You are on page 1of 5

DADOS DE IDENTIFICAO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BENTO GONALVES Nvel de ensino: fundamental.

Srie: 7 Turma: 72 Data: 07/04/2011 Perodos: 1 e 2 1. Plano de aula: Contudo: Catastrofe do Japo e a Radioatividade contextualizao da sociedade atual . 2. Referncias tericas: PORTELA Fernando. LICHTENTHLER Rubens Filho. Energia Nuclear 5 ed. Ed.: tica, 1994. http://www.swissinfo.ch/por/reportagens/Desastre_japones_revive_medo_nuclear.html? cid=29718230 http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/radioatividade.htm http://dpavani.geek.com.br/posts/15345-fukushima-a-usina-nuclear-apos-o-terremoto-dojapao http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_nuclear

3. Procedimentos: Primeiramente discutiremos sobre o que energia nuclear e por que to perigoso e como relaciona-se com o meio ambiente, relacionando com o terremoto que ocorreu no local e como este fato influenciou no acidente da usina nuclear do Japo. Aps os alunos se organizaro em grupos de 4 alunos para confeccionar cartazes sobre o discutido para que sejam fixados na escola. OBS.: Este um trabalho que ocorrer simultaneamente em todas as sries, para abordar a cincia na sociedade. 4. Introduo: Aps o terremoto e o tsunami devastadores, o Japo enfrenta agora uma ameaa nuclear sem precedentes.Chocada, a imprensa sua questiona o alcance da tragdia e as consequncias que poderia ter sobre o debate energtico no pas. "Hoje o Japo nos afeta a todos. Porque levanta uma questo ao mundo inteiro: podemos realmente continuar vivendo com usinas nucleares em torno de ns? Ainda podemos imaginar um futuro de paz com o tomo?", destaca o jornal da Sua francesa Le Matin. A catstrofe nuclear causada pelo terremoto japons reanimou o debate em torno da energia

nuclear e os riscos das antigas centrais atmicas na Sua. O lobby a favor dos investimentos em energia atmica no pas sofre com isso uma derrota decisiva em uma batalha que estava praticamente ganha. 5. Desenvolvimento: O que energia nuclear? Por que to perigoso? O que so terremotos e como o mesmo atingiu esta estao de energia nuclear? Temas para debate e esclarecimentos.

A radioatividade foi descoberta pelos cientistas no final do sculo passado. At aquela poca predominava a idia de que os tomos eram as menores partculas de qualquer matria e eram semelhantes a esferas slidas. A descoberta da radiao revelou a existncia de partculas menores que o tomo: os prtons e nutrons, que compe o ncleo, e os eltrons, que giram em torno do ncleo. Essas partculas, chamadas de subatmicas, movimentam-se com altssimas velocidades. Descobriu-se tambm que os tomos no so todos iguais. O tomo de hidrognio, por exemplo, o mais simples de todos, possui 1 prton e 1 eltron (e nenhum nutron). J o tomo do urnio-235 conta com 92 prtons e 143 nutrons isso no final do sculo XIX. Existem na natureza alguns elementos fisicamente estveis, cujos tomos, ao se desintegrarem, emite energia sob forma de radiao. D se o nome de radioatividade justamente a essa propriedade que tais tomos tem de emitir radiao ou seja transmitir energia atravs do espao na forma de partculas ou ondas.O urnio235, o csio137, o cobalto60, o trio232 so exemplos de elementos fisicamente instveis ou radioativos. Eles esto em lenta e constante desintegrao, liberando energia atravs de ondas eletromagnticas (raios gama) ou partculas subatmicas com altas velocidades (partculas alfa, beta e nutrons) . A humanidade convive no seu dia-a-dia com a radioatividade, seja atravs de fontes naturais ou artificiais. Os efeitos da radioatividade no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiao. A radioatividade inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas se a dose for excessiva, pode provocar leses no sistema nervoso, no aparelho gastrointestinal, na medula ssea etc, ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espao de dez a quarenta anos, atravs de leucemia ou outro tipo de cncer) Muitos tipos de radioatividade como o raio X, laser, e at mesmo a energia nuclear so utilizados na medicina, e salvam milhes de vida. Temos exemplos como: A energia nuclear em um avanado aparelho de tomografia cerebral. Uma soluo radioativa injetada na veia do paciente faz com que o resultado seja mais preciso na procura de problemas cerebrais.

