You are on page 1of 12

Padre Quevedo e Luiz Roberto Turatti Pretensos Sbios, Ridculos Polemistas.

- Texto escrito por Carlos Antonio Fragoso Guimares, atualmente professor de Psicologia do Centro de Cincias Biolgicas e da Sade da UFPB, em maio de 2004, como resposta crtica aos ataques dos citados nomes, comumente dedicados distorcer a obra de pesquisadores internacionalmente reconhecidos da Parapsicologia se suas concluses forem contrrias aos tipo de idela parapsicatlico de um Pe. Quevedo ou de seus seguidores mais prximos, como o tal Turatti. Tomemos os citados acima como novos exemplos prticos da velha mxima Os Ces Ladram... mas a Caravana Passa

Para iniciar a apresentao dos citados senhores, alguns comentrios de estudiosos da rea Psi, guisa de epgrafe:

"A obra de Quevedo no fcil de ser julgada. Por um lado, seus conhecimentos sobre a histria da Parapsicologia parecem ser vastos e impressionantes. No entanto, h razes mais que

suficientes para concluir que Quevedo utiliza tal conhecimento para justificar seus fortes preconceitos ideolgicos e tericos, os quais evidentemente guardam certo compromisso com determinadas doutrinas da Igreja Catlica. Portanto h, justificativa suficiente para rotular o Pe.Quevedo no como parapsiclogo, mas sim como um autor proselitista que deseja impulsionar de maneira desmedida sua ideologia catlica."

Dr. Alfono Martinez-Taboas, membro da Parapsychological Association, em seu artigo "Uma Reviso Crtica dos livros do Pe. Quevedo".

"Turatti usa de recursos argumentativos j fora de moda desde a Idade Mdia e que so absolutamente execrados no meio acadmico e cientfico. costumeiro que ele apresente Quevedo como formado nisso, naquilo, como doutor (inclusive em maisculas), como se esses ttulos fossem garantia de que Quevedo tivesse razo no que afirma! O argumento de autoridade uma bobagem e algo absolutamente desnecessrio, a no ser para aqueles que no podem apresentar argumentos. Doutor por doutor, eu tambm sou! E da? No concordo com Quevedo! Respeito o ser humano, mas no concordo com muitas de suas ideias! Os mais de "50 anos" de estudo no garantem que Quevedo saiba mais do que qualquer pessoa. Se assim fosse, como ficaria Quevedo frente a um esprita que estudou por mais de "60 anos"? Ora, so argumentos desprezveis e infundados. Mas, para quem no tem argumentos... uma sada, apesar de pouco honrosa..."

Dr. Wellington Zangari, coorndenador do ncleo InterPsi, da PUC de So Paulo.

Aos no familiarizados com as polmicas psicatlicas, este ltimo citado, Luiz Roberto Turatti, ficou conhecido em diversos sites na internet por sua forma histrinica e um tanto vulgar de atacar o espiritismo, distorcendo citaes e obras ou inventando assuntos para tentar justificar seu paradigma religioso e sua admirao um tanto quanto estranha e exageradamente acrtica ao famoso, controverso e folclrico Pe. Oscar Gonzales Quevedo, um sempre auto-intitulado parapsiclogo que no l muito levado em considerao mesmo nos meios Psi, especialmente os internacionais. Turatti tambm reconhecido virtualmente pela covardia em atacar e geralmente no debater, mas fugir de debates quando se apresentam argumentos lgicos e fatuais, ou, nas poucas vezes que ainda tenta polemizar, utiliza-se de

agresses pueris para tentar reverter sua situao ridcula. Desconsidera as obras de Jung (por exemplo, suas prprias Memrias, Sonhos, Reflexes), Fred. Myers, Camille Flammarion, Charles Richet e tantos outros em que eles do suporte realidade da mediunidade, que Quevedo e Turatti entendem como farsa e doena, e passa por cima de pesquisadores mais recentes, como o Pe. Franois Brune, pesquisador europeu da da Transcomunicao, Pierre Weile e Stanislav Grof, na Psicologia, e Peter Fenwick Sam Parnia, Alexander Almeida, na Medicina, cujas diversas pesquisas em psicologia transpessoal e Experincias de Quase Morte (EQM) do suporte teoria da sobrevivncia da conscincia aps a morte. Para um estudo acadmico sobre as pesquisas em Mediunidade, veja-se o Artigo A Mediunidade Vista pela rea da Sade Mental, dos psiquiatras Alexander Almeida e Francisco Lotufo Neto, que demonstram toda a falcia Quevedo-turattiana em querer rotular a mediunidade como sendo uma doena.

