You are on page 1of 3

Ligas metlicas so substncias resultantes da mistura de dois ou mais elementos, entre os quais pelo menos um metal.

. Na maior parte das vezes recorre-se s ligas metlicas para dar aos metais determinadas propriedades mecnicas, trmicas, eltricas, magnticas ou anticorrosivas. Os metais utilizados pela indstria raramente apresentam todas as caractersticas desejadas para uma aplicao especfica. Caso seja muito quebradio, ou muito mole, ou pouco resistente oxidao, busca-se obter uma liga com outro elemento que resulte num material de maior resistncia mecnica, durao ou outra qualidade desejvel. Por apresentarem propriedades e caractersticas fsicas mais satisfatrias que as de seus componentes, as ligas metlicas tm importncia primordial na indstria metalrgica. O procedimento mais freqente na preparao de ligas metlicas consiste em fundir, em primeiro lugar, o metal cujo ponto de fuso mais elevado, acrescentando-se em seguida os demais componentes. Tambm possvel inverter a ordem ou fundir os componentes simultaneamente. O mtodo de fuso mais simples o do cadinho, utilizado em pequenas fundies. Quando necessrio obter grandes quantidades de liga, usam-se fornos eltricos de diferentes tipos, como os de arco e de induo de baixa ou alta freqncia. A preparao de algumas ligas metlicas consiste no prprio processo de obteno do metal, j que alguns minrios j contm os elementos necessrios liga que se deseja obter. Um exemplo disso o bronze (liga de cobre e estanho), primeira liga utilizada pelo homem, h mais de cinco milnios. Os homens primitivos fabricavam bronze pela simples fundio do minrio de cobre, que j continha estanho.

Classificao das ligas metlicas


Ao planejar a combinao de metais, entre si ou com outros elementos, considera-se com especial cuidado a variao das propores, fator que influi decisivamente nas propriedades do material final. Certas misturas formam uma rede cristalina perfeita, com os tomos de diversos materiais dispostos em posies perfeitamente determinadas; em outros casos, os tomos se distribuem aleatoriamente. No estudo das caractersticas de uma liga metlica so empregados grficos ilustrativos da relao entre tempo e temperatura. Outro recurso til anlise o diagrama de fases, em que se apresentam a porcentagem dos componentes e a temperatura. A partir desses diagramas, que exibem as diversas fases ou formas de cristalizao a que esto sujeitos os materiais, possvel classificar cinco tipos genricos de ligas. Tipo I: ligas com soluo slida. As ligas metlicas do tipo I so miscveis tanto no estado slido quanto no lquido. Na elaborao das combinaes de soluo slida, formam-se cristais que contm todos os metais componentes da liga.

Tipo II: ligas eutticas. Chamam-se eutticas as ligas que, em estado slido, apresentam propores inalterveis e ponto de fuso constante e caracterstico, tambm chamado euttico. Por manter constantes os pontos de fuso e solidificao, a liga euttica se comporta como um metal puro. Tipo III: No grupo III os metais so totalmente miscveis em estado lquido, mas em estado slido s se misturam parcialmente. Tipo IV: O grupo IV inclui as ligas de metais no miscveis em estado lquido. Tipo V: ligas que formam compostos. Os metais do tipo V combinam-se para formar compostos denominados intermetlicos, principais endurecedores das ligas industriais. Alguns, como os carbonetos de boro e de tungstnio, esto entre os materiais mais duros e resistentes que se conhecem.

Principais ligas metlicas


As ligas dividem-se em dois grandes grupos: ferrosas e no-ferrosas. Entre as primeiras, mais importantes sob o ponto de vista do volume de produo e da diversidade de propriedades, figuram os diversos tipos de ao, enquanto as no-ferrosas se caracterizam por suas propriedades especficas, como leveza ou resistncia corroso. Ligas base de ferro: O ao comum constitudo de ferro e uma proporo de carbono, em geral inferior a 1,8%. A partir do ao comum se produzem materiais como o ao inoxidvel, que contm nquel, titnio e cromo, e os aos especiais, com maiores concentraes desses e de outros elementos, de acordo com a aplicao a que se destinem. Outro tipo de ligas metlicas de ferro so as de ferro-nquel, com quarenta a cinqenta por cento de nquel, que se caracterizam pelo coeficiente de dilatao muito baixo. Ligas base de cobre: Entre as ligas de cobre se incluem algumas de uso muito freqente, como o lato, formado de cobre e zinco, e o bronze, de cobre com um mximo de dez por cento de estanho. As ligas no-ferrosas base de cobre ocupam o segundo lugar em volume de produo, depois das ligas de ferro. Ligas base de alumnio: Tambm comuns, as ligas de alumnio podem ser usadas em fundio, caso das que contm silcio. Entre as ligas forjadas de alumnio, que contm cerca de quatro por cento de cobre e 0,6% de magnsio, ou um por cento de silcio e um por cento de magnsio, se inclui o duralumnio, liga endurecvel por envelhecimento. Ligas de chumbo e estanho: A solda a mais conhecida das ligas base de estanho e contm quarenta a cinqenta por cento desse metal. O chumbo duro, liga de chumbo com 10 a 13% de antimnio, se usa na fabricao de placas de bateria.

Ligas de mangans: Chamam-se ligas de mangans aquelas que combinam esse metal com cobre e nquel e apresentam coeficiente de dilatao trmica inusitadamente alto. Ligas de metais preciosos: Entre as muitas ligas de metais preciosos que constituem o material bsico da joalheria, podem-se mencionar a alpaca, de prata, cobre, nquel e zinco; a prata de lei, combinada com cobre; e as ligas de ouro, com diversos metais, que conferem ao metal resistncia ao desgaste. O ouro puro tem 24 quilates, e as ligas, valores proporcionalmente inferiores.

Aplicaes
De aplicao em quase todos os campos, as ligas metlicas podem tambm ser classificadas em funo de seu uso. Assim, as de antifrico destinam-se a suavizar o atrito entre peas de maquinaria, e as fusveis -- entre elas as ligas Newton, Rose, Darcet e Wood, que contm propores variveis de bismuto, chumbo, estanho e cdmio -- so empregadas como elementos trmicos de segurana. As ligas resistentes corroso e oxidao so fundamentais para a construo naval, em que se usa muito a liga Monel, de nquel com pequena percentagem de cobre e ferro. As ligas magnticas -- como o permali e o ticonal, constitudos de ferro, nquel, cobalto e titnio -- mantm suas propriedades permanentemente e representaram um grande avano na comunicao por cabo submarino. Finalmente, as ligas refratrias, de grande resistncia corroso, ao calor e a radiaes, so utilizadas como material de construo em usinas nucleares e na indstria aeroespacial.

You might also like