You are on page 1of 5

Dicas para apresentao na defesa do TCC

Por Jos Antonio Rocha 30 de junho de 2009Assunto: Pesquisa, TCC

Leia aqui as dicas do professor Antonio Carlos de Souza Lima Filho (Caio) sobre a estruturao da apresentao BrOffice Impress ou PowerPoint do Trabalho de Concluso de Curso (TCC). Veja um modelo de como dividir o tempo entre as diversas partes que compem a apresentao, quantas lminas de retroprojetor usar em cada parte e outros toques.

Dicas para construo do contedo


Tempo Quantidade de lminas 1 Parte

Contedo abordado Meu nome O meu trabalho sobre Fui orientado pelo Prof A escolha desse tema se deu em virtude Tive como objetivo demonstrar Usei como metodologia Como referncia terica utilizei autores como Sendo assim, meu trabalho ficou dividido da seguinte forma: Foram no total x captulos No primeiro, abordo No segundo No terceiro Atravs dessa pesquisa, conclu que

1 min

Apresentao

4min

1 ou 2

Introduo

6 min

1 ou 2

Desenvolvimento

2 min

Concluso do

trabalho retomada da ideia central

Num primeiro momento Que Gostaria de agradecer a oportunidade de defender o meu trabalho e encerrar com a frase que sintetiza esse momento O nico meio de evitar erros adquirindo experincia, mas, a nica maneira de adquirir experincia, cometendo erros. (Este um exemplo. Escolha uma frase relacionada a seu trabalho) Obrigado.

2 min

1 com a frase.

Concluso final

Desejo a todos muita sorte. Abraos!

Primeiro passo para comear um Trabalho de Concluso de Curso TCC


Por Jos Antonio Rocha 1 de julho de 2009Assunto: Pesquisa, TCC

OK, voc deve fazer um TCC, trabalho de concluso de curso. Por onde comear? Fale com seu orientador e leia as dicas que passo a meus orientandos. Repare que o passo zero conseguir uma professora orientadora. Fale com a coordenao de curso antes de comear seu TCC. Depois voc pode:

1. 2. 3. 4. 5.

6. 7. 8.

Baixar o modelo para TCC e fichas de leitura. Abrir o modelo para Projeto e modelo para TCC, ler com ateno. Apagar o texto original e colar seu texto inicial. Gravar como nome do arquivo o seu prprio nome e data (p. ex: meira-200503-20a.doc). De hora em hora grave o arquivo com uma nova verso: a, b, c, etc. Escrever os ttulos de captulo, subttulos e sub-subttulos, devidamente formatados com os estilos Ttulo 1, Ttulo 2 e Ttulo 3. Neste momento, o orientando comea a estruturar seu trabalho. Gerar o sumrio. Ler todos os artigos deste site. Imprimir muitas cpias das fichas bibliogrfica e de leitura (elas esto abaixo, no gerenciador de arquivos). Lev-las sempre consigo, e registrar dados nelas sempre que ler alguma fonte de pesquisa: livro, jornal, documento etc.

Segundo passo para fazer um bom TCC ou monografia


Por Jos Antonio Rocha 10 de outubro de 2010Assunto: TCC

Se o primeiro passo para fazer um bom Trabalho de Concluso de Curso (TCC) achar um bom tema, o segundo passo encontrar um bom professor orientador. Depois de encontrado um tema, so necessrios vrios exerccios de focalizao, isto , a limitao do assunto, cada vez mais. Para isto, conte com o auxlio de disciplinas de projeto de pesquisa cientfica e de professores orientadores.