Quevedo e Turatti tambm fogem dos congressos internacionais sobre o tema, como o que ocorreu aqui no Brasil recentemente , o I Simpsio Internacional Explorando as Fronteiras da Relao Mente-Crebro, com pesquisas bem interessantes que levam em conta a questo da sobrevivncia. Vejamos agora, mais algumas das falcias Quevedo-turattianas distorcedoras da realidade que podem ser conferidas por qualquer interessado e que permitem perceber tanto o fanatismo quanto o despreparo intelectual de ambos em sua cruzada pr-Igreja: A edio de julho de 2003 da Revista Planeta trouxe uma reportagem especial sobre o trabalho do Psicobiofsico, Cientista e Engenheiro Hernani Guimares Andrade, falecido em abril do mesmo ano, com o ttulo: O Gnio a Ser Compreendido. Andrade foi um dos grandes e mais prolficos estudiosos da parapsicologia no Brasil, reconhecido internacionalmente por seus trabalhos por nomes como Stanley Krippner, Elizabeth Kbler-Ross, Rupert Sheldrake, Guy Playfair, Alejandro Parra e outros, membros da j mais que centenria Society for Psychical Research britnica ou da americana Parapsychological Association, foi considerado com justia por vrios dos nomes citados e pela revista em foco como o maior nome da pesquisa parapsicolgica no Brasil. Claro, o controvertido Padre Quevedo (veja o site A Igreja, a Mdia e a Parapsicologia, para se ter uma idia dos problemas de suas afirmaes que do base a crticas sobre sua obra, mais dogmaticamente proselitista e reacionria que propriamente cientfica) e seus seguidores e filhotes diretos e diletos - como o j quase conhecido caluniador (como veremos adiante em vrios documentos) Sr. Luiz Roberto Turatti, um catlico radical, para evitarmos o rtulo de fantico - no concordam com isso.

Passemos aos exemplos de como agem os seguidores de Quevedo. Da maneira histrinica tpica de suas intervenes em sites pelo Brasil afora (como veremos mais adiante), sem argumentaes que dem base s suas colocaes e com visveis mostras de despeito, Turatti escreve uma carta tola, com clara falta de lastro cultural e cientfico, contra a reportagem da Revista Planeta (http://istoe.terra.com.br/planetadinamica/site/cartas.asp). Vejamos a incua e tola carta de Turatti e a resposta do editor e autor da reportagem, Sr. Eduardo Araia: Hernani Guimares Andrade muita pretenso de PLANETA (edio 370/julho 2003) querer conceder, por conta prpria, a um simples engenheiro Hernani Guimares Andrade o ttulo de maior nome da pesquisa parapsicolgica no Brasil. Onde esto as provas das pesquisas e dos estudos desse tal engenheiro, reconhecidos por cientistas especializados e, principalmente, imparciais, que do crdito, no Brasil e nos quatro cantos do mundo, fantasiosa TCI (Transcomunicao Instrumental), por exemplo, que ele tanto defendia diante da desconhecida (no meio cientfico) ANT Associao Nacional de Transcomunicadores? E da reencarnao? Assim como um simples engenheiro se meteu a falar, a vida toda, do que no entendia, outros no menos quixotescos citados na reportagem, apoiadores dessa imrita causa, so, portanto, coincidentemente ou no, adeptos do irrisrio espiritismo, cuja superstio infinitamente j demonstrada procura vincular, ingnua ou equivocadamente, os fenmenos naturais que ocorrem a acontecimentos sobrenaturais, a acontecimentos inexplicveis, sem nenhum nexo, sem absolutamente nenhuma fundamentao lgica e cientfica de fato. Isso tudo para bom entendedor, para srio pesquisador. Vamos pesquisar e estudar, srio? Luiz Roberto Turatti, Araras, SP. Eduardo Araia, o editor da Planeta ento, responde equilibradamente (Turatti no publicou esta resposta no seu site, sempre parcial e tendencioso, mas que foi publicada tanto na revista quanto no site da Planeta): Se o leitor rejeita de antemo a parapsicologia e o espiritismo e entende como cincia apenas sua parcela mais ortodoxa, nada a comentar trata-se de seu sistema particular de crena, e como tal deve ser respeitado. Se, porm, decidir transcender esses limites, consideramos que a anlise isenta da obra de Hernani Guimares Andrade a melhor maneira de avaliar a sua importncia para a parapsicologia brasileira.

