You are on page 1of 13

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

Guia para a Elaborao de Emendas

Parlamentares

Senhor(a) Parlamentar, O Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao (MCTI) participa do esforo do Governo Federal para promover e ampliar as oportunidades de incluso produtiva e social, tanto para os milhes de brasileiros que recentemente deixaram a condio de pobreza como para aqueles que ainda enfrentam o drama da pobreza extrema. A cincia e tecnologia podem e devem contribuir decisivamente para a reduo das desigualdades sociais. Da mesma forma, deputados (as) e senadores (as) que conquistaram nas urnas as prerrogativas constitucionais de fazer as leis, aprovar o oramento pblico e fiscalizar as aes do poder executivo cumprem uma misso institucional de grande relevncia na busca de solues para o desenvolvimento econmico e social do pas, em que, cada vez mais, ganham importncia estratgica as polticas cientfica, tecnolgica e de inovao. O MCTI reconhece e valoriza a atuao dos (as) congressistas e sua ampla liberdade para estabelecer prioridades quanto alocao dos recursos pblicos. Com este Guia para a Elaborao de Emendas Parlamentares, pretende-se apenas auxiliar o trabalho de deputados (as) e senadores (as) na fase de apresentao de emendas ao Oramento Geral da Unio de 2012, com a indicao das aes do MCTI que, pelo seu enorme impacto social, merecem a ateno dos (as) parlamentares. Uma das prioridades da Secretaria de Cincia e Tecnologia para Incluso Social (Secis) o desenvolvimento e a difuso de solues tecnolgicas que possam ser aplicadas em diferentes contextos para promover oportunidades de incluso produtiva e social, bem como o aperfeioamento ou a inovao de produtos, processos e servios originrios de empreendimentos individuais e sociais, microempresas e empresas de pequeno porte. O apoio a atividades de pesquisa, inovao e extenso tecnolgica engloba diversas reas de interesse social, como a de Tecnologia Assistiva, voltada para o desenvolvimento e a inovao de instrumentos e equipamentos para pessoas com deficincia ou com mobilidade reduzida em suas atividades ocupacionais, domsticas e de lazer. A criao de Centros Vocacionais Tecnolgicas (CVTs) representa outra oportunidade de acesso a um conjunto de atividades de extenso tecnolgica para as comunidades, consid-

erando as vocaes econmicas locais e o perfil educacional, social e de renda das populaes que necessitam de atendimento. A massificao de novas tecnologias, especialmente das Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs), tambm tem sido fundamental para a sustentabilidade do processo de desenvolvimento econmico e social. Os programas de incluso digital e de fomento implantao de cidades digitais representam, nesse sentido, oportunidades de acesso aos novos meios de produo e difuso de informao e conhecimento e oferta de bens e servios pblicos, especialmente nas reas sociais. A cincia e a tecnologia tambm podem oferecer solues criativas para melhorar a qualidade de vida da populao, especialmente de baixa renda, investindo no desenvolvimento de tecnologias que sejam aderentes necessidade de construo de uma economia sustentvel. Elas podem contribuir para solucionar problemas ambientais e urbanos, tais como o uso dos recursos naturais, o tratamento de resduos slidos e a gerao de fontes de energias alternativas. Por fim, o apoio a atividades de divulgao cientfica e tecnolgica, bem como a criao e consolidao de museus e espaos de divulgao cientfica, podem cumprir um papel importante na difuso do conhecimento e da informao e na formao educacional de jovens e adultos, condies indispensveis para o aumento dos nveis educacionais do pas. Neste Guia, deputados (as) e senadores (as) podero encontrar informaes bsicas sobre as principais aes do MCTI na rea de incluso social, considerando as necessidades de sua regio, localidade ou comunidade. Ele traz uma breve descrio de cada ao, suas finalidades, destinaes, pblicos beneficirios e valores mnimos para a apresentao de emendas, alm de orientaes sobre os meios mais fceis de obter informaes complementares.

