You are on page 1of 3

Luz Solar: Um presente celestial

Ningum quer ter um cncer e ningum quer ter uma pele envelhecida, ento, proteja-se do sol, tenha uma adequada exposio ao sol. E pensamos com os nossos botes: Como pode algo to maravilhoso como o sol, ser to prejudicial nossa sade? Como sabemos coisas boas em excesso, podem se tornar coisas ruins, mas em moderao, a luz solar pode ser boa, pois aquece o nosso planeta, faz as plantas crescerem... Alm de matar germes, como numa exposio contnua luz solar de 2 horas, em que os raios UV matam a maioria das bactrias. A luz solar tambm afeta a nossa pele, j que uma pele ligeiramente bronzeada mais resistente a infeces, Alm disso, a luz solar pode aumentar o bom humor das pessoas quando aliada ao exerccio fsico, j que no exerccio fsico h liberao de endorfina, que um neurotransmissor da boa sensao, o que aumenta a autoestima das pessoas. Em contraposio, segundos estudos, a falta de luz solar no outono e no inverno, por exemplo, podem deixar as pessoas mais depressivas, com a autoestima baixa. Alm disso, a no exposio adequada luz solar pode provocar a osteoporose, j que a luz solar que ativa a vitamina D, calcitriol, que age juntamente com o paratormnio, um hormnio responsvel pela retirada de clcio dos ossos para o sangue, porm esse mecanismo reestabelecido pelo aumento na absoro de clcio no intestino e pela reabsoro de clcio nos rins. Quando o clcio no sangue chega a um valor mximo, haver atuao da calcitonina, um hormnio responsvel pela mineralizao dos ossos. Um exemplo o que acontece em crianas, em que a falta de calcitriol (vitamina D ativa) pode resultar no raquitismo, cujos sintomas so ossos moles e fracos. J, quando h uma exposio adequada ao sol, h produo de um hormnio pelo corpo, a melatonina, que secretada pela glndula pineal (responsvel pelo ciclo circadiano, por exemplo, o ciclo do sono). Quando estamos num ambiente escuro e calmo, por exemplo, quando vamos dormir, a produo ideal de melatonina atingida l pelas 2 horas da manh. E essa produo adequada promove um sono mais profundo e restaurador.

Alm disso, sabe-se , segundo pesquisas, que o nvel de melatonina diminui com o avano da idade. Em crianas, a produo de melatonina maior do que em pessoas mais velhas. Isso explica o porqu de pessoas mais velhas dormirem menos do que as crianas. Alm dos benefcios j citados anteriormente, podemos incluir que a luz solar fortalece o sistema imunolgico, pois a vitamina D ativa (calcitriol), mesmo em pequenas quantidades no sangue, permite que os linfcitos T (uma das clulas de defesa do nosso organismo) consigam realizar a sua funo de resposta celular. A luz solar tambm pode aliviar as dores articulares como a artrite, j que a presena do calcitriol em macrfagos e em condrcitos , faz com que essas clulas reciclem o lquido sinovial. E tambm, a luz solar pode baixar o nvel da presso arterial e de colesterol. Ou seja, a vitamina D ativa responsvel pelo controle da tenso arterial, que o controle de enrijecimento das artrias (uma maior quantidade de vitamina D ativa, diminui o enrijecimento das artrias). E nas glndulas sebceas, atravs da luz solar, o colesterol se converte em 7deidrocolesterol, umas das formas inativas da vitamina D. E a relao luz solar e cncer? verdade que o excesso de exposio ao sol aumenta o risco de cncer de pele, principalmente em pessoas de pele clara. Cerca de 95% dos cnceres de pele so de 2 tipos: Cncer de clulas escamosas, que designa rea vermelha escamosa e inchada , e cncer de clulas basais, onde h ulceraes, mas que so feridas curveis. H um 3 tipo de cncer de pele, o melanoma, que diferente dos outros tipos de cnceres de pele. cncer com um sinal escuro e tem tendncia de se espalhar rapidamente, podendo matar a vtima. O fator de risco do melanoma a queimadura solar, pois a cada queimadura h destruio de tecidos vivos, prejudicando a renovao celular. Essas queimaduras sucessivas podem causar cncer de pele. Alm disso, o excesso luz solar pode destruir a elasticidade e as glndulas sebceas da pele, produzindo rugas e envelhecimento precoce. E tambm as escolhas alimentares podem afetar o desenvolvimento de cncer de pele, pois alimentos ricos em gordura saturada podem produzir radicais livres, os quais podem alterar a multiplicao celular. No entanto, uma alimentao rica em antioxidantes pode nos proteger contra cnceres. As vitaminas antioxidantes encontradas nesses alimentos naturais so as vitaminas C e E. A vitamina C est contida em alimentos como verduras e frutas frescas e a vitamina E est contida no azeite, nas sementes de girassol, em espinafres cozidos, dentre outros. Estudos feitos revelam que o efeito protetor dos antioxidantes contra o cncer provm de alimentos naturais e...

No de suplementos de vitaminas, j que esses suplementos vitamnicos no oferecem a mesma proteo contra o cncer. A quantidade apropriada a exposio luz solar pode evitar cncer, j que, conforme pesquisas, a vitamina D e seus compostos podem reprimir o crescimento de cnceres j presentes no organismo. Como se ter uma exposio solar adequada saudvel e segura? Entenda a sua tolerncia, ou seja, cada pessoa possui uma determina cor de pele. Pessoas com pele clara devem comear a se expor at 5 minutos por dia ao sol e pessoas com pele mais escura podem se exporem ao sol at 25 minutos ao dia. O ideal de exposio ao sol para a maioria das pessoas de 30 minutos por dia. Lembre-se, as queimaduras aumentam o risco de cncer de pele, por isso, nunca se queime tanto! Use chapu, culos de sol e at protetor. Se voc est prestes a tirar frias em ambiente aberto, prepare a sua pele, expondo-se ao sol gradualmente uns dias antes de entrar em frias. Poucos minutos por dia se expondo ao sol, j faz com que haja ativao da vitamina D e o consequente desencadeamento dos benefcios dessa vitamina, que j foram explorados anteriormente. S para ressaltar, a luz artificial um pobre substituto da luz solar, por isso exponha-se ao sol moderadamente. Abra a janela da sua casa, fazendo com que a luz solar entre, ver que a sua sade e disposio sero melhoradas. E para finalizar, a luz solar, durante milhares de anos, foi conhecida como mediadora da vida. Mas esse conceito ainda vlido, pois sabemos que o uso sbio da luz solar pode trazer inmeros benefcios nossa sade. Ento, tome sol moderadamente e seja saudvel!!!

You might also like