Minhas prprias opinies sobre Quevedo e seguidores, j as deixei enfaticamente expressas em minha Home Page intitulada A Igreja, a Mdia e a Parapsicologia (e sugiro que o leitor acesse este site) e em meus livros Evidncias da Sobrevivncia e Carl Gustav Jung e os Fenmenos Psquicos. Proponho aqui citar outros pesquisadores, preferecialmente os pouco simpticos s idias espiritualistas mas que tenham estudado e mesmo colaborado com Quevedo e depois tenham dele se afastado medida que iam conhecendo o dogmatismo e manipulao das informaes do citado padre, to bem demonstrada pelo Parapsiclogo e membro da Parapsychological Association, Dr. Alfonso Martinez-Taboas, em seu artigo, disponvel na o site da PUC-SP, intitulado Uma Reviso Crtica dos Livros do Padre Quevedo e pelo conhecido pesquisador da conscincia, Dr. Charles Tart em carta tambm disponvel no site da PUC (clique para ler o texto Dr. Charles Tart desmente Pe. Quevedo). O propsito aqui, lembremos, mostrar que tanto Turatti quanto Quevedo no possuem status moral ou mesmo de conhecimento para se apresentarem como baluartes da Parapsicologia, sequer da vertente criada por eles, um verdadeiro paracatolicismo. Aqui temos, portanto, uma estrutura de respostas s invencionices e acusaes dos parapsiclogos de batina e seguidores, do qual Quevedo o padroeiro protetor. Para que no pensem que minha posio nica, proselitista ou sem base citaremos pesquisadores reconhecidos internacionalmente que o desmentem, com as fontes e os links para que o leitor pesquise e tire suas prprias concluses. tambm uma resposta aos seguidores mais ardorosos de Quevedo, dos quais, na internet, o mais conhecido o tal do Sr. Luiz Roberto Turatti - tambm conhecido igualmente por fugir de discusses aps vomitar suas difamaes, como veremos mais adiante. Vejamos, ainda agora para melhor conhecer o estilo do detrator quevediano, outra carta infantil e tola do mesmo Sr. Turatti, extrada de um site (ele adora expor calnias em sites, criar polmicas e depois sumir) http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=15836&grupo=17762&topi co=2481678&nrpag=1 onde o impagvel seguidor de Quevedo - e que, tal como este inventa posicionamentos de outros pesquisadores que no correspondem, em nada, realidade. Nesta "carta" ele comea por citar dois pesquisadores crticos do Padre Quevedo como sendo aliados deste e colegas do prprio Turatti ! (afirmao logo desmentida logo aps pela prpria pessoa citada que tambm lana ao rosto do missivista algumas alegaes infundadas de Quevedo): Mensagem original postada por Luiz Roberto Turatti

Sr. Maurcio CP,

Wellington Zangari e Ftima Regina Machado so pesquisadores srios do assunto, o que s vem a somar, enriquecer a Parapsicologia, logo, eles, inteligentemente, no acreditam no falacioso espiritismo, apesar de no atac-lo diretamente. O senhor j sabe tambm que tudo que falo falo com conhecimento de causa, sendo assim, informo-lhe que Wellington e Ftima so meus contemporneos no CLAP e juntos fomos alunos do MESTRE e SBIO padre Oscar Quevedo.

Seguem abaixo alguns desmentidos do Parapsiclogo Dr. Wellington Zangari, ligado PUC de So Paulo, em relao a algumas teses do Pe. Quevedo e as alegaes do Sr. Turatti de que o citado respondente aliado enftico de Quevedo.

De: "Wellington Zangari" Ver detalhes do contato Para: "Maurcio CP" Assunto: Re: Luiz Roberto Turatti Data: Tue, 3 Aug 2004 00:38:00 -0300