Apresentao das Aes


Apoio a espaos pblicos de incluso digital (Ao 1E13)
O que ?
Esta ao contempla duas modalidades de programas: A primeira permite o acesso s Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs) para promover o uso pedaggico da informtica na rede pblica de educao, levando s escolas urbanas e rurais: laboratrios de informtica, projetores multimdia interativos e laptops, que fazem parte do Programa Um Computador por Aluno (Prouca). Trata-se de uma ao em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE), vinculado ao Ministrio da Educao, no mbito do Programa de Informatizao das Escolas Pblicas (Proinfo). A segunda atividade pretende ampliar o acesso pblico e gratuito a computadores conectados internet, mediante a implantao de espaos pblicos e comunitrios de incluso digital. Trata-se, nesse caso, de parceria com o Ministrio das Comunicaes, visando o fortalecimento do Programa Telecentros.Br.

Para que serve?


Informatizao das Escolas Pblicas Promover a melhoria do ensino pblico, a capacitao de crianas e jovens para o uso da Tecnologia de Informao (TI) e a difuso de contedos digitais com finalidade educativa.

Braslia, Setembro de 2011. Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

Telecentros Apoiar projetos locais de acesso informao e contedos digitais de carter pblico, com a implantao de Telecentros.Br

Fomento Elaborao e Implantao de Projetos Tecnolgicos de Incluso Digital (Ao 6492)


O que ?
Esta ao apoia a construo de rede metropolitana digital para interligar rgos e instituies pblicas de diversos nveis de governo e organizaes pblicas locais para incluso social, aumento da eficincia administrativa e ampliao do acesso dos cidados a servios pblicos e rede internet. Trata-se de ao desenvolvida em parceria com a Telebrs e o Ministrio das Comunicaes.

A quem se destina?
A Informatizao das Escolas Pblicas destinada s secretarias estaduais de Educao e do Distrito Federal e s prefeituras municipais. Os Telecentros so destinados a entes pblicos federais, estaduais, distritais e municipais.

Quais atividades podem ser apoiadas?


Informatizao das Escolas Pblicas Aquisio de Laboratrios de Informtica para escolas urbanas ou rurais com ambientes tecnolgicos modulados e equipados com computadores e recursos digitais e acesso a contedos educacionais multimdia; B) Projetor multimdia interativo, com funcionalidades que dispensam o uso do computador; C) Um Computador por Aluno (UCA), voltado ao desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem de alunos e professores. Implantao de Telecentros: Implantao de Telecentros novos ou modernizao de Telecentros em funcionamento (no inclui obra ou reforma de imvel) que passaro a integrar a rede Telecentros.Br, com a aquisio de computadores e o acesso a bolsas de auxlio a monitores e agentes de incluso digital.

Para que serve?


Apoiar projetos para implantar infraestrutura de comunicao em banda larga a partir da instalao de redes lgicas hbridas, que prev o uso de cabeamento tico e de radiofrequncia. Apoiar projetos que promovam a melhoria da gesto municipal por meio da implantao de redes metropolitanas digitais e o desenvolvimento de solues de Governo Eletrnico, bem como a criao de canais de participao social e redes virtuais para estimular o ambiente colaborativo e favorecer a disseminao do conhecimento.

Qual o valor mnimo a ser apoiado?


So elegveis projetos no valor mnimo de R$ 100 mil.

A quem se destina?
Governos estaduais, municipais, do Distrito Federal e consrcios pblicos.

Informaes complementares
Acesse os Documentos de Referncia de cada modalidade no stio eletrnico www. mcti.gov.br ou www.convenios.gov.br

Quais atividades podem ser apoiadas?


Implantao de infraestrutura para a ltima milha de banda larga (no inclui obra ou reforma de imvel) e criao de plataformas tecnolgicas para Cidades Digitais.

Qual o valor mnimo a ser apoiado?


So elegveis projetos com valores correspondentes aos critrios tcnicos estabelecidos pela Telebrs:

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

MUNICPIO/HABITANTE
At 2 mil De 2 mil a 5 mil De 5 mil a 10 mil De 10 mil a 20 mil De 20 mil a 50 mil De 50 mil a 100 mil De 100 mil a 200 mil De 200 mil a 500 miL Acima de 500 mil

VALORES ESTIMADOS (R$)


410 mil 550 mil 800 mil 1,3 milho 2,2 milhes 4,1 milhes 7,0 milhes 13,8 milhes 57,8 milhes

Realizao de Olimpadas em Cincias, Matemtica e Tecnologia da Informao (Ao 2B08)


O que ?
Esta ao tem por objetivo apoiar a realizao de atividades e iniciativas inovadoras na educao em cincias, matemtica e Tecnologia da Informao (TI), especialmente aquelas que estimulem o interesse dos jovens por essas reas do conhecimento.