Da AFP mundo@eband.com.br Quase todo o vasto territrio chins registra nveis de radioatividade procedentes da central nuclear de Fukushima (nordeste do Japo), mas em nveis extremamente baixos que no representam risco para a sade, anunciou o governo da China. De acordo com o ministrio do Meio Ambiente foram registrados nveis reduzidos de iodo 131 e de csio 137 e 134 procedentes da central nuclear japonesa em diversas provncias do pas. Na tera-feira, o governo japons indicou que o Japo est em "estado de alerta mximo" por causa dos problemas na central nuclear de Fukushima, aps a deteco de plutnio e de gua altamente radioativa no local, que obrigou a interrupo dos trabalhos de conteno da crise.

Central Nuclear Fukushima

Central Nuclear de Fukushima I ou Central Nuclear de Fucoxima I uma central nuclear localizada na cidade de Okuma, no distrito de Futaba e Prefeitura de Fukushima ou Fucoxima, na ilha de Honshu, Japo. Foi a primeira central nuclear construda e administrada pela The Tokyo Electric Power Company (TEPCO), e formada por seis reatores de gua fervente. Esses reatores de gua leve tm uma capacidade combinada de 4,7 GW, fazendo de Fukushima I uma das 25 maiores centrais nucleares do mundo. A Central Nuclear de Fukushima II, situada 11,5 km ao sul, tambm a administrada pela TEPCO.

Notcia relacionando terrmoto, tsunami e catastrofe nuclear no japo:

O terremoto que balanou o Japo na semana passada chegou a incrveis 9 graus na escala Richter , causando tanto destruies pelo tremor quanto pelo tsunami subsequente. Fukushima, na regio nordeste do pas, tambm foi atingida e, a partir de ento, o problema se tornou maior ainda pelas avarias na usina nuclear presente na regio, que possui seis reatores. Mas para quem pode estar se perguntando o por qu da instalao de usinas nucleares to prximas costa, em uma regio que sabidamente sujeita a terremotos, a resposta bem simples: estratgia. Reatores nucleares produzem energia eltrica fervendo gua para que ela mova uma turbina a vapor, a qual acionar um gerador e produzir a energia. A energia para aquecimento da gua liberada pela fisso atmica de um elemento radioativo como combustvel. Entretanto, para o controle das reaes, que geram muito calor, alguns procedimentos de resfriamento dos reatores devem ser tomados. Assim, o oceano prximo um fornecedor de gua tanto para a controle da temperatura quanto para funcionamento do prprio reator. Vale lembrar que as nicas usinas deste tipo no Brasil tambm ficam na costa, em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Mais detalhes do funcionamento das usinas nucleares podem ser encontrados no site da Eletrobras Eletronuclear (goo.gl/hJIle), que gerencia as usinas Angra 1, 2 e 3.

O terremoto da ltima sexta-feira danificou quatro dos seis reatores da usina de Fukushima e as reaes tiveram de ser interrompidas. Entretanto, este no um processo simples e envolve processos to delicados quanto a prpria fisso nuclear. Os reatores 1, 2, 3 e 4 sofreram danos em suas estruturas e so os que causam maiores riscos de vazamento de gases radioativos. Aparentemente, os reatores 5 e 6 no tiveram danos em suas estruturas mas as autoridades acreditam que ainda pode haver risco de que os combustveis radioativos sejam expostos ao ar. O site do The New York Times apresenta a situao atual de cada um dos reatores, com atualizaes dirias. Confeco de cartazes:

Sero entregues reportagens aos alunos sobre o corrido para que os mesmos colem nas cartolinas e coloquem suas opinio juntamente com a mesma, aps o debate. 6. Fechamento: Faremos uma reflexo sobre onde foi construda esta usina nuclear, o custo benefcio, os perigos e ameaas. 7. Recursos: Cartolina Hidrocores Lpis de cor Recortes de Jornal

8. Avaliao: A avaliao ser realizada pela participao dos alunos e no debate e no comprometimento na confeco dos cartazes.

You might also like