You are on page 1of 1

EDITORIAL A Borboleta pousou na Rosa, deu para a gente escutar nesses dias.

E no se refere a uma imagem potica, mas a uma sndrome que vem sangrando os ndices de popularidade do governo estadual, cuja reprovao j chega a alarmantes 70%. A mesma ausncia de quadros sentida pela prefeita tantas vezes em sua administrao alcana o governo estadual, incapaz de nomear secretrios e mesmo cargos mais perifricos como a direo do Walfredo Gurgel. Dizem que o sufoco a que est submetida a sade pblica obedece ao mtodo de desacredit-la para abrir caminho para terceirizaes e privatizaes. H, no entanto, no imaginrio coletivo, a associao de privatizaes e desmanche da mquina pblica com clientelismo, apadrinhamento, fraudes e corrupo. Na verdade, grandes escndalos nacionais tiveram esse enredo. Agora est a se repetir a mesma convergncia que uniu os sindicatos da sade, educao, segurana e administrao indireta, no ano passado, em busca de garantir cumprimento de acordos ou planos de cargos e salrios, que mesmo sacramentado em leis, foram questionados e enfrentados por um governo estadual que iniciava e pedia tempo. Hoje, depois de um ano, nada mudou, e o governo mostra a mesma beligerncia e incapacidade de dilogo com os trabalhadores. Na quinta-feira, dia 10, em frente a Assembleia Legislativa esses sindicatos se encontraram em uma manifestao e a seguir solicitaram aos deputados a retirada de pauta do projeto do governo que terceiriza sem licitaes. Ainda h tempo para o governo encontrar um rumo e um projeto, afinal no chegou sequer a metade de seu mandato, mas a poltica de choque com o movimento dos trabalhadores e a afronta sociedade com prestao de servios precarssimos nas reas crticas de sade, segurana e educao, entre outros, mantm o governo na berlinda. A cada nova pesquisa os ndices de desaprovao do governo estadual encosta nos da administrao de Natal, mostrando com muita precocidade o desgaste brutal a que ele est submetido na avaliao do eleitor potiguar. Dr. Geraldo Ferreira Pres. Sinmed

MOVIMENTO DE GREVE Na ltima semana os mdicos do Estado, em greve, intensificaram as lutas e realizaram uma srie de manifestaes pblicas. Houve movimentaes e atos no Hospital Deoclcio Marques em Parnamirim, no hospital Rafael Fernandes em Mossor, no Santa Catarina na Zona Norte de Natal e ainda em frente a Assembleia Legislativa do RN. PRIVATIZAES Alm de reivindicar melhores condies de trabalho e reajustes salariais os mdicos e os sindicatos da sade e dos odontlogos, que tambm participaram das manifestaes, declararam posio contrria ao Projeto de Lei do Governo do Estado, que pretende fazer modificaes na Lei 271/2004, e tem como objetivo a privatizao da sade, ensino, cultura, pesquisa cientfica e preservao do meio ambiente. A LUTA CONTINUA At o momento, o governo no emitiu nenhuma proposta satisfatria demonstrando descaso com a sade da populao do RN. Por isso, o movimento grevista continua! Fique atento ao nosso site e as redes sociais do Sinmed para as aes que devem ocorrer na prxima semana.

Mdicos e servidores da sade abraam simbolicamente o hospital Santa Catarina e declaram oposio as privatizaes do governo

No Deoclcio Marques, servidores denunciam o sucateamento das unidades de sade.

Em frente a AL, dezenas de manifestantes de diversos segmentos sindicais do RN realizaram manifestao conjunta contra as terceirizaes.

twitter: @sinmedrn

facebook.com/sinmedrn

You might also like