Informaes complementares
Acesse o Documento de Referncia da ao no stio eletrnico para detalhes do Projeto: www.mcti.gov.br ou www.convenios.gov.br

Para que serve?


Nesta ao so apoiados projetos para realizao de competies e outras atividades nas reas de cincias, matemtica e Tecnologia da Informao (TI) que contribuam para a melhoria da educao em cincias e matemtica na educao bsica, a identificao de jovens talentos e a criao de oportunidades de ingresso nas reas cientficas e tecnolgicas.

A quem se destina?
Instituies cientficas e tecnolgicas e entidades pblicas de ensino e pesquisa, nos nveis estadual, distrital e municipal.

Quais atividades podem ser apoiadas?


Apoio a projetos para a realizao de Olimpadas de Cincia, Matemtica e Tecnologia da Informao (TI). Apoio realizao de programa nacional de Desafio Cientfico para as escolas pblicas que atinja estudantes de todas as regies do pas. Apoio realizao de feiras, mostras de cincias, concursos, certames e desafios em cincias, matemtica e Tecnologia da Informao (TI). Estmulo s atividades de iniciao cientfica e tecnolgica, assim como programas de jovens cientistas ou similares.

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

Qual o valor mnimo a ser apoiado?


So elegveis projetos nos valores mnimos de R$ 100 mil (para projetos locais) e de R$ 1 milho (para projetos de alcance nacional).

Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologias para Cidades Sustentveis (Ao 20HW)


O que ?
Esta ao tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento, inovao e transferncia de tecnologia para a racionalizao do uso de recursos naturais e a promoo da sustentabilidade ambiental.

Informaes complementares
Entre em contato com a Central de Atendimento ao Cidado da Secis/MCTI, pelo telefone (61) 3317-8009, pelo endereo eletrnico casecis@mcti.gov.br, ou no endereo Esplanada dos Ministrios, Bloco E, 2 andar, Braslia/DF.

Para que serve?


Apoiar projetos para desenvolver tecnologias e inovaes voltadas descarbonizao da indstria de construo civil, ao aprimoramento tecnolgico de programas de habitao popular e busca de alternativas de baixo custo na rea de saneamento bsico. Apoiar projetos para o desenvolvimento de tecnologias para a coleta, tratamento e reciclagem de resduos slidos urbanos, especialmente resduos eletroeletrnicos.

A quem se destina?
Instituies cientficas e tecnolgicas e entes governamentais de estados, municpios e Distrito Federal.

Quais atividades podem ser apoiadas?


Projetos na rea de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de produtos, processos e servios tecnolgicos e projetos para a aplicao de solues tecnolgicas com finalidade social.

Qual o valor mnimo a ser apoiado?


So elegveis projetos no valor mnimo de R$ 300 mil.

Informaes complementares
Entre em contato com a Central de Atendimento ao Cidado da Secis/MCTI, pelo telefone (61) 3317-8009, pelo endereo eletrnico casecis@mcti.gov.br, ou no endereo Esplanada dos Ministrios, Bloco E, 2 andar, Braslia/DF.

10

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

11

Apoio a Projetos e Eventos de Divulgao e Educao Cientfica (Ao 6702)


O que ?
Esta ao tem por objetivo promover a democratizao do acesso ao conhecimento por meio do apoio a projetos, atividades ou eventos de divulgao cientfica realizados por entidades cientficas, universidades, instituies de pesquisa e ensino, organismos estaduais, municipais e outros.

Criao de contedo de divulgao cientfica para mdia envolvendo cincia, sade, educao, meio ambiente e cultura. Apoio produo de programas de difuso cientfica para rdio e televiso. Promoo de concursos, desafios e certames em parceria com entidades cientficas, sites, jornais e revistas para atividades de divulgao. Apoio realizao de atividades de divulgao e educao cientfica, com intercmbio de professores da educao bsica e estudantes de outros pases. Apoio realizao de atividades de difuso cientfica no mbito do Mercosul, como Mostra de Cincias, Festival de Cine e Vdeo Cientfico e intercmbio de exposies cientficas.

Para que serve?