Quase toda instituio de ensino superior particular cobra o trabalho de concluso de curso como uma disciplina. E pagam aos professores para orientar estudantes e para participar de bancas de avaliao. Portanto, orientar uma monografia de concluso de curso uma obrigao dos professores. Dificilmente um estudante de curso superior ter experincia necessria para fazer um TCC sozinho. O orientador fundamental para bem, para orientar! Para dar o caminho das pedras, sugerir bibliografia, ajudar na focalizao do objeto de pesquisa, sugerir profissionais que possam ajudar, etc. Portanto, escolhido o tema geral e amplo do TCC, o prximo passo falar com professores que se disponham a fazer a orientao a ajude a focalizar bastante. Depois, uma conversa com a coordenadoria do curso para oficializar a a orientao do TCC. Isto um direito de quem estuda.

Dez dicas fundamentais para formatar monografia e TCC


Por Jos Antonio Rocha 11 de outubro de 2010Assunto: TCC

J ouvi histrias de horror sobre trabalhos de concluso de curso que foram perdidos em uma pane no computador. Para evitar surpresas nessa face crucial de TCC, bom seguir algumas dicas teis.
1. Grave seu trabalho com um novo nome. Use: seunome-2010-03-17a.odt, por

exemplo. Isto identifica o aluno, a data e a verso do trabalho, evitando muitas confuses. Repare na forma do nome: 1. Seu nome, para no haver confuso com o trabalho de outros orientandos. Separe da data com trao. 2. Data no formato mais lgico: ano-ms-dia. Separe a data com trao, no com sublinhado, ponto ou barra. 3. Uma letra para a verso. De hora em hora grave uma nova verso: a, b, c etc.
2. Use os estilos pr-determinados para formatar o texto de seu trabalho. Existe um

estilo praticamente para qualquer coisa que for necessrio, no modelo fornecido.

3. No use a tecla ENTER para abrir espao entre pargrafos, como no tempo da

mquina de escrever. Computador no mquina de escrever. Todos os estilos de pargrafo nos modelos fornecidos abaixo j tm o espaamento certo nos atributos Espao acima do pargrafo e Espao abaixo do pargrafo. Se voc usar ENTER, abrindo um pargrafo em branco, isto pode estragar outro recurso automtico de formatao do editor de texto, que o atributo Manter com o prximo. Todos os ttulos tm este atributo, o que faz com que eles passem para a pgina seguinte, acompanhando o pargrafo correspondente e no fiquem sozinhos no final de uma pgina. Se voc colocar pargrafos vazios, pode acontecer que um ttulo fique no final de uma pgina junto com um pargrafo vazio. 4. No use espaos para centralizar ttulos ou textos. Editores de texto tm um comando especial que centraliza automaticamente os textos. Usando os modelos de TCC fornecidos aqui, dificilmente voc precisar centralizar texto mo, porque os estilos j esto todos formatados corretamente. 5. No use pargrafos em branco com a tecla ENTER para formatar os ttulos das capas. Eles j tm o espaamento correto. Existe um estilo para cada elemento das capas. 6. No use espaos ou tabulao para fazer a entrada de pargrafo. O estilo de texto Normal ou Corpo de texto j tem esta entrada automaticamente. 7. No use programas pirateados para fazer seu TCC. Use o OpenOffice que livre (aberto e gratuito) e mais fcil que o MS Word. Exija de sua instituio que instale o OpenOffice nos computadores dos alunos. E lembre-se: no o OpenOffice que no abre direito arquivos do Word; o Word que faz arquivos fechados que no podem ser abertos facilmente. Livre-se do Word. 8. Diariamente, envie o arquivo de TCC para seu prprio webmail. a maneira mais fcil de fazer cpias de segurana. 9. Use estilos. Isto permitir gerar o sumrio corretamente em apenas 3 segundos. 10. Faa o sumrio (ndice) automaticamente. Como voc usou estilos para formatar todo o texto, agora voc pode usar o recurso de gerao de sumrio automtico do OpenOffice ou MS Word. O prprio programa calcula o nmero da pgina e gera o sumrio, pegando o texto que est formatado com os estilos Ttulo 1, Ttulo 2 etc e colocando o nmero da pgina correto, os pontinhos etc.

You might also like