Ol, Maurcio! Vejo que voc est tendo dificuldades com o tal de Turatti. uma pena que eu no tenha a oportunidade de trocar mensagens com ele. No que eu no tenha tentado, ao contrrio. J enviei a ele vrias mensagens, sem que ele tenha se dignado a me responder. Nem mesmo escreveu afirmando que no queria papo comigo. Pelo que li dele por a, ele um mero repetidor de ideias que no so dele, mas de Quevedo. Idias, alis, pouco dignas de crdito em vrios tpicos ligados Parapsicologia. A questo dos "50 metros" apenas um deles. Mas Quevedo e seus seguidores deveriam mostrar evidncias tambm do alegado "prazo existencial", uma verdadeira excrecncia cientfica, bem como os furos no estudo dos milagres. Por exemplo, o fato de recentemente ter sido descoberta uma imagem abaixo da imagem da Virgem de Guadalupe, e evidncias da possvel assinatura de um conhecido pintor da poca que a teria produzido (http://listas.pucsp.br/pipermail/pesquisapsi/2003May/006746.html)! Mas, vamos resposta sua solicitao: sim, fiz cursos com Quevedo. Ftima nunca fez cursos com Quevedo! Mas, tambm participaram de cursos de Quevedo pessoas que jamais foram adeptas de muitas de suas idias. E no apenas de

fora do clero! Como todos devem saber, Quevedo no agrada a muitos do clero tambm. Lembro-em que quando eu participava de um dos cursos de 110 horas, estava l um bispo do Rio de Janeiro, Dom Estevo Bittencourt, um ferrenho opositor de muitas das idias quevedistas. Fiquei impressionado com a agressividade mtua. Mas, devo confessar que naquela poca eu simpatizava com as idias de Quevedo. Turatti est certo, mas a informao est incompleta: fiz cursos do CLAP; fui aluno de Quevedo; organizei cursos de Quevedo fora de So Paulo; fui coordenador do primeiro grupo de estudos do CLAP, que deu origem ao curso de ps-graduao (que no reconhecido como lato sensu at onde eu sei). Mas, a grande questo no saber se fui ou no aluno de Quevedo. Mesmo porque, fui to aluno de Quevedo quanto do Hernani Guimares Andrade, do Frei Albino Aresi, no Brasil. Fora do Brasil, fui aluno, dentre outros, de John Palmer, de Ramakrishna Rao, de Richard Broughton, de Daryl J. Bem, de Kathy Dalton, de Etzel Cardea, de Nancy Zingrone, de Carlos Alvarado, de Stanley Krippner, de Hoyt Edge, de James Carpenter... A grande questo saber porque, depois de ser atante colaborador do CLAP afastei-me de Quevedo. A resposta mais simples que tenho para oferecer a seguinte: estudei mais, aprendi mais e verifiquei que a maioria das ideias de Quevedo no tm qualquer fundamento cientfico! As ideias de Quevedo em nada representam ou se identificam com a comunidade parapsicolgica internacional, da qual no participa e qual um eminente desconhecido! Lembro-me que, em duas oportunidades em que Ftima e eu falamos para a comunidade parapsicolgica internacional a respeito da Parapsicologia no Brasil (a primeira na Conveno Anual da Parapsychological Association de 1995, em Durham, e a segunda em uma espcie de discurso por termos ganhado o "Gertrude Schmeidler Student Award 1998" [http://www.parapsych.org/PA_awards.html], em Nova Iorque, em 2001 [http://www.parapsychology.org/dynamic/020504.html]), tivemos que dizer que existe um jesuta brasileiro que fala de Parapsicologia no Brasil j que quase ningum o conhece! No gosto de saber que esse tal de Turatti fala o que quer que seja a meu respeito. Se ele se dignasse a responder meus e-mails, eu o respeitaria e no me importaria. No entanto, ele usa meu nome como que para procurar dar algum respaldo s infundadas crenas que equivocadamente chama de parapsicolgicas. No sou esprita (nem afiliado a qualquer outra religio) e tenho profundas divergncias com o pensamento esprita. Mas a comunidade esprita me merece muito mais respeito do que gente como esse Turatti, que se refugia em seu ignorante silncio vazio. Na lista de discusso que mantenho na PUC-SP, muitos dilogos proveitosos tm sido travados entre mim e espritas. Por que o tal de Turatti se recusa a dialogar