Destina-se a consolidar a expanso da Semana Nacional de Cincia e Tecnologia (SNCT); estimular o uso de meios modernos de comunicao para a divulgao cientfica; apoiar a realizao de feiras de cincia, concursos, certames e produo de material didtico para a divulgao da cincia; apoiar o desenvolvimento de recursos humanos para a popularizao da cincia e tecnologia; apoiar a formao e a qualificao de comunicadores em cincia; e ampliar o programa de cooperao em popularizao da cincia e tecnologia com os pases do Mercosul.

Qual o valor mnimo a ser apoiado?


So elegveis projetos no valor mnimo de R$ 100 mil.

Informaes complementares.
Entre em contato com a Central de Atendimento ao Cidado da Secis/MCTI, pelo telefone (61) 3317-8009, pelo endereo eletrnico casecis@mcti.gov.br, ou no endereo Esplanada dos Ministrios, Bloco E, 2 andar, Braslia/DF.

A quem se destina?
Instituies cientficas e tecnolgicas e entidades pblicas de ensino e pesquisa, estaduais, distritais e municipais.

Quais atividades podem ser apoiadas?


Apoio a projetos e eventos de divulgao e educao cientfica e tecnolgica. Apoio a atividades da Semana Nacional de C&T em mbito municipal, estadual, regional e nacional. Promoo de atividades que envolvam a difuso da cincia em diferentes mdias. Apoio a programas de udio e vdeo cientficos que contribuam para a distribuio de vdeos cientficos e programas de rdio para todos os estados do pas.

12

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

13

Apoio Implantao e Modernizao de Centros Vocacionais Tecnolgicos (Ao 8960)


O que ?
Esta ao tem como objetivo expandir e consolidar a Rede de Centros Vocacionais Tecnolgicos (CVTs), concebida como uma rede compartilhada por entes pblicos vinculados Unio, estados, municpios e Distrito Federal, voltada ao desenvolvimento de atividades nas reas de Extenso Tecnolgica, Tecnologias Sociais, Incluso Digital, Educao Profissional e Arranjos Produtivos Locais.

Aquisio de equipamentos, destinados s atividades de extenso tecnolgica relacionadas com a vocao produtiva local e regional; Apoio a atividades que visem a promoo de oportunidades locais e das vocaes econmicas existentes ou emergentes; Promoo do empreendedorismo individual e social por meio de capacitao tcnica, atualizao tecnolgica e gerencial, transferncia de tecnologias e desenvolvimento e reaplicao de tecnologias sociais; Apoio a atividade de formao profissional de base tecnolgica, com o apoio de rede institucional especializada em atividades de capacitao e extenso tecnolgica, incluindo prticas de ensino a distncia; Apoio ao desenvolvimento de novos produtos e servios de micro e pequenas empresas que favoream a melhoria da qualidade de produtos e servios oferecidos pelas empresas da regio; Apoio difuso e popularizao do conhecimento cientfico-tecnolgico, com nfase no incentivo experimentao cientfica e ao uso da Tecnologia da Informao (TI), especialmente para os jovens.

Para que serve?


Promover o acesso a diversas formas de conhecimento cientfico e tecnolgico que permitam ampliar as oportunidades de incluso produtiva e social, em especial para a populao de baixa renda, com o fortalecimento das vocaes econmicas locais e o estmulo ao empreendedorismo individual, a micro e pequenas empresas e a outras formas de insero ocupacional e gerao de renda.

Quais so as modalidades previstas para criao de CVTs?


No que se refere ao porte, est prevista a existncia de quatro modalidades de CVTs, a saber: a) CVT Tipo 1 Laboratrio/Oficina Vocacional; rea de Estudos; Sala de Videoconferncia; Recepo e rea Administrativa. b) CVT Tipo 2 Laboratrio/Oficina Vocacional; Laboratrio de Informtica; rea de Estudos; Sala de Videoconferncia; Recepo e rea Administrativa.
Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

A quem se destina?
Destina-se, prioritariamente, aos entes pblicos da administrao direta, indireta e fundacional, em especial para as Secretarias de Cincia e Tecnologia (ou que cumpram tal finalidade) de estados e do Distrito Federal, para municpios e para Instituies pblicas de ensino e pesquisa que atuem na rea de extenso tecnolgica. Excepcionalmente, podem pleitear recursos Organizaes Sociais (OSs) e entidades do sistema S.

Quais atividades podem ser apoiadas?


