) 1 v. Tese (Doutorado) - Instituto de Geocincias, Universidade de So Paulo. NICOLA, S.; BOULET, R. (1987) Ilha Solteira. In: 21 CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA DO SOLO, Campinas, 1987, Guia de Excurso. Campinas, 1987, p.42-56. OLIVEIRA, A. M. S. (1994) Depsitos tecnognicos e assoreamento de reservatrios: o exemplo do reservatrio de Capivara, rio Paranapanema. 1 v. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. PELLERIN, J.; QUEIROZ NETO, J.P. (1992) Rlations entre la distribution des sols, les formes et lvolution du relief dans la haute valle du Rio do Peixe (tat de So Paulo, Brsil). Paris, Science du Sol, v. 30, n. 3, p.133-147. PELLERIN, J.; MANFREDINI, S.; PALHETA, I.G.V.; QUEIROZ NETO, J.P.; SANTANA, M.A.; FERNANDES BARROS, O.N.; CASTRO, S.S. (1985) La dynamique du milieu physique et de loccupation du sol dans la rgion cafeire de Marilia (tat de So Paulo, Brsil): mthodologie et cartographie. CONGRESSO UGI, 25., Simpsio 17 Cartographie de lenvironnement, 1985, p. 21-35. QUEIROZ NETO, J.P. (1988) Anlise estrutural da cobertura pedolgica no Brasil. Campinas, Sociedade Brasileira de Cincia do Solo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA DO SOLO, 21., Campinas, 1987. Anais. Campinas, CBCS, p. 415-430. QUEIROZ NETO, J.P. (1993) Pedognese e evoluo das formas de relevo no Planalto Ocidental Paulista: o exemplo da regio de Marilia. In SIMPSIO DE GEOGRAFIA FSICA APLICADA, 5., So Paulo, 1993. Anais. So Paulo, Simpsio de Geografia Fsica, p. 505-510.

QUEIROZ NETO, J.P.; RUELLAN, A; PELLERIN, J. (1986) Anlise estrutural da cobertura pedolgica: uma experincia de ensino e pesquisa. Boletim Informativo SBCS, v.11, n. 2, p. 34-38. QUEIROZ NETO, J.P.; CASTRO, S.S.; FERNANDES BARROS, O.N.; MANFREDINI, S.; PELLERIN, J.; RUELLAN, A.; TOLEDO, G.S. (1981) Um estudo de dinmica de solos: formao e transformao de perfis com horizonte B textural. In CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA DO SOLO, 18., Salvador, 1981, Resumos, comunicao 169. Salvador, SBCS, v.1. RUELLAN, A; QUEIROZ NETO, J.P.; PELLERIN, J. (1984/1985) Analyse structurale de la couverture pdologique: une experience denseignement et de recherche au Brsil. Paris, Cah. ORSTOM, sr. Pdol. v. 19, n. 4, p. 253-256. SALOMO, F. X. T. (1994) Processos erosivos lineares em Bauru (SP): regionalizao e cartografia aplicada ao controle preventivo urbano e rural. 1 v. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. SANTANA, M. A. (1991) Avaliao dos fatores responsveis pela fragilidade dos solos eroso na regio de Marilia, 1 v. Dissertao (Mestrado), Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. SANTOS, L. C. J. (1995) Estudo morfolgico da toposseqncia da Pousada da Esperana, Bauru, SP: subsdios para a compreenso da gnese, evoluo e comportamento atual dos solos. 1 v. Dissertao (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. SANTOS, L. C. J. (2000) Pedognese no topo do plat de Bauru (SP): o caso da bacia do crrego da Ponte Preta. 1 v. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. SO PAULO (Estado). Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (1981) Mapa geomorfolgico do Estado de So Paulo. So Paulo, IPT PR-Minrio, Diviso de Minas e Geologia Aplicada, 94 p. mapa (escala1:1.000.000). (Monografias, 5).

90

You might also like