comigo? Eu j afirmei, em mensagens que enviei, que no gosto de ser citado por ele. No parece que ele tenha compreendido. Mais: o Turatti usa de recursos argumentativos j fora de moda desde a Idade Mdia e que so absolutamente execrados no meio acadmico e cientfico. costumeiro que ele apresente Quevedo como formado nisso, naquilo, como doutor (inclusive em maisculas), como se esses ttulos fossem garantia de que Quevedo tivesse razo no que afirma! O argumento de autoridade uma bobagem e algo absolutamente desnecessrio, a no ser para aqueles que no podem apresentar argumentos. Doutor por doutor, eu tambm sou! E da? No concordo com Quevedo! Respeito o ser humano, mas no concordo com muitas de suas idias! Os mais de "50 anos" de estudo no garantem que Quevedo saiba mais do que qualquer pessoa. Se assim fosse, como ficaria Quevedo frente a um esprita que estudou por mais de "60 anos"? Ora, so argumentos desprezveis e infundados. Mas, para quem no tem argumentos... uma sada, que apesar de pouco honrosa, tapa um buraco! Quer ver como no h argumento: basta perguntar ao Turatti, por exemplo, o que ele tem a dizer sobre o fato de o eminente pesquisador Charles Tart dizer que jamais afirmou que estudos experimentais de psi provocam danos ao crebro, como afirmou Quevedo que Tart teria dito (http://www.pucsp.br/pos/cos/cepe/intercon/revista/polemica/tart.htm)!!! Pergunte ao Turatti o que ele teria a dizer a respeito da falsa afirmao do CLAP de que os livros de Quevedo teriam sido considerados "os melhores livros de Parapsicologia do mundo..." (http://www.pucsp.br/pos/cos/cepe/intercon/revista/polemica/pfequevedo.ht m). Turatti teria argumentos para apresentar? Muito bem, fico por aqui, mas sempre s ordens, autorizando que at mesmo ntegra dessa mensagem seja publicada no referido frum do qual participa o tal Turatti. Quem sabe depois dessa ele resolva oferecer argumentos! Um Wellington Zangari, Ph.D. ________________________ Inter Psi/PUC-SP, Coordenador Pesquisador em nvel de ps-doutoramento Laboratrio de Estudos em Psicologia Social da Religio Departamento de Psicologia Social (Bolsista Fapesp) fraternal abrao,

Instituto Av. Prof. Cidade Universitria 05508-900, SP Brasil Mello

de Moraes, Sao

Psicologia 1721 Paulo

Currculo Lattes: http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4708493P2 E.mail: w.z@terra.com.br

Abraos, Maurcio C.P. http://apologetico.cjb.net/

Vejamos agora uma outra carta do Dr. Zangari ao sr. Turatti:

Senhor Turatti, J que o senhor no se dignou a responder NENHUMA de minhas mensagens (e no foram poucas), nem em PVT, nem neste frum, nem em qualquer outro frum onde tais mensagens lhe foram enviadas, resolvi tentar uma vez mais, agora, em pblico. Ser que agora terei a honra de que respondas de maneira objetiva e sem rodeios a alguma questo que lhe farei? Vamos comear tudo de novo. Comeo por apenas duas perguntinhas (das vrias que j lhe dirigi), to simples que no ters a menor dificuldade em responder. Afinal, o senhor mesmo que tem apresentado tais informaes pela internet e nada mais correto que fazer a apresentao da respectiva documentao soliticada. No o senhor que afirma ser a Parapsicologia uma cincia? Ento, vamos agir como cientistas? Eu solicito as informaes e o senhor responde! Da mesma forma, basta perguntar e eu lhe responderei o que quiser. S no omita respostas, nica atitude indigna de algum que pretende dialogar e ser representante de algum que se afirma um cientista. Vamos l! 1: Demonstre que os livros do Pe. Quevedo foram considerados os melhores livros de Parapsicologia do mundo pela SPR e pela PF. Apresente as referncias, por gentileza. Pode pedir auxlio ao CLAP, solicitando Sra. Mrcia Regina Cobero

(gerente-geral) tais informaes. Pode solicitar ao Sr. Coelho (uma espcie de secretrio-geral). Pea tambm ao prprio Pe. Quevedo. Quem sabe voc ter melhor sorte que eu, que jamais consegui tais informaes deles! 2: O que o senhor tem a dizer das recentes pesquisas que apontam a imagem da Virgem de Guadalupe como tendo sido produzidas provavelmente por um conhecido pintor? Quais so seus argumentos cientficos para contrapor as recentes evidncias de que o tecido que serviu para a "impresso" no seja o ayate, como Quevedo afirma, mas cnhamo, material muito mais resistente que o primeiro, explicando que nada haveria de milagroso no tempo de durao do mesmo? Quais as pesquisas que o senhor apresenta para mostrar que a evidncia da presena de conhecidos pigmentos (nada sobrenaturais) que teriam servido para a pintura da imagem? Apresente, por gentileza, a referncia da publicao de estudo pretensamente realizado pela NASA demontrando que a imagem no teria sido realizada por meios convencionais, ou que no olho da virgem haveria a imagem de outras pessoas. Acho que basta para comearmos um interessante debate, no mesmo, senhor Turatti? No cr o senhor que um dever seu a apresentao da documentao solicitada, que demonstraria de maneira clara e objetiva que sua "causa" tem uma base em evidncias? No cr o senhor que seria importante para a prpria "causa" que o senhor demonstre aquilo que retoricamente vive a apresentar? Eu mesmo estou disposto a mudar de opinio a respeito de seu trabalho e do trabalho do Pe. Quevedo se o senhor apresentar a documentao solicitada. Mais do que isso: farei publicar em meu site as respectivas informaes elas me cheguem conforme solicitado. Um fraternal abrao, Wellington Zangari