Construo de CVTs, considerando o Memorial Descritivo desenvolvido pela Secis/MCTI, Reforma, modernizao ou adequao fsica de imveis para o funcionamento de CVTs;

14

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

15

c) CVT Tipo 3 Laboratrio/Oficina Vocacional; Laboratrio de Informtica; Laboratrio de Cincias; rea de Estudos; Sala de Videoconferncia; Auditrio/Sala Multiuso; Recepo e rea Administrativa. d) CVT Tipo 4 Mvel NIBUS/CAMINHO, dotado de laboratrio que permita a oferta de atividades de capacitao em TI e atividades especficas, conforme as particularidades de cada projeto; BARCO, dotado de laboratrio que permita a oferta de atividades de capacitao em TI e atividades especficas, conforme as particularidades de cada projeto.

Apoio Criao e Desenvolvimento de Museus e Centros de Cincia e Tecnologia (Ao 8961)


O que ?
Esta ao tem por objetivo ampliar e desenvolver a rede de popularizao da Cincia, Tecnologia e Inovao (C,T&I) no pas, bem como aumentar a quantidade e melhorar a distribuio regional de atividades itinerantes de divulgao de C,T&I.

Para que serve?


Criao, ampliao e modernizao de museus, centros de cincia, planetrios, parques de cincia, observatrios, hortos e espaos de educao no-formal, unidades de cincia mvel e planetrios mveis.

A quem se destina?
Instituies cientficas e tecnolgicas, entidades pblicas de ensino e pesquisa, e entes governamentais de estados, municpios e Distrito Federal.

Quais atividades podem ser apoiadas?


Construo de centros e museus de cincias, com estmulo s exposies de carter interativo; Aquisio de equipamentos de base tecnolgica destinados a espaos cientfico-culturais; Apoio a projetos de capacitao tecnolgica de museus ou centros de cincia e tecnologia, para o quadro de pessoal da instituio; Apoio a projetos de divulgao, promoo e difuso da cincia e tecnologia no pas; Construo e modernizao de observatrios, planetrios fixos, aquisio de planetrio mvel e implantao de unidades de cincia mvel; Apoio a projetos de adequao de infraestrutura tecnolgica dos espaos cientfico-culturais para receberem pessoas com deficincia;

Qual o valor mnimo a ser apoiado?


So elegveis projetos nos valores mnimos de R$ 300 mil (para CVT tipo 4), de R$ 600 mil (para CVT tipo 1), de R$ 1 milho (para CVT tipo 2) e acima de R$ 2 milhes (para CVT tipo 3).

Informaes complementares.
Entre em contato com a Central de Atendimento ao Cidado da Secis/MCTI, pelo telefone (61) 3317-8009, pelo endereo eletrnico casecis@mcti.gov.br, ou no endereo Esplanada dos Ministrios, Bloco E, 2 andar, Braslia/DF.

16

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

17

Projetos de virtualizao de acervos de centros e museus de cincia e tecnologia; Criao de espaos de educao cientfica integrados s unidades de conservao ambiental, jardins botnicos e parques ambientais.

Apoio Pesquisa e Desenvolvimento Aplicados Segurana Alimentar e Nutricional (Ao 8975)


O que ?
Esta ao tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa, estudos, programas e aes destinadas ao desenvolvimento da segurana alimentar e nutricional para a incluso social e a reduo das desigualdades regionais, especialmente no mbito dos sistemas locais de Segurana Alimentar e Nutricional.

Qual o valor mnimo a ser apoiado?


So elegveis projetos nos valores mnimos de R$ 100 mil (para evento, divulgao, capacitao, virtualizao de museus), de R$ 250 mil (para aquisio de equipamento, adequao de infraestrutura tecnolgica, unidades mveis), de R$ 500 mil (para criao de espaos cientficos) e acima de R$ 1 milho (para construo de centros, museus, observatrios, planetrios).

Para que serve?


Contribuir para a segurana alimentar e nutricional dos grupos sociais em situao de probreza, observando os princpios da alimentao e nutrio: disponibilidade de alimentos, consumo alimentar e utilizao biolgica.

Informaes complementares
Entre em contato com a Central de Atendimento ao Cidado da Secis/MCTI, pelo telefone (61) 3317-8009, pelo endereo eletrnico casecis@mcti.gov.br, ou no endereo Esplanada dos Ministrios, Bloco E, 2 andar, Braslia/DF.

A quem se destina?
Instituies cientficas e tecnolgicas, entidades pblicas de ensino e pesquisa, e entes governamentais de estados, municpios e Distrito Federal.

Quais atividades podem ser apoiadas?


Apoio a projetos de pesquisa e desenvolvimento na rea de Segurana Alimentar e Nutricional.

Qual o valor mnimo a ser apoiado?


So elegveis projetos no valor mnimo de R$ 100 mil.

Informaes complementares
Entre em contato com a Central de Atendimento ao Cidado da Secis/MCTI, pelo telefone (61) 3317-8009, pelo endereo eletrnico casecis@mcti.gov.br, ou no endereo Esplanada dos Ministrios, Bloco E, 2 andar, Braslia/DF.

18

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

19

Apoio a Projetos de Tecnologias Social e Assistiva (Ao 8976)


O que ?
Esta ao tem por objetivo apoiar o desenvolvimento e a apropriao de tecnologias voltadas incluso social de comunidades de baixa renda e autonomia, independncia e qualidade de vida de pessoas com deficincia ou mobilidade reduzida.

Quais atividades podem ser apoiadas?


Apoio a projetos e atividades de pesquisa e inovao voltadas incluso social e produtiva; Apoio a projetos de desenvolvimento ou aplicao de tecnologias para comunidades que vivem abaixo da linha de pobreza; Apoio a projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia assistiva para pessoas com deficincia ou mobilidade reduzida; Apoio a ncleos universitrios de pesquisa e extenso em tecnologia social; e Apoio a empreendimentos econmicos solidrios que estejam relacionados com processos de inovao ou gerao de novos conhecimentos.

Para que serve?


Podem ser apoiados projetos de pesquisa, inovao e extenso tecnolgica nas seguintes modalidades: a) Tecnologia Social: compreende tcnicas ou metodologias desenvolvidas na interao com a comunidade que possam ser reaplicadas em diferentes contextos para propiciar oportunidades de incluso produtiva e social. b) Tecnologia Assistiva: compreende a pesquisa e o desenvolvimento de instrumentos que aumentem ou restaurem as funcionalidades humanas, ampliando a autonomia de pessoas com deficincia ou com mobilidade reduzida em suas atividades domsticas, ocupacionais e de lazer; c) Tecnologias Sustentveis: compreendem a racionalizao do uso dos recursos naturais em atividades voltadas incluso social, considerando a reciclagem de materiais e resduos slidos urbanos , a gua, a biodiversidade e a gerao de energias alternativas ; e d) Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural e Socioambiental: compreende projetos para o desenvolvimento e apropriao de inovaes tecnolgicas adequadas a agricultores familiares, extrativistas, pescadores e aquicultores.

Qual o valor mnimo a ser apoiado?


So elegveis projetos no valor mnimo de R$ 100 mil.

Informaes complementares
Acesse o Documento de Referncia da ao no stio eletrnico: www.mcti.gov.br ou www.convenios.gov.br

A quem se destina?
Instituies cientficas e tecnolgicas, entidades pblicas de ensino e pesquisa, e entes governamentais de estados, municpios e Distrito Federal.

Para apresentar sua emenda, consulte o Sistema de Elaborao de Emendas s Leis Oramentrias

(http://cn/emendas)
Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

20

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

21

O MCTI reconhece e valoriza a prerrogativa constitucional dos(as) congressistas e sua ampla liberdade para estabelecer prioridades quanto alocao dos recursos pblicos no Oramento Geral da Unio. Este Guia para a Elaborao de Emendas Parlamentares pretende apenas auxiliar o trabalho de deputados(as) e senadores(as) na fase de apresentao de emendas ao Oramento de 2012, indicando as aes consideradas prioritrias pelo MCTI na rea de incluso social. Ele traz uma breve descrio de cada ao, suas finalidades, destinaes, pblicos beneficirios e valores mnimos para a apresentao de emendas, alm de orientaes sobre os meios mais fceis de obter informaes complementares.

Central de Atendimento ao Cidado da SECIS/MCTI: Esplanada dos Ministrios Bloco E 2 Andar Sala n 273 Tel: (61) 3317-8009 e-mail: casecis@mct.gov.br

Secretaria de Cincia e Tecnologia para Incluso Social

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao

You might also like