Como o prestimoso Turatti se fez de cego ao desafio, vejamos a respostas do Dr. Zangari ao mesmo silencioso polemista: Prezados Colegas da lista, No, no estou de modo algum espantado com a atitude do tal Turatti. Apenas confirmou-se a supeita de muitos, inclusive a minha. Turatti , inegavelmente, uma pessoa sem qualquer respeito s regras bsicas do dilogo. Pergunto-me: o que est fazendo ele em frum de discusso pela internet? Ora, uma lista de discusso tem como objetivo bvio que interessados em um tema comum possam dialogar a respeito

dele de maneira minimamente cordial, ainda que defendam pontos de vistas antagnicos. Turatti mais parece um out-door das idias mal-acabadas de Quevedo do que uma pessoa de carne e osso! Turatti no parece medir as conseqncias de sua postura acrtica apologtico-quevedianista! Se sua insistncia na defesa do iderio quevediano fosse acomapanhada de argumentos devidamente documentados, todos teramos por ele e por Quevedo admirao! No entanto, o que assistimos, neste e em outras listas das quais Turatti - este, apesar de viver em Araras, So Paulo, se apresenta como "papagaio de Quevedo" -, a mera repetio de frases feitas e idias completamente desacompanhadas de argumentos. Quando convidamos Turatti para um dilogo, houve recusa. Turatti simplesmente ignora o que no pode argumentar, fingindo desconhecer que Quevedo e sua trupe simplesmente no tm como garantir qualquer das suas idias baseandose em dados empricos. Como resultado, cria averso da comunidade cientfica (e obviamente da religiosa) em relao a uma temtica que embora merea considerao, j tem sobre si o peso do preconceito e do desconhecimento pblico. O estudo cientfico de alegaes paranormais fica assim identificado com a falta de argumentao cientfica, com afirmaes mais religiosas que cientficas e com o desrespeito ao dilogo profcuo que o tema mereceria. Minhas concluses: 1. Turatti, com sua atitude deselegante e pseudo-cientfica faz mais mal rea que pretensamente apoia do que bem. Mesmo que algo de correo houvesse dentre as idias apresentadas, o que vemos quase que exclusivamente a apresentao de uma postura arrogante e pouco tica. 2. Sugiro a todos os colegas da lista que simplesmente ignorem o tal Turatti, deixando-o "falar sozinho", j que ele no se presta a dialogar de maneira adulta com ningum. 3. Pergunto-me porque manter algum em listas como esta algum que j demonstrou to claramente que no tem interesse de dilogo! Se no h mecanismos para faz-lo participar com a mnima tica exigida em dilogos que se lhe propem, ento que o ignoremos por completo. 4. O tal Turatti fez, ao longo de sua "carreira de papagaio de Quevedo", vrias crticas diretas e indiretas dirigidas a mim, mas quando acuado por mim a rever sua posio, simplesmente foge, deixando de apresentar os dados que solicito. Assim, concluo que estamos lidando com algum em que "coragem" no parece ser um dos traos marcantes: Turatti covarde.

5. A prxima vez que esse tal de Turatti mencionar em meu nome de maneira direta ou indireta para fazer crticas, ter que se explicar judicialmente. No mais, a partir de agora, em outras mensagens, procurarei responder a algumas solicitaes de colegas listeiros, procurando reverter, ao menos em parte, o dano causado por pessoas inescupulosas como Quevedo e Turatti que simplesmente denigrem o campo a que, de fato, eles no pertencem, apesar de dele se apropriarem para finalidades francamente religiosas, distanciando daquelas cientficas que caracterizam o campo (que desconhecem quase por completo). Um Wellington Zangari fraternal abrao,

Para ver o desafio que o Dr. Wellington Zangari fez a Turatti e ao Padre Quevedo (e ainda no respondido), clique aqui emhttp://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=15836&topico=2491903